-CCJ DO SENADO VAI ANALISAR AMANHÃ PROJETO SOBRE LIBERAÇÃO DE ARMAS
-ESTIAGEM CAUSA PERDA DE TRÊS BILHÕES E 700 MILHÕES NA AGRICULTURA EM SC
-PREFEITURA RECEBE UM MILHÃO DE REAIS EM EMENDAS PARA O SETOR DA SAÚDE
-SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE REESTRUTURAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO
-DELEGADOS E PREFEITOS DISCUTEM SEGURANÇA PÚBLICA NA REGIÃO DA AMEOSC
-PM LOCALIZA MAIS DE UM QUILO DE MACONHA ENTERRADA EM MATA NO SÃO GOTARDO
-MULHER TEM COURO CABELUDO ARRANCADO EM ACIDENTE COM MÁQUINA AGRÍCOLA
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e oito centavos. O euro está valendo cinco reais e 77 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.
O presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, autorizou o envio de militares russos para "manter a paz" nas regiões separatistas da Ucrânia em um decreto assinado nesta segunda-feira. O documento, divulgado pela agência estatal RIA, foi assinado no mesmo momento em que PUTIN oficializava o reconhecimento da independência de Donetsk e Luhansk. Com a decisão do presidente russo, o processo de paz no leste da Ucrânia, onde um conflito entre forças do governo e separatistas apoiados por Moscou já matou pelo menos 15 mil pessoas, poderá ser intensificado.
O governo da República Dominicana deu início à construção de um muro que cobrirá metade dos 392 quilômetros da fronteira do país com o Haiti. O começo das obras foi anunciado neste domingo pelo presidente do país, LUIS ABINADER, que disse que o muro visa coibir a imigração ilegal, o contrabando de mercadorias e o tráfico de drogas e armas para a República Dominicana. ABINADEr afirmou que primeira fase do projeto deve ser concluída em nove meses. A previsão é que 41 portões sejam instalados ao longo do muro para facilitar o monitoramento da fronteira entre Haiti e República Dominicana.
O mais alto tribunal da Colômbia descriminalizou nesta segunda-feira o aborto nas primeiras 24 semanas de gravidez, decisão inédita no país de maioria católica. Com a sentença do Tribunal Constitucional, as mulheres poderão decidir sobre a interrupção da gravidez por qualquer motivo até o sexto mês de gestação, sem serem punidas por isso. O país tornou-se o quinto da América Latina a flexibilizar o acesso ao aborto, que é permitido na Argentina, Uruguai, Cuba e Guiana. No México, é autorizado até 12 semanas em algumas regiões.
O ministro LUIZ EDSON FACHIN tomará posse nesta terça-feira como novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Na mesma cerimônia, ALEXANDRE DE MORAES assumirá como novo vice-presidente. FACHIN e MORAES também integram o Supremo Tribunal Federal e a cerimônia desta terça será virtual em razão da pandemia. Na presidência do TSE, FACHIN substituirá LUÍS ROBERTO BARROSO e exercerá a função até agosto, quando se encerra o período dele de dois anos no tribunal. Ao fim do mandato de FACHIN, ALEXANDRE DE MORAES assumirá a presidência do TSE e será o responsável por conduzir as eleições deste ano.
O Diretório Nacional do Cidadania aprovou neste sábado formar federação partidária com o PSDB. Apesar da decisão, que permite que as duas legendas funcionem como uma só, o Cidadania informou que a pré-candidatura do senador ALESSANDRO VIEIRA à presidência da República está mantida. O PSDB, por outro lado, aprovou em prévias o nome do governador de São Paulo, JOÃO DORIA, para a disputa do Planalto. Em nota, o diretório nacional do Cidadania informou que, a partir de agora, irá negociar os termos da federação com o PSDB, o que inclui a definição do nome do candidato à presidência que receberá o apoio conjunto. O comando do PSDB ainda vai decidir sobre a federação com o Cidadania.
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, DAVI ALCOLUMBRE pautou para amanhã a votação de um projeto de lei que altera o Estatuto do Desarmamento, aprovado na Câmara dos Deputados em novembro de 2019, flexibilizando o acesso a armas a caçadores, atiradores e colecionadores. Com o projeto, CACs passam a poder comprar, no mínimo, 16 armas, sendo que ao menos seis poderão ser de calibre restrito. A quantidade exata será regulamentada pelo Comando do Exército. O texto também prevê que a categoria não precisará mais de autorização de porte de armas para se deslocar com o armamento. Além disso, o texto acaba com as marcações nos projéteis disparados por pistolas, fuzis e outros armamentos, algo usado por autoridades para rastrear armas.
