-RIO E SÃO PAULO ADIAM DESFILES DE CARNAVAL PARA FERIADO DE TIRADENTES
-USO DE MÁSCARAS EM LOCAIS ABERTOS VOLTA A SER RECOMENDADO EM SC
-ASSOCIAÇÃO DOS CRIADORES DE SUÍNOS ORGANIZA JANTAR EM PROL DO HOSPITAL DE IPORÃ DO OESTE
-PRESIDENTE DA ACCS AFIRMA QUE PRODUTORES INDEPENDENTES REGISTRAM PREJUÍZOS DE QUASE QUATRO REAIS POR QUILO
-BELMONTE CONFIRMA TRÊS CASOS DE DENGUE
-SECRETARIA DE SAÚDE DE TUNÁPOLIS INICIA VACINAÇÃO DE CRIANÇAS E REFORÇA CUIDADOS COM A COVID
-MUNICÍPIO FARÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIA NA PRÓXIMA TERÇA
-HOMEM QUE ESTAVA DESAPARECIDO É ENCONTRADO MORTO
O tempo na região Extremo Oeste é de sole calor. A previsão para as próximas horas é que o tempo permaneça dessa forma. A mínima das últimas horas foi de 22 graus e a máxima para hoje deve ser de 36 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar fechou a penúltima semana de janeiro cotado em cinco reais e 42centavos. O euro está valendo seis reais e 15 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.
Os Estados Unidos adicionaram 22 especialidades ao programa de treinamento profissional para estudantes estrangeiros de ciências, tecnologia, engenharia e matemática. O objetivo é apoiar o crescimento da economia e a inovação. Chamado de Treinamento Prático Opcional, o programa permite aos estudantes com bacharelado, mestrado ou doutorado em determinados campos de estudo morar nos Estados Unidos por até 36 meses para trabalhar em sua especialidade.
As autoridades de Hong Kong informaram nesta sexta-feira que vão confinar cerca de três mil pessoas em um bloco de apartamentos por cinco dias. O objetivo é conter um surto da nova variante Ômicron. A ordem de confinamento ocorre quando Hong Kong adere com mais força a estratégia "covid zero" da China. Pelo menos 20 casos positivos confirmados ou preliminares foram detectados em um bloco habitacional público no bairro de KwaiChung.
O Conselho Constitucional da França aprovou nesta sexta-feira com algumas condições, o novo passaporte vacinal da Covid-19.Pela nova exigência, pessoas com 16 anos ou mais terão que mostrar prova de vacinação para entrar em espaços públicos como bares, restaurantes e cinemas. O novo passaporte faz parte da tentativa do presidente francês, EMMANUEL MACRON, de dificultar a vida de uma pequena minoria de pessoas não vacinadas a ponto de obrigá-las a tomar a vacina contra a Covid-19. A decisão do Conselho pavimenta o caminho para que o passaporte de vacina entre em vigor em 24 de janeiro, substituindo o "passaporte sanitário" que exigia como prova de vacinação um teste negativo recente ou infecção anterior por Covid-19.
O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira o envio de uma remessa emergencial de vacinas para crianças a estados com estoques abaixo das 40 mil doses para a aplicação no público infantil.Segundo a pasta, 12 estados estão nessa situação, sendo Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Sergipe, Amapá, Acre, Pará, Roraima, Tocantins, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. O secretário executivo do órgão, RODRIGO CRUZ, informou que a remessa emergencial vai abranger uma quantidade de doses suficiente para imunizar 10 por cento do público-alvo infantil de cada Unidade da Federação nessa situação. As doses deverão ser enviadas neste final de semana e a expectativa do Ministério da Saúde é que elas cheguem aos estados até segunda-feira.
Os trabalhadores já podem consultar na Carteira de Trabalho Digital ou no portal gov.br para saber se terão direito a receber o abono salarial PIS/Pasep.Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, cerca de 22 milhões de brasileiros vão receber o benefício a partir de oito de fevereiro deste ano, com valor total de mais de 20 bilhões de reais.Para ter acesso às informações do abono salarial na Carteira de Trabalho Digital será necessário que o trabalhador atualize o aplicativo, depois acesse a aba “Benefícios” e “Abono Salarial”, para verificar o valor, dia e banco de recebimento.
