ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 22-01-2024 Segunda-Feira

-GOVERNO FEDERAL VAI LANÇAR NOVA POLÍTICA INDUSTRIAL NESTA SEGUNDA

-SANTA CATARINA TEM AUMENTO DE 105% DE CASOS PROVÁVEIS DE DENGUE

-EMPRESA COLETORA COBRA MAIOR SEPARAÇÃO DO LIXO EM IPORÃ DO OESTE

-PREFEITURA DE MONDAÍ REALIZA MELHORIAS EM REDE DE ÁGUA NO INTERIOR

-CRAS DE BELMONTE INICIA ATIVIDADES DE FÉRIAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

-NOVA DIRETORIA DA AEST VAI AMPLIAR CAPACITAÇÕES AOS EMPRESÁRIOS

-COLISÃO FRONTAL ENVOLVE DOIS VEÍCULOS NA SC-163

-MOTORISTA ABANDONA VEÍCULO APÓS SAIR DA PISTA E CAPOTAR


O tempo é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com possibilidade de pancadas de chuva. A mínima nas últimas horas foi de 19 graus e a máxima hoje pode chegar a 26 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, 25 graus. Umidade relativa do ar 74 por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 93 centavos. O euro está valendo cinco reais e 37 centavos. O peso está cotado em 0,006 centavos.


Um deslizamento de terra na província montanhosa de Yunnan, no sudoeste da China, soterrou ao menos 47 pessoas, na manhã desta segunda-feira. Cerca de 200 pessoas tiveram que deixar suas casas, em meio a temperaturas congelantes e queda de neve. O desastre ocorreu pouco antes das seis horas da manhã. Autoridades locais disseram que esforços de resgate estavam em andamento para encontrar vítimas enterradas em 18 casas diferentes. Não houve relatos imediatos de mortes ou feridos. A causa do deslizamento ainda não é conhecida, embora as fotos do local mostrem bastante neve no chão.

O primeiro-ministro israelense, BENJAMIN NETANYAHU, rejeitou as condições apresentadas pelo Hamas para encerrar a guerra e libertar os reféns, que incluiriam a retirada completa de Israel e a permanência do Hamas no poder em Gaza. Um acordo intermediado no final de novembro pelos Estados Unidos, Qatar e Egito resultou na libertação de mais de 100 dos cerca de 240 reféns que foram levados em cativeiro para Gaza durante um ataque de militantes do Hamas em 7 de outubro, em troca da libertação de 240 palestinos mantidos em prisões israelenses. Desde o fim do acordo, NETANYAHU tem enfrentado uma pressão cada vez maior para garantir a libertação dos 136 reféns que permanecem em cativeiro.

O governador da Flórida, RON DESANTIS, anunciou neste domingo a desistência de sua pré-candidatura à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Republicano. Ele irá apoiar o ex-presidente DONALD TRUMP na corrida. A decisão foi tomada na esteira das derrotas de DESANTIS nas primeiras primárias do partido. Na segunda passada, ele ficou em segundo lugar no estado de Iowa, 30 pontos percentuais atrás do ex-presidente. Nas pesquisas para a votação primária de New Hampshire, que ocorre amanhã, o governador aparecia em terceira colocação, atrás de TRUMP e da ex-governadora da Carolina do Sul NIKKI HALEY. Aos 45 anos, DESANTIS era considerado o nome mais forte dentro do partido para enfrentar TRUMP nas primárias republicanas.

O governo federal vai lançar nesta segunda-feira um plano de ações para tentar estimular e desenvolver as indústrias brasileiras. O programa prevê, entre outros instrumentos, a disponibilização de linhas de crédito, subsídios e investimentos públicos. A nova política industrial do país será apresentada após a aprovação do texto central da proposta no Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial, comandado pelo vice-presidente e ministro da Indústria e do Comércio, GERALDO ALCKMIN. A proposta em discussão estabelece uma série de metas e objetivos para desenvolver a indústria até 2033. Em paralelo, também prevê um plano de curto prazo até o término do mandato de LULA, em 2026.

A primeira remessa da vacina contra a dengue que será disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde chegou ao Brasil neste sábado. O lote inicial é de cerca de 720 mil doses, segundo o Ministério da Saúde. A primeira remessa do imunizante será reservada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações pela doença depois de idosos, que ainda não tiveram a vacina liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Ainda não há previsão para o início da vacinação. No total, a pasta deve receber um milhão e 320 mil doses do imunizante, conhecido como Qdenga. Além disso, o ministério comprou cinco milhões e 200 mil doses que devem ser entregues em etapas até novembro deste ano.

O presidente LULA vetará cinco bilhões e 400 milhões de reais em emendas de comissão ao sancionar o Orçamento para 2024, nesta segunda-feira. Essa modalidade de emenda tinha saltado para cerca de 16 bilhões no texto aprovado pelo Congresso. Com o veto, deve retornar ao patamar de 11 bilhões. A reunião para sanção do Orçamento está marcada para as quatro horas da tarde desta segunda. O veto do presidente tem o objetivo de manter recursos para setores essenciais, além das obras do Novo PAC. Mas a coordenação política do Planalto já foi alertada de que haverá forte mobilização no Congresso para a derrubada do veto. O valor de 16 bilhões representa mais que o dobro do montante aprovado para as emendas de comissão em 2023, que foi de sete bilhões e 700 milhões de reais.

Santa Catarina já tem dois mil e 52 casos prováveis de dengue em 79 municípios segundo relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado. O número, que considera o espaço entre 31 de dezembro de 2023 e 15 de janeiro de 2024, é 105 por cento maior que o mesmo período do ano anterior. Segundo a Dive, a classificação "casos prováveis" reúne os casos notificados, confirmados, suspeitos e inconclusivos, com exceção dos descartados. Durante o período, foram identificados dois mil 884 focos do mosquito Aedes aegypti em 146 municípios. Uma morte foi confirmada em Joinville e dois óbitos estão sendo investigados em Blumenau e Garopaba.

Joinville encerrou 2023 como a cidade com maior número de atendimentos feitos pelo Samu em Santa Catarina. Foram atendidas sete mil ocorrências, contra cinco mil no ano anterior. Em seguida, conforme dados do governo do estado, estão Florianópolis, com seis mil e 200 atendimentos, e Criciúma, com cinco mil ocorrências. Em Santa Catarina, o Samu teve um crescimento de 21 por cento nos atendimentos à população se comparado com 2022. O ano contabilizou 37 mil ocorrências, contra 30 mil e 600 em 2022. Para o governo estadual, a ampliação do serviço com investimentos em novas unidades e qualificação de equipamentos influenciam nos números. Em 2023, o Samu inaugurou três novas USAs em Joinville, Navegantes e Itapema.

As pesquisas setoriais do IBGE de novembro de 2023 indicam que a economia catarinense teve desempenho melhor do que em meses anteriores, o que é positivo para o resultado anual e garante impulso aos primeiros meses de 2024. Santa Catarina cresceu mais do que a média do Brasil ano passado e em novembro os setores de serviços e comércio repetiram essa tendência. Também melhorou o desempenho na indústria, mostram os dados do IBGE. O setor de serviços, que mais pesa no PIB, cresceu em volume, no Estado, oito vírgula três por cento no ano de 2023 até novembro. O Brasil, nesse indicador, cresceu dois vírgula sete no ano. No varejo ampliado, que inclui veículos, materiais de construção e atacado de alimentos e bebidas, Santa Catarina cresceu três virgula sete por cento no ano até novembro. Na produção industrial, Santa Catarina cresceu dois vírgula dois em novembro.

São João do Oeste possui ações específicas para contemplar idosos. Atenção especial ocorre em virtude do alto percentual de pessoas da terceira idade. Conforme o Secretário da Saúde de São João do Oeste, PAULO RECH, são vários motivos que colocam o município em uma situação com moradores de idade elevada. Ele afirma que existe uma grande qualidade de vida e isso proporciona maior longevidade. Menciona ainda que pessoas idosas de outras cidades optam por residirem no município e isso também contribui para elevar a média de idade. RECH lembra que a média nacional é de 15 por cento da população ser de idosos. Já São João do Oeste supera 25 por cento da população com idade acima de 60 anos.

Para o Secretário de Saúde, esta situação exige ações do poder público, como a criação de Programas específicos para atendimento de idosos. PAULO RECH informa que é mantido atendimento de fisioterapia a domicilio para atender pessoas acamadas e com período de pós cirúrgico, sendo a maior demanda entre os idosos. A Secretaria da Saúde realiza o credenciamento de profissionais para serviços de média e alta complexidade e com aumento da demanda entre os idosos. Por ser um período de férias, exige um ajuste no atendimento feito pelos profissionais da Secretaria Municipal da Saúde para priorizar situações mais urgentes. RECH destaca que média e alta complexidade incluem serviços de fisioterapia, ginecologia, ortopedia e psicologia, que registra alto número de pessoas em buscam atendimento.

Nova diretoria da AEST vai ampliar capacitações aos empresários. Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis inicia nesta segunda-feira o planejamento de atividades para o ano de 2024. Com nova diretoria, a meta é traçar ações com os diretores da Associação e coordenadores dos núcleos visando definir um norte com o Planejamento Estratégico. De acordo com a nova Presidente da AEST, LUIZE SCHROEDER, o encontro de hoje será coordenado pela Consultora Regional da FACISC, MARCIA TONET. Ela avalia como bastante significativa a parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina para desenvolver projetos com os empresários. LUIZE observa que o aumento no quadro de funcionários, maior rentabilidade e lucro mais significativo da empresa depende muito de uma boa gestão.

Segundo a Presidente, as capacitações estão entre as prioridades da nova diretoria da AEST, pois o fortalecimento da empresa, passa pelo fortalecimento dos gestores, podendo ser proprietário ou pessoa contratada para coordenar o empreendedorismo. LUIZE SCHROEDER é otimista com este processo e defende maior envolvimento da Associação com as capacitações dos empresários. A Presidente da AEST defende ainda a formação de lideranças dentro das empresas. Conforme LUIZE SCHROEDER, a Associação Empresarial ganha força com os associados fortalecidos. Ela defende que é preciso dar atenção especial para os empresários que fazem parte da AEST, antes de buscar novos associados.

Capacitações da AEST possuem foco na cidade e interior. Objetivo é facilitar a sucessão nas empresas e também ocorrer um processo semelhantes no agronegócio. De acordo com LUIZE SCHROEDER, são dois setores que caminham juntos e necessitam da formação de lideranças. Conforme a Presidente da AEST, a sucessão nas empresas pode ocorrer com colaboradores e não necessariamente pessoas da família dos proprietários. LUIZE observa que muitas vezes as mudanças são necessárias e proporcionam grande benefício aos empreendimentos, a partir de ideias inovadoras dos colaboradores que assumem funções de liderança.

A falta de separação do lixo segue causando transtornos para a empresa responsável pela coleta seletiva em Iporã do Oeste. A observação é do sócio proprietário da Serni Reciclagens, SÉRGIO MALLMANN. De acordo com ele, a empresa atua há 14 anos no ramo e apesar de já ter realizado várias campanhas de orientação, muitas pessoas ainda não entenderam a forma correta de descartar os resíduos. Ele observa que grande parte da população não respeita os dias de coleta, misturando o lixo orgânico com os materiais recicláveis, o que diminui a eficiência da coleta seletiva. MALLMANN lembra que o lixo orgânico, aquele que vai para o aterro sanitário, é recolhido somente nas segundas, quartas e sextas-feiras. Já o lixo seco, aquele que pode ser reciclado, é recolhido nas terças e quintas-feiras, bem como nos sábados, no centro da cidade.

Além da falta de separação do lixo, muitas pessoas também não observam o horário da coleta seletiva. SÉRGIO MALLMANN observa que é comum encontrar lixo nas ruas logo depois do caminhão ter passado. Nesses casos, os descartes ficam na lixeira até a próxima coleta, podendo se espalhar no ambiente, causando mau cheiro e um aspecto negativo para a cidade. MALLMANN salienta que para a coleta seletiva se tornar eficiente, é preciso que todos os munícipes colaborem e respeitem as datas e horários indicados. Ele observa que a empresa designa um gari para selecionar o lixo antes do caminhão passar e desta forma, é recolhido apenas os resíduos pré-estabelecidos para cada dia da semana. Os demais permanecem nas lixeiras até o dia estabelecido para a coleta,

SÉRGIO MALLMANN destaca ainda que a Serni Reciclagens cobrou maior ação e engajamento da Administração Municipal para que o problema seja minimizado. O sócio proprietário da empresa responsável pela coleta seletiva em Iporã do Oeste frisa que a população não deve se preocupar apenas se o lixo está sendo recolhido, mas se questionar de que forma isso está sendo feito e para onde os resíduos estão indo, buscando saber se o processo está atendendo o que se espera em termos de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

O Centro de Referência de Assistência Social de Belmonte iniciou na última semana, as atividades de férias para as crianças e adolescentes assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. De acordo com a coordenadora do CRAS de Belmonte, ELIANE BAÚ, as atividades serão realizadas a cada 15 dias nos meses de janeiro e fevereiro, oportunizando que as crianças e adolescentes frequentem o serviço, onde serão ofertadas atividades mais dinâmicas e diferenciadas. ELIANE destaca que o foco do CRAS é o atendimento das famílias e demais pessoas da comunidade que se encontram em situação de vulnerabilidade. ELIANE BAÚ ressalta que a retomada integral das atividades do CRAS de Belmonte será somente no início do mês de março. A coordenadora explica que isso inclui as atividades em grupos e demais oficinas disponibilizadas gratuitamente para as famílias cadastradas. ELIANE salienta que para esse ano, o objetivo é disponibilizar novas modalidades de oficinas para beneficiar o público prioritário atendido pelo CRAS de Belmonte.

