-ORÇAMENTO TEM CORTE DE 84 POR CENTO DA LEI ALDIR BLANC VOLTADA A CULTURA
-CASOS DE ASSÉDIO SEXUAL NO TRABALHO CRESCEM 24 POR CENTO EM SANTA CATARINA
-SAÚDE DESENVOLVE PROGRAMA DE ATENDIMENTO DOMICILIAR A PACIENTES COM FERIDAS CRÔNICA
-MUNICÍPIO LEVA ÁGUA PARA CERCA DE 50 PROPRIEDADES AFETADAS PELA SECA
-EPAGRI COMEÇA NA SEGUNDA LEVANTAMENTO DAS PERDAS CAUSADAS PELA ESTIAGEM
-JURI CONDENA ACUSADO DE MATAR MULHER COM FACADA A 39 ANOS DE CADEIA
-HOMEM ACUSADO DE TENTATIVA DE LATROCÍNIO NO MUNICÍPIO É CONDENADO A 21 ANOS DE PRISÃO
O tempo é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol com aumento nuvens. Nas últimas horas, a mínima foi de 18 graus. A máxima pode chegar a 30 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 72 centavos. O euro está valendo seis reais e 18 centavos. O peso está cotado em 0,0054 centavos.
Israel atacou o sul do Líbano com fogo de artilharia e bombardeios aérea na manhã deste sábado pelo horário local - madrugada pelo horário de Brasília. A ofensiva veio após o exército israelense afirmar que interceptou foguetes disparados do outro lado da fronteira. Segundo a agência de notícias Reuters, os novos ataques ameaçam a trégua instável que encerrou uma guerra de um ano entre Israel e o grupo extremista libanês Hezbollah. Uma agência de notícias libanesa disse que a artilharia israelense atingiu duas cidades no sul do Líbano, enquanto ataques aéreos atingiram outras três cidades mais próximas da fronteira. Não houve relatos de vítimas de nenhum dos lados.
O papa Francisco está recuperando lentamente suas forças no hospital, mas precisa "reaprender a falar" após o uso prolongado de oxigênio de alto fluxo. A informação é do cardeal VÍCTOR MANUEL FERNÁNDEZ. O cardeal, que é o chefe do escritório doutrinário do Vaticano, negou que o pontífice se aposentaria e disse que ele estava voltando a ser o que era antes. Ele não deixou claro se neste momento o papa consegue ou não falar. FRANCISCO, de 88 anos, está internado há cinco semanas com pneumonia dupla. Em sua última atualização de saúde, divulgada nesta sexta-feira, o Vaticano disse que a condição do papa permaneceu estável com "pequenas melhorias na respiração e na mobilidade".
O consumo das famílias da Argentina expandiu dois vírgula nove por cento em fevereiro, na comparação com o mesmo período de 2024, segundo a Câmara de Comércio e Serviços Argentina. Nos dois primeiros meses do ano, o indicador acumula alta de três virgula um por cento o que, segundo a entidade, sinaliza um “cenário otimista” para o país. A alta bimestral é a maior na gestão de JAVIER MILEI. No acumulado de 12 meses, a inflação argentina ficou em 66 virgula nove por cento. Com o resultado, o índice chegou ao menor nível desde junho de 2022, quando estava em 64 por cento.
A Lei Orçamentária aprovada nessa quinta-feira pelo Congresso cortou 84 por cento da verba da política nacional de Cultura. Os recursos para a Lei Aldir Blanc serão de 478 milhões em 2025, menos que o que constava na proposta inicial que era de três bilhões de reais. Os recursos fomentam as atividades de pequenos produtores, grupos culturais e artistas em todos os estados do país, atingindo 97 por cento dos municípios brasileiros, segundo o Ministério da Cultura. A decisão do Legislativo gerou reações no setor cultural. O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura afirmou em nota que medida de corte é 'estarrecedora' e enfraquece o papel da cultura pro desenvolvimento do país.
