ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - quinta-feira - 22 02 2024

-FLAVIO DINO TOMA POSSE HOJE A TARDE E STF VOLTA A TER 11 MINISTROS

-SANTA CATARINA RECEBE A PRIMEIRA REMESSA DE VACINAS CONTRA A DENGUE

-COMITIVA DA AMEOSC DISCUTE INFRAESTRUTURA DA REGIÃO COM O GOVERNO FEDERAL

-INSTITUTO SANTÉ VAI ASSUMIR GESTÃO DO HOSPITAL CASAVITTA A PARTIR DE MARÇO

-NÚMERO DE CASOS DE DENGUE EM SÃO MIGUEL DO OESTE SOBE PARA 18

-POLÍCIA MILITAR REGISTRA TENTATIVA DE GOLPE CONTRA EMPRESÁRIO DA REGIÃO

-CONFUSÃO NO BAIRRO SANTA RITA TERMINA EM PRISÃO POR DESACATO E LESÃO CORPORAL

Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A mãe do líder da oposição russa ALEXEI NAVALNI entrou com uma ação judicial em um tribunal da cidade ártica de Salekhard, contestando a recusa das autoridades em liberar o corpo de seu filho. A informação é da agência de notícias estatal russa Tass. Uma audiência fechada foi marcada para 4 de março. LIUDMILA NAVALNAYA tenta recuperar o corpo de seu filho desde sábado, após sua morte em uma colônia penal no extremo norte da Rússia, no dia anterior. Ela não conseguiu descobrir onde o corpo dele está mantido, informou a equipe de NAVALNI.

O presidente russo, VLADIMIR PUTIN, reafirmou, nesta semana, sua oposição à implantação de armas nucleares no espaço, em resposta às acusações dos Estados Unidos de que planeja colocar em órbita uma arma antissatélite deste tipo. Em 15 de fevereiro, a Casa Branca afirmou a existência de uma ameaça à segurança nacional dos Estados Unidos, que seria uma arma antissatélite desenvolvida pela Rússia, embora os americanos não estejam em perigo no momento. No mesmo dia, a Rússia considerou "infundadas" as informações da imprensa americana sobre um projeto de Moscou para colocar armas nucleares no espaço e apontou um "truque" de Washington para conseguir a aprovação da ajuda bloqueada à Ucrânia.

Uma mina ilegal desabou em uma área remota da Venezuela, deixando 25 mortos e 15 feridos, segundo um balanço provisório, informaram autoridades locais nesta quarta-feira. YORGI ARCINIEGA, prefeito do município de Angostura, que abrange La Paragua, informou que ainda não há um número exato de vítimas, devido à natureza complexa da área e à situação confusa, mas disse que "fala-se em 25 mortos e 15 feridos". Mais cedo, o governo regional citou um número oficial de dois mortos e a mesma quantidade de feridos. Em dezembro passado, 12 pessoas morreram no desabamento de uma mina no mesmo estado.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, o projeto de lei que determina a publicação na internet da lista de pacientes que aguardam por cirurgias e exames nos hospitais do Sistema Único de Saúde. Os deputados federais mudaram a proposta, que, desta forma, terá de retornar para votação no Senado. O texto aprovado prevê que as listas devem trazer o número do Cartão de Saúde do paciente, data de agendamento, posição do paciente na fila, local onde será realizada a cirurgia ou serviço e especialidade em caso de cirurgia eletiva. O relator, deputado RUY CARNEIRO do Podemos da Paraíba, defendeu que a divulgação trará dignidade ao cidadão que espera pelos procedimentos no SUS e vai acabar com o esquema fura-fila, com a intervenção política que salva um e mata dois.

