-QUEIROGA PREVE VACINAÇÃO DOS GRUPOS PRIORITÁRIOS ATÉ SETEMBRO
-NÚMERO DE PACIENTES NA FILA POR LEITOS DE UTI É O MENOR DESDE FEVEREIRO
-SEMANA DO ESCOTEIRO DESTACA AÇÕES DO MOVIMENTO EM ITAPIRANGA
-PREFEITO RELATA AÇÕES EM PROGRAMAS AO SETOR AGRICOLA
-VEREADOR JUSTIFICA REJEIÇÃO DE PROJETO E DEFENDE MAIOR DEBATE
-PREFEITO DESTACA INVESTIMENTOS EM 32 ANOS DE EMANCIPAÇÃO DE TUNÁPOLIS
-ACIDENTE NA BR 163 DEIXA UM FERIDO
-HOMEM ENGOLE MACONHA PARA TENTAR EVITAR FLAGRANTE DA PM
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 30 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 48 centavos. O euro está valendo seis reais e 62 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
A ministra da Saúde da Argentina, CARLA VIZZOTTI, disse nesta quarta-feira que o país enfrenta o "pior momento da pandemia". Ela defendeu priorizar a saúde da população enquanto a prefeitura de Buenos Aires tenta impedir o fechamento de escolas. A Argentina já registrou, desde o início da pandemia, mais de dois milhões e 700 mil casos confirmados de Covid-19. Nesta quarta, o país atingiu a triste marca das 60 mil mortes por complicações da doença. Foram 316 nas últimas 24 horas, segundo o boletim oficial do estado.
O presidente do Equador, LENÍN MORENO, decretou nesta quarta-feira estado de exceção por 28 dias no país, que inclui toque de recolher. A medida foi adotada diante da velocidade de contágio da Covid-19. Anunciado por MORENO no Twitter, o decreto afeta 16 das 24 províncias do país, passa a valer nesta sexta e vai até dia 20 de maio. O estado de exceção, segundo MORENO, é uma resposta ao impacto da covid em adolescentes, que lotam unidades de terapia intensiva, assim como à presença de novas variantes do vírus. MORENO falou que o país vive "uma calamidade pública".
Lideranças de mais de 40 países participam nesta quinta-feira do primeiro dia da Cúpula de Líderes sobre o Clima, organizada pelo governo dos Estados Unidos. O presidente brasileiro JAIR BOLSONARO é um dos convidados a falar sobre o combate às mudanças climáticas na reunião virtual que ocorre na quinta e sexta-feira. Entre os pontos mais importantes do debate estão a volta dos Estados Unidos para as discussões internacionais sobre o clima e as novas metas na redução de emissões até o fim da década. Outro ponto é o financiamento para projetos de países em desenvolvimento.
A Fundação Oswaldo Cruz anunciou nesta quarta-feira que vai entregar, na próxima sexta-feira, cinco milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra Covid-19 produzidas pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos, o Bio-Manguinhos. A quantidade supera a previsão inicial para esta semana em 300 mil doses. Por questões logísticas relacionadas à distribuição das vacinas, a Fiocruz passará a liberar os lotes para o Programa Nacional de Imunizações sempre às sextas-feiras. Para a semana que vem, o cronograma prevê mais seis milhões e 700 mil doses.
O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, afirmou nesta quarta-feira que prevê vacinar contra Covid-19, com duas doses, todo o grupo prioritário até setembro. Ao todo, são 77 milhões de pessoas. Em entrevista coletiva, o titular da pasta acrescentou que o objetivo é que isso ocorra antes, mas preferiu não se comprometer com um prazo menor diante da dificuldade em obter mais doses de imunizantes. No próximo mês, a vacinação avança para a etapa das pessoas abaixo de 60 anos com comorbidades. Devido à falta de vacinas para aplicar em todos, o Ministério da Saúde organizará a imunização por faixa etária, iniciando de 59 a 55 anos.
O Senado Federal analisará nos próximos dias projeto de lei, aprovado na Câmara dos Deputados na madrugada desta quarta-feira que torna a educação básica e superior serviços essenciais. A proposta considera que, sendo essenciais, as aulas não podem ser interrompidas durante a pandemia de covid-19. Na prática, caso a matéria seja aprovada também pelo Senado, governadores e prefeitos não poderão mais determinar o fechamento dos estabelecimentos de ensino. Os líderes partidários irão se reunir nesta quinta-feira e o assunto pode ser abordado no encontro. A proposta dispõe sobre o reconhecimento da educação básica e superior, nas redes privada e pública, em formato presencial, como serviços e atividades essenciais.
