De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e oito centavos. O euro está valendo cinco reais e 77 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.
O presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, autorizou o envio de militares russos para "manter a paz" nas regiões separatistas da Ucrânia em um decreto assinado nesta segunda-feira. O documento, divulgado pela agência estatal RIA, foi assinado no mesmo momento em que PUTIN oficializava o reconhecimento da independência de Donetsk e Luhansk. Com a decisão do presidente russo, o processo de paz no leste da Ucrânia, onde um conflito entre forças do governo e separatistas apoiados por Moscou já matou pelo menos 15 mil pessoas, poderá ser intensificado.
O governo da República Dominicana deu início à construção de um muro que cobrirá metade dos 392 quilômetros da fronteira do país com o Haiti. O começo das obras foi anunciado neste domingo pelo presidente do país, LUIS ABINADER, que disse que o muro visa coibir a imigração ilegal, o contrabando de mercadorias e o tráfico de drogas e armas para a República Dominicana. ABINADEr afirmou que primeira fase do projeto deve ser concluída em nove meses. A previsão é que 41 portões sejam instalados ao longo do muro para facilitar o monitoramento da fronteira entre Haiti e República Dominicana.
O mais alto tribunal da Colômbia descriminalizou nesta segunda-feira o aborto nas primeiras 24 semanas de gravidez, decisão inédita no país de maioria católica. Com a sentença do Tribunal Constitucional, as mulheres poderão decidir sobre a interrupção da gravidez por qualquer motivo até o sexto mês de gestação, sem serem punidas por isso. O país tornou-se o quinto da América Latina a flexibilizar o acesso ao aborto, que é permitido na Argentina, Uruguai, Cuba e Guiana. No México, é autorizado até 12 semanas em algumas regiões.
O ministro LUIZ EDSON FACHIN tomará posse nesta terça-feira como novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Na mesma cerimônia, ALEXANDRE DE MORAES assumirá como novo vice-presidente. FACHIN e MORAES também integram o Supremo Tribunal Federal e a cerimônia desta terça será virtual em razão da pandemia. Na presidência do TSE, FACHIN substituirá LUÍS ROBERTO BARROSO e exercerá a função até agosto, quando se encerra o período dele de dois anos no tribunal. Ao fim do mandato de FACHIN, ALEXANDRE DE MORAES assumirá a presidência do TSE e será o responsável por conduzir as eleições deste ano.
O Diretório Nacional do Cidadania aprovou neste sábado formar federação partidária com o PSDB. Apesar da decisão, que permite que as duas legendas funcionem como uma só, o Cidadania informou que a pré-candidatura do senador ALESSANDRO VIEIRA à presidência da República está mantida. O PSDB, por outro lado, aprovou em prévias o nome do governador de São Paulo, JOÃO DORIA, para a disputa do Planalto. Em nota, o diretório nacional do Cidadania informou que, a partir de agora, irá negociar os termos da federação com o PSDB, o que inclui a definição do nome do candidato à presidência que receberá o apoio conjunto. O comando do PSDB ainda vai decidir sobre a federação com o Cidadania.
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, DAVI ALCOLUMBRE pautou para amanhã a votação de um projeto de lei que altera o Estatuto do Desarmamento, aprovado na Câmara dos Deputados em novembro de 2019, flexibilizando o acesso a armas a caçadores, atiradores e colecionadores. Com o projeto, CACs passam a poder comprar, no mínimo, 16 armas, sendo que ao menos seis poderão ser de calibre restrito. A quantidade exata será regulamentada pelo Comando do Exército. O texto também prevê que a categoria não precisará mais de autorização de porte de armas para se deslocar com o armamento. Além disso, o texto acaba com as marcações nos projéteis disparados por pistolas, fuzis e outros armamentos, algo usado por autoridades para rastrear armas.
Santa Catarina registrou, em 2021, o menor número de mortes violentas nos últimos 10 anos. Nos dados levantados pelo site G1 estão inclusos homicídios, latrocínios e casos de lesão corporal seguida de morte. Nestas causas, Santa Catarina contabilizou 673 mortes no ano passado, cerca de 23 por cento a menos do que em 2011. Os dados de 2021 mostram que houve, no Estado, uma média de 56 mortes violentas por mês. Isso indica que aproximadamente duas pessoas foram mortas por dia em Santa Catarina no último ano. O número de mortes violentas no estado está em queda desde 2017 quando foram registrados mil e 77 casos. Em 2018 foram 839, em 2019 foram 736 e em 2020 foram 691 mortes violentas.
