-GOVERNO COMEÇA A PAGAR 13º PARA APOSENTADOS NESTA SEXTA-FEIRA
-PERDAS COM A ESTIAGEM JÁ SOMAM 386 MILHÕES EM SANTA CATARINA
-MAIS DE SEIS MIL E 600 PESSOAS JÁ FORAM IMUNIZADAS CONTRA A GRIPE
-EMPRESÁRIOS DO SETOR DE EVENTOS RELATAM DIFICULDADES COM PANDEMIA
-PACIENTE DE PINHALZINHO MORRE NO HOSPITAL REGIONAL. NOVO EXAME DESCARTOU COVID-19
-OPERAÇÃO HORUS DA PM PRENDE DOIS FORAGIDOS DA JUSTIÇA
-MULHER FICA FERIDA EM CAPOTAMENTO DE VEÍCULO NO INTERIOR
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 25 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 50 centavos para a compra e seis reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.
O primeiro-ministro da Espanha, PEDRO SANCHEZ, disse que seu governo planeja reduzir as medidas de restrições de circulação na segunda quinzena de maio. De acordo com ele, as restrições serão reduzidas lenta e gradualmente para garantir a segurança. A quarentena foi colocada em Espanha em 14 de março. Na semana passada, empresas que atuam em alguns setores não essenciais tiveram a autorização de retomar suas atividades. Na Alemanha, os casos confirmados de coronavírus aumentaram em dois mil 237, elevando o total para 145 mil 694. O número de mortes aumentou em 281 novos óbitos e foi para quatro mil 879 no total.
A polícia do Canadá informou nesta terça-feira que o total de mortos por causa do ataque a tna província da Nova Escócia subiu para 23, número que inclui o assassino. Com a atualização, o assassinato em massa ocorrido no domingo foi o pior da história do país. Ainda na noite de sábado, um homem de 51 anos disfarçado de policial começou a disparar a esmo em pequenas comunidades rurais da província, localizada na costa leste do Canadá.
A ofensiva durou 13 horas, e o assassino foi morto após percorrer 100 quilômetros. Uma policial também morreu. O motivo do assassinato em massa ainda não está claro.
O Senado dos Estados Unidos aprovou no fim da tarde desta terça-feira um pacote de 481 bilhões de dólares a mais para aliviar as consequências da pandemia do novo coronavírus sobre a economia do país. Mais cedo, líderes do congresso e a Casa Branca haviam chegado a um acordo sobre o projeto que agora segue para a sanção do presidente DONALD TRUMP. Segundo um assessor do congresso, o acordo prevê a seguinte divisão: 321 bilhões para um programa de empréstimos para pequenas empresas, 60 bilhões para um programa de empréstimos para desastres, também para pequenas empresas, 75 bilhões para hospitais e 25 bilhões para testes nacionais de coronavírus.
O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, determinou a abertura de um inquérito para apurar a organização de atos contra a democracia no país. MORAES atendeu a um pedido do procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS. O ministro manteve o caso sob sigilo e autorizou a busca de provas pedidas pelo Ministério Público Federal. A investigação tem como pano de fundo atos realizados neste domingo em todo o país e que tinham entre os manifestantes defensores do fechamento do Congresso, do STF e da reedição do AI-5, o ato institucional que endureceu o regime militar. O presidente JAIR BOLSONARO, que chegou a discursas em um dos atos, não é alvo da investigação.
As secretarias estaduais de Saúde divulgaram 43 mil 592 casos confirmados de infectados pelo novo coronavírus no Brasil. O número de óbitos pela Covid-19 chega a duas mil 769. As mortes estão concentradas nos estados de São Paulo que tem mil e 93 óbitos, no Rio de Janeiro com 461 e em Pernambuco com 260. As unidades de terapia intensiva de Manaus já chegam ao seu limite de atendimento. Por falta de vagas e de pessoal, os hospitais já não conseguem atender todos os pacientes. O governo do estado declarou que o sistema de saúde do Amazonas está entrando em colapso. Ontem, o Ministério de Saúde confirmou que mais de 22 mil e 900 pacientes com Covid-19 se recuperaram da doença, número que representa mais da metade dos casos confirmados.
A antecipação do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do INSS que começa nesta sexta-feira deverá injetar 47 bilhões e 200 milhões reais na economia. A expectativa é do governo federal. A medida faz parte de um conjunto de ações para enfrentar a crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Além do reflexo na economia, os recursos podem trazer um impacto positivo num momento de apreensão. A primeira parcela será paga entre os dias 24 de abril e 8 de maio, seguindo o mesmo calendário de pagamento do benefício. O valor corresponde a 50 por cento do total do décimo terceiro. A segunda parcela será paga entre os dias 25 de maio a cinco de junho, com a cobrança de impostos.
