ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco segunda-feira 22 02 2021

-PAÍS JÁ APLICOU MAIS DE SETE MILHÕES DE DOSES DA VACINA CONTRA A COVID

-NOVE A CADA 10 VAGAS DE UTI ESTÃO OCUPADAS EM SANTA CATARINA

-CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO TEM PAPEL ESTRATÉGICO NO MUNICÍPIO

-FIESC FAZ DOAÇÃO DE VENTILADORES PULMONARES PARA A REGIÃO

-SECRETÁRIO DE SAÚDE ANUNCIA MAIS CINCO LEITOS DE UTI NO HOSPITAL REGIONAL

-CAPOTAMENTO DE VEÍCULO DEIXA TRÊS PESSOAS FERIDAS NA BR 282

-RAPAZ MORRE AFOGADO AO TENTAR ATRAVESSAR RIO DAS ANTAS

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com chuva no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 51 centavos. O euro está valendo seis reais e 69 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

Um avião militar King Air 350 caiu na Nigéria logo após decolar de um aeroporto na capital Abuja, neste domingo. Todas as seis pessoas que estavam a bordo morreram, incluindo dois membros da tripulação, segundo declarações da Agência de Investigação de Acidentes para um portal de notícias local. O acidente aconteceu depois da aeronave relatar falha mecânica no motor enquanto sobrevoava a cidade de Minna. Bombeiros foram até o local prestar socorro, mas nenhum dos passageiros sobreviveu.

O Conselho de Segurança da ONU fará, nesta terça-feira, uma cúpula de líderes mundiais para debater as implicações da mudança climática para a paz mundial - um tema sobre o qual seus 15 membros têm opiniões divergentes. Convocada pelo primeiro-ministro britânico, BORIS JOHNSON, a sessão será realizada por videoconferência e acontece poucos dias depois de os Estados Unidos do governo JOE BIDEN terem voltado, formalmente, ao Acordo de Paris sobre o Clima. A reunião também servirá como um teste para as relações entre Estados Unidos e China.

O economista de esquerda ANDRÉS ARAUZ e o ex-banqueiro de direita GUILLERMO LASSO disputarão o segundo turno da eleição presidencial do Equador em 11 de abril, após a realização do primeiro turno há duas semanas. O resultado oficial só foi confirmado neste domingo pelo Conselho Nacional Eleitoral. ARAUZ, herdeiro do ex-presidente socialista RAFAEL CORREA, venceu o primeiro turno com 32 por cento dos votos, seguido de LASSO com 19 vírgula 74 por cento e do líder indígena de esquerda YAKU PÉREZ com 19 vírgula 39 por cento. Antes de os resultados serem declarados, o conselho negou o pedido de Perez para uma recontagem em 17 das 24 províncias do país andino, alegando fraude e manipulação de dados de contagem de votos. A CNE disse que Perez não apresentou provas suficientes para apoiar as reivindicações.

O balanço da vacinação contra Covid-19 deste domingo aponta que cinco milhões 853 mil 753 pessoas já receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19, segundo dados divulgados neste domingo à noite. O número representa dois vírgula 76 por cento da população brasileira. A segunda dose já foi aplicada em um milhão 172 mil 208 pessoas em todos os estados e no Distrito Federal. No total, sete milhões 25 mil 961 doses foram aplicadas em todo o país. O estado com maior percentual de vacinados é o Amazonas com cinco virgula 12 por cento da população com pelo menos uma dose do imunizante.

Uma notícia-crime feita pelo PDT contra o presidente JAIR BOLSONARO por indicar o uso de cloroquina à pacientes de Covid-19 foi encaminhada pela ministra do STF, ROSA WEBER à Procuradoria Geral da República. Cabe ao procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS, decidir se uma investigação será aberta. A peça diz que, ao promover o uso da cloroquina, Bolsonaro teria cometido, em tese, três diferentes crimes. O primeiro, de colocar a vida ou saúde alheia em risco previsto no artigo 132 do Código Penal; o segundo, de direcionar recursos públicos para aplicações diferentes das previstas em lei e, o terceiro, de dispensar licitação fora das hipóteses previstas na lei.

O Ministério da Saúde confirmou a dispensa de licitação para a compra de outras duas vacinas contra a Covid-19, a indiana Covaxin e a russa Sputnik V. Os extratos foram publicados no Diário Oficial da União na sexta-feira. Eles preveem o gasto de dois bilhões e 300 milhões de reais com a compra dos dois imunizantes e de insumos destinados à vacinação contra a Covid. A Sputnik e a Covaxin ainda não tiveram seu uso autorizado pela Anvisa. Portanto, mesmo que sejam compradas pelo governo, essas vacinas só poderão ser aplicadas na população depois do sinal verde da agência. Até o momento, a Anvisa autorizou o uso emergencial no Brasil de duas vacinas, a CoronaVac, desenvolvida pela China em parceria com o Instituto Butantan, e a da Universidade de Oxford, na Inglaterra.

