-STF DERRUBA TESE DA REVISÃO DA VIDA TODA A APOSENTADOS DO INSS
-GOVERNO DE SC APROVA INCLUSÃO DE MAIS 40 PROJETOS NO PRODEC E PRÓ EMPREGO
-PREFEITURA DISTRIBUI MAIS DE 420 MIL REAIS PARA ENTIDADES ESPORTIVAS
-ESCOLA REALIZA RODA DE CONVERSA SOBREEDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
-PREFEITO MENCIONA EMENDAS PARLAMENTARES EM OBRAS DE TUNÁPOLIS
-ITAPIRANGA TEM MAIOR COTA DE CALCÁRIO EM PROGRAMA DO ESTADO
-COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO DEIXA MULHER FERIDA
-JOVEM COLOCA FOGO NA CASA APÓS MÃE IMPEDIR DE VENDER OS MÓVEIS
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 17 graus e a máxima pode chegar a 28 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 99 centavos. O euro está valendo quatro cinco reais e 40 centavos. O peso está cotado em 0,058 centavos.
Imagens de satélite analisadas pelo Centro de Satélites das Nações Unidas mostram que 35 por cento das construções da Faixa de Gaza foram destruídas ou danificadas na ofensiva de Israel no enclave palestino. O ataque israelense, lançado em resposta aos ataques de militantes do Hamas no sul de Israel em 7 de outubro, matou cerca de 32 mil palestinos e mil e 200 foram mortas no ataque do Hamas a Israel. Em sua avaliação, o Centro de Satélites das Nações Unidas, UNOSAT, usou imagens de satélite de alta resolução coletadas em 29 de fevereiro e as comparou com imagens tiradas antes e depois do início do último conflito.
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas irá votar uma resolução dos Estados Unidos de "cessar-fogo imediato" na Faixa de Gaza nesta sexta-feira. A proposta foi apresentada pelos Estados Unidos e prevê o cessar-fogo imediato na guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, além da libertação de reféns. Uma reunião a portas fechadas nesta quinta decidiu pela votação na sexta. A resolução consolida uma mudança de orientação de Washington na guerra entre Israel e o Hamas já que os Estados Unidos, um dos cinco países que têm poder de veto no Conselho de Segurança da ONU, vinham barrando propostas de cessar-fogo.
A Argentina e o Uruguai condenaram as novas prisões de integrantes do partido Vente Venezuela, da líder opositora MARÍA CORINA MACHADO, na quinta-feira. O Paraguai “lamentou” as detenções e a Colômbia, por sua vez, expressou preocupação. Segundo o Procurador-Geral da Venezuela, TAREK WILLIAM SAAB, dirigentes do partido de Machado estariam envolvidos em supostas conspirações e planos para promover a violência na Venezuela. Sete integrantes da sigla política foram presos e há mais sete mandados de prisão expedidos contra partidários.
O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu, nesta semana, reduzir a Selic em meio ponto percentual, conforme sinalizado nos últimos comunicados do colegiado. Com isso, a taxa básica de juros cai de 11 vírgula 25 ao ano para 10 virgula 75 por cento ao ano. A decisão foi unânime. Este foi o sexto corte seguido na taxa básica de juros, que começou a recuar em agosto de 2023. No início do ciclo de cortes, a Selic estava em 13 virgula 75. Desde então, o comitê vem reduzindo a Selic no mesmo ritmo: meio ponto percentual a cada encontro. Com a decisão desta semana, a taxa chegou ao menor nível em dois anos.
No Brasil, dois milhões e cem mil crianças e adolescentes de zero a 19 anos vivem sem acesso adequado à água potável. O percentual de crianças e adolescentes negros sem acesso adequado à água é de quatro vírgula sete por cento, o dobro do registrado entre brancos, que é de dois vírgula dois por cento. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, véspera do Dia Mundial da Água. Já entre crianças e adolescentes indígenas, esse percentual é 11 vezes maior do que o de brancos. Os 15 estados com maiores percentuais de crianças e adolescentes sem acesso adequado à água estão nas regiões Norte e Nordeste do país. Os dados são de uma análise do Fundo das Nações Unidas para a Infância com base no Censo Demográfico 2022, do IBGE.
