ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 22 04 2023

-MORAES DETERMINA QUEBRA DE SIGILO DAS IMAGENS DO PLANALTO DO 8 DE JANEIRO

-SC REGISTRA MÉDIA DE 714 CASOS DIÁRIOS DE DENGUE NO INTERVALO DE UMA SEMANA

-SECRETARIA DE SAÚDE ORGANIZA NOVA DOAÇAO DE SANGUE PARA O HEMOSC

-EX-DEPUTADO ESTADUAL DA REGIÃO ASSUME SUPERITENDÊNCIA DO INCRA EM SC

-MUNICÍPIO REGISTROU, EM MÉDIA, QUASE UM ACIDENTE DE TRABALHO POR MÊS EM 2022

-POLÍCIA RODOVIÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO DURANTE O FERIADÃO DE TIRADENTES

-ADOLESCENTE DE 17 ANOS MORRE ATROPELADO POR CAMINHÃO NA BR 163

O tempo é de sol com poucas nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A mínima das últimas horas foi de nove graus e a máxima para hoje deve ser de 24 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e quatro centavos. O euro está valendo cinco reais e 52 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula dois centavos.

Os paramilitares das Forças de Apoio Rápido concordaram com uma trégua de 72 horas em confrontos armados no Sudão por razões humanitárias, nesta sexta-feira. A suspensão dos conflitos começou as seis horas do horário local, uma da madrugada em Brasília. Em comunicado, o grupo paramilitar afirmou que a trégua será feita para abertura de corredores humanitários e saída de pessoas da região. Por outro lado, o Exército sudanês não se manifestou sobre a trégua. Desde o último final de semana, mais de 300 pessoas morreram e outras 3 mil ficaram feridas.

O ex-presidente peruano ALEJANDRO TOLEDO se entregou às autoridades dos Estados Unidos nesta sexta-feira. No dia anterior, o político tentou bloquear sua extradição para o Peru por acusações de corrupção, mas teve o pedido negado. Toledo, que foi presidente de 2001 a 2006, é procurado no Peru por acusações de ter recebido mais de 25 milhões de dólares da construtora brasileira Odebrecht em troca de ajuda na obtenção de contratos de obras públicas. Os promotores estão buscando uma sentença de 20 anos de prisão. TOLEDO nega ter solicitado ou recebido propina.

O presidente da Argentina, ALBERTO FERNÁNDEZ, anunciou nesta sexta-feira que não irá concorrer à reeleição em outubro deste ano. Ele disse que entregará o cargo em 10 de dezembro, quando termina o atual mandato. A decisão fortalece o nome de CRISTINA KIRCHNER, atual vice-presidente da Argentina, para disputar o cargo nas eleições de outubro pelo Partido Justicialista. O anúncio de FERNÁNDEZ foi feito em meio ao agravamento da crise econômica argentina. Em vídeo postado no twitter ele disse que vai entregar a faixa para quem for eleito nas urnas pelo voto popular.

O presidente do Banco Central, Roberto CAMPOS NETO, fez novos comentários sobre o arcabouço fiscal e seu potencial de redução dos juros nesta sexta-feira, em evento em Londres. Ele afirmou que o Congresso Nacional pode fazer alguns reparos no texto do arcabouço, mas que o projeto está na “direção certa” e que é preciso melhorar a comunicação para tranquilizar os mercados e balizar as expectativas econômicas. CAMPOS NETO disse que o texto final do arcabouço, se aprovado, tem critérios realistas de manejo das contas públicas, e elimina o “risco de cauda” de explosão da dívida pública.

O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, determinou a quebra do sigilo das imagens de circuito interno do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro, data em que manifestantes invadiram e depredaram o prédio. MORAES também estipulou que a Polícia Federal ouça servidores do Gabinete de Segurança Institucional que estavam no palácio durante a invasão.Nesta sexta, o Gabinete de Segurança Institucional enviou ao ministro ALEXANDRE DE MORAES, uma lista com 10 servidores que aparecem em imagens de circuito interno dentro do Palácio do Planalto durante a invasão de 8 de janeiro. O ministro é relator de investigações sobre os atos do começo do ano em Brasília.