O balanço parcial de vacinação contra a Covid-19 divulgado nesta quarta-feira, mostra que Santa Catarina aplicou um milhão 326 mil 887 doses da vacina contra a Covid-19 na população dos grupos prioritários. Do total, 916 mil 930 foram da primeira dose e 409 mil 957 da segunda. Em um comparativo com o boletim de doses divulgado na segunda-feira, houve um aumento de 50 mil no número de doses aplicadas. Santa Catarina registra agora a média diária de mil 484 novos casos de Covid-19 em abril, conforme boletim divulgado nesta quarta-feira. No total, foram 31 mil 178 apenas nos 21 dias deste mês e 863 mil 842 positivados desde o início da pandemia.
A governadora interina DANIELA REINEHR se manifestou nesta quarta-feira sobre a decisão de não assinar a carta dos governadores ao presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, com compromissos ambientais. Em nota, DANIELA diz que as relações internacionais cabem à União, e que o documento é um “manifesto sem qualquer eficácia prática ou jurídica”. Além de Santa Catarina, apenas Roraima e Rondônia não assinam a carta. Esta é a segunda carta conjunta que DANIELA não assina, em 20 dias de interinidade. A primeira foi um pedido de governadores à ONU para reforçar o retorno do consórcio internacional Covax ao Brasil, para reforço no fornecimento de vacinas.
Pela primeira vez em 50 dias, o número de pacientes na fila de espera por leitos de terapia intensiva é inferior a 100 em Santa Catarina. Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, há 91 pessoas nesta quarta-feira, aguardando uma vaga. É o menor número desde, pelo menos, três de março, quando o órgão passou a divulgar diariamente de forma detalhada a informação. A Secretaria da Saúde também confirmou nesta quarta-feira novas 82 mortes por covid-19, somando agora 12 mil 842 desde março do ano passado. Também houve a adição de dois mil 683 casos confirmados de coronavírus, que totalizam 863 mil 842 desde o início da pandemia. Com mais 38 pacientes em relação à terça-feira, o Estado soma 20.263 casos ativos, que estão em tratamento contra a covid-19 e são capazes de transmitir o coronavírus.
O grupo de Escoteiro Pedra Vermelha de Itapiranga desenvolve atividades para comemorar a Semana Escoteira. Programação prossegue até o dia 24 com diversas ações de divulgação da proposta educativa. O diretor presidente, MAIKEL SCHNEIDER, declarou em entrevista a Rádio Itapiranga que o dia do escoteiro é comemorado no dia 23 de abril, nesta sexta-feira. A data foi escolhida em 1910, pelo fundador do Movimento Escoteiro, lorde inglês Robert Baden-Powell, por ser o mesmo dia em que se celebra São Jorge, patrono do Escotismo.
Pandemia afetou drasticamente atividades dos escoteiros. Ações por redes sociais são alternativas para manter o movimento. O diretor presidente do grupo Pedra Vermelha, MAIKEL SCHNEIDER, ressalta que a Semana do Escoteiro 2021 inclui reportagens, participação em celebração religiosa, postagens em redes sociais, caminhadas, canções, visitas, exposição em vitrines e demais ações com envolvimento de todos os membros juvenis e adultos. Além disso, como forma de demonstrar o orgulho de ser escoteiro, os jovens participantes irão vestir seu uniforme durante a semana, divulgando o escotismo. O Grupo Escoteiro Pedra Vermelha, fundado em 1998 em Itapiranga, realiza atividades com crianças, adolescentes, jovens e adultos contribuindo para que assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter.
Atualmente o grupo Pedra Vermelha conta com 97 associados e as inscrições para novos membros acontecem no mês de julho. O residente do grupo, MAIKEL SCHNEIDER reconhece a redução no efetivo seguindo constatação a nível estadual e nacional. A queda é justificada pela impossibilidade de colocar em prática um dos principais atrativos relacionado aos acampamentos e outras atividades diferenciadas. Segundo SCHNEIDER, as crianças e adolescentes tiveram mais tarefas escolares online e isso afetou acompanhamento das ações dos escoteiros. Ele é otimista com a possibilidade de retornarem ao grupo com o recomeço das atividades presenciais. Cita que o Pedra Vermelha teve no período de 2019 para 2020 um dos maiores crescimentos da história com acréscimo de 35 por cento dos associados.
