ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quarta-feira 22 03 2023

-PREÇOS DOS REMÉDIOS VÃO SUBIR CINCO POR CENTO A PARTIR DE PRIMEIRO DE ABRIL

-TRIBUNAL DE CONTAS FARÁ LEVANTAMENTO DAS ÁREAS DE RISCO NO ESTADO

-ENTIDADE PROMOVEM HOJE ATIVIDADES DO DIA MUNDIAL DA AGUA NO CENTRO DA CIDADE

-VEREADORES SEGUEM PARECER DO TCE E APROVAM CONTAS DO PREFEITO DE 2021

-CÂMARA VAI PROMOVER AUDIENCIA PUBLICA PARA DISCUTIR A ADUANA DE PARAÍSO

-HOMEM É CONDENADO A 19 ANOS DE PRISÃO POR MATAR COMPANHEIRO EM CAMPING DA REGIÃO

-MOTOCICLISTA FICA GRAVEMENTE FERIDO AO COLIDIR CONTRA CANTEIRO DE AVENIDA

O tempo é de sol com poucas nuvens. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com chuva a partir da tarde. A mínima das últimas horas foi de 19 graus e a máxima para hoje deve ser de 35 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 24 centavos. O euro está valendo cinco reais e 64 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula cinco centavos.

O presidente russo, VLADIMIR PUTIN, ameaçou nesta terça-feira "responder" se Londres fornecer à Ucrânia munições com urânio empobrecido, após declarações nesse sentido de uma autoridade britânica. A vice-ministra britânica de Defesa, ANNABEL GOLDI, disse na última segunda-feira à noite, que o Reino Unido planeja fornecer à Ucrânia mísseis "com urânio empobrecido". Essas munições são muito eficazes para destruir tanque e veículos blindados modernos. O ministro russo da Defesa, SERGEY SHOIGÚ, assegurou, por sua vez, que a "Rússia sabe como responder".

Países da União Europeia, reunidos em Bruxelas, chegaram a um acordo para desbloquear dois bilhões de euros para fornecer um volume de munição solicitado pela Ucrânia e aumentar a produção no bloco. Os ministros aprovaram um plano de três etapas para entregar um milhão de munições de 155 milímetros à Ucrânia, restaurar estoques estratégicos nacionais e expandir a capacidade de produção da indústria de defesa do bloco, de acordo com diplomatas de cinco países. O governo ucraniano já havia alertado repetidamente que suas tropas devem racionar seu poder de fogo, em um momento marcado pelo desgaste da guerra.

O Departamento de Estado dos Estados Unidos divulgou um relatório anual de direitos humanos nesta segunda-feira no qual afirma que há relatos confiáveis de que na Nicarágua há assassinatos arbitrários, prisões e tortura, assim como condições duras e de risco de vida nas prisões do país. O regime do presidente DANIEL ORTEGA tem se tornado cada vez mais autoritário, e há repressão a dissidentes pelas forças de segurança e judiciais sob controle do governo. No mês passado, mais de 200 pessoas que eram críticas ao governo foram expulsas do país.

A partir do dia primeiro de abril, os preços dos medicamentos devem subir cerca de cinco por cento em todo o país. O limite do reajuste é estabelecido pelo governo e pode ser repassado pelas farmácias de uma vez ou ao longo do ano. O cálculo inclui diferentes fatores, mas este ano a indústria estima que a alta seja ditada pela inflação do período, que foi de cinco vírgula seis por cento. Enquanto os preços não sobem, as farmácias preparam os estoques para atrair os clientes com o preço antigo e melhores condições de pagamento. Segundo o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos, em 10 anos, o preço dos medicamentos subiu 76 vírgula 79 por cento no país, abaixo da inflação acumulada, de 90 vírgula 24 por cento.

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que determina a concessão imediata de medidas protetivas de urgência às mulheres que denunciarem violência doméstica a qualquer autoridade policial ou a partir de alegações escritas. A proposta será enviada para sanção presidencial. De autoria da ex-senadora e atual ministra do Planejamento, SIMONE TEBET, o Projeto de Lei do Senado, foi aprovado com emendas de redação apresentadas pela relatora, deputada JANDIRA FEGHALI. Ainda de acordo com a proposta, as medidas protetivas poderão ser indeferidas no caso de avaliação pela autoridade de inexistência de risco à integridade física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral da ofendida ou de seus dependentes.

