ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo Em Foco - Itapiranga - 22/02/2021

GLOBO EM FOCO – 22/02/21

-PAÍS JÁ APLICOU MAIS DE SETE MILHÕES DE DOSES DA VACINA CONTRA A COVID

-NOVE A CADA 10 VAGAS DE UTI ESTÃO OCUPADAS EM SANTA CATARINA

-RÁDIO ITAPIRANGA MANTÉM PROGRAMAÇÃO 24 HORAS POR DIA NO AR

-VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE ITAPIRANGA INTERDITA BARES NA CIDADE

-AUMENTA A PROCURA POR REGULARIZAÇÃO DE TERRENOS

-CAMPANHA MOVIMENTA SÃO JOÃO TERÁ 46 PRÊMIOS

-FILHO DE VEREADOR DE IPORÃ DO OESTE MORRE AFOGADO

-HOMEM SEQUESTRA TAXISTA APÓS NÃO PAGAR COMBUSTÍVEL EM ITAPIRANGA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com chuva no decorrer do dia. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 37 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 51 centavos. O euro está valendo seis reais e 69 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.


Um avião militar King Air 350 caiu na Nigéria logo após decolar de um aeroporto na capital Abuja, neste domingo. Todas as seis pessoas que estavam a bordo morreram, incluindo dois membros da tripulação, segundo declarações da Agência de Investigação de Acidentes para um portal de notícias local. O acidente aconteceu depois da aeronave relatar falha mecânica no motor enquanto sobrevoava a cidade de Minna. Bombeiros foram até o local prestar socorro, mas nenhum dos passageiros sobreviveu.


O Conselho de Segurança da ONU fará, nesta terça-feira, uma cúpula de líderes mundiais para debater as implicações da mudança climática para a paz mundial - um tema sobre o qual seus 15 membros têm opiniões divergentes. Convocada pelo primeiro-ministro britânico, BORIS JOHNSON, a sessão será realizada por videoconferência e acontece poucos dias depois de os Estados Unidos do governo JOE BIDEN terem voltado, formalmente, ao Acordo de Paris sobre o Clima. A reunião também servirá como um teste para as relações entre Estados Unidos e China.


O economista de esquerda ANDRÉS ARAUZ e o ex-banqueiro de direita GUILLERMO LASSO disputarão o segundo turno da eleição presidencial do Equador em 11 de abril, após a realização do primeiro turno há duas semanas. O resultado oficial só foi confirmado neste domingo pelo Conselho Nacional Eleitoral. ARAUZ, herdeiro do ex-presidente socialista RAFAEL CORREA, venceu o primeiro turno com 32 por cento dos votos, seguido de LASSO com 19 vírgula 74 por cento e do líder indígena de esquerda YAKU PÉREZ com 19 vírgula 39 por cento. Antes de os resultados serem declarados, o conselho negou o pedido de Perez para uma recontagem em 17 das 24 províncias do país andino, alegando fraude e manipulação de dados de contagem de votos. A CNE disse que Perez não apresentou provas suficientes para apoiar as reivindicações.

O balanço da vacinação contra Covid-19 deste domingo aponta que cinco milhões 853 mil 753 pessoas já receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19, segundo dados divulgados neste domingo à noite. O número representa dois vírgula 76 por cento da população brasileira. A segunda dose já foi aplicada em um milhão 172 mil 208 pessoas em todos os estados e no Distrito Federal. No total, sete milhões 25 mil 961 doses foram aplicadas em todo o país. O estado com maior percentual de vacinados é o Amazonas com cinco virgula 12 por cento da população com pelo menos uma dose do imunizante.

Uma notícia-crime feita pelo PDT contra o presidente JAIR BOLSONARO por indicar o uso de cloroquina à pacientes de Covid-19 foi encaminhada pela ministra do STF, ROSA WEBER à Procuradoria Geral da República. Cabe ao procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS, decidir se uma investigação será aberta. A peça diz que, ao promover o uso da cloroquina, Bolsonaro teria cometido, em tese, três diferentes crimes. O primeiro, de colocar a vida ou saúde alheia em risco previsto no artigo 132 do Código Penal; o segundo, de direcionar recursos públicos para aplicações diferentes das previstas em lei e, o terceiro, de dispensar licitação fora das hipóteses previstas na lei.


