O tempo é de chuva na região noroeste do estado de Santa Catarina A previsão para as próximas horas é de mais chuva. De acordo com dados do CEMADEN, a precipitação acumulada nas últimas 24 horas em Campo Erê é de 111 milímetros. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, a temperatura é 18 graus e 5 décimos. Umidade relativa do ar é 99 por cento.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.
Um avião da Pakistan International Airlines caiu nesta sexta-feira em uma área residencial de Karachi, no Paquistão. A aeronave seguia para o aeroporto Internacional de Jinnah, um dos aeroportos mais movimentados do país. O voo, que tinha partido da cidade de Lahore, transportava 99 passageiros e oito tripulantes, segundo informações iniciais divulgadas pela autoridade paquistanesa de aviação. Pelo menos uma pessoa sobreviveu, de acordo com a Reuters. Testemunhas disseram que o Airbus A320 tentou pousar mais de uma vez antes de cair perto do aeroporto. Equipes de resgate relataram que casas ficaram danificadas no bairro pobre e muito populoso.
A Universidade de Oxford e a AstraZeneca planejam recrutar cerca de 10 mil adultos e crianças do Reino Unido para testes de uma vacina experimental contra coronavírus. A pesquisa recebeu um aporte de mais de um bilhão e 200 milhões de dólares dos Estados Unidos na quinta-feira. Um teste inicial que começou em 23 de abril já aplicou a injeção em mais de mil voluntários de idades variando entre 18 e 55 anos, e Oxford disse que as fases 2 e 3 acrescentarão pessoas de 56 anos e mais velhas, além de crianças de 5 a 12 anos. A AstraZeneca já assinou com Reino Unido e Estados Unidos como parceiros para produzir a vacina em escala industrial.
O presidente do Uruguai, LUIS LACALLE POU, anunciou nesta quinta-feira a volta às aulas presenciais nas escolas a partir de primeiro de junho. A decisão foi tomada após a estabilização no número de casos do novo coronavírus no país. Em entrevista coletiva, LACALLE POU disse que a retomada das aulas nas escolas será progressiva, de acordo com o perfil dos alunos ou da localização das cidades. A capital, Montevidéu, só começa a reabrir em 15 de junho. Entre as medidas para a reabertura das escolas, estão jornadas escolares que não podem ultrapassar quatro horas diárias e entradas e saídas escalonadas para não causar aglomerações.
O Hospital Albert Einstein desenvolveu um exame genético para detecção em larga escala do novo coronavírus. A técnica possui alta precisão e pode ser considerada uma opção viável de testagem em massa. O método já teve sua patente registrada por meio do Sistema Internacional de Patentes nos Estados Unidos e estará disponível a partir de junho. De acordo com o hospital, o teste apresenta 100 por cento de especifidade, ou seja, não apresenta casos de falso-positivo e é o primeiro exame genético do mundo a detectar em larga escala o coronavírus por meio da técnica de sequenciamento NGS. Ontem, o Brasil bateu o recorde diário e registrou mil 188 mortes por coronavírus em 24 horas. No total, são mais de 300 mil infectados e mais de 20 mil óbitos.
O presidente da Câmara dos Deputados, RODRIGO MAIA, afirmou nesta quinta-feira que o Congresso Nacional estuda adiar o primeiro turno das eleições municipais deste ano para 15 de novembro ou seis de dezembro – as duas datas caem em um domingo. A ideia é permitir que as eleições ocorram com segurança, sem riscos relacionados à pandemia do novo coronavírus, mas evitar também que os atuais mandatos de prefeitos e vereadores sejam prorrogados. MAIA ponderou, no entanto, que antes de pensar na data é preciso resolver se a decisão será mesmo a favor do adiamento. A partir daí, ressaltou que a escolha da data será resolvida após consulta ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro LUÍS ROBERTO BARROSO.