O Palácio do Planalto deverá receber nesta sexta-feira a lista dos projetos selecionados pelos ministérios setoriais para inclusão no “Novo PAC” –nome provisório do plano de investimentos em infraestrutura que o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA pretende anunciar nas próximas semanas. De acordo com documento interno do governo obtido pela rede CNN, o plano terá seis eixos de atuação: transportes, energia, infraestrutura urbana, comunicações, equipamentos sociais e água para todos. A carteira final de empreendimentos deverá estar concluída até 21 de abril e pronta para divulgação até 28 de abril, segundo o documento.

Contando com a presença de prefeitos, vereadores e lideranças de vários municípios catarinenses, foi lançada na noite desta terça-feira na Assembleia Legislativa a Frente Parlamentar de Apoio às Escolas Cívico-militares. O deputado MARCOS DA ROSA foi eleito o coordenador dos trabalhos. Ele ressaltou, ontem, que as escolas cívico militares tem a aprovação maciça dos pais de alunos, diminuição em torno de 80 por cento da evasão escolar e das violências físicas e verbais, resgate de valores como o civismo e o respeito, assim como a melhora na qualidade da educação. A Frente Parlamentar também é composta pelos deputados NAPOLEÃO BERNARDES,RODRIGO MINOTTO, SERGIO MOTTA e SÉRGIO GUIMARÃES.

O suplente de deputado estadual em Santa Catarina, TIAGO BOLAN FRIGO é o nome definido pelo governador JORGINHO MELLO para a Secretaria de Aquicultura e Pesca. FRIGO é funcionário concursado federal atuando na Eletrosul, e foi secretário adjunto da Pesca e Maricultura de Florianópolis. A Secretaria Executiva de Aquicultura e Pesca foi criada na Reforma Administrativa do Governador JORGINHO MELLO, editada por Medida Provisória e que tramita na Assembleia Legislativa. A MP tem validade de 60 dias e as mudanças começaram a valer a partir de sua publicação. Antes da Reforma, a Secretaria de Agricultura englobava também a Pesca.

O Tribunal de Contas de Santa Catarina fará um levantamento para identificar as áreas de risco existentes no Estado. O motivo é evitar tragédias como a que ocorreu no Litoral Norte de São Paulo, onde 65 pessoas morreram em fevereiro. Em análise preliminar, ao menos três mil pontos foram identificados. Para o levantamento, o Tribunal elaborou um questionário e o enviou aos 295 municípios catarinenses. O objetivo é de que as respostas sejam enviadas em até 90 dias. O Estado tem quatro entre as 20 cidades brasileiras com o maior risco de deslizamentos e inundações a partir de efeitos climáticos. Os dados são de 2018 e precisam ser atualizados.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes divulgou nesta terça que a BR-163, no Extremo-Oeste, terá duas operações de detonação de rochas nesta semana. A primeira está ocorrendo neste momento nas proximidades da comunidade de Daltro Filho em Guaraciaba. A previsão é de que o transito seja liberado por volta da uma hora da tarde. O outro bloqueio da rodovia para os serviços de detonação de rochas está marcada para ocorrer entre três e quatro da tarde de amanhã nas proximidades da rótula de acesso ao município de Guarujá do Sul e da Polícia Militar. Durante o período de detonação, a rodovia ficará fechada em ambos os sentidos e o tempo estimado para a realização das detonações e limpeza da pista é de aproximadamente duas horas, podendo ser concluída em menor tempo.

Está ocorrendo nesta quarta-feira um evento alusivo ao Dia Mundial da Água no centro de São Miguel do Oeste. Desde as nove horas da manhã, a população está recebendo informações e participando de atividades na área coberta da praça Walnir Botaro Daniel. A rua coberta vai contar com oficinas e espaços para atividades prática com as equipes da Gerência Regional de Saúde, Casan, Polícia Ambiental, prefeitura, Epagri, Instituto do Meio do Ambiente. A Unoesc, por exemplo, vai levar microscópios para demonstrar como ocorre a identificação de aguas contaminadas no laboratório de microbiologia da universidade. Os últimos estudos apontaram que apenas 16 por cento das águas de poços analisadas no laboratório eram próprias para o consumo. O evento do dia Mundial da Agua vai até as cinco horas da tarde.

A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste estenderá, a partir da próxima segunda-feira , a aplicação da dose de reforço da vacina bivalente contra covid para todos os grupos prioritários que já tenham recebido pelo menos duas doses da vacina monovalente. Por enquanto, a vacina segue disponível somente para idosos de 60 anos acima, imunossuprimidos, gestantes e puérperas. A partir da semana que vem, também serão atendidos os trabalhadores da saúde; população privada de liberdade; adolescentes cumprindo medidas socioeducativas funcionários do sistema de privação de liberdade. O atendimento é realizado na Sala de Vacinas, localizada junto à Unidade de Saúde Central, de segunda a sexta-feira, das sete da manhã as sete da noite.

O intervalo de aplicação da dose de reforço com a vacina bivalente deve ser de, pelo menos, quatro meses após a finalização do esquema primário da vacina monovalente ou aplicação da última dose de reforço da monovalente. A explicação é da enfermeira da sala de vacinas do município, MARIANA DEGGERONE. De acordo com ela, as vacinas aprovadas pela Anvisa para aplicação da nova dose de reforço oferecem proteção contra a variante original do coronavírus e contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a Ômicron. As pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários para a aplicação da vacina bivalente devem seguir o esquema de vacinação divulgado anteriormente, com a aplicação das doses do esquema primário e doses de reforço monovalentes, de acordo com a faixa etária.

Os trabalhos do Presídio Regional de São Miguel do Oeste, antiga Unidade Prisional Avançada foram destaques nesta semana no Rede Peperi Notícias Segunda Edição e também no Boa Tarde Peperi. Na oportunidade a reportagem conversou com o diretor da unidade, TIARAJU LAZARI, com a coordenadora de execução penal, SIMONÍ ROHR e com a técnica em atividades administrativas do setor penal, ARIANI BONFANTI. De acordo com TIARAJU LAZARI, a mudança foi apenas de nome, sendo que o trabalho segue sendo o mesmo. Conforme ele, a intenção da nova equipe de trabalho é mostrar para a sociedade que em todo presídio é possível oportunizar uma segunda chance ao apenado, deixando de lado qualquer outro pensamento preconceituoso e ultrapassado.

O presídio regional de São Miguel do Oeste tem capacidade para 142 presos, porém, abriga um número maior que esse. A informação é do diretor da unidade, TIARAJU LAZARI. Segundo ele, no momento, estão na unidade, 173 pessoas, ou seja, 31 a mais que a capacidade. Ele destacou que essa realidade não é exclusiva da região, mas sim, de todo o país. TIARAJU frisou no entanto que apesar desse número acima do limite, o trabalho segue sendo executado normalmente e todos os itens básicos também são fornecidos para cada apenado. Ele salientou que desse número total, 60 trabalham fora da unidade em ao menos três setores da sociedade, como prefeitura, construção civil e indústria de confecções, proporcionando dessa forma, a ressocialização do apenado ao mercado de trabalho.

Cada apenado do regime semiaberto tem direito a cinco saídas temporárias ao longo de cada ano e cada um pode escolher o período. O comentário é da coordenadora de execução penal, SIMONÍ ROHR. Ela disse que para isso alguns requisitos precisam ser respeitados e citou que no presídio regional de São Miguel do Oeste essas saídas estão ocorrendo normalmente, como por exemplo, no Carnaval desse ano quando na oportunidade 22 saíram da unidade e 23 retornaram, sendo um de outra região do estado. A profissional também explicou a questão das remissões que é um benefício aos presos que trabalham ou estudam, sendo que a cada 12 horas de estudo, o apenado diminui um dia de pena.

