ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 22-01-2020 Quarta-Feira

-BOLSONARO ANUNCIA CRIAÇÃO DO CONSELHO DA AMÂZONIA

-MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL DENUNCIA 11 PESSOAS PELA OPERAÇÃO ALCATRAZ

- MUNICIPIO MANTÉM GRUPOS DE INCENTIVO A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA

- SECRETARIA DA EDUCAÇÃO CONVOCA MAIS PROFISSIONAIS PARA ATUAÇÃO NA REDE DE ENSINO

- HOSPITAL ENCERROU O ANO COM O MAIOR NÚMERO DE ATENDIMENTOS DOS ÚLTIMOS ANOS

- PM DEFINE O COMBATE A GOLPES E A PREVENÇÃO A ACIDENTES COMO PRIORIDADES DE ATUAÇÃO

-MOTORISTA ATROPELA MULHER E FOGE SEM PRESTAR SOCORRO

-CARRO ROUBADO FINAL DE SEMANA NO RS É RECUPERADO NA BR 158


O tempo na região Extremo Oeste é instável com chuva. A previsão para as próximas horas é de chuva com possibilidades de aberturas de sol ao longo do dia. A mínima das últimas horas foi de 17graus e a máxima deve ficar próxima dos 25graus na região. Agora, na Central de Jornalismo da Radio Oeste FM, ...graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo iniciou a quarta-feira em alta.O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.


O Congresso da Bolívia, em meio a uma sessão pública confusa promovida por adversários políticos, aprovou nesta terça-feira a renúncia de EVO MORALES à presidência do país. A votação ocorreu mais de dois meses após o ex-dirigente apresentar uma carta com esse pedido e partir para o exílio. A Assembleia Legislativa, ainda controlada pelo partido de MORALES, aceitou as renúncias dele e do vice-presidente. O ex-presidente boliviano declarou várias vezes que, enquanto o parlamento não aprovasse sua renúncia, ele continuava a exercer a presidência.


Ao menos 36 civis morreram durante ataques de homens armados contra duas aldeias no norte de Burkina Faso. O anúncio foi feito pelo governo que convocou voluntários locais a reforçar a luta contra grupos jihadistas. O ataque deixou ainda três feridos. Centenas de pessoas fugiram da zona onde ocorrem os ataques e foram para a cidade de Kaya, na província de Sanmatenga, segundo testemunhas locais. O presidente ROCH MARC CHRISTIAN KABORÉ decretou ainda, dois dias de luto.


O secretário de Estado norte-americano, MIKE POMPEO, afirmou nesta terça-feira que houve "algumas conversas" com o presidente do regime chavista da Venezuela, NICOLÁS MADURO. Porém, o chefe da diplomacia dos Estados Unidos afirmou que o venezuelano não está disposto a permitir novas eleições livres. A declaração de POMPEO vem em reação a uma entrevista concedida por MADURO ao jornal "The Washington Post", publicada no sábado. Foi a primeira vez que o chavista falou a um grande veículo de imprensa dos Estados Unidos.


A Agência Nacional de Telecomunicações estuda reduzir, de 75 dias para até 15 dias, o prazo para bloqueio de celulares piratas após a notificação do usuário. A informação é do coordenador do projeto Celular Legal, que reúne Anatel, operadoras e fabricantes de celulares, JOÃO ALEXANDRE ZANON. O bloqueio começou em março de 2018, por Goiás e Distrito Federal e desde março do ano passado é feito em todos os estados do país. Até o final de 2019 mais de um milhão e 300 mil celulares haviam sido bloqueados. Esse número equivale azero vírgula seis por cento dos 228 milhões de aparelhos ativos no país.


