ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 22/04/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 25 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 50 centavos para a compra e seis reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

O primeiro-ministro da Espanha, PEDRO SANCHEZ, disse que seu governo planeja reduzir as medidas de restrições de circulação na segunda quinzena de maio. De acordo com ele, as restrições serão reduzidas lenta e gradualmente para garantir a segurança. A quarentena foi colocada em Espanha em 14 de março. Na semana passada, empresas que atuam em alguns setores não essenciais tiveram a autorização de retomar suas atividades. Na Alemanha, os casos confirmados de coronavírus aumentaram em dois mil 237, elevando o total para 145 mil 694. O número de mortes aumentou em 281 novos óbitos e foi para quatro mil 879 no total.

A polícia do Canadá informou nesta terça-feira que o total de mortos por causa do ataque a tna província da Nova Escócia subiu para 23, número que inclui o assassino. Com a atualização, o assassinato em massa ocorrido no domingo foi o pior da história do país. Ainda na noite de sábado, um homem de 51 anos disfarçado de policial começou a disparar a esmo em pequenas comunidades rurais da província, localizada na costa leste do Canadá.

A ofensiva durou 13 horas, e o assassino foi morto após percorrer 100 quilômetros. Uma policial também morreu. O motivo do assassinato em massa ainda não está claro.

O Senado dos Estados Unidos aprovou no fim da tarde desta terça-feira um pacote de 481 bilhões de dólares a mais para aliviar as consequências da pandemia do novo coronavírus sobre a economia do país. Mais cedo, líderes do congresso e a Casa Branca haviam chegado a um acordo sobre o projeto que agora segue para a sanção do presidente DONALD TRUMP. Segundo um assessor do congresso, o acordo prevê a seguinte divisão: 321 bilhões para um programa de empréstimos para pequenas empresas, 60 bilhões para um programa de empréstimos para desastres, também para pequenas empresas, 75 bilhões para hospitais e 25 bilhões para testes nacionais de coronavírus.

O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, determinou a abertura de um inquérito para apurar a organização de atos contra a democracia no país. MORAES atendeu a um pedido do procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS. O ministro manteve o caso sob sigilo e autorizou a busca de provas pedidas pelo Ministério Público Federal. A investigação tem como pano de fundo atos realizados neste domingo em todo o país e que tinham entre os manifestantes defensores do fechamento do Congresso, do STF e da reedição do AI-5, o ato institucional que endureceu o regime militar. O presidente JAIR BOLSONARO, que chegou a discursas em um dos atos, não é alvo da investigação.

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram 43 mil 592 casos confirmados de infectados pelo novo coronavírus no Brasil. O número de óbitos pela Covid-19 chega a duas mil 769. As mortes estão concentradas nos estados de São Paulo que tem mil e 93 óbitos, no Rio de Janeiro com 461 e em Pernambuco com 260. As unidades de terapia intensiva de Manaus já chegam ao seu limite de atendimento. Por falta de vagas e de pessoal, os hospitais já não conseguem atender todos os pacientes. O governo do estado declarou que o sistema de saúde do Amazonas está entrando em colapso. Ontem, o Ministério de Saúde confirmou que mais de 22 mil e 900 pacientes com Covid-19 se recuperaram da doença, número que representa mais da metade dos casos confirmados.

A antecipação do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do INSS que começa nesta sexta-feira deverá injetar 47 bilhões e 200 milhões reais na economia. A expectativa é do governo federal. A medida faz parte de um conjunto de ações para enfrentar a crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Além do reflexo na economia, os recursos podem trazer um impacto positivo num momento de apreensão. A primeira parcela será paga entre os dias 24 de abril e 8 de maio, seguindo o mesmo calendário de pagamento do benefício. O valor corresponde a 50 por cento do total do décimo terceiro. A segunda parcela será paga entre os dias 25 de maio a cinco de junho, com a cobrança de impostos.