Os prefeitos do Rio de Janeiro, EDUARDO PAES e de São Paulo, RICARDO NUNES, decidiram em reunião virtual nesta sexta-feira adiar os desfiles das escolas de samba do carnaval nas duas cidades para o fim de semana do feriado de Tiradentes, em 21 de abril. A decisão foi uma orientação das secretarias de saúde das duas cidades e foi motivada pela explosão de casos da Covid-19 causados pela variante Ômicron. No começo do mês, as capitais já haviam cancelado os blocos de rua por causa do aumento de casos da Covid-19. Em notas, as escolas de sambas cariocas e paulistas apoiaram a decisão e ressaltaram o compromisso principal com a saúde dos brasileiros.
O atual colegiado de secretários do governador CARLOS MOISÉS está com os dias contados. Até dois de abril, ele deve ser desfeito em grande parte. Pelo menos dez nomes dos primeiros escalões devem deixar suas cadeiras no prazo de desincompatibilização para a disputa das Eleições 2022. Algumas das principais secretarias terão alterações com as trocas, incluindo Educação, Infraestrutura, Saúde e Agricultura. A tendência é que o novo secretariado de MOISÉS seja montado conforme as alianças a serem definidas para outubro. Partidos que hoje compõem o Executivo podem deixar a base aliada, o que abriria espaço paraas siglas que ficarão ao lado do governador na disputa da reeleição.
Os serviços do Detran sofreram reajustes, para 2022 de 10 vírgula sete por cento devido a inflação do último ano. De acordo com a Secretaria da Fazenda, o aumento no valor das taxas acontece anualmente e depende da inflação do ano anterior. Em 2021, a inflação passou de 10 por cento depois de mais de quatro anos. De acordo com a pasta, é possível notar um aumento em relação ao último reajuste devido à essa alta. A mudança é automática e está prevista em lei. Estão inclusos em serviços do Detran o Certificado de Registro de Veículo Eletrônico, emplacamento, registro de placa e transferência. A pasta afirmou ainda que as taxas praticadas em Santa Catarina são as menores do país, ficando estável em dois por cento.
Uma nota de alerta produzida pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina nesta sexta-feira recomenda o uso universal de máscaras como medida de proteção diante ao aumento dos casos da Ômicron e das síndromes respiratórias. O documento vale, inclusive, para o uso do equipamento de proteção em ambientes abertos, como parques e praças. Entre os motivos apontados no documento para o alerta, estão a rápida disseminação da variante Ômicron pelo Estado, o crescimento no número de casos de ativos, o aumento de circulação de pessoas durante a temporada e a superlotação das unidades de saúde catarinenses devido à procura de pacientes com sintomas gripais. Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde informou que o alerta da Dive discorre como uma recomendação pelo uso de máscara e por conta disso, não altera as legislações vigentes em Santa Catarina.
-ASSOCIAÇÃO DOS CRIADORES DE SUÍNOS ORGANIZA JANTAR EM PROL DO HOSPITAL DE IPORÃ DO OESTE
-PRESIDENTE DA ACCS AFIRMA QUE PRODUTORES INDEPENDENTES REGISTRAM PREJUÍZOS DE QUASE QUATRO REAIS POR QUILO
-BELMONTE CONFIRMA TRÊS CASOS DE DENGUE
-SECRETARIA DE SAÚDE DE TUNÁPOLIS INICIA VACINAÇÃO DE CRIANÇAS E REFORÇA CUIDADOS COM A COVID
-MUNICÍPIO FARÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIA NA PRÓXIMA TERÇA
Parque da Itaipu Rural Show recebeu melhorias para vigésima terceira edição. Quem conta é o responsável pela manutenção do espaço da feira, VALDIR GALIAZZI. De acordo com ele, cada setor tem uma equipe específica, para que tudo esteja pronto na hora de receber os expositores. As estruturas estão praticamente montadas, com parte hidráulica e elétrica prontas, além de uma equipe totalmente empenhada na distribuição de internet, fazendo as instalações necessárias para que ninguém fique sem acesso durante a feira. Conforme GALIAZZI, todo o trabalho vale a pena, e tem como objetivo deixar o parque mais confortável para os visitantes.
Nova praça de alimentação é uma das novidades do Itaipu Rural Show 2022. Agora fechado e climatizado, o espaço ficou ainda mais aconchegante, como conta VALDIR GALIAZZI – responsável pela manutenção do parque. Acrescenta que foram criados mais sete estandes, além de um novo barracão de mil e 600 metros quadrados, onde o gado será avaliado. A equipe para a Itaipu Rural Show está empenhada para que não ocorram problemas no evento. São cerca de 150 pessoas trabalhando nos 17 mil 850 metros quadrados da feira, e dois hectares terceirizados.