O Ministério da Saúde ressaltou durante coletiva de imprensa, realizada nesta terça-feira que não existe alerta específico para a população após a morte de um morador de Sorocaba, interior de São Paulo, em decorrência de complicações causadas pela febre hemorrágica. A vítima é um homem de 52 anos que foi contaminado pelo arenavírus. Segundo o ministério, esta é a primeira vez em 20 anos que a doença é registrada no país. Segundo o órgão, não há alerta aos moradores porque dos últimos quatro relatos da doença, dois foram transmissão laboratorial e dois no ambiente rural. Todos foram contabilizados na década de 90, sendo o último em 1999.


O presidente JAIR BOLSONARO anunciou a criação do Conselho da Amazônia e de uma Força Nacional para atuar na proteção do meio ambiente da região. O vice-presidente HAMILTON MOURÃO vai coordenar o conselho. O colegiado vai concentrar as ações de todos os ministérios voltadas para a proteção, defesa e desenvolvimento sustentável da Amazônia. A Força Nacional Ambiental vai atuar nos moldes da Força Nacional de Segurança Pública para proteger a região, segundo o governo.


-MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL DENUNCIA 11 PESSOAS PELA OPERAÇÃO ALCATRAZ


A Secretaria de Estado de Saúde por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica emitiu nesta semana uma nota de alerta sobre a situação da febre amarela em Santa Catarina. Nos primeiros 20 dias deste ano, foram registradas 64 mortes de primatas com suspeita da doença. Em janeiro de 2019, foram 20 mortes do tipo durante o mês. Os casos investigados estão concentrados nos municípios de São Bento do Sul, Campo Alegre, Rio Negrinho, Pomerode, Blumenau e Timbó. A morte dos animais serve como alerta de que a doença pode voltar a afetar os moradores da região.


Entre 12 de dezembro de 2019 e o último domingo, Santa Catarina teve 20 mortes por afogamento em água doce e 11 no mar. Os números foram divulgados pelo Corpo de Bombeiros nesta terça-feira. Também houve três mortes por afogamento em locais privados. Os 20 casos em água doce ocorreram em áreas em que não há guarda-vidas. No caso das mortes no mar, duas ocorreram em regiões com guarda-vidas e nove em áreas descobertas por esses profissionais. No mesmo período da temporada passada, houve 19 mortes por afogamento em água doce, 12 no mar e nenhuma em área privativa. Ao todo, no período informado, os bombeiros fizeram mil 561 salvamentos, além de realizar 42 mil 392 atendimentos de pessoas feridas por águas-vivas e encontrar mil 903 crianças perdidas.


O Ministério Público Federal em Santa Catarina apresentou nesta semanauma nova denúncia relativa à Operação Alcatraz, da Polícia Federal. No total, 11 pessoas foram denunciadas por corrupção, peculato e fraude em licitações. O órgão pediu ainda a devolução de dois milhões de reais em valores atualizados, dinheiro que teria sido obtido por meio de dois certames fraudados. Entre os acusados estão dois servidores públicos e pessoas ligadas à iniciativa privada. Esta é a sexta denúncia relativa à operação, deflagrada contra fraudes a licitações e desvio de dinheiro público. A Justiça Federal ainda não analisou a nova acusação.


- MUNICIPIO MANTÉM GRUPOS DE INCENTIVO A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA

- SECRETARIA DA EDUCAÇÃO CONVOCA MAIS PROFISSIONAIS PARA ATUAÇÃO NA REDE DE ENSINO

- HOSPITAL ENCERROU O ANO COM O MAIOR NÚMERO DE ATENDIMENTOS DOS ÚLTIMOS ANOS

- PM DEFINE O COMBATE A GOLPES E A PREVENÇÃO A ACIDENTES COMO PRIORIDADES DE ATUAÇÃO


Deputado estadual MAURO DE DANAL articula visita do governador a região. A pré-agenda do governador CARLOS MOISES no Extremo Oeste está marcada para os dias cinco, seis e sete de fevereiro. Ele tem interesse em visitar Itapiranga, São Miguel do Oeste, Palmitos e São Lourenço do Oeste. O deputado MAURO DE NADAL quer incluir também Dionísio Cerqueira na agenda do governador. Meta é obter apoio para um projeto do parlamentar para que as empresas importadoras usem o porto seco de Dionísio Cerqueira para ingressar em Santa Catarina. Segundo o deputado, desta forma o município teria maior arrecadação. Conforme DE NADAL, atualmente as empresas recebem benefícios fiscais de Santa Catarina e entram com produtos importados pelo Rio Grande do Sul e Paraná. O parlamentar diz que o governador precisa conhecer a realidade da região, pois no primeiro ano de mandato não visitou o Extremo Oeste.


