-CCJ DO SENADO VAI ANALISAR AMANHÃ PROJETO SOBRE LIBERAÇÃO DE ARMAS
-ESTIAGEM CAUSA PERDA DE TRÊS BILHÕES E 700 MILHÕES NA AGRICULTURA EM SC
-VEREADORES APROVAM CONTAS DO GOVERNO MUNICIPAL
-ESCOLA COM APENAS 49 ALUNOS MANTÉM OITO TURMAS
-ITAPIRANGA DESTINA 900 MIL REAIS PARA SUSTENTABILIDADE HÍDRICA
-IDOSO É AGREDIDO PELO FILHO COM BARRA DE FERRO
-POLÍCIA INVESTIGA TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM BAILE
O Tempo em Itapiranga apresenta-se parcialmente nublado . A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 34 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e oito centavos. O euro está valendo cinco reais e 77 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.
O presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, autorizou o envio de militares russos para "manter a paz" nas regiões separatistas da Ucrânia em um decreto assinado nesta segunda-feira. O documento foi assinado no mesmo momento em que PUTIN oficializava o reconhecimento da independência de Donetsk e Luhansk. Com a decisão do presidente russo, o processo de paz no leste da Ucrânia, onde um conflito entre forças do governo e separatistas apoiados por Moscou já matou pelo menos 15 mil pessoas, poderá ser intensificado.
O governo da República Dominicana deu início à construção de um muro que cobrirá metade dos 392 quilômetros da fronteira do país com o Haiti. O começo das obras foi anunciado neste domingo pelo presidente do país, LUIS ABINADER, que disse que o muro visa coibir a imigração ilegal, o contrabando de mercadorias e o tráfico de drogas e armas para a República Dominicana. ABINADEr afirmou que primeira fase do projeto deve ser concluída em nove meses. A previsão é que 41 portões sejam instalados ao longo do muro para facilitar o monitoramento da fronteira entre Haiti e República Dominicana.
O mais alto tribunal da Colômbia descriminalizou nesta segunda-feira o aborto nas primeiras 24 semanas de gravidez, decisão inédita no país de maioria católica. Com a sentença do Tribunal Constitucional, as mulheres poderão decidir sobre a interrupção da gravidez por qualquer motivo até o sexto mês de gestação, sem serem punidas por isso. O país tornou-se o quinto da América Latina a flexibilizar o acesso ao aborto, que é permitido na Argentina, Uruguai, Cuba e Guiana. No México, é autorizado até 12 semanas em algumas regiões.
O ministro LUIZ EDSON FACHIN tomará posse nesta terça-feira como novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Na mesma cerimônia, ALEXANDRE DE MORAES assumirá como novo vice-presidente. FACHIN e MORAES também integram o Supremo Tribunal Federal e a cerimônia desta terça será virtual em razão da pandemia. Na presidência do TSE, FACHIN substituirá LUÍS ROBERTO BARROSO e exercerá a função até agosto, quando se encerra o período dele de dois anos no tribunal. Ao fim do mandato de FACHIN, ALEXANDRE DE MORAES assumirá a presidência do TSE e será o responsável por conduzir as eleições deste ano.
O Diretório Nacional do Cidadania aprovou neste sábado formar federação partidária com o PSDB. Apesar da decisão, que permite que as duas legendas funcionem como uma só, o Cidadania informou que a pré-candidatura do senador ALESSANDRO VIEIRA à presidência da República está mantida. O PSDB, por outro lado, aprovou em prévias o nome do governador de São Paulo, JOÃO DORIA, para a disputa do Planalto. Em nota, o diretório nacional do Cidadania informou que, a partir de agora, irá negociar os termos da federação com o PSDB, o que inclui a definição do nome do candidato à presidência que receberá o apoio conjunto. O comando do PSDB ainda vai decidir sobre a federação com o Cidadania.