Em depoimento à Polícia Federal nesta sexta-feira, o general GONÇALVES DIAS, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, disse que estava retirando manifestantes de um setor do Palácio do Planalto, mas não efetuou prisões, porque estava fazendo "gerenciamento de crise". DIAS foi ouvido por cinco horas pela Polícia Federal. Ele se demitiu na quarta-feira, após a divulgação de imagens que mostram que ele estava circulando em meio aos manifestantes dentro do Planalto no dia 8 de janeiro, data do ataque. O ex-ministro afirmou que, sozinho, não teria conseguido prender as pessoas que estavam no local. Ele disse ainda que, na opinião dele, o sistema de inteligência não funcionou no dia 8 de janeiro e que não havia informações suficientes para embasar a tomada de decisões.

Representantes de empresas de telefonia móvel participaram da reunião da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia, nesta quinta-feira, na Sala das Comissões, na Assembleia Legislativa. Os técnicos apresentaram dados atualizados sobre a cobertura de tecnologia 5G no estado. O coordenador do grupo de trabalho de implantação da tecnologia em Santa Catarina, por meio da Associação Catarinense de Tecnologia, FERNANDO GOMES NEIAS, destacou que o primeiro momento tem sido de trabalhar a legislação. Ele disse que Santa Catarina desponta na adequação da lei de antenas já que o estado conta com 62 municípios com legislação sobre isso, o que coloca o estado acima da média nacional que não supera os quatro por cento.

Em uma semana, Santa Catarina registrou uma média de 714 casos diários de dengue. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, o Estado passou de 10 mil e 600 casos confirmados, em 12 de março, para 15 mil 604, um crescimento de 47 vírgula 20 por cento. Também foram confirmadas 14 mortes em decorrência da doença.

Além disso, 12 cidades atingiram o nível de epidemia, que ocorre quando a taxa de incidência é maior de 300 casos a cada 100 mil habitantes. Os municípios nessa condição são eles Águas Frias, Bombinhas, Coronel Freitas, Itapiranga, Joinville, Palhoça, Porto Belo, Quilombo, São João do Oeste, São José, Saudades e União do Oeste.

Santa Catarina receberá 113 milhões de reais do auxílio financeiro do Ministério da Saúde aos hospitais filantrópicos que complementam o Sistema Único de Saúde. No Estado, cerca de 70 por cento dos atendimentos do SUS são feitos pelas entidades privadas sem fins lucrativos. Ao todo, serão liberados dois bilhões para todo o país. O recurso é proveniente do Fundo Nacional de Saúde e é destinado à saúde financeira dos hospitais. Diferente de outros repasses, que são direcionados a serviços, este é específico para o pagamento de dívidas. Grande parte dos hospitais filantrópicos têm problemas de solvência diante da defasagem da tabela SUS, que paga pela prestação serviços. Parte dos recursos disponibilizados eram verbas federais que estavam “paradas” há mais de seis anos nos fundos estaduais e municipais de saúde.

O Governo Municipal de Descanso está investindo cerca de dois milhões e 400 mil reais em obras de asfaltamento na cidade e no interior. A informação é do prefeito SADI BONAMIGO. A empresa vencedora da licitação, Gaia Rodovias já realizou o recapeamento asfáltico na rua Bernardina Guizzi e está realizando no momento, as obras nas ruas Castelo Branco, XV de Novembro, Sete de Setembro e Presidente Kennedy, todas localizadas no Distrito de Itajubá. De acordo com ele, serão investidos um milhão e 600 mil em pavimentação asfáltica somente no Distrito e cerca de 860 mil no Bairro Antônio Rech. O secretário de Obras e Serviços Urbanos, JUCIMIR FRIGO, informou que após finalização das obras em Itajubá, será iniciado o recapeamento das ruas do Bairro Antônio Rech, que no momento passa por reparos.

