ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quinta-feira 21 12 2023

-COMISSÃO DA CÂMARA AUTORIZA ESTADOS A LEGISLAREM SOBRE ARMAS

-GOVERNO ANUNCIA 650 MILHÕES PARA VALORIZAÇÃO DE HOSPITAIS E CIRURGIAS ELETIVAS

-MUNICÍPIO ABRE PRAZO PARA ELABORAÇÃO DO CALENDÁRIO DE EVENTOS DE 2024

-CONDER AMBIENTAL DEVE FECHAR 2023 COM MAIS DE DUAS MIL E 500 LICENÇAS EMITIDAS

-DEPUTADOS DA REGIÃO DIVERGEM SOBRE DESCONTO PREVIDENCIÁRIO PARA SERVIDORES APOSENTADOS

-HOMEM RECEBE DESCARGA ELÉTRICA E CAI DE UMA ALTURA DE TRES METROS

-MULHER É PRESA EM FLAGRANTE POR TRÁFICO DE DROGAS NO VILA NOVA DOIS

O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 2O graus e a máxima pode chegar a 30 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 87 centavos. O euro está valendo cinco reais e 36 centavos. O peso está cotado em 0,006 centavos.

Subiu para 135 o número de mortos em decorrência do tremor que atingiu a província de Qinghai, no noroeste da China. O dado foi atualizado pelo governo nesta quinta-feira. Três dias após o terremoto, as equipes de emergência mantiveram operações de buscas por vítimas na província. Quase mil pessoas ficaram feridas na região e na vizinha Gansu após o terremoto potente, de pouca profundidade, que abalou a região na segunda-feira à noite. No hospital de Gansu, perto do epicentro do terremoto, médicos atendiam os feridos em edifícios visivelmente danificados pelo tremor.

O líder norte-coreano, KIM JONG-UN, advertiu que seu país não hesitará em lançar um ataque nuclear se for "provocado com armas nucleares", informou a imprensa estatal nesta quinta-feira. Os comentários de KIM ocorreram após uma reunião na semana passada entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos em Washington, em que os dois países discutiram a dissuasão nuclear em caso de um conflito com a Coreia do Norte. A agenda da reunião incluiu "planejamento nuclear e estratégico", e os aliados reafirmaram que qualquer ataque nuclear de Pyongyang, capital da Coreia do Norte, contra Estados Unidos ou Coreia do Sul resultaria no fim do regime norte-coreano. Em reação, KIM JONG-UN teria ordenado ao escritório de mísseis de suas forças armadas para "não hesitar em lançar um ataque nuclear quando o inimigo provocar com armas nucleares".

O novo presidente da Argentina, JAVIER MILEI, anunciou nesta quarta-feira o Decreto de Necessidade e Urgência que viabiliza a desregulação econômica do país. O texto modifica ou revoga mais de 350 normas e entra em vigor na quinta-feira, assim que for publicado no Diário Oficial. Entre outros pontos, o decreto desregulamenta o serviço de internet via satélite e a medicina privada, flexibiliza o mercado de trabalho e revoga uma série de leis nacionais. As medidas incluem também a conversão de diversas empresas estatais em sociedades anônimas, facilitando o processo de privatização dessas instituições.

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira um projeto de lei complementar que passa aos estados e ao Distrito Federal a competência para legislarem sobre posse e porte de armas de fogo usadas em defesa pessoal, práticas desportivas e controle de espécies exóticas invasoras. Atualmente, a Polícia Federal é a responsável por conceder posse e porte de armas de fogo no país. Pelo texto, o porte e a posse valerão somente no território do estado e poderão ser concedidos apenas a quem comprovar residência no local. O estado terá de instituir sistema de controle de armas, ligado ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, que controla e monitora os armamentos em poder da população.

