ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 22-02-2020 Sábado

-PRESIDENTE FAZ ÚLTIMOS AJUSTES NA PEC DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA

-SERVIDORES DO ESTADO FAZEM ATO CONTRA O GOVERNADOR EM CHAPECÓ

-AGRICULTORES DE DESCANSO IRÃO RECEBER ALUNOS DO CURSO DE ZOOTECNIA DA UDESC

-CASA FAMILIAR RURAL DE IPORÃ DO OESTE INICIA ANO LETIVO COM NOVA DIRETORA

-FOCOS DA DENGUE CRESCEM EM DESCANSO E POPULAÇÃO É COBRADA PARA MAIOR CONTRIBUIÇÃO

-SECRETÁRIOS DE SAÚDE CONTESTAM NOVO PLANO DE CIRURGIAS ELETIVAS APRESENTADO PELO ESTADO

-FERIADO DE CARNAVAL INICIA COM VÁRIOS ACIDENTES NA REGIÃO

-CRIANÇA DE SEIS ANOS MORRE EM COLISÃO NA BR 158


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de 10 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 40 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.


O Afeganistão começou a viver neste sábado uma trégua que deve durar uma semana, requisito prévio essencial para a assinatura de um acordo entre o governo dos Estados Unidos e os talibãs. As opiniões estão divididas no país, entre os que acreditam em uma paz duradoura e os que duvidam de um cenário sem violência. O objetivo do governo americano é, sobretudo, evitar que o Afeganistão volte a ser um refúgio de jihadistas, duas décadas depois de Osama Bin Laden ter planejado neste país os atentados de 11 de setembro de 2001. O acordo também deve levar ao início de discussões internas sobre o futuro do país, depois de 18 anos de recusa dos talibãs em negociar com o governo de Cabul.


O número de casos de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, subiu para 76 mil 392 na China na manhã deste sábado, 825 a mais que o registrado no último levantamento. Foram registradas dois mil 348 mortes, 109 a mais que no último balanço. A Itália confirmou a segunda morte causada pelo Covid-19. Já o Irã registrou a quinta morte causada pelo vírus neste sábado. De acordo com o governo local, já são 28 casos confirmados de Covid-19. A Coreia do Sul já registrou 433 confirmações da doença. No mundo, são mil 252 pacientes que estão com o novo coronavírus e 11 pessoas já morreram em 29 países.


O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, TEDROS ADHANOM, disse neste sábado que a agência vai investir 675 milhões de reais em um plano de resposta à doença para apoiar os países, especialmente os mais vulneráveis. Ele afirma que a OMS identificou 13 países prioritários na África por serem locais com alto número de voos diretos para a China. Segundo ADHANOM, a preocupação da organização no momento é o aumento no número de casos de Covid-19 sem relação epidemiológica clara, ou seja, sem que a pessoa infectada tenha viajado à China ou tido contato com alguém que esteve lá.


O ministro IVES GANDRA MARTINS FILHO, do Tribunal Superior do Trabalho, informou nesta sexta-feira que a Petrobras e os trabalhadores chegaram a um acordo para pôr fim à greve da categoria. Nesta quinta, a greve completou 20 dias e foi suspensa para que fosse realizada audiência de conciliação. Segundo o ministro do TST, o acordo para pôr fim à greve prevê que metade dos dias parados será descontada, a outra metade dos dias terá de ser compensada e a multa aplicada aos sindicados foi reduzida de 58 para dois milhões 470 mil reais. Além disso a Petrobras vai suspender a aplicação da nova tabela de turnos, que passará a ser feita pelos trabalhadores. IVES GANDRA deu as informações após mediar uma audiência de conciliação entre a empresa e os trabalhadores, em Brasília.


Os ministros da Defesa, FERNANDO AZEVEDO E SILVA, e da Advocacia Geral da União, ANDRÉ MENDONÇA, viajam na próxima segunda-feira para o Ceará a fim de monitorar a situação da segurança pública, em meio ao motim de policiais e bombeiros no estado por aumento salarial. A decisão de enviar os ministros foi tomada na tarde desta sexta-feira, com o agravamento do quadro da segurança pública no estado, que já registrou 51 assassinatos nas últimas 48 horas. Devido ao motim dos policiais estaduais que ocupam quartéis e batalhões, militares do Exército fazem o patrulhamento das ruas de Fortaleza e da Região Metropolitana em cumprimento do decreto de Garantia da Lei e da Ordem, editado na quinta-feira.


