ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 22/04/21

A ministra da Saúde da Argentina, CARLA VIZZOTTI, disse nesta quarta-feira que o país enfrenta o "pior momento da pandemia". Ela defendeu priorizar a saúde da população enquanto a prefeitura de Buenos Aires tenta impedir o fechamento de escolas. A Argentina já registrou, desde o início da pandemia, mais de dois milhões e 700 mil casos confirmados de Covid-19. Nesta quarta, o país atingiu a triste marca das 60 mil mortes por complicações da doença. Foram 316 nas últimas 24 horas, segundo o boletim oficial do estado.

O presidente do Equador, LENÍN MORENO, decretou nesta quarta-feira estado de exceção por 28 dias no país, que inclui toque de recolher. A medida foi adotada diante da velocidade de contágio da Covid-19. Anunciado por MORENO no Twitter, o decreto afeta 16 das 24 províncias do país, passa a valer nesta sexta e vai até dia 20 de maio. O estado de exceção, segundo MORENO, é uma resposta ao impacto da covid em adolescentes, que lotam unidades de terapia intensiva, assim como à presença de novas variantes do vírus. MORENO falou que o país vive "uma calamidade pública".

Lideranças de mais de 40 países participam nesta quinta-feira do primeiro dia da Cúpula de Líderes sobre o Clima, organizada pelo governo dos Estados Unidos. O presidente brasileiro JAIR BOLSONARO é um dos convidados a falar sobre o combate às mudanças climáticas na reunião virtual que ocorre na quinta e sexta-feira. Entre os pontos mais importantes do debate estão a volta dos Estados Unidos para as discussões internacionais sobre o clima e as novas metas na redução de emissões até o fim da década. Outro ponto é o financiamento para projetos de países em desenvolvimento.

A Fundação Oswaldo Cruz anunciou nesta quarta-feira que vai entregar, na próxima sexta-feira, cinco milhões de doses da vacina OxfordAstraZeneca contra Covid-19 produzidas pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos, o Bio-Manguinhos. A quantidade supera a previsão inicial para esta semana em 300 mil doses. Por questões logísticas relacionadas à distribuição das vacinas, a Fiocruz passará a liberar os lotes para o Programa Nacional de Imunizações sempre às sextas-feiras. Para a semana que vem, o cronograma prevê mais seis milhões e 700 mil doses.

O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, afirmou nesta quarta-feira que prevê vacinar contra Covid-19, com duas doses, todo o grupo prioritário até setembro. Ao todo, são 77 milhões de pessoas. Em entrevista coletiva, o titular da pasta acrescentou que o objetivo é que isso ocorra antes, mas preferiu não se comprometer com um prazo menor diante da dificuldade em obter mais doses de imunizantes. No próximo mês, a vacinação avança para a etapa das pessoas abaixo de 60 anos com comorbidades. Devido à falta de vacinas para aplicar em todos, o Ministério da Saúde organizará a imunização por faixa etária, iniciando de 59 a 55 anos.

O Senado Federal analisará nos próximos dias projeto de lei, aprovado na Câmara dos Deputados na madrugada desta quarta-feira que torna a educação básica e superior serviços essenciais. A proposta considera que, sendo essenciais, as aulas não podem ser interrompidas durante a pandemia de covid-19. Na prática, caso a matéria seja aprovada também pelo Senado, governadores e prefeitos não poderão mais determinar o fechamento dos estabelecimentos de ensino. Os líderes partidários irão se reunir nesta quinta-feira e o assunto pode ser abordado no encontro. A proposta dispõe sobre o reconhecimento da educação básica e superior, nas redes privada e pública, em formato presencial, como serviços e atividades essenciais.

O balanço parcial de vacinação contra a Covid-19 divulgado nesta quarta-feira, mostra que Santa Catarina aplicou um milhão 326 mil 887 doses da vacina contra a Covid-19 na população dos grupos prioritários. Do total, 916 mil 930 foram da primeira dose e 409 mil 957 da segunda. Em um comparativo com o boletim de doses divulgado na segunda-feira, houve um aumento de 50 mil no número de doses aplicadas. Santa Catarina registra agora a média diária de mil 484 novos casos de Covid-19 em abril, conforme boletim divulgado nesta quarta-feira. No total, foram 31 mil 178 apenas nos 21 dias deste mês e 863 mil 842 positivados desde o início da pandemia.

A governadora interina DANIELA REINEHR se manifestou nesta quarta-feira sobre a decisão de não assinar a carta dos governadores ao presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, com compromissos ambientais. Em nota, DANIELA diz que as relações internacionais cabem à União, e que o documento é um “manifesto sem qualquer eficácia prática ou jurídica”. Além de Santa Catarina, apenas Roraima e Rondônia não assinam a carta. Esta é a segunda carta conjunta que DANIELA não assina, em 20 dias de interinidade. A primeira foi um pedido de governadores à ONU para reforçar o retorno do consórcio internacional Covax ao Brasil, para reforço no fornecimento de vacinas.