O presídio regional de São Miguel do Oeste possui 91 presos que praticam o hábito da leitura, totalizando mais da metade dos apenados. Nesse caso, aqueles que praticam a leitura e apresentam o resumo têm direito a redução de quatro dias da pena ao mês. Para a técnica em atividades administrativas do setor penal, ARIANI BONFANTI, o somatório total das remissões é expressivo e depende de cada apenado, sendo que quanto mais atividades, incluindo estudos, leitura e trabalho cada um fizer, mais dias serão descontados da sentença proferida contra cada um. Ela esclareceu que dependendo da carga horária de atividade é possível reduzir mais de 40 por cento da pena total.

O diretor do presídio regional de São Miguel do Oeste também abordou na entrevista concedida para a Peperi sobre o auxílio reclusão. TIARAJU LAZARI lembrou das recentes notícias falsas sobre o possível aumento desse auxílio ser superior ao salário mínimo, o que ele afirmou ser falso. Ele aproveitou o espaço e explicou de fato o que é esse auxilio e como ele funciona.

A vereadora de Chapecó, MARCILEI VIGNATTI, esteve no Peperi Entrevista desta terça-feira e avaliou a recente eleição para a composição da nova diretoria da Uvesc, a Uniao de Vereadores do estado de Santa Catarina. Ela encabeçou uma das chapas e recebeu cerca de 70 por cento dos votos. MARCILEI Obteve 129 votos contra46 atribuídos ao vereador PEDRO CUNHA do União Brasil de Governador Celso Ramos. A chapa de MARCILEI reuniu um grupo suprapartidário que uniu vereadores do PSB, PP, PSD,PL, MDB, PT e Podemos. Ela disse que a força dos partidos é importante e não pode ser desconsiderada, mas que durante o mandato, a ideia é evitar que as questões ideológicas atrapalhem a unidade e a atuação da Uvesc.

A nova diretoria da Uvesc vai trabalhar na construção de uma pauta convergente. A afirmação é da nova presidente da união de vereadores, MARCILEI VIGINATTI. Ela disse que os vereadores devem ter uma pauta política comum e ir para o centro da discussão sobre as questões ligadas ao desenvolvimento do estado de SC. MARCILEI comentou que a UVESC vai estimular a defesa conjunta de assuntos que são convergentes como por exemplo a duplicação da BR 282, rede trifásica nas comunidades rurais, politica de abastecimento de garanta agua de forma permanente para os agricultores, além do aumento de investimentos em setores importantes para os municípios, como saúde e educação.

A nova presidente da Uvesc defendeu três ações para fortalecer o processo de articulação entre os vereadores do estado. O primeiro é a criação de um fórum de trabalho com os 295 presidentes de câmaras municipais para sincronizar a atuação dos vereadores. O segundo é o fortalecimento das associações regionais. Uma das metas, inclusive, é a reativação da Aveosc, a associação dos vereadores do extremo-oeste. O terceiro ponto é aumentar a representatividade com a filiação de novas câmaras no estado. Nesse sentindo, segundo MARCILEI, a ideia é transformar a Uvesc em federação para fortalecer a atuação da entidade.

Os 50 anos de fundação da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Miguel do Oeste foram lembrados pela Câmara de Vereadores nesta terça-feira. Uma moção de aplauso, de autoria do vereador NÉLVIO PALUDO e subscrita pelos demais vereadores presentes, parabenizou a entidade pela data, comemorada recentemente. O presidente da CDL, JUARES DOS SANTOS JUNIOR, destacou que a entidade é uma das maiores do estado, com 712 associados atualmente. Ele agradeceu aos membros da diretoria e de gestões que já passaram pela entidade. O primeiro presidente da CDL, OSWALDO GRUBER, presente na homenagem, fez uso da palavra e destacou que na época o objetivo dos fundadores era tornar São Miguel do Oeste uma liderança regional, e que isso só era possível com a união dos empresários e demais setores da sociedade.