O ministro da Economia, PAULO GUEDES, disse nesta quinta-feira que o presidente JAIR BOLSONARO está fazendo os últimos ajustes na proposta de reforma administrativa a ser enviada ao Congresso Nacional. GUEDES disse que a data ainda não está definida. BOLSONARO recebeu, na terça-feira, a versão do Ministério da Economia do projeto de reforma administrativa. O projetodeve propor o fim da estabilidade automática para futuros servidores públicos. A ideia seria definir um tempo para atingir a estabilidade, de acordo com cada carreira e com uma avaliação de desempenho. Outro objetivo da medida seria reduzir o número de carreiras, atualmente em torno de 300, e que os salários para quem entrar na carreira pública passem a ser menores.


A CCR venceu nesta sexta-feira o leilão de concessão do trecho sul da BR-101 em Santa Catarina, o primeiro do setor neste ano no governo BOLSONARO.A empresa vai administrar, pelos próximos 30 anos, um trecho de 220 quilômetros, entre os municípios de Paulo Lopes e São João do Sul, na divisa do estado com o Rio Grande do Sul. A CCR, que já administra rodovias como a Dutra e o sistema Anhanguera-Bandeirantes, venceu a disputa com uma proposta de tarifa de pedágio de um real e 97 centavos, com deságio de 62 por cento em relação à tarifa máxima determinada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, que era de cinco reais e 19 centavos. O investimento previsto na rodovia é de sete bilhões de reais.


A inauguração da nova sede do sexto Batalhão de Bombeiros Militares de Chapecó, que teve a presença do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA, na tarde desta sexta-feira, teve protestos do Sindicato dos Trabalhadores em Educação e da Associação dos Praças do Estado de Santa Catarina. A Aprasc reinvindica uma reposição de 37 por cento referente aos últimos seis anos. Já o Sinte reivindica um reajuste de 17 vírgula 64 por cento. Durante o ato de inauguração os manifestantes usaram cartazes pedindo valorização das categorias e vaiaram o pronunciamento do governador, utilizando também apitos. O governador não chegou a se manifestar sobre o ato.


A última rodada de negociação salarial dos policiais e bombeiros militares terminou com uma nova oferta do Governo de Santa Catarina. O Estado subiu de 12 para 17 e meio por cento, em média, a proposta de reposição. A ideia é pagar o reajuste em quatro etapas - uma em 2020, outra em 2021 e duas em 2022. De acordo com a Associação dos Praças, o governo também propõe a incorporação da Indenização por Regime de Serviço Público Ativo a partir de março, reestruturar a carreira dos militares e se comprometeu em não alterar a alíquota previdenciária federal. A oferta do Estado agora segue para assembleia da Aprasc, marcada para a próxima quinta-feira. A reunião ocorrerá no Centrosul, em Florianópolis.


-AGRICULTORES DE DESCANSO IRÃO RECEBER ALUNOS DO CURSO DE ZOOTECNIA DA UDESC

-CASA FAMILIAR RURAL DE IPORÃ DO OESTE INICIA ANO LETIVO COM NOVA DIRETORA

-FOCOS DA DENGUE CRESCEM EM DESCANSO E POPULAÇÃO É COBRADA PARA MAIOR CONTRIBUIÇÃO

-SECRETÁRIOS DE SAÚDE CONTESTAM NOVO PLANO DE CIRURGIAS ELETIVAS APRESENTADO PELO ESTADO


Setor de Educação de São João do Oeste terá atividades internas no feriado prolongado de carnaval. Os professores participam de formação e planejamento. Atividades serão realizadas segunda-feira em dois períodos. Os alunos folgam no feriado prolongado de carnaval. Conforme a secretária da Educação, SILVANE BAUMGARTEN, o Plano de Carreira implantado em 2019, estabelece formação continuada de 40 horas de capacitação por ano, incluindo cursos em horários de expediente. A secretária considera que os professores estão sendo valorizados de várias formas, incluindo 33% da carga horária destinada para o planejamento de atividades. Neste trabalho está incluido momento de leitura do professor, elaboração de projetos, preparação e correção de provas. SILVANE salienta que neste período os alunos recebem aulas diferenciadas de alemão, inglês, educação física, artes e informática, que são oferecidas para alunos do jardim ao quinto ano.