MAURO DE NADAL considera como prioridade aumentar especialidades na área da saúde na região. Salienta que é preciso diminuir o deslocamento de pacientes para centros de tratamento. Como bom exemplo ele cita o tratamento do câncer no Hospital Regional de São Miguel do Oeste que proporciona maior qualidade de vida a população da região. Lembra que o Plano de Governo lançado no ano passado garante incremento financeiro para pequenos hospitais. Desafio é tornar estas unidades de saúde em referência regional de cirurgias eletivas. São 34 pequenos hospitais que não foram contemplados e devem ser incluídos em novo projeto para o repasse de recursos. O deputado diz que a visita da governadora em exercício, DANIELA REINEHR, foi importante, porém é preciso ações práticas com investimentos na região e o governador CARLOS MOISES pode contribuir neste sentido.


Deputado elogia mutirão de cirurgias que são realizados na região. MAURO DE NADAL cita Iporã do Oeste como referência em cataratas e pterígio.Itapiranga com hospital particular e referência em cirurgias ortopédicas. O parlamentar também chama atenção para investimentos em centro cirúrgicos em Tunápolis e São João do Oeste. DE NADAL diz que é inadmissível pacientes terem a necessidade do deslocamentos a Florianópolis para uma cirurgia de joelho. Chapecó que é o hospital de referência na região tem fila de espera de até cinco anos. MAURO DE NADAL observa que mutirões atuais ocorrem por iniciativas das secretarias municipais da saúde. O deputado defende que o governo precisa ter maior participação. Destaca ainda que a agenda do governador CARLOS MOISES tem objetivo de debater pautas regionais, sem abordar questões particulares de cada município.A precariedade das rodovias da região também estarão em pauta.


Mesmo com recorde em exportação de carne suína, a suinocultura ainda enfrenta dificuldades. A informação é de LOSIVANIO DI LORENZI, presidente da associação catarinense dos criadores de suínos, ACCS. Conforme ele, a suinocultura encerrou o ano de 2019 com resultados positivos devido a um maior volume de exportação e com a recuperação gradativa do mercado interno. Em 2019 a exportação de carne suína passou de 700 mil toneladas o que sempre foi o grande desafio de SC. Para 2020 a expectativa é bater novamente o recorde do Brasil e ultrapassar o volume de exportação de 800 mil toneladas. De acordo com LOSIVANIO as exportações favorecem as indústrias e consequentemente os produtores. Ele destaca ainda a valorização do diferencial sanitário de SC. Em 2019, quase 60% das exportações brasileiras foram de SC. A China é o maior comprador da carne suína catarinense com 40% sobre o total exportado, seguido pelo HONGKONG, Chile e Argentina.


A suinocultura em SC enfrenta problemas ambientais e sanitários.LOSIVANIO DI LORENZI, presidente da ACCS cita que a suinocultura possui a questão na demora da liberação das licenças ambientais para os agricultores. Conforme ele a mudança do nome de FATMA para IMA, não resolveu o problema, mas deve haver mudança na forma de gestão, contratar mais pessoas para trabalhar para haver mais agilidade tanto no meio urbano como no rural.DI LORENZIdestaca também que oBrasil precisa ter um controle mais rígido nas entradas de produtos no país pela vigilância sanitária nos aeroportos e nos portos. Outraquestão, ainda é o aumento dos tributospor parte do governo que recai na conta do produtor.