A prefeitura de Mondaí, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, está realizando melhorias na rede de distribuição de água na Linha Barra Escondida. De acordo com o secretário, SIDINEI BASSORICI, essa rede foi implantada há mais de 15 anos e desde então, não havia recebido manutenção. Ele destaca que foi trocada toda a tubulação da rede principal, que leva a água desde o ponto de captação até a caixa de distribuição. Conforme BASSORICI, o sistema abastece aproximadamente 400 famílias da comunidade e agora conta com um novo modelo de tubulação PEAD, que se destaca pela sua alta resistência. O secretário menciona que o objetivo dos investimentos é garantir o abastecimento de água com qualidade aos moradores. SIDINEI BASSORICI também chama atenção que nesta quinta-feira, dia 25 de janeiro, vai encerrar o prazo para os piscicultores de Mondaí efetuarem os pedidos de alevinos junto à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município. Ele ressalta que a entrega está prevista para ocorrer já no dia 31 deste mês, a partir das oito horas da manhã, na garagem de máquinas da prefeitura.

Um homem foi preso por furtar cerca de 320 reais de um estabelecimento comercial, em Guaraciaba. O crime aconteceu no início da noite da última sexta-feira, por volta das seis horas. De acordo com a Polícia Militar, o proprietário do estabelecimento relatou que precisou sair para descarregar um caminhão e que quando retornou, percebeu que o dinheiro havia sumido. Ele então verificou as imagens das câmeras de monitoramento e conseguiu identificar o autor do furto. Com base nas imagens, os policiais militares realizaram buscas e localizaram o suspeito, que estava com o dinheiro furtado. Ele foi preso e encaminhado para a Delegacia da Polícia Civil pelo crime de furto.

Um homem foi preso por tráfico de drogas em Itapiranga por volta das sete e meia da noite da última sexta-feira, no bairro Rainha da Paz. A Polícia Militar relatou que avistou uma moto em atitude suspeita em frente a uma residência, conhecida das guarnições por ocorrências envolvendo a venda de entorpecentes. Assim que a moto saiu da residência, os policiais realizaram a abordagem. Com o condutor, foi encontrada uma porção de cocaína e ele afirmou que havia acabado de comprar. Os policiais foram até a casa e realizaram buscas com o apoio do canil setorial e cão de faro, localizando uma grama de cocaína e 34 gramas de maconha fracionadas para a venda. A droga foi apreendida e o homem foi preso pelo crime de tráfico de drogas, sendo entregue em seguida na Delegacia de Polícia Civil.

Uma colisão frontal foi registrada no último sábado, por volta das sete e 15 da noite na SC-163, em São Miguel do Oeste. A guarnição da Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste atendeu a ocorrência que envolveu um Corsa Wind, com placas de Descanso, dirigido por um homem de 54 anos e um Nissan Versa, com placas de Itapiranga, dirigido por um homem de 37 anos. Os motoristas não sofreram ferimentos, no entanto, a passageira do Versa relatava dores pelo corpo, decorrentes do uso do cinto de segurança. Os veículos foram liberados por não apresentarem impedimentos. As causas da colisão não foram divulgadas.

Um motorista fugiu após sair da pista e capotar o carro que conduzia na madrugada deste domingo, na rodovia SC 283, em Mondaí. A guarnição da Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste foi acionada para atender a ocorrência por volta das quatro e meia. A Polícia informou que o acidente envolveu um carro Volkswagen Fox, com placas de Mondaí, que supostamente era conduzido por um homem, de 35 anos. Dentro do veículo foram encontrados o celular e os documentos pessoais do possível condutor. Por não apresentar condições de trafegar, o carro foi removido ao pátio conveniado por um guincho.

Um homem com um mandado de prisão por diversos crimes foi preso em Itapiranga por volta das quatro e meia da tarde deste domingo. A Polícia Militar informou que realizava rondas no Bairro Jardim Bela Vista, quando realizou a abordagem de um homem, de 24 anos. Durante consulta ao sistema, foi constatado que havia um mandado de prisão ativo contra ele pelos crimes de ameaça, lesão corporal leve dolosa, cárcere privado, desobediência, entre outras contravenções penais. O homem foi preso, conduzido e entregue no presídio de São Miguel do Oeste.

A Polícia Militar prendeu um homem por tráfico de drogas em São Miguel do Oeste neste domingo, por volta das cinco horas da tarde. A prisão ocorreu durante rondas na comunidade Vila Nova II, onde os policiais fizeram a abordagem de um carro com dois ocupantes em atitude suspeita. Durante o procedimento, a passageira relatou que é usuária de crack há anos e que teria ido comprar droga em uma das residências da comunidade. O cão de faro do canil setorial foi acionado e com o auxílio da guarnição do Tático, foram realizadas buscas na residência do autor, já conhecido pelas guarnições e com extenso histórico de ocorrências envolvendo o tráfico de drogas. No local foi encontrada uma pedra de crack e materiais para embalar a droga, além de um pote plástico com crack e cocaína. As drogas foram apreendidas e o homem, de 39 anos, foi entregue na Delegacia de Polícia Civil.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.