A secretária da Educação de São João do Oeste diz que outra forma de valorização está na remuneração. SILVANE BAUMGARTEN lembra que o piso nacional dos professores da educação pública é de dois mil 886 reais para profissionais com magistério de nível médio. Já os profissionais do município tem o limite mínimo de salário de três mil 747 reais, além de adicionais por tempo de serviço e pós-graduação. O município possui 34 professores efetivos, todos com pós-graduação e vantagens no Plano de Carreira. SILVANE cita ainda a disponibilidade de psicóloga, nutricionista e fonoaudióloga que atuam com crianças da creche até o quinto ano. A secretária lembra que a principal preocupação da nutricionista é proporcionar uma alimentação saudável e acompanhar alunos que apresentam sobrepeso.


Descanso inicia articulações para resgate histórico do município. Na quinta-feira o prefeito SADI BONAMIGO visitou dona STANISLAVA ANNA LORENSKI, de 92 anos. Em 1945 dona ANNA, como é conhecida, veio com seu marido BRUNO LORENSKI para a Vila Polonesa, como era chamada Descanso na época. Após dois anos, o casal comprou um pequeno estabelecimento no centro da vila e o transformou em uma mercearia, que passou também a churrascaria e padaria, onde dona Anna fazia pães e tortas. Posteriormente a casa da família também se tornou rodoviária e agência dos correios, sendo que era dona Anna quem recebia as cartas e as entregava para os moradores da vila.


A família empreendedora, buscando oferecer novidades, foi uma das primeiras a possuir rádio e telefone, além de abrir uma sorveteria quando o sorvete nem era conhecido pelos moradores. Dona Anna, que é cuidada por seu filho EVALDO LORENSKI, lembra das suas experiências. Ela conta que quando abriram a sorveteria um senhor comprou picolés para levar para seus filhos e ficou chateado porque quando chegou em casa só tinha os palitos. Conforme o prefeito, a administração quer resgatar a história das pessoas que começaram a construir o que hoje é o município de Descanso.


Consultorias do Sebrae para empresas de São João do Oeste iniciam em março. Segundo o assessor de Planejamento, Gestão e Economia, VANEI RITTER, desde outubro o município possui um convênio com o Sebrae para oferecer consultoria as empresas. Ele afirma que as empresas podem solicitar o serviço para receber assessoria nas áreas financeira, de planejamento estratégico, marketing ou outras demandas que apresentarem. Os interessados devem procurar o setor de Indústria Comércio e Turismo da prefeitura ou a ACISJO para manifestar o interesse. VANEI lembra que o objetivo é iniciar as consultorias deste ano no mês de março. O serviço também é destinado para agricultores com interesse em investir no turismo. Durante a semana, o assessor cita que foi concluída a rede de iluminação pública da cidade em direção ao termas. Resta ainda a finalização da calçada. Também foram instalados mais seis dispositivos de bocas de lobo na cidade.


Ainda no setor de Indústria Comércio e Turismo, o assessor Planejamento, Gestão e Economia explica que nesta semana foi realizado o segundo seminário para formar o planejamento estratégico do Plano Municipal de Turismo. O objetivo é mapear mais ações turísticas e planejar ações futuras. Mais dois encontros serão realizados em março para completar este planejamento. VANEI RITTER enfatiza que recentemente também foi criado o Centro de Atendimento ao Turista, junto ao museu municipal. O atendimento aos visitantes será feito inclusive nos finais de semana e feriados. O assessor cita que ainda no setor do turismo, já foi licitada a empresa que irá instalar o letreiro com os dizeres “Eu amo São João do Oeste”. A instalação na praça deve ser concluída até abril. O assessor chama atenção para o Portal de Turismo que contempla informações dos pontos turísticos do município, e que pode ser acessado por munícipes e visitantes.