O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira derrubar o entendimento da própria Corte que autorizou a revisão da vida toda de aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social. A reviravolta do caso ocorreu durante o julgamento de duas ações de inconstitucionalidade contra a Lei dos Planos de Benefícios da Previdência Social. Por 7 votos a 4, o STF decidiu que os aposentados não têm direito de optarem pela regra mais favorável para recálculo do benefício. Ao julgarem constitucional as regras previdenciárias de 1999, a maioria dos ministros entendeu que a regra de transição é obrigatória e não pode ser opcional aos aposentados conforme o cálculo mais benéfico.
O Governo do Estado aprovou a inclusão de 40 novos projetos em programas que garantem incentivos ao setor produtivo catarinense. As assinaturas dos contratos foram nesta quinta-feira e marcam a primeira rodada de incentivos concedidos em 2024. São 32 projetos contemplados nos programas Prodec e Pró-Emprego e 8 beneficiados com o chamado Tratamento Tributário Diferenciado 489. Os investimentos propostos pelas empresas alcançam 926 milhões e vão resultar em nove mil e 400 novas oportunidades de trabalho aos catarinenses. Somados aos contratos do Prodec e Pró-Emprego assinados no ano passado, os projetos beneficiados totalizam oito bilhões e 700 milhões de reais em investimentos e 20 mil novos postos de trabalho desde o início da gestão JORGINHO MELLO.
A concentração de recursos financeiros em alguns cursos, a formação de professores e a flexibilização da carga horária da contrapartida dos estudantes foram os principais pontos abordados na audiência pública promovida na Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira para discutir adequações no Programa Universidade Gratuita. O encontro foi organizado pela Comissão de Educação e Cultura e pela Comissão de Constituição e Justiça do Parlamento catarinense. Um dos encaminhamentos da audiência foi a apresentação de um projeto de lei para a alteração de dois pontos da legislação do programa: a flexibilização da carga horária da contrapartida oferecida pelos beneficiados com as bolsas de estudo e a concessão de bolsas para cursos autorizados pelo MEC e não apenas os credenciados.
O Programa Água no Campo SC tem previsão de investimentos de 60 milhões de reais. Nesse ano, os recursos previstos são 50 por cento a mais do que em 2023, ano em que foram disponibilizados 39 milhões e 50 mil reais. Os recursos são destinados para captação, armazenamento, tratamento e distribuição de água, proteção de nascentes e práticas de recuperação, conservação e manejo do solo e da água. O Programa se divide em “Água para Todos” e “Protegendo o Solo e Cultivando Água”. Na linha “Água para Todos”, o Programa tem como público alvo os produtores enquadrados no Pronaf, exceto quanto aos quatro módulos fiscais. O limite de enquadramento individual é de até 100 mil por família e coletivo de até 500 mil reais.
Prefeitura de Itapiranga distribui mais de 420 mil reais para entidades esportivas. A Administração Municipal firmou parcerias com organizações da sociedade civil, conforme prevê a Lei Federal. O valor do investimento para fomentar diferentes modalidades esportivas ultrapassa os 420 mil reais para este ano. Como contrapartida, as associações e entidades beneficiadas estão desenvolvendo projetos esportivos e representando o município em diversas competições, de acordo com o Plano de Trabalho apresentado e aprovado pela municipalidade.