Moção pede ao INSS que retome perícias aos segurados na agência do INSS. A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste aprovou por unanimidade uma moção de apelo para que o INSS retome as perícias aos segurados na agência de São Miguel do Oeste, em regime de urgência. Desde o início da pandemia de Covid-19, a agência de São Miguel do Oeste deixou de atender presencialmente os segurados, cancelando as perícias médicas agendadas. A agência do INSS mais próxima que retomou atendimentos presenciais fica em Chapecó. Como consequência, restam as reclamações e angústias dos segurados, que não conseguem exercer suas atividades laborativas, bem como, sequer são submetidos a avaliação pericial, consequentemente, afastando a possibilidade de concessão dos benefícios de incapacidade.
A Escola de Educação Básica Cristo Rei reabriu a biblioteca nesta terça-feira. O local estava sem atendimento devido à pandemia. Conforme a diretora da escola, ANDREA HACKENHAAR, as aulas presenciais retornaram há um mês e a reabertura da biblioteca veio a partir de ampla solicitação dos alunos, que querem retirar livros. A professora orientadora de leitura, JOCIELA, junto com outras orientadoras, as professoras CAROLINA e SILVANA, prepararam espaço na biblioteca para recepcionar os estudantes. No local também ocorre contação de histórias, com a assistente de Educação, SIAMARA. Hoje o acervo da escola de Linha Cristo Rei chega a quase 18 mil obras disponíveis para leitura. Os novos livros já foram apresentados aos estudantes e são emprestados tanto para alunos, quanto professores e a comunidade.
A EEB Cristo Rei também promoveu evento virtual chamado Dia da Família na Escola, no domingo. Conforme a diretora ANDREA, a programação consistiu em desafiar as famílias e os alunos a desfrutarem um pouco mais o tempo que passam juntos neste período de pandemia. As famílias foram estimuladas a escolher um momento para registrar e encaminhar à escola. ANDREA HACKENHAAR destaca que muitas famílias compartilharam fotos destes momentos de união e que haverá um mural na escola onde as fotos serão expostas. A diretora enaltece ainda o projeto Redescobrindo a Arte de Conviver, que visa acolher alunos e professores na escola nesta retomada das atividades presenciais.
Itapiranguenses realiza mobilização por vacina contra o coronavírus em pleno feriado. Os profissionais da saúde seguem mobilizados na aplicação das vacinas contra o coronavírus. A secretaria de Saúde de Itapiranga, realizou no feriado desta quarta-feira, nova etapa de vacinação em sistema drive-thru, no Complexo Oktober. 196 itapiranguenses acima de 64 anos foram imunizados com a vacina de Oxford-AstraZeneca, da Fundação Oswaldo Cruz. A secretária de saúde, CLAIR HEINEN, destaca que o município tem dado celeridade à imunização, aplicando as doses imediatamente após o envio pelo Ministério da Saúde ao Estado, que distribuiu as doses às gerências de saúde. CLAIR lembra que é necessário continuar se cuidando após tomar a vacina, usando máscara, higienizando as mãos e mantendo distanciamento social.
Prefeito comenta sobre ações na Agricultura. A semana é marcada por uma série de decisões que envolvem a agricultura de São João do Oeste. De acordo com o prefeito GENÉSIO ANTON, nesta terça-feira foi inaugurado projeto de transporte de calcário, por meio da aprovação na sessão ordinária da Câmara de Vereadores. A partir deste ano o município não dispõe mais de local onde é distribuído calcário. A Cooper A1, que administra programa de calcário do estado, disponibiliza o material no silo da cooperativa, em Iporã do Oeste. Segundo ANTON, São João do Oeste não tem amparo de lei que permite buscar o calcário com caminhão da prefeitura fora do município. Desta forma, foi aprovada lei na qual o produtor pode contratar empresa para buscar o calcário em Iporã do Oeste e será subsidiado com o valor de 29 reais e 94 centavos por tonelada de calcário que retirar. O prefeito diz que maioria dos agricultores ainda não assinou contrato para receber o material.
Ainda na terça-feira, São João do Oeste anexou o valor antes destinado ao Programa de Horas Máquina, ao bônus agrícola. GENÉSIO ANTON explica que o município suspendeu o Horas Máquina temporariamente, por encontrar dificuldades internas e em condições ambientais para a execução do programa. O prefeito salienta que no ano passado foram pagos 400 mil reais de bônus agrícola e 320 mil em Horas Máquina. O valor máximo que o agricultor pode receber de bônus passou agora para mil 240 reais. Quase o dobro do que era pago no ano passado, de 640 reais por produtor. Segundo ANTON, cada produtor que emitiu nota no ano passado tem direito de receber o bônus.