A estiagem que atinge Santa Catarina desde metade do ano passado deve causar perdas de 386 milhões de reais somente na soja, milho, feijão e leite. Como não há uma estimativa oficial de valores até o momento, o cálculo foi baseado em informações de perdas fornecidas pela Epagri e pelo Sindicato das Indústrias de Laticínios e Derivados de Santa Catarina. No leite além da perda de 20 por cento da entressafra, o Sindileite estima uma quebra de cinco por cento com a estiagem. Como o volume de produção e Santa Catarina é de sete milhões de litros por dia, isso representaria 350 mil litros a menos por dia. No milho, a queda na produção é de quase 10 por cento. Na soja, a redução prevista é de quatro vírgula quatro por cento.

O estado registrou duas novas mortes por coronavírus. Uma delas é em Florianópolis, de um homem de 53 anos que não fazia parte de grupo de risco, e a outra é em Pouso Redondo, no Vale do Itajaí, de um homem de 49 anos. Com isso, o número de óbitos sobe para 37. Já o número de pacientes positivados para a doença aumentou para mil e 91. Em relação ao dia anterior, são 28 diagnósticos positivos para a infecção a mais. 102 pessoas estão hospitalizados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva. Dessas, 66 fazem uso de ventilação mecânica para respirar. Entre os pacientes que passaram por leitos de tratamento intensivo com confirmação ou suspeita de coronavírus no estado, 156 deram alta para leitos de enfermaria até esta terça-feira.

Um dia depois de anunciar a flexibilização de atividades antes consideradas não essenciais para o período de pandemia do coronavírus em Santa Catarina, como academias, centros comerciais e restaurantes, o governo do Estado divulgou, em coletiva de imprensa nesta terça-feira, as regras que vão nortear a abertura dos setores a partir de amanhã. Três novas portarias foram publicadas no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira, com a regulamentação das atividades que estão paradas desde que foi decretada situação de emergência. O secretário de Saúde, HELTON ZEFERINO, destacou a possibilidade de revogação da liberação das atividades a qualquer tempo, conforme evolução do vírus no estado: ou seja, o estado pode voltar atrás das medidas de flexibilização se a doença avançar.

Acislo lança pesquisa para identificar os impactos do coronavírus nas empresas. A informação é do gerente executivo da Acislo, GILBERTO WOHLFARTH. De acordo com ele, objetivo é entender de que forma o novo Coronavírus impactou a economia e a rotina das empresas no município. Por isso, Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste lançou, uma pesquisa online. Todas as respostas são anônimas e serão analisadas pelo comitê de gestão de crise da associação.

Pesquisa é composta por 11 perguntas. Segundo o gerente, a maioria delas é de assinalar, e identifica, por exemplo, o segmento de atuação, o porte, se houve necessidade de tomar empréstimo, fazer demissões, estimativa de perdas, necessidade de renegociação com fornecedores e clientes e aumento da inadimplência. Segundo BETO se trata de uma pesquisa prática que vai auxiliar associação nas tomadas de decisões. Cita que: enquanto representantes da classe empresarial, Acislo assume o compromisso de mediar algumas discussões e buscar soluções para o empresariado.

Pesquisas regionais, estaduais e nacionais mostram um cenário, mas não traduzem a realidade do município. BETO lembra que a pesquisa é anônima. Pede para que as empresas procurem responder a pesquisa e expressar a verdade, pois os dados serão parâmetros para futuros encaminhamentos junto a instituições financeiras. Ele lembra que a pesquisa é aberta para todo o empresariado, independente de ser ou não associado à Acislo. A pesquisa, pode ser acessada pelo link – encurtador.com.brglosB vai ficar disponível até sexta-feira.

Hospital da Fundação recebe doações para o enfrentamento do Coronavírus. SILVANE FORCELINI SANAJOTTOgerente administrativa do hospital da Fundação de São Lourenço do Oeste, relata que nos últimos dias as doações repassadas à entidade hospitalar somam mais de 12 mil reais e meio. Ela enfatiza que a solidariedade não para de contagiar as pessoas. São entidades, grupos organizados e pessoas fazendo doações à Fundação Hospitalar São Lourenço. Todas com objetivo de ajudar no enfrentamento ao novo Coronavírus a Covid-19.