A Câmara dos Deputados formalizou o pedido de licença do deputado EDUARDO BOLSONARO do PL e convocou o suplente dele, MISSIONÁRIO JOSÉ OLÍMPIO, também do PL, para assumir a vaga durante o período de afastamento do parlamentar. EDUARDO apresentou na quinta-feira um pedido formal de licença parlamentar por um período total de 122 dias, para morar nos Estados Unidos. No site da Câmara, ele já aparece como "não em exercício". EDUARDO BOLSONARO disse nesta sexta-feira que espera sanções dos Estados Unidos ao ministro do STF, ALEXANDRE DE MORAES e ao Brasil.
O Ministério do Trabalho e Emprego informou que foram simulados 15 milhões de pedidos de empréstimos consignados ao setor privado com garantia do FGTS até as seis horas da tarde desta sexta-feira. As solicitações de propostas totalizaram um milhão 584 mil reais e mil 494 contratos foram fechados, por meio do aplicativo da Carteira do Trabalho Digital. Hoje é o primeiro dia em que os trabalhadores CLT do setor privado podem buscar empréstimo consignado, com desconto em folha de pagamento, utilizando parte dos recursos do FGTS como garantia, por meio de plataforma criada pelo governo.
O SESI de Santa Catarina realizou 38 mil e 600 cursos de normas regulamentadoras em Saúde e Segurança do Trabalho em 2024, média de três mil e 200 por mês. Os dados foram divulgados na quinta-feira. SST é um conjunto de práticas, políticas e medidas que busca garantir a saúde e a integridade física e mental de trabalhadores, prevenindo acidentes e doenças relacionadas ao ambiente de trabalho. Estas práticas incluem o uso de equipamentos de proteção, treinamentos sobre riscos ocupacionais, exames médicos periódicos e adequação de ambientes de trabalho, entre outros.
O número de registros na Justiça do Trabalho de Santa Catarina de processos sobre assédio sexual no trabalho passou de 185 para 230 em 2024. Os dados representam um aumento de 24 vírgula três por cento na quantidade de ações protocoladas em relação ano anterior, com um recorde em comparação aos últimos cinco anos. As informações foram divulgados pela Secretaria de Gestão Estratégica do Tribunal Regional do Trabalho da décuma segunda Região. Os casos de assédio sexual representaram cerca de oito virgula nove por cento do total de processos que envolvem assédio em 2024, enquanto em 2020, eram cinco virgula por cento dos casos.
O contrato de parceria entre os portos de São Francisco do Sul e Itapoá para a dragagem do canal externo da baía da Babitonga foi assinado no início da tarde desta sexta-feira, em Itapoá. Em modelagem inédita, a aprofundamento do canal será bancado pelo Porto Itapoá, em antecipação do pagamento de tarifas portuárias. A licitação para a dragagem, com custo máximo de 324 milhões de reais, teve edital lançado também ontem. As obras, com duração de dez meses a partir da ordem de serviço, devem começar no segundo semestre. O presidente da Câmara de Transporte e Logística da Fiesc, EGÍDIO MARTORANO, explicou que a ampliação da capacidade operacional do complexo portuário da Baía da Babitonga vai permitir que navios maiores e mais modernos possam atracar em Santa Catarina, aumentando a competitividade do estado.
Apesar do concurso do magistério estadual realizado no ano passado, a Regional de Educação de Itapiranga segue com carência nas 14 escolas nos municípios de Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis, Santa Helena e Iporã do Oeste. Foram oferecidas 34 vagas, porém apenas 17 professores foram nomeados e assumirem turmas a partir deste ano. Conforme o Supervisor Regional, INÁCIO RHODEN, profissionais de outras regiões também escolheram aulas nos municípios da regional. Segundo ele, a Secretaria de Estado da Educação já confirmou para junho a segunda chamada de professores aprovados no concurso. A maior carência está nas disciplinas de química e física.