Alesc promove Fórum da Mulher Empreendedora em São Miguel do Oeste. A Escola do Legislativo promoveu nesta quinta-feira, mais uma edição do Fórum da Mulher Empreendedora. O evento foi realizado no Clube Comercial e reuniu mulheres de diversos setores e lideranças regionais. A iniciativa foi proposta pelo deputado MARCOS VIEIRA e integra um ciclo de debates promovidos pela Comissão de Finanças e Tributação da Alesc, em parceria com o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Segundo o deputado, o objetivo do Fórum da Mulher Empreendedora é promover o reconhecimento e incentivar a participação feminina no setor econômico catarinense. Neste ano, seis cidades foram escolhidas para sediar o Fórum da Mulher Empreendedora: Cocal do Sul, Monte Carlo, Concórdia, Santo Amaro da Imperatriz, São Miguel do Oeste e Pomerode.
A edição do Fórum da Mulher Empreendedora de São Miguel do Oeste contou com a psicoterapeuta NEIVA SANTI, que ministrou a palestra, Os códigos da Prosperidade no Universo Feminino. O conteúdo, disse, tem caráter motivacional e foi construído a partir de estudos e observações clínicas, mas também de suas vivências pessoais. Já ROSEMERI FÁTIMA LAZAROTO, abordou a questão da mulher enquanto empreendedora. Gestora do setor privado e consultora vinculada ao Sebrae, ROSEMERI pontuou que as mulheres já são naturalmente laboriosas e desenvoltas, em função dos desafios que enfrentam no dia a dia, bastando lançarem-se na iniciativa de um negócio próprio.
Tunápolis entrega primeiros REURB’s para famílias. O sonho da regularização fundiária virou realidade para quatro famílias tunapolitanas. Na noite de quinta-feira, o Governo de Tunápolis, juntamente com o Setor de Tributos e empresa de engenharia oficializou a entrega das matrículas na comunidade de Linha Pitangueira. O benefício foi possível por meio do projeto de Regularização Fundiária Urbana. O Reurb é um procedimento legal que garante a titulação do imóvel às pessoas, que vivem em núcleos urbanos não regularizados e visa fornecer segurança jurídica às famílias que residem em lotes informais.
Conforme o Prefeito MARINO FREY, ao fornecer os títulos de propriedade regularizados, se oferece segurança jurídica às famílias que vivem em lotes informais, garantindo seus direitos e possibilitando que tenham acesso a serviços básicos e financiamentos para melhorias em suas residências. Esse é um passo importante para o desenvolvimento do município, que busca promover a inclusão social e a qualidade de vida de seus moradores. De acordo com o Prefeito Municipal, MARINO FREY “A regularização desses lotes é de fundamental importância para o município e especialmente para o proprietário dos lotes que a partir de agora tomam posse dos mesmo de forma definitiva através de escritura pública. O prefeito comemora a entrega de títulos de propriedades e projeta novas regularizações.
A Escola de Educação Básica Padre Balduíno Rambo de Tunápolis realizou nesta terça, uma roda de conversa com os alunos, com o tema:Educação para o trânsito. Na oportunidade estiveram presentes oSargento MARCOS MAZIERO e o Cabo ADRIANO BARBOSA, da Polícia Militar de Tunápolis, que compartilharam conhecimentos e informações de extrema importância, sobre a segurança no trânsito, um tema que impacta diretamente a vida de todos. Conforme o diretor do educandário RENATO PAULATA, o momento também serviu como experiência e preparação para a sétima edição da oratória, que terá como tema “ Segurança no transito”, eque será realizada com os alunos do sétimo e oitavo ano durante o mês de abril. PAULATA frisa que neste primeiro momento, os alunos estão recebendo todo o suporte para a produçãodos textos, que posteriormente serão apresentados nas suas respectivas turmas, edemais estudantes do educandário.
Os trabalhos com maior destaque, serão apresentados para a comunidade escolar, ao final do primeiro semestre de 2024. O diretor da Escola de Educação Básica Padre Balduíno Rambo de Tunápolis salienta que a oratória é desenvolvida em três categorias. Os alunos do sexto e sétimo ano estarão produzindo uma carta com o tema “ Direitos da criança e do adolescente”. Já as turmas do ensino médio farão um artigo de opinião, com o tema “Educação Financeira”. RENATO PAULATA menciona que a premiaçãoda oratória para os alunos classificados, será definidae patrocinada pela nova diretoria da Associação de Pais e Professores (APP) eleita no dia 12 de março. O diretor enaltece a Escola de Educação Básica Padre Balduíno conta atualmente com 321 alunos matriculados nas séries finais doensino fundamental e ensino médio, e está com o quadro de professores completo.