O presidente da ACCS, afirma que o produtor realiza sua função com muita maestria, porém os políticos precisam ter um olhar diferente, principalmente para as rodovias para a escoação da produção e também trazer produtos para SC, como o milho, por exemplo, com preço mais acessível. Ele lembra da antiga pauta de dois anos, a abertura da rota do milho. Os problemas são os mesmos ao longo dos anos. Os preços praticados atualmente são justos, afirma LOSIVANIO, embora, pela integração poderia ter melhorado mais, pela lucratividade que as cooperativas e industrias tiveram ano passado. Para o produtor independente houve um ganho maior, porém não conseguiram ainda obter lucro pois quando houve crise, durante os últimos quatro anos, tiveram perdas maiores, houve renegociação das dividas e irá demorar até voltarem ao lucro normal. O valor do suíno aumentou, mas os insumos para a produção do suíno também aumentaram muito, encarecendo o custo produção. Mesmo assim há uma viabilidade econômica para o produtor de suínos.


Programa Empresa Mais alavanca negócios com grande adesão pelas empresas. O programa Empresa Mais executado pela prefeitura de Iporã do oeste em 2019. Conforme ALEXANDRE RUSCHEINSKY, vice prefeito, secretario de desenvolvimento econômico e responsável pelo setor de urbanismo, o programa é uma parceria com a associação comercial e o PRODELI. / Para participar, as empresas devem estar locadas em Iporã do Oeste, se classificar no ramo de indústria, comercio ou serviço e se enquadrar dentro das faixas de valores para empréstimo. O valor foi liberado somente para investimento, para tal o empresário apresentou um plano de negócios comprovando o mesmo. De acordo com ALEXANDRE, a empresa, após aprovada, recebe o valor em forma de empréstimo, e restitui parcelado somente o capital retirado e a prefeitura através da secretaria realiza o pagamento dos juros do empréstimo. 77 empresas aderiram ao programa com investimento total de um milhão de reais em negócios e empregos. ///


Programa Empresa Mais não será oferecido em 2020. De acordo com o secretario ALEXANDRE RUSCHEINSKY, o investimento contratado em 2019 está sendo executado e as empresas estão efetuando o pagamento parcelado até final de 2020. ALEXANDRE cita que o programa está suspenso até ocorrer a quitação das parcelas contraídas pelas empresas em 2019. Também não é possível efetuar o programa este ano por questões orçamentárias e pelas restrições fiscais por ser ano eleitoral. RUSCHEINSKY avalia o projeto de forma positiva pelo retorno das próprias empresas que obtiveram um auxilio para alavancar seus negócios, , inclusive com a procura por outros municípios.


Estação de tratamento de dejetos humanos de Descanso passará por testes nesta sexta-feira. Serão feitos testes de operação com lodo na estação de tratamento de dejetos humanos, que fica localizada na comunidade de linha Campinas, interior de Descanso, tendo como objetivo a certificação da viabilidade do sistema. Os testes serão acompanhados pela Casan, Aris, Conder, Ministério Público,pelos prefeitos dos municípios de Tunápolis,Santa Helena, Belmonte, Bandeirante, Paraíso, Barra Bonita, São Miguel do Oeste, Descanso e pela empresa que construiu a estação. O secretário de Administração, PAULO LAUXEN, explica que no final de 2019 ocorreu a liberação da licença para operação da estação pelo Instituto do Meio Ambiente, IMA. Após o experimento a estação de tratamento poderá sofrer ajustes, conforme a necessidade.


O secretário de Administração destaca que a estrutura da unidade em linha Campinas está concluída, e o que falta é a automação da operação para a qual já foi encaminhado projeto a FUNASA. PAULO LAUXEN explica que foi encaminhado à Câmara de Vereadores um projeto que prevê o funcionamento da estação em caráter experimental, para que durante o período de dois anos possam ser feitos os ajustes necessários.