Foi aberta oficialmente na noite de ontem a Feceg, feira comercial e empresarial do município de Guarujá do Sul. O evento acontece junto ao CTG Aconchego Gaúcho. Autoridades estaduais e regionais participaram da solenidade de abertura. De acordo com o prefeito CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER, a Feceg reúne apenas empresas do município. Neste ano, são 80 expositores dos diversos segmentos do comércio local. Neste sábado, a programação prevê show com JOÃO CHAGAS LEITE. A feira vaia até domingo atrações musicais e brinquedos infláveis para as crianças.

O Peperi Debates deste sábado discutiu os obstáculos e os caminhos para inserção do jovem na política. O programa analisou porque a juventude tem uma resistência a participar ativamente da política e quais são as ações para ampliar a participação dos jovens. O debate reuniuo vereador PAULO DRUMM, coordenador do programa da camara mirim de SMO, a vereadora JANE RIES, coordenadora do parlamento Jovem de Bandeirante, o vereador mirim de Bandeirante, LUCAS GRAFF e a vereadora mirim de São Miguel do Oeste, JÚLIA GIOVENARDI. As fotos e o áudio do programa desta manhã estão no portal da Peperi na internet.

Se a juventude não participar das esferas de decisão, incluindo a política, o país vai continuar fadado ao fracasso.A declaração é do vereador coordenador do programa Vereador Mirim, PAULO DRUMM. Na opinião do vereador, o jovem tem uma repulsa a vida política e, em grande parte, isso se deve a atuação dos políticos. Ele citou que os partidos deveriam representar as ideias da população e governar de modo republicano a partir dessas ideais. O problema, segundo DRUMM, é que os partidos se transformaram em grupos fisiologistas, com projetos de poder. Isso acaba afastando os jovens da política. Outro ponto que ele citou que as pessoas que estão nos partidos não abrem espaço para a renovação. Ele disse que os partidos só estão atrás dos jovens para cumprir metas e atender as regras eleitorais.

Os estudos que mostram o desinteresse dos jovens em participar da política comprovam a dificuldade que os partidos enfrentam em promover a renovação dos diretórios e executivas. O comentário é da vereadora coordenadora do Parlamento Jovem de Bandeirante, JANE RIES. Ela disse que os jovens gostam da política, mas não da politicagem. JANE citou que os jovens não gostam de como a política é feita e está constituída. Na opinião da vereadora, os maus exemplos promovidos pelos políticos geram o descrédito e o asfaltamento dos jovens. Ela defendeu que o caminho para ampliar a participação da juventude é a educação. JANE disse que é preciso estimular a discussão sobre a concepção de política e cidadania na escola para que o jovem forme uma consciência a respeito da importância da participação política.

A maioria dos jovens até gosta da política e da democracia, porém a atuação dos partidos políticos não é bem aceita. A afirmação é da vereadora mirim de São Miguel do Oeste, JULIA GIOVENARDI. Ela disse que muitas vez os partidos mais atrapalham e espantam os jovens da política. Outro ponto citado pela vereadora mirim é o papel da família na formação política dos filhos. Ela citou que sempre gostou de expressar opinião sobre diferentes temas e que a família é o primeiro espaço para exercitar a política. JULIA ressaltou ainda que a política está presente em todos os espaços e afeta toda a sociedade, por isso é importante que os jovens participem, se informem e tenham interesse em se envolver.

A família ainda é uma barreira para a participação do jovem na política. A afirmação é do vereador mirim de Bandeirante, LUCAS GRAFF. Ele disse que é comum familiares desestimularem e não respeitarem as posições dos jovens, ainda mais quando os filhos não pensam exatamente como os pais. LUCAS ressaltou que o projeto do Parlamento Jovem é importante na medida em que estimula a discussão sobre política, participação e cidadania no ambiente escolar. Ele comentou, no entanto, que os temas de política, participação e organização na defesa de direitos não estão na pauta dos grupos de jovens. O vereador mirim disse que tem uma boa expectativa para os reflexos do programa Parlamento Jovem na comunidade, mas principalmente no despertar do interesse dos jovens na questões políticas.