RENATO PAULATA ressalta que a Escola de Educação Básica Padre Balduíno Rambo oferece o curso técnico em administração no período noturno, com disciplinas nas áreas de direito, economia, contabilidade e administração. O diretor explica que os alunos que iniciaram o curso neste ano, terão uma formação geral básica, além de800h em curso técnico em administração. PAULATA destaca os estudantes estão passando por um período de adaptação, em virtude da nova modalidade de educação híbrida do ensino médio, adotada pelo Estado nesse ano, na qual os estudantes do ensino médio terão uma carga horária não presencial. Ou seja, além das 25h semanais em sala, o turno diurno terá seis aulas não presenciais,segundo ano do ensino médio 12 aulas não presenciais e terceiro ano 18 aulas não presenciais. O formato permite que os alunos realizem as atividades e tarefas encaminhadas pelos professores através da plataforma Classroom, diretamente de casa. //
Prefeito de Tunápolis relata diversos investimentos em infraestrutura no município com apoio de parlamentares. Município tem sido contemplado com recursos de vários partidos e desenvolve ações na cidade e interior. São três projetos com total de sete obras em andamento ou com licitação já realizada para iniciar serviços nas próxima semanas. Conforme o Prefeito de Tunápolis, MARINO FREY, o município está construindo três pórticos de acesso a cidade com investimento de 153 mil reais, com emenda da ex-deputada MARLENE FENGLER. Os pórticos são na SC 496, Estrada Geral da Fronteira na direção da comunidade de Pitangueira e na Estrada Geral no sentido a comunidade de São Pedro. Outro investimento é na construção da nova sede da Secretaria de Transportes e Obras com investimento de 326 mil reais, com recursos próprios.
O município ainda recebeu 350 mil reais, com emenda do deputado MAURICIO ESKUDILARK que serão aplicados na pavimentação no Centro Comunitário de linha São José. o Prefeito MARINO FREY informa que a esperada revitalização da Avenida Cerro Largo terá investimento de 950 mil reais, sendo 600 mil reais destinados pelo senador ESPERIDIÃO AMIN e o restante de contrapartida do município. Na revitalização da Rua Caaró, serão aplicados 150 mil reais com emenda do deputado ALTAIR SILVA. O Prefeito destaca ainda que algumas obras não terão inicio neste momento em virtude da realização da Efacitus e por isso as obras vão ocorrer somente após a feira, que ocorre no final de abril. Na educação a terá ampliação da Escola Bom Conselho, de linha Pitangueira, com 377 mil reais destinados pelos deputados MARO DE NADAL e NILSON BERLANDA.
O Prefeito MARIMO FREY chama atenção ainda terá o Novo Centro Esportivo da Comunidade de linha São Pedro, com aplicação de 520 mil reais, com recursos liberados pelo governo estadual. Salienta que este recurso é fruto de uma conversa direta com o governador JORGINHO MELLO visando atender uma antiga demanda da comunidade de São Pedro. MARINO FREY também chama atenção para recursos próprios do município que são utilizados nas obras. O Prefeito observa que o total do valor atinge dois milhões 820 mil reais. Já em relação ao Asfalto da Fronteira, FREY cita avanços em obras da sub base, camada de rachão, brita de graduação e colocação do asfalto que deve ocorrer nos próximos meses. Conforme o Prefeito, a empresa garantiu dar prioridade nos próximos meses para avanços nas obras do Asfalto da Fronteira em Tunápolis.