Administração realiza prestação de contas da Faic 2019. Na manhã de ontem a secretaria de Administração e Finanças de Iporã do Oeste e a Associação Feira concluíram os últimos detalhes da prestação de contas da Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Iporã do Oeste, a Faic 2019, realizada entre os dias 05 e 08 de setembro do ano passado. O diretor da Faic 2019, JONAS KAISER, avalia como positivo o resultado financeiro da feira, onde o município aplicou pouco mais de 61 mil reais dos cofres públicos para a realização do evento. Segundo KAISER, o valor é insignificante comparado com todo movimento econômico que gerou, além da valorização das empresas e dos vários atrativos culturais e musicais. Ele ressalta também que foi acertada a terceirização dos shows, onde o município abriu mão de lucros, mas não correu risco de possíveis prejuízos.


Os números levantados da feira FAIC 2019 são os seguintes. Nas receitas, a locação de stands foi de 259 mil 970 reais e 50 centavos. Patrocinadores 103 mil reais. O lucro da bebida foi de 19 mil 449 reais e 23 centavos. O total de receitas foi de 382 mil 419 reais e 73 centavos. As despesas foram o custeio da prefeitura de 390 mil 764 reais e 21 centavos. O custeio da Associação Faic de 52 mil 823 reais e 80 centavos. O total de despesas foi de 443 mil 588 reais. O custo do município com a Faic 2019 foi de 61 mil 168 reais e 28 centavos. O total de investimentos em estrutura física, como terraplanagem, banheiros, cozinha, iluminação, entre outros, foi de 261 mil 457 reais e 69 centavos. A prefeitura investiu 195 mil 491 reais e 50 centavos. O investimentos da Associação Faic foi de 46 mil 516 reais e 96 centavos e mais 19 mil 449 reais e 23 centavos.


Casa Familiar Rural de Iporã do Oeste inicia ano letivo com nova diretora. A mudança na direção ocorreu em função da professora LIANE WENDEMBURG ter entrado em licença maternidade. A nova diretora da Casa Familiar Rural é a professora FABIANE RAMBO, com o auxílio do professor ÉLIO KUHN. Com escolha de professores no dia 17, a diretora destaca que o quadro de profissionais da escola está completo. Ela cita que também ocorreu o planejamento com a equipe de profissionais, levando em conta que devido à metodologia de alternância, o professor trabalha tanto em sala de aula na sua disciplina como também nas atividades práticas que os alunos desempenham quando estão nas propriedades. FABIANE cita que para este ano, a escola definiu melhorias na horta, no viveiro, no campo experimental e na jardinagem, o que será feito pelos alunos com acompanhamento dos professores. A Casa Familiar Rural recebeu este ano 39 novos alunos no primeiro ano do ensino médio com formação em técnico agrícola.


Agricultores de Descanso irão receber alunos do curso de Zootecnia da Udesc. Cada família irá receber um aluno que ficará na propriedade por uma semana para viver a realidade do campo e ajudar nas tarefas diárias da propriedade. Na tarde de quarta-feira agricultores de Descanso participaram de uma reunião na Câmera de Vereadores onde o professor do curso de Zootecnia da Udesc de Chapecó, JULIANO DOMINGUES, falou sobre o Módulo Prático de Vivência Agropecuária. O objetivo, segundo o professor, é que 21 alunos do terceiro período de zootecnia passem uma semana na casa dos agricultores para vivenciar a realidade do campo, além de auxiliar nas tarefas diárias e sentir na prática como é o dia a dia dos agricultores.


Para a vinda dos alunos a universidade entrou em contato com a secretaria de Agricultura de Descanso que organizou a reunião com os produtores. O secretário de Agricultura, IVAN RECH, ressalta que 21 famílias irão receber os estudantes do dia 14 a 21 de março. O secretário lembra que a Udesc já é parceira do município na criação do Programa de Melhoramento Genético que tem dado bons resultados. RECH enfatiza que outros municípios da região já manifestaram interesse no programa.


