-MINISTÉRIO DA SAÚDE AUTORIZA LIBERAÇÃO DE ESTOQUE DE VACINAS PARA PRIMEIRA DOSE
-SC MANTEM NÍVEL GRAVÍSSIMO PARA A COVID PELA QUARTA SEMANA CONSECUTIVA
-PREFEITURA E EXÉRCITO RETOMAM PROGRAMA PELOTÃO MIRIM
-COMERCIANTES RECLAMAM DE HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO PREVISTO EM DECRETO
-POLÍCIA MILITAR INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO DE NOVAS NORMAS RESTRITIVAS
-RAPAZ É MORTO A TIROS EM RODOVIA FEDERAL DA REGIÃO
-MULHER ATROPELADA NA BR 163 MORRE NO HOSPITAL REGIONAL
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 53 centavos. O euro está valendo seis reais e 60 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
A vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca teve 79 por cento de eficácia na prevenção de casos sintomáticos da doença, segundo testes da fase três realizados com 32 mil 449 voluntários nos Estados Unidos, no Chile e no Peru. O imunizante se mostrou seguro e teve cem por cento de eficácia contra casos graves, que necessitam de hospitalização dos pacientes, e 80 por cento de eficácia em idosos com mais de 85 anos.
Cerca de 20 por cento dos voluntários tinha 65 anos ou mais, e cerca de 60 por cento tinham comorbidades associadas a um risco maior de complicação para a Covid-19.
Europeus foram às ruas protestar contra o lockdown como medida de prevenção ao novo coronavírus neste sábado. As manifestações foram observadas em Londres, no Reino Unido; em Viena, na Áustria; em Kassel, na Alemanha; em Belgrado, na Sérvia; em Bucareste, na Romênia; em Helsinque na Finlândia e em Basel, na Suécia. Na Alemanha, por exemplo, mais de 20 mil pessoas foram às ruas. Em Londres, os protestos resultaram em pelo menos 13 prisões pela polícia. Na Holanda, centenas de pessoas participaram de uma manifestação e policiais chegaram a usar jatos d'água para dispersar o grupo.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, considerou, neste domingo, "profundamente decepcionante" a saída da Turquia de um acordo internacional destinado a proteger as mulheres da violência, considerando-a um retrocesso. Na madrugada de sábado, o presidente RECEP TAYYIP ERDOGAN retirou a Turquia da Convenção de Istambul. O tratado entre 30 países tenta combater a violência contra as mulheres. A decisão turca, que foi divulgada em um decreto, foi resultado das pressões de grupos conservadores e islâmicos, que alegam que os termos da Convenção violam os valores familiares "tradicionais".
Apesar das recomendações de higiene feitas pelos órgãos de saúde desde o início da pandemia, relatório divulgado nesta segunda-feira pelo Instituto Trata Brasil aponta que 21 milhões e 700 mil brasileiros não têm acesso à coleta de esgoto nas 100 maiores cidades do país. Cinco milhões e meio de pessoas não tem água potável em casa. A população com acesso à rede de água no país é de 83 vírgula sete por cento do total. Em relação à população com rede de esgoto, o percentual está em 54 por cento.Nos 100 maiores municípios, 74 por cento dos moradores em acesso a redes de esgoto.
O ministro da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, autorizou a utilização imediata de todas as vacinas contra a Covid-19 que foram entregues aos estados e municípios. Inicialmente, a orientação do Ministério da Saúde foi pela manutenção de estoques para aplicação da segunda dose dos imunizantes, mas, diante da confirmação de entregas semanais pela Fundação Oswaldo Cruz e pelo Instituto Butantan, a medida foi tomada para ampliar o número de vacinados em todo o país. A recomendação também vale para as cinco milhões de doses que serão entregues neste final de semana pelos dois órgãos. PAZUELLO ainda responde pelo ministério da Saúde. O médico MARCELO QUEIROGA deve ser empossado no cargo nesta terça-feira.