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, DAVI ALCOLUMBRE pautou para amanhã a votação de um projeto de lei que altera o Estatuto do Desarmamento, aprovado na Câmara dos Deputados em novembro de 2019, flexibilizando o acesso a armas a caçadores, atiradores e colecionadores. Com o projeto, CACs passam a poder comprar, no mínimo, 16 armas, sendo que ao menos seis poderão ser de calibre restrito. A quantidade exata será regulamentada pelo Comando do Exército. O texto também prevê que a categoria não precisará mais de autorização de porte de armas para se deslocar com o armamento. Além disso, o texto acaba com as marcações nos projéteis disparados por pistolas, fuzis e outros armamentos, algo usado por autoridades para rastrear armas.
Santa Catarina registrou, em 2021, o menor número de mortes violentas nos últimos 10 anos. Nos dados levantados pelo site G1 estão inclusos homicídios, latrocínios e casos de lesão corporal seguida de morte. Nestas causas, Santa Catarina contabilizou 673 mortes no ano passado, cerca de 23 por cento a menos do que em 2011. Os dados de 2021 mostram que houve, no Estado, uma média de 56 mortes violentas por mês. Isso indica que aproximadamente duas pessoas foram mortas por dia em Santa Catarina no último ano. O número de mortes violentas no estado está em queda desde 2017 quando foram registrados mil e 77 casos. Em 2018 foram 839, em 2019 foram 736 e em 2020 foram 691 mortes violentas.
A Comissão de Constituição e Justiça da Alesc se reúne nesta terça-feira para analisar e votar o veto do governador CARLOS MOISÉS aos artigos do Projeto de Lei que trata da equiparação do ICMS para alimentos e bebidas em Santa Catarina, com carga efetiva de sete por cento, com o do Paraná que é de três vírgula dois por cento. O relator da análise do veto na CCJ, o deputado JOÃO AMIN já adiantou que o relatório dele será pela derrubada do veto. Ele disse que cinco Estados reduziram a carga tributária na pandemia e quase 60 por cento do setor está endividado. AMIN citou que a redução do ICMS sobre alimentos e bebidas vai beneficiar as empresas catarinenses que hoje pagam mais impostos do que estados vizinhos.
A estiagem em Santa Catarina, que afeta o Estado desde o ano passado, já causa um prejuízo de três bilhões e 700 milhões de reais à agricultura. O valor é mais que o dobro em relação às perdas contabilizadas até o dia sete de fevereiro que foram estimadas em um bilhão e meio de reais, segundo a Epagri Ciram. Os prejuízos são calculados pelas perdas na produção de milho, soja e feijão dos agricultores catarinenses. Cerca de 21 por cento da safra da soja já está comprometida, segundo dados da Epagri. Na produção de milho grão, o prejuízo atinge 34 por cento da safra, perda que totaliza 936 mil 285 toneladas até o momento. Há, ainda, uma quebra de 22 por cento da produção de feijão em Santa Catarina.
Vereadores aprovam contas da prefeitura do ano de 2020. O encerramento do mandado do ex-prefeito JORGE WELTER foi analisado e votado ontem no legislativo de Itapiranga. Seguindo o que estabelece o regimento interno da câmara de vereadores, a única pauta foi relativa as contas do Município. A presidente da Câmara, ILDA FELLER, lembrou que por vários anos o Tribunal de Contas de Santa Catarina vem recomendando à Câmara de Vereadores, a aprovação das contas dos ex-prefeitos. Segundo ela isso ocorre pelo serviço da equipe técnica ser eficiente com justificativa da correta aplicação dos recursos públicos.
A sessão de ontem a noite do Legislativo de Itapiranga também teve a posse do suplente de vereador AFONSO NIEHUES. Ele vai ocupar uma cadeira no Legislativo por 30 dias, no lugar do vereador licenciado SÉRGIO RECKZIEGEL. A presidente da Câmara ILDA FELLER, destaca que projetos, indicações e moção que deram entrada, ficaram na mesa para apreciação dos vereadores. Segue na pauta para as próximas sessões o Termo de Fomento com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a APAE, no valor de 86 mil reais. Outro projeto de Lei do Executivo estabelece Termo de Fomento com o Clube de Patinação Danúbio Azul, no valor de 65 mil reais. A próxima sessão ordinária, será realizada no dia dois de março, quarta-feira, às 19 horas na Câmara de Vereadores de Itapiranga. Dia 28, segunda-feira, será ponto facultativo em virtude do carnaval.