Focos da dengue crescem em Descanso e população é cobrada para maior contribuição. De acordo com a coordenadora da Sala de Situação e do programa de combate a Dengue em Descanso, EDILENE LORENSKI, a situação é considerada preocupante no município. Descanso está com 104 focos do mosquito Aedes Aegypti. EDILENE afirma que o setor da vigilância epidemiológica está realizando um trabalho intenso de fiscalização, com a coleta das larvas o envio para a análise, e proprietários dos imóveis onde estas larvas são encontradas estão recebendo, desde dezembro do ano passado, uma infração. A coordenadora cita que são 43 focos encontrados em armadilhas, 11 focos em pontos estratégicos, mais 49 focos encontrados em casas, comércios e terrenos baldios, e um foco foi encontrado em linha Campinas. Dessa forma, a comunidade passou a ser considerada infestada também, com monitoramento mais frequente a cada dois meses.


Os focos são encontrados principalmente em pneus, lonas, baldes, bebedouros, cisternas, piscinas, lixo, bromélias, regador, vaso sanitário em desuso, calhas, cano de parabólica ainda não vedado e tanques. EDILENE LORENSKI afirma que a expectativa é que a população passe a colaborar mais a partir da segunda visita dos profissionais que fazem a fiscalização. A coordenadora da Sala de Situação destaca que já foram infracionados 33 proprietários, nove multados, 14 que receberam advertência, dez ainda para serem julgados, 12 que ainda serão cadastrados no sistema e quatro proprietários receberam termo de compromisso para adequação do imóvel,totalizando 82 imóveis infracionados com criadourosdo mosquito Aedes Aegypti até o dia 20 de fevereiro. EDILENE pede mais uma vez que os munícipes colaborem, considerando que a situação é muito preocupante, e há casos confirmados de Dengue em Maravilha, município bem próximo.


Secretários de Saúde do Extremo Oeste contestam novo plano de cirurgias eletivas apresentado pelo estado. O secretário de Iporã do Oeste, MAURO BARELLA e outros doze secretários participaram da reunião mensal da Comissão Intergestores Bipartite em Florianópolis na quarta-feira. Na pauta esteve o novo plano de cirurgias eletivas. BARELLA explica que o plano inicialmente não era para entrar na discussão desta reunião, e os secretários presentes não concordaram da forma como foi apresentado. Ele afirma que com o novo plano, a região Extremo Oeste perde muito, pois a atenção para a saúde da nossa região não é a mesma, por exemplo, do que aquela que a região do litoral recebe. Conforme BARELLA, de Dionísio Cerqueira a Itapiranga vários pequenos hospitais poderiam se habilitar para realização das cirurgias eletivas, pagas pelo estado. No novo plano o governo propõe que apenas um prestador faça os procedimentos, o que segundo o secretário, iria acumular o serviço para apenas um hospital.


No novo plano de cirurgias eletivas, MAURO BARELLA esclarece que o governo do estado quer que o prestador faça o pré, o operatório e o pós. O problema, segundo o secretário de saúde Iporã do Oeste, é que não há uma rede criada para atender esta demanda. Ele lembra que a proposta do plano é boa, mas o que preocupa os secretários é a funcionalidade disso, considerando que houve uma imposição aos municípios. BARELLA avalia que é necessário maior diálogo com os municípios, para considerar a realidade de cada região. O secretário afirma que da forma como o plano foi apresentado não será aceito, e na quarta-feira da próxima semana novo debate desta proposta será feito. O objetivo é que as ações levem em conta as demandas específicas de cada região. O encontro terá a presença de representantes da Amerios e da Ameosc, que compreendem a região da Comissão Intergestores Regional número UM.


Ainda na capital do estado, o secretário de Iporã do Oeste tratou de questões locais da saúde. Conforme MAURO BARELLA, o município possui duas emendas impositivas que eram para terem sido pagas até final do ano. O secretário explica que o recurso, na ordem de 500 mil reais, é destinado para exames, consultas e cirurgias de alta complexidade. Na gerencia de convênios BARELLA obteve a confirmação de que o projeto foi aceito, após vários encaminhamentos. Ele afirma que este projeto, em que o estado não estava entendendo o que era emenda impositiva que é constitucional, mostra a dificuldade que há de relacionamento com o governo. Com o estado também foi discutida a data para um novo mutirão para março. Ainda em Florianópolis, BARELLA tratou sobre a doação da área de terra onde foi construído o CRAS para o estado. Como o município ainda não recebeu a escritura desta área, pode ter transtornos em projetos futuros de ampliação do CRAS ou do Centro de Saúde, localizado ao lado.


-FERIADO DE CARNAVAL INICIA COM VÁRIOS ACIDENTES NA REGIÃO

-CRIANÇA DE SEIS ANOS MORRE EM COLISÃO NA BR 158


Polícia Civil de Cunha Porã alerta para golpes virtuais aplicados na região. Conforme a Polícia Civil, inicialmente as vítimas recebem solicitações de amizade pelas redes sociais de perfis de jovens atraentes e pouco depois são realizadas conversas privadas em que os criminosos passam a ganhar a confiança das vítimas para em seguida aplicar o golpe. Os perfis falsos enviam fotografias de jovens nuas ou em poses sensuais, geralmente para homens de meia idade e casados, e solicitam que a vítima também envie suas fotos nuas. Após receber as imagens enviadas pelas vítimas os criminosos passam a entrar em contato com a vítima por meio de WhatsApp dizendo que são da Polícia ou da Justiça e que foi feito boletim de ocorrência contra a vítima, pois a “dona do perfil” que enviou as fotos é menor de idade e que cometeram “crime de pedofilia”.


Em alguns casos os criminosos chegam a montar um boletim de ocorrência ou mandado de prisão falso para dar credibilidade ao golpe e coagir as vítimas a depositar valores em determinada conta para não divulgar as imagens para familiares e amigos ou para não serem processados. Portanto, a Polícia Civil orienta a população para que sempre desconfie desse tipo de contato e que nunca se exponha ou envie imagens íntimas pela internet, pois mesmo perfis de pessoas conhecidas podem ter sido invadidos e estar sendo usados para extorsão virtual.


Ladrão arromba empresa e acaba preso pela PM. A situação foi registrada na madrugada desta sexta-feira na empresa Arcus, no centro de São Miguel do Oeste. Segundo informações obtidas pela reportagem da Peperi, o criminoso invadiu a empresa por volta das quatro horas da madrugada e ficou até quase seis horas no local. O objetivo era furtar apenas cabos de cobre que estariam ao lado da agência dos Correios, mas, ao perceber a janela aberta, entrou no interior da loja e viu que poderia levar outros objetos. O homem levou quatro notebooks, um celular e uma quantia de 270 reais em dinheiro. Ele ainda usou o banheiro por duas vezes. Segundo o empresário, logo que os funcionários perceberam a ação ligaram para a Polícia Militar. Cerca de sete horas após o furto a PM o capturou o autor, na sua própria casa, e o conduziu para a delegacia. Os objetos foram recuperados. As câmeras da empresa e também dos correios flagraram a ação do suspeito.


Homem com mais de 50 passagens pela polícia é preso por furto de equipamentos eletrônicos em escritório. A Polícia Civil de SMOeste, no final da tarde desta sexta-feira, cumpriu mandado de prisão, expedido pela Justiça Criminal do município, de um homem de 25 anos por furto em um escritório de advocacia no centro. No início da manhã de ontem a Polícia Civil foi informada do furto, e após diligências, identificou o autor e recuperou os equipamentos eletrônicos furtados. No decorrer da tarde o autor do furto foi abordado pela Polícia Militar e apresentado na delegacia. O preso registra mais de 50 passagens policiais e estava em liberdade provisória com monitoramento por tornozeleira eletrônica. O homem preso é o mesmo que havia furtado objetivos na gráfica Arcus. Os objetos foram recuperados e entregues aos proprietários.


Motociclista e pedestre sofrem ferimentos em atropelamento. O Corpo de Bombeiros atendeu por volta às 12 horas desta sexta-feira um atropelamento na Rua Waldemar Rangrab, proximidades da Delegacia Regional, no centro de São Miguel do Oeste. De acordo com a guarnição, o pedestre atingido pela Biz sofreu diversas escoriações e suspeita de fratura em uma das pernas. Já o motociclista teve diversas escoriações. As vitimas foram socorridas e encaminhadas ao Hospital Regional.