O Ministério das Relações Exteriores informou neste sábado que o governo brasileiro negocia a importação de vacinas contra a Covid-19 "do excedente disponível" nos Estados Unidos. A negociação, que envolve também a embaixada do Brasil em Washington e o Ministério da Saúde, começou no dia 13 de março. A informação foi divulgada pelo Itamaraty um dia depois de o presidente do Senado, RODRIGO PACHECO anunciar que enviou carta à vice-presidente norte-americana, KAMALA HARRIS, que também é presidente do Senado daquele país, para pedir que o Brasil seja autorizado a comprar doses de vacina contra a Covid que estão estocadas no país mas que ainda não têm aval para uso interno.
No ano passado, as Promotorias Regionais da Ordem Tributária garantiram o ingresso de quase 600 milhões aos cofres do Estado. Foram 102 milhões pagos diretamente ao Tesouro estadual e 492 milhões relativos ao pagamento de parcelas por empresas que foram cobradas em ações nos anos anteriores pelo Ministério Público. Além disso, no ano passado as promotorias do Ministério Público ajuizaram mil 576 ações penais, que envolvem futura cobrança de 483 milhões em tributos sonegados. Conforme a instituição, também em 2020 foram iniciadas três mil 550 investigações sobre eventuais crimes relativos a sonegação fiscal e apropriação indébita de impostos no estado.
Santa Catarina receberá mais um milhão e 200 mil doses da vacina contra a Covid-19 até o fim de março. Uma nova remessa já está programada para chegar no Estado nesta terça-feira. O superintendente do Ministério da Saúde em Santa Catarina, ROGERIO RIBEIRO, confirmou que o planejamento da pasta é de chegar a marca de dois milhões de imunizantes entregues desde o início da vacinação. Conforme levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, até o momento, 877 mil 590 doses já foram recebidas, sendo que 146 mil 750 desembarcaram em Santa Catarina na manhã deste sábado. Atualmente, 321 mil 238 pessoas receberam a primeira dose da vacina em Santa Catarina.
A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste sábado, os dados da Matriz de Risco Potencial em relação ao novo coronavírus. O mapa aponta que todas as regiões catarinenses permanecem em nível gravíssimo, na cor vermelha, pela quarta semana seguida. Das 16 regiões, apenas a região do Extremo Sul continua com nota máxima em todos os quesitos analisados. As outras regiões apresentaram uma redução, principalmente, no índice de transmissibilidade. A cientista de dados BIANCA VIEIRA disse que isso não quer dizer que esteja ocorrendo uma diminuição na curva, pois os leitos ainda estão em situação gravíssima no Estado com alto índice de lotação.
As aulas presenciais estão sendo retomadas nesta semana nos municípios da Ameosc que decidiram manter apenas atividades remotas neste começo de ano letivo. Hoje, a Secretaria de Educação de Belmonte reabriu as escolas para os alunos do Ensino Fundamental. Nesta primeira etapa retornaram os alunos do primeiro ao quinto ano e na próxima semana serão retomadas as atividades presenciais serão retomadas para o pré-escolar. A creche será aberta em 30 dias. A secretária de Educação, DAIANA VILLA BASSO disse que as escolas estão adequadas com o distanciamento, disponibilização de álcool em gel, máscaras e limpezas periódicas.
Em Descanso, as aulas presenciais serão retomadas nesta semana, tanto na rede privada quanto na rede pública. Um novo decreto municipal, emitido na sexta-feira, prevê que as atividades presenciais vão ocorrer a partir da próxima quarta-feira, dia 24. O decreto anterior previa o fechamento das escolas até o dia seis de abril. O município antecipou a reabertura das escolas para aulas presenciais a partir da recomendação do comitê de crise que se reuniu nesta semana e reavaliou a situação da educação. A carreata organizada por pais e professores que defendem a volta das aulas presenciais que seria realizada na manhã de sábado em Descanso foi cancelada.
