ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 21/12/2021

-GOVERNO NOTIFICA MAIS UM MILHÃO PARA DEVOLVER O AUXÍLIO EMERGENCIAL

-ENTIDADES EMPRESARIAIS CRITICAM PROJETOS DE REAJUSTE PARA SERVIDORES EM SC

-RACIONAMENTO DE ÁGUA EM VIGOR NÃO TEM DATA PARA ACABAR

-MESMO COM FALTA DE CHUVA, SEMAE SEGUE COM FORNECIMENTO NORMAL DE ÁGUA

-VIGILÂNCIA PROPÕE ADEQUAÇÃO DA LEI DE NOTIFICAÇÃO AOS DONOS DE LOTES BALDIOS

-PREFEITURA FECHA 2021 COM REGULARIZAÇÃO DE TRÊS LOTEAMENTOS

-EDUCAÇÃO ADQUIRE DOIS NOVOS VEÍCULOS PARA TRANSPORTES

-SALA DE VACINAS NÃO TERÁ ATENDIMENTO DURANTE QUASE DEZ DIAS

-FÁBRICA DE EMBUTIDOS É ATINGIDA PARCIALMENTE POR INCÊNDIO

-HOMEM ATINGIDO POR DISPARO DE ARMA DE FOGO MORRE NO HOSPITAL

O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e à noite. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 71 centavos. O euro está valendo seis reais e 45 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.

Uma investigação do jornal espanhol El País sobre 251 casos de suposta pedofilia na Igreja Católica da Espanha ao longo de 75 anos foi entregue ao Vaticano, que iniciou investigações internas. Os casos "compõem um relatório de 385 páginas que este jornal entregou ao papa Francisco em dois de dezembro, aproveitando o contato direto do pontífice com jornalistas em sua viagem à Grécia”. Essas denúncias e depoimentos se referem a fatos ocorridos entre 1943 e 2018, detalhados no relatório que foi entregue ao Papa FRANCISCO.

As Forças Armadas da Malásia utilizaram barcos nesta terça-feira para distribuir alimentos às pessoas bloqueadas em suas casas após as inundações que deixaram 14 mortos e mais de 71 mil desabrigados no país. As fortes chuvas do fim de semana provocaram as piores inundações em vários anos no país. Das fatalidades, oito ocorreram em Selangor, o estado mais populoso do país, e seis no estado de Pahang, informou a agência oficial Bernama. O número, no entanto, pode aumentar devido aos relatos de pessoas desaparecidas.

A Casa Branca anunciou nesta terça-feira novas medidas que o presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, vai adotar para combater a variante ômicron do novo coronavírus no país. As medidas incluem a compra de 500 milhões de testes rápidos, apoio de militares e o envio de equipes para os estados de Arizona, Indiana, Michigan, New Hampshire, Vermont e Wisconsin. Em menos de um mês, a ômicron já se tornou a variante dominante nos Estados Unidos, responsável por 73 por cento dos novos casos de Covid-19 na semana passada. O plano de BIDEN tem 3 eixos principais: aumentar o apoio federal a hospitais, ampliar o acesso dos americanos a testes grátis e expandir o número de centros de vacinação contra a Covid-19.

A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional adiou a votação do Orçamento de 2022, inicialmente prevista para a manhã desta segunda-feira. A decisão foi anunciada pela presidente do colegiado, senadora ROSE DE FREITAS. Nova reunião da comissão está marcada para a manhã desta terça-feira. Segundo ROSE DE FREITAS, a decisão de adiar foi motivada por impasses sobre o relatório do deputado HUGO LEGAL, apresentado apenas no início da manhã. Parlamentares pediram mais tempo para discutir a proposta. O texto precisa ser aprovado na comissão mista e, em seguida, em sessão conjunta do Congresso Nacional. Entre as pendências que ainda são debatidas por deputados e senadores, estão a proposta do governo federal de "desmembrar" universidades federais e a previsão de cinco bilhões para o fundo que financiará as campanhas eleitorais de 2022.

