-TÉCNICOS DO CONGRESSO DEFENDEM DERRUBAR 4 DE 24 VETOS DE LULA AO ORÇAMENTO
-GOVERNO DESCARTA AUMENTAR IMPOSTO PARA COMPENSAR QUEDA DE ICMS EM SC
-SÃO MIGUEL PODE VOLTAR A TER EVENTO DE CARNAVAL A PARTIR DO ANO QUE VEM
-PREFEITO PEDE QUE SECRETÁRIOS ENCONTREM ESPAÇO NO ORÇAMENTO PARA VALE ALIMENTAÇÃO
-SAÚDE ENFRENTA DIFICULDADES PARA CONTRATAR MÉDICO GINECOLOGISTA
-ACIDENTES DEIXAM TRÊS FERIDOS EM RODOVIAS ESTADUAIS DO EXTREMO-OESTE
-POLÍCIA MILITAR PRENDE TRÊS PESSOAS POR TRÁFICO DE DROGAS NO MUNICÍPIO
O tempo é de céu entre nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A mínima das últimas horas foi de 15 graus e a máxima para hoje deve ser de 28 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 18 centavos. O euro está valendo cinco reais e 53 centavos. Já o peso argentino está cotado em menos de três centavos.
Os países da União Europeia, Suíça e Noruega registraram em 2022 o maior número de demandas de asilo nos últimos sete anos, com um aumento de 50 por cento em comparação com o ano anterior, de acordo com dados oficiais divulgados nesta quarta-feira. Um relatório da Agência da União Europeia para o Asilo afirma que o conjunto de países recebeu 960 mil pedidos de asilo, um volume que não era registrado desde 2016, no momento em que aconteceu uma migração em larga escala a partir da Síria. A agência afirma que o aumento expressivo de 2022 pode ser explicado "parcialmente" pela suspensão das restrições relacionadas com a pandemia de Covid-19.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, discursou nesta terça-feira para marcar o aniversário de um ano da guerra na Ucrânia, que acontece nesta sexta. Durante a fala, o líder americano garantiu que a Rússia não sairá vencedora dessa invasão. Ele afirmou que a Rússia nunca vencerá na Ucrânia. Mais cedo nesta terça-feira, o presidente russo, VLADIMIR PUTIN disse exatamente o contrário. O chefe do Kremlin disse que a guerra continuará e que é "impossível vencer a Rússia no campo de batalha". O presidente norte-americano enfatizou ainda seu apoio aos ucranianos.
Os Estados Unidos autorizaram a extradição do ex-presidente peruano ALEJANDRO TOLEDO para responder em seu país por crimes de corrupção, segundo a Promotoria do Peru. TOLEDO, que governou o país latino-americano entre 2001 e 2006, foi condenado pela Justiça por ter recebido mais de 175 milhões de reais na cotação atual da construtora brasileira Odebrecht em um esquema de favorecimento de contrato de obras públicas. Ele cumpre prisão domiciliar nos Estados Unidos desde 2019. TOLEDO faz parte da lista de seis ex-presidentes peruanos com processos judiciais ou condenados por corrupção.
Equipes de resgate prosseguem nesta quarta-feira a busca por vítimas após o temporal que devastou o Litoral Norte de São Paulo no fim de semana. O balanço da Defesa Civil aponta 48 mortes, 47 em São Sebastião e uma em Ubatuba. O número de desaparecidos subiu para 57, segundo a Defesa Civil. As buscas são feitas por bombeiros, agentes da Defesa Civil e os próprios moradores. No domingo, helicópteros da PM tiveram dificuldade para chegar nos pontos mais críticos devido ao mau tempo. O Exército enviou aeronaves para ajudar nos trabalhos. A operação envolve mais de 600 pessoas.