Protestos contra o presidente JAIR BOLSONARO foram registrados neste domingo em cidades de Santa Catarina.Os manifestantes pediram impeachment do presidente e o retorno do auxílio emergencial de 600 reais até o fim da pandemia. As manifestações também eram a favor da vacina contra a Covid-19. As principais manifestações ocorreram em Florianópolis, Joinville, Itajaí e Blumenau sem grande participação das pessoas. Segundo a Polícia Militar, a carreata na capital, por exemplo, reuniu cerca de 30 veículos. A maioria dos atos foram organizados por centrais sindicais.

A prefeitura de Chapecó anunciou neste domingo que vai fechar parques e praças, após denúncias de aglomerações. Em situação de colapso na saúde pública, a cidade aumentou as medidas sanitárias para conter o contágio da Covid-19. Conforme o comandante da Guarda Municipal, ROGER LIMA, durante o final de semana houve uma concentração alta de pessoas em alguns espaços públicos da cidade, desrespeitando o distanciamento social. A Guarda Municipal anunciou que vai fechar o Complexo Esportivo Verdão, Ecoparque, Parque das Palmeiras, Parque Palmital, Praça Medellin e o Parque Alberto Finn. Em nota, a prefeitura afirmou que Chapecó e região vivem um momento delicado, com lotação de hospitais e ambulatórios.

Os dados deste domingo indicam que 90 vírgula 75 por cento das vagas de terapia intensiva disponíveis pelo SUS em Santa Catarina, para adultos, estão ocupadas. O índice abrange pacientes com coronavírus e também internação geral, que inclui vítimas de acidentes, cirurgias e emergências graves. Do total de mil 265 leitos ativos, mil 148 estão ocupados. Apenas 117 vagas estão disponíveis, em todos os hospitais com leitos públicos de Santa Catarina. Se consideradas apenas as internações por Covid-19, a ocupação é de 90 vírgula 21 por cento. O Estado possui 776 leitos específicos para pacientes com coronavírus. No fim da manhã deste domingo, horário da última atualização, havia vaga para 76 pessoas.

O ano letivo da rede pública começou na última quinta-feira sem maiores problemas nas escolas da rede estadual do extremo-oeste. A avaliação é dacoordenadora regional de educação, ELIANE GALIAZZI. Ela disse que apenas São Miguel do Oeste liberou as aulas presenciais. Nas demais cidades da região, as escolas estaduais tiveram atividades remotas na semana passada. ELIANE comentou que as unidades que retornaram presencialmente adotaram o modelo híbrido, com atividades presenciais intercaladas com aulas remotas. Ela disse que existe um rígido protocolo de saúde que está sendo adotado, desde o transporte até a entrada, saída e permanência dos alunos na escola. ELIANE reforçou que o sucesso do modelo vai depender da consciência de professores, pais e alunos.

Cerca de 10 por cento dos alunos matriculados nas escolas estaduais do extremo-oeste optaram pelo ensino totalmente remoto neste início do ano letivo. Os demais estudantes vão estudar no sistema híbrido, com aulas presenciais e atividades à distância por ferramentas digitais, como o Google Classroom e o Google Meet. Além disso, os professores vão deixar atividades impressas para retirada e devolução na escola. Segundo a coordenadora regional da Educação, ELIANE GALIAZZI, as turmas foram divididas em dois grupos. A opção do estado foi realizar uma semana em sala de aula e uma semana em casa.

A coordenadora regional de Educação, ELIANE GALIAZZI, também se manifestou em tom de preocupação sobre a possibilidade de greve discutida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação. O Sinte não aprovou a mais uma vez no início de março. ELIANE disse que essa questão está sendo tratada entre o Sindicato e a secretaria estadual de Educação. Ela comentou que esse é um momento de muita cautela e que além das dificuldades impostas pela pandemia surge essa possibilidade de greve. ELIANE lembrou que uma lei estadual considerou a educação como atividade essencial e lei deve ser cumprida.

O Conselho municipal de turismo e a secretaria de desenvolvimento estão finalizando um estudo sobre os pontos turísticos de São Miguel do Oeste. A informação é da extensionista da Epagri, LEONILDA VILANI. De acordo com ela, o levantamento vai apontar os locais prontos e os lugares com potencial para receber visitantes. LEONILDA explicou que o objetivo é montar um roteiro para promover o turismo no município. Ela comentou que o roteiro, Belezas da Vila Oeste, vai reunir, principalmente, locais para visitação nas comunidades rurais. LEONILDA disse que a intenção é organizar a parte burocrática agora e deixar tudo pronto para ativar o roteiro quando a pandemia do coronavírus passar.