O Banco Central elevou de dois vírgula nove para três por cento sua estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto neste ano. A informação consta do relatório de inflação do terceiro trimestre, divulgado nesta quinta-feira. O PIB é a soma de todos os bens e serviços feitos no país, independentemente da nacionalidade de quem os produz, e serve para medir o comportamento da economia brasileira. O aumento na projeção ocorre após o anúncio de que o Produto Interno Bruto cresceu zero vírgula um por cento no terceiro trimestre deste ano. O resultado ficou acima do esperado pelo mercado financeiro.

A reforma tributária foi promulgada no Congresso Nacional na tarde desta quarta-feira em sessão solene. O presidente da República, os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e do Supremo Tribunal Federal estavam presentes no evento. Na última sexta, a Câmara aprovou o texto que vem sendo discutido desde o início do ano e era uma das prioridades da agenda econômica do governo. No primeiro turno, a proposta recebeu 371 votos a favor e 121 contrários. No segundo turno, o placar foi de 365 a 118 pela aprovação da matéria. Eram necessários 308 votos para a aprovação do texto. Em linhas gerais, o texto da reforma tributária prevê que todos os produtos e serviços vendidos no país terão um imposto federal unificado por meio de um “IVA dual”. Atualmente, o Brasil tem cinco tributos federais: IPI, PIS e Cofins; o estadual ICMS e o municipal ISS.

Santa Catarina registrou um crescimento de cinco vírgula um por cento nas exportações em novembro, em comparação ao mês anterior, na série livre de efeitos sazonais. O estado exportou 923 milhões e 500 mil dólares em produtos, sendo o primeiro aumento no montante, após quatro quedas consecutivas na análise mensal, de acordo com avaliação do Observatório FIESC. Entre os fatores que contribuíram para o saldo positivo, estão as colheitas de grãos em 2023, como a soja, responsável por 80 milhões de dólares no valor exportado, um aumento nas vendas de mais de quatro vezes em relação a novembro de 2022. Além disso, o estado atingiu recorde em área colhida, alcançando 775 mil 849 hectares em novembro, tendo a China como o principal comprador.

Além das alterações na previdência, previstas no Projeto de Lei Complementar, e de matérias de origem parlamentar, os deputados também aprovaram em plenário outros projetos de origem do Executivo no último dia de votações na Alesc em 2023. Entre as matérias, estão o Plano Plurianual para o quadriênio 2024-2027 e proposta da Lei Orçamentária Anual para 2024. A LOA estima receita de 48 bilhões de reais. Na análise na Assembleia, o projeto recebeu as emendas parlamentares impositivas, que alcançaram o montante 424 milhões 367 mil, e as não impositivas, que somam cerca de 304 milhões. Já a proposta do PPA foi aprovada com o voto contrário do deputado MARQUITO do Psol.

O Governo do Estado lançou, na manhã desta quarta-feira, o programa de valorização dos hospitais do Sistema Único de Saúde e divulgou a tabela catarinense de procedimentos cirúrgicos eletivos. Ao todo, foram anunciados 650 milhões de reais para incentivar financeiramente as unidades de saúde e ampliar a capacidade de atendimento às cirurgias eletivas em Santa Catarina em 2024. O programa aumentou de 115 para 152 as instituições com parceira com o Governo de Santa Catarina para o ano que vem. Os critérios de participação das unidades de saúde foram portas de urgência e emergência, leitos de Unidade de Terapia Intensiva e quantidade de partos realizados, entre outros. Agora, serão pagos até 12 vezes o valor destinado, com atribuição principal aos procedimentos de alta complexidade de ortopedia, grupo com maior fila de espera na tabela.

O trabalho de manutenção das antenas de transmissão da Rádio Peperi FM foi concluído nesta quarta-feira. Durante uma semana, os equipamentos foram retirados do parque de transmissões da emissora e receberam algumas melhorias. Por isso, a qualidade e o alcance do sinal da emissora foram afetados nos últimos dias. O aparelhos foram reinstalados e reativados nesta semana. Desde o final da tarde de ontem, a Rádio Peperi voltou a operar normalmente, com a qualidade e o alcance que o ouvinte está acostumado.