Santa Catarina registrou, em 2021, o menor número de mortes violentas nos últimos 10 anos. Nos dados levantados pelo site G1 estão inclusos homicídios, latrocínios e casos de lesão corporal seguida de morte. Nestas causas, Santa Catarina contabilizou 673 mortes no ano passado, cerca de 23 por cento a menos do que em 2011. Os dados de 2021 mostram que houve, no Estado, uma média de 56 mortes violentas por mês. Isso indica que aproximadamente duas pessoas foram mortas por dia em Santa Catarina no último ano. O número de mortes violentas no estado está em queda desde 2017 quando foram registrados mil e 77 casos. Em 2018 foram 839, em 2019 foram 736 e em 2020 foram 691 mortes violentas.
A Comissão de Constituição e Justiça da Alesc se reúne nesta terça-feira para analisar e votar o veto do governador CARLOS MOISÉS aos artigos do Projeto de Lei que trata da equiparação do ICMS para alimentos e bebidas em Santa Catarina, com carga efetiva de sete por cento, com o do Paraná que é de três vírgula dois por cento. O relator da análise do veto na CCJ, o deputado JOÃO AMIN já adiantou que o relatório dele será pela derrubada do veto. Ele disse que cinco Estados reduziram a carga tributária na pandemia e quase 60 por cento do setor está endividado. AMIN citou que a redução do ICMS sobre alimentos e bebidas vai beneficiar as empresas catarinenses que hoje pagam mais impostos do que estados vizinhos.
A estiagem em Santa Catarina, que afeta o Estado desde o ano passado, já causa um prejuízo de três bilhões e 700 milhões de reais à agricultura. O valor é mais que o dobro em relação às perdas contabilizadas até o dia sete de fevereiro que foram estimadas em um bilhão e meio de reais, segundo a Epagri Ciram. Os prejuízos são calculados pelas perdas na produção de milho, soja e feijão dos agricultores catarinenses. Cerca de 21 por cento da safra da soja já está comprometida, segundo dados da Epagri. Na produção de milho grão, o prejuízo atinge 34 por cento da safra, perda que totaliza 936 mil 285 toneladas até o momento. Há, ainda, uma quebra de 22 por cento da produção de feijão em Santa Catarina.
A Diretoria do Sindicato dos Fiscais da Fazenda do estado de Santa Catarina vai retomar, nesta quarta-feira, o Giro pelo Estado em São Miguel do Oeste. Amanhã, auditores fiscais estarão reunidos para discutir o trabalho realizado pelo Fisco e o papel dos Auditores Fiscais no desenvolvimento econômico do Estado. De acordo com o presidente do Sindifisco, JOSÉ ANTÔNIO FARENZENA, o objetivo do “Giro pelo estado” é apresentar um balanço do Fisco em 2021 e falar dos desafios para 2022. O cronograma prevê a realização de 17 reuniões em 14 cidades catarinenses até 18 de março. O primeiro deles será nesta quarta-feira em São Miguel do Oeste. O evento será ao meio-dia no Clube Comercial.
Suspenso desde 2020 devido à pandemia da Covid19, o Giro pelo Estado prevê reuniões em São Miguel do Oeste, Chapecó, Joaçaba e Caçador nesta semana. Participam dos encontros os auditores fiscais filiados ao Sindifisco que estão na ativa, os aposentados e os pensionistas. De acordo com o presidente do Sindifisco, JOSÉ ANTÔNIO FARENZENA, disse que em 2021, a diversidade da economia catarinense impulsionou o crescimento da arrecadação. Neste ano, é o trabalho de inteligência e monitoramento realizado pelo Fisco que deve fazer a diferença para os cofres públicos e para a população. Ele comentou que a retirada de vários grupos de mercadorias do Regime de Tributação por Substituição Tributária, demanda recorrente do setor produtivo, será fundamental intensificar a fiscalização presencial do varejo. Ele ressaltou que o Fisco precisa estar presente para inibir as práticas de sonegação e fraude.
Todos os ingressos para a palestra show com o cantor SOROCABA foram comercializados. O evento vai acontecer as sete e meia da noite de hoje no Centro Cultural da Unoesc. De acordo com a Diretora de Capacitação da entidade, GREISI TEOCHI, todos os 800 ingressos foram vendidos. O tema da palestra é “Como enxergar além do óbvio”. SOROCABA é cantor e empresário, inclusive com empreendimentos na região oeste de Santa Catarina.
A prefeitura do município de Paraíso já iniciou o planejamento de adequação da estrutura para instalar uma alfandega na fronteira com a Argentina. De acordo com o delegado da Receita Federal, MARK TOLEMACHE, a legalização da passagem de turistas pela ponte do rio Peperi Guaçu passa pela instalação de órgãos como a própria Receita e da Polícia Federal. Ele lembrou que o local não está no acordo com o Mercosul como uma passagem internacional, ou seja, é considerada uma entrada clandestina tanto do lado brasileiro quanto do lado argentino. TOLEMACHE reforçou o trânsito entre os dois países somente é autorizado pela aduana em Dionísio Cerqueira.
