ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 22/02/2022

-CCJ DO SENADO VAI ANALISAR AMANHÃ PROJETO SOBRE LIBERAÇÃO DE ARMAS

-ESTIAGEM CAUSA PERDA DE TRÊS BILHÕES E 700 MILHÕES NA AGRICULTURA EM SC

-334 OCORRÊNCIAS DE DESMATAMENTO FORAM ATENDIDAS PELA POLÍCIA AMBIENTAL

-ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO PODEM SOLICITAR NOVAS MELHORIAS

-CASA FAMILIAR REALIZA PRIMEIRA VISITA TÉCNICA DO ANO COM ALUNOS

-58 FAMÍLIAS DO INTERIOR SÃO ATENDIDAS COM TRANSPORTES DE ÁGUA

-CINCO PROJETOS ENTRAM NA TERCEIRA SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES

-PREFEITURA LANÇA PROGRAMA JURO ZERO NESTA QUINTA-FEIRA

-POLICIA MILITAR ATENDE DUAS OCORRÊNCIAS DE POSSE DE DROGAS

-MAIS DE UM QUILO DE MACONHA ESCONDIDA EM MATA É APREENDIDA

O tempo é de sol entre nuvens A previsão para as próximas horas é de sol com previsão de chuva à tarde e à noite. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e oito centavos. O euro está valendo cinco reais e 77 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.

O presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, autorizou o envio de militares russos para "manter a paz" nas regiões separatistas da Ucrânia em um decreto assinado nesta segunda-feira. O documento, divulgado pela agência estatal RIA, foi assinado no mesmo momento em que PUTIN oficializava o reconhecimento da independência de Donetsk e Luhansk. Com a decisão do presidente russo, o processo de paz no leste da Ucrânia, onde um conflito entre forças do governo e separatistas apoiados por Moscou já matou pelo menos 15 mil pessoas, poderá ser intensificado.

O governo da República Dominicana deu início à construção de um muro que cobrirá metade dos 392 quilômetros da fronteira do país com o Haiti. O começo das obras foi anunciado neste domingo pelo presidente do país, LUIS ABINADER, que disse que o muro visa coibir a imigração ilegal, o contrabando de mercadorias e o tráfico de drogas e armas para a República Dominicana. ABINADEr afirmou que primeira fase do projeto deve ser concluída em nove meses. A previsão é que 41 portões sejam instalados ao longo do muro para facilitar o monitoramento da fronteira entre Haiti e República Dominicana.

O mais alto tribunal da Colômbia descriminalizou nesta segunda-feira o aborto nas primeiras 24 semanas de gravidez, decisão inédita no país de maioria católica. Com a sentença do Tribunal Constitucional, as mulheres poderão decidir sobre a interrupção da gravidez por qualquer motivo até o sexto mês de gestação, sem serem punidas por isso. O país tornou-se o quinto da América Latina a flexibilizar o acesso ao aborto, que é permitido na Argentina, Uruguai, Cuba e Guiana. No México, é autorizado até 12 semanas em algumas regiões.

O ministro LUIZ EDSON FACHIN tomará posse nesta terça-feira como novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Na mesma cerimônia, ALEXANDRE DE MORAES assumirá como novo vice-presidente. FACHIN e MORAES também integram o Supremo Tribunal Federal e a cerimônia desta terça será virtual em razão da pandemia. Na presidência do TSE, FACHIN substituirá LUÍS ROBERTO BARROSO e exercerá a função até agosto, quando se encerra o período dele de dois anos no tribunal. Ao fim do mandato de FACHIN, ALEXANDRE DE MORAES assumirá a presidência do TSE e será o responsável por conduzir as eleições deste ano.

O Diretório Nacional do Cidadania aprovou neste sábado formar federação partidária com o PSDB. Apesar da decisão, que permite que as duas legendas funcionem como uma só, o Cidadania informou que a pré-candidatura do senador ALESSANDRO VIEIRA à presidência da República está mantida. O PSDB, por outro lado, aprovou em prévias o nome do governador de São Paulo, JOÃO DORIA, para a disputa do Planalto. Em nota, o diretório nacional do Cidadania informou que, a partir de agora, irá negociar os termos da federação com o PSDB, o que inclui a definição do nome do candidato à presidência que receberá o apoio conjunto. O comando do PSDB ainda vai decidir sobre a federação com o Cidadania.

