De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 70 centavos. O euro está valendo cinco reais e oito centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
Uma explosão em uma mesquita xiita no Afeganistão nesta quinta-feira matou pelo menos 11 pessoas, deixando 32 feridas. O caso foi um de uma série de explosões em todo o território do país. O Estado Islâmico reivindicou a autoria do atentado, segundo um comunicado no canal de Telegram do grupo. Eles afirmaram ter colocado uma bolsa com explosivos dentro da mesquita e acionado o dispositivo quando o local estava cheio de fiéis. Imagens publicadas nas redes sociais, das quais não foi possível comprovar a autenticidade, mostram feridos sendo retirados da mesquita e levados para hospitais.
A ONU documentou os "assassinatos, alguns deles execuções sumárias", de 50 civis na cidade ucraniana de Bucha, nas proximidades de Kiev. A informação é do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, que tem sede em Genebra. Conforme a porta-voz RAVINA SHAMDASANI, a constatação dos assassinatos ocorreu durante uma missão de investigadores de direitos humanos da entidade, realizada em 9 de abril. A ONU acusou ainda o exército russo de ações que "poderiam constituir crimes de guerra" na Ucrânia após a invasão de 24 de fevereiro, incluindo bombardeios indiscriminados que provocaram as mortes de civis e a destruição de escolas e hospitais.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, anunciou nesta quinta-feira um novo pacote de ajuda econômica e militar à Ucrânia no valor de um bilhão e 300 milhões de dólares. O objetivo é ajudar o país nos combates aos invasores russos, concentrados no leste ucraniano. BIDEN prometeu tentar junto ao Congresso americano a criação de um fluxo contínuo de armas, munições e dinheiro para Kiev. O americano disse que a nova remessa de ajuda militar será enviada "diretamente às linhas de frente pela liberdade". O novo pacote de ajuda inclui o envio de 800 milhões de dólares em artilharia pesada, 144 mil cargas de munição, além de drones para reforçar os ucranianos nos combates na região de Donbass.
Após identificar o menor nível de participação de adolescentes no processo eleitoral das últimas três décadas, o Tribunal Superior Eleitoral começa a registrar um aumento no número de jovens interessados em votar no pleito deste ano. Segundo dados da Justiça Eleitoral, o número de alistamentos eleitorais realizados nos três primeiros meses de 2022 cresceu em relação às duas últimas eleições gerais no país. De janeiro e março, o Brasil ganhou um milhão 144 mil 481 novos eleitores na faixa etária de 15 a 18 anos. Já nos pleitos de 2018 e 2014, foram emitidos 877 mil e 854 mil 838 novos títulos, respectivamente. As novas emissões ocorrem em meio a uma campanha de mobilização promovida pela Justiça Eleitoral nas redes sociais.
O presidente JAIR BOLSONARO anunciou na tarde desta quinta-feira, em transmissão ao vivo por uma rede social, perdão da pena ao deputado aliado DANIEL SILVEIRA, condenado na véspera a oito anos e nove meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal. O perdão da pena pode ser concedido pelo presidente da República por meio de decreto. BOLSONARO afirmou que o ato seria publicado no "Diário Oficial da União", o que se efetivou logo após o anúncio, em edição extra da publicação. O documento cita que “a sociedade encontra-se em legítima comoção, em face da condenação” do deputado e que o “parlamentar tão somente fez uso de sua liberdade de expressão, resguardada ainda pela inviolabilidade de opinião deferida pela Carta Magna”.
Deputados se articulam para invalidar o decreto do presidente JAIR BOLSONARO que concedeu graça e perdoou a pena aplicada ao deputado DANIEL SILVEIRA pelo STF. Enquanto um grupo de parlamentares recorre à Corte contra a medida, outra corrente apoia um projeto de decreto legislativo. A decisão do presidente, tomada ontem, tem validade imediata e já foi publicada no Diário Oficial da União. Enquanto a oposição se movimenta para recorrer do decreto de BOLSONARO, governistas se mobilizam para aprovar um projeto de lei que possa conceder anistia ao deputado. A proposta em elaboração tem autoria da deputada federal CARLA ZAMBELLI e prevê a anistia ao parlamentar nos termos do artigo 48 da Constituição Federal, em que a medida cabe ao Congresso Nacional, com sanção do presidente da República.
Uma candidata impedida de tomar posse após prestar concurso público e ser aprovada para o cargo, em uma universidade de Florianópolis, deverá receber indenização de cinco mil reais por danos morais e materiais, segundo divulgou o Tribunal de Justiça de Santa Catarina. A mulher chegou a pedir demissão na empresa onde trabalhava quando soube da suposta aprovação. A sentença judicial ainda previu pagamento pela Universidade do Estado de Santa Catarina, instituição responsável pelo concurso, de valor correspondente a quatro de meses da remuneração que a candidata receberia no antigo emprego. Como a decisão ocorreu em primeiro grau no TJSC, cabe recurso.
O saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço em Santa Catarina vai injetar cerca de um bilhão e 700 milhões de reais à economia do Estado. Os valores estão disponíveis para retirada desde o último dia 20 de abril e mais de um milhão e 600 mil catarinenses estão com vínculos trabalhistas ativos e, portanto, aptos ao benefício. O pagamento segue um calendário de acordo com a data de aniversário do beneficiado. O valor resgatado dependerá do saldo que cada pessoa possui, considerando todas as contas ativas no FGTS. Por isso, os valores a seguir tratam-se de uma estimativa baseada no saque de mil por pessoa. Joinville deve ter cerca de 160 milhões de reais injetados na economia. Florianópolis é o segundo com previsão de 140 milhões e Blumenau o terceiro com 102 milhões de reais.
O presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa, JOSÉ MILTON SCHEFFER, apresentou um projeto de incentivo ao consumo de carne suína em Santa Catarina. O projeto foi elaborado a partir de sugestão da Associação Catarinense de Criadores de Suínos. Conforme a entidade, a situação é mais difícil para mil produtores. O prejuízo por animal vendido supera 300 reais, problema registrado há meses. Entre as ações propostas no projeto, além de menor carga tributária, o plano prevê uma redução de 30 por cento da produção independente de suínos no Estado para ter equilíbrio entre oferta e procura. Entre as medidas solicitadas pelos produtores estão linhas de crédito, redução de impostos e inclusão da carne suína na merenda escolar.
Acadêmicos e alunos do ensino médio participam da primeira ação do Movimento da Inovação. Lançado recentemente através da cooperação entre Associação Empresarial e Cultura de São Lourenço do Oeste (Acislo), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Unochapecó, ambos polos lourencianos, o Movimento de Inovação realizou, na semana passada, a primeira atividade do cronograma 2022. Foi um “Bate papo sobre inovação” com o CEO CLEITO PARIS. O evento foi voltado para acadêmicos da Unochapecó e alunos do ensino médio. Mesclando a história pessoal com a profissional e os desafios de empreender, PARIS procurou mostrar para os jovens que o processo de inovação requer comprometimento e persistência.
No processo de inovação a pessoa precisa abdicar do imediatismo. Embora hoje esteja focado na área de sistemas, PARIS explicou que ao longo da trajetória precisou inovar várias vezes e nem sempre esse processo esteve relacionado com tecnologia. Com esse gancho, mostrou para o público que o processo de inovação independe de questões tecnológicas. Inovar é entender ou identificar uma dor da sociedade.
Quando você consegue validar e resolver esse problema, você está inovando, disse o palestrante. Esse bate papo foi a primeira ação do movimento e objetivo é criar um ambiente de inovação para desmistificar questões que envolvem o tema. A intenção é provocar e motivar as pessoas para que tirem do papel ideias e inovações. O Movimento de Inovação é uma iniciativa que, por meio de uma agenda de atividades, ações e eventos, busca criar a cultura de inovação. A proposta é envolver jovens em idade acadêmica, professores e empresários.
Fundação Hospitalar recebe emenda de 200 mil para investir na geração de energia solar. Em agenda pelo Oeste do Estado, o senador JORGINHO MELLO entregou, ontem, uma emenda parlamentar no valor de 200 mil reais para a Fundação Hospitalar São Lourenço. O ato, que foi acompanhado por lideranças da região e membros da diretoria da entidade beneficiada, foi realizado no auditório do hospital. O recurso será empregado na aquisição e instalação de painéis solares para geração de energia.
Maioria dos hospitais filantrópicos enfrentam dificuldades para manutenção e custeio. Os recursos foram solicitados em fevereiro, durante a Efaislo. Confirmando que o recurso será empregado na instalação de painéis solares geradores de energia, ERICO ECKER - presidente da Fundação Hospitalar São Lourenço, explica que a intenção é que o hospital produza sua própria energia. Segundo ele, isso pode gerar uma economia média de mais de 10 mil reais mensais. Para isso, ele lembra que há a necessidade de um investimento estimado de 400 mil reais.
Hospital foi contemplado com 50 por cento do valor necessário para instalação de painéis solares geradores de energia. ECKER diz que agora a direção vai trabalhar para viabilizar o restante. O presidente lembra ainda que foi a primeira vez que um senador visita a entidade hospitalar e agradece pelo empenho e pela emenda. Em relação ao uso do recurso, ECKER disse que a diretoria vai se reunir nos próximos dias para tratar do assunto, mas adianta que há duas frentes de trabalho em relação ao tema. Ele diz que se pode aguardar um pouco até viabilizar o restante do recurso ou podemos executar um projeto de acordo como valor disponível.