São Miguel do Oeste tem todas as condições de promover o turismo com segurança. A afirmação é da extensionista da Epagri, LEONILDA VILANI. Ela explicou que a cidade conta com diversos locais com belezas naturais e boas estruturas para receber os visitantes. Nesta segunda, o conselho municipal de turismo tem uma nova reunião para discutir a Rota Belezas da Vila Oeste. Na visão de LEONILDA, o turismo é um segmento muito importante para a economia local e que a cidade já conta com uma boa rede de hotéis e restaurantes para receber as pessoas. Agora, é preciso trabalhar nesse roteiro para atrair ainda mais visitantes.

O Peperi Rádio Repórter de sábado recebeu o vice-presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável, ADILSON ALMEIDA. Durante o programa, ele disse que o Condes tem um papel extremamente importante na questão estratégica de São Miguel do Oeste. Ele explicou que as solicitações dos empreendedores, sejam urbanos ou rurais, e os incentivos dados pela prefeitura passam pelo aval do conselho. O órgão é formando por representantes da prefeitura e dos diversos segmentos da sociedade, como entidades empresariais, universidades, cooperativas, do fórum de economia solidária e do coletivo sindical. ALMEIDA ressaltou que recentemente o prefeito WILSON TREVISAN manteve os atuais membros do Comdes até a eleição da nova diretoria marcada para este ano.

O Comdes observa, entre outros critérios, os impactos econômicos, sociais e ambientais do empreendimento a ser beneficiado com algum incentivo por parte da prefeitura. A explicação é do vice-presidente do conselho, ADILSON ALMEIDA. Ele comentou que esses três critérios são os mais importantes na hora da aprovação do pedido de incentivos públicos. ALMEIDA ressaltou que nos últimos anos, o conselho vem observando com mais atenção a contrapartida social que os empreendimentos incentivados com recursos públicos podem oferecer para a comunidade.

A política de incentivos econômicos para novos empreendimentos ou empresários que já estão estabelecidos no município está bem diversificada. A opinião é do vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento, ADILSON ALMEIDA. Ele disse em um passado recente, a oferta de incentivos se resumia a concessão de horas máquina e pedra brita. Atualmente, os incentivos englobam, além desses dois itens, o custeio do aluguel por um período, cessão de uso de espaços e incentivos fiscais. ALMEIDA citou que a possibilidade de ajudar as empresas foi ampliada. Mesmo assim, ele entende que a política de incentivos fiscais e econômicos para o setor produtivo precisa ser debatida e constantemente ampliada para atender a demanda do empreendedores.

A Federação das Indústrias de Santa Catarina doou oito ventiladores pulmonares à região extremo-oeste. A entrega ocorreu neste domingo para o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. O investimento da FIESC foi de 321 mil reais, incluindo o transporte aéreo. Os ventiladores são de procedência catarinense e foram fabricados em Mafra por uma empresa que iniciou a produção do equipamento em 2020, após receber apoio tecnológico dos Institutos SENAI de Inovação. Os equipamentos foram doados à Secretaria de Estado da Saúde, que faz a distribuição conforme a demanda de cada região. O suprimento no Extremo Oeste permite que estes e outros aparelhos possam ser destinados às demais cidades, conforme a carência de cada uma.

A região extremo-oeste permanece na classificação de risco gravíssimo para o contágio por Covid-19. Os dados da nova Matriz de Risco Potencial em relação ao novo coronavírus foram divulgados na manhã de sábado. Pela nova classificação, 15 regiões do estado se encontram em bandeira vermelha, incluindo o extremo-oeste que está nesse patamar há quase um mês. Apenas a região Carbonífera manteve a situação Grave, ou seja, na cor laranja. A região Oeste registrou nota quatro, o valor mais alto, em todos os quesitos avaliados pela matriz, fato inédito desde sua criação em julho de 2020. A região conta com cem por cento de ocupação dos leitos de UTI.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso registrou mais um óbito relacionado ao coronavírus neste domingo. O caso é de uma mulher de 68 anos, de São José do Cedro. Essa foi a centésima vigésima sexta morte por complicações da Covid na unidade. A ocupação permanece em cem por cento com os 18 leitos da UTI preenchidos. Na enfermaria estão 10 pessoas com a doença. Até o final da tarde de ontem, dois pacientes aguardavam transferência para leitos de UTI. O município começa a semana com 255 casos ativos de Covid.