O Ministério da Saúde confirmou a dispensa de licitação para a compra de outras duas vacinas contra a Covid-19, a indiana Covaxin e a russa Sputnik V. Os extratos foram publicados no Diário Oficial da União na sexta-feira. Eles preveem o gasto de dois bilhões e 300 milhões de reais com a compra dos dois imunizantes e de insumos destinados à vacinação contra a Covid. A Sputnik e a Covaxin ainda não tiveram seu uso autorizado pela Anvisa. Portanto, mesmo que sejam compradas pelo governo, essas vacinas só poderão ser aplicadas na população depois do sinal verde da agência. Até o momento, a Anvisa autorizou o uso emergencial no Brasil de duas vacinas, a CoronaVac, desenvolvida pela China em parceria com o Instituto Butantan, e a da Universidade de Oxford, na Inglaterra.

Protestos contra o presidente JAIR BOLSONARO foram registrados neste domingo em cidades de Santa Catarina. Os manifestantes pediram impeachment do presidente e o retorno do auxílio emergencial de 600 reais até o fim da pandemia. As manifestações também eram a favor da vacina contra a Covid-19. As principais manifestações ocorreram em Florianópolis, Joinville, Itajaí e Blumenau sem grande participação das pessoas. Segundo a Polícia Militar, a carreata na capital, por exemplo, reuniu cerca de 30 veículos. A maioria dos atos foram organizados por centrais sindicais.


A prefeitura de Chapecó anunciou neste domingo que vai fechar parques e praças, após denúncias de aglomerações. Em situação de colapso na saúde pública, a cidade aumentou as medidas sanitárias para conter o contágio da Covid-19. Conforme o comandante da Guarda Municipal, ROGER LIMA, durante o final de semana houve uma concentração alta de pessoas em alguns espaços públicos da cidade, desrespeitando o distanciamento social. A Guarda Municipal anunciou que vai fechar o Complexo Esportivo Verdão, Ecoparque, Parque das Palmeiras, Parque Palmital, Praça Medellin e o Parque Alberto Finn. Em nota, a prefeitura afirmou que Chapecó e região vivem um momento delicado, com lotação de hospitais e ambulatórios.

Os dados deste domingo indicam que 90 vírgula 75 por cento das vagas de terapia intensiva disponíveis pelo SUS em Santa Catarina, para adultos, estão ocupadas. O índice abrange pacientes com coronavírus e também internação geral, que inclui vítimas de acidentes, cirurgias e emergências graves. Do total de mil 265 leitos ativos, mil 148 estão ocupados. Apenas 117 vagas estão disponíveis, em todos os hospitais com leitos públicos de Santa Catarina. Se consideradas apenas as internações por Covid-19, a ocupação é de 90 vírgula 21 por cento. O Estado possui 776 leitos específicos para pacientes com coronavírus. No fim da manhã deste domingo, horário da última atualização, havia vaga para 76 pessoas.

Hospital Sagrada Família de Itapiranga segue com grande mobilização para atender pacientes com Covid-19. Ocupação atual é de 11 leitos do total de 26 disponíveis para atender pessoas que contrariam no Novo Coronavírus. Conforme o diretor do hospital, JANIR BACH, são sete internados deItapiranga, além de pacientes de Águas de Chapecó, Chapecó, Coronel Freitas e Pinheirinho do Vale, Rio Grande do Sul. O diretor do hospital mantém o alerta para que a população tenha o máximo de cuidado na prevenção e também busque atendimento no plantão médico somente em casos de urgência e emergência

Devido a transferência de pacientes de vários municípios da região oeste, o Hospital Sagrada Família Santé passou a viver uma situação de caos na saúde. Atualmente a maioria dos pacientes é de Itapiranga comprovando o aumento de pessoas com a doença no município.