Doações são valores em dinheiro, produtos de higiene e limpeza, materiais de construção e Equipamentos de Proteção Individual. Nos últimos dias, SILVANE, conta que numa ação conjunta com a Apae e uma doação espontânea, os clubes de mães do município de São Lourenço do Oeste doaram oito mil e 878 reais para a entidade. SILVANE ressalta que a entidade hospitalar também recebeu doações do Clube de Mães Livi e Wolfart produtos de limpeza, Clube da Amizade oitocentos reais, mais 900 da Associação Filantrópica e Beneficente Esteio da Bracatinga. A Ranzan Materiais de Construção doou dois mil reais em matérias de construção, a Rede de Farmácia São Rafael doou trezentos comprimidos de Hidroxicloroquina. Além de muitas outras doações.

Doações são bem-vindas e contribuem no enfrentamento do novo Coronavírus. O comentário é de SILVANE SANAJOTO – gerente administrativa do Hospital da Fundação de São Lourenço do Oeste. Ela comenta que é um momento delicado para todos, mas é preciso unir esforços para atravessar essa pandemia. Afirma que toda a equipe está engajada e comprometida para prestar o melhor atendimento a quem necessitar. No caso dos valores, tudo está sendo depositado numa conta específica e será empregado de acordo com as demandas.

Saúde pública reforça uso de máscaras de tecido por toda população. O secretário em Santa Terezinha do Progresso JANIR BACH, frisa que desde início do mês tem a determinação para uso de máscaras. No entanto no começo era apenas para o comércio que havia voltado com suas atividades. Agora o decreto prevê que toda população faça uso. Todo estabelecimento público, privado ou filantrópico em funcionamento no estado de Santa Catarina devem assegurar que todas as pessoas ao entrarem em seus estabelecimentos estejam utilizando máscaras e higienizem suas mãos na entrada com álcool gel 70 por cento.

Ministério Público orienta municípios a seguir determinação do governo do estado. O secretário JANIR BACH, ressalta que a orientação do MP, é que o município seja responsável por fazer o decreto valer. Cobrar da população que sigam o protocolo e respeitem todas as recomendações do Ministério da Saúde. Para ajudar nessa ação, BACH, conta que estão visitando o comércio de Santa Terezinha, orientando como devem preceder com esse pedido dos órgãos da saúde. Primeiro todo mundo será orientado e depois a fiscalização fica por conta do pessoal da saúde e da equipe de segurança pública.

Objetivo com determinações a serem seguidas pelo comércio, não é para prejudicar empresários. A declaração é de JANIR BACH – secretário de saúde de Santa Terezinha do Progresso. De acordo com ele, se trata de saúde pública e o resultado positivo depende de todos, e o trabalho deles assim como o da Polícia Militar (órgão de segurança no município) consiste em garantir que as determinações sejam seguidas. O secretário acrescenta que em conversa com o prefeito DERLI FURTADO, está sendo estudada uma maneira de disponibilizar pelo menos uma máscara para cada habitante do município.

Vigilância sanitária orienta comércio para uso de máscara. ETSON GONÇALVES é fiscal sanitário da Secretaria de Saúde de Campo Erê e reforça que a população em geral, ao sair de casa use máscara, preferencialmente de tecido. Foi feita ampla divulgação e orientação a todos os estabelecimentos e população em geral. Em caso de descumprimento da determinação pode gerar processo administrativo sanitário para o estabelecimento. Deixa claro que, se a pessoa entrar no comércio sem a máscara quem será responsabilizado será o comerciante, por isso uma sugestão é colocar avisos na entrada para que os clientes estejam cientes da determinação. O processo sanitário envolve desde multa até interdição do estabelecimento.