Citando outros repasses, o presidente da entidade hospitalar disse que todo recurso é bem-vindo. ÉRICO ECKER destaca que o partido político da Fundação Hospitalar é a saúde da população de São Lourenço do Oeste e da região. Nesse sentido, a direção tem feito um grande trabalho na busca de recursos, com os mais variados deputados e senadores, para investimentos e o aparelhamento do hospital.
Cooper Itaipu é a única cooperativa que corrige as cotas agropecuárias. Quem garante é o presidente ARNO PANDOLFO. Ele diz que as de crédito fazem a mais tempo. Além disso, é distribuído em assembleia a metade do rendimento dos últimos anos. Tem cooperativa que só devolve a cota. Quando o produtor completa 60 anos, na Cooper Itaipu ele retira metade da sua cota. Quando faz 68 retira o restante. Se continuar sendo sócio e comercializando, retira a cada 2 anos. A cooperativa dá assistência em caso de morte do cônjuge. A empresa contribui com 7 salários para as despesas. A Itaipu cobra 6 por cento do salário mínimo por ano. Ano passado foram pagos cerca de 280 mil reais pela morte de mais de 40 associados.
Cooper Itaipu oferece seguro mútuo ao associado. Se queima a casa de alguém, os custos da reconstrução são divididos entre todos os demais cooperados. Uma casa que vale 50 mil reais, por exemplo, vai custar 20 reais para cada um contribuir. Por sua vez, MARCOS NIEDERLE – gerente comercial destaca que cooperativismo é fundamental para o desenvolvimento da região. O produtor sempre recebe as novidades de que precisa para melhorar seus investimentos e crescer. Acrescenta que a estiagem prolongada afetou com força as safras. O milho foi menos afetado mas as lavouras de soja tiveram enormes prejuízos. NIEDERLE salienta que aconteceram grandes oscilações nos preços por falta de produtos e de insumos agrícolas.
Com a guerra a preocupação é ainda maior. Para MARCOS NIEDERLE – gerente comercial da Cooper Itaipu, tem os 2 lados; O primeiro são as oportunidades que aparecem, porque tanto Ucrânia com a Rússia deixam de produzir como normalmente faziam, o que favorece o Brasil que é grande produtor de grãos. As dificuldades aparecem com a diminuição do fornecimento dos insumos daqueles países, principalmente de fertilizantes.
Polícia Militar lança Operação Tiradentes na Região Sudoeste. O Comandante do terceiro Batalhão de Polícia Militar do Paraná, Tenente Coronel HERALDO CORREIA DE LIMA, fez na noite de ontem o lançamento da “Operação Tiradentes”, na cidade de Pato Branco. Participaram do ato equipes policiais militares da ROTAM do 3º BPM, do 21º BPM, da ROCAM, da Patrulha Rural e da Rádio Patrulha. Durante a operação serão realizadas ações de policiamento ostensivo, preventivo e repressivo, como abordagens, bloqueios, policiamento presença nas regiões centrais e nos principais eixos comerciais, nas cidades da área do Batalhão.
O objetivo da “Operação Tiradentes” é prevenir e coibir crimes contra a pessoa e ao patrimônio, apreensão de armas, drogas, contrabando e descaminho, além de capturar foragidos da justiça. As ações de policiamento serão desenvolvidas até a próxima quarta-feira, dia 27, nos Batalhões que pertencem a circunscrição do 5º Comando Regional de Polícia Militar, entre eles Pato Branco e Francisco Beltrão.
Jovem fica ferida após colisão no Bairro Industrial. Dois veículos se envolveram num acidente de trânsito no final da madrugada de ontem, no semáforo da Avenida Luiz Antônio Faedo com a Rua Romeu Lauro Werlang, bairro Industrial, em Francisco Beltrão. A colisão envolveu um veículo Gol que colidiu na traseira de um Corolla que foi de encontro a um poste de energia elétrica. Uma jovem teve ferimentos e foi socorrida por uma equipe do SAMU.
Capotamento é registrado na SC-157. A Polícia Militar Rodoviária registrou um acidente de trânsito na noite de ontem na rodovia em Novo Horizonte. Conforme a polícia, foi por volta das 19 horas, onde um veículo Renault Clio, placas de São Lourenço do Oeste, saiu da pista e capotou. O carro era conduzido por um homem, mas que não foi encontrado no local. As causas do acidente não foram informadas.