A Polícia Federal vai ouvir simultaneamente, nesta quinta-feira, o ex-presidente JAIR BOLSONARO e os ex-ministros ANDERSON TORRES de Justiça e Segurança Pública; AUGUSTO HELENO do Gabinete de Segurança Institucional e WALTER BRAGA NETTO da Defesa, além do presidente do PL, VALDEMAR COSTA NETO. O grupo é investigado por associação criminosa para a tentativa de um suposto golpe de Estado. Os depoimentos estão marcados para duas e meia da tarde na sede da PF, em Brasília. A Polícia Federal cumpriu 33 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva em nove estados e no Distrito Federal no dia 8 de fevereiro. A Operação Tempus Veritatis investiga a suposta organização de um golpe de Estado em 2022 em prol do candidato derrotado e ex-presidente Jair Bolsonaro, com a participação de ex-assessores, militares e do presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

FLÁVIO DINO, 55 anos, vai tomar posse como ministro do Supremo Tribunal Federal em cerimônia na tarde desta quinta-feira. No Supremo, ele ocupará a cadeira vaga pela aposentadoria da ministra ROSA WEBER, que se aposentou em setembro de 2023. DINO vai herdar um acervo com 340 processos assim que tomar posse. Há ações sensíveis como a investigação contra o ministro das Comunicações, JUSCELINO FILHO, um pedido de apuração do ex-presidente JAIR BOLSONARO pela conduta durante a pandemia, e a descriminalização do aborto até 12 semanas de gestação. DINO, que era ministro da Justiça, foi indicado para o cargo pelo presidente LULA e teve o nome aprovado pelo Senado.

A governadora em exercício, MARILISA BOEHM, anunciou nesta quarta-feira, investimentos do Governo do Estado em projetos catarinenses de pesquisa, tecnologia e inovação liderados por mulheres. Até cinco milhões de reais serão repassados, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, para os editais Mulheres+Tec 3 e Mulheres+Pesquisa 1. As duas chamadas públicas serão lançadas em 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Os detalhes foram apresentados durante o Seminário Final do Programa Mulheres+Tec 1. O evento, realizado no auditório do Sebrae, em Florianópolis, apresentou iniciativas em diversas áreas como nanotecnologia, sustentabilidade, saúde, agronegócio, entre outros.

O avanço da dengue em Santa Catarina, que contabilizou um aumento em 650 por cento dos casos prováveis em 2024, de acordo com a divulgação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica catarinense, repercutiu na Comissão de Saúde, reunida na manhã desta quarta-feira, na Assembleia Legislativa. O deputado SÉRGIO GUIMARÃES do União solicitou a presença do diretor da Dive na Comissão de Saúde, com objetivo de apresentar o cenário epidemiológico da dengue e ações previstas para 2024 no Estado de Santa Catarina. O requerimento, que foi alvo de debate, foi acatado por unanimidade pelo grupo. Para o presidente da Comissão de Saúde, deputado NEODI SARETTA do PT, a situação é alarmante e Santa Catarina vai decretar situação de emergência por causa da dengue.

As primeiras 15 mil doses da vacina contra a dengue chegaram ao Estado de Santa Catarina na noite desta quarta-feira. Na próximas horas devem chegarmais 14 mil e 100 doses, totalizando 29 mil e 100 na primeira etapa. Devido ao limitado quantitativo de imunizantes disponíveis, neste primeiro momento, segundo orientação do Ministério da Saúde, serão utilizadas para aplicação da primeira dose em crianças de 10 e 11 anos de 13 municípios da região Norte. A Secretaria de Estado da Saúde fará a distribuição das vacinas aos municípios contemplados já nesta quinta-feira. A administração da vacina contra a dengue é realizada em um esquema de duas doses com um intervalo de 3 meses entre elas. Os municípios contemplados são Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, São João do Itaperiú, Schroeder, Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva, Itapoá, Joinville e São Francisco do Sul.

Foram abertas nesta quarta-feira as inscrições para os cursos técnicos nas escolas da rede pública estadual. O programa é destinado a estudantes da segunda e terceira séres do Ensino Médio. Os cursos concomitantes serão ofertados no contraturno escolar e terão uma carga horária de 800 horas. Na Coordenadoria Regional de Educação de São Miguel do Oeste, estão sendo ofertados três cursos em quatro escolas: a escola São Miguel tem vagas para o Técnico em Administração, Vespertino;a Alberico Azevedo oferece o Técnico em Marketing, Noturno; a escola Jaldyr da Silva tem o curso Técnico em Recursos Humanos, Vespertino e a Hélio Wasum tem o Técnico em Administração, Vespertino. Na manhã de ontem, a Coordenadoria Regional de Educação organizou um cronograma de visitas as unidades escolares para reforçar e divulgar aos estudantes os cursos ofertados na regional.

A Farmácia Referência da secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste estará fechada nesta sexta-feira a partir das duas horas da tarde e no sábado pela manhã. O motivo do fechamento é a reforma do piso na estrutura atual. Por conta disso, a partir de segunda-feira, a Farmácia estará atendendo, provisoriamente, ao lado da Sala de Vacinas, junto à Unidade de Saúde Central, até a conclusão das obras. A orientação é para que os pacientes antecipem a retirada dos medicamentos para esta semana e semana que vem. A Secretaria solicita, ainda, a compreensão de todos, pois o local para onde o atendimento será realocado é provisório e com limitação de espaço.

A Administração Municipal de São Miguel do Oeste publicou, no começo desta semana, o Edital de Processo Seletivo Simplificado com vagas de estágio para estudantes de cursos superiores e Ensino Médio. As inscrições começam amanhã e vão até 13 de março, no setor de Atendimento e Protocolo da Prefeitura. As vagas abertas são para estudantes do Ensino Médio e dos seguintes cursos superiores: Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Assistência Social, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Medicina Veterinária, Pedagogia e Psicologia. O edital contendo todas as informações está disponível no site oficial do Município.

A câmara de vereadores de São Miguel do Oeste aprovou, nesta semana, dois projetos de lei tratando da declaração de utilidade pública para entidades. As propostas foram votadas em segundo turno e seguirão para sanção do prefeito. O projeto de lei de autoria do vereador PAULO DRUMM declarou de utilidade pública o Instituto Parceiro Anjo. A entidade tem como principais objetivos contribuir para a formação sociocultural de crianças, adolescentes, jovens e adultos e fomentar o empreendedorismo e conhecimento prático de diversas atividades empresariais. Outro projeto, do mesmo vereador, declara de utilidade pública a Associação de Artes Marciais do Oeste Catarinense. A entidade foi fundada em 22 de agosto de 2018.

Os vereadores aprovaram em segundo turno, nesta semana, o projeto que trata do transporte escolar aos alunos do município de São Miguel do Oeste. A proposta, de autoria dos vereadores PAULO DRUMM, MOACIR FIORINI e VANIRTO CONRAD prevê que o transporte escolar será prestado de forma gratuita aos alunos matriculados na educação básica obrigatória da rede pública. O projeto estabelece que os alunos terão direito a transporte escolar, desde que residam a uma distância de ida e volta superior a um quilômetro entre a residência e a unidade escolar. Com a votação em segundo turno, o projeto segue agora para análise do prefeito WILSON TREVISAN que pode sancionar ou vetar a proposta.

Um grupo de representantes da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina está participando, nesta semana, de uma série de encontros na capital federal para discutir a situação dos projetos de infraestrutura para a região. A pauta dos prefeitos e vice que estão em Brasília inclui a necessidade de investimentos federais em estradas e na construção da ponte sobre o rio Uruguai, ligando Itapiranga a Barra do Guarita. A comitiva da Ameosc em Brasília é formada pelo de Anchieta, IVAN CANCI, pelo prefeito de Descanso, SADI BONAMIGO, pelo vice-prefeito de Iporã VALMOR REIS e pelo vice-prefeito de Descanso IVANEI BRUGNEROTTO. O grupo contou com o reforço dos prefeitos gaúchos Amuceleiro e Amnoroeste, associações de municípios das regiões Celeiro e Noroeste do Rio Grande do Sul.

Os prefeitos da Ameosc e do Rio Grande do Sul apresentaram uma série de demandas da região durante os encontros desta semana em Brasilia. Um dos temas foi a construção da ponte sobre o rio Uruguai. A informação de que não há recursos no orçamento federal deste ano para começar as obras preocupou os prefeitos. Outro assunto foi o pedido para começar a pavimentação com concreto da BR 163 no trecho da Polícia Rodoviária Federal em Guaraciaba até São Miguel do Oeste. Além disso, foi discutida a urgência da manutenção das rodovias BR-282 e BR-158 e a federalização do trecho da BR-163 de São Miguel do Oeste até Itapiranga. Os prefeitos também solicitaram a construção de uma nova ponte internacional em Paraíso, ligando o Brasil a Argentina.

A pauta dos prefeitos da Ameosc foi entregue ao Ministro dos Transportes RENAN FILHO, ao presidente do DNIT, FABRÍCIO GALVÃO, e ao secretário nacional de assuntos federativos, ANDRÉ CILIANO. De acordo com a assessoria de comunicação da Ameosc, eles receberam as demandas e assumiram o compromisso de dar prioridade a esses temas. O Ministro RENAN FILHO destacou que a ponte e outros acessos terão orçamento previsto somente para o próximo ano. Ele também informou que será feito um aditamento do contrato para executar a pavimentação da BR-163 até São Miguel do Oeste, mas não citou datas para isso acontecer. Além disso, foi discutida uma possível remodelação da BR-282, com a construção de terceiras faixas em vários trechos da rodovia, o que é uma antiga reivindicação do extremo-oeste para o trecho entre São Miguel do Oeste e Chapecó.

A partir de março de 2024, o Hospital CasaVitta passará a ser gerido pelo Instituto Santé, instituição que já administra o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Alguns detalhes da mudança já foram confirmados. O Pronto Atendimento do CasaVitta continuará atendendo apenas pacientes particulares e de planos de saúde. Outra questão é que não haverá qualquer conexão entre o novo hospital e o Hospital Regional. No entanto, alguns pacientes podem ser atendidos no novo CasaVitta pelo sistema público apenas em cirurgias eletivas em função do aumento de salas cirúrgicas. Os detalhes da transferência de gestão do CasaVitta pelo Santé serão divulgadas em coletiva de imprensa marcada para o dia primeiro de março.

De acordo com o cirurgião e representante da atual gestão do Hospital CasaVitta, MARCOS PELEGRINI, a decisão de passar a gestão para o Instituto Santé visa promover ainda mais desenvolvimento e zelo pela saúde de região. Ele disse que essa parceria vai trazer benefícios significativos para toda a comunidade. Já o diretor do Instituto Santé, JEFERSON GOMES, a parceria com o Hospital CasaVitta é mais um passo na missão de oferecer um atendimento ainda mais humanizado e especializado. Ele disse que o objetivo é trabalhar em conjunto com a comunidade e a diretoria do Hospital para suprir as necessidades locais, especialmente em áreas carentes de especialidades médicas.

O Hospital CasaVitta será a décima unidade hospitalar assumida pelo Instituto Santé na região extremo-oeste. Presente em diversas regiões catarinenses e no Paraná, o Santé conta com cerca de mil e 500 colaboradores em 13 unidades hospitalares, 10 delas na região. Além do Hospital Regional, o Instituto Santé faz a gestão de outros nove hospitais região: Hospital Municipal de Dionísio Cerqueira, a Associação Beneficente Hospital São Lucas de Guaraciaba, o Hospital Sagrada Família de Itapiranga, a Associação Beneficente Hospitalar de Cedro de São José do Cedro, o Hospital Beneficente São José de Caibi, o Hospital Santa Casa Rural de São João do Oeste, a Associação Hospitalar Mondaí, a Fundação Hospitalar e Assistencial de Cunha Porã e agora o CasaVitta.

O município de Descanso confirmou, nesta semana, o primeiro caso de dengue em 2024. Trata-se de uma mulher de 23 anos, moradora do interior e que trabalha no centro. Ela teve sintomas leves. De acordo com a secretaria de saúde, o caso é importado, ou seja, a paciente contraiu a doença em outra cidade e retornou para Descanso. Neste ano, oito casos suspeitos foram descartados e um ainda aguarda o resultado do exame de laboratório. Neste ano, Descanso teve 20 focos confirmados do mosquito aedes aegypit.

Após a confirmação de um caso positivo de dengue, o município de Descanso vai intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Uma das medidas adotadas será a aplicação de fumacê nas ruas Santo Antônio, José Bonifácio, Rua da República, Thomas Koproski, Martim Piaseski, Avenida Ladislava Poleto e Avenida Santa Helena. O inseticida de ultra baixo volume será aplicado nesta sexta-feira a partir das cinco horas da manhã. Para garantir a eficácia da aplicação e a segurança dos moradores, o setor de Vigilância Epidemiológica do município e a Gerência de Saúde de São Miguel do Oeste orientam a população sobre os procedimentos que devem ser seguidos antes e depois da aplicação do fumacê. A principal orientação é para que os moradores saiam de casa junto com os animais de estimação e ou que se desloquem para cômodos afastados da rua, no fundo do imóvel.

O total de pessoas que contraíram dengue neste ano em São Miguel do Oeste subiu para 18 nesta quarta-feira. Os dados foram atualizados na manhã desta quinta-feira pelo enfermeiro coordenador da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, MARCOS BORTOLANZA. Seis casos são importados, três tem local de contaminação indeterminado e 9 são autóctones, ou seja, a contaminação ocorreu dentro do município. De acordo com BORTOLANZA, a situação é preocupante e reflete um aumento de casos em relação a outros anos. Dos casos confirmados, um paciente apresentou sintomas mais graves e permanece internado.

Desde o começo do ano, a Vigilância Epidemiológica de São Miguel do Oeste fez 82 notificações de casos prováveis da doença. Desse total, 52 casos foram descartados, 18 estão confirmados e outros 12 prováveis ainda aguardam o resultado dos exames de laboratório. Entre os casos confirmados, cinco são de moradores do centro da cidade, três são do Sagrado Coração de Jesus, outros três do Jardim Peperi, dois do São Luiz e dois do São Sebastião. Os bairros São Jorge, Progresso e São Gotardo tem um caso cada. BORTOLANZA disse que a Vigilância Epidemiológica adota um procedimento padrão em relação aos casos confirmados para evitar o aumento da contaminação.

O número de casos de dengue em São Miguel do Oeste pode ser ainda maior do que os dados oficiais apontam. O enfermeiro coordenador da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, MARCOS BORTOLANZA, explicou que entre 20 e 50 por cento dos casos são com sintomas subclínicos e as pessoas não buscam atendimento. Desse modo, a notificação não é feita. Ele comentou que é possível que as pessoas tenham dengue e não tenham feito o diagnóstico. De acordo BORTOLANZA, os sintomas clássicos da doença são febre de início rápido, dor de cabeça, dor muscular, dor articular, dor nos olhos e manchas vermelhas na pele. Também pode ocorrer náuseas e vômitos. O importante, segundo o enfermeiro, é buscar atendimento nos postos de saúde.

A Polícia Militar de Dionísio Cerqueira registrou um ocorrência de tentativa de golpe em uma empresa da cidade. A PM também trata o caso como tentativa de extorsão. O proprietário de um estabelecimento comercial relatou ter sido coagido a entregar dinheiro a desconhecidos. O empresário contou que recebeu uma ligação anônima onde o interlocutor pediu que fosse depositado todo o dinheiro do estabelecimento em uma sacola e posto para o lado de fora. Segundo a vítima, o autor das ameaças dizia que pessoas armadas estavam nas proximidades do estabelecimento e que estariam aguardando o dinheiro. Em outro momento, o golpista pediu que fosse realizado um PIX. A vítima não seguiu as determinações dos criminosos e acionou a Polícia Militar. A PM efetuou buscas, mas não encontrou suspeitos que poderiam estar armados no local.

Uma mulher foi presa por desacato, resistência, ameaça e lesão corporal leve na noite desta quarta-feira. A PM foi acionada, por volta das dez e meia da noite, para averiguar uma solicitação de vias de fato envolvendo várias pessoas em uma residência na Travessa Tupi, no Bairro Santa Rita. Os ânimos ficaram mais exaltados e uma das mulheres envolvidas começou a ameaçar de morte os sogros. Enquanto os policiais conversavam com a mulher na rua, ela saiu correndo em direção aos sogros que estavam dentro da residência. A mulher acabou acertando um soco no sogro. A mulher, de 31 anos, foi contida pelos policiais e algemada. De acordo com a PM, ela resistiu a prisão tentando desferir socos e chutes nos policiais, além de desacatar as guarnições. Mesmo dentro da viatura, ela continuou agressiva, danificando a viatura policial.A mulher de 31 anos foi presa, conduzida e entregue na Delegacia de Polícia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.