Rádio Itapiranga mantém programação 24 horas por dia no ar. Com a migração para o FM na frequência 105,1, a emissora afiliada da Rede Peperi amplia sua presença na região e fará companhia aos ouvintes em tempo integral. A programação será mantida por 24 horas diárias com o compromisso de notícias com credibilidade, música e programas informativos. O diretor da Rede Peperi, jornalista ADILSON BALDISSERA ressalta que a Rádio Itapiranga está tendo uma resposta altamente positiva com o novo sinal em FM. Ouvintes de vários municípios manifestam a satisfação em sintonizar a programação em som de ótima qualidade.

Pandemia impede viagens de estudo e palestras na Escola de Cristo Rei. A informação é da diretora DEISE GRANDI, da Escola de Educação Básica Cristo Rei, no interior de São João do Oeste. Segundo DEISE, em anos anteriores a escola era destaque por promover várias palestras no educandário, passeios e viagens de estudo, inclusive ações sociais e trabalhos voluntários na comunidade. A diretora salienta que a escola também contava com parcerias de pessoas para ministrar palestras de maneira presencial neste ano. Devido à pandemia, porém, estas palestras serão adaptadas para ocorrer de forma remota.

As aulas da escola de Cristo Rei, que também abrange o Pré-Escolar Amor Perfeito, com ensino infantil e o Centro Educacional, com anos iniciais do Ensino Fundamental, além da Escola de Educação Básica, com as séries finais do Fundamental e o Ensino Médio, iniciaram nesta quinta-feira, 18, com ensino à distância, pela plataforma Google Sala de Aula. DEISE enfatiza que a escola havia se programado para começar as aulas de forma presencial, mas em função da situação do Covid-19 na região, a expectativa é de que o retorno dos estudantes seja apenas a partir de 1º de março. A diretora detalha que a escola optou por fazer reunião virtual com os alunos da rede estadual, que compreende os anos finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

Os estudantes destes níveis de ensino foram divididos em dois grupos, A e B, que se revezarão com aulas em tempo casa e tempo escola, para atender ao distanciamento social de 1,5metro nas salas. Numa semana viria um grupo e na seguinte, o outro grupo, de forma intercalada e com atividades para também fazer em casa. Da mesma forma, a organização contribuiria para o transporte escolar, que só pode ter metade da capacidade devido às restrições. Para a abertura das aulas da rede municipal, conforme DEISE GRANDI, a escola fez um vídeo de boas vindas e encaminhou ao WhatsApp das famílias. A diretora da escola de Cristo Rei destaca que apesar das restrições, os alunos estão empolgados com o ano novo.

Segundo a diretora, os professores também haviam feito planejamento para atender de forma presencial. No entanto, com o novo decreto de restrições, eles tiveram que fazer adaptações nas aulas das redes estadual e municipal, nas quais os alunos vão receber as atividades apenas de maneira remota. Nesta semana, conforme a diretora, os alunos retiram as apostilas na escola para iniciar os estudos em casa. DEISE ressalta que o educandário está adaptando o planejamento com atividades que não exijam aglomerações. Ela pontua que no momento, os passeios de estudo ou palestras na escola não serão possíveis. A diretora acrescenta que a escola ainda tem algumas vagas para docentes, que serão preenchidas nesta semana, por professores contratados. A escola também conta com efetivos e ACTs que trabalharam no ano passado e permanecem no educandário, com a prorrogação dos contratos.

vigilância sanitária de Itapiranga interdita estabelecimento comerciais na cidade. A equipe intensificou a fiscalização no final de semana com objetivo de cumprir as novas medidas de enfrentamento à Covid-19. Segundo o fiscal sanitário, ALCENIR BENACHIO, as fiscalizações ocorreram na cidade e interior. Na sexta-feira, a ação resultou no encerramento de uma festa clandestina na cidade, e foi dispersado um grupo de pessoas que se aglomerava em frente à um comércio, consumindo bebida alcoólica em via pública. No sábado, foram interditados três bares por descumprimento do decreto municipal e notificado outros dois estabelecimentos comerciais por falta do uso de máscara pelos colaboradores e clientes. Conforme BENÁCHIO, ontem foi necessário o apoio da Polícia Militar para encerra uma festa que ocorria em uma residência no interior.