Estado lança edital para elaboração do projeto de recuperação da SC-163 entre Itapiranga e SMOeste. A reabertura do processo licitatório para escolha da empresa que irá elaborar o projeto técnico de restauração e recuperação da SC-163, no trecho com extensão de cerca de 63 quilômetros que vai de Itapiranga a São Miguel do Oeste foi divulgada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade. De acordo com o Secretário, THIAGO VIEIRA, o edital tem dois seguimentos, o primeiro será do entroncamento com a BR-163/BR-282 em São Miguel do Oeste até o entroncamento com SC-386/BR-386 em Iporã do Oeste com extensão de 32 quilômetros. O segundo será do entroncamento com SC-386/BR-386 em Iporã do Oeste até o entroncamento com a SC-283 em Itapiranga com extensão de 30 quilômetros. VIEIRA comenta que além disso, o projeto contempla a implantação de Contornos Viários em Descanso e Iporã do Oeste. O investimento gira em torno dos seis milhões e 580 mil reais.
Uma reunião para tratar sobre a estiagem que atinge toda região está marcada para a manhã da próxima segunda-feira, dia 24, no auditório da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste. Essa reunião, com início às 9h, foi marcada pela assessoria do gabinete do secretário de Estado da Agricultura, ALTAIR SILVA, e visa reunir os prefeitos e secretários de Agricultura dos municípios da AMEOSC. Conforme a representante da pasta no município de Tunápolis e coordenadora do Colegiado da Agricultura da AMEOSC, DIRCELEI ARENHARDT, um dos assuntos a serem debatidos com a presença do secretário ALTAIR SILVA são os programas da Epagri, via estado, que estão sendo realizados, incluindo a questão dos 150 milhões de reais que ainda não estão liberados.
A coordenadora do Colegiado de Agricultura da AMEOSC, DIRCELEI ARENHARDT, cita que o dinheiro do estado será destinado para fins de limpeza e abertura de novos reservatórios, compras de caixas de água e canos, porém o valor ainda não está disponível, portanto o agricultor ainda não consegue fazer o projeto no escritório da Epagri. A expectativa é de que nessa reunião o secretário ALTAIR SILVA informe quando o dinheiro estará disponível, o que vai viabilizar os demais trâmites para os produtores.
Quanto ao abastecimento de água no interior de Tunápolis, a secretária de Agricultura, DIRCELEI ARENHARDT, cita que o município dispõe de duas empresas credenciadas para auxiliar o produtor rural. Diariamente, dois a três caminhões por empresa fazem o transporte. DIRCELEI observa que a demanda aumenta a cada dia, enquanto o nível dos rios e reservatórios no interior segue em baixa. Conforme a secretária de Agricultura, o Rio Macaco Branco está cada dia está mais seco, enquanto o Peperi não tem uma qualidade de água muito boa para o abastecimento. Uma opção apontada pela Secretaria de Agricultura é recuperar os poços caxambus que existem nas propriedades, fazendo proteção com mata ciliar e arborização, o que também ajuda a preservar a água. DIRCELEI ARENHARDT comenta que essa estiagem é uma situação atípica, com gravidade semelhante registrada apenas em 1974 ou nos anos 1950.
Associação Municipal dos Criadores de Suínos de Iporã do Oeste organiza jantar em prol do Hospital Nossa Senhora das Mercês. Conforme o presidente, TIAGO KROETZ, já é uma marca da Associação dos Criadores de Suínos ajudar o próximo. É nesse sentido que a entidade organiza o jantar em prol do hospital de Iporã do Oeste, já de forma tradicional. Na próxima semana, a associação vai se reunir para definir todas as tarefas nos mesmos moldes dos anos anteriores, com ida aos supermercados do município para solicitar contribuição de algum alimento ou produto de limpeza que sirva também para o instituto hospitalar. Além disso, também será definida a janta e os valores no evento do dia 11 de março, em local a ser definido. KROETZ enfatiza que os pratos servidos não estão definidos, mas deverão ser os tradicionais leitão a paraguaia e carne suína no espeto.
Em relação ao mercado da carne suína, o presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Iporã do Oeste, TIAGO KROETZ, destaca que na região existe o costume de consumir essa carne. Ele lembra que o suíno está mais em conta em relação à carne bovina. KROETZ comenta que a carne suína já era muito discriminada, principalmente em centros maiores, sendo conhecida como uma carne gordurosa, porém constata que hoje o uso da banha do suíno é mais benéfico do que o próprio azeite na cozinha, um fator que favorece muito a classe. O presidente da Associação Municipal dos Criadores de Suínos convida a todos para participarem do jantar e desde já agradece à população de Iporã do Oeste, que sempre é muito participativa, tanto no jantar como na doação dos alimentos.