A estiagem que atinge Santa Catarina desde metade do ano passado deve causar perdas de 386 milhões de reais somente na soja, milho, feijão e leite. Como não há uma estimativa oficial de valores até o momento, o cálculo foi baseado em informações de perdas fornecidas pela Epagri e pelo Sindicato das Indústrias de Laticínios e Derivados de Santa Catarina. No leite além da perda de 20 por cento da entressafra, o Sindileite estima uma quebra de cinco por cento com a estiagem. Como o volume de produção e Santa Catarina é de sete milhões de litros por dia, isso representaria 350 mil litros a menos por dia. No milho, a queda na produção é de quase 10 por cento. Na soja, a redução prevista é de quatro vírgula quatro por cento.
O estado registrou duas novas mortes por coronavírus. Uma delas é em Florianópolis, de um homem de 53 anos que não fazia parte de grupo de risco, e a outra é em Pouso Redondo, no Vale do Itajaí, de um homem de 49 anos. Com isso, o número de óbitos sobe para 37. Já o número de pacientes positivados para a doença aumentou para mil e 91. Em relação ao dia anterior, são 28 diagnósticos positivos para a infecção a mais. 102 pessoas estão hospitalizados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva. Dessas, 66 fazem uso de ventilação mecânica para respirar. Entre os pacientes que passaram por leitos de tratamento intensivo com confirmação ou suspeita de coronavírus no estado, 156 deram alta para leitos de enfermaria até esta terça-feira.
Um dia depois de anunciar a flexibilização de atividades antes consideradas não essenciais para o período de pandemia do coronavírus em Santa Catarina, como academias, centros comerciais e restaurantes, o governo do Estado divulgou, em coletiva de imprensa nesta terça-feira, as regras que vão nortear a abertura dos setores a partir de amanhã. Três novas portarias foram publicadas no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira, com a regulamentação das atividades que estão paradas desde que foi decretada situação de emergência. O secretário de Saúde, HELTON ZEFERINO, destacou a possibilidade de revogação da liberação das atividades a qualquer tempo, conforme evolução do vírus no estado: ou seja, o estado pode voltar atrás das medidas de flexibilização se a doença avançar.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes confirmou mais duas detonações de rochas para o serviço de revitalização da BR 282. A primeira interrupção do transito para as explosões ocorreu por volta das nove horas da manhã no quilometro 636, entre São Miguel do Oeste e a ponte sobre o rio das Antas. Uma nova detonação está prevista para daqui a pouco, a uma hora da tarde. A previsão é de que os serviços sejam executados num prazo de uma hora, com possibilidade deste tempo ser reduzido. Trabalhadores da empreiteira responsável pela obra vão orientar os motoristas e bloquear a rodovia nesse período.
O município de Romelândia está passando por um momento terrível em razão da estiagem. A declaração é do prefeito VALDIR BUGS. De acordo com ele, a prefeitura não consegue atender a demanda de pedidos, especialmente dos agricultores. BUGS explicou que o município está em situação de emergência desde o dia 23 de março. Duas retroescavadeiras estão sendo usadas para a abertura de bebedouros. Um caminhão pipa leva água potável para as comunidades rurais e outros dois veículos transportam o produto para consumo animal. A redução nas principais atividades agrícolas já é de 40 por cento. O prefeito disse que o problema começou há cerca de 30 dias e a situação se agrava a cada dia.
O registro do primeiro caso de Dengue contraído em Itapiranga levou o município a adotar novas medidas para enfrentar o avanço da doença. A equipe de agentes de endemias vai reforçar os cuidados e o monitoramento. O coordenador da vigilância sanitária, ALCENIR BENÁCHIO confirmou que a equipe da Regional da Saúde de São Miguel do Oeste vai realizar a aplicação de inseticida conhecida como fumacê na tarde de hoje. O serviço está marcado para as quatro horas da tarde no Bairro Santa Tereza Baixo, local onde foi confirmado o primeiro caso de Dengue em Itapiranga. BENÁCHIO insiste que a população precisa fazer sua parte para eliminar os criadouros do Aedes Aegypti. Até agoram foram encontrados 71 focos do mosquito transmissor da Dengue.
A câmara de vereadores terá mais duas sessões virtuais nesta semana. A primeira reunião está marcada para as sete horas da noite de hoje. Outra vai acontecer amanhã, no mesmo horário. De acordo com o presidente da casa, EVERALDO DI BERTI, seis projetos de lei já tem pareceres das comissões e podem ser votados na noite de hoje. Ele explicou que a pauta pode receber novos projetos que deram entrada nesta semana e que vão tramitar em regime de urgência, como o que institui o pagamento de valores da merenda escolar para família de baixa renda. As duas sessões serão transmitidas ao vivo pela rádio Peperi.