Conforme o fiscal sanitário, ALCENIR BENACHIO, os infratores serão responsabilizados mediante processo da Vigilância Sanitária e também poderão ser responsabilizados criminalmente. Ele destaca que a cenário atual é preocupante e a Vigilância Sanitária continuará exercendo a sua função de fiscalizar, com o objetivo de prevenir e reduzir os riscos à saúde coletiva. BENÁCHO reforça que a população deve cumprir as medidas preventivas, como o uso obrigatório de máscara ao sair de casa, desinfecção das mãos com álcool em gel, manter distanciamento social e não promover aglomerações. O fiscal sanitário alerta, ainda, à população, que a Vigilância Sanitária também é responsável pela fiscalização do cumprimento do período de isolamento dos pacientes com sintomas de Covid-19, quando prescrito pelos profissionais de saúde.

Paróquia de Tunápolis tem novo pároco. ADEMIR SCHNEIDER, natural da comunidade de Sede Capela, Itapiranga, começou recentemente como pároco de Tunápolis. Ele estudou Filosofia durante dez anos em Frederico Westphalen e Chapecó, e em seguida Teologia, em Passo Fundo. A ordenação de ADEMIR SCHNEIDER como padre diocesano ocorreu em dezembro de 2010, embora ele esteja apenas no segundo ano como pároco da Diocese. Ainda no percurso sacerdotal do novo pároco de Tunápolis, estão os trabalhos nas paróquias de Seberi, Humaitá e em Nonoai, todas no Rio Grande do Sul. Depois de nove anos de serviço vocacional, SCHNEIDER decidiu voltar à região de origem dele, para colaborar com a igreja local.

O pároco ADEMIR SCHNEIDER enfatiza que foi acolhido no ano passado pelo bispo DOM ODELIR MAGRI, para se adaptar aos trabalhos da Diocese. Ele detalha que morou na catedral de Chapecó e trabalhou pouco diante da realidade do Covid. A convite do próprio bispo, SCHNEIDER aceitou assumir prontamente a paróquia de Tunápolis e relata estar feliz por chegar mais perto de casa. De acordo com o pároco, hoje em dia a formação sacerdotal deve começar sempre mais cedo. Ele destaca a importância de os jovens decidirem o quanto antes a vocação que querem na vida e que sejam felizes com esta escolha.

Na visão de ADEMIR SCHNEIDER, na vida sacerdotal, quanto mais a pessoa trabalha, mais ela adquire experiência e melhor consegue atender a comunidade, que é o grande objetivo do padre. O pároco lembra que além de estar presente, ele precisa ser construtor de uma igreja e de uma sociedade melhor. O foco do trabalho da igreja agora é em relação à Quaresma, que é a preparação da festa mais importante da igreja católica, a Páscoa. Conforme SCHNEIDER, a Páscoa é o dia da Ressurreição do Senhor e a garantia de que todos terão a oportunidade de estar junto com Ele no céu. O padre lembra que o período da Quaresma exige preparação prévia, começando com a Quarta-feira de Cinzas, quando o inicia o tempo de penitência e oração. A paróquia de Tunápolis também compreende o município de Santa Helena e algumas comunidades de Itapiranga.

AMEOSC tem concursos e seletivos abertos para quatro municípios. Conforme a responsável pelo setor de Concursos da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina, UDINARA ZANCHETIN, as administrações municipais de Princesa, Guaraciaba e Belmonte, bem como as Câmaras de Vereadores de Belmonte e de São José do Cedro estão com inscrições abertas para concursos e processos seletivos. Os editais estão disponíveis no site da AMEOSC. No caso da prefeitura e da Câmara de Vereadores de Belmonte, o prazo para as inscrições encerra nesta quinta-feira, 25. Para os demais concursos, o período de inscrições segue até março.