Os produtores de suínos em Santa Catarina estão passando por um momento difícil com o preço baixo pago por quilo. A partir do primeiro trimestre do ano passado, o preço do suíno começou a baixar e o cenário só foi se agravando até o final do ano, fazendo com que o produtor perdesse o valor de 110 reais por animal. A constatação é do presidente da ACCS, LOSIVANIO DE LORENZI. Conforme ele, nestas primeiras semanas do ano os produtores independentes estão com prejuízos que se aproximam dos quatro reais por quilo. O suíno é comercializado a três reais e 80 centavos, enquanto o custo de produção é de oito reais. Segundo ele, isso significa um prejuízo de 350 reais por animal comercializado. Apenas neste início de ano, foram duas baixas registradas no preço ao pago ao suinocultor, somando ao todo 30 centavos por quilo. O presidente lembrou ainda que a seca no Oeste do estado tem encarecido os insumos nos últimos meses e agravado ainda mais a situação dos produtores. Na avaliação dele, o produtor está pagando para trabalhar, e para piorar o cenário, não há uma expectativa de que o mercado de suínos seja regulamentado tão cedo.
Desta forma, com excesso de suínos em estoque que leva o mercado a comprar menos, consequentemente afetou a aquisição de suínos por parte dos produtores. O presidente LOSIVANIO DE LORENZI disse que em uma região do Estado alguns suinocultores estão diminuindo a produção e outros abandonando a atividade e migrando para outro setor. Ele citou que na região de Braço do Norte, um dos berços da produção, tem vendido as matrizes a dois reais e 50 centavos o quilo do suíno para fechar a granja. Para o presidente é lamentável que o produtor chegue neste ponto e feche a granja mesmo com todo o investimento realizado. Para solução do problema atravessado pelo setor, LORENZI acredita que as indústrias e cooperativas deveriam diminuir o plantel. Para ele houve um crescimento mal planejado devido ao grande número de matrizes. LOSIVANIO salientou que o mercado ficou focado no mercado chinês, que decepcionou o mercado internacional. Mesmo com recorde de vendas para fora do Brasil no ano passado, o setor não teve lucro. Por isso, é necessário ter um bom planejamento entre oferta e demanda.
A Secretaria de Saúde de Belmonte registrou nessa sexta-feira três casos de dengue. Um quarto paciente aguarda o resultado do exame. Conforme o secretário da pasta, JULIMAR FÁVERO, os três pacientes – um homem e duas mulheres, com idade entre 43 e pouco mais de 60 anos, viajaram para uma região do Mato Grosso, com grande incidência da doença. No retorno apresentaram sintomas e procuraram a unidade de saúde, onde foi feita a coleta de sangue e exames. Com a positivação, um fumacê foi realizado próximo à residência da família, a fim de eliminar os mosquitos. A medida se deu pelo fato de que o município, apesar do esforço da equipe de epidemiologia, é considerado infestado pelo Aedes Aegypti. Ano passado foram registrados 59 focos e neste ano já há quatro. Em relação à Covid-19, Belmonte acumula 22 casos ativos e nenhum internado. A Secretaria da Saúde pede atenção redobrada com uso de álcool em gel, máscara e distanciamento social. A etapa da Gincabel, a gincana de Belmonte que estava prevista para esse fim de semana, foi cancelada com objetivo de conter os casos do vírus.
A Secretaria de Saúde de Tunápolis iniciou ontem a vacinação de crianças contra Covid-19. De acordo com a secretária da pasta, ROSELI BONAVIGO, a dose aplicada nas crianças de 5 a 11 anos é a pediátrica, desenvolvida especialmente para esse público, e também é do laboratório da Pfizer. Primeiro é aplicado nas crianças com comorbidades e depois serão atendidas aquelas de 11 anos, em sentido decrescente de idade. ROSELI lembra que a equipe da saúde e as agentes comunitárias vão entrar em contato com as famílias para realizarem a vacinação. A solicitação é para a criança vir acompanhada do pai, mãe ou responsável para receber a dose. Até o momento, a Secretaria tem realizado essa etapa de vacinação com tranquilidade.