A secretaria de Saúde está realizando mais uma edição da campanha de recolhimento de moveis usados, pneus e materiais recicláveis em dois bairros da cidade. Nesta semana, a coleta está ocorrendo no São Jorge e no São Luiz. Segundo a secretária de Saúde, GENI GIRELLI, a iniciativa envolve as equipes da dengue, as agentes comunitárias de saúde e as associações de moradores. Ela explicou que o município deixa um contêiner nas proximidades do salão paroquial. Além disso, as equipes fazem visitas de orientação as famílias. Os moradores levam os materiais até esse espaço e o município dará a destinação correta dos resíduos. GENI voltou a citar que a participação da população é fundamental para deixar a cidade mais limpa. Os próximos locais das coletas são os bairros Salete, São Sebastião e o centro da cidade.
A secretaria de saúde mudou um pouco a forma da campanha de coleta de materiais nos bairros da cidade. A afirmação é da secretária de Saúde, GENI GIRELLI. Ela disse que além da atividade no sábado, o contêiner para o recolhimento dos materiais fica uma semana nos bairros enquanto as agentes comunitárias e as equipes da dengue fazem as visitas aos moradores. A secretária reforçou que o município retomou o decreto “Tolerância Zero” que prevê ações mais rígidas para combater os focos do mosquito da dengue. O documento permite o emprego da Polícia Militar para garantir o acesso dos agentes da dengue em quintais e terrenos particulares onde os proprietários negam a entrada dos profissionais.
O município retomou na manhã de hoje a campanha de vacinação contra a gripe. Depois do feriado de Tiradentes, a secretaria de Saúde reabriu a sala de vacinas para atender o público da segunda etapa da imunização contra a influenza. Segundo a secretária de Saúde, GENI GIRELLI, o município ainda tem cerca de 800 doses em estoque. Ela comentou que as pessoas que fazem parte do público alvo dessa etapa, que são profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, profissionais do transporte público e trabalhadores portuários. A vacinação vai até as cinco horas da tarde sem fechar ao meio-dia.
Cerca de seis mil 650 pessoas já foram imunizadas contra a gripe no município. O dado foi confirmado no começo da manhã de hoje pela secretaria de saúde. Desse total, quatro mil 763 são idosos. Entre os profissionais da saúde, mil 124 já receberam a dose da vacina. O número de pessoas com doenças crônicas que já foram vacinados chega a 682. 82 motoristas também se imunizaram contra a gripe. O município espera receber um novo lote com mais mil e 300 doses de vacinas ainda nesta semana do Ministério da Saúde. A terceira etapa da campanha contra a gripe terá início no dia nove de maio com foco nas pessoas com deficiência, professores, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, mães no pós-parto até 45 dias e pessoas entre 55 a 59 anos de idade.
O programa Boa Tarde Peperi de segunda-feira abordou a situação do setor de eventos que está fechado desde o primeiro decreto da quarentena no dia 17 de março. O segmento não obteve nenhuma flexibilização do governo e as atividades envolvendo aglomeração de pessoas, entre elas, shows, palestras, seminários, feiras e exposições estão proibidas até o final do mês de maio. Os empresários do setor ouvidos no programa concordam com a necessidade dos cuidados para evitar a proliferação do coronavírus, mas alertam para os efeitos da quarentena para as empresas, como demissões e até mesmo o fechamento dos negócios.
O setor de eventos foi um dos primeiros a ser atingido pelo coronavírus e será o último a sair desse período de dificuldades. O comentário é do empresário AIRTON MOSS. Ele citou que o segmento é muito amplo e que emprega muitas pessoas. Segundo o empresário, uma formatura, por exemplo, envolve cerca de 60 trabalhadores. Ele disse que toda a cadeia de eventos está parada e contabilizando prejuízos. MOSS projeta que o período de paralisação será ainda maior do que a data atual fixada pelo governo no final de maio. Para ele, o governo poderia liberar alguns eventos com regras reforçadas de segurança sanitária, como distanciamento entre o público e uso de álcool em gel. O empresário cita que atividades em ambientes fechados, como auditórios por exemplo, poderia ser retomadas.
O ramo de empresas que prestam serviços para eventos estão conscientes que as atividades não serão retomadas tão cedo. A afirmação é do empresário ARLINDO DECANDIDO. Ele disse que a saúde deve ser a primeira preocupação neste momento, mas também tem a questão de milhares de famílias dependem exclusivamente dessa renda. DECANDIDO disse que os governos deveriam olhar com mais atenção para o setor e oferecer linhas de crédito específicas para as empresas de eventos. Ele explicou que as medidas anunciadas pelo governo não podem ser acessadas pelos empreendimentos do setor. DECANDIDO comentou que falar em número é bem difícil, mas as demissões já estão acontecendo. Ele acredita que o segmento só deve voltar em setembro ou outubro.
