A vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca teve 79 por cento de eficácia na prevenção de casos sintomáticos da doença, segundo testes da fase três realizados com 32 mil 449 voluntários nos Estados Unidos, no Chile e no Peru. O imunizante se mostrou seguro e teve cem por cento de eficácia contra casos graves, que necessitam de hospitalização dos pacientes, e 80 por cento de eficácia em idosos com mais de 85 anos. Cerca de 20 por cento dos voluntários tinha 65 anos ou mais, e cerca de 60 por cento tinham comorbidades associadas a um risco maior de complicação para a Covid-19.
Europeus foram às ruas protestar contra o lockdown como medida de prevenção ao novo coronavírus neste sábado. As manifestações foram observadas em Londres, no Reino Unido; em Viena, na Áustria; em Kassel, na Alemanha; em Belgrado, na Sérvia; em Bucareste, na Romênia; em Helsinque na Finlândia e em Basel, na Suécia. Na Alemanha, por exemplo, mais de 20 mil pessoas foram às ruas. Em Londres, os protestos resultaram em pelo menos 13 prisões pela polícia. Na Holanda, centenas de pessoas participaram de uma manifestação e policiais chegaram a usar jatos d'água para dispersar o grupo.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, considerou, neste domingo, "profundamente decepcionante" a saída da Turquia de um acordo internacional destinado a proteger as mulheres da violência, considerando-a um retrocesso. Na madrugada de sábado, o presidente RECEP TAYYIP ERDOGAN retirou a Turquia da Convenção de Istambul. O tratado entre 30 países tenta combater a violência contra as mulheres. A decisão turca, que foi divulgada em um decreto, foi resultado das pressões de grupos conservadores e islâmicos, que alegam que os termos da Convenção violam os valores familiares "tradicionais".
Apesar das recomendações de higiene feitas pelos órgãos de saúde desde o início da pandemia, relatório divulgado nesta segunda-feira pelo Instituto Trata Brasil aponta que 21 milhões e 700 mil brasileiros não têm acesso à coleta de esgoto nas 100 maiores cidades do país. Cinco milhões e meio de pessoas não tem água potável em casa. A população com acesso à rede de água no país é de 83 vírgula sete por cento do total. Em relação à população com rede de esgoto, o percentual está em 54 por cento.Nos 100 maiores municípios, 74 por cento dos moradores em acesso a redes de esgoto.
O ministro da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, autorizou a utilização imediata de todas as vacinas contra a Covid-19 que foram entregues aos estados e municípios. Inicialmente, a orientação do Ministério da Saúde foi pela manutenção de estoques para aplicação da segunda dose dos imunizantes, mas, diante da confirmação de entregas semanais pela Fundação Oswaldo Cruz e pelo Instituto Butantan, a medida foi tomada para ampliar o número de vacinados em todo o país. A recomendação também vale para as cinco milhões de doses que serão entregues neste final de semana pelos dois órgãos. PAZUELLO ainda responde pelo ministério da Saúde. O médico MARCELO QUEIROGA deve ser empossado no cargo nesta terça-feira.
O Ministério das Relações Exteriores informou neste sábado que o governo brasileiro negocia a importação de vacinas contra a Covid-19 "do excedente disponível" nos Estados Unidos. A negociação, que envolve também a embaixada do Brasil em Washington e o Ministério da Saúde, começou no dia 13 de março. A informação foi divulgada pelo Itamaraty um dia depois de o presidente do Senado, RODRIGO PACHECO anunciar que enviou carta à vice-presidente norte-americana, KAMALA HARRIS, que também é presidente do Senado daquele país, para pedir que o Brasil seja autorizado a comprar doses de vacina contra a Covid que estão estocadas no país mas que ainda não têm aval para uso interno.