O trânsito de turistas pela alfândega da Receita Federal em Dionísio Cerqueira está retomando patamares anteriores à pandemia. A afirmação é do delegado da Receita Federal, MARK TOLLEMACHE disse que isso se deve ao bom planejamento dos órgãos federais para garantir a segurança para a entrada e saída de turistas do Brasil. Atualmente a aduana está funcionando de forma integra. O delegado afirmou ainda que são poucas as irregularidades registradas pela alfândega com esta normalidade no trânsito. Ele também afirmou que os brasileiros estão respeitando as regras como, por exemplo, o limite de compra de produtos e mercadorias argentinas que é de 500 dólares.
Começa na semana que vem o novo cronograma para recolhimento e trituração de galhos nos bairros e no centro de São Miguel do Oeste. A recolha será realizada nos meses de março, abril, maio e junho. O material serádestinado para a trituração e reaproveitamento. De acordo com o secretário adjunto de Urbanismo, CLAUDIO BARP, os moradores que forem realizar podas em casa propriedades devem observar o cronograma e depositar o material em frente às residências e comércios, para que as equipes possam efetuar a recolha. A coleta vai começar na próxima segunda-feira pelo bairro São Sebastião. Na sexta-feira e no sábado, a coleta será feita no centro da cidade.
Um encontro realizado nesta segunda-feira no gabinete do prefeito WILSON TREVISAN discutiu aspectos que envolvem a segurança pública na região. O encontro contou com a presença de prefeitos que integram a diretoria da Ameosc e dos delegados da Diretoria de Polícia de Fronteira, do setor de operações da Difron, do Serviço Aeropolicial e da Divisão de Investigação Criminal. Na reunião, foram tratados assuntos ligados à Segurança Pública com destaque para o apoio dos municípios da Ameosc no sentido de fortalecer a estrutura da Polícia Civil no extremo-oeste.
O município de Belmonte promove, nesta terça-feira, um mutirão de combate ao mosquito da dengue. A ação tem o objetivo de identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypt além de recolher entulhos e lixo de terrenos baldios. Belmonte é considerado infestado pelo mosquito e já tem 39 pessoas com a doença. Desse total, 35 são autóctones, ou seja, contraídos no município. O mutirão começou as sete e meia da manhã coordenado pela Secretaria da Saúde com apoio do Setor de Endemias, Agentes de Saúde, Vigilância Sanitária, Secretaria de Urbanismo, Secretaria de Obras e Corpo de Bombeiros. O secretário de Saúde, JULIMAR FAVERO, disse que além do mutirão, o município estuda formas mais enérgicas para fiscalização e controle das propriedades.
A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste realizará na manhã desta quinta-feira a última chamada para as pessoas em atraso com a segunda dose da vacina contra covid-19 da OxfordAstraZenecaFiocruz. Quem realizou a primeira dose da vacina deste laboratório e, por alguma razão, ainda não retornou para receber a segunda dose, deve comparecer entre oito da manhã e meio-dia na Unidade de Saúde Central, ao lado da Praça Belarmino Annoni, com o Comprovante de Vacinação, Cartão SUS e CPF. A secretaria de saúde alerta que a partir desta data, não há previsão do recebimento de novas doses deste laboratório.
O número de casos ativos de Covid voltou a registrar queda em São Miguel do Oeste nesta segunda-feira. A semana começou com 43 pessoas diagnosticadas com a doença e 88 que entraram para a lista de recuperados. Nesta terça, 284 estão com o vírus ativo. No Hospital Regional, a taxa de ocupação está em 80 por cento, com sete casos confirmados e um paciente com suspeita de covid. Na enfermaria, são dois casos confirmados e taxa de ocupação em 40 por cento.
O município de São Miguel do Oeste recebeu, na semana passada, a confirmação de um milhão de reais em emendas parlamentares, viabilizadas por dois deputados. Vereadores e lideranças emedebistas entregaram ao prefeito WILSON TREVISAN uma emenda do deputado federal CELSO MALDANER no valor 500 mil reais para a Saúde. Já o deputado federal FABIO SCHIOCHET, do União Brasil, destinou a São Miguel do Oeste outros 500 mil reais, também para custeio da Saúde. Como contrapartida, o município vai realizar a canalização de um córrego na Rua 31 de Março, atendendo indicação do vereador VAGNER PASSOS que intermediou a obtenção dos recursos junto ao parlamentar. TREVISAN disse que impendentemente do partido, o importante é que os deputados tragam recursos para o município.