A pandemia do coronavírus afetou o ritmo de atendimentos prestados pela empresa que presta o serviço de manutenção da iluminação pública no município. A informação é do chefe da iluminação pública da prefeitura de São Miguel do Oeste, ANTONIO CARLOS SOUZA FILHO. Ele disse que vários trabalhadores são do grupo de risco ou tiveram Covid. Com isso, a equipe de trabalho ficou reduzida afetando o andamento dos serviços. ANTONIO CARLOS destacou que o município entrou em contato com a empresa e solicitou a contratação emergência de outros funcionários para não criar um prejuízo para a população. Ele pediu que os moradores continuem relatando os eventuais problemas na iluminação, mas que tenham paciência em razão dessas dificuldades.
A prefeitura está finalizado o trabalho de georeferenciamento dos postes da rede de iluminação pública. De acordo com o chefe da iluminação pública da prefeitura de São Miguel do Oeste, ANTONIO CARLOS SOUZA FILHO, 91 por cento dos postes estão identificados com uma placa contendo um número. Essa informação facilita a comunicação de problemas e a rápida identificação por parte da empresa que faz o serviço de manutenção. ANTONIO CARLOS reforçou que existem três canais de comunicação no setor de iluminação pública. As reclamações podem ser feitas pelo telefone da prefeitura no 3631-2014, pelo 0800 033 1050 ou ainda pelo aplicativo Cidade Iluminada.
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste registrou mais seis óbitos relacionados ao coronavírus. Os casos são de pacientes com idade entre 49 e 77 anos de Dionísio Cerqueira, Nova Erechim, Galvão, Quilombo, Caibi, Pinhalzinho e Iporã. A ocupação ainda está em cem por cento dos leitos de UTI com 25 pacientes confirmados. Na enfermaria, são 14 confirmados. A fila de espera de pacientes aguardando leitos de UTI foi zerada neste final. Em São Miguel do Oeste, nove pessoas foram diagnosticadas com covid-19. Outros 31 pacientes entraram para a lista de recuperados. No total, 108 pessoas estão com o vírus ativo.
As campanhas promovidas por duas entidades do município para ajudar o Hospital Regional continuam recebendo doações da comunidade. Uma delas é a da CDL. De acordo com a presidente da entidade, GLEICE KOPP, o objetivo é arrecadar alimentos e materiais com postos de recolhimento nos mercados da cidade. Além disso, a CDL abriu duas contas bancárias para receber doações em dinheiro. Até a semana passada, foram arrecadados mais de cinco mil reais nas duas contas. As doações podem ser feitas até o dia três de abril. GLEICE comentou que a união faz a força e a comunidade deve se envolver para ajudar o Hospital Regional neste momento.
A outra iniciativa comunitária para auxiliar o Hospital Regional é promovida pelo Lions Clube São Miguel Universidade. De acordo com o diretor de saúde do clube, ADILSON PANDOLFO, a campanha foi lançada para auxiliar as pessoas que estão internadas no Hospital Regional. O objetivo é arrecadar materiais de higiene pessoal para os pacientes e também os familiares que tem dificuldades em levar os produtos para os internados. PANDOLFO comentou que as doações podem ser feitas em dinheiro mediante depósito em uma conta criada para esse fim na Caixa Econômica Federal. Os materiais podem ser entregues para membros do Lions Clube São Miguel Universidade. Os produtos pedidos são fraldas geriátricas, cremes hidratantes para o corpo, óleo de girassol cicatrizante e travesseiros com capa de higienização.