A secretaria de saúde está organizando um grupo de pessoas para uma nova doação de sangue em Chapecó. De acordo com o secretário de saúde, ALFREDO SPIER, o objetivo do município é levar 25 doadores para o Hemosc na semana que vem. A doação será na próxima quarta-feira, dia 26 de abril. Recentemente, o banco de sangue fez um pedido para que as pessoas doem em sangue em razão da queda no estoque do produto. Osinteressados em participar da campanha que reúne doadores de todas as tipagens devem se inscreve na secretaria municipal de saúde.

São Miguel do Oeste registrou, em média, quase um acidente de trabalho por dia em 2022. No passado, foram 309 notificações de acidentes laborais no município. O número é o maior dos últimos três anos. Na comparação com 2021, quando foram notificados 230 acidentes de trabalho, o aumento foi de 25 por cento. Em 2020, foram 172 registros. Os dados estão disponíveis no Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho e apontam que a cidade ocupa a posição de número 31 no ranking de acidentes de trabalho em Santa Catarina. No ano passado, um trabalhador morreu vítima de acidente laboral. Desde 2006, foram registradas 12 mortes relacionadas a acidentes de trabalho no município.

O Ministério Público do Trabalho aponta que os registros de acidentes de trabalho ainda são subnotificados. A estimativa é de que 18 por cento dos casos não são comunicados aos órgãos do governo. Desse modo, o total de acidentes confirmados e estimados na cidade em 2022 é de 366 casos. Cerca de 30 por cento dos acidentes em 2022 foram registrados no setor frigorífico de abate de suínos, aves e outros pequenos animais. 99 trabalhadores se acidentaram no ano passado. Em segundo lugar, aparece o segmento de atividades de atendimento hospital que responderam por 12 por cento dos casos. O terceiro posto é ocupado pelo setor de construção de edifícios com seis por cento do total de casos.

A profissão que mais sofre acidentes de trabalho em 2022 em São Miguel do Oeste foi a de magarefe. Esse é o profissional que realiza o corte e beneficiamento dos animais, retirando o couro da carcaça e a desossa. Dos 309 casos registrados no ano passado, 40 trabalhadores sofreram alguma tipo de acidente enquanto trabalhavam. Isso representa 13 por cento do total. Em seguida aparecem os técnicos de enfermagem que sofreram oito por cento do total de acidentes comunicados ao governo. O Observatório de Segurança e Saúde aponta ainda que em 32 por cento dos casos, os acidentes foram de corte ou laceração e 18 por cento tiveram fraturas. Em 34 por cento dos casos, os trabalhadores tiveram lesões no dedo ou na mão. 15 por cento dos acidente foram provocados por agentes químicos e outros 15 por cento por maquinas e equipamentos.

O ex-deputado estadual do PT, DIRCEU DRESCH, assumiu, nesta semana, a superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em Santa Catarina. Ele foi deputado entre os anos de 2007 e 2018 e disputou uma vaga para a câmara federal no ano passado, mas não conseguiu a eleição. DRESCH, que direcionou os trabalhos como deputado para a agricultura familiar, foi confirmado na superintendência do INCRA há cerca de 10 dias e tomou posse na terça-feira. Ele esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que vai priorizar a gestão na busca de investimentos na estrutura dos assentamentos existentes em Santa Catarina. DRESCH destacou que o estado tem bons exemplos de reforma agrária que deram certo, como por exemplo, os assentamentos que resultaram na criação da Cooperoeste em São Miguel do Oeste.

