-TÉCNICOS DEFENDEM DERRUBAR 4 DE 24 VETOS DE LULA AO ORÇAMENTO
-SC DESCARTA AUMENTAR IMPOSTO PARA COMPENSAR QUEDA DE ICMS
-PROJETO DE LEI QUE PREVÊ REATIVAÇÃO DO CORREIOS É APROVADO
-CONSTRUÇÃO DE GINÁSIO É PRIORIDADE DO PODER PÚBLICO ESTE ANO
-AO MENOS 400 FAMÍLIAS SERÃO BENEFICIADAS COM O ALIMENTA BRASIL
-MUNICÍPIO APLICA R$ 1 MILHÃO NA INSTALAÇÃO DE LÂMPADAS DE LED
-SAÚDE FAZ MUTIRÃO DE DOAÇÃO DE SANGUE JUNTO AO HEMOSC
-MOVIMENTO PELA ADUANA DE CARGAS EM JANEIRO CAI MAIS DE 20%
-HOMEM É PRESO PELA PM POR DESCUMPRIMENTO DE MEDIDA PROTETIVA
-TRIO É PRESO POR TRÁFICO E ASSOCIAÇÃO PARA O TRÁFICO DE DROGAS
O tempo é de sol entre nuvens. A previsão é de condições de céu encoberto com possibilidade de pancadas de chuva entre a tarde e noite. A mínima desta manhã foi de 15 graus e a máxima para hoje deve ser de 29 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 18 centavos. O euro está valendo cinco reais e 53 centavos. Já o peso argentino está cotado em menos de três centavos.
Os países da União Europeia, Suíça e Noruega registraram em 2022 o maior número de demandas de asilo nos últimos sete anos, com um aumento de 50 por cento em comparação com o ano anterior, de acordo com dados oficiais divulgados nesta quarta-feira. Um relatório da Agência da União Europeia para o Asilo afirma que o conjunto de países recebeu 960 mil pedidos de asilo, um volume que não era registrado desde 2016, no momento em que aconteceu uma migração em larga escala a partir da Síria. A agência afirma que o aumento expressivo de 2022 pode ser explicado "parcialmente" pela suspensão das restrições relacionadas com a pandemia de Covid-19.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, discursou nesta terça-feira para marcar o aniversário de um ano da guerra na Ucrânia, que acontece nesta sexta. Durante a fala, o líder americano garantiu que a Rússia não sairá vencedora dessa invasão. Ele afirmou que a Rússia nunca vencerá na Ucrânia. Mais cedo nesta terça-feira, o presidente russo, VLADIMIR PUTIN disse exatamente o contrário. O chefe do Kremlin disse que a guerra continuará e que é "impossível vencer a Rússia no campo de batalha". O presidente norte-americano enfatizou ainda seu apoio aos ucranianos.
Os Estados Unidos autorizaram a extradição do ex-presidente peruano ALEJANDRO TOLEDO para responder em seu país por crimes de corrupção, segundo a Promotoria do Peru. TOLEDO, que governou o país latino-americano entre 2001 e 2006, foi condenado pela Justiça por ter recebido mais de 175 milhões de reais na cotação atual da construtora brasileira Odebrecht em um esquema de favorecimento de contrato de obras públicas. Ele cumpre prisão domiciliar nos Estados Unidos desde 2019. TOLEDO faz parte da lista de seis ex-presidentes peruanos com processos judiciais ou condenados por corrupção.
Equipes de resgate prosseguem nesta quarta-feira a busca por vítimas após o temporal que devastou o Litoral Norte de São Paulo no fim de semana. O balanço da Defesa Civil aponta 48 mortes, 47 em São Sebastião e uma em Ubatuba. O número de desaparecidos subiu para 57, segundo a Defesa Civil. As buscas são feitas por bombeiros, agentes da Defesa Civil e os próprios moradores. No domingo, helicópteros da PM tiveram dificuldade para chegar nos pontos mais críticos devido ao mau tempo. O Exército enviou aeronaves para ajudar nos trabalhos. A operação envolve mais de 600 pessoas.