O secretário especial da Fazenda do Ministério da Economia, WALDERY RODRIGUES, afirmou nesta quinta-feira que a primeira parcela da ajuda financeira aos estados e municípios pode ser paga ainda em maio. A tentativa, segundo ele, vai exigir 'grande esforço''. Segundo o secretário, além da operação de pagamento, outras exigências precisam ser cumpridas antes da liberação do dinheiro. Um desses pré-requisitos é que estados desistam de ações judiciais contra a União relacionadas à pandemia. Também será preciso editar uma medida provisória abrindo crédito extraordinário. A ideia, segundo WALDERY, é manter o cronograma aprovado pelo Congresso Nacional, que prevê o repasse de R$ 60,15 bilhões a estados e municípios, dividido em quatro parcelas mensais.
A falta de chuva em Santa Catarina tem causado impacto no abastecimento. Um boletim divulgado pelo Governo do Estado aponta que pelo menos 222 cidades apresentam problemas devido à situação de estiagem prolongada. O estudo fez um levantamento em 270 municípios catarinenses. O Boletim Hidrometeorológico Integrado também revela as condições do abastecimento urbano em cada cidade. Conforme os dados da última quinzena, Santa Catarina tem 50 por cento das cidades em estado de atenção, 21 por cento em alerta e 11 por cento crítico. Trinta município estão com a situação preocupante, muitos deles já realizando a captação de água em manancial auxiliar. A gerente de Fiscalização da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina, LUIZA BURGARDT, lembra que o estado está há quase um ano com precipitações abaixo da média.
Exames, consultas e cirurgias eletivos podem voltar a ser feitos em Santa Catarina a partir da próxima segunda-feira, conforme as portarias 341 e 342 de 2020, publicadas no Diário Oficial do Estado de quarta. Os procedimentos que demandem reserva de leito de Unidade de Terapia Intensiva, porém, seguem suspensos, a não ser que sejam avaliados como necessários por uma equipe médica. Segundo as regras publicadas nesta semana, consultas, examese cirurgias eletivos devem ser feitos respeitando 50 por cento da capacidade prevista para o hospital e oacesso aos serviços deve ser em espaço isolado da área onde são atendidos pacientes de Covid-19. Cada paciente eletivo só pode ter um acompanhante e a prioridade é para crianças, idosos e portadores de necessidades especiais. Nesses casos, as visitas hospitalares estão suspensas.
O deputado estadual IVAN NAATZ, relator da CPI dos Respiradores, disse que incluiu preliminarmente nesta quinta-feira o governador CARLOS MOISÉS na lista dos investigados. O motivo foi a divulgação de uma proposta de preço oferecida ao Estado, mais baixa do que a da Veigamed - e que teve a assinatura do governador. A compra foi iniciada em 25 de março e autorizada pelo governador CARLOS MOISÉS DA SILVA e pelo então secretário de Saúde, HELTON ZEFERINO, em primeiro de abril.
Nessa compra, cada respirador custou 68 mil, praticamente a metade do que foi pago à Veigamed, no dia dois de abril. Segundo NAATZ, por ter sido informado sobre os valores dessa compra no fim de março, o governador CARLOS MOISÉS poderia saber que o preço de 165 mil oferecido pela Veigamed e pago antecipadamente pelo Estado à empresa estaria acima do valor do mercado. O governo foi incluído na lista de investigados da comissão que analisa o caso na Assembleia Legislativa.
Número de casos de Covid-19 em Quilombo sobe para cinco. A prefeitura de Quilombo, por meio da Secretaria de Saúde, confirmou mais dois casos de coronavírus. Agora, o número de casos confirmados chega a cinco. Conforme a Secretaria de Saúde, os dois casos são considerados positivos por terem vínculo epidemiológico com um outro caso positivo, sendo da mesma residência. As pessoas apresentam sintomas gripais leves, como febre, tosse e dor de garganta e estão em isolamento domiciliar. Hoje, são 35 pessoas com sintomas gripais que estão sendo monitoradas. Tem ainda duas coletas de exame aguardando resultado.