Fiscalização para determinações do governo do estado quanto ao uso de máscara e álcool gel é feita pela vigilância sanitária e Polícia Militar. ETSON GONÇALVES, ressalta que objetivo é fazer com que todos sigam as orientações sem precisar aplicar processo administrativo sanitário a ninguém. Pede a compreensão também dos clientes, para que ajudem os empresários e sigam as recomendações previstas no decreto. O fiscal, recomenda que de duas a quatro horas a pessoa deve fazer a troca da máscara, pois ela fica umedecida.

Epagri volta a desempenhar algumas atividades. CLAUDIR GILIOLLI – extensionista em Campo Erê, ressalta que o trabalho ainda não voltou a sua normalidade, porém, muitas ações voltaram a ser realizadas nessa semana. Antes todo atendimento era feito por telefone ou e-mail, pois o trabalho estava acontecendo remotamente, mas agora afirma GILIOLLI, os agricultores que precisarem de atendimento podem procurar o escritório.

Estiagem continua comprometendo abastecimento de água. ADALBERTO PEIXOTO – secretário de agricultura de Saltinho informa, que eu seu município a falta d’água ainda é forte. Com a estiagem que vem ocorrendo, água superficial praticamente some, e o captado dos poços artesianos é voltado à produção animal. Para abastecer as famílias, PEIXOTO fala que tem captado água do loteamento das Figueiras e uma parte cedida da propriedade de IVO MACAGNAM.

Atualmente cerca de 30 famílias necessitam de abastecimento semanal de água. O secretário salienta que mesmo racionando, vem fazendo o transporte para quem necessita, como o caso da comunidade Santa Rita, onde a situação é mais crítica. Ele explica que a Casan do município não pode vender cargas d’água, pois comprometeria o abastecimento da cidade.

Agricultores podem se cadastrar para receber auxilio emergencial. A informação é de LIZETE BERNARDI da coordenadoria estadual da Fetraf Santa Catarina. Segundo ela, o beneficio pode ser acessado pelos agricultores que tem renda inferior a 28 mil reais na carta de aptidão e que esteja distribuída entre os membros da família. Para se cadastrar os interessados podem procurar o sindicato, ou fazer em casa utilizando as orientações disponíveis das redes do Sintraf.

Auxílio para agricultores foi conquistado através de lutas e debates. LIZETE frisa que inicialmente os agricultores só teriam direito a 200 reais por três meses, mas após muitos debates conseguiram aumentar a valor para 600, dependendo do grau de necessidade da família. Porém, afirma que continuam lutando, pois entendem que as políticas públicas não estão suprindo as necessidades dos agricultores, que tiveram muitas perdas com a estiagem, e por consequência da pandemia, baixando a produção o preço da venda.

KM-8 na Bica D’ Água em Francisco Beltrão vai ser interditada hoje do meio dia até às 17 horas. A Polícia Rodoviária Estadual informa que a rodovia será fechada nos dois sentidos para detonação de rochas. Veículos de pequeno porte poderão fazer o desvio pelo acesso à comunidade do KM oito, sentido ao bairro Novo Mundo.

Três pessoas ficam feridas em acidente. Um Palio com placas de Marmeleiro saiu da pista e bateu num barranco deixando três pessoas feridas. O acidente ocorreu na tarde de ontem, na PR-280, próximo a Renascença. As três pessoas que estavam no carro, sofreram ferimentos. Duas foram socorridas pelo Samu, e a terceira com ferimentos moderados foi levada ao hospital pelo Corpo de Bombeiros. A Polícia Rodoviária Estadual também esteve no acidente.

Homem é preso por estupro de vulnerável. A Polícia Militar de Pato Branco foi chamada por volta das duas horas da madrugada de hoje, para atender a uma ocorrência de violência doméstica. Ao chegar no local a vítima informou que havia apenas discutido com seu marido. Ao ser identificado foi constatado que havia contra o homem um mandado de prisão expedido pela Vara Criminal de Pato Branco, pelo crime de Estupro de Vulnerável. Ele foi preso e encaminhado para o DEPEN.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.