Consultores do Senado e da Câmara dos Deputados elaboraram um documento com análise técnica contrária a quatro vetos do presidente LULA ao Orçamento 2023. Ao todo, o Congresso Nacional precisa analisar 24 vetos presidenciais, e nove deles estão travando a pauta, pois têm prioridade de votação em relação às demais matérias. Ao todo, foram 38 dispositivos vetados na Lei Orçamentária Anual, barrando quatro bilhões e 200 milhões de reais em despesas propostas, além da criação e do provimento de mais de dois mil e 300 cargos federais. LULA também vetou o artigo que previa a identificação de recursos obtidos por meio da PEC do estouro, justificando que a restrição causaria "aumento de rigidez e de ineficiência do processo de alocação orçamentária". Somente do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico foram vetados recursos de quatro bilhões 180 milhões de reais.
O Brasil tem 13 mil 542 áreas de risco identificadas para desastres naturais. O número consta num levantamento feito pelo Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil, através do Serviço Geológico do Brasil, que realiza o mapeamento para desastres geológicos e hidrológicos. De acordo com o SGB, as regiões estão localizadas nos mil 632 municípios mapeados. Das 117 cidades analisadas no estado de São Paulo, foram identificadas 848 áreas de risco. Santa Catarina é o estado com mais municípios mapeados com áreas de risco: 294 no total. Nesta semana, o Governo de São Paulo decretou estado de calamidade pública, por 180 dias, para ações emergenciais em seis municípios afetados pelas chuvas.
Uma pesquisa feita pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia e conduzida pelo Instituto Datafolha, quatro milhões de mulheres nunca procuraram atendimento de um médico ginecologista no Brasil. Em Santa Catarina, o cenário não é diferente. De acordo com um estudo conduzido pela Famivita, agência especializada em saúde, apenas 62 por cento das mulheres catarinenses fazem exames ginecológicos de rotina anualmente. A pesquisa, que entrevistou duas mil e cem mulheres entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, contatou que 50 por cento das brasileiras não tem um profissional da ginecologia que atenda de maneira fixa.
O governador JORGINHO MELLO edita nesta quinta-feira a Medida Provisória da reforma administrativa que cria cinco pastas: quatro secretarias estaduais e uma executiva. Amanhã à tarde, ele dará posse a dois novos secretários: o ex-deputado estadual SILVIO DREVECK do PP assumirá a Secretaria de Indústria e Comércio, recriada pela MP, e o deputado estadual JERRY COMPER do MDB ficará à frente da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade. Além destas, o governo recria as secretarias de: Planejamento; Ciência, Tecnologia e Inovação; Turismo; Segurança Pública e abre a secretaria executiva de Pesca e Aquicultura.
A Secretaria da Fazenda descarta a hipótese de aumentar a alíquota base de ICMS em Santa Catarina para fazer frente à perda de arrecadação. Ao longo dos últimos meses, pelo menos 13 estados aprovaram a medida para compensar a redução de ICMS dos combustíveis, energia elétrica, transportes e telecomunicações. Em Santa Catarina, a redução é de 300 milhões de reais por mês. O secretário CLEVERSON SIWERT disse que o governo não tem a intenção de fazer esse movimento e vai encaminhar o assunto conforme as decisões tomadas a nível federal, pelo STF, ou os acordos feitos pelos estados e a União. Ele reforçou que não haverá de aumento de impostos e sim desburocratização, racionalização e qualificação na execução dos benefícios fiscais.
O movimento pela Aduana de Dionísio Cerqueira fechou o primeiro mês de 2023 com movimento abaixo dos totais verificados no mês anterior, dezembro de 2022, tanto nas importações e exportações, quanto no total de caminhões e de documentos desembaraçados pela Receita Federal. O movimento de janeiro, pela Aduana de Dionísio Cerqueira, somou cerca de 174 milhões de reais. O total foi 20 vírgula 70 por cento menor que a corrente financeira de dezembro de 2022. As exportações brasileiras, em janeiro deste ano, pela Aduana cerqueirense, somaram 124 milhões e meio – equivalente a 71 por cento do total do movimento. Quanto ao volume de cargas, nos primeiros 30 dias de 2023, mil 175 caminhões passaram pela Aduana de Dionísio Cerqueira. Um percentual de 10 por cento menor que o total de dezembro passado. Do total de cargas de janeiro deste ano, os produtos importados pelo Brasil, através da Aduana, foram de 495 caminhões. Já os produtos exportados, somaram 680 caminhões.