Consultores do Senado e da Câmara dos Deputados elaboraram um documento com análise técnica contrária a quatro vetos do presidente LULA ao Orçamento 2023. Ao todo, o Congresso Nacional precisa analisar 24 vetos presidenciais, e nove deles estão travando a pauta, pois têm prioridade de votação em relação às demais matérias. Ao todo, foram 38 dispositivos vetados na Lei Orçamentária Anual, barrando quatro bilhões e 200 milhões de reais em despesas propostas, além da criação e do provimento de mais de dois mil e 300 cargos federais. LULA também vetou o artigo que previa a identificação de recursos obtidos por meio da PEC do estouro, justificando que a restrição causaria "aumento de rigidez e de ineficiência do processo de alocação orçamentária". Somente do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico foram vetados recursos de quatro bilhões 180 milhões de reais.
O Brasil tem 13 mil 542 áreas de risco identificadas para desastres naturais. O número consta num levantamento feito pelo Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil, através do Serviço Geológico do Brasil, que realiza o mapeamento para desastres geológicos e hidrológicos. De acordo com o SGB, as regiões estão localizadas nos mil 632 municípios mapeados. Das 117 cidades analisadas no estado de São Paulo, foram identificadas 848 áreas de risco. Santa Catarina é o estado com mais municípios mapeados com áreas de risco: 294 no total. Nesta semana, o Governo de São Paulo decretou estado de calamidade pública, por 180 dias, para ações emergenciais em seis municípios afetados pelas chuvas.
Uma pesquisa feita pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia e conduzida pelo Instituto Datafolha, quatro milhões de mulheres nunca procuraram atendimento de um médico ginecologista no Brasil. Em Santa Catarina, o cenário não é diferente. De acordo com um estudo conduzido pela Famivita, agência especializada em saúde, apenas 62 por cento das mulheres catarinenses fazem exames ginecológicos de rotina anualmente. A pesquisa, que entrevistou duas mil e cem mulheres entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, contatou que 50 por cento das brasileiras não tem um profissional da ginecologia que atenda de maneira fixa.
O governador JORGINHO MELLO edita nesta quinta-feira a Medida Provisória da reforma administrativa que cria cinco pastas: quatro secretarias estaduais e uma executiva. Amanhã à tarde, ele dará posse a dois novos secretários: o ex-deputado estadual SILVIO DREVECK do PP assumirá a Secretaria de Indústria e Comércio, recriada pela MP, e o deputado estadual JERRY COMPER do MDB ficará à frente da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade. Além destas, o governo recria as secretarias de: Planejamento; Ciência, Tecnologia e Inovação; Turismo; Segurança Pública e abre a secretaria executiva de Pesca e Aquicultura.
A Secretaria da Fazenda descarta a hipótese de aumentar a alíquota base de ICMS em Santa Catarina para fazer frente à perda de arrecadação. Ao longo dos últimos meses, pelo menos 13 estados aprovaram a medida para compensar a redução de ICMS dos combustíveis, energia elétrica, transportes e telecomunicações. Em Santa Catarina, a redução é de 300 milhões de reais por mês. O secretário CLEVERSON SIWERT disse que o governo não tem a intenção de fazer esse movimento e vai encaminhar o assunto conforme as decisões tomadas a nível federal, pelo STF, ou os acordos feitos pelos estados e a União. Ele reforçou que não haverá de aumento de impostos e sim desburocratização, racionalização e qualificação na execução dos benefícios fiscais.
O escritor MARCELO BONADEU vai lançar, na próxima semana, mais uma obra literária. O livro “Versos das Nuvens” é o quinto trabalho publicado do autor, sendo alguns deles em coletânea com outros autores e amigos. O lançamento será realizado em formato de Sarau, e quem quiser se apresentar nas diferentes artes, é só repassar o nome com antecedência para o número 98822-8844. ,O lançamento do livro “Versos das nuvens” vai ocorrer na sexta-feira da semana que vem as sete e meia da noite na Biblioteca Pública Municipal José de Alencar. BONADEU, que é servidor público e um dos fundadores da Associação de Escritores de São Miguel do Oeste, iniciou o trabalho literário no ano de 2010, quando escreveu o livro “Versos dos Sonhor”.