A Rádio Peperi FM já está produzindo o programa especial de final de ano. O “Retrospectiva 2023-Perspectiva 2024” está programado para o sábado da semana que vem, dia 30. Como neste ano o dia 31 vai cair em um domingo, o programa foi antecipado para o dia 30. O Especial começa as oito horas da manhã e vai até o meio-dia. Durante quatro horas, prefeitos, presidentes de câmaras e representantes de entidades e associações vão analisar o ano que está terminando e projetar o ano novo. O Especial de fim de ano da Peperi vai receber cerca de 40 convidados para entrevistas ao vivo no estúdio.

O programa Gestão Ambiental do Conder vai completar no mês que vem quatro anos de atuação na região Extremo-Oeste catarinense. A informação é do diretor, JOSÉ MORA. De acordo com ele, a marca também representa o fechamento de um ciclo, haja visto que as licenças ambientais emitidas também têm duração de quatro anos. Conforme ele, em 2023, pelo segundo ano consecutivo, o número de licenças vai ultrapassar a marca de dois mil e 500 documentos emitidos, cerca de cem a mais do que em 2022. Segundo MORA, ao todo, 29 municípios são atendidos pelo Programa Gestão Ambiental do Conder e desde o primeiro ano, o perfil de licenças ambientais têm se mantido, sendo que, suinocultura e avicultura correspondem a 52 por cento de todo o trabalho realizado neste ano.

Os municípios com mais solicitações de licenças ambientais no ano são Maravilha e São Miguel do Oeste e Maravilha. O diretor do Conder Ambiental, JOSÉ MORA, pontuou que o tempo de resposta na demanda também tem diminuído consideravelmente na comparação com o primeiro ano. Ele disse que a agilidade se deve ao modo de trabalho da equipe que vem focando apenas nas análises de questões ambientais e não de outros pontos. Ele lembrou que em 2020 o prazo para licenças era de até 60 dias e neste ano o período deve ficar próximo de 20 dias. Nos casos mais simples, o tempo de resposta acaba baixando para uma semana. Nos processos mais complexos, a resposta é emitida em até 40 dias.

A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste realizou nesta semana, ações voltadas ao controle de Ectoparasitas, como pulgas e carrapatos. O trabalho foi realizados nos bairros São Luiz, Sagrado Coração de Jesus e Santa Rita, além das comunidades Vila Nova Um e Dois, São Francisco de Assis e Pedreira. Durante a atividade, além de uma conversa com cada morador para explicação do trabalho desenvolvido, foi feita a aplicação de carrapaticida. Uma segunda aplicação será realizada em um prazo de duas semanas. A médica veterinária do Município, TATIANE BRANCALIONE, informou que foram colocadas cerca de mil coleiras antiparasitárias em cães das residências que foram visitadas. As coleiras agem por um período de cinco meses.

O número de focos da dengue cresceu cerca de 40 por cento neste ano. A informação é do coordenador das equipes de combate as endemias, JUNIOR REIS. De acordo com ele, o total de focos neste ano é de 792. No ano passado, foram 464 registros. Ele citou que todos os bairros e o centro da cidade tiveram focos do mosquitos confirmados ao longo do ano. JUNIOR disse que o nível de infestação é alto e motivo de preocupação. Ele comentou que o setor vem dando conta da demanda de trabalho, mas o cenário ligou o sinal de alerta já que o risco de transmissão da doença é alto.

São Miguel do Oeste tem 12 confirmados de dengue neste ano. O dado é do coordenador das equipes de combate as endemias, JUNIOR REIS. Ele também informou que, neste momento, 10 pessoas com os sintomas doença aguardam o resultado dos exames de laboratório. JUNIOR comentou que, proporcionalmente, o bairro com mais focos é o Andreatta. Em números absolutos, o centro é o local com maior presença do mosquito. Segundo o coordenador das equipes de combate as endemias, a maioria das larvas são encontradas em caixas d´agua que não estão fechadas e em pneus que ainda ficam jogados em terrenos e quintais.

