-QUEIROGA PREVE VACINAÇÃO DOS GRUPOS PRIORITÁRIOS ATÉ SETEMBRO
-NÚMERO DE PACIENTES NA FILA POR LEITOS DE UTI É O MENOR DESDE FEVEREIRO
-LIONS UNIVERSIDADE LANÇA AÇÃO DE APOIO A FAMILIAS COM CASOS DE CANCER INFANTIL
-INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO DA PREFEITURA PODEM SER FEITAS ATÉ SEGUNDA
-MUNICÍPIO DISTRIBUI 90 MIL LITROS DE ÁGUA POR DIA PARA 50 FAMÍLIAS
-HOMEM ENGOLE MACONHA PARA TENTAR EVITAR FLAGRANTE DA PM
-COLISÃO ENTRE CARRO E CAMINHÃO DEIXA UMA PESSOA FERIDA NA BR 163
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 48 centavos. O euro está valendo seis reais e 62 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
A ministra da Saúde da Argentina, CARLA VIZZOTTI, disse nesta quarta-feira que o país enfrenta o "pior momento da pandemia". Ela defendeu priorizar a saúde da população enquanto a prefeitura de Buenos Aires tenta impedir o fechamento de escolas. A Argentina já registrou, desde o início da pandemia, mais de dois milhões e 700 mil casos confirmados de Covid-19. Nesta quarta, o país atingiu a triste marca das 60 mil mortes por complicações da doença. Foram 316 nas últimas 24 horas, segundo o boletim oficial do estado.
O presidente do Equador, LENÍN MORENO, decretou nesta quarta-feira estado de exceção por 28 dias no país, que inclui toque de recolher. A medida foi adotada diante da velocidade de contágio da Covid-19. Anunciado por MORENO no Twitter, o decreto afeta 16 das 24 províncias do país, passa a valer nesta sexta e vai até dia 20 de maio. O estado de exceção, segundo MORENO, é uma resposta ao impacto da covid em adolescentes, que lotam unidades de terapia intensiva, assim como à presença de novas variantes do vírus. MORENO falou que o país vive "uma calamidade pública".
Lideranças de mais de 40 países participam nesta quinta-feira do primeiro dia da Cúpula de Líderes sobre o Clima, organizada pelo governo dos Estados Unidos. O presidente brasileiro JAIR BOLSONARO é um dos convidados a falar sobre o combate às mudanças climáticas na reunião virtual que ocorre na quinta e sexta-feira. Entre os pontos mais importantes do debate estão a volta dos Estados Unidos para as discussões internacionais sobre o clima e as novas metas na redução de emissões até o fim da década. Outro ponto é o financiamento para projetos de países em desenvolvimento.
A Fundação Oswaldo Cruz anunciou nesta quarta-feira que vai entregar, na próxima sexta-feira, cinco milhões de doses da vacina OxfordAstraZeneca contra Covid-19 produzidas pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos, o Bio-Manguinhos. A quantidade supera a previsão inicial para esta semana em 300 mil doses. Por questões logísticas relacionadas à distribuição das vacinas, a Fiocruz passará a liberar os lotes para o Programa Nacional de Imunizações sempre às sextas-feiras. Para a semana que vem, o cronograma prevê mais seis milhões e 700 mil doses.
O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, afirmou nesta quarta-feira que prevê vacinar contra Covid-19, com duas doses, todo o grupo prioritário até setembro. Ao todo, são 77 milhões de pessoas. Em entrevista coletiva, o titular da pasta acrescentou que o objetivo é que isso ocorra antes, mas preferiu não se comprometer com um prazo menor diante da dificuldade em obter mais doses de imunizantes. No próximo mês, a vacinação avança para a etapa das pessoas abaixo de 60 anos com comorbidades. Devido à falta de vacinas para aplicar em todos, o Ministério da Saúde organizará a imunização por faixa etária, iniciando de 59 a 55 anos.
O Senado Federal analisará nos próximos dias projeto de lei, aprovado na Câmara dos Deputados na madrugada desta quarta-feira que torna a educação básica e superior serviços essenciais. A proposta considera que, sendo essenciais, as aulas não podem ser interrompidas durante a pandemia de covid-19. Na prática, caso a matéria seja aprovada também pelo Senado, governadores e prefeitos não poderão mais determinar o fechamento dos estabelecimentos de ensino. Os líderes partidários irão se reunir nesta quinta-feira e o assunto pode ser abordado no encontro. A proposta dispõe sobre o reconhecimento da educação básica e superior, nas redes privada e pública, em formato presencial, como serviços e atividades essenciais.