No ano passado, as Promotorias Regionais da Ordem Tributária garantiram o ingresso de quase 600 milhões aos cofres do Estado. Foram 102 milhões pagos diretamente ao Tesouro estadual e 492 milhões relativos ao pagamento de parcelas por empresas que foram cobradas em ações nos anos anteriores pelo Ministério Público. Além disso, no ano passado as promotorias do Ministério Público ajuizaram mil 576 ações penais, que envolvem futura cobrança de 483 milhões em tributos sonegados. Conforme a instituição, também em 2020 foram iniciadas três mil 550 investigações sobre eventuais crimes relativos a sonegação fiscal e apropriação indébita de impostos no estado.
Santa Catarina receberá mais um milhão e 200 mil doses da vacina contra a Covid-19 até o fim de março. Uma nova remessa já está programada para chegar no Estado nesta terça-feira. O superintendente do Ministério da Saúde em Santa Catarina, ROGERIO RIBEIRO, confirmou que o planejamento da pasta é de chegar a marca de dois milhões de imunizantes entregues desde o início da vacinação. Conforme levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, até o momento, 877 mil 590 doses já foram recebidas, sendo que 146 mil 750 desembarcaram em Santa Catarina na manhã deste sábado. Atualmente, 321 mil 238 pessoas receberam a primeira dose da vacina em Santa Catarina.
A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste sábado, os dados da Matriz de Risco Potencial em relação ao novo coronavírus. O mapa aponta que todas as regiões catarinenses permanecem em nível gravíssimo, na cor vermelha, pela quarta semana seguida. Das 16 regiões, apenas a região do Extremo Sul continua com nota máxima em todos os quesitos analisados. As outras regiões apresentaram uma redução, principalmente, no índice de transmissibilidade. A cientista de dados BIANCA VIEIRA disse que isso não quer dizer que esteja ocorrendo uma diminuição na curva, pois os leitos ainda estão em situação gravíssima no Estado com alto índice de lotação.
Aulas para a educação infantil voltaram hoje em Campo Erê. Os pais que optaram pelo retorno às aulas presenciais já puderam ver seus filhos indo para a escola pela manhã. No CEI Odila Marcolina de Lima, conforme a diretora MARINÊS DEBIASI, as turmas foram divididas em A e B. Um grupo tem aulas presenciais segundas e terças-feiras, enquanto outro vai à escola às quintas e sextas. Nos demais dias os estudantes fazem as atividades remotas e a quarta-feira é destinada para a higienização do ambiente escolar. Segundo ela, na Odila, a maioria dos pais optou pelo ensino online.
Para que a volta das aulas presenciais ocorresse com segurança, a escola se adaptou ao Plancom Edu. O Plano de Contingência para a Educação contém as regras que devem ser seguidas pelos alunos e equipe das escolas, para garantir a segurança de todos. MARINÊS DEBIASI destaca que o retorno das aulas nas escolas estava sendo aguardado com muita expectativa. Considera um bom momento para voltar, desde que em harmonia com o planejamento feito antes desse retorno. A diretora destaca a importância de se proteger, pois só assim os alunos vão poder continuar frequentando as salas de aula.
Educação infantil precisa muito mais atenção. Falando em relação ao cumprimento das determinações, a diretora do CEI Odila Marcolina de Lima comenta que as crianças dividem brinquedos, buscam o contato com os professores e tem mais dificuldade em manter a máscara. Principalmente na creche, em que os pequenos dependem totalmente do professor, as crianças tem grande necessidade de contato. Mesmo com tudo isso, MARINÊS DEBIASI considera a escola um ambiente seguro e protegido, pois sabendo que o público atendido tem como método de ensino o brincar, o cuidado será ainda maior.
Volta das aulas presenciais na educação infantil foi preparada com foco na segurança. Segundo SAMELITA MARTINS – diretora do CEI Anjo da Guarda de Campo Erê, a primeira previsão de retorno era 18 de fevereiro, mas acabou sendo adiado. Porém, desde aquela data o Anjo da Guarda estava preparado para receber os alunos, e foi fazendo pequenas adequações para aumentar ainda mais a segurança. O Centro de Ensino atende na modalidade presencial e também na remota, com aulas na escola segunda, terça, quinta e sexta-feira, já que toda quarta será feita a higienização da escola.