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, DAVI ALCOLUMBRE pautou para amanhã a votação de um projeto de lei que altera o Estatuto do Desarmamento, aprovado na Câmara dos Deputados em novembro de 2019, flexibilizando o acesso a armas a caçadores, atiradores e colecionadores. Com o projeto, CACs passam a poder comprar, no mínimo, 16 armas, sendo que ao menos seis poderão ser de calibre restrito. A quantidade exata será regulamentada pelo Comando do Exército. O texto também prevê que a categoria não precisará mais de autorização de porte de armas para se deslocar com o armamento. Além disso, o texto acaba com as marcações nos projéteis disparados por pistolas, fuzis e outros armamentos, algo usado por autoridades para rastrear armas.

Santa Catarina registrou, em 2021, o menor número de mortes violentas nos últimos 10 anos. Nos dados levantados pelo site G1 estão inclusos homicídios, latrocínios e casos de lesão corporal seguida de morte. Nestas causas, Santa Catarina contabilizou 673 mortes no ano passado, cerca de 23 por cento a menos do que em 2011. Os dados de 2021 mostram que houve, no Estado, uma média de 56 mortes violentas por mês. Isso indica que aproximadamente duas pessoas foram mortas por dia em Santa Catarina no último ano. O número de mortes violentas no estado está em queda desde 2017 quando foram registrados mil e 77 casos. Em 2018 foram 839, em 2019 foram 736 e em 2020 foram 691 mortes violentas.

A Comissão de Constituição e Justiça da Alesc se reúne nesta terça-feira para analisar e votar o veto do governador CARLOS MOISÉS aos artigos do Projeto de Lei que trata da equiparação do ICMS para alimentos e bebidas em Santa Catarina, com carga efetiva de sete por cento, com o do Paraná que é de três vírgula dois por cento. O relator da análise do veto na CCJ, o deputado JOÃO AMIN já adiantou que o relatório dele será pela derrubada do veto. Ele disse que cinco Estados reduziram a carga tributária na pandemia e quase 60 por cento do setor está endividado. AMIN citou que a redução do ICMS sobre alimentos e bebidas vai beneficiar as empresas catarinenses que hoje pagam mais impostos do que estados vizinhos.

A estiagem em Santa Catarina, que afeta o Estado desde o ano passado, já causa um prejuízo de três bilhões e 700 milhões de reais à agricultura. O valor é mais que o dobro em relação às perdas contabilizadas até o dia sete de fevereiro que foram estimadas em um bilhão e meio de reais, segundo a Epagri Ciram. Os prejuízos são calculados pelas perdas na produção de milho, soja e feijão dos agricultores catarinenses. Cerca de 21 por cento da safra da soja já está comprometida, segundo dados da Epagri. Na produção de milho grão, o prejuízo atinge 34 por cento da safra, perda que totaliza 936 mil 285 toneladas até o momento. Há, ainda, uma quebra de 22 por cento da produção de feijão em Santa Catarina.

Alunos da Casa Familiar Rural de São José do Cedro realizaram a primeira visita técnica do ano na semana passada. Conforme o professor ANDRÉ KREMER, a visita foi focada na agropecuária leiteira expondo o trabalho de uma propriedade que faz o uso de equipamentos robotizados na ordenha. O jovem do local visitado foi aluno da escola, sendo da primeira turma formada pela Casa. Desta maneira, também foi possível debater a sucessão familiar. Ao todo foram envolvidos 40 estudantes. Para o professor, as visitas de estudos aliada aos estágios auxiliam no aprendizado, pois é possível ver na prática aquilo que estuda na sala de aula. KREMER afirmou ainda que todas as quintas-feiras são realizadas um trabalho a campo ou visitas nas propriedades. Como também é trabalhado com um tema gerador vinculado a assunto específico na parte técnica social ou produção. Em cima dos temas, é procurado um local para agregar maior conhecimento.