A vereadora JACQUELINE HERMES faz avaliação positiva das primeiras sessões do ano. Ela lembra que o legislativo de Itapiranga teve duas sessões extraordinárias para votar projetos de urgência do executivo. O mês de fevereiro está sendo marcado por projetos de suplementação de valores em diferentes secretarias e também por auxílio aos produtores rurais em virtude da estiagem. JACQUELINE HERMES, destaca ainda a responsabilidade que os vereadores possuem com o dinheiro público. Ela diz que a devolução de valores não deve ser a principal meta e sim a correta aplicação com capacitações que proporcionem aperfeiçoamento no trabalho dos parlamentares.
A prefeitura do município de Paraíso já iniciou o planejamento de adequação da estrutura para alfandegar a passagem de turista, porém o processo é moroso e será uma obra entregue num futuro próximo. A ponte Peperi Guaçu não está no acordo com o Mercosul como uma passagem internacional, ou seja, é considerada uma entrada clandestina de ambas as partes. O delegado da alfândega da Receita Federal em Dionísio Cerqueira MARK TOLLEMACHE, afirmou que enquanto a prefeitura trabalha para adequar o local, a passagem por aquela ponte é irregular, sendo permitido o trânsito entre os dois países apenas pela aduana em Dionísio Cerqueira. O delegado lembrou também que a prefeitura de Paraíso já estava em processo de melhoria desde o ano passado tentando adequar a aduana para ampliar esta passagem. Um dos órgãos que devem ser instalados é a Polícia Federal, responsável pelos processos migratórios.
O trânsito de turistas pela alfândega da Receita Federal em Dionísio Cerqueira está retomando patamares anteriores à pandemia. O delegado MARK TOLLEMACHE, disse que isso se deve ao bom planejamento dos órgãos federais para garantir a segurança para o trânsito de ambos. Atualmente a aduana está funcionando de forma integral. O delegado afirmou ainda que são poucas as irregularidades registradas pela alfândega com esta normalidade no trânsito. Sendo que os brasileiros estão respeitando as regras como, por exemplo, o limite de compra em 500 reais.
Escola de linha Ervalzinho mantém oito turmas do ensino fundamental com apenas 49 alunos. O Projeto de Pedagogia da Alternância está no segundo ano na Escola de Ensino Fundamental Padre João Rick, de Ervalzinho, interior de São João do Oeste. São apenas 49 alunos, em oito turmas do ensino fundamental. Apenas o quinto ano não é oferecido por falta de estudantes. Segundo o diretor da Escola, ADAIR SCHWAB, o modelo de Escola do Campo não tem limite mínimo de estudantes por turma e isso permite o educandário manter suas atividades. Ele cita como novidade para este ano a realização de 20 palestras e oficinas com conteúdo extras, envolvendo diversos profissionais de diferentes áreas. Ele chama atenção que o trabalho ocorre na teoria e na prática, permitindo maior compreensão dos conteúdos que são abordados.
Segundo o diretor, no sistema antigo as escolas do interior tinham um currículo comum, e neste novo sistema, além das tradicionais disciplinas, elas desenvolvem outras específicas para o modelo. Projeto de Vida Protagonismo Juvenil, Intervenção e Pesquisa e ainda a disciplina de Agricultura, que envolve as partes teórica e prática. ADAIR SCHWAB considera que a escola menor possui vantagens no aprendizado e cita o foco em aulas de reforços . ADAIR SCHWAB observa que a Escola de Ensino Fundamental Padre João Rick teve redução de alunos em comparação ao ano passado passando de 52 para 49.
Município vai investir 900 mil reais em auxílio para água no interior. O Programa de Sustentabilidade Hídrica foi lançado ontem e debatido com os vereadores de Itapiranga. O prefeito ALEXANDRE RIBAS afirma que esta é uma etapa do planejamento a longo prazo para garantir água no interior até mesmo em prolongadas estiagens. O programa será coordenado pelas secretarias da Agricultura e da Fazenda e Planejamento. Objetivo é instituir no município o Programa de Sustentabilidade Hídrica com investimento da prefeitura em auxílio aos produtores rurais. Segundo o prefeito, foi conversado com as instituições financeiras da cidade e constatadas diversas linhas de financiamento para captação, armazenamento e também para o tratamento de água.