Terminam neste domingo, as inscrições para os cursos de graduação de Agronomia, Alimentos e Processos Gerenciais, ofertados pelo Câmpus São Miguel do Oeste do IFSC. Os cursos são totalmente gratuitos e as aulas iniciam imediatamente após a aprovação e matrícula. Os interessados devem se inscrever pelo link do formulário que consta no Edital disponível no site do Instituto Federal de Santa Catarina. Além da documentação pessoal, o candidato precisa do Histórico Escolar do Ensino Médio; Certificação do ensino médio pelo ENEM ou Certificação do ensino médio pelo Encceja. A seleção para as vagas será realizada por meio da nota final apresentada nas disciplinasáreas de Língua Portuguesa e Matemática.
A análise dos documentos para acesso aos cursos de graduação do Instituto Federal de Santa Catarina está prevista para os dias 24 e 25 de março, segunda e terça da semana que vem. Na quarta-feira, dia 26 de março, ocorre divulgação do resultado preliminar. O resultado final está marcado para 31 de março e os aprovados precisam realizar as matrícula nos dias primeiro e dois de abril. O curso de Agronomia tem 28 vagas com aulas no turno vespertino. A graduação de Alimentos tem aulas à noite com 33 vagas. O curso de Processos Gerenciais também é noturno e tem 29 vagas. Todas as graduações do IFSC de São Miguel do Oeste são presenciais.
O Peperi Debates deste sábado discutiu o projeto de lei que prevê a anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro. A proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados e vem dividindo opiniões. O debate reuniu o presidente do PT, JUARES DA SILVA, o presidente do PL, EVERALDO DI BERTI, o advogado JEAN CARLOS CARLESSO e o advogado VINICIUS PELISSARI. O Peperi debates começa às oito horas da manhã.
A maioria dos manifestantes de 8 de Janeiro estavam fazendo protestos pacíficos e devem ser anistiados. A posição é do presidente do PL, EVERALDO DI BERTI. De acordo com ele, em outros momentos, houve anistia para terroristas e assassinos e agora estão condenando pessoas que foram apenas se manifestar a penas que chegam a 14 anos. Ele citou o exemplo de uma cabeleireira condenada por usar um batom para manchar uma estatua durante os protestos. EVERALDO disse que as medidas tem que ser justas e que essa não é uma questão ideológica ou de partido político. Na visão de EVERLADO, está ocorrendo uma perseguição política e que o pais vive uma lei da mordaça onde exercer o direito de expressão é um crime. Ele criticou a ditadura do STF contra pessoas que pensam de forma diferente
A questão que envolve a anistia para os envolvidos nos atos de 8 de Janeiro deve ser analisada no contexto que se estabeleceu no pais desde a eleição de BOLSONARO. A afirmação é do presidente do PT, JUARES DA SILVA. Ele disse que o ex-presidente estabeleceu um regime ditatorial, sem observação das regras e leis. Para JUAREZ, os atos de 8 de Janeiro atenderam contra a democracia onde pessoas que não aceitaram a eleição de um governo legitimamente constituído atentaram contra a democracia e a soberania. O petista disse que a anistia não pode ser concedida porque o grupo envolvido tentou impor pela força um governo que não foi eleito. Ele ressaltou que é preciso responsabilizar os envolvidos nos atos de 8 de Janeiro.
Os atos de 8 de Janeiro foram uma manifestação de descontentamento com o que aconteceu no país. O comentário é do advogado VINICIUS PELISSARI. De acordo com ele, o movimento foi o exercício da livre expressão da maioria das pessoas. Ele disse que os excessos devem ser responsabilizados, mas existem abusos e exageros por parte do STF. VINICIUS disse ainda que imagens dos atos foram omitidas e não se sabe exatamente quem são os verdadeiros responsáveis pelo que aconteceu. O advogado também questionou se o julgamento está respeitando o devido processo legal. Para VINICIUS, a anistia deve ser concedida. Ele também criticou o fato de que a livre manifestação do pensamento da direita vem sendo tratada como crime no pais.