As aulas da Universidade da Terceira Idade terão início no próximo dia nove de março em Princesa. A informação é da secretária de Educação ANGÉLICA NÓS. Ela comentou que as inscrições estão abertas e encerram no próximo dia quatro de Março. Poderão se inscrever pessoas com 50 anos ou mais. O objetivo do curso é interagir, vivenciar e partilhar conhecimentos entre os participantes. Os interessados em fazer parte da nova turma da Uniti deverão se inscrever na secretaria de Educação das sete e 30 às 11 e 30 e das 13 às 17 horas. Será necessário apresentar cópia de CPF e RG, além do comprovante de residência. Conforme a secretária, o município novamente é parceiro desta ação e disponibilizará semanalmente o transporte de forma gratuita aos alunos. As devem acontecer às quartas-feiras no polo da Unoesc em São José do Cedro das 13 e 30 às 17 horas.

São José do Cedro registrou ontem 41 novos casos da Covid-19 e 78 pacientes recuperados ontem. Casos ativos totalizam115 pessoas. Monitorados em isolamento domiciliar 210 pessoas. Em Guarujá do Sul são 44 infectados e 142 pessoas isoladas. Princesa 24 casos ativos e 83 isolados.

A prefeitura de Guarujá do Sul, por meio da secretaria de Indústria e Comércio, deve iniciar nesta semana o programa Juro Zero para os empreendedores do município. Conforme o secretário FABRÍCIO WAGNER, o programa está nos detalhamentos finais antes de entrar em efetivo funcionamento. As agências financeiras, que irão oferecer os créditos, já estão definidas depois da apresentação das propostas. Os Microempreendedores podem acessar o subsídio de até dez mil reais e os Microempreendedores Individuais até cinco mil. Portanto, cerca de 400 empreendedores podem buscar a aprovação do financiamento na prefeitura. O início efetivo do programa está previsto para esta quinta-feira, desde que não haja impasses durante estes últimos processos. As linhas de crédito vão passar pela análise na prefeitura para verificar se o CNPJ está apto ou não em adquirir o financiamento. A ideia deste programa é fornecer ajuda aos empreendedores de qualquer setor, inclusive após um período com dificuldades provocadas pela pandemia.

Incentivos aos comerciantes de Guarujá do Sul seguem sendo analisados pela prefeitura já para o próximo mês. O secretário de Indústria e Comércio FABRÍCIO WAGNER, informou que a administração programou para os dias 19 e 20 de março a Feceg, uma feira com estandes de exposição, visando vender as mercadorias em um único espaço. O secretário disse que não foi batido o martelo sobre a realização da feira, tendo em vista o cenário pandêmico ainda atravessado. Ele destacou também que foi encaminhado à Câmara de Vereadores um projeto de lei solicitando a possibilidade de uso de recursos públicos para este evento. Mas para evitar investimentos públicos, a prefeitura busca patrocinadores. Segundo o secretário, sem afirmar valores, a Feceg deve custar cerca de 20 por cento se comparado a Expo Guarujá. FABRÍCIO afirmou ainda que a ideia é fazer uma grande feira que chame o público regional.

58 famílias estão sendo atendidas diariamente com transportes de água em Palma Sola. Este número está neste patamar nas últimas, o que para a prefeitura significa estabilidade de famílias atendidas. Segundo o coordenador da Defesa Civil DOUGLAS RIBEIRO, durante estes dias de fevereiro o município não registrou aumento no número de famílias atendidas, por isso é considerado estabilidade por parte do poder público. Mas a falta regular de chuva não prejudica apenas o abastecimento, mas também as plantações de época como grãos. Segundo o coordenador, os agricultores tinham uma perspectiva de perda o que se agravando nas últimas semanas trazendo um prejuízo maior, não esperado. RIBEIRO destacou ainda que a previsão climática para as demais semanas é de baixa precipitação com normalização em abril. Porém, é um mês historicamente com registro de chuva abaixo do esperado. A previsão é de voltar a ocorrer chuvas frequentes a partir de abril.

A falta de chuva regular não tem afetado o abastecimento da população do perímetro urbano em Palma Sola. Segundo o coordenador da Defesa Civil DOUGLAS RIBEIRO, a última nota hidrológica divulgada pela Casan informava que o fornecimento ocorria dentro da normalidade. Mas isso não significa que o abastecimento seja afetado, sendo que os próximos 40 dias ainda vão seguir com precipitação abaixo da média. Com isso, a Defesa Civil do município não descarta adotar medidas para controlar o fornecimento de água aos moradores da cidade. Por consequência disso, mais famílias poderão solicitar transporte de água. DOUGLAS afirmou ainda que as comunidades do interior do município como um todo estão necessitando de água, não sendo possível dizer que uma localidade precisa mais que a outra.