Com a escalada da inflação no país, o relator-geral do Orçamento de 2022, HUGO LEAL, aumentou de mil 169 reais para mil 210 a previsão para o salário mínimo no ano que vem. O relatório apresentado pelo deputado deverá ser votado nesta terça-feira pela Comissão Mista de Orçamento e depois pelo plenário do Congresso, em sessão conjunta da Câmara e do Senado. O valor representa um aumento de 10 vírgula zero quatro por cento em relação ao salário mínimo atual, de mil e cem reais. Se aprovado, o reajuste começará a valer em janeiro de 2022, com pagamento a partir de fevereiro. O índice é o maior em seis anos, mas sem aumento real. Desde 2016, quando o reajuste do salário mínimo foi de 11 vírgula seis por cento, a inflação vinha caindo, assim como o aumento do piso.

O Ministério da Cidadania notificará até esta terça-feira, por meio de mensagens de celular, mais um milhão de pessoas que terão que devolver o auxílio emergencial pago indevidamente. As mensagens vão orientar sobre a devolução voluntária de recursos ou denúncia de fraudes do benefício. Essas pessoas, notificadas pela primeira vez, foram indicadas pelos órgãos de controle como tendo recebido o recurso em desacordo com a legislação do programa e, por isso, devem restituir os valores à União. Esse público contempla o grupo que se cadastrou por meios digitais para receber o auxílio emergencial. O governo já havia notificado um milhão e 200 mil pessoas desde agosto deste ano.

A agricultura catarinense passa a contar com mais 66 implementos agrícolas. Os equipamentos foram entregues na tarde desta segunda-feira, em ato com a presença do governador CARLOS MOISÉS e do secretário de Estado da Agricultura, ALTAIR SILVA. O investimento total neste ato foi de três milhões e 900 mil reais, provenientes de recursos do Fundo do Desenvolvimento Rural e emendas parlamentares federais e estaduais. No ano, foram entregues mais de 122 milhões em mil e 100 equipamentos aos municípios. Ontem, as 66 máquinas foram entregues para 36 municípios catarinense.

A Secretaria da Saúde de Santa Catarina informou que todas as pessoas com 18 anos ou mais do estado podem receber, a partir desta segunda-feira, a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 quatro meses após a segunda dose. A pasta segue orientação do Ministério da Saúde, que anunciou no sábado a redução do intervalo de cinco para quatro meses. A medida vale para todos os adultos que tomaram as vacinas CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer. A secretaria já encaminhou um ofício para os 295 municípios catarinenses para que passem a adotar imediatamente o novo prazo de aplicação da dose de reforço.

A série de projetos que eleva salários de servidores públicos do governo de Santa Catarina, causando alta de custos de longo prazo para o contribuinte pagar, está recebendo pesadas críticas de entidades empresariais do estado. A Fiesc, a Facisc e a Associação Empresarial de Chapecó estão entre as que divulgaram notas contra essas medidas, cobrando maiores estudos para decisões da Assembleia Legislativa. A Associação Empresarial de Florianópolis também divulgou nota na noite desta segunda-feira, classificando o pacote de aumentos como "traição ao povo catarinense". A Acic de Chapecó cita que os projetos enviados pelo executivo aos deputados são um ‘trem da alegria’ com 31 projetos que poderão elevar em um bilhão e 300 milhões os gastos do Estado em 2022.

O portal da Peperi na internet registra, em média, um milhão de acessos mensais, número que consolida o site no mercado nacional. Os dados são do Google Analytics, onde todas as informações são processadas rigorosamente. Em 11 meses de 2021, o Portal Peperi registrou 10 milhões 931 mil 446 acessos únicos. Outro dado do Google Analytics se refere a visualização de páginas. Nesse caso, a marca é de 19 milhões 532 mil visualizações. Nas outras plataformas digitais da Peperi a aceitação também é muito boa, tanto na região como em Santa Catarina. A página oficial do Portal Peperi no Facebook já tem mais 129 mil 460 mil curtidas. Segundo o Google Analytics, ao todo 242 mil 498 mil pessoas estão seguindo o portal. Outra plataforma que também tem números expressivos é a conta do Portal Peperi no Instagram. Esse canal de notícias é o mais acessado no estado com 50 mil e 300 seguidores. Segundo a direção da Peperi, esses números garantem a Peperi uma visibilidade nacional, com grandes anunciantes locais, regionais e estaduais.

A secretaria de Educação de São José do Cedro definiu que a creche municipal Pingo de Gente ficará como responsável pelo plantão em janeiro. A afirmação é da coordenadora pedagógica SANDRA KUNZLER. Segundo ela, a decisão foi tomada junto aos diretores das unidades do município. A coordenadora explicou que já foi definida a equipe que ficará de plantão no mês de janeiro. A disponibilidade de uma creche se deve ao período em que alguns pais continuam trabalhando no início de cada ano. Mas a coordenadora destacou que as crianças terão um período de férias durante o próximo ano. SANDRA também lembrou que as aulas do ensino fundamental e médio retornam ao presencial a partir do dia sete de fevereiro. Ela ainda disse que o próximo ano letivo vai iniciar mais cedo se comparado a anos anteriores.

A secretaria de Educação de Guaraciaba adquiriu nas últimas semanas dois novos veículos para o transporte escolar. A informação é da secretária SANDRA GASPERIN. Ela explicou que os dois veículos tipo Van, contam com 21 lugares e também possuem uma porta de entrada especial com acessibilidade que auxiliam os estudantes que possuem dificuldades na locomoção. SANDRA destacou que os novos veículos tiveram investimentos de mais de 500 mil reais, oriundos de recursos próprios. A secretária disse que essa aquisição vai trazer mais conforto e segurança aos alunos que necessitam do transporte escolar. Hoje pela manhã aconteceu a entrega simbólica dos novos veículos.

A cidade de São José do Cedro e algumas comunidades que possuem o fornecimento de água canalizada pelo Semae não estão enfrentando problemas com a falta de água, mesmo com a falta regular de chuvas. A afirmação é do engenheiro sanitarista DIEGO SMANHOTTO. Algumas comunidades como São Roque, Monte Castelo, Chaleira e parte alta da Santo Antônio sofrem historicamente com a disponibilização de água. Por isso, a secretaria de Agricultura está atendendo estas localidades com transporte de água evitando o desabastecimento. Porém, o fornecimento de água para a cidade e demais linhas como os Distritos de Padre Réus e Mariflor não necessitam de racionamento. Para garantir a distribuição de água para os moradores, o Semae realizou mais uma manutenção periódica no sistema. Uma das duas bombas de água localizadas na Linha Santa Terezinha, e que fazem parte da captação de água para estação de tratamento, recebeu manutenção por uma empresa terceirizada. Enquanto um fornece água outro fica de reserva para evitar o desabastecimento em caso de problemas com o motor principal.

Com dias mais quentes, o Semae também registrou um aumento de dez por cento na demanda por água, mas apesar do aumento, o fornecimento segue dentro da normalidade. Segundo o engenheiro sanitarista DIEGO SMANHOTTO, o consumo de água também vai aumentar com a aproximação do final de ano. Por isso, o engenheiro solicitou para que a população evite o desperdício de água e faça o uso consciente do mesmo. Ele ainda lembrou que as sextas-feiras e sábados o Semae registra o maior consumo de água se comparado a outros dias. Entre segunda e quarta-feira é período de menor consumo.

A Casan de Anchieta iniciou no último final de semana o sistema de rodízio para o fornecimento de água para a população. A informação é do gerente OSCAR RIZZOTTO. Segundo ele, a decisão ficará em vigor enquanto a situação da chuva não se normalizar. Com isso, durante 24 horas uma parte da cidade recebe o abastecimento enquanto outra parte da cidade o sistema de fornecimento fica suspenso. No dia seguinte, o abastecimento inverte e parte da cidade que não recebeu água no dia anterior passa a receber. Assim deve permanecer até que o rio responsável pelo abastecimento da cidade retome ao nível normal. Outra preocupação de RIZZOTTO é que o consumo poderá aumentar nos próximos dias devido a chegada das festividades de final de ano e para não faltar água, a Casan optou pelo rodízio de 24 horas. Caso a situação não melhore, o gerente disse que outras alternativas já estão sendo avaliadas como, por exemplo, utilizar água de açudes. Outra preocupação da Companhia é com os lugares mais altos da cidade, onde o fornecimento de água poderia ser prejudicado caso não fosse adotado algumas medidas.

A Casan de Anchieta contratou uma empresa para realizar a perfuração de um poço artesiano na cidade. O gerente OSCAR RIZZOTTO, disse que está faltando alguns detalhes para colocar em funcionