-FLAVIO DINO TOMA POSSE HOJE A TARDE E STF VOLTA A TER 11 MINISTROS
-SANTA CATARINA RECEBE A PRIMEIRA REMESSA DE VACINAS CONTRA A DENGUE
-PROGRAMA DE CASTRAÇÃO DE ANIMAIS TERÁ CONTINUIDADE EM IPORÃ DO OESTE
-EM SESSÃO DA CÂMARA, VEREADOR QUESTIONA TRABALHOS DO SETOR DE OBRAS
-COMUNIDADE ORGANIZA COMEMORAÇÃO ALUSIVA AOS 95 ANOS DA PRIMEIRA MISSA
-COMANDANTE GERAL PARTICIPA DE EVENTO NO QUARTEL DOS BOMBEIROS DE MONDAÍ
-MOTOCICLISTA SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM COLISÃO COM CAMINHÃO
-CONFUSÃO EM BAIRRO TERMINA EM PRISÃO POR DESACATO E LESÃO CORPORAL
O tempo é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 18 graus e a máxima pode chegar a 30 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 92 centavos. O euro está valendo cinco reais e 32 centavos. O peso está cotado em 0,006 centavos.
A mãe do líder da oposição russa ALEXEI NAVALNI entrou com uma ação judicial em um tribunal da cidade ártica de Salekhard, contestando a recusa das autoridades em liberar o corpo de seu filho. A informação é da agência de notícias estatal russa Tass. Uma audiência fechada foi marcada para 4 de março. LIUDMILA NAVALNAYA tenta recuperar o corpo de seu filho desde sábado, após sua morte em uma colônia penal no extremo norte da Rússia, no dia anterior. Ela não conseguiu descobrir onde o corpo dele está mantido, informou a equipe de NAVALNI.
O presidente russo, VLADIMIR PUTIN, reafirmou, nesta semana, sua oposição à implantação de armas nucleares no espaço, em resposta às acusações dos Estados Unidos de que planeja colocar em órbita uma arma antissatélite deste tipo. Em 15 de fevereiro, a Casa Branca afirmou a existência de uma ameaça à segurança nacional dos Estados Unidos, que seria uma arma antissatélite desenvolvida pela Rússia, embora os americanos não estejam em perigo no momento. No mesmo dia, a Rússia considerou "infundadas" as informações da imprensa americana sobre um projeto de Moscou para colocar armas nucleares no espaço e apontou um "truque" de Washington para conseguir a aprovação da ajuda bloqueada à Ucrânia.
Uma mina ilegal desabou em uma área remota da Venezuela, deixando 25 mortos e 15 feridos, segundo um balanço provisório, informaram autoridades locais nesta quarta-feira. YORGI ARCINIEGA, prefeito do município de Angostura, que abrange La Paragua, informou que ainda não há um número exato de vítimas, devido à natureza complexa da área e à situação confusa, mas disse que "fala-se em 25 mortos e 15 feridos". Mais cedo, o governo regional citou um número oficial de dois mortos e a mesma quantidade de feridos. Em dezembro passado, 12 pessoas morreram no desabamento de uma mina no mesmo estado.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, o projeto de lei que determina a publicação na internet da lista de pacientes que aguardam por cirurgias e exames nos hospitais do Sistema Único de Saúde. Os deputados federais mudaram a proposta, que, desta forma, terá de retornar para votação no Senado. O texto aprovado prevê que as listas devem trazer o número do Cartão de Saúde do paciente, data de agendamento, posição do paciente na fila, local onde será realizada a cirurgia ou serviço e especialidade em caso de cirurgia eletiva. O relator, deputado RUY CARNEIRO do Podemos da Paraíba, defendeu que a divulgação trará dignidade ao cidadão que espera pelos procedimentos no SUS e vai acabar com o esquema fura-fila, com a intervenção política que salva um e mata dois.
A Polícia Federal vai ouvir simultaneamente, nesta quinta-feira, o ex-presidente JAIR BOLSONARO e os ex-ministros ANDERSON TORRES de Justiça e Segurança Pública; AUGUSTO HELENO do Gabinete de Segurança Institucional e WALTER BRAGA NETTO da Defesa, além do presidente do PL, VALDEMAR COSTA NETO. O grupo é investigado por associação criminosa para a tentativa de um suposto golpe de Estado. Os depoimentos estão marcados para duas e meia da tarde na sede da PF, em Brasília. A Polícia Federal cumpriu 33 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva em nove estados e no Distrito Federal no dia 8 de fevereiro. A Operação Tempus Veritatis investiga a suposta organização de um golpe de Estado em 2022 em prol do candidato derrotado e ex-presidente Jair Bolsonaro, com a participação de ex-assessores, militares e do presidente do PL, Valdemar Costa Neto.
FLÁVIO DINO, 55 anos, vai tomar posse como ministro do Supremo Tribunal Federal em cerimônia na tarde desta quinta-feira. No Supremo, ele ocupará a cadeira vaga pela aposentadoria da ministra ROSA WEBER, que se aposentou em setembro de 2023. DINO vai herdar um acervo com 340 processos assim que tomar posse. Há ações sensíveis como a investigação contra o ministro das Comunicações, JUSCELINO FILHO, um pedido de apuração do ex-presidente JAIR BOLSONARO pela conduta durante a pandemia, e a descriminalização do aborto até 12 semanas de gestação. DINO, que era ministro da Justiça, foi indicado para o cargo pelo presidente LULA e teve o nome aprovado pelo Senado.
A governadora em exercício, MARILISA BOEHM, anunciou nesta quarta-feira, investimentos do Governo do Estado em projetos catarinenses de pesquisa, tecnologia e inovação liderados por mulheres. Até cinco milhões de reais serão repassados, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, para os editais Mulheres+Tec 3 e Mulheres+Pesquisa 1. As duas chamadas públicas serão lançadas em 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Os detalhes foram apresentados durante o Seminário Final do Programa Mulheres+Tec 1. O evento, realizado no auditório do Sebrae, em Florianópolis, apresentou iniciativas em diversas áreas como nanotecnologia, sustentabilidade, saúde, agronegócio, entre outros.
O avanço da dengue em Santa Catarina, que contabilizou um aumento em 650 por cento dos casos prováveis em 2024, de acordo com a divulgação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica catarinense, repercutiu na Comissão de Saúde, reunida na manhã desta quarta-feira, na Assembleia Legislativa. O deputado SÉRGIO GUIMARÃES do União solicitou a presença do diretor da Dive na Comissão de Saúde, com objetivo de apresentar o cenário epidemiológico da dengue e ações previstas para 2024 no Estado de Santa Catarina. O requerimento, que foi alvo de debate, foi acatado por unanimidade pelo grupo. Para o presidente da Comissão de Saúde, deputado NEODI SARETTA do PT, a situação é alarmante e Santa Catarina vai decretar situação de emergência por causa da dengue.
As primeiras 15 mil doses da vacina contra a dengue chegaram ao Estado de Santa Catarina na noite desta quarta-feira. Na próximas horas devem chegar mais 14 mil e 100 doses, totalizando 29 mil e 100 na primeira etapa. Devido ao limitado quantitativo de imunizantes disponíveis, neste primeiro momento, segundo orientação do Ministério da Saúde, serão utilizadas para aplicação da primeira dose em crianças de 10 e 11 anos de 13 municípios da região Norte. A Secretaria de Estado da Saúde fará a distribuição das vacinas aos municípios contemplados já nesta quinta-feira. A administração da vacina contra a dengue é realizada em um esquema de duas doses com um intervalo de 3 meses entre elas. Os municípios contemplados são Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, São João do Itaperiú, Schroeder, Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva, Itapoá, Joinville e São Francisco do Sul.
Um grupo de representantes da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina está participando, nesta semana, de uma série de encontros na capital federal para discutir a situação dos projetos de infraestrutura para a região. A pauta dos prefeitos e vices que estão em Brasília inclui a necessidade de investimentos federais em estradas e na construção da ponte sobre o rio Uruguai, ligando Itapiranga a Barra do Guarita. A comitiva é formada pelo prefeito de Anchieta, IVAN CANCI, prefeito de Descanso, SADI BONAMIGO, vice-prefeito de Iporã VALMOR REIS e pelo vice-prefeito de Descanso, IVANEI BRUGNEROTTO. O grupo contou com o reforço de prefeitos de associações de municípios das regiões Celeiro e Noroeste do Rio Grande do Sul. A comitiva apresentou uma série de demandas como a construção da ponte e a continuidade da pavimentação com concreto da PRF em Guaraciaba até São Miguel do Oeste.
Além disso, foi discutida a urgência da manutenção das rodovias BR-282 e BR-158, bem como a construção da ponte internacional em Paraíso e a federalização do trecho da BR-163 de São Miguel do Oeste até Itapiranga. A pauta dos prefeitos foi entregue a Ministro dos Transportes, RENAN FILHO, ao presidente do DNIT, FABRÍCIO GALVÃO, e ao secretário nacional de assuntos federativos, ANDRÉ CILIANO. De acordo com a assessoria de comunicação da Ameosc, eles receberam as demandas e assumiram o compromisso de dar prioridade a esses temas. O Ministro destacou que a ponte e outros acessos terão orçamento previsto para o próximo ano. Ele também informou que será feito um aditamento do contrato para executar a pavimentação da BR-163 até São Miguel do Oeste. Além disso, foi discutida uma possível remodelação da BR-282, com a construção de terceiras faixas em vários trechos da rodovia.
O Conder Ambiental recebeu, em 2023, dois mil 635 pedidos de licenciamento ambiental. O número é mais do que o dobro de 2020 quando o órgão recebeu mil 245 protocolos. Na comparação com o ano passado, o número foi praticamente o mesmo. De acordo com o diretor do Conder Ambiental, JOSÉ MORA, desde 2020 o órgão vem recebendo mais pedidos de licenças ambientais por algumas razões, entre elas, a desburocratização das leis, a ampliação dos municípios atendidos pelo Conder e a abertura de novas empresas e atividades que dependem de licenciamento ambiental. MORA acredita que a partir de agora esses números devem se estabilizar.
O número de protocolos é praticamente igual ao volume de licenças ambientais emitidas pelo Conder todos os anos. De acordo com o diretor do órgão, JOSE MORA, em 2023 foram cerca de dois mil e 600 licenças. Ele comenta que a estrutura do Conder, com 11 funcionários, tem sido suficiente para dar conta do serviço e analisar os processos sem que haja represamento de pedidos e fila de espera. MORA ressalta, no entanto, que o órgão está próximo da capacidade máxima e que se a demanda aumentar, pode ocorrer o represamento de processos.
Desde 2020 até agora, foram emitidas mais de oito mil licenças e documentos ambientais. A informação é do diretor do Conder Ambiental, JOSE MORA. O tempo para análise e emissão das licenças também vem caindo. A média, que era de 53 dias em 2020, está em oito dias. Nos processos mais simples, o tempo entre o protocolo e a resposta é de menos de 3 dias. Já os casos mais complexos levam 45 para serem analisados. MORA comenta que o volume de processos ambientais é nos setores de suinocultura e avicultura. Em entrevista recente para a Rádio Oeste, o agente municipal de licenciamentos de Iporã do Oeste, MARCOS POHLMANN, destacou que o Município já emitiu 568 licenciamentos ambientais através do CONDER, desde que a parceria foi firmada há quatro anos.
Uma solenidade na noite desta quarta-feira no quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Mondaí marcou a apresentação dos equipamentos adquiridos durante o ano passado e que já estão à disposição para os trabalhos da corporação. O valor investido na compra dos materiais foi de aproximadamente 90 mil reais. Em entrevista para a Rede Peperi na manhã de ontem, o comandante do quartel dos Bombeiros de Mondaí, sargento TIAGO SIDNEI BIEGER, relatou que o principal investimento feito no ano passado foi a instalação de placas fotovoltaicas para geração de energia solar, proporcionando grande economia ao quartel. Além disso, a unidade dos bombeiros também passou a contar com dois novos conjuntos de respiração autônoma para atendimento de incêndios, novas hastes de resgate veicular para a estabilização de veículos acidentados e novas lanternas para combate a incêndios.
TIAGO SIDNEI BIEGER enalteceu que parte dos recursos destinados a esses investimentos foram através do Governo do Estado, bem como da contribuição da população nas contas de energia elétrica e ainda das taxas de vistorias que são cobradas nos municípios de Mondaí e Riqueza, atendidos pelo quartel. O comandante citou que também houve entrada de recursos por meio do projeto “Apoiar Fundo Social” da cooperativa Sicredi Raízes e por meio de um projeto realizado pelo Fórum da Comarca de Mondaí. Durante a solenidade na noite desta quarta-feira, também foi feita a promoção de Bombeiros Comunitários. O comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel FABIANO BASTOS DAS NEVES esteve presente no evento, juntamente com outras autoridades locais e regionais.
A Sessão da Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste desta semana, realizada na noite da última segunda-feira, teve manifestação de um vereador no grande expediente. DARCI DE SOUZA usou o espaço da tribuna para fazer observações acerca dos trabalhos do Departamento de Transportes e Obras do município. Na manhã de ontem, ele também concedeu entrevista para a Rádio Oeste para fazer os mesmos apontamentos. No entendimento do vereador, existem duas Secretarias municipais que precisam começar a trabalhar já no dia primeiro de janeiro, sendo a Secretaria de Saúde e o Setor de Transportes e Obras. DE SOUZA comparou o Setor de Obras com os agricultores, pois faça chuva ou faça sol, eles precisam realizar suas atividades da mesma forma. O vereador disse que não há como culpar o clima para não realizar as ações necessárias nas estradas e propriedades rurais.
Ainda na entrevista de ontem para a Rádio Oeste, o vereador DARCI DE SOUZA lembrou que a antiga Secretaria de Transportes e Obras foi extinta e se tornou um departamento vinculado à Secretaria de Agricultura. Apontou também um quadro reduzido de servidores e disse que a máquina pública está parada, quando deveria estar atendendo as demandas da população gratuitamente, por meio das leis municipais instituídas. Outro fator que gera descontentamento ao vereador é o grande número de máquinas terceirizadas. DE SOUZA contestou também a forma de trabalho adotada pelo Setor de Transportes e Obras, que segundo ele, tem feito apenas o patrolamento das estradas, uma ação que não possui durabilidade e resulta em muitas pedras soltas na via, devido à falta de compactação do solo.
DARCI DE SOUZA salientou que pretende continuar defendendo a diminuição da terceirização de máquinas pelo Setor de Transportes e Obras. De acordo com ele, é preciso que as máquinas públicas estejam à serviço da população, pois existe um programa municipal de melhorias e aberturas de acessos, porém, os trabalhos em sua grande maioria são terceirizados. O Município paga um bônus aos agricultores em um valor que não supre o custeio dos gastos, resultando em despesas a quem adere ao programa. O vereador também criticou a atual situação das estradas municipais, que segundo ele, não estão em boas condições em todas as comunidades. Relatou que não há conclusão dos trabalhos, pois sempre restam alguns trechos pendentes a fazer, o que diminui a segurança para o tráfego, inclusive das lotações escolares. A produção do Globo em Foco procurou a administração municipal, que ainda não se manifestou sobre as declarações do vereador.
A prefeitura de Iporã do Oeste renovou na última sexta-feira, o termo de cooperação com a ONG ASANIO – Associação Amigos dos Animais e da Natureza – para a continuidade do programa de castração de animais de rua, iniciado no ano passado. De acordo com a presidente da Organização Não Governamental, ISABELA SODER BISOLLO TESSARO, no primeiro ano do programa foram castrados cerca de 400 animais de rua, incluindo cães e gatos. Ela explica que os procedimentos são realizados por meio de credenciamento e que os interessados em castrar algum animal podem entrar em contato com a clínica Casa Amarela ou com a ONG, que faz a avaliação e auxilia na captura dos animais para a cirurgia.
ISABELA TESSARO destaca que antes mesmo da renovação do programa neste ano, já haviam pessoas buscando a ONG ASANIO para castrar animais de rua que circulam nas proximidades de suas casas. A presidente avalia que o programa é muito positivo, pois evita a superpopulação de animais na cidade. Com isso também diminuem os riscos de transmissão de zoonoses e a busca por pessoas interessadas em adotar os animais que foram abandonados. ISABELA explica que a prioridade da castração é para os animais de rua. Depois, o procedimento também é disponibilizado para os animais de rua ou vítimas de maus-tratos recolhidos e abrigados pelas voluntárias da ASANIO, até que sejam adotados e recebam um novo lar.
A comunidade Santo Inácio da Linha Macuco, no interior de São João do Oeste, vai realizar uma programação especial no próximo domingo, em comemoração aos 95 anos da primeira missa rezada na localidade. De acordo com o presidente, ALOÍSIO KLUNK, esse é um momento de grande alegria para os moradores da Linha Macuco, que vão relembrar a história vivida por diferentes gerações. Ele ressalta que o objetivo é valorizar o trabalho dos pioneiros na construção da comunidade, que conta com uma bonita igreja de madeira edificada há quase um século, quando as dificuldades eram muito maiores. KLUNK menciona que existem poucos registros da época de fundação, porém, em 1962 foi construído um santuário ao lado da igreja que atrai muitos visitantes e retrata a pujança da comunidade.
Atualmente a Linha Macuco conta com grupo de idosos, clube de mães, ginásio de esportes e o campo de futebol do Bandeirantes, atual campeão municipal de São João do Oeste. ALOÍSIO KLUNK comenta que o apoio das 72 famílias dizimistas é fundamental para a manutenção da estrutura comunitária, onde semanalmente é celebrado um culto religioso e mensalmente uma missa com o pároco da paróquia São João Berchmans, padre HUGO JOSÉ MENTGES. Em relação a programação festiva do próximo domingo, o presidente da Linha Macuco destaca que haverá santa missa pela manhã, almoço ao meio-dia e reunião dançante com jogos e demais atrativos durante a tarde.
Um homem suspeito de praticar o crime de estupro foi preso em Maravilha na madrugada desta quarta-feira. A guarnição da Polícia Militar foi acionada e prendeu o homem, de 26 anos, suspeito de estuprar uma mulher, de 22 anos. Segundo informações repassadas pela PM, a vítima não possui nenhum grau de parentesco com o suspeito, entretanto, afirmou que conhecia o homem. Diante do ocorrido e das informações repassadas pela vítima, os policiais adotaram os procedimentos cabíveis e localizaram o suspeito. Ele foi preso e está à disposição da Justiça.
Um homem com mandado de prisão em aberto foi preso na noite desta quarta-feira, no interior de Itapiranga. A Polícia Militar foi acionada pouco depois das sete horas da noite para se deslocar até a Linha Becker, para verificar uma solicitação de agressão em uma residência. No local, os policiais conversaram com os moradores, sendo que o casal informou que o filho, de 36 anos, está depressivo e havia ingerido bebida alcoólica, ficando agressivo. Durante consulta ao sistema, os policiais constataram que havia um mandado de prisão ativo em desfavor do homem por não pagamento de pensão alimentícia. Com isso ele foi preso, conduzido e entregue no Presídio de São Miguel do Oeste, onde está à disposição da Justiça.
Uma colisão na tarde desta quarta-feira envolvendo um caminhão e uma motocicleta deixou um homem gravemente ferido na rodovia Leolino Baldissera, na Linha Cruzinhas, próximo ao parque da Faismo, em São Miguel do Oeste. Ele era o condutor de uma moto CBX 200 e sofreu ferimentos graves e generalizados por todo o corpo. O homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste e após receber os primeiros socorros, foi levado para o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Já o motorista do caminhão envolvido saiu ileso do acidente. Guarnições da Polícia Militar de São Miguel do Oeste e Descanso prestaram apoio no local da ocorrência.
Uma mulher foi presa por desacato, resistência, ameaça e lesão corporal leve na noite desta quarta-feira, em São Miguel do Oeste. De acordo com a Polícia Militar, houve uma confusão com vias de fato entre várias pessoas por volta das 22h30, em uma residência no Bairro Santa Rita. A guarnição foi acionada para averiguar a situação. No local, os ânimos ficaram mais exaltados e uma das mulheres envolvidas começou a ameaçar de morte os sogros. Enquanto os policiais conversavam com a mulher na rua, ela saiu correndo em direção aos sogros que estavam dentro da residência e acabou acertando um soco no sogro. A mulher, de 31 anos, foi contida pelos policiais e algemada. Ela resistiu à prisão tentando desferir socos e chutes nos policiais, além de desacatar as guarnições. Contida, ela continuou agressiva e danificou a viatura. Depois do cadastro dos envolvidos e registro do Boletim de Ocorrência, a mulher foi conduzida e entregue na Delegacia de Polícia.