A Polícia Militar Ambiental da regional de São Miguel do Oeste atendeu mil e 51 ocorrências em 2021, e destas 334 são de desmatamentos. A informação é do comandante ALCENIR MINUSCULI. Segundo ele, desta quantidade de área desmatada se refere a 130 registradas em APPs e 190 fora de áreas de preservação permanente. Além de três ocorrências de depósito de produto florestal e uma de transporte. No ano passado, foram autuados mais de 213 hectares e, segundo o comandante, isso representa uma quantidade expressiva de uma área. Dentro destas terras multadas, 42 vírgula oito hectares estão em terrenos de preservação permanente. Deste montante, 15 vírgula oito hectares estão sendo recuperados pela Polícia Ambiental. Fora da área de APP, 49 vírgula 55 hectares estão em processo de recuperação dentro de uma área de 170 vírgula sete hectares desmatadas. O comandante afirmou ainda que todos os 213 hectares de áreas multadas serão recuperados ao longo do tempo. Neste balanço não é levado em consideração as áreas recuperadas através de ordens judiciais.

O registro de áreas desmatadas pode não ter ocorrido no ano citado, ou seja em 2021, mas em anos anteriores com o registro feito apenas no ano passado. Segundo o comandante da PMA ALCENIR MINUSCULI, por isso não é possível afirmar se houve uma crescente no desmatamento ou não. Porém, disse que em no ano passado foram registradas mais ocorrências do que nos demais. Para o comandante, a população está ciente das regras ambientais, mas por acreditarem que não serão autuados acabam praticando o desmatamento ilegal. Ele comentou ainda que os policiais possuem, por meio da lei, a segurança de agir conforme necessário como, por exemplo, multar o proprietário em casos de desmatamentos. MINUSCULI afirmou ainda que o policial necessita agir como manda a lei, caso contrário poderá responder por prevaricação. Por isso, os mesmos não devem flexibilizar sanções para quem praticou o desmatamento. Além disso, ele alertou para que as pessoas comuniquem e solicitem informações junto a PMA para evitar ser multado.

Cinco novos projetos de lei deram entrada na noite de ontem para a terceira sessão ordinária do ano. Um deles é de origem do próprio legislativo colocado pelo líder da bancada de oposição. FERNANDO WILL propôs no projeto a possibilidade da administração divulgar dados básicos, em seu site oficial, as obras que estão em andamento em São José do Cedro. Este documento foi baixado em comissão. Os demais projetos são de origem do executivo. O projeto de número 15 solicita a autorização do legislativo para uso de equipamentos doados pelo Estado. Os mesmo já estão sendo utilizados por meio do termo de uso. A mensagem de número 16 solicita a ratificação de alterações no contrato com o Consórcio de Inovação na Gestão Pública. O de número 17 prevê a liberação do reajuste salarial de professores entre 30 e 33 vírgula 24 por cento conforme graduação. Um projeto de lei complementar de número 05 que dispõe uma normativa para realizar limpezas em terrenos baldios do perímetro urbano de São José do Cedro. Esteve ausente da reunião de ontem a noite o vereador ISIDERIO DALLO por motivos particulares.

Durante o pequeno expediente da sessão de ontem no legislativo de São José do Cedro, a suplente de vereadora SEBASTIANA DOS SANTOS citou sobre a liberação do ‘Bônus Agrícola’ aos agricultores do município. O ‘Bônus Agrícola’ disponível varia entre 350 reais a dois mil. Cada agricultor vai receber o valor de acordo com a sua movimentação econômica. O vereador FERNANDO WILL citou o funcionalismo público, quanto ao feriado de Carnaval, requereu a revisão do calendário anual do município para que não ocorra ponto facultativo em nenhum setor nesta data. Citou ainda a retomada das atividades do Grupo de Gestantes no município, destacou a forma virtual de atendimento que pode ser implantada, também como prevenção a Covid-19. Vereador JULIO RUBIN realizou indicação ao prefeito sugerindo que a administração preste auxílio financeiro para a realização da primeira Copa São José do Cedro de Futebol 2022.