Em relação à quantidade de documentos de importação e exportação desembaraçados pela Receita Federal de Dionísio Cerqueira, durante o mês de janeiro, o total foi de mil e 75 documentos. Do total de documentos, os produtos importados pelo Brasil, tiveram 421 papéis desembaraçados. Já os produtos exportados pelo Brasil durante o mês, através da Aduana, somaram 654 documentos. Ainda em janeiro deste ano, a Aduana registrou também a passagem de 684 caminhões “em lastre”, veículos sem carga e também guinchos, contabilizamos com base no número de MICs liberados.
Dando continuidade às obras de revitalização do Lago Municipal, o departamento de Urbanismo de São José do Cedro efetuou, ao longo desta semana, a colocação de grama nas margens do lago. A informação é do diretor, EVANDRO DE VARGAS. As obras são uma ação conjunta de dois setores que realizam os trabalhos necessários para embelezamento do espaço. Foram mais de mil e 200 metros de grama adquirida nesta primeira etapa, sendo necessária mais duas cargas para atender a demanda. O objetivo é fazer o controle de ervas daninhas. Isso faz parte do plano da administração que vem sendo colocada em prática com diversas ações. O diretor falou que está sendo inserida às margens do Lago a Grama Esmeralda, cuja característica é ser perene e bastante ramificada. Ele ainda disse que há uma grande quantidade de pessoas usando o local, principalmente para caminhadas. Portanto, se faz necessário a colocação das gramas como das placas indicativas e iluminação que também já estão programadas para acontecer.
O poder público de Princesa programou para o Mês da Mulher algumas atividades alusivas para o público feminino. Dentre as várias ações previstas estão palestras, cursos, debates, encontros, distribuição de material informativo, além de atividades culturais e de lazer. Para abrir a programação, no dia 7 de Março, haverá cinema especial em São Miguel do Oeste, no Cine Peperi. A quarta edição do “Cinema e Mulher: um momento só meu” será dividida em dois períodos: à tarde a saída acontecerá às uma hora e à noite às seis horas em frente ao colégio Renascer. As inscrições deverão ser feitas até o dia 4 de Março no colégio Renascer. Neste dia não será permitido levar crianças. No dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, acontecerá uma homenagem especial para todas as funcionárias públicas do município. Dia 24 terá capacitação de lanches saudáveis. A ação ocorrerá no Centro dos Idosos o dia todo. Já no dia 25 de Março, haverá a Quarta Edição do “Chá para elas” no auditório da escola Renascer, com início às duas e meia.
A secretaria de Saúde de São José do Cedro, através da Vigilância Epidemiológica, vai promover amanhã um mutirão de doação de sangue no Hemosc, em Chapecó. Para os interessados, será disponibilizado transporte público até Chapecó. A informação é da enfermeira, LEILANE WEIS. Conforme ela, para quem tem interesse em fazer a doação deve obedecer alguns critérios, como, por exemplo, pesar mais de 50 quilos, ter menos de 60 anos – caso for à primeira doação, entre outros critérios. As agentes de Saúde podem ser acionadas para sanar dúvidas sobre tais critérios. A enfermeira explicou que na doação é retirada aproximadamente 450 ml de sangue, através de inserção de uma agulha em um dos braços. A coleta é feita por pessoal capacitado e sob supervisão de um médico ou enfermeiro, garantindo o bem estar do doador. Todo o processo da doação de sangue leva em torno de 55 minutos. O veículo vai sair por volta das seis e meia da manhã em frente ao Posto de Saúde Central e o retorno acontece logo após a coleta.