CEI Anjo da Guarda tem salas grandes. Por isso, somente o pré-dois teve que ser dividido em dois grupos, e as demais séries seguem completas. Segundo a diretora, o espaço das salas, que chega a 48 metros quadrados, permite que até 14 crianças sejam atendidas por vez. Até então uma pequena quantidade de alunos voltou ao presencial, mas SAMELITA MARTINS acredita que esse número deve aumentar com o passar dos dias. Para ela, o que mais tranquiliza no retorno é que os pais podem escolher mandar ou não seus filhos de volta a escola. Na idade atendida no Centro de Ensino é necessária muita atenção, pois as crianças tem dificuldade em manter a máscara e necessidade de contato.
Município da região registra em uma semana, quatro mortes por Covid-19. A cidade de Palma Sola, nos últimos dias teve um grande aumento no número de pacientes acometidos pela doença que acabaram morrendo. A vítima desse último sábado foi JOSÉ FRANCESCHETTO, de 79 anos. Ele testou positivo no dia sete de março, sendo transferido no dia 15 para o Hospital Beneficiente de Maravilha, onde ficou até sábado, dia em que morreu. Os familiares receberam todas as orientações sobre os cuidados com sepultamento. Esse já o décimo primeiro óbito por coronavírus no município.
Prefeito quer que Pelotão da Polícia Rodoviária se transforme em Companhia. RAFAEL CALEFFI, de São Lourenço do Oeste esteve em Florianópolis onde foi tratar do assunto diretamente no Batalhão da Polícia Rodoviária Militar. Ele argumentou que a segurança da região iria aumentar bastante, com a vinda de mais policiais. O prefeito trabalha para que até o fim do ano seu pedido seja atendido. Aproveitou sua estada a capital para ter audiência com secretária da Saúde. CALEFFI quer habilitar os leitos da UPA em semi UTI. Junto aos deputados VALDIR COBALCHINI e MAURO DE NADAL, reivindicou recursos. Reforçou a importância da revitalização no trecho Campo ErêSão Lourenço.
Prefeitura vai revitalizar o centro da cidade. A prefeita ROSANE MOREIRA informa que a Secretaria da Cidade está adquirindo massa asfáltica para recapear ruas importantes. Essa é uma preocupação da Administração Municipal desde os primeiros dias de trabalho. Semana passada iniciou a desobstrução das tubulações na Rua Maranhão, que foi um problema de anos. Alguns transtornos poderão ocorrer nos próximos dias como fechamento de pista para que os serviços possam ser concluídos. As ruas que irão receber revitalização, num primeiro momento são: Maranhão, Ulisses Viganó, Darci José Roman, Osvaldo Dalig’na e Antônio Mendes.
Revitalização das ruas do centro de Campo Erê podem custar 700 mil reais. O investimento será realizado com recursos próprios. A prefeita ROSANE MOREIRA explica que esse valor pode ser alcançado porque subiu muito o preço dos materiais. Ela quer criar um programa para que proprietários de imóveis da cidade possam recuperar suas calçadas. Por sua vez, o vice-prefeito ROQUE MELO diz que limpeza no perímetro urbano é uma atividade permanente da Secretaria da Cidade. Um importante trabalho nos bairros é recuperação das fossas. Em todo perímetro urbano a pasta faz reposição das lâmpadas.
No sábado em Francisco Beltrão a PM fechou um bar após denúncia de aglomeração de pessoas e cumpriu mandado de prisão. Num bar no bairro São Miguel estava ocorrendo aglomeração de pessoas em descumprimento ao Decreto estadual. Foi realizada a abordagem de várias pessoas e entre elas um homem com mandado de prisão em aberto. Após o cumprimento ao mandado de prisão, o homem foi encaminhado ao Depen. Os proprietários do estabelecimento foram orientados a fechar as portas obedecendo ao decreto estadual.