O secretario comenta ainda que o custo de instalação e de operação da estação é baixo se comparado ao sistema convencional. Os testes começam às oito horas e 30 minutos desta sexta-feira. O acesso para a estação fica ao lado da pista do Moto Grupo Lameiros do Sossego, em Linha Campinas.


Belmonte mantém grupos de incentivo a prática de atividade física. De acordo com o educador físico do município, MARCO ANTONIO, o projeto, denominado de “Comunidade em Movimento”, iniciou ainda no ano passado, com foco na prática de atividade física orientada. O profissional afirma que atualmente metade da população não atinge os níveis ideais de atividade física, um dado preocupante, considerando a importância que representa para a prevenção de doenças. O educador destaca que o projeto foi bem aceito, e está tendo boa participação popular. O grupo é aberto a todas as pessoas, independente da faixa etária. Ele comenta que muitas pessoas acabam se acomodando, em função do uso exagerado dos celulares e outras tecnologias que deixam as pessoas menos ativas, por isso é importante incentivar o exercício físico.


Secretaria da Educação convoca mais profissionais para atuação na rede de ensino. NEREU BARTH, secretário de educação de Iporã do Oeste, esclarece que segunda feira foi feita a convocação para a chamada de professores ACTs, para preencher vagas que surgiram devido a licenças ou desistências de professores que haviam efetuado a escolha de vaga ainda em 2019. De acordo com BARTH, o edital está disponível no site da prefeitura de Iporã do Oeste e na própria prefeitura. Há duas vagas na educação infantil, uma vaga no ensino fundamental anos iniciais e três vagas em áreas especificas com diferentes cargas horárias. BARTH explica que a escolha referente ao edital de processo seletivo número 005/2019 e será dia 23 de janeiro, amanha, quinta feira ás nove horas na secretaria da educação. Houve também a convocação e efetivação de um professor na área de Língua Portuguesa e um para o ensino fundamental anos iniciais. No quadro de serviços gerais também houve a necessidade de contratação de três pessoas do concurso ainda vigente. ///


As atividades na rede de ensino iniciam com retorno dos profissionais. NEREU BARTH, secretario de Educação de Iporã do Oeste, informa que os diretores das escolas retornam hoje dia 22. Na tarde desta quarta feira haverá reunião com toda a equipe diretiva da rede de ensino, composta por quatro escolas, para realizar os encaminhamentos necessários para o ano letivo de 2020. Os professores iniciarão as atividades em quatro de fevereiro. O inicio das aulas, tanto da rede municipal como estadual, será dia 10 de fevereiro. Ainda conforme NEREU, durante o período de recesso foram realizadas muitas obras e trabalhos. No EMEI Criança Feliz foi colocado piso modular e as salas estão sendo reformadas com a conclusão dentro de 30 dias. No Pré Escolar Os Peixinhos, também foi colocado piso modular na quadra e a caixa de areia está sendo adequada. NEREU destaca que com as adequações as crianças serão melhor atendidas e com mais segurança, além de oferecer um ambiente mais agradável e bonito para todos.


O grupo de caminhada “Comunidade em Movimento” foi retomado na segunda-feira. Nos meses de janeiro e fevereiro os encontros serão realizados nas segundas e terças-feiras, iniciando às sete horas e 40 minutos. O educador físico enfatiza que as atividades, quando as condições do tempo são favoráveis, são realizadas na rua coberta da praça municipal e pista de caminhada às margens da SC-496. MARCO ANTONIO lembra que na quinta-feira também será retomado o grupo “Atividades Físicas com Idosos”, com início às 14 horas, no Centro Social do município.