ALEXANDRE RIBAS observa que o município vai pagar 12 por cento do valor investido pelo produtor rural, com cotas de até 150 mil reais. No valor máximo de investimento, o município pagará 18 mil reais de auxílio. O orçamento para este programa é de 900 mil reais com meta de contemplar mais de 100 projetos. ALEXANDRE RIBAS diz que é preciso maior investimento para independência no abastecimento de água nas propriedades. A rede pública que contempla 100 por cento do território do município, tem prioridade absoluta para o consumo humano. Outro problema é que se torna um custo muito elevado a fatura de água para quem retirar grande quantidade da rede pública. O pagamento será feito em duas parcelas, sendo a primeira neste ano e a segunda em 2023.
A Polícia Militar encontrou maconha e cocaína no Bairro São Gotardo em São Miguel do Oeste. Ontem, por volta das 19 horas e 30 minutos, a guarnição do Canil, no âmbito da Operação Hórus, realizava buscas em mata com os cães quando foi localizado enterrados em buracos distintos, dois canos de PVC, os quais estavam a uma profundidade de aproximadamente 30 centímetros. No interior dos canos foram localizados maconha e cocaína. A droga foi apreendida e nenhum suspeito localizado.
A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de agressão na tarde de domingo, no município de Riqueza. Conforme a PM, um idoso foi agredido pelo próprio filho e apresentava uma lesão na região da sobrancelha direita. O idoso relatou para os policiais que estava sentado na sombra de sua residência, quando foi surpreendido pelo filho que também mora no local, com um golpe na região do rosto. O agressor, de 50 anos, estava embriagado e usou uma barra de ferro para atingir o pai na cabeça. De acordo com a Polícia, o motivo da agressão seria pelo fato do homem ser esnobado pelo pai. A Polícia Militar de Mondaí atendeu a ocorrência e confeccionou um Boletim de Ocorrência de Termo Circunstanciado para o autor, que se retirou do local.
Uma tentativa de homicídio foi registrada pela Polícia Militar de Mondaí na noite deste domingo. De acordo com a PM, o crime ocorreu no bairro Antas. Os policiais foram acionados para atender uma suposta lesão corporal praticada por arma branca. No local informado foi encontrado um homem totalmente ensangüentado, aparentando ter vários ferimentos na região do pescoço e do tórax. O Corpo de Bombeiros foi acionado para socorrer o homem ferido, que foi encaminhado ao Hospital. A Polícia Militar realizou buscas nas proximidades, mas não obteve informações sobre o autor do crime. O Instituto Geral de Perícias e a Policia Civil assumiram as investigações do crime.
Uma briga durante um baile na Linha Laju, interior de Mondaí, deixou duas pessoas feridas na madrugada deste domingo. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta da 01h30 para atendimento de duas vítimas de agressão por arma branca. No local foi atendido um segurança do baile e um amigo dele, que estavam em uma sala fechada, ainda sob ameaça dos agressores e alguns parceiros. No momento da briga, a Polícia Militar de Mondaí encontrava-se em outra ocorrência, sendo acionada então a Polícia de Iporã do Oeste. Durante o atendimento das vítimas, os agressores continuavam proferindo ameaças e desferindo golpes na porta e parede da sala onde se encontravam os feridos, familiares e colaboradores do evento.
A porta foi mantida fechada até a chegada da guarnição da Polícia Militar de Iporã do Oeste. Os Bombeiros atenderam um homem de 61 anos com um corte no abdômen e outro homem de 22 anos, com um corte de aproximadamente oito centímetros no braço esquerdo, além de três ferimentos causados por faca nas costas. Os socorristas realizaram os primeiros socorros e com a chegada da Polícia, as vítimas foram conduzidas ao Hospital de Iporã do Oeste, uma vez que os agressores, que também tiveram ferimentos durante a briga, haviam sido levados para o Hospital de Mondaí.