O balanço parcial de vacinação contra a Covid-19 divulgado nesta quarta-feira, mostra que Santa Catarina aplicou um milhão 326 mil 887 doses da vacina contra a Covid-19 na população dos grupos prioritários. Do total, 916 mil 930 foram da primeira dose e 409 mil 957 da segunda. Em um comparativo com o boletim de doses divulgado na segunda-feira, houve um aumento de 50 mil no número de doses aplicadas. Santa Catarina registra agora a média diária de mil 484 novos casos de Covid-19 em abril, conforme boletim divulgado nesta quarta-feira. No total, foram 31 mil 178 apenas nos 21 dias deste mês e 863 mil 842 positivados desde o início da pandemia.
A governadora interina DANIELA REINEHR se manifestou nesta quarta-feira sobre a decisão de não assinar a carta dos governadores ao presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, com compromissos ambientais. Em nota, DANIELA diz que as relações internacionais cabem à União, e que o documento é um “manifesto sem qualquer eficácia prática ou jurídica”. Além de Santa Catarina, apenas Roraima e Rondônia não assinam a carta. Esta é a segunda carta conjunta que DANIELA não assina, em 20 dias de interinidade. A primeira foi um pedido de governadores à ONU para reforçar o retorno do consórcio internacional Covax ao Brasil, para reforço no fornecimento de vacinas.
Pela primeira vez em 50 dias, o número de pacientes na fila de espera por leitos de terapia intensiva é inferior a 100 em Santa Catarina. Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, há 91 pessoas nesta quarta-feira, aguardando uma vaga. É o menor número desde, pelo menos, três de março, quando o órgão passou a divulgar diariamente de forma detalhada a informação. A Secretaria da Saúde também confirmou nesta quarta-feira novas 82 mortes por covid-19, somando agora 12 mil 842 desde março do ano passado. Também houve a adição de dois mil 683 casos confirmados de coronavírus, que totalizam 863 mil 842 desde o início da pandemia. Com mais 38 pacientes em relação à terça-feira, o Estado soma 20.263 casos ativos, que estão em tratamento contra a covid-19 e são capazes de transmitir o coronavírus.
O Lions Clube São Miguel Universidade está promovendo um programa contra o câncer infantil. De acordo com o presidente do clube, AGEU VIEIRA, a iniciativa será desenvolvida em parceria com a secretaria da Saúde do município. Ele explicou que os cartazes da campanha foram entregues para divulgação nos postos de saúde. Um cartaz virtual também será repassado às famílias, por meio das redes sociais. O programa "POSSO AJUDAR?" é uma iniciativa do Lions Clube Universidade que visa apoiar todas as famílias com casos de câncer infantil, em São Miguel do Oeste. Ele ressaltou que as ações contra a doença fazem parte das cinco ações globais sugeridas pelo Lions Internacional para implantação em todo o mundo.
A proposta da campanha “Posso Ajudar?” tem o objetivo de colocar o Lions São Miguel Universidade à disposição das famílias com casos de câncer infantil. De acordo com opresidente do clube, AGEU VIEIRA, a secretaria de saúde vai repassar essa informação para as famílias e elas é que devem entrar em contato com o clube de serviço. Ele explicou que o Lions quer conversar com essas pessoas e buscar soluções para atender as demandas específicas de cada família. As açõe serão definidas a partir da realidade de cada situação. Segundo VIEIRA, pelo menos 10 famílias tem casos de câncer infantil no município.
Termina na próxima segunda-feira o prazo de inscrições para o Processo Seletivo para contratação de pessoal por tempo determinado da prefeitura de São Miguel do Oeste. Os selecionados vão substituir servidores efetivos em licença, férias ou que desempenham funções de confiança. As inscrições podem ser realizadas até o dia 26 de abril, de forma presencial no setor de Protocolo da prefeitura ou de forma online pelo site oficial da Ameosc. O endereço é o ameosc.org.br, no link Concursos Públicos. Cada candidato poderá se inscrever para apenas um cargo do edital. O valor da inscrição é de 80 reais para nível superior e de 60 reais para nível médio.
O processo seletivo da prefeitura de São Miguel do Oeste tem vagas para 29 cargos diferentes. Entre eles estão advogado, arquiteto, assistente social, educador físico, enfermeiro, farmacêutico, fonoaudiólogo, enfermeiro, médico, recepcionista e motorista, por exemplo. A prova objetiva é obrigatória para todos os candidatos e será aplicada no dia 16 de maio. O local da prova ainda será divulgado nos sites da prefeitura e da Ameosc. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3631 2042, na Prefeitura, ou pelo 3621 0795, na Ameosc.