UDINARA enfatiza que na retomada dos concursos em 2020 foram permitidos apenas editais para a área de Educação, que é a prioridade da região da AMEOSC, em função da preparação para as atividades do novo ano letivo. Já nos primeiros meses de 2021, a maioria dos cargos de concursos e seletivos é direcionada para a área da Saúde, como no caso dos técnicos de enfermagem. Segundo UDINARA, os cargos disponíveis são apresentados pelos municípios de acordo com a necessidade de cada um, para então a AMEOSC iniciar a elaboração do edital. A responsável pelo setor de Concursos da AMEOSC frisa que as inscrições estão ocorrendo normalmente e que as datas que estão no site da AMEOSC permanecem. Ela afirma que não tem nada que impeça a realização das provas, pois todos os cuidados exigidos para o enfrentamento do Covid são tomados.

No último ano, por exemplo, foram lançados 22 editais, abrangendo toda realidade da pandemia e o distanciamento social, com demarcação das escolas onde são realizadas as provas. UDINARA destaca que os concursos inclusive contam com o apoio da Vigilância Sanitária e a equipe de saúde dos municípios para garantir toda segurança aos candidatos. Ela reforça para que todos os candidatos inscritos ou interessados acompanhem a página da AMEOSC, que é o site oficial das informações dos editais na região.

O Programa de regularização fundiária REURB registra grande demanda em Itapiranga. Proprietários de terrenos buscam registro da matrícula em cartório. A comissão de trabalho formada na prefeitura de Itapiranga gerou maior procura por matrículas de terrenos na cidade e interior. Conforme o engenheiro Florestal, ADRIANO PELOSO, o REURB facilita a regularização de lotes comprados e que não possuem escritura de compra e venda. A documentação precisa ser aprovada no setor de engenharia da prefeitura para em seguida ocorrer o registro em cartório. A regularização pode ocorrer na cidade e interior em diferentes tamanho de terreno. Profissionais da área registram grande demanda em Itapiranga e municípios da região.

ADRIANO PELOSO observa que era uma prática comum de comprar terreno e ter apenas um contrato como comprovante, porém isso não é considerado um documento oficial. Os proprietários enfrentam várias restrições, principalmente nas instituições bancárias. A matricula registrada em cartório facilita investimentos. O engenheiro Florestal, ADRIANO PELOSO, diz que o custo benefício é favorável, pois a regularização permite investimento com incentivos, além de compra e venda em programas habitacionais. Atualmente o proprietário de terreno precisa investir em média três mil reais para a regularização.

São João do Oeste altera campanha de incentivo para compra no comércio local. Detalhes foram definidos na semana passada e visam apoiar as empresas do município. A Campanha Movimenta São João iniciou no ano passado como uma medida urgente para socorrer o comércio no início da pandemia. A segunda edição terá novo formato visando mobilização até fim do ano. Os detalhes foram definidos na Assembleia virtual realizada na semana passada com sugestões dos associados da ACISJO, a Associação Comercial e Industrial de São João do Oeste. Conforme o presidente da ACISJO, JOEL FOLLMANN, em 2020 a campanha foi realizada em apenas 11 semanas e com seis mil reais em prêmios aos clientes do comércio local.

O sorteio semanal contemplou 22 pessoas com vales compra. A medida teve por objetivo aquecer as vendas diante de uma situação de queda no movimento no comércio. A segunda edição terá um novo formato de março a dezembro, com sorteio mensal. O primeiro sorteio será no dia 27 de março com quatro vales compra de 100 reais. Até fim do ano serão 46 prêmios, sendo que as empresas não contribuíram para contemplar os clientes. Os recursos são da Associação Comercial. JOEL FOLLMANN observa que as empresas estão adaptadas com a nova realidade diante da pandemia que se prolonga por quase um ano. Ele ressalta que São João do Oeste ainda sofre em várias atividades, principalmente ligadas ao turismo que também impacta no movimento do comércio.

Novo decreto estabelece maior rigor nas medidas de prevenção e restringe ainda mais as programações. O presidente da Associação Comercial destaca que a pandemia também afeta a ACISJO que não consegue fazer o planejamento de suas ações. JOEL FOLLMANN ressalta que a ACISJO tem participação ativa na Semana Alemã e na programa Tempo de Natal. Lembra que as reuniões e assembleias ocorrem de forma remota e servem para debater diversos assuntos . FOLLMANN é otimista com o resultado da Campanha Movimenta São João, que tem por objetivo conscientizar a população para a importância do comércio na geração de empregos. Em momento de dificuldades os empresários também precisam de apoio.