O setor de turismo dificilmente vai fechar o ano de forma positiva. A avaliação é da empresário do setor hoteleiro, MARIA ZANIN. Ela disse que o segmento teve, até agora, dois meses sem nenhuma movimentação. As empresas do setor, especialmente hotéis, operaram no prejuízo nesse período e dificilmente esse número será recuperado. MARIA citou que as projeções para a volta do turismo não são positivas em razão do vírus, mas que o segmento tem a esperança de que o Brasil consiga reagir e superar esse momento. Ela citou que os hotéis voltaram a receber hospedes desde a semana passada, mas em ritmo menor. A Santur também emitiu um manual com as regras que devem ser seguidas por hotéis e pousadas em razão da pandemia do coronavírus.
A Secretaria de Saúde de São Bernardino recebeu no final da tarde desta segunda-feira, a confirmação do primeiro caso de coronavírus no município. O paciente é um homem que mora no centro da cidade e apresentou os sintomas da doença. Ele fez exame particular e o resultado foi positivo. Como o teste foi em laboratório privado, ainda não integra a lista do Ministério da Saúde. Assim que a saúde pública tomou conhecimento do fato, tomou todas as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde, com isolamento do homem e dos familiares. Ainda na segunda-feira, 20, a saúde pública coletou nova amostra e encaminhou para o LACEN, que é o laboratório de referência do Estado.
O município de São Miguel do Oeste ainda tem três casos suspeitos de Covid-19 aguardando o resultado dos exames do Laboratório Central do estado. Dois deles permanecem em internados no hospital. Até o momento, 26 casos foram descartados. Segundo o boletim epidemiológico divulgado ontem à tarde pela secretaria municipal de saúde, 28 pessoas com sintomas respiratórios estão em isolamento domiciliar. São Miguel do Oeste não teve nenhum caso confirmado do novo coronavírus.
O paciente de Pinhalzinho internado no Hospital Regional com suspeita de Covid-19 morreu na madrugada de hoje. A informação foi confirmada pelo secretário de saúde, ELMO ZANCHETT. O paciente apresentou os sintomas da doença e foi internado no Hospital de Pinhalzinho no dia sete de abril. No mesmo dia, ele foi transferido para o Hospital Regional. Dois exames feitos no paciente deram negativo para coronavírus. ZANCHETT disse que um terceiro exame também descartou a doença. De acordo com o secretário de saúde de Pinhalzinho, o paciente que estava internado na UTI do regional faleceu nesta manhã.
A Polícia Militar realizou duas prisões nesta terça-feira dentro da operação Horus. A primeira aconteceu por volta do meio-dia no município de Riqueza. A PM cumpriu um mandado judicial de prisão contra um homem que estava foragido da justiça. O mandado é da comarca de Chapecó. A outra prisão ocorreu em Descanso por volta das três horas da tarde. A guarnição abordou um homem na Linha Itajubá, interior do município e constato que ele tinha um mandado de prisão em aberto expedido pelaComarca de Mondaí. A PM não informou os crimes que eles cometeram e que resultaram nas ordens judiciais de prisão. Os dois foram levados para a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.
Acidente com caminhão no interior de São João do Oeste deixa dois feridos. Foi por volta das 10 horas desta quarta-feira, na estrada geral de linha Jaboticaba, interior de São João do Oeste. A ocorrência com saída de pista de caminhão foi atendida pela guarnição dos bombeiros de Itapiranga, próximo ao Termas São João. O caminhão Mercedez Benz, 608, de Iporã do Oeste transportava dois mil tijolos. Um dos ocupantes apresentava ferimento lacerativo no joelho esquerdo, edema no tórax e escoriações. Outro homem apresentando ferimento no supercilio esquerdo. Após avaliação, limpeza dos ferimentos,ambos foram conduzidos ao hospital Santa Casa Rural de São João do Oeste.
Uma pessoa ficou ferida em um acidente no final da tarde de ontem no interior do município de Iporã do Oeste. O acidente ocorreu por volta das cinco horas na linha Pirajú. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a motorista de um Gol, placas de Mondaí, perdeu o controle da direção e acabou capotando. Ela teve ferimentos no braço esquerdo. A mulher era a única ocupante do veículo. Ela foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada para atendimento médico.
O Corpo de Bombeiros atendeu um acidente com uma pessoa ferida na tarde de ontem na SC 492. A ocorrência foi registrada na rodovia que liga São Miguel do Oeste à Bandeirante. A condutora de um Ka de São Miguel do Oeste perdeu o controle da direção, saiu da pista e desceu um barranco de cerca de 10 metros. A mulher sofreu ferimentos leves. Ela foi socorrida pelos bombeiros e levada ao Hospital Regional para atendimento médico.