O secretário de Estado da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, visitou o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso na tarde deste domingo e anunciou a instalação de mais cinco leitos de UTI no local. O objetivo, além de conhecer a estrutura, foi discutir ações para reforçar o enfrentamento ao Coronavírus na região. Os novos leitos serão habilitados a partir de segunda-feira. De acordo com o diretor geral do Hospital, RODRIGO LOPES, os leitos já são utilizados para manter pacientes estáveis que aguardam transferência no Pronto Socorro. Ele explicou que a estrutura está montada e falta apenas a formalização dos leitos. A Unidade já conta com outros 18 leitos de UTI e 16 de enfermaria, exclusivos para a Covid-19.

A abertura de mais cinco leitos de UTI no Hospital Regional é suficiente para atender a demanda de pacientes com Covid-19 neste momento. A avaliação é do diretor do Hospital, RODRIGO LOPES. Ele citou que a unidade tem uma média de dois a cinco pacientes aguardando leitos de UTI em espaços improvisados no pronto socorro. Durante a passagem por São Miguel na tarde de ontem, o secretário estadual, ANDRE MOTTA RIBEIRO reforçou a intenção do governo em ampliar a estrutura do Hospital diante da gravidade da situação.

O Governo do Estado irá fazer uma reposição financeira ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste que manteve as atividades e cumpriu as metas de serviços em 2020, mesmo com as dificuldades financeiras enfrentadas no ano passado. A garantia é do secretário estadual de saúde, ANDRE MOTTA RIBEIRO. Ele disse que entende que com a pandemia houve o aumento na utilização de Equipamentos de Proteção Individual e de insumos, além do aumento do custo desses materiais. Outro assunto discutido pelo secretário MOTTA RIBEIRO com a direção do Hospital Regional foi a viabilização de um novo tomógrafo, além da ampliação os serviços e de melhorias da estrutura da unidade.

Uma casa foi parcialmente destruída em um incêndio neste domingo no interior de São José do Cedro. O fato aconteceu por volta das quatro horas da tarde entre as Linhas Mariflor e Padre Réus. Uma residência mista de dois pavimentos com área total aproximada de 190 metros quadrados foi atingida pelo fogo. A residência é de uso unifamiliar com o pavimento inferior construído em alvenaria e o superior, em madeira. A equipe dos Bombeiros utilizou cerca de 12 mil litros de água para combater as chamas. Cerca de 25 por cento da casa foi salva. Os bombeiros impediram que o fogo destruísse uma área da garagem na parte frontal da edificação e a lavanderia. A causa do incêndio ainda não foi confirmada oficialmente.

Um motociclista ficou ferido em um acidente no final da manhã de sábado no centro de São Miguel do Oeste. A colisão aconteceu por volta das 11 e 40 na Willy Barth, proximidades do Posto Bertamoni. O condutor de uma Saveiro admitiu que invadiu a preferencial do motociclista e causou a colisão frontal. Com o impacto, o rapaz que conduzia uma moto CG 125 e teve escoriações com mais gravidade na perna direita. O Corpo de Bombeiros foi chamado, fez o atendimento no local e conduziu a vítima até o Hospital Regional.

Uma saída de pista seguida de capotamento deixou três pessoas feridas neste domingo na BR 282. O acidente aconteceu por volta das cinco horas da madrugada nas proximidades da Fazenda Volta Grande entre São Miguel do Oeste e Maravilha. Um Gol com quatro pessoas saiu da pista e capotou. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma das vítimas apresentava ferimento na cabeça e outras duas tiveram apenas escoriações. Um dos ocupantes recusou o atendimento. Os feridos foram encaminhados ao Hospital Regional. A dinâmica do acidente não foi divulgada.

Um casal ficou ferido em um acidente no centro de São Miguel do Oeste neste domingo. A colisão aconteceu por volta das quatro e meia da tarde na rua Chuí. A condutora de uma moto Biz perdeu o controle da motocicleta, subiu no canteiro e bateu em uma obra. A motociclista sofreu diversas escoriações. O homem, que estava de carona, foi atendido com suspeita de fratura em uma das pernas. As vítimas foram socorridas e levados ao Hospital Regional.

Um rapaz morreu afogado neste domingo no rio das Antas. MATEUS BORDIGNON estava atravessando o rio à nado com mais três amigos quando se afogou. As pessoas que estavam com ele tentaram ajuda-lo, mas ele submergiu e não retornou mais à superfície. O fato aconteceu na Linha Pavão, interior do município de Iporã do Oeste. MATEUS é filho do vereador de Iporã do Oeste, ODOLIR PAZ BORDIGNON. O Corpo de Bombeiros foi chamado por volta das duas e meia da tarde. O corpo foi encontrado a uma profundidade de três metros. As circunstancias do afogamento serão apuradas pela Polícia Civil.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.