O Incra tem uma série de atribuições nas áreas de assentamento, além da infraestrutura desses locais. A afirmação é do novo superintendente do Instituto, DIRCEU DRESCH. Ele citou que o órgão também desenvolve ações nas áreas de crédito para as famílias, regularização ambiental, titulação de lotes, produção e políticas que fortalecem as áreas de assentamento. DRESCH comentou ainda que também é preciso avançar no processo de reforma agrária com a desapropriação de áreas improdutivas para o assentamento das famílias que não tem terra para produzir. Ele citou que existe uma demanda reprimida em Santa Catarina e o governo já mapeou áreas públicas que podem ser usadas para o assentamento das famílias que estão nos acampamentos.

Durante o Peperi Entrevista desta sexta-feira, o novo superintendente do Incra em Santa Catarina se manifestou sobre a polêmica que envolve a ocupação ou invasão de terras pelo MST como forma de pressionar o governo a acelerar o processo de reforma agrária. Ele disse que o governo deve atuar dentro da lei e que o governo não desapropria terras produtivas. DRESCH ressaltou que o MST é um movimento popular que faz um trabalho importante de luta e desconcentração de terras no país. O superintendente do INCRA afirmou que a concentração fundiária do Brasil é um problema histórico e tema de conflito permanente. Na visão do superintendente do Incra, o governo precisa cumprir a lei, mas reconhecendo a reivindicação do Movimento Sem Terra que ocupa áreas improdutivas que não cumprem a sua função social.

A Polícia Militar Rodoviária realiza até as oito horas da manhã de segunda-feira, a Operação Tiradentes 2023. As ações, que começaram às seis da tarde de quinta, tem a finalidade de proporcionar tranquilidade, fluidez e segurança no trânsito, durante o período de feriado nas rodovias estaduais do extremo-oeste. A exemplo de outras operações, os policiais vão atuar tendo como prioridade uma política de conscientização dos usuários, para prevenir ao máximo a ocorrência de acidentes de trânsito, bem como possíveis infrações, reforçando as seguintes recomendações: não dirigir após ingerir bebidas alcoólicas, usar o cinto de segurança e dispositivos de retenção adequados, respeitar os limites de velocidade, só ultrapassar com segurança, bem como as demais regras gerais de circulação e conduta.

A polícia recuperou o veículo que havia sido furtado em Iporã do Oeste no início da manhã desta quarta-feira. A investigação contou com análise de imagens de câmeras de monitoramento da região. Segundo relato do proprietário, a polícia avistou o automóvel pouco antes das sete horas da manhã de quinta-feira, no município de Ipuaçu. O monitoramento seguiu durante todo o dia. Por volta das sete horas da noite, o carro foi visto passando por Pinhalzinho. As guarnições realizaram o acompanhamento por uma estrada de chão, no sentido a Saudades. Em determinado momento, dois homens abandonaram o carro e entraram em uma área de mata. Eles não foram identificados e o carro foi removido ao pátio da delegacia para realização da perícia. O Passat ano 2008 havia sido furtado no início da manhã de quarta-feira.

Um acidente deixou três pessoas feridas no centro de Mondaí. A colisão lateral entre uma Saveiro e um Corolla foi registrada por volta das 11 e 45 da manhã desta sexta-feira, na Avenida Porto Feliz, em frente à praça central da cidade. As vítimas foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros. Dois feridos estavam na Saveiro e um no Corolla. Eles tiveram escoriações sem maior gravidade. Os condutores dos dois carros foram conduzidos ao Hospital de Mondaí. O passageiro da Saveiro recusou encaminhamento ao Hospital.

Um adolescente de 17 anos morreu atropelado no final da manhã de ontem na BR 163. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o menor foi atingido por um caminhão por volta das 11 e meia nas proximidades do trevo de Idamar em Dionísio Cerqueira. Os bombeiros foram chamados e encontraram o adolescente entre as rodas do caminhão. Ele morreu na hora. As circunstancias do atropelamento e da morte do adolescente serão investigadas pela Polícia Civil.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.