O poder público de São José do Cedro alterou o valor que é repassado ao consórcio Cis-AMEOSC. O consórcio é constituído pelos 19 Municípios da regional e atua na área de prestação de serviços de saúde especializados de média e alta complexidade a nível ambulatorial, objetivando a otimização de custos dos serviços ofertados, viabilizando ações conjuntas na área de saúde regional e da gestão associada de serviços públicos. A secretária de Saúde CARLA SILVESTRI, falou que o município realizou a alteração do valor repassado, aumentando para três reais por cidadão. A secretária falou que essa alteração nos valores se faz necessária devido à defasagem dos valores que eram repassados, considerando a alta demanda de pacientes no aguardo para realização de consultas, exames e procedimentos. Segundo ela, o valor repassado nos últimos anos era de 90 centavos, montante este que não estava sendo suficiente para atender a demanda emergente de atendimentos, aumentando significativamente as filas de espera.
O aumento do repasse financeiro para o Cis-AMEOSC precisou da aprovação da Câmara de Vereadores. A secretária de Saúde CARLA SILVESTRE, falou que o projeto de lei foi encaminhado para a Câmara em dezembro passado solicitando a alteração desses valores, passando a ofertar três reais por munícipe. Assim é possível melhorar a agilidade na oferta de serviços de saúde. O tal projeto foi aprovado, sancionado pelo prefeito e agora a municipalidade já iniciou o repasse dos novos valores ao consórcio. O novo montante permitirá ampliar os números de atendimentos e reduzir o tempo de espera dos pacientes. A aecretária ainda lembrou que o consórcio Cis-AMEOSC segue as mesmas filas de espera do SUS e, por isso se faz necessário investimentos para tentar agilizar os exames, consultas e procedimentos.
Ao menos 400 famílias serão beneficiadas com o programa Alimenta Brasil em Palma Sola. As famílias contempladas fazem parte do Cadastro Único e no Bolsa Família. O programa Alimenta Brasil dispõe da compra de alimentos da agricultura familiar. O objetivo é incentivar a produção de alimentos no meio rural, beneficiar entidades e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Conforme a coordenadora do Alimenta Brasil NEUSA GRITTI, o município foi contemplado com 213 mil e 300 reais que serão utilizados para comprar alimentos de 20 produtores. Para fornecer os alimentos para o município, é necessário ter a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar ou o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar, fornecido pela Epagri. Pode ser adquirido até 12 mil reais em produtos de cada agricultor cadastrado. O prazo para operacionalizar o programa é de 12 meses, se não for possível comprar os alimentos neste ano, por exemplo, a secretaria pode pedir prorrogação por mais 12 meses.
O programa Alimenta Brasil ainda garante prioridade para produtores e agroindústrias que possuem alvará sanitário e o Serviço de Inspeção Municipal – SIM, em Palma Sola. A afirmação é da coordenadora do programa, NEUSA GRITTI. Segundo ela, será possível adquirir alimentos das agroindústrias da mandioca, do melado e do mel, além de outros produtores. De acordo com a programação, a entrega e retirada dos produtos ocorrerá no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS. Ela ainda falou sobre a dificuldade que teve para reunir agricultores dispostos a participarem do programa. Há alguns anos o município tinha mais de 70 agricultores inscritos no programa e pelo menos 69 deles estavam aptos a entregar alimentos, hoje, mesmo com auxílio da Epagri, houve dificuldades para reunir ao menos 20. Agora, a proposta com os dados do programa em Palma Sola foram encaminhados ao governo para análise das informações citadas.