Já o vereador CLÁUDIO WARTHA indicou à secretaria de Transportes e Obras, que realize melhorias em alguns trechos nas estradas do Distrito de Padre Réus e Mariflor. A retomada dos encontros do grupo de dependentes químicos no município, através da secretaria de Saúde, foi enfatizada pela vereadora MARCIA DEMOSSI. A vereadora requereu a presença de um funcionário do Semae na próxima sessão ordinária a fim de realizar esclarecimentos à população quanto a questão da fatura de água no município. Já a vereadora TÂNIA DOS SANTOS, relatou sobre o projeto de lei que prevê o aumento salarial dos professores em três categorias conforme a graduação decrescente. Para o profissional do magistério não habilitado nível um prevê um aumento de 33 vírgula 24 por cento. Para aquele o professor graduado nível dois 30 por cento e para o pós-graduado também 30 por cento. O projeto não é de gabinete devido ao envolvimento dos profissionais na elaboração do documento. TÂNIA afirmou que os profissionais estão satisfeitos com a ação dos participantes.

A regional de Educação de Dionísio Cerqueira realiza uma nova visita às escolas para atender demandas de reformas ainda não feitas nos educandários. Segundo o coordenador FLAVIO MAZIERO, nas últimas semanas está acontecendo um encontro com os diretores das unidades da regional, já contempladas com reformas, mas para saber quais são os outros pedidos de melhorias. A ideia é deixar os colégios adequados e proporcionar um bom ambiente de estudos. Os pedidos precisam ser lançados em uma plataforma digital onde será analisada pela equipe de engenharia a real necessidade dos serviços. O coordenador comentou ainda que alguns pontos a serem melhorados podem ter ficado para trás e, por isso, há necessidade de fazer a melhoria através destes pedidos. Atualmente algumas unidades continuam recebendo certos investimentos e entre eles está a melhoria nos ginásios de esportes. Já outras escolas que possuem as quadras esportivas, espaços não cobertos, também estão sendo revitalizados. Os colégios Cedrense, Jacob Maran e Claudino Crestani possuem este tipo de espaço descoberto.

Sobre a volta às aulas presenciais, a vacinação foi fundamental para tomada de decisão dos estudos 100 por cento presenciais. Conforme o coordenador FLAVIO MAZIERO, apesar desta retomada alguns alunos solicitaram para permanecer no estudo remoto. Sem firmar quantos, ele disse que a regional tem registrado pedidos de estudantes com comorbidades. A sede de educação também desenvolveu um sistema de monitoramento para registro de possíveis casos ativos da Covid-19 de profissionais ou alunos. Este acompanhamento foi de determinação do governo do Estado. Também sem informar quantos, ele disse haver casos positivos da Covid-19 nas unidades da regional. O coordenador lembrou ainda que nos anos anteriores as aulas foram retomadas de forma bastante diferente como retomo e em alternância. A expectativa para este ano com os estudos presenciais é bastante positiva.

Policia Militar atende duas ocorrências de posse de drogas. Na cidade de Palma Sola, a PM registrou duas ocorrências por posse de drogas para uso pessoal. A primeira ocorrência foi durante abordagem a um adolescente de 17 anos, que em busca pessoal foi localizado uma pequena porção de maconha, seis vígula nove gramas. Já a segunda ocorrência foi registrada na madrugada do último sábado. Onde foi abordado um homem de 28 anos e com ele foi localizado um cigarro de maconha de um vírgula três gramas. Diante dos fatos, para o adolescente foi confeccionado um boletim de ocorrência e para o homem de 28 anos, confeccionado o Termo Circunstanciado e liberado posteriormente.

Cães localizam maconha e cocaína em Mata. Nesta segunda-feira, às 19 horas e 30 minutos a PM, encontrou maconha e cocaína no Bairro São Gotardo em São Miguel do Oeste. A guarnição do Canil, no âmbito da Operação Hórus, realizava buscas em mata com os cães Axel e Colt, quando foi localizado pelos cães enterrados em buracos distintos, dois canos de PVC, os quais estavam a uma profundidade de aproximadamente 30 centímetros. No interior dos canos foram localizados um quilo 221 gramas de maconha e 50 vírgula sete gramas de cocaína. A droga foi apreendida.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.