Os moradores que residem no interior de São Miguel do Oeste devem ter um cuidado maior em relação às roçadas feitas às margens das estradas gerais e secundárias. A informação é do secretário de Obras, VILMAR BONORA. Ele procurou a reportagem da Peperi nesta semana e disse que é fundamental que os agricultores façam esse procedimento. Segundo ele, essa ação serve para auxiliar a secretaria de Obras do município. BONORA destacou que o setor continua realizando o trabalho de britagem nas vias e por isso a roçada feita nas margens é de extrema importância.
Existem várias localidades do interior que os moradores acabam não efetuando a limpeza próximo das estradas e isso acaba danificando a mesma.A afirmação é do secretário de Obras de São Miguel do Oeste, VILMAR BONORA. De acordo com ele, os maiores problemas são quando ocorrem volumes de chuvas consideráveis, danificando de forma significativa a malha viária do município. Conforme ele, de nada adianta a secretaria realizar um bom trabalho se não houver conscientização de todos os moradores do interior.
A não limpeza das margens das estradas gerais e secundárias do interior de São Miguel do Oeste acabam gerando um prejuízo para o município. A declaração é do secretário de Obras, VILMAR BONORA. Ele explicou que muito material acaba se perdendo quando não ocorre a limpeza corretamente. Ele comentou que em todas as comunidades existem pontos que não estão limpos, porém, afirmou que muitos agricultores são conscientes e realizam esse procedimento de limpeza das margens das estradas. VILMAR BONORA salientou que com o auxílio de todos, as estradas terão uma durabilidade ainda maior em São Miguel do Oeste.
Os números da síntese da agricultura, divulgada na última semana pela Epagri, demonstram, claramente, um aumento do faturamento do setor agropecuário catarinense. A observação é do presidente da Fetaesc, VALTER DRESCH. O resultado, no entanto, não significa que todo esse valor ficou com os agricultores. DRESCH explicou que os produtores tiveram uma renda diferenciada em 2020, mas é preciso ressaltar que o custo de produção também subiu bastante. No ano passado, segundo o levantamento da Epagri, a produção agropecuária de Santa Catarina teve um faturamento de 40 bilhões e 900 milhões de reais, 21 vírgula um por cento superior ao de 2019, que alcançou 33 bilhões e 800 milhões de reais.
O aumento do custo de produção é uma questão importante que deve ser observada, especialmente porque os preços dos produtos, que hoje são bons, podem sofrer alterações. O presidente da Fetaesc, VALTER DRESCH, citou o caso dos suinocultores independentes que tem prejuízos de cerca de 200 reais por animal terminado. Ele ressaltou que os agricultores devem ter muita atenção para reduzir os custos da atividade agrícola, com investimentos em tecnologia e técnicas de produção. O sindicalista destacou que, via de regra, o produtos faz a parte dele, mas o governo também precisa ampliar as políticas de estado para fortalecer o pequena propriedade.
Está em tramitação na Alesc um projeto de lei que pede a inclusão de pessoas com deficiência nos grupos prioritários da vacinação contra a Covid 19. A proposta é do deputado estadual do PT, FABIANO DA LUZ. Em entrevista para a Peperi, ele explicou que apresentou o projeto em razão dos inúmeros pedidos que recebeu de familiares de pessoas portadoras de necessidades especiais. O parlamentar explicou que muitas pessoas com deficiências tem a imunidade mais baixa e, por isso, acabam tendo um risco maior de contrair a Covid-19. Ele comentou que a proposta está sendo analisada pelas comissões da casa antes de ser levado para discussão e votação em plenário. A previsão do deputado é que o projeto será aprovado, mas que pode levar um tempo para isso acontecer.
A deputada estadual LUCIANE CARMINATTI criticou o planejamento para a vacinação de professores anunciado nesta semana pelo governo do estado. De acordo com a parlamentar, o plano veio sem duas informações fundamentais: quando começa e de onde virão as doses. LUCIANE disse que Santa Catarina está atrasada na imunização dos trabalhadores das escolas e que outros estados, como São Paulo, Espírito Santo e Maranhão, já iniciaram o atendimento desse grupo prioritário. A deputada disse que quando a educação foi considerada atividade essencial em Santa Catarina, no ano passado, as estratégias para vacinação deveriam ter começado imediatamente. Ela criticou que só agora o governo estadual se manifestou e ainda com anúncios pela metade.
Três pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta quarta-feira em São Miguel do Oeste. Outras nove pessoas entraram para a lista de recuperados. No total, quatro mil 237 moradores contraíram a doença até agora no município e quatro mil 115 já se recuperaram. 82 estão com o vírus ativo. No Hospital Regional, a ocupação dois leitos de UTI está em 96 por cento. O setor tem 24 pacientes internados e apenas um leito livre. Na enfermaria são 16 confirmados com taxa de ocupação em cem por cento.