Começa hoje a Campanha da Fraternidade 2023. De acordo com o padre CLETO STULP, essa será a edição de número da Campanha. Neste ano, pela terceira vez, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil traz a fome como tema de reflexão durante a quaresma – período entre o carnaval e a Páscoa. De acordo com ele, a emergência sobre o assunto foi o que motivou a escolha. O padre explicou que a equipe da paróquia já organizou o material que será levado para as casas e para os encontros comunitário e de catequese. Além do estudo e reflexão sobre as causas da fome, o objetivo é desenvolver ações práticas para saciar “as fomes e as sedes” do povo de Deus.
Com o tema "Fraternidade e Fome", e o lema bíblico "Dai-lhe vós mesmo de comer!" – extraído de Mateus 14,16 – a CNBB pretende fomentar ações para minimizar os impactos da fome da vida dos brasileiros. A Campanha da Fraternidade surgiu em 1964 como uma proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil à igreja Católica para celebrar a Quaresma. O padre CLETO STULP citou que, além das orações e do jejum, o objetivo é "exercitar a caridade associada à reflexão e ação sobre um tema específico". Em 2022 a educação pautou as reflexões. Ele disse que o tema deste ano vai gerar debates e uma polêmica, mas isso faz parte e é importante alargar a experiência de amor ao próximo em questões práticas relevantes para o povo.
O município de São Miguel do Oeste pode voltar a ter carnaval em 2024. A informação é do secretário de cultura, ELIAS ARAÚJO. De acordo com ele, o tema está sendo analisado pela administração. O último carnaval de rua no município ocorreu em 2016. Antes disso, a cidade teve várias fases da festa, com eventos no Clube Comercial e nos QGs dos blocos de carnaval. ARAUJO disse que o retorno do carnaval é possível, mas de forma gradual e a partir do organização e interesse da própria comunidade. O secretário comentou que a primeira hipótese é promover um baile de carnaval, provavelmente, na área coberta da praça Walnir Botaro Daniel.
O carnaval se autodestruiu em São Miguel do Oeste e perde o apoio da maioria da população. O comentário é do secretário de Cultura, ELIAS ARAUJO. Ele disse que a festa era importante, do ponto de vista econômico e de turismo, mas os excessos acabaram estragando os eventos. ARAUJO destacou que algumas pessoas exageraram na comemoração, provocando transtornos e muita perturbação para os moradores. Ele disse que a festa pode até ser retomada, mas em um outro formato. ARAUJO destacou que o mais importante é que a comunidade se envolva e, a partir desse ponto, a administração pode auxiliar o retorno das festas de carnaval no município. Atualmente, todos os blocos e escolas de samba estão desativados.
A CDL está preparando um evento especial para comemorar os 50 anos da entidade no mês que vem. De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, JUAREZ DOS SANTOS JUNIOR, a atividade está confirmada para o dia 11 de março no Clube Comercial. Ele explicou que o evento começa as seis e meia da tarde com recepção e posse da diretoria para o biênio 2023-2024. Em seguida, ocorre o jantar e o baile com a banda Simão Wolf. O Presidente explicou que cada empresa tem direito a dois convites. As confirmações devem ser feitas na sede da CDL. Atualmente, a entidade conta com cerca de 750 empresas associadas.
A CDL está sempre atuando para fortalecer as empresas do comércio varejista. O comentário é do presidente da entidade, JUARES DOS SANTOS JUNIOR. Ele destacou que a CDL desenvolve uma série de soluções para as empresas, com o banco de dados do Serviço de Proteção ao Crédito e cursos para qualificar colaboradores e comerciantes. JUNIOR ressaltou que a CDL chega aos 50 anos com uma boa estrutura e com uma participação relevante na comunidade, ocupando espaços em conselhos e colaborando com o crescimento do município. Ele lembrou que a nova sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas deve ficar pronta no ano que vem, com mais espaço e auditório para melhorar o atendimento das empresas associadas.