O Hospital Regional registrou um aumento considerável dos custos de manutenção, especialmente com a lotação dos leitos e crescimento dos valores de materiais e medicamentos. A afirmação é do diretor do Hospital Regional, RODRIGO LOPES. Ele comentou que houve um aumento expressivo da quantidade de itens usados pelas equipes, como máscaras, luvas, aventais descartáveis e remédios. Ao mesmo tempo, a grande procura por esse tipo de produto em todo o país levou a majoração dos preços. RODRIGO disse que a comunidade percebeu a dificuldade enfrentada pelo hospital e está realizando as campanhas. Ele comentou que toda ajuda é importante porque reduz os gastos e aumenta a capacidade de atendimento da unidade.
O custo de manutenção mensal do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso praticamente dobrou com o agravamento da pandemia do coronavírus. De acordo com o diretor da unidade, RODRIGO LOPES, a contrato do Insituto Santé com o estado prevê um repasse de cerca de três milhões e 900 mil reais por mês para a manutenção da estrutura. Com a Covid, as despesas aumentaram em dois milhões e o total de gastos por mês chega a quase seis milhões de reais. RODRIGO exemplificou que o valor gasto com aventais descartáveis é de cerca de quatro mil reais por dia. Uma ampola de medicamento sedativo que custava um real e 90 centavos passou para 54 reais. Além disso, o gasto com folha de pagamento também subiu porque foram contratados mais profissionais para dar conta dos novos leitos que foram abertos na unidade. Ele disse que o Santé está em contato com o governo para fazer a reposição desse valores.
O diretor do Hospital Regional também se manifestou sobre o risco da falta de medicamentos, especialmente para pacientes que estão entubados. Na última semana, diversos hospitais do estado relataram que existe um iminente colapso na oferta de medicamentos e que podem faltar produtos usados para manter os pacientes entubados. RODRIGO LOPES disse que o Hospital Regional também tem essa preocupação e que hospital tem conseguido administrar esse problema.
O novo decreto do governo do estado com restrições para reduzir a transmissão do coronavírus gerou muitas dúvidas no final de semana. O ponto mais polêmico foi o horário de funcionamento do comércio. A Polícia Militar, inclusive, usou o sábado para orientar os comerciantes e a população de forma geral sobre os principais aspectos do novo decreto. O comandante do décimo primeiro batalhão da PM, tenente coronel JAILSON FRANZEN reforçou que o comércio da cidade só pode funcionar entre dez da manhã e oito da noite. No sábado, as empresas que abriram no horário de costume foram orientadas sobre a mudança, sem aplicação de multa. FRAZEN disse que a própria PM também teve se ajustar as novas regras e as interpretações que são dadas as novas regras. Ele lembrou que a polícia não faz as normativas, mas tem a obrigação legal de fiscalizar o cumprimento das medidas.
A Polícia Militar recebeu reforço de efetivo para a fiscalização dos decretos com as normas restritivas da Covid-19. Segundo o comandante do décimo primeiro batalhão, JAILSON FRANZEN, o município recebeu oito novos policiais que atuam exclusivamente nesse setor. Maravilha também tem uma equipe específica da Covid formada por quatro policiais. FRANZEN esteve no Peperi Rádio Repórter de sábado e disse que os 500 policiais formados pela academia em 2020 foram designados para a fiscalização Covid em todo o estado. Ele também informou que somente neste ano foram realizadas duas mil 344 fiscalizações ligadas ao coronavírus na região. Em São Miguel do Oeste, foram 805 fiscalizações, cerca de 40 por cento das ações desenvolvidas em 2020 no município.
O comandante do décimo primeiro batalhão da Polícia Militar, JAILSO FRANZEN, também disse neste sábado no Peperi Rádio Repórter que as empresas, de forma geral, seguem as normas previstas nos decretos da Covid emitidas pelos governos do estado e do município. O policial disse que o problema não está no comercio que costuma observar as regras. O maior volume de irregularidades está nas festas e atividades clandestinas realizadas fora dos estabelecimentos.