Hospital de Iporã do Oeste encerrou o ano com o maior número de atendimentos dos últimos anos. O relatório de prestação de serviços e atendimentos diversos no Hospital Nossa Senhora das Mercês de Iporã do Oeste ainda está sendo finalizado, mas os dados já concluídos apontam uma demanda grande em 2019. Conforme o diretor do hospital, RENATO CELANTE, em relação a exames, no ano passado foram realizados mais de 55 mil 150 procedimentos. Cirurgias oftalmológicas foram cerca de três mil e 500 e cirurgias gerais 415. Atendimentos ambulatoriais foram 18 mil 865. Destes atendimentos, o diretor cita que em torno de sete mil foram consultas. CELANTE chama atenção para o número de internações, que em 2019 passou de mil, e o número de cirurgias que também foi bem superior ao dos outros anos.


Os atendimentos prestados pelo hospital são pagos conforme a tabela SUS. RENATO CELANTE lamenta que a tabela do Sistema único de Saúde está bastante defasada, abaixo do custo que o hospital tem com os procedimentos. Para manter a entidade, o diretor cita que são usados recursos de convênios, emendas parlamentares, a parceria com o município e a grande quantia de doações da comunidade, em dinheiro, alimentos, materiais de limpeza e demais donativos. Segundo o diretor, além da parceria que o hospital já mantém com a secretaria de Saúde de Iporã do Oeste, também está sendo realizado o credenciamento de outros municípios com atendimentos de ginecologista, ortopedista e otorino. Para este ano, CELANTE cita que a maior demanda é a compra de equipamentos para as cirurgias, a exemplo de mais um carrinho anestésico, um arco cirúrgico e uma torre de vídeo, investimentos avaliados em mais de 700 mil reais.


Policia militar define o combate a golpes e a prevenção a acidentes como prioridades de atuação. Comandante da policia militar de Iporã do Oeste, Sargento MILTON WOLF, explica que atualmente há dois tipos de golpes mais usados pelas ferramentas digitais. Uma é a clonagem do aplicativo Whatsapp, com o intuito de oferecer algo, o infrator pede que a vítima confirme um código de segurança que foi encaminhado ao seu celular. Com o envio deste código, de quatro a seis números, o criminoso consegue acesso a todas as conversas da vitima do whatsapp e, também, enviar mensagens aos contatos. O código QR pode ser repassado, quando se fornece o aparelho celular a alguém.


Outra forma de golpe, de acordo com WOLF é a criação de perfis falsos, as fakes. O criminoso utiliza uma foto de uma pessoa conhecida da vitima, através das redes sociais dela, coloca o nome desta pessoa e envia mensagens solicitando depósito de valores, alegando problemas financeiros, como com cobertura de cheques e pede um empréstimo por alguns dias. Inclusive oferecendo o pagamento de juros altos para que a vitima caia na tentação de emprestar o valor para usufruir de lucro. Para evitar tais golpes, o Sargento WOLF esclarece que o contato oral ou pessoal é mais seguro do que conversas via whatsapp, também para confirmar as informações. Ele destaca que reaver os valores é difícil, mesmo com muito empenho de investigação pela policia. Geralmente são números de celulares com códigos de áreas diferentes o que dificulta a investigação da policia civil. As pessoas precisam estar em alerta máximo para não caírem nos golpes.


As tentativas de golpes são muito comuns neste período de férias. Conforme o comandante WOLF, ocorre ainda o golpe do parente, através do qual ele liga e alega que está em viagem e o veículo quebrou. São planos bem elaborados e ganham a confiança da vitima. A PM está empenhada em orientar para prevenir as pessoas para que não sejam lesadas. Ainda na linha da prevenção o comandante da PM de Iporã do Oeste, MILTON WOLF, relata que o projeto Rede de vizinhos implantada em Iporã do oeste está aumentando para a quinta rede. Através dela são difundidas informações e alertas de golpes. As pessoas são prevenidas contra crimes, de forma que a casa, o patrimônio ou a sua atitude não torne o local apto para a pratica de crimes.