Funcionária de Motel é agredida em São Miguel do Oeste. Uma funcionária de um motel às margens da BR 282 em São Miguel do Oeste foi agredida por seu ex-marido enquanto trabalhava na tarde desta sexta-feira. O Corpo de Bombeiros atendeu a moça que foi encaminhada para o atendimento médico. À noite, a vítima, acompanhada da Polícia Militar, foi até a delegacia da Comarca para a confecção de um boletim de ocorrência e pedido de medida protetiva de urgência.


Colisão traseira deixa mulher ferida na BR 163. Os bombeiros de São José do Cedro foram acionados por voltas das 17 horas desta sexta-feira para atender um acidente de trânsito na Linha São Roque, em São José do Cedro. No local foi constatada uma colisão traseira entre uma Ranger da Argentina e um Gol com placas de Campos Novos. O condutor da camionete, um homem de 67 anos e sua esposa recusaram atendimento. No Gol havia duas pessoas. Apenas a motorista, de 57 anos, ficou ferida. Populares relataram que ela ficou inconsciente após colisão e se recuperou logo após. A vítima relatou que tentou sair de carro, mas, como sentia dores ficou no local. Ela referia de dores na região cervical e apresentou escoriação no tórax. A vítima recebeu os primeiros socorros e foi encaminhada para o hospital de Cedro.


Homem fica ferido em queda de moto no interior de Bandeirante. O acidente aconteceu por volta das 18 horas desta sexta-feira na SC 492, linha Novo Encantado, interior de Bandeirante. Segundo apurado, o rapaz conduzia uma Biz, e trafegava sentido a São Miguel do Oeste quando um veículo que estava na sua frente foi desviar de outro carro e o motociclista perdeu o controle, caindo sobre a rodovia. A vítima teve ferimentos leves e foi encaminhada ao Hospital Regional. A Polícia Militar de Bandeirante fez o atendimento.


Colisão entre carro e moto deixa jovem ferida no centro de Iporã do Oeste. Por volta das 18 horas e 30 minutos desta sexta-feira os bombeiros de Iporã do Oeste foram acionados para atender uma vítima de colisão entre um Uno e uma Biz, os dois veículos emplacados em Iporã do Oeste. Segundo a guarnição, a moto trafegava no sentido trevo ao centro e ao entrar na rua ao lado da Cooper A1, ocorreu à colisão contra o Uno que iria entrar na avenida. Os bombeiros atenderam a condutora da moto, uma jovem de 22 anos. Ela teve escoriações na perna esquerda e suspeita de luxação no tornozelo.


Pedestre sofre ferimentos ao ser atropelado em Itapiranga. O acidente ocorreu por volta das nove horas e 10 minutos deste sábado, no cruzamento das ruas Adolfo Konder e São Bonifácio, no centro da cidade. A guarnição dos bombeiros atendeu um homem de 50 anos, morador de Itapiranga. Ele sofreu escoriações e relatou dor intensa no joelho direito. A vítima foi conduzida ao hospital Sagrada Família. O homem relatou que foi atropelado por uma motocicleta. A guarnição da Polícia Militar também esteve no local. O condutor da moto não estava mais no local do acidente.


Criança de seis anos morre em colisão na BR 158. Uma grave colisão na manhã deste sábado deixou uma criança morta e duas outras pessoas feridas. O acidente ocorreu por volta das cinco horas na BR 158, na linha Nossa Senhora da Salete, em Caibi. De acordo com os bombeiros, um Prisma, placas de Orleans, e um caminhão colidiram frontalmente. O automóvel saiu da pista com o impacto da batida. Duas mulheres foram atendidas, sendo que uma estava no banco do carona da frente, encarcerada, consciente e orientada, com fratura de fêmur na perna direita. A outra vítima estava no banco traseiro com trauma de coluna lombar. Após serem desencarceradas, as vítimas foram encaminhadas ao hospital de Palmitos. Uma menina de apenas seis anos foi conduzida por populares ao Hospital de Caibi, porém, não resistiu e morreu. Os dois motoristas saíram ilesos. A Polícia Rodoviária Federal também foi chamada e atendeu a ocorrência.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.