Um operador de máquina ficou ferido após colheitadeira tombar em Renascença. O acidente aconteceu na tarde de sábado, na Linha Capinzal, interior de Renascença. A colheitadeira tombou na lavoura, o vidro da cabine quebrou e o operador caiu fora sofrendo ferimentos. Ele foi socorrido ao Hospital Regional em Francisco Beltrão. As causas do acidente não foram informadas.
Motoqueiro sofre ferimentos em colisão com Van na SC-157. Foi na tarde de ontem, por volta das 16 horas, na próximo ao trevo do CTG Amizade sem Fronteiras em São Lourenço do Oeste. De acordo com os bombeiros, o condutor da moto, um homem de 30 anos, precisou de atendimento médico e foi levado à UPA 24h. Na Van, uma Mercedes Sprinter 311 do Paraná, havia duas pessoas, que não se feriram.
Ao retornar para quartel bombeiros se deparam com outro acidente, o terceiro em um único na mesma rodovia. Foi sábado por volta das 20 horas e 50 minutos. Os socorristas que estavam com o caminhão dos bombeiros retornavam para o quartel pela SC-160, após atendimento de um acidente com duas vítimas fatais, depararam-se com uma colisão frontal entre um Fiat Siena, placas de Bom Jesus do Oeste e uma moto Honda Biz, placas de Campo Erê.
Após avaliação, foi constatado que uma vítima, um jovem condutor da Biz, estava caído na rodovia, apresentando possível trauma crânio encefálico, grande sangramento e distúrbio comportamental. Foi solicitado apoio da viatura que estava no hospital com uma vítima do acidente anterior. Após os primeiros socorros, a vítima foi conduzida ao hospital Santo Antônio em Campo Erê. A motorista do veículo Siena não sofreu ferimentos.
Colisão frontal na SC-160 deixa dois mortos. Por volta das 19 horas e 20 minutos de sábado, a guarnição do Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi acionada para atender a ocorrência. Foi na SC-160 Km 11, em Campo Erê. O local é próximo de onde, pela manhã, os bombeiros atenderam outro acidente. A guarnição deparou-se com uma colisão frontal entre dois automóveis. Se envolveram uma Kia Sportage, placas de Campo Erê, e um Gol, também emplacado no município.
Populares disseram aos socorristas que havia três vítimas no Kia que foram conduzidas ao hospital de Campo Erê por meios próprios. No local, dentro de outro veículo, estava um familiar que não se envolveu no acidente, mas foi conduzido para atendimento médico por apresentar pressão arterial elevada. Já no Gol, encontravam-se duas vítimas, sem sinais vitais. Após desencarceramento, a ocorrência ficou sob responsabilidade da Polícia Rodoviária Estadual e do IGP. Eles foram identificados como WILLIAN BARBOSA, 19 anos, e JOHAN DE LIMA, também de 19 anos. JOHAN se formou no ano passado na escola Emílio Médici de Campo Erê, e WILLIAN estudava na Raul Pompeia.
Em Francisco Beltrão um rapaz que estava desaparecido foi encontrado morto num túnel de contenção de enchentes. Um homem procurou a Polícia ontem, e disse que no sábado seu filho saiu de casa para levar a namorada no bairro Cristo Rei, porém não chegou em casa. O pai informou ainda que o filho já foi usuário de drogas, mas no momento estava “limpo”. Mais tarde por volta de 15 horas a PM recebeu informações de que um rapaz havia sido vítima de disparos de arma de fogo na Rua Nova, bairro Padre Ulrico na saída do túnel de contenção das enchentes. No local foi encontrado o rapaz desaparecido, que apresentava ferimento por arma de fogo no tórax. A Polícia Civil e a Criminalística realizaram os levantamentos no local e em seguida o corpo foi encaminhado ao IML de Francisco Beltrão.