O Brasil já errou ao anistiar os militares que participaram do golpe e do regime militar e não pode fazer o mesmo agora. A declaração é do advogado JEAN CARLESSO. Para ele, a anistia é um instrumento legitimo, mas o motivo atual não é nobre. O advogado citou que o objetivo do projeto que tramita na câmara dos deputados não é para quem esteve se manifestou de forma pacífica, mas sim para quem cometeu crime. Na visão de CARLESSO, houve uma tentativa de golpe e de tomada de poder pela violência. Para ele, é necessário que os envolvidos sejam julgados e responsabilizados. Ele citou ainda que existe a possibilidade de recurso dentro do próprio STF e que o processo ocorre dentro da legalidade.
O município de São Miguel do Oeste é o único da região a oferecer atendimento domiciliar especializado para pacientes com feridas crônicas. De acordo com a secretaria de saúde, o serviço proporciona o que há de mais avançado em curativos e técnicas de cicatrização. Antes, os pacientes precisavam se deslocar até Chapecó para receber esse tipo de atendimento, enfrentando dificuldades de mobilidade e custos extras. Agora, o serviço é realizado gratuitamente pela equipe de saúde do município, permitindo que os pacientes recebam os cuidados necessários no conforto de seus lares. As pessoas interessadas em receber o atendimento devem procurar a secretaria de saúde.
Os resultados do programa domiciliar especializado para pacientes com feridas crônicas tem resultados positivos. A avaliação é da secretaria de saúde de São Miguel do Oeste. De acordo com a pasta, 32 pacientes foram incluídos no programa em 2025 e 26 pacientes já receberam alta após a recuperação. Ao todo, 131 atendimentos foram realizados pela equipe de saúde. Segundo a secretaria, mais do que acelerar a cicatrização e evitar internações, esse serviço tem transformado a vida dos pacientes. Muitos deles, que antes conviviam com dores intensas e limitações causadas por feridas profundas e extensas, agora conseguem retomar suas atividades diárias e viver sem o sofrimento constante. A Secretaria de Saúde reforça que o atendimento domiciliar segue padrões rigorosos de qualidade e utiliza tecnologias avançadas no tratamento de feridas crônicas.
A falta de chuvas tem gerado impactos significativos na produção agrícola e pecuária de São Miguel do Oeste e região. O município enfrenta um período de estiagem e o já está levando água para os produtores rurais afetados pela seca. O primeiro suporte oferecido pela administração municipal é o fornecimento de água por meio de caminhão-pipa, com capacidade de 15 mil litros, garantindo abastecimento para as famílias e propriedades mais prejudicadas. Pelo menos 50 propriedades já solicitaram e foram atendidas com o serviço. Além dessa ação emergencial, a Prefeitura pretende desenvolver um trabalho com os produtores para minimizar os impactos da seca em períodos de precipitação abaixo da média.
As principais culturas afetadas pela estiagem são o milho e a soja. Nas lavouras onde a colheita já está sendo realizada, a redução na produtividade varia entre 15 e 20 por cento em relação às estimativas iniciais. Já nas áreas onde as plantações ainda estão em fase de crescimento e serão colhidas a partir de abril, as perdas podem ser ainda maiores, embora os impactos exatos ainda não tenham sido totalmente mensurados. Além da agricultura, a bovinocultura de leite também está sendo prejudicada. A combinação da estiagem com as altas temperaturas causa um aumento no estresse térmico dos animais, reduzindo sua produtividade. As pastagens, fundamentais para a alimentação do gado, também já apresentam queda na qualidade, agravando a situação dos produtores rurais.