As repartições públicas municipais de São Miguel do Oeste não terão atendimento nos dias 22 e 29 de dezembro em virtude das festividades de final de ano. Ficam mantidos os serviços de interesse público e emergenciais do Município, especialmente a UPA 24h, o Abrigo Institucional Cantinho Acolhedor, o fornecimento de água e a coleta de lixo orgânico. Esser serviços vão acontecer em jornada normal. A Secretaria de Saúde solicita que as pessoas que precisam de medicamentos de uso contínuo, se organizem para retirá-los na Farmácia Referência Municipal antes destas datas.

A Secretaria Municipal de Esporte e Cultura de São Miguel do Oeste está trabalhando na organização do Calendário de Eventos 2024. Todas as comunidades, entidades e instituições que têm algum evento público em sua agenda para o próximo ano, devem entrar em contato com o setor de Cultura até o dia cinco de janeiro. As entidades devem enviar um ofício solicitando a inclusão do referido evento para divulgação. O contato deve ser feito via WhatsApp, no número 3631-2089. O Calendário de Eventos é disponibilizado gratuitamente, no site oficial do Município que é o saomiguel.sc.gov.br.

A programação do Natal da Gente termina no próximo sábado em São Miguel do Oeste. O encerramento com a devolução das chaves da cidade pelo Papai Noel está marcado para as oito horas da noite na praça Walnir Botaro Daniel. Logo depois, ocorre o Show com SIMÃO WOLF. Hoje e amanhã, a Praça Walnir Bottaro Daniel terá música ao vivo. Nesta sexta, a atração também será levada para a Praça La Salle, no bairro Agostini. No domingo, véspera de Natal, durante toda a tarde, ocorrem apresentações culturais e musicais na Praça Walnir Bottaro Daniel. O calendário adicional ainda prevê apresentações especiais do Palco Aberto na praça central e na praça do Agostini no dia 30 e na praça Belarmino Annoni no dia 31.

O pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário nesta quarta-feira vai ter um impacto positivo para o comércio. A afirmação é da conselheira fiscal da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do estado, GLEICE KOPP. Ela esteve no Boa Tarde Peperi de ontem e disse que o valor extra vai ser usado, em grande parte, para as compras de presentes e produtos para as festas de final de ano. GLEICE disse que, normalmente, a primeira parcela do décimo é usada para colocar as contas em dia e a segunda parcela vai para os presentes. Ela disse que o ano foi bastante difícil para o setor por conta das catástrofes climáticas e que o Natal pode ajudar a melhorar o resultado do comércio em 2023.

O pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário vai resultar no aumento do movimento de consumidores no comércio local. A expectativa é dopresidente da CDL, JUARES DOS SANTOS JUNIOR. Ele também esteve no Boa Tarde Peperi de ontem e disse que a venda de presentes para o Natal deve entrar em outro ritmo a partir de hoje. JUARES comentou que o décimo terceiro tem uma importância muito grande para os trabalhadores e para o comércio. Ele reforçou que a injeção desses valores na economia movimenta, principalmente, as lojas. Hoje e amanhã, o comércio de São Miguel do Oeste vai ficar aberto até as 10 da noite.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou na tarde desta terça-feira o projeto de lei do governo do Estado que traz mudanças no sistema de aposentadorias da Previdência de SC. A proposta foi aprovada em dois turnos por 27 votos a 11. O vice-presidente da assembleia, deputado MAURICIO ESKUDLARK esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que a proposta é o cumprimento de uma promessa de campanha do governador JORGINHO. De acordo com MAURICIO, o governador prometeu rever a cobrança da contribuição previdenciária e fez um projeto para ampliar a base de servidores isentos. Ele disse que não há condições de acabar com a contribuição dos 14 por cento como defendiam os sindicatos porque a previdência do estado é deficitária.