A mudança de horário de funcionamento do comércio que está em vigor desde sábado gerou muita reclamação no município. De acordo com o decreto do governo do estado, o comércio de rua, que é aquele que não funciona dentro de galerias ou shoppings, deve abrir as dez horas da manhã e fechar as oito horas da noite. O horário é fora do padrão tradicional da região, o que provocou muitas reclamações. Hoje pela manhã, uma comerciante do bairro São Gotardo entrou em contato com a Peperi e reclamou do decreto. CLEUZA ARIENDT disse que o novo horário vai trazer muito prejuízo, especialmente dos setores que abrem cedo e atendem públicos específicos, como por exemplo, estudantes e trabalhadores de outros segmentos. Ele citou que não tem cabimento abrir as dez horas da manhã. Além disso, manter o comércio aberto depois das seis horas vai resultar na movimentação e aglomeração de pessoas nas lojas.
A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste deve receber mais 950 doses de vacina contra covid-19 nesta segunda-feira. A remessa será recebida hoje e amanhã estará à disposição de mais um grupo de idosos. A partir de amanhã, o município vai imunizar pessoas de 69, 70 e 71 anos de idade. Mais uma vez, a secretaria de saúde organizou um cronograma a fim de evitar aglomerações. A imunização começa as oito horas com as pessoas de 71 anos. As nove horas, o imunizante será liberado para idosos de 70 anos. As dez horas, serão vacinados pessoas com idade de 69 anos. Para se vacinar, é preciso apresentar o Cartão SUS, Carteira de Vacinação e um documento de identificação, como RG ou CPF. Quem tiver positivado para covid-19 nos últimos 30 dias ou estiver com sintomas gripais deve aguardar para fazer a vacina em outra oportunidade.
O Município de São Miguel do Oeste já aplicou quatro mil 418 doses da vacina contra o coronavírus. Isso representa mais de dez por cento da população total do IBGE, estimada em cerca de 40 mil habitantes. Do total de vacinas aplicadas, três mil 546 foram relativas à primeira aplicação e 872 à segunda da segunda dose. Foram imunizados dois mil 237 idosos com idade acima dos 72 anos e cerca de mil e 300 profissionais da saúde. A secretária de saúde, GINE GIRELLI, disse que a velocidade da vacinação depende do repasse de imunizantes que vem do Ministério da Saúde para o Estado e do Estado para o município.
A Policia Militar flagrou uma aglomeração de pessoas às margens da BR 282 neste final de semana. Cerca de 20 pessoas estavam reunidas nas proximidades da ponte sobre o rio das Antas, entre Iraceminha e São Miguel do Oeste. De acordo com a PM, eles não estavam respeitando o distanciamento social e também não estavam usando máscaras. Todos foram autuados e vão responder a um Termo Circunstanciado por infração penal. Além disso, eles vão responder administrativamente pelas infrações e podem ser multados por não respeitar as regras previstas em decretos sobre o coronavírus.
Um rapaz de 18 anos foi morto a tiros neste final de semana na BR 163. VICTOR LOPES estava conduzindo uma moto CG 150 quando foi atingido por quatro tiros. O crime aconteceu nos primeiros minutos da madrugada de domingo nas proximidades de uma cerealista em Guarujá do Sul. As primeiras informações da polícia são a de um homem que estava em um Gol preto atirou contra o rapaz ao fazer uma ultrapassagem. VICTOR LOPES morreu na hora. Outro rapaz de 18 anos que estava em outra motocicleta também foi alvejado. O motociclista foi socorrido e levado para o Hospital de São José do Cedro. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
Uma mulher de 28 anos, vítima de atropelamento na BR 163, morreu na tarde de ontem no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. EDUARDA SEIBERT foi atingida por um veículo na noite de sábado na Linha Bela Vista das Flores. Ela sofreu ferimentos graves, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada ao Hospital Regional. A mulher permaneceu menos de 24 horas internada na Unidade de Terapia Intensiva. Ela não resistiu aos ferimentos e faleceu na tarde de ontem. A Polícia Civil vai investigar as circunstâncias do atropelamento.