A Câmara Municipal de São Miguel do Oeste aprovou por unanimidade, nesta terça-feira, um requerimento para a realização de audiência pública para discutir a estruturação da Aduana de Paraíso. O pedido para promover o evento é da vereadora CRIS ZANATTA. De acordo com ela, a Aduana de Paraíso é uma importante passagem da Argentina para Santa Catarina, mas o local carece de estrutura física e de pessoal para operacionalização do fluxo de entrada de turistas. A vereadora também defende a realização da audiência pública "para oportunizar a participação da população, autoridades, entidades e organizações na identificação das práticas realizadas, e definir gargalos identificados para resolução das demandas apresentadas".

A audiência pública na câmara de vereadora para discutir a aduana de Paraíso deve contar com a participação de autoridades do Brasil e Argentina, de Santa Catarina e Misiones, bem como de autoridades locais. A afirmação é da vereadora CRIS ZANATTA. Ela disse que o encontro vai servir para estabelecer um cronograma de ações e práticas para solucionar temas como estrutura, funcionamento e capacidade da Aduana de Paraíso. CRIS citou que São Miguel do Oeste, considerado município polo regional, precisa ser o protagonista para ajudar os municípios vizinhos para potencializar resultados de desenvolvimento. A data da audiência pública será definida pela mesa diretora da câmara de vereadores.

Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram por maioria, nesta quarta-feira, o Projeto de Decreto Legislativo, de autoria da Comissão de Finanças e Orçamento que aprova as contas do Município de São Miguel do Oeste referentes ao exercício financeiro de 2021. Os vereadores acompanharam parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado que foi pela aprovação. O projeto foi aprovado por maioria, com 11 votos favoráveis. Apenas a vereadora CRIS ZANATTA votou contra a aprovação das contas. O vereador RAVIER CENTENARO não participou da reunião. O tema foi debatido em sessão ordinária exclusiva para apreciação dessa matéria na manhã de hoje na câmara de vereadores.

O parecer do Tribunal de Contas do Estado recomenda a aprovação das contas de 2021 do município e apresenta duas ressalvas e algumas recomendações. As ressalvas são quanto ao "reiterado atraso na remessa da Prestação de Contas do Prefeito", e sobre o "relatório do órgão Central do Sistema de Controle Interno remetido contendo informações parciais". Já as recomendações são para o município adotar providências quanto ao prazo citado e para a completa adequação do relatório do Controle Interno; para adotar providências "para que não se repitam impropriedades contábeis e para adotar medidas corretivas "quanto às impropriedades detectadas nos pareceres dos Conselhos Municipais do Fundeb, de Saúde e de Assistência Social". Outras recomendações são a "adoção de providências tendentes a garantir o alcance da meta estabelecida para o atendimento na pré-escola, observado o disposto no Plano Municipal de Educação.

Um homem acusado de assassinar a ex-companheira e atirar seu corpo no rio de um camping, onde ambos trabalhavam, foi condenado após sete horas de sessão do Tribunal do Júri realizado nesta terça-feira na comarca de Palmitos. A pena foi fixada em 19 anos, dois meses e 12 dias de reclusão, em regime fechado. O conselho de sentença reconheceu as qualificadoras de motivo torpe, asfixia, uso de recurso que dificultou a defesa da vítima e feminicídio. O crime ocorreu em janeiro de 2022. A vítima foi encontrada dentro do rio, presa na vegetação e distante poucos metros do local onde foi arremessada. Não havia água nos pulmões, em demonstração de que houve asfixia antes de ser arremessada ao rio. Quinze dias depois do crime, o homem foi preso. Ontem ele foi condenado e pode recorrer da decisão.

Um homem sofreu graves ferimentos em um acidente com moto no centro de Itapiranga na noite de ontem. O condutor de uma motocicleta colidiu contra um canteiro central da Avenida Beira Rio por volta das 11 e 40 da noite. A guarnição dos bombeiros socorreu um homem de 27 anos, morador de Itapiranga. A vítima apresentava cortes na face e crânio, com intensa hemorragia e suspeita de lesões nas pernas. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Sagrada Família de Itapiranga. Devido à gravidade dos ferimentos, ocorreu a transferência para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.