Filho de vereador de Iporã do Oeste morre afogado no Rio das Antas. Um jovem morreu ao se afogar no Rio das Antas, na Linha Pavão interior de Iporã do Oeste. A vítima, MATEUS ALISSON BORDIGNON, era filho do vereador ODOLIR BORDIGNON, eleito nas eleições municipais do ano passado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a guarnição foi acionada por volta das 14h30 deste domingo, para atender a ocorrência. Quatro amigos atravessavam o rio sem equipamentos, quando um deles cansou e afundou na água. A guarnição encontrou a vítima próximo ao local indicado a uma profundidade aproximada de três metros. O corpo foi retirado da água e conduzido até as margens da rodovia até a chegada do Instituto Geral de Perícias.

Homem foge sem pagar combustível e na sequência sequestra taxista. A ocorrência teve início em Itapiranga por volta das 15 horas deste domingo. A Polícia Militar foi acionada para tender ocorrência de estelionato. Dois homens em um Voyage de Tenente Portela abasteceram para 200 reais e deixaram o posto de combustíveis sem pagar a conta. No veículo também estava uma mulher e duas crianças. A PM identificou que seria um taxi que seguiu pela SC 163. A policia de Iporã do Oeste foi acionada e abordou o veículo. Um homem de 31 anos, já conhecido da polícia por ocorrência anteriores, contratou um taxista para uma corrida até o Matogrosso. Ele seria responsável por pagar o combustível. Devido ao calote, o taxista, um homem de 49 anos, resolveu retornar. Foi registrado um boletim de ocorrência por estelionato e os envolvidos liberados por falta de representação da vítima.

Para seguir viagem, o homem de 31 anos procurou outro taxista que foi sequestrado. Ele estava acompanhado por uma mulher e duas criança. Por câmara de vídeo monitoramento os polícias constaram que o taxi saiu de Iporã do Oeste em direção a Itapiranga. Ao chegar no destino, o homem anunciou o assalto e o taxista foi colocado no porta malas de seu carro. O fugitivo parou em Francisco Beltrão, no Paraná. Por volta da meia noite o taxista conseguiu escapar do porta malas e fazer contato com a polícia e com os familiares. O homem que praticou os crimes é bastante conhecido da polícia com ocorrência por diferentes delitos. No início deste mês ele foi preso pela PM de Itapiranga por receptação em Tunápolis. Ele é natural de Novo Hamburgo e o endereço atual é na linha São Ludgero, interior de Itapiranga.

Para o taxista ROMILDO GOERGEM, 74 anos, 48 anos de profissão, foram momentos de desespero que, com experiência e sabendo do perigo, relata ter feito o melhor para sair vivo da ocorrência. Ele explica que por volta das 16 horasdeste domingo, recebeu uma ligação do centro da cidade para fazer uma corrida. GOERGEM não sabia da ocorrência envolvendo outro taxista minutos antes.. O casal acompanhado de duas crianças, solicitou corrida para a região de São Miguel do Oeste. O taxista não realiza corridas a noite e nem muito longe da cidade. O casal então solicitou que ele os levasse até o interior de Itapiranga onde a mulher e as crianças ficaram. O homem pediu para o taxista ir adiante que iria encontrar amigos. Em determinado local tomou a chave do taxista e o colocou dentro do porta malas do veículo Fiat Uno.

O taxista relata que foi orientado a não falar nada e assim ele fez. O autor seguiu com o carro e novamente carregou a mulher e as crianças. O taxista de 74 anos viajou por cerca de sete horas no bagageiro do veículo até o taxi ser abandonado. O veículo foi recuperado e o autor dos fatos não foi localizado. Bastante abalado, Romildo conta ainda que o autor também tomou todos seus documentose certa quantia em dinheiro. Seu Romildo agradece pela vida que foi salva e revela que por vezes o autor ameaçou atear fogo no carro com ele dentro caso ele gritasse pedindo ajuda. A esposa, familiares e amigos estranhando a demora para Romildo retornar para casa foram até a polícia que passou a fazer buscas para localizar o veículo e o taxista.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.