Com a volta as aulas, o trabalho da PM se intensifica com a presença da policia no inicio e final das aulas, havendo também fiscalização do transporte escolar, verificando a adequação da segurança das crianças. Além disso, o comandante WOLF cita também que irão intensificar as vistorias nas escolas, sugerindo mudanças para transformar o espaço escolar mais seguro. Quanto ao transito, WOLF destaca que houve uma diminuição dos acidentes de transito nos últimos meses, nas vias de abrangência, como um reflexo da fiscalização e das campanhas de conscientização e prevenção feitas no município pela PM. Além das campanhas educativas sobre atitudes perigosas no transito, como o uso do celular enquanto dirige e consumo de bebida alcoólica.


PM prossegue com a pratica de projetos de prevenção. MILTON WOLF cita que para 2020 a previsão é dar continuidade aos projetos com crianças, com o programa policial militar mirim, inclusive com o aumento de vagas.Terá também trabalhos nas escolas quanto à instrução sobre o uso das cadeirinhas e cinto de segurança, para a criança se habituar no manuseio com os dispositivos de segurança. WOLF destaca que a policia está a disposição para oferecer qualquer tipo de informação. O programa da PM, cadastro da viagem segura, que é a realização de rondas nas residências pela policia quando os proprietários viajam, obteve grande adesão. Conforme o comandante MILTON WOLF, em 2019 foram visitadas 51 residências e, este ano, 75 residências, inclusive com o registro de 40 casas visitadas em um único dia para averiguar se não houve nenhum tipo de arrombamento.


O objetivo da PM é de aproximação da segurança publica com a população. O comandante da PM de Iporã do Oeste está no aguardo de receber um incremento no efetivo para manter o policiamento 24 horas com mais de um policial militar trabalhando com segurança e ofertando um serviço de qualidade ao cidadão.


-MOTORISTA ATROPELA MULHER E FOGE SEM PRESTAR SOCORRO

-CARRO ROUBADO FINAL DE SEMANA NO RS É RECUPERADO NA BR 158


Primeiro júri do ano ocorre em SMO. Um homem foi atingido por disparo de arma de fogo em 19 de maio de 2019, em São Miguel do Oeste. Ele disse que chegou a sua casa alcoolizado e foi na varanda da residência, quando depois de alguns minutos escutou tiros e percebeu que havia sido atingido. Ele comentou que não viu nada. A vítima foi atingida três vezes na região do abdômen, porém sem gravidade. Nesta quarta-feira, está em andamento o primeiro Júri Popular dos dois réus acusados de tentativa de homicídio qualificado e a vítima já prestou depoimento. Os réus, que estão sendo julgados, estão presos preventivamente desde a data do crime. Eles respondem ainda por receptação e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. A tentativa é na forma qualificada por uso de recurso que dificultou a defesa da vítima, motivo torpe e ação que resultou em perigo comum, já que a esposa e a filha do homem também estavam na casa.


Motorista atropela mulher e foge sem prestar socorro. O Corpo de Bombeiros atendeu por volta das 22 horas desta terça-feira, 21, um acidente de Trânsito tipo atropelamento na Avenida Willy Barth, proximidades do Restaurante Degustare. Segundo os socorristas, ao chegarem ao local foi encontrada uma mulher de nacionalidade Haitiana, sentada ao lado da via, referindo dores. Ela foi imobilizada e encaminhada para atendimento médico no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o condutor do veículo se evadiu do local sem prestar socorro.


Carro roubado final de semana no RS é recuperado na BR 158 em Palmitos. Policiais rodoviários federais recuperaram na madrugada desta quarta-feira, na BR 158 em Palmitos, um Ford Ka com registro de roubo no domingo em Porto Alegre. Durante a fiscalização de rotina, os agentes perceberam que a placa do veículo não batia com os números dos vidros, etiquetas e chassis. A placa era falsa, trocada pela original para tentar dificultar a fiscalização policial. O motorista, um gaúcho de 21 anos, foi encaminhado à Delegacia de Palmitos onde vai responder por receptação e adulteração de sinal identificador de veículo.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.