O ex-governador CARLOS MOISÉS enganou os prefeitos com as promessas de repasses de recursos por meio do plano mil e programa especial de transferências via PIX para as prefeituras. A afirmação é do gerente regional do Deinfra, EVERALDO DI BERTI. De acordo com ele, MOISÉS foi irresponsável ao prometer repasses que o estado não tem condições de fazer. DI BERTI disse que o ex-governador, na intenção de vencer a eleição, cometeu um estelionato eleitoral. O gerente da infraestrutura disse que os repasses foram suspensos pelo governo anterior depois da recomendação do Ministério e que o governo de JORGINHO MELLO está analisando todos os convênios para tentar encontrar uma solução para o problema.
O suplente de deputado, JOSÉ DRESCH, afirmou que o gerente do infraestrutura falou inverdades e fez críticas infundadas. Ele disse que os municípios nunca foram tão bem atendidos e nunca receberam tanto recursos quanto no mandato do ex-governador CARLOS MOISÉS. DRESCH disse que quem cometeu estelionato eleitoral foi o atual governador JORGINHO MELLO quando prometeu recursos para o contorno viário sem orçamento e quando criticou o fundo eleitoral, mas foi um dos mais beneficiados pelos recursos. Ele disse que DI BERTI e o novo governo deve levantar as demandas para resolver os problemas de Santa Catarina e ficar culpando governos passados.
O município enfrenta dificuldades em contratar médicos ginecologistas para atendimento no centro de especialidades na unidade central de saúde. A afirmação é do secretário de Saúde, ALFREDO SPIER. Ele explicou que a médica do município pediu demissão em 2022 e a secretaria fez a convocação de outro profissional que havia passado no concurso que estava vigente. No entanto, segundo SPIER, o médico alegou questões pessoais e não assumiu a vaga. Em seguida, a pasta lançou um edital de chamamento emergencial que não teve nenhum interessado em duas oportunidades. Por isso, desde o ano passado, a secretaria de saúde está sem médico ginecologista.
Diante a falta de ginecologistas na rede municipal de saúde, o município de São Miguel do Oeste está contratando consultas desse especialidade via Consórcio Intermunicipal de Saúde. A informação é do secretário de saúde, ALFREDO SPIER. De acordo com ele, três médicos ginecologistas credenciados pelo CIS Ameosc atendem as mulheres e gestantes do município. Ele explicou que as mulheres devem buscar o atendimento do médico do posto de saúde que faz o encaminhamento para o especialista. SPIER citou que apesar da dificuldade, nenhuma morada fica sem atendimento na área da ginecologia. Ele disse que não há problemas em relação ao número de médicos clínicos gerais nos posto de saúde.
O município de São Miguel do Oeste lançou um novo edital para a contratação de um ginecologista para atendimento na unidade central de saúde. De acordo como secretário de saúde, ALFREDO SPIER, os profissionais interessados em participar do processo seletivo emergencial tem até o dia 28 para se inscrever. Ele disse que o salário para um contrato de 40 horas é de cerca de 22 mil reais. SPIER comentou que a dificuldade é grande porque faltam profissionais com interesse em trabalhar no município.
O prefeito WILSON TREVISAN se manifestou, nesta terça-feira, sobre a suspensão do auxilio alimentação para os servidores do município. Ele utilizou uma rede social para comentar o decreto, publicado na semana passada, que suspendeu o benefício. A decisão é retroativa ao dia primeiro de fevereiro. TREVISAN disse que criou o vale alimentação em 2017 com dois objetivos principais: complementar o salário de quem ganha menos e estimular o servidor a não faltar ao trabalho já que o vale é pago por dia. No total, o auxilio chega a 600 reais. TREVISAN citou que a suspensão foi tomada a partir de uma decisão judicial que estende o vale alimentação para o períodos de férias e folgas. Segundo o prefeito, isso inviabiliza o pagamento do benefício.