O projeto de lei aprovado nesta semana pelos deputados faz uma cobrança escalonada da contribuição previdenciária dos servidores aposentados. De acordo com o vice-presidente da Alesc, deputado MAURICIO ESKUDLARK, em 2024, ficam livres do desconto aposentados e pensionistas que recebem dois salários mínimos. No ano seguinte, 2025, a faixa de isenção aumenta para dois salários mínimos e meio e, em 2026, chega ao limite máximo de três salários mínimos. Sindicatos de servidores defendiam a retirada desta cobrança para todos que recebem até o teto do regime geral do INSS. O deputado MAURICIO reforçou que a medida agravaria o déficit da Previdência que deve chegar a seis bilhões de reais em 2024. O deputado disse que a proposta aprovada é a mais justa para os servidores e viável para o governo.

Além da mudança no desconto de 14 por cento a proposta também divide os servidores em dois grupos diferentes para cálculo de aposentadoria. Os servidores atuais permanecem no regime de repartição, em que os servidores da ativa pagam os benefícios dos atuais aposentados e pensionistas. No entanto, quem ingressar no serviço público estadual a partir de 2024 contribuiria para um fundo de capitalização que iria garantir os recursos futuros para as aposentadorias. O deputado MAURICIO ESKUDLARK explicou que nesse modelo, Estado e servidores em atividade contribuem para um fundo que é aplicado em investimentos com a intenção de que ele garanta o pagamento dos benefícios a esse mesmo grupo quando ele se aposentar.

O deputado estadual do PT, FABIANO DA LUZ, criticou o projeto que cria um novo fundo previdenciário para quem ingressar no serviço público a partir de 2024. Segundo o parlamentar, essa divisão dos servidores em dois regimes diferentes é uma “segregação de massas” negativa para o funcionalismo. O parlamentar votou contra a matéria. Ele disse que a divisão da categoria em dois fundos previdenciários vai enfraquecer os dois grupos de servidores, tanto os antigos quanto os novos.

O deputado FABIANO DA LUZ também se posicionou contra o projeto que prevê um escalonamento da cobrança dos 14 por cento de contribuição previdenciária para servidores aposentados do estado. O parlamentar reconheceu que o projeto do governo que foi aprovado pela Alesc representa um pequeno avanço, mas não é isso o que os servidores querem e precisam. Ele explicou que mesmo com a aprovação do projeto do governo, as outras das propostas que tratam do tema seguem em tramitação e podem ser votadas em 2024. Os dois projetos, um do próprio deputado FABIANO DA LUZ e outro de iniciativa popular, extinguem a cobrança de 14 por cento para quem ganha até teto da previdência.

Um homem sofreu ferimentos ao receber uma descarga elétrica e cair de uma altura aproximada de três metros nesta quinta-feira em Maravilha. O acidente de trabalho aconteceu por volta das 10 e 15 da manhã. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um homem de 32 anos que recebeu uma descarga elétrica enquanto realizada trabalhos de solda e sofreu uma queda de uma escada. Ele sofreu fraturas no punho e fêmur, além relatar dores na peve. O homem foi socorrido pelos bombeiros e levado ao Hospital São José de Maravilha.

Uma mulher foi presa por tráfico de drogas no final da tarde desta quarta-feira no Vila Nova Dois em São Miguel do Oeste. Uma equipe da Polícia Militar abordou um home que estava saindo do local com uma motocicleta. Ele estava com uma pequena quantidade de drogas. O usuário confirmou onde comprou o entorpecente e a PM foi até a residência indicada. Na casa, foram apreendidas 15 pedras de crack, cinco buchas de cocaína e mais 20 gramas de crack que serias separados para a venda. Além disso, foram encontrados dinheiro e materiais uados para o tráfico. Uma mulher e 38 anos foi presa em flagrante e conduzida a delegacia pelo crime de tráfico de drogas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.