Pela primeira vez em 50 dias, o número de pacientes na fila de espera por leitos de terapia intensiva é inferior a 100 em Santa Catarina. Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, há 91 pessoas nesta quarta-feira, aguardando uma vaga. É o menor número desde, pelo menos, três de março, quando o órgão passou a divulgar diariamente de forma detalhada a informação. A Secretaria da Saúde também confirmou nesta quarta-feira novas 82 mortes por covid-19, somando agora 12 mil 842 desde março do ano passado. Também houve a adição de dois mil 683 casos confirmados de coronavírus, que totalizam 863 mil 842 desde o início da pandemia. Com mais 38 pacientes em relação à terça-feira, o Estado soma 20.263 casos ativos, que estão em tratamento contra a covid-19 e são capazes de transmitir o coronavírus.

Pandemia altera, mas não impede semana da literatura na Escola Irma Florêncio. O evento já acontece há anos no educandário de Campo Erê, com oficinas pedagógicas, brinquedos, jogos e culinária. A professora REGINA BRITO explica que é ensinado sobre um autor ou obra específica, e as oficinas são todas relacionadas ao que as crianças aprenderam. Esse ano, devido à pandemia, a ação acontece em duas semanas, essa e na próxima, por causa do distanciamento exigido. Segundo a professora, o dia nacional do livro infantil, mesmo com as restrições, ainda será muito divertido e inspirador para as crianças.

Leitura foi deixada de lado durante o período com aulas online. Professora da Escola Irma Roberto Florêncio, de Campo Erê - REGINA BRITO, observa que algumas famílias incentivaram, mas a maioria dos pais também não tem o hábito da leitura. Frisa que suas aulas sempre começam com um conto. Primeiro ela fala uma história sobre o conteúdo, depois começa a ensinar. Hoje, descobrimento do Brasil, resgatou isso com os alunos. Comenta com os pequenos que a partir do momento que começarem a ler assuntos do dia a dia, vão aprender muito com as coisas.

Seguindo protocolos de segurança, Senai de São Lourenço do Oeste está voltando com aulas presenciais. Para cursos de qualificação e aperfeiçoamento, a Supervisora de Educação do Senai - JAQUELINE BORGES, informa que estão com inscrições abertas em diversas áreas. Destaca o curso de panificação e confeitaria, que muitas pessoas estão usando para se aperfeiçoar, e transformar numa segunda fonte de renda durante a pandemia. Conforme JAQUELINE, as áreas mais procuradas no Senai de São Lourenço são voltadas para elétrica e mecânica, com grande procura por profissionais qualificados na região.

Senai oferece cursos rápidos e com aulas práticas. A Supervisora de Educação da instituição - JAQUELINE BORGES, comenta que o curso de eletricista residencial básico, com inscrições abertas, tem somente 68 horas, feitas em dois dias por semana. A formação de eletricista instalador industrial, já mais voltada para a área profissional, deve iniciar uma turma em junho. Lembra ainda os cursos de manutenção e ajustador mecânico, torneiro, soldador e as qualificações voltadas a gestão. O Senai ainda ajuda na busca por emprego, divulgando vagas nos grupos de alunos, quando é procurado por empresas pedindo profissional especializado. Em São Lourenço funciona junto ao polo da Unopar, na rodovia Acesso Sul, atendendo das 13 às 22 horas.

Campo Erê registra novos casos de dengue em meio à pandemia do coronavírus. São dois novos confirmados com a doença no município, como conta SAMARA RONCHI - enfermeira Coordenadora de Vigilância em Saúde. Explica que quando novos casos de dengue são registrados, a equipe de saúde faz uma investigação de onde a pessoa esteve durante o tempo que podia estar transmitindo. Com o mapa em mãos, avaliam os locais onde deve ser aplicado o UVB – conhecido como fumacê. Salienta que a Regional de Saúde orienta a aplicação do inseticida o quanto antes, pois a dengue mata, principalmente nesse momento com poucos leitos de UTI disponíveis.

Fumacê mata todos os mosquitos onde é aplicado, mas não faz mal para o ser humano. Segundo SAMARA RONCHI, por eliminar todos os mosquitos nas imediações onde é aplicado, é necessário fazer uma boa investigação e aplicar o mínimo possível. Por não afetar humanos, a recomendação é que se aplicado perto de casa, a população deixe as portas e janelas abertas, pois os mosquitos se escondem dentro das residências. A enfermeira Coordenadora de Vigilância em Saúde de Campo Erê, frisa que a dengue é controlável, desde que tenha ajuda da população na eliminação de criadouros.

Agricultura de Anchieta está implantado projeto de apoio a brucelose e tuberculose. A informação é do Secretário da Agricultura do municípioRAFAEL FERREIRA. Conforme ele, a pasta está iniciando esse projeto para incentivar os produtores a realização dos exames de zoonoses nas propriedades. O Secretário destacou que as empresas estão exigindo o exame negativo para a doença. Algumas propriedades já estão buscando informações junto à secretaria para implantar o projeto de reduzir os impactos negativos.

Outras estão buscando a certificação de área livre de brucelose e tuberculose. Os produtores que tiverem interesse podem se deslocar até a secretaria da agricultura com os dados pessoais e a quantidade de animais que possui na propriedade. Se preferir poderá entrar em contato pelo telefone 3653-3275. FERREIRA salientou que a intenção da secretaria é iniciar os trabalhos no próximo mês. O Secretário ressaltou que os produtores estão buscando o auxílio para reduzir ou erradicar os casos de brucelose e tuberculose.

De acordo com ele, essa oportunidade ajudará os produtores a reduzirem os custos com os exames. Através do SEBRAE, a contrapartida do agricultor é de 14 reais para cada exame. O preço praticado em média é de 35 reais. RAFAEL FERREIRA - Secretário da Agricultura do município de Anchieta destacou que o produtor pode buscar informações na secretaria de agricultura de Anchieta.

Com as atividades presenciais canceladas, a profissão de advogado é muito afetada pela pandemia. De acordo com LUIZ MAZETTO – que atua na comarca de Campo Erê, já a mais de um ano o coronavírus traz dificuldade para os advogados. Principalmente pelos processos que foram travados devido ao cancelamento das audiências presenciais. Ele comenta que no final de 2020 algumas voltaram a acontecer virtualmente. Os envolvidos no processo iam cada um no escritório de seu defensor, e em chamada de vídeo com todos que estavam presentes no tribunal, acontecia à audiência. Porém, uma nova resolução cancelou todos os atos presenciais, o que impediu o andamento da maioria dos projetos.

Audiência online seria uma forma de dar sequência aos processos. Como conta o advogado atuante na comarca de Campo Erê - LUIZ MAZETTO, mesmo com a nova resolução do Tribunal de Justiça, que impede audiências também por vídeo, existem exceções. Ele explica que em processos criminais, nos casos onde o réu é preso, podem seguir virtualmente, cada um onde está, via internet. O advogado fala que processos criminais tem data limite para serem encerrados, e por isso devem seguir. Processos civis estão parados, e os que precisam de testemunhas devem seguir assim até que sejam liberadas as audiências.

Todas as secretarias municipais de Campo Erê tem projetos sólidos. Quem garante é a prefeita ROSANE MOREIRA. Ela aponta na saúde como uma das conquistas, a contratação de um ginecologista e um pediatra também será contratado. Depois que passar a pandemia a pasta vai investir na odontologia. Os investimentos na Educação. Será reformada a Escola João Telles e o CEI Anjo da Guarda será ampliado, assim como a Creche Turma da Mônica do bairro Mello. Já está em processo de licitação a compra de uma van refrigerada, projeto que existe desde o tempo em que a prefeita era vereadora.

Secretaria de Assistência Social de Campo Erê recebeu a recomendação do Ministério Público para fazer a desocupação de uma área. ROZANE lamenta a situação das famílias, mas a prefeitura terá que atender a orientação da promotora. Por outro lado, a prefeita anuncia o encaminhamento de um programa habitacional para melhorar as moradias nos bairros. O programa vai atender especialmente a Vila Feliz, onde existe muita precariedade nas residências. O município vai melhorar a qualidade de vida das famílias, inclusive construindo calçamento. Porém, cada morador terá que se empenhar também.

Um acidente deixou um rapaz ferido em Francisco Beltrão. A colisão foi ontem entre uma moto e um carro, que bateram no cruzamento das Ruas Curitiba e Hilário Picinini, próximo ao Parque de Exposições. Se envolveram um Cobalt e uma CG 150. A batida deixou ferido o piloto da moto, de 23 anos, que teve que ser levado a UPA 24 horas pelo Corpo de Bombeiros. A PM esteve no local fazendo boletim de ocorrência.

Mulher é flagrada abandonando filhote de cachorro em Novo Horizonte. Uma cena que não é incomum em várias cidades do Brasil foi repetida em Novo Horizonte. Uma mulher foi flagrada por câmeras de monitoramento de um estabelecimento comercial abandonando um filhote de cachorro. Conforme informações dos Protetores Independentes de Animais (PIA) de São Lourenço do Oeste o filhote é uma fêmea e está na casa de uma protetora. Um boletim de ocorrência será registrado e, com base nas imagens, será identificada a responsável pelo abandono.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.