A Epagri vai realizar nesta segunda-feira um levantamento dos prejuízos e perdas provocados pela estiagem nos municípios do Extremo Oeste. A informação é do gerente regional da empresa SIDNEI SIMON. O objetivo do levantamento é obter dados específicos sobre as perdas para fundamentar possíveis decretos de situação de emergência nos municípios. SIMON explicou que os principais problemas estão relacionados às perdas nas lavouras de milho e soja e na produção de leite, além da falta de água para consumo humano e animal nas propriedades. O levantamento deve ser concluído até quarta-feira.
A DPCAMI de São Lourenço do Oeste cumpriu um mandado de prisão preventiva expedido contra um homem de 30 anos pelo crime de descumprimento de medida protetiva e violência doméstica. A vítima tinha solicitado a retirada da Medida Protetiva, entretanto, após manifestação contrária do Ministério Público, o juiz da cidade manteve a medida, mesmo contra a vontade da vítima. Nos últimos meses, a mulher havia solicitado proteção três vezes. Após novos episódios de violência, a vítima buscava proteção, mas em seguida retomava ao relacionamento violento. Ontem o homem foi preso e levado para o presídio.
Uma colisão entre um caminhão e uma caminhonete Strada deixou uma pessoa ferida nesta sexta-feira na SC 160. A colisão aconteceu ontem a noite em Campo Erê. De acordo com a equipe do Corpo de Bombeiros, o motorista da Strada, um homem de 60 anos, sofreu um ferimento na cabeça. Ele foi atendido e levado para o Hospital Santo Antônio. O condutor do caminhão de 29 anos com placas de Nova Erechim e o caroneiro de 46 da Strada não tiveram ferimentos.
Um homem que matou a vizinha a facadas em Maravilha foi condenado a 39 anos, sete meses e 15 dias de prisão em regime inicial fechado. O crime ocorreu em novembro de 2023 e a condenação foi decidida na última terça-feira pelo Tribunal do Júri. O réu foi condenado por homicídio triplamente qualificado pelo feminicídio, motivo fútil e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. Ele também deverá pagar, a título de dano moral, 150 mil reais à filha da vítima, que presenciou o crime. A defesa do réu ainda pode entrar com recurso, mas o homem teve o direito de recorrer em liberdade negado pela Justiça. O crime aconteceu no dia três de novembro de 2023 no bairro Floresta.
A morte da mulher ocorreu na casa em que ela dividia com o réu. Os dois moravam em uma casa geminada, mas em espaços distintos, no bairro Floresta. Na noite do crime, o homem teria consumido bebidas alcoólicas e, ao voltar para casa, agiu de forma agressiva. A vítima então foi buscar ajuda em um comércio próximo. Horas depois, a mulher voltou para casa, acreditando que a situação já havia se amenizado. No entanto, foi surpreendida pelo homem, que a atacou com uma faca. A vítima morreu no local. Toda a ação ocorreu na frente da filha da mulher, uma menina de seis anos na época, que correu para pedir ajuda aos vizinhos. Após o ataque, o homem fugiu e se escondeu na casa de parentes, onde foi encontrado e preso pela Polícia Militar. A investigação apontou que o crime foi motivado por um desentendimento fútil.
O Ministério Público de Santa Catarina obteve a condenação de um homem pelos crimes de furto e latrocínio tentado praticados contra uma idosa de 73 anos em São Miguel do Oeste. A pena fixada pela Justiça foi de 21 anos e quatro meses, em regime inicial fechado. Ele também foi sentenciado a pagar mil 556 reais à vítima a título de danos materiais e 20 mil reais de danos morais. O crime aconteceu em setembro do ano passado quando o homem se aproveitou que a idosa estava sozinha e, sem ser notado por ela, ingressou na residência e subtraiu um telefone celular, além de alguns alimentos que estavam na geladeira. No dia seguinte, o homem retornou à residência da idosa e, após subtrair um perfume, exigiu que a vítima lhe entregasse um celular. Diante da recusa, passou a golpear a idosa na cabeça com marteladas.