A Comissão de Constituição e Justiça da Alesc se reúne nesta terça-feira para analisar e votar o veto do governador CARLOS MOISÉS aos artigos do Projeto de Lei que trata da equiparação do ICMS para alimentos e bebidas em Santa Catarina, com carga efetiva de sete por cento, com o do Paraná que é de três vírgula dois por cento. O relator da análise do veto na CCJ, o deputado JOÃO AMIN já adiantou que o relatório dele será pela derrubada do veto. Ele disse que cinco Estados reduziram a carga tributária na pandemia e quase 60 por cento do setor está endividado. AMIN citou que a redução do ICMS sobre alimentos e bebidas vai beneficiar as empresas catarinenses que hoje pagam mais impostos do que estados vizinhos.
A estiagem em Santa Catarina, que afeta o Estado desde o ano passado, já causa um prejuízo de três bilhões e 700 milhões de reais à agricultura. O valor é mais que o dobro em relação às perdas contabilizadas até o dia sete de fevereiro que foram estimadas em um bilhão e meio de reais, segundo a Epagri Ciram. Os prejuízos são calculados pelas perdas na produção de milho, soja e feijão dos agricultores catarinenses. Cerca de 21 por cento da safra da soja já está comprometida, segundo dados da Epagri. Na produção de milho grão, o prejuízo atinge 34 por cento da safra, perda que totaliza 936 mil 285 toneladas até o momento. Há, ainda, uma quebra de 22 por cento da produção de feijão em Santa Catarina.
Abertura das oficinas do Instituto Cultural terá duas apresentações em março. O Instituto Cultural de São Lourenço do Oeste marcará o início das suas oficinas culturais com dois eventos especiais no mês que vem. Nos dias 16 e 17, com entrada gratuita, shows de GAUDÊNCIO e NOITE RUSSA. Segundo o presidente do Instituto JADER IORIS, não haverá cobrança de ingresso em dinheiro. Os interessados em participar devem levar uma doação de doces. O presidente frisa que o uso de máscara será obrigatório.
Conforme o presidente, a exemplo da Efaislo, a Exposição e Feira de São Lourenço do Oeste, a abertura das oficinas do Instituto Cultural vai seguir o protocolo Evento Seguro, do Governo do Estado de Santa Catarina. Os doces arrecadados serão utilizados nas ações do Instituto Cultural ao longo do ano. Mais informações pelo telefone (49) 3344-8526 (WhatsApp). IORIS lembra que no dia 16 de março às 19 horas e 30 minutos a apresentação fica por conta do Espetáculo Noite Russa. No dia 17 também às 19 e 30 é a vez de Gaudêncio. Ambas as apresentações serão no Centro de Eventos.
Fundação Hospitalar se prepara para Assembleia Geral Ordinária. De acordo com o presidente do conselho deliberativo, NORMIDES SCALSAVARA, cumprindo o que prevê o Estatuto Social, a Fundação Hospitalar São Lourenço realiza, na próxima segunda-feira, às nove horas no auditório da Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo), a Assembleia Geral Ordinária e a Assembleia Geral Extraordinária.
De acordo com o edital, a ordem do dia é composta pela prestação de contas da diretoria, balanço geral e parecer do conselho fiscal do exercício 2021, eleição do presidente do conselho deliberativo para mandato de um ano, retrospectiva do ano 2021 e planejamento para exercício 2022. SCALSAVARA comenta que na sequência, os colaboradores da entidade hospitalar irão apreciar e votar a inclusão, no Estatuto Social, de um item que trata das finalidades da Fundação Hospitalar São Lourenço.
É importante que todos os envolvidos com o hospital participem, pois é o momento certo de conhecer, tirar dúvidas e opinar sobre os trabalhos e rumos da Fundação Hospitalar. De acordo com o presidente do conselho deliberativo, NORMIDES SCALSAVARA, “a discussão é importante, pois a resposta esclarece todos que estão presentes e não apenas quem fez a pergunta”. Junto com outros dados, na assembleia será compartilhado, os números de produção do hospital – internamentos no ano, número de refeições servidas, quilos de roupas lavadas, cirurgias realizadas, nascimentos, exames e transfusões de sangue. Também serão apresentados os investimentos em infraestrutura e equipamentos do ano 2021.
Prefeitura inicia obras do Programa Asfalto Novo em mais um loteamento. A informação é do secretário de relações institucionais da prefeitura de São Lourenço do Oeste RUBENS MOCELIN. De acordo com ele, as obras do Programa Asfalto Novo já iniciaram em oito quadras do loteamento Wolfart, no bairro Industrial. Estão sendo contempladas nesta etapa as ruas Clemente Jorge Wolfart, Donato Perico e Luiza Rancatti e parte da Arthur Francisco Fergutz, totalizando 12 mil 384 metros quadrados.