O prefeito de São João do Oeste lamenta o fato da câmara ter rejeitado alterações no Programa de Melhoramento Genético, pois segundo ele, o tema tomou rumos políticos. Frisa que o município teve dois meses de tratativas com a Câmara de Vereadores, com várias reuniões. Até mesmo os vereadores do MDB, que conforme ANTON, apoiavam a administração, votaram contra. Salienta que boa parcela dos produtores que compram sêmen bovino fora, principalmente da Cooper A1, em busca de genética diferenciada, neste ano novamente não poderão receber bonificação do município. A alternativa agora é voltar a comprar sêmen por licitação. Neste sentido, o prefeito observa que há grande dificuldade para proporcionar um padrão genético que se equipare ao que o município vinha trabalhando nos últimos anos.
O município está encaminhando nova licitação de sêmen bovino. De acordo com GENÉSIO ANTON, é necessário fazer uma descrição mais aberta, para se enquadrar na lei da ampla concorrência e ser liberado pelo Ministério Público. ANTON reitera que o estoque de sêmen da raça holandesa está praticamente no fim, e outras raças também. Algumas de gado de corte já estão em falta e na estimativa do prefeito, é possível que os produtores de leite também venham a ter falta do produto. Para Jersey e outras raças de corte ainda há um volume até o mês de agosto, porém o sêmen de holandesa demanda que o processo de fornecimento seja acelerado.
A polêmica gerada em torno do projeto de alteração do Programa de Melhoramento Genético segue repercutindo em São João do Oeste. O vereador EGÍDIO SIMON, lembra que foi eleito pelo povo para ser um representante na câmara e precisa observar o interesse coletivo. Cita que ouviu os produtores rurais e a grande maioria defende a sequência do programa que vem sendo mantido ao longo de vários anos no município. Ele avalia que o Melhoramento Genético de São João do Oeste tem resultados positivos e não pode ser mudado e colocar em risco o acesso igualitário aos pequenos, médios e grandes produtores de leite. O legislativo rejeitou o projeto enviado pelo executivo por entender que não tem motivos para novas propostas no sistema de compra coletiva. SIMON diz ainda que o sistema atual permite que a prefeitura conceda incentivo de 25 reais por dose para os produtores que optarem por realizarem compra individual.
A polêmica está justamente nesta liberdade aos produtores de buscarem o sêmen de preferência no mercado. A prefeitura alega que falta legalidade para subsídios. Já os produtores preferem a compra coletiva e a distribuição por parte do município. EGIDIO SIMON destaca que o orçamento da secretaria da Agricultura está aprovado com recursos disponíveis para a compra de sêmen neste ano. O vereador defende um debate mais amplo com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural para implantação de novo sistema a partir do 2022. O projeto foi apresentado duas vezes e não teve aprovação dos vereadores.
O prefeito MARINO FREY afirma que Tunápolis tem muito para comemorar seus 32 anos de emancipação, segunda, dia 26 de abril. Ele relata que acompanhou todo o processo de emancipação e também a trajetória das administrações em mais de três décadas. Pela segunda vez exercendo o cargo de prefeito, FREY elogia o trabalho desenvolvidos pelos demais gestores do município com evolução significativa. Cita que atualmente diversas obras estão em desenvolvimento na cidade e interior melhorando a infraestrutura em várias áreas. O prefeito lamenta que a pandemia impede comemorações com presença de público. Para este ano estava prevista a escolha das Soberanas da Efacitus para 2022. Baile, desfile e programações com presença de público seguem impossibilitados.
MARINO FREY observa que serão feitas homenagens virtuais e algumas programações alusivas ao aniversário, mas sem gerar aglomeração de pessoas. Um dos exemplos é a Associação Coral Santa Cecília de Tunápolis que promove a primeira Live Encanto. Será neste domingo, véspera do feriado municipal, às 18 horas e 30 minutos. Na oportunidade, serão apresentados cantos ao vivo, como também, arquivos memoráveis, um pequeno resgate histórico e a homenagem aos 32 anos de emancipação político-administrativa de Tunápolis. O prefeito chama atenção que as necessidades mudam com o tempo e a gestão pública precisa ser moderna e ágil para atender as demandas. FREY reforça o município vive um bom momento, porém com desafios provocados pela pandemia.