O município não tem orçamento para manter o pagamento do auxilio alimentação com incidência do benefício sobre as férias e folgas dos servidores. A afirmação é do prefeito WILSON TREVISAN. Ele explicou que chegou a mandar um projeto para a câmara de vereadores tratando do tema, mas acabou retirando a proposta porque os vereadores tentaram fazer emendas ao texto original. TREVISAN comentou que a suspensão é temporária e que ele pretende buscar uma solução para o problema. Ele discutiu o assunto com os secretários para encontrar espaços no orçamento para garantir o auxílio alimentação dos servidores.
O prefeito WILSON TREVISAN também afirmou que sabe o peso que vale alimentação tem para os servidores, mas precisa agir com responsabilidade fiscal. Ele disse é preciso encontrar, no orçamento atual, um caminho para pagar o auxilio. Na semana passada, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais ingressou com um mandado de segurança na justiça para derrubar o decreto que suspendeu o pagamento do vale alimentação. De acordo com o SISME, o beneficio está instituído em lei e não pode deixar de ser pago via decreto. Na visão do sindicato, isso só pode ser feito por meio de outra lei. A ação, com pedido liminar, está sendo apreciada pela justiça de São Miguel do Oeste.
Duas pessoas ficaram feridas em um acidente na tarde de ontem na SC 305. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária Estadual, uma caminhonete Strada saiu da pista e capotou. O acidente aconteceu em Campo Ere. O motorista do veículo, um rapaz de 29 anos, sofreu ferimentos graves. O caroneiro também sofreu ferimentos. Os dois ocupantes foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros. Eles receberam os primeiros atendimentos no local e foram levados ao hospital Santo Antônio no município de Campo Erê.
Um rapaz ficou ferido em um acidente de trânsito no começo da tarde de ontem na SC 163. O condutor de um Celta perdeu o controle da direção e saiu da pista por volta da uma e meia da tarde. O acidente aconteceu em Linha Cordilheira, interior de Itapiranga. O Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionado e atendeu o condutor, um rapaz de 19 anos, que relatava dores no quadril. Após os primeiros atendimentos, ele foi encaminhado ao Hospital de Itapiranga. Nesse mesmo ponto da SC 163 quatro pessoas morreram um grande acidente registrado em maio de 2021.
Um homem foi preso nesta terça-feira por descumprimento de medida protetiva de urgência, ameaça e porte ilegal de arma de fogo em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar foi acionada, por volta das nove e meia da noite, para verificar uma denúncia de disparo de arma de fogo na Linha Filomena, interior do município. Ao chegar no local, a PM encontrou um mulher com o filho de cinco anos. Ela estava amedrontada e bastante nervosa. A guarnição fez buscas nas proximidades e encontrou um homem e, perto do local em que ele estava, foi encontrada uma espingarda calibre 12, com 10 cartuchos intactos e 17 deflagrados. Depois disso, a mulher disse aos policiais que tem medida protetiva de urgência. Ela disse que o ex-companheiro vem com frequência na casa que ela mora e que ele a coagiu com uma arma. Ele foi conduzido e entregue na Delegacia de Polícia.
Três pessoas foram presas por trafico de drogas e associação para o tráfico de drogas em São Miguel do Oeste nesta terça-feira. Por volta das duas horas da madrugada de ontem, a Polícia Militar flagrou um homem que havia acabado de desembarcar de um ônibus que vinha de Foz do Iguaçu com 53 gramas de cocaína. Ele relatou aos policiais que a droga não era dele e que só teria ido buscar o entorpecente em Foz do Iguaçu. Ele disse que teria recebido mil reais para comprar a droga e 300 para as passagens do ônibus. Logo depois, o motociclista, que iria buscar o homem na rodoviária, foi detido. Eles informaram que o proprietário da droga morava no Vila Nova. O terceiro homem também foi localizado e preso. Todos foram levados para a delegacia de polícia.