A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste está promovendo um projeto de reestruturação da Atenção Básica. O objetivo é reciclar os conhecimentos dos profissionais e, dessa forma, melhorar a qualidade do serviço prestado à população. O cronograma de capacitação das equipes da saúde deve ser concluído até o mês de julho deste ano. Na última semana, foi a vez dos agentes comunitários participarem de uma capacitação no salão nobre da prefeitura. A partir de agora, eles vão trabalhar na atualização do cadastro das famílias e apresentação de demonstrativos mensais. Esse levantamento vai servir de base para a definição das ações e trabalhos na área da saúde.
A diretora da Atenção Básica, KEURYN LAZAROTTO, destaque que o trabalho de atualização dos profissionais é fundamental para melhorar a prestação do serviço na área da saúde. Ela também disse que o cadastramento da população do centro é uma das partes mais difíceis desse processo de reestruturação da saúde básica, pois grande parte dos moradores reside em prédios e condomínios, o que dificulta o acesso do agente comunitário. KEURYN pediu que a população colabore com os trabalhos, fornecendo as informações aos agentes de saúde. Ela comentou que o levantamento das informações vai permitir a aplicação mais eficiente dos recursos financeiros da saúde municipal.
A Polícia Militar realizou, nesta segunda-feira, mais uma apreensão de vinho da Argentina sem a devida documentação. Durante uma barreira da Operação Hórus, a guarnição da PM abordou um veículo um Corolla. O carro estava carregado com 17 caixas de vinho e 88 garrafas. Como a carga não passou pela tramitação legal na aduana, os vinhos foram apreendidos e levados para Receita Federal. O valor da mercadoria apreendida foi avaliado em 18 mil reais. Os vinhos podem ser trazidos da Argentina desde que fiquem dentro da cota e sejam declarados quando a pessoa entrar no Brasil.
Um idoso foi agredido pelo filho com um golpe de barra de ferro neste final de semana em Riqueza. O crime aconteceu no domingo e o fato foi registrado pela Polícia Militar da cidade. De acordo com a PM, a vítima relatou que foi atacada pelo filho, um homem de 50 anos. O idoso disse que estava sentado à sombra da casa, quando foi surpreendido pelo filho que também mora no local, com um golpe na face. O agressor estava embriagado e usou uma barra de ferro para atingir o pai na cabeça. O suspeito teria dito que foi esnobado pelo pai e, por isso, o agrediu. A PM confeccionou um Termo Circunstanciado que foi assinado pelo suspeito. O homem vai responder ao procedimento em liberdade.
Uma motorista teve um mal súbito na manhã de ontem e bateu o carro contra um poste na SC 163. O acidente de trânsito aconteceu por volta das dez e meia desta segunda-feira na Linha Chácara, interior de Itapiranga. A condutora de um veículo Uno, com placas de Teutônia, perdeu o controle da direção, saiu da pista e colidiu contra uma placa de sinalização. A mulher de 61 anos relatou que sofreu um mal súbito antes do acidente. Ela foi atendida pela guarnição do SAMU e encaminhada ao Hospital de Itapiranga.
A Polícia Militar encontrou cerca de um quilo de maconha escondido em uma área de mata no bairro São Gotardo. Por volta das sete e meia da noite, a guarnição do Canil da PM fez buscas no local e localizou a droga em dois pontos distintos. O entorpecente estava dentro de canos de PVC que foram enterrados a uma profundidade de aproximadamente 30 centímetros. Um dos canos continha um quilo e 200 gramas de maconha e outro estava com 50 gramas de cocaína. A droga foi apreendida mas os proprietários não foram identificados.
Uma moça de 18 anos teve o couro cabeludo arrancado em um acidente de trabalho no interior do município de Belmonte no último domingo. A jovem estava trabalhando em um trato de silagem quando sofreu o acidente. Não há detalhes sobre como ela foi atingida pela máquina e teve o cabelo arrancado. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas quem realizou os primeiros atendimentos foi a equipe da saúde da cidade. A vítima foi levada para o Hospital Regional. Segundo a assessoria do hospital, a moça passou por um procedimento cirúrgico e está em um quarto simples.
Familiares e amigos fizeram muitas postagens na redes sociais, lamentando o acontecido e pedindo orações para a jovem.
A Polícia Civil de Mondaí vai investigar uma tentativa de homicídio que aconteceu no último domingo no município. O crime ocorreu durante a noite no bairro Antas. Os policiais foram acionados para atender uma suposta lesão corporal. Ao chegar no local, os policiais encontraram um homem totalmente ensanguentado, com vários ferimentos no pescoço e tórax. O Corpo de Bombeiros prestou os primeiros socorros e foi encaminhado ao Hospital. A Polícia Militar realizou diligências nas proximidades, mas não obteve informações sobre o autor do crime. O caso agora será investigado pela Polícia Civil.