Procura por vacina é boa, mas ainda faltam pessoas. Assim define CASSIANE DE LIMA, falando sobre a campanha de vacinação da gripe. A técnica em enfermagem responsável pela sala de vacinação em Campo Erê, reforça que a população venha o quanto antes se imunizar. O atendimento da sala está ocorrendo das sete ás 19, horas sem parar ao meio dia. Esse horário estendido é para diminuir aglomeração de pessoas e facilitar o atendimento de quem trabalha fora.
Meta de 90 por cento ainda não foi atingida em todos os grupos. CASSIANE salienta que os únicos que atingiram a meta foram os idosos, puérperas e profissionais de saúde. O grupo com a menor participação é o de pessoas de 55 a 59 anos, em que, dos 436, 333 ainda não foram se imunizar. Nos demais grupos, das 654 crianças faltam 258, 57 das 119 gestantes, alguns doentes crônicos e somente 26 professores.
80 pessoas aproveitam horário noturno para se vacinar contra gripe. A informação é da diretora do Departamento Municipal de Saúde de Marmeleiro MARILENE ROMÍO. Segundo ela, o setor programou um horário noturno para a vacinação contra a gripe nesta semana, e na ocasião foram vacinadas 80 pessoas, dos diferentes públicos prioritários. O atendimento foi feito no Posto do centro, no Bloco III, das 17 e 30 às 21 horas e 30 minutos. Frisa que a terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza vai até o dia cinco de maio.
Pessoas dos grupos prioritários não deixem de tomar a vacina. A orientação é de MARILENE ROMIO. Ela frisa que desde o início da campanha, em março, principalmente com os idosos e profissionais da área de saúde, Marmeleiro conseguiu cumprir 100 por cento da meta. Porém, infelizmente, isso não vem se repetindo com os outros grupos que precisam garantir a dose da vacina contra a gripe, ainda mais que o inverno se aproxima e tem ainda a pandemia do coronavírus. Por isso, reforça, procurem a Sala de Vacinas para garantir a imunização contra o vírus da gripe.
Durante a semana o atendimento permanece sendo realizado na Sala de Vacinas na Academia de Saúde. A diretora de saúde de Marmeleiro lembra que o local que fica nos fundos da Unidade Básica de Saúde, do bairro Santa Rita e funciona das sete e meia ás 11 e meia e das 13 e 30 às 17 horas. E no interior a vacinação permanece na UBS do Bom Jesus e na do Alto São Mateus. Lembra que os interessados devem levar apresentar no ato da vacinação o cartão SUS, Identidade, CPF e carteirinha de vacinação.
Dedetização é realizada nas bocas de lobo em Saltinho. O município realizou uma dedetização (fumigação) nas bocas de lobo das vias públicas do perímetro urbano do município. Ação compreendeu principalmente o centro da cidade e bairros próximos ao centro. O principal objetivo desta ação é fazer o controle de pragas urbanas, diminuindo a incidência de aranhas, mosquitos, baratas, ratos dentre outros insetos.
A fumigação é um tipo de controle de pragas. Ele é feito através do tratamento realizado com compostos químicos ou formulações pesticidas. Este tratamento faz com que todo tipo de pragas e insetos existentes na tubulação sejam exterminados.
Estado reconhece epidemia de dengue em São Miguel do Oeste. A Vigilância Epidemiológica Municipal informa, que a DIVESC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) incluiu o município num rol de oito cidades considerados em situação de epidemia de dengue. O enfermeiro MARCOS BORTOLANZA explica que a caracterização de epidemia ocorre pela relação entre o número de casos confirmados e de habitantes. A Organização Mundial da Saúde, define o nível de transmissão epidêmico quando a taxa de incidência é maior de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes. No caso de São Miguel do Oeste, a taxa é de 316,2 casos por 100 milhab.
Na última semana, foram confirmados mais cinco casos de dengue em São Miguel do Oeste. Chegando a 136 no total. São 130 autóctones, quatro importados e dois com local provável de infecção indeterminado. O coordenador do setor da dengue, CÉLIO SILVA, salienta que a população precisa auxiliar no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. As equipes da dengue estão trabalhando arduamente nas residências e comércio do município, a fim de identificar possíveis locais de proliferação do mosquito. Mas é necessário o envolvimento das pessoas no cuidado, limpeza e organização dos quintais de suas casas.