ROSELI BONAVIGO salienta que as vacinas de rotina continuam sendo aplicadas normalmente, em um fluxo intenso de trabalho em toda unidade de saúde. Na sala de vacinas e farmácia a procura também é grande, mas aos poucos a Secretaria projeta conseguir atender a demanda. A secretária de Saúde de Tunápolis solicita para aqueles que ainda não receberam o imunizante contra Covid, que entrem em contato com a sala de vacinas e no momento em que tiver disponível, serão comunicadas. A imunização do público infantil ocorre em momento preocupante, pois desde a primeira semana de janeiro é observado um rápido aumento de casos positivos para Coronavírus junto ao Comitê de Crise do município. Algumas medidas, como o decreto que proíbe eventos, foram tomadas para tentar conter essa cadeia de transmissão. Ainda ontem Tunápolis contabilizava 87 casos confirmados e um hospitalizado em enfermaria com o vírus. Outras 202 pessoas são monitoradas com suspeita.
Conforme a secretária de Saúde de Tunápolis, o número elevado de pessoas procurando por atendimento interfere nos trabalhos normais da unidade básica. ROSELI BONAVIGO lembra que desde o início do ano o município voltou a disponibilizar área específica para atender pessoas com sintomas de Covid ou quadros respiratórios. Em algumas situações, profissionais de outras áreas ainda precisam auxiliar nesse espaço, devido à demanda. Na área um são atendidos outros problemas de saúde mais urgentes, enquanto as situações eletivas devem aguardar. ROSELI frisa que muitos pacientes já estão na fila para atendimentos eletivos desde 2020 e uma grande demanda ficou reprimida durante a pandemia. Alguns desses atendimentos foram realizados no último ano, porém a secretária lembra que ainda não houve tempo suficiente para atender a todos, e outras demandas entraram nesse período.
Já no município de Mondaí, os atendimentos na saúde estão restritos por conta de profissionais positivados para Covid-19. A informação é do secretário de Saúde, GUINTER DREHER. Segundo ele, no momento dois médicos estão afastados por Coronavírus, além de uma técnica de enfermagem, uma secretária do setor administrativo e três motoristas. O secretário lembra que diante da situação o atendimento na unidade de saúde é priorizado para pessoas com sintomas de Covid. Já os demais pacientes passam por triagem e quem realmente precisa de consulta é encaminhado ao médico. DREHER lembra que as pessoas com necessidade de renovar receita também são atendidas de maneira emergencial. O secretário reitera que não é possível projetar quando os atendimentos voltam ao normal, pois dependem de como vai se comportar a nova onda da Covid. Na perspectiva da Saúde de Mondaí, essa demanda deverá permanecer assim por mais duas semanas. GUINTER DREHER reforça o pedido para as pessoas virem ao posto de saúde apenas em casos de urgência e emergência, para tentar diminuir a contaminação da Covid. Ontem o município registrava 80 casos ativos de Coronavírus.
Iporã do Oeste fará na próxima terça-feira uma audiência pública sobre a cobrança da contribuição de melhoria relacionada a asfaltamentos na cidade. Em edital publicado no dia 18 de janeiro, o prefeito de Iporã do Oeste, ADÉLIO MARX, convocou a audiência que será na terça, dia 25, às 19h30, no Centro Público de Convivência. Conforme o secretário de Administração, ERVINO HENKEL, as ruas contempladas serão as do centro da cidade em direção às periferias. São as seguintes: São José; Lourenço Müller; João Paulo Primeiro; José Albino Colling, Balduíno Wandscheer; Primeiro de Maio; Monte Alverne; Rua do Engenho; Santos Dumont; Arno Sacks; Walter Horst, Rudi Horst; e 25 de Julho. Na mesma audiência será tratado sobre a cobrança de contribuição de melhoria referente ao calçamento com pedras irregulares, em outras quatro ruas da cidade: 13 De Maio; 12 De Outubro; Rua Das Orquídeas e Rua Dos Pinhais.
Conforme o secretário de Administração de Iporã do Oeste, o montante a ser investido em asfaltamento é de dois milhões 912 mil reais. Do valor orçado, 850 mil são recursos de emendas de deputados, enquanto para o município fica em dois milhões e 62 mil reais. Outros 681 mil reais serão investidos em pedras irregulares. ERVINO HENKEL explica que a audiência pública será para discutir sobre a contribuição de melhoria e levar ao conhecimento dos moradores. Na sequência será encaminhado projeto de lei para a Câmara de Vereadores, autorizando o edital de contribuição de melhoria. O secretário lembra que houve uma mudança no governo do estado em relação à liberação das emendas, e agora elas serão enviadas na conta da prefeitura somente após a licitação. A expectativa do município é concluir as obras de asfaltamento e pavimentação com pedras irregulares até final do ano, com perspectiva de iniciar ainda no primeiro semestre.
De acordo com o Plano Plurianual, a meta do município é atingir no mínimo 30 mil metros quadrados em pavimentação. Segundo ERVINO HENKEL, secretário de Administração de Iporã do Oeste, essa área será superada com os novos projetos. O município espera obter recursos para atender a população da melhor maneira possível, considerando que muitas ruas ainda necessitam de pavimentação asfáltica e os valores recebidos, conforme o secretário, são limitados. HENKEL reitera ainda que o custo também é elevado, pois o asfalto deriva do petróleo, que tem se tornado caro. O secretário de Administração convida a todos para participarem da audiência, em especial os moradores próximos às ruas contempladas com obras. ERVINO HENKEL comenta ainda que em relação às pavimentações concluídas no ano passado, agora ocorre a segunda fase da avaliação de imóveis contemplados com as obras e em seguida será publicado edital de lançamento de contribuição de melhoria, com o valor que cada contribuinte deverá reverter aos cofres públicos. A expectativa do secretário é de que esse processo será concluído em uma semana.
-MOTORISTA FOGE APÓS COLIDIR CONTRA CARRO ESTACIONADO
-HOMEM QUE ESTAVA DESAPARECIDO É ENCONTRADO MORTO
Um forte temporal causou estragos no município de Flor do Sertão na tarde de ontem. Por volta das 17h30 desta sexta-feira houve vento forte principalmente na área central do município, Linha Marmeleiro e Linha Pedra Branca. Prédios públicos como a Delegacia de Polícia e a Escola de Educação Básica Jorge Lacerda ficaram parcialmente destelhados. Além do destelhamento, o temporal também causou queda de árvores em toda cidade. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar atuaram ajudando a comunidade.
Um motorista fugiu após colidir contra carro estacionado. A ocorrência foi registrada por volta das 02h deste sábado, na Rua Salgado Filho, Bairro Agostini, em São Miguel do Oeste. Segundo apurado pela Peperi, um Gol que estava estacionado foi atingido na traseira por outro carro, e logo na sequência o motorista se evadiu do local, sem mesmo avisar a proprietária do carro sobre a colisão. Além disso, vizinhos que acabaram escutando o barulho e vendo a situação durante a madrugada, relataram que o causador estaria conduzindo um Chevette ou Monza de cor vermelha. Ainda na manhã deste sábado, o carro envolvido e que colidiu na traseira do Gol foi encontrado em uma residência no bairro Salete. Segundo o dono do Gol, o condutor do Chevette não foi encontrado em casa, mas agora todos os encaminhamentos de cobrança serão feitos. A Polícia Militar também prestou todo auxílio necessário.
O homem que estava desaparecido desde a última quinta-feira foi encontrado sem vida por volta as 10h30 deste sábado. O desaparecimento do agricultor já completava mais de 48 horas. ELEMAR LUIS WELTER, de 52 anos, estava desaparecido desde às 6 horas da última quinta-feira, em São João do Oeste. Ele era morador de Linha Itacuruçu e sofria de depressão. Ainda na quinta-feira, quando familiares registraram um boletim de ocorrência, a Polícia Militar de São João do Oeste com apoio da guarnição do Canil de São Miguel do Oeste realizou buscas na mata com um cão farejador. Ontem, auxiliaram nas buscas 13 bombeiros com um cão um cão farejador e ainda outro cão da Polícia Militar.
Neste sábado as buscas seguiram com o intuito de localizar o morador. A família informou a reportagem da Rede Peperi que o corpo do ELEMAR foi encontrado há cerca de 500 metros da residência, em uma área de difícil acesso. Cerca de 50 moradores da comunidade auxiliaram nas buscas pelo agricultor. Conforme os familiares, ELEMAR sempre foi um líder comunitário e não tinha registros de conflitos, problemas familiares ou financeiros, mas sofria de depressão. O agricultor e sua família realizavam a ordenha na manhã de quinta-feira, quando ele relatou que iria para a residência se arrumar para uma consulta que estava prevista para ocorrer naquela manhã em São Miguel do Oeste. Quando a esposa e o filho voltaram para a residência não localizaram mais o homem. A causa da morte não foi divulgada.