Prefeito projeta investimentos com recursos estaduais e federais. MARINO FREY é otimista para a liberação de emendas parlamentares. Cita que já esteve m Brasília para diversos encaminhamentos em gabinetes de senadores e deputados federais, além de visitas em ministérios. O prefeito de Tunápolis ainda não buscou recursos presencial em Florianópolis, no entanto mantém frequente contato com secretarias e deputados para obter verbas em diferentes áreas. No momento a prioridade é a conclusão de obras que estão em andamento. MARINO FREY entende que a pandemia afetou investimentos em alguns setores e projeta avanços nos próximos meses para novos empreendimentos.
Uma pessoa ficou ferida em um acidente no final da tarde de ontem na BR 163. A colisão aconteceu por volta das cinco da tarde em Guaraciaba e envolveu um Gol e um caminhão com placa de São Paulo. De acordo com o relato do caminhoneiro, o condutor fez uma ultrapassagem e colidiu na lateral do caminhão. O condutor do Gol teve ferimentos leves e foi socorrido pela equipe do Corpo de Bombeiros de Guaraciaba. O homem foi levado parao Hospital São Lucas.
Mulher é atingida por veículo no centro de Mondaí. Um atropelamento de pedestre foi registrado na manhã desta quinta-feira no centro de Mondaí. Segundo informações da Polícia Militar, que atendeu a ocorrência, o fato envolveu um veículo Saveiro e uma pedestre, nas proximidades da pracinha. Segundo a Guarnição da PM, o veículo estava transitando pela Avenida do Engenho e ao realizar manobra para acessar a Avenida Porto Feliz acabou colidindo em uma mulher, que fazia a travessia pela faixa de pedestres. A vítima sofreu lesões corporais leves sendo encaminhada pela ambulância do município para o Hospital de Mondaí. A mulher apresentava lesões leves no joelho esquerdo e na mão direita. A Polícia Militar também esteve presenta na ocorrência.
O número de vítimas fatais nas rodovias da região cresceu mais de 100 por cento nos primeiros meses do ano. De acordo com EDSON BARBOSA, segundo sargento e responsável do posto 12 da Polícia Rodoviária de Iporã do Oeste, no ano passado, até o dia 20 de abril ocorreram três óbitos em rodovias da região. Já no ano novo, até a véspera do feriado de hoje foram registradas sete mortes em acidentes de trânsito na região de abrangência da Polícia Rodoviária local. Um fato que chama atenção é sobre acidentes com motocicleta, que vem aumentando. A principal causa destes acidentes, segundo BARBOSA, é a falta de atenção, embriaguez e excesso de velocidade. Em 2021, até o dia de ontem ocorreram 45 acidentes nas rodovias da região, que representam redução de 37% em relação ao mesmo período no ano passado. Por outro lado, o número de feridos, sejam leves ou graves, aumentou 33%.
Conforme BARBOSA, agora ocorre a Operação Salvando Vidas, que compreende ações para coibir as principais causas de acidentes que resultem em vítimas graves nas rodovias. Neste sentido são efetuadas palestras para o Regimento de Cavalaria Mecanizado de SMO, pois inclusive muitos recrutas que se deslocam de motocicleta para o quartel estão nas estatísticas de acidentes de trânsito. BARBOSA enfatiza que empresas particulares e públicas da região solicitam palestras para orientar condutores, de modo a respeitarem o trânsito e andar adequadamente, para efetivamente salvar vidas, como diz o tema da operação. Ele destaca a parceria com as Polícias Militar e Civil, que realizam atividades em pontos estratégicos, para proporcionar melhor fluidez ao trânsito e coibir fatos que causem riscos à ordem pública como um todo.
A Polícia Militar de São Miguel do Oeste atendeu, nas últimas 24 horas, duas ocorrências de posse de drogas no município. O primeiro caso foi por volta das 18 horas e 15 minutos na Rua Hélio dos Anjos Ortiz, centro da cidade. Os policiais abordaram uma mulher com maconha. A droga foi apreendida e a mulher vai responder a um termo circunstanciado. Na outra ocorrência, os policiais abordaram um grupo de três pessoas na rua Ângelo Grolli. Eles estavam fumando narguilé e um deles engoliu uma porção de maconha quando percebeu a aproximação dos policiais. A PM apreendeu uma pequena quantidade de maconha e confeccionou o termo circunstanciado para os envolvidos.