Motoristas estão sendo orientados sobre normas de prevenção. Nesta semana uma série de medidas foram adotadas pelo município de São Lourenço do Oeste. Como o uso obrigatório de máscaras, preferencialmente de tecido, em todos os locais de acesso ao público em geral no município, onde tem circulação de pessoas, como avenidas, ruas e calçadas.
Acesso de moradores da região em São Lourenço. O prefeito RAFAEL CALEFFI enfatiza, que não há qualquer tipo de proibição de entrada no município. Ressalta que o trabalho deve ser o de proteger as pessoas e, por isso, pede a colaboração de todos para que façam o uso da máscara, usem álcool em gel e mantenham o distanciamento social.
Região recebe grande volume de chuva. JACIR STRAPAZON – engenheiro agrônomo extensionista rural da Epagri de Anchieta, informa que a chuva está sendo bem distribuída. Segundo ele, até as nove horas da manhã foram coletados os dados na estação meteorológica da Epagri no município, e já haviam registrado 90 milímetros de precipitação. Há informações de agricultores que registraram mais de 100 milímetros em suas propriedades.
Precipitação alivia, mas não é suficiente. O extensionista frisa que a última grande chuva foi em maio do ano passado. Observa que ainda seriam necessárias várias chuvas, que totalizassem cerca de 450 milímetros para regular a média anual, este ano muito abaixo do previsto. Segundo ele, até agora esta é a maior chuva registrada em 2020, e veio num bom momento para a agricultura. Serviu também para aliviar a cidade, que já estava tendo problemas com o abastecimento da população.
Santa Terezinha do Progresso encerra produção de silagem. VOLNEI LUDWIG – secretário de agricultura do município informa que encerrou esse trabalho da chamada silagem do tarde. Segundo ele, devido a estiagem, a produção do milho nessa época sofreu mais, resultando numa qualidade média menor quando comparada a primeira produção. Em relação à água, VOLNEI conta que nesse momento somente cerca de cinco propriedades necessitam do abastecimento, três para consumo animal e duas para humano.
Serviços se voltam à semeadura de pastagens de inverno. LUDWIG comenta que o trabalho está um pouco atrasado devido à estiagem. A falta d´água atingiu forte a agricultura em Santa Terezinha, obrigando o deslocamento de pessoal e maquinário da secretária para transportar água e abastecer as propriedades. O secretário conta que a prefeitura auxilia os agricultores no plantio dessa pastagem fazendo trabalho com máquina pé de pato, gobe aradora e grade.
Caslo tem boas perspectivas para suinocultura. VALENTIN DE MACEDO – Presidente da Cooperativa Agropecuária São Lourenço está otimista com os rumos que apontam para o setor. A atividade faz parte da estrutura da cooperativa. O dirigente comenta que o setor tem seus altos e baixos, mas nunca deixa de ser importante na economia regional. Criar suíno mexe diretamente na produção de grãos, porque onde tem suíno deve haver milho e soja, que são a base da alimentação. Juntos, os integrados da cooperativa estão investindo 5 milhões de reais no setor.
Toda produção de suíno na área de abrangência da Caslo vai para a Aurora. MACEDO informa que a cooperativa precisa de mais parceiros, porque é preciso produzir 3 mil suínos a mais para cumprir a cota com a Aurora. O presidente defende a ideia de ter poucos criadores, mas que se comprometam em produzir muito. O ideal, segundo ele, é que cada produtor crie pelo menos mil suínos. Para quem quer entrar na atividade agora, existe financiamento, mas é preciso haver bastante dedicação, finaliza VALENTIN.
Homem é morto a tiros na rua no início da noite de ontem, em Pato Branco. Uma equipe do Samu foi acionada e constatou o óbito. A Polícia Militar fez o isolamento do local até a chegada da Criminalística e do IML. Segundo a Polícia, o homem identificado como EDSON OLIVEIRA de 39 anos era foragido da justiça. Até o momento não há informações sobre quem foi o autor dos disparos.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.