Para essa etapa estão sendo investidos um milhão 159 mil e 64 reais. Conforme MOCELIN – responsável pela Secretaria de Relações Institucionais, desse valor, um milhão é de emenda parlamentar do deputado MAURO DE NADAL, e o restante contrapartida da prefeitura. Nos próximos dias, as equipes trabalham na drenagem pluvial das ruas que receberão a pavimentação asfáltica. A vencedora da licitação é a Hiperpavi Asfaltos Ltda.
As ruas contempladas pelo Programa Asfalto Novo nesta etapa, no loteamento Wolfart, foram definidas pela Associação de Moradores. RUBENS MOCELIN – secretário de relações institucionais da prefeitura de São Lourenço do Oeste, ressalta que inclusive, o terreno localizado na rua Luiza Rancatti permanecerá como está para que, futuramente, possa receber investimentos de uma praça infantil.
Administração Municipal quer produção de energia solar em Santa Terezinha do Progresso. JACÓ JUNGES – Secretário de Agricultura informa que já está conversando com as lideranças para a produção da energia limpa a custo baixo. Nas próximas semanas quer mobilizar todos os agricultores para discutirem o assunto. Segundo ele, o município tem condições de produzir cem por cento da energia que consome. Através do BRDE serão adquiridas as placas solares, que terão durabilidade de até 25 anos, com 5 anos para pagar. Ao invés de quitar a conta de luz todo mês para a Celesc, o agricultor vai pagando a energia solar. Moradores da cidade também podem aderir ao projeto.
Secretário da Agricultura de Santa Terezinha do Progresso defende a criação de uma cooperativa para administrar o projeto de energia solar. JACÓ JUNGES revela que todas as propriedades juntas do município pagam mais de 200 mil reais por mês de energia para a Celesc. A prefeitura vai abrir licitação para ver qual empresa especializada é que vai instalar as placas solares no município. A energia será produzida num único local e depois será distribuída para cada propriedade. Isso deverá baratear os custos ainda mais. O secretário assegura que com quem tem conversado, a aceitação do projeto para a nova tecnologia é ótima.
Um exemplo de economia com energia solar. O Secretário JACÓ JUNGES explica que um aviário que hoje consome 4 mil reais por mês de energia elétrica, com as placas solares não deverá ter custo maior que 45 reais pela taxa de transmissão. Todos os que tem interesse no projeto devem se dirigir a Secretaria de Agricultura de Santa Terezinha do Progresso. JACÓ acredita que em 3 meses a parte burocrático estará resolvida.
Homem que ameaçava família com arma de fogo é preso. A Polícia Militar recebeu uma informação no início da madrugada desta segunda-feira, de que um homem estava de posse de armas de fogo, ameaçando familiares em uma residência na Rua João Gualberto Gaspar, bairro São Francisco, em Pato Branco. No local, os policiais abordaram o homem e com ele encontraram um revólver calibre 32 com 12 munições intactas e uma espingarda calibre 28 com 05 munições intactas. Ele foi preso e junto com as armas e munições foi encaminhado para a 5ª SDP.
Motorista fica ferido em acidente na BR-280. Um veículo marca Fiat capotou por volta das 22 e 30 de ontem, na rodovia em Flor da Serra do Sul. O SAMU, Corpo de Bombeiros de Dionísio Cerqueira e Palma Sola, foram mobilizados e prestaram socorro ao condutor que apresentava estar desorientando e com ferimentos. Ele foi socorrido pelo SAMU e encaminhado ao Hospital Municipal de Dionísio Cerqueira. Segundo o Corpo de Bombeiros, o condutor informou que sua esposa estava com ele no carro e que também havia se ferido. As equipes realizaram buscas minuciosas na área ao redor do acidente, porém a mulher não foi localizada e nem havia sinais de outras vítimas no acidente. Posteriormente os bombeiros conseguiram contato com a esposa do condutor, e ela informou que não estava no carro com ele. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada para o registro da ocorrência.
No fim de semana a Polícia de São Lourenço do Oeste registrou duas ocorrências de violência doméstica. Porém somente ontem a tarde o boletim foi divulgado. A primeira prisão por violência doméstica foi por volta da meia noite e meia de segunda-feira, no loteamento Vida Nova. A Polícia Militar realizou a prisão de um homem de 21 anos por ameaças e injurias contra sua companheira uma mulher de 24 anos. O autor após receber voz de prisão foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.
O segundo fato ocorreu por volta de 22 e 30 de domingo na Linha Bicaré, interior de São Lourenço do Oeste. A Polícia Militar realizou a prisão de um homem de 43 anos de idade por ter agredido sua esposa uma mulher de 42 anos de idade. O autor recebeu voz de prisão e junto com sua esposa foram conduzidos ate a Delegacia de Polícia para serem apresentados à autoridade policial.