Itapiranga tem recorde em cota de calcário e projeta avanços na correção do solo. O Programa de Calcário da Secretaria de Estado da Agricultura, já está em operação e com volume expressivo em Itapiranga. Conforme o Extensionista Rural da Epagri, agrônomo MARCELO ROHDEN, neste ano o calcário chegou n o momento certo. Os produtores rurais estão se preparando para a implantação das culturas de inverno e este é o momento ideal para aplicação do calcário. Ele menciona que a Cooper A1 se antecipou e já possui produto em estoque no pátio e a Secretaria da Agricultura paga subsídio no transporte para levar o calcário até as propriedades. No ano passado Itapiranga teve cota inicial de duas mil toneladas e conclui com volume total de quatro mil e 500 toneladas. O agrônomo destaca que neste ano a cota inicial é a maior entre os municípios de Santa Catarina, com três mil e 400 toneladas.
De acordo com MARCELO ROHDEN as propriedades agrícolas de Itapiranga passam por um longo processo de correção do solo e maioria das lavouras estão próximas do adequado. O problema estava em solomuito carente de correção, necessitando de até 20 toneladas por hectare e a cota no programa do estado é de 30 toneladas por produtor, sendo necessário fazer um revezamento de áreas para corrigir as falhas. O extensionista da Epagri reforça a importância da correção do solo para compensar o alto investimento necessário para a implantação das lavouras. MARCELO ROHDEN menciona investimentos no prepara, plantio e controle de pragas. Com o alto custo para a produção, é preciso ter um solo de boa qualidade para proporcionar safra de maior volume.
Extensionista da Epagri de Itapiranga defende redução e até substituição total da safrinha de milho. Para o agrônomo, MARCELO ROHDEN, o ataque da Cigarrinha do Milho é motivo suficiente para uma mudança significativa no planejamento dos produtores rurais. A praga tem causado enfezamento das plantas e exigido alto custo para o controle das doenças. Segundo o extensionista, em muitas lavouras o prejuízo é inevitável, sendo preciso medidas drásticas para mudar este cenário. ROHDEN afirma que neste ano já está ocorrendo uma alteração significativa com redução nas lavouras da safrinha do milho. Ele reforça que é vantajoso ter apenas uma safra e com resultado positivo. O excesso de plantio de milho gera um cenário favorável para a multiplicação da Cigarrinha e com isso o ataque é cada vez mais intenso e prejudicial. ROHDEN afirma que ter plantio de sorgo e milheto de boa qualidade é mais vantajoso que uma safrinha de milho de baixa qualidade.
Colisão entre carro e moto deixa mulher ferida no centro de São Miguel do Oeste. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar registraram por volta das oito horas e 45 minutos desta sexta-feira, uma colisão envolvendo carro e moto no cruzamento da Rua 15 de Novembro e Avenida Getúlio Vargas, centro de São Miguel do Oeste. No local foi atendida uma mulher, condutora da motocicleta, que teve ferimentos leves na colisão. Ela foi socorrida ao Pronto Socorro do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A dinâmica do acidente não foi revelada.
Um jovem de 22 anos ateou fogo na casa da própria mãe após ser impedido por ela de vender os móveis da casa. A desavença aconteceu nesta quinta-feira, em São Lourenço do Oeste. Segundo informações da Polícia Militar, a mãe, de 45 anos, chegou em casa e flagrou o filho vendendo os móveis da casa. Um comprador já estava carregando-os em um carro. A mãe impediu o filho de vender os móveis e foi ameaçada. A mulher contou à polícia que o filho afirmou que iria atear fogo na casa. A ameaça se cumpriu e o jovem colocou fogo na residência.
Mãe diz que filho é dependente químico. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para controlar as chamas. A mãe relatou aos militares que o filho é dependente químico e o dinheiro da venda dos móveis seria usado para a compra de entorpecentes. Conforme a polícia, o jovem estava agressivo e foi preso em flagrante. Ele foi encaminhado à delegacia. A Polícia Científica foi acionada para realizar perícia criminal na casa.