O prefeito em exercício, EDENILSON ZANARDI, se manifestou, nesta quarta-feira, sobre o período em que ficará à frente do poder executivo do município. Ele assumiu o cargo na terça-feira e vai permanecer comandando a prefeitura até o dia três de maio durante a licença do prefeito WILSON TREVISAN. ZANARDI disse que vai dar continuidade ao trabalho do prefeito, sem alterações expressivas porque há uma sintonia entre ele e o prefeito. O vice-prefeito ressaltou que as principais preocupações para as próximas duas semanas são as obras de asfaltamento do interior, as ações para enfrentar a pandemia do coronavírus e o atendimento das famílias que sofrem com a falta de água no interior.
As secretarias de Agricultura e de Obras estão atendendo cerca de 50 famílias que enfrentam problemas com a falta de água no interior e em algumas regiões da cidade. Segundo o secretário de Agricultura, ANTONIO ORSO, são 30 famílias do campo e 20 que moram nos arredores da cidade e não são atendidas pela Casan. Ao todo, são levadas seis cargas de água todos os dias para essas localidades. Em média, o município distribui entre 80 e 90 mil litros de água para essas famílias. ORSO citou que o número de pedidos aumenta a cada dia e a tendência é que o quadro se agrave nos próximos dias.
O município está monitorando os efeitos da falta de chuvas e não descarta a possibilidade de decretar situação de emergência. De acordo com o secretário de Agricultura, ANTONIO ORSO, os técnicos da pasta e da Epagri estão acompanhando os problemas decorrentes da falta de água e devem se reunir até o final do mês para uma análise mais profunda. ORSO destacou que outra preocupação é com as lavouras plantadas fora do zoneamento agrícola. Nesses casos, os agricultores terão dificuldades em acionar o seguro do Proagro. ORSO também comentou que a prefeitura e a Epagri está organizando uma compra coletiva de reservatórios de água para as famílias com problemas de abastecimento.
Um engavetamento envolveu quatro veículos no final da manhã de hoje na avenida Willy Barth. O acidente aconteceu por volta das 11 horas da manhã nas proximidades da Ceramia Wunsch. A colisão ocorreu no trecho da avenida onde estava instalada uma das lombadas eletrônicas. Os veículos envolvidos são uma Brasilia, um HB20, uma caminhonete F-100 e um Siena. A Polícia Rodoviária Federal controlou o transito e fez os encaminhamentos do caso. Ninguém ficou ferido. O transito ficou parcialmente interrompido no local.
O número de vítimas fatais nas rodovias da região cresceu mais de 100 por cento nos primeiros meses do ano. De acordo com o responsável do posto 12 da Polícia Rodoviária de Iporã do Oeste, sargento EDSON BARBOSA, foram registrados três obitos até o dia 20 de abril do ano passado. Neste ano, até a véspera do feriado de ontem, foram sete mortes em acidentes de trânsito na região de abrangência da Polícia Rodoviária. Um fato que chama atenção do sargento são os acidentes com motocicleta. Em 2021, foram 45 acidentes nas rodovias da região, o que representam redução de 37 por cento em relação ao mesmo período no ano passado. Por outro lado, o número de feridos, sejam leves ou graves, aumentou 33 por cento.
A Polícia Militar atendeu, nas últimas 24 horas, duas ocorrências de posse de drogas no município. O primeiro caso foi por volta das seis e 15 da tarde na rua Hélio dos Anjos Ortiz, centro da cidade. Os policiais abordaram uma mulher com maconha. A droga foi apreendida e a mulher vai responder a um termo circunstanciado. Na outra ocorrência, os policiais abordaram um grupo de três pessoas na rua Ângelo Grolli. Eles estavam fumando narguilé e um deles engoliu uma porção de maconha quando percebeu a aproximação dos policiais. A PM apreendeu uma pequena quantidade de maconha e confeccionou o termo circunstanciado para os envolvidos.
Um pessoa ficou ferida em um acidente no final da tarde de ontem na BR 163. A colisão aconteceu por volta das cinco da tarde em Guaraciaba e envolveu um Gol e um caminhão com placa de São Paulo. De acordo com o relato do caminhoneiro, o condutor fez uma ultrapassagem e colidiu na lateral do caminhão. O condutor do Gol teve ferimentos leves e foi socorrido pela equipe do Corpo de Bombeiros de Guaraciaba. O homem foi levado parao Hospital São Lucas.