A administração de Guaraciaba inicia ainda neste mês de fevereiro a troca das lâmpadas da iluminação pública. Serão instalados mais de mil e 100 pontos de iluminação em Led, o que compreende todo o perímetro urbano. A informação é da secretária de Administração, GRACIELI MALDANER. A troca deve levar no mínimo 60 dias para ser finalizada. O investimento é superior a um milhão de reais. De acordo com a secretária, o objetivo é investir em tecnologias que possam ser mais eficientes e econômicas, e que promovam mais segurança e um município mais bonito para a população. Além da economia para o contribuinte e para a administração. Após toda a instalação, será feita a atualização desses pontos de iluminação pública junto a Celesc, e estima-se economia de aproximadamente 35 por cento. A secretária ainda falou que as lâmpadas de Led têm garantia de cinco anos, portanto, não será necessária a manutenção constante. Com a sobra desses recursos, é possível investir em novas ações que vão beneficiar a população.
O poder público de São José do Cedro está com algumas prioridades pré-estabelecidas para este ano. Uma delas será a entrega do ginásio de esportes do Bairro São Cristóvão. O prefeito JOÃO DE ANDRADE, falou que a partir desta semana a empreiteira está autorizada a retomadas as obras no pátio – que fica aos fundos do colégio Cebem. As intervenções iniciais foram interrompidas em razão da execução das vigas estarem em desacordo com o projeto inicialmente desenhado pelos engenheiros públicos. Em virtude disso, foi necessário parar tudo e refazer toda a análise do solo, sendo que foi preciso saber os parâmetros seriam suficientes para suportar a estrutura. O terreno fica bem próximo do Lajeado Cedro e, por isso é um lote considerado “banhado”, necessitando de cargas de terra para fortalecer o local. Por isso, deveria ser executada vigas mais profundas.
O ginásio do Distrito de Mariflor também foi uma das prioridades da atual administração e, agora, com as melhorias em andamento, a previsão de entregar esta reforma está perto de acontecer. O prefeito JOÃO DE ANDRADE, prevê que dentro de alguns meses as adequações sejam concluídas. Ele falou que o poder público e a empresa enfrentaram impasse na compra para encontrarem os parquet que formam a quadra esportiva. Segundo ele, os materiais foram adquiridos de diversos Estados, a exemplo de: 20 metros do Rio Grande do Sul; 50 metros de parquet de Rondônia; 50 metros do Mato Grosso e 100 metros de parquet do Pará. Isso acabou atrasando a execução dos serviços. O prefeito ainda lembrou que o governo do Estado empenhou alguns valores e devido a demora de compra dos materiais, bem como mudanças de governo, pediu para suspender temporariamente as obras.
A Câmara de Vereadores de Princesa aprovou, em primeira votação, o projeto que vai instituir uma agência dos Correios no município. As tratativas deram início quando foi comunicado sobre encerramento dos serviços por parte da empresa estatal em Princesa. O vice-presidente LEANDRO SCHEIN, falou que recentemente foi realizada uma reunião com representantes dos Correios de São Miguel do Oeste para relatar sobre as propostas da municipalidade no intuito de trazer à agência a cidade. Conforme ele, a prefeitura deve ceder um espaço, bem como um funcionário para realizar tal serviço na sede administrativa. Entretanto, o projeto ainda necessita passar pela segunda votação na próxima semana para que o poder público possa trabalhar nos demais trâmites. Ele acredita que entre março e abril deste ano o Correios deve ser reaberto em Princesa, mas desta vez deve ser anexado ao centro administrativo.
Um cidadão cedrense esteve presente na Câmara de Vereadores de São José do Cedro, na noite de segunda, para apresentar algumas sugestões quanto a BR-163. Em conversa com a Rádio Cedro, BOLESLAU KOVALSKI, falou que os acessos às Linhas São Roque, Rosangeles, Chaleira, Monte Castelo, Esperança, entre outras, precisam de uma atenção da empreiteira responsável pela recuperação da rodovia federal. Segundo ele, antes dessa nova pavimentação da BR-163, havia um refúgio que permitia a parada de veículos a fim de esperar o momento correto e sem risco para saircruzar a rodovia e entrar na estrada de chão que dá acesso às comunidades. Entretanto, o refúgio não existe mais em alguns dos locais citados. Neste caso, quando o motorista não puder entrar direto, no sentido cidade para interior, os condutores deverão ir até a entrada do Colombo e aguardar para entrar à esquerda no sentido São José do Cedro à Guaraciaba. Ele destacou que é importante pensar em soluções que facilitem o fluxo de veículos, visto ainda o intenso trânsito de veículos pela rodovia federal.
O atraso para a entrega da Casa do Agricultor em São José do Cedro foi questionada na Câmara de Vereadores na última sessão ordinária. A obra, como inicialmente prevista, deveria ter sido entregue em agosto passado, visto que a construção deveria durar quatro meses. O líder da oposição, FERNANDO WILL, falou que está acompanhando o desenrolar desta obra que está em ritmo bastante lento. Por isso, para saber os atuais processos e problemas que estão atrapalhando a conclusão, ele pediu ao Executivo que relatasse o que o poder público estaria enfrentando no momento. Ele lembrou que foram investidos mais de 820 mil reais, inicialmente, para viabilizar a obra. FERNANDO lembrou que, durante a última sessão, foi votado o projeto que trata sobre a Expo Cedro 2023. Segundo ele, por entendimento, o poder público não necessita de mais recursos para tal finalidade. Por isso, acredita-se que os 690 mil reais inicialmente previstos devem ser mantidos sem a necessidade de aumento do montante.
Apesar do projeto de lei prevendo 150 mil reais a mais para a Expo Cedro, o poder público em comum acordo decidiu por manter quatro dias de feira em julho. A programação vai começar em 27 daquele mês, dia de aniversário de Cedro. A presidente da Comissão Central Organizadora – CCO, KELLY FIGUEIRÓ, falou que todos os ajustes foram tratados em reunião com as comissões da Câmara e a Associação Comercial de Cedro. Quanto ao número de dias da feira, ela ainda explicou que ficará a critério do comerciante abrir ou não no primeiro dia de feira. Com isso, a CCO intensifica os trabalhos para adequar o parque de exposições e elaborar demais planos para concretizar a feira. KELLY destacou que o pedido de 150 mil a mais no orçamento se deve a instabilidade do mercado, além de não ter base num evento desta magnitude. A última edição da feira aconteceu em 2019, na antiga administração e onde foram aplicados pouco mais de 300 mil reais. A presidente ainda falou que periodicamente é realizada visita nos pavilhões do parque Balduíno Schneider.
Um homem foi preso ontem à noite por Descumprimento de Medida Protetiva de Urgência, Ameaça e Porte Ilegal de Arma de Fogo em São Miguel do Oeste. De acordo com a PM, as guarnições foram acionadas para se deslocar até o Bairro Progresso averiguar um disparo de arma de fogo. No endereço, uma mulher estava amedrontada, mas, no primeiro momento, disse aos policiais que nada teria acontecido. No entanto, a PM fez buscas em uma área de mata fechada, onde foi localizado um homem e uma espingarda calibre 12, com 10 cartuchos intactos e 17 deflagrados. Depois disso, a mulher disse aos policiais que tem medida protetiva de urgência, mas que seu ex- companheiro se aproxima para pegar seu filho de cinco anos. Diante do fato, a arma foi apreendida e o homem preso por Descumprimento de Medida Protetiva de Urgência, Ameaça e Porte Ilegal de Arma de fogo. Ele foi algemado e entregue na delegacia de Polícia de São Miguel do Oeste.
A Polícia Militar prendeu na madrugada de ontem três homens por tráfico de drogas e por associação para o tráfico em São Miguel do Oeste. De acordo com a PM, em posse de informações sobre a possibilidade de um homem estar trazendo drogas de Foz do Iguaçu para São Miguel do Oeste, foi efetuado o acompanhamento do ônibus no terminal rodoviário do município e realizaram a abordagem do suspeito, sendo localizados 53 gramas e meia de cocaína. Neste momento, outro homem em uma motocicleta se deslocou até a rodoviária para buscar o rapaz com a droga. Interrogado, ele disse que o “dono” da droga estaria esperando-os na Vila Nova Um. Por isso, os três foram presos pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Com um deles também foi apreendido 662 reais em espécie. O trio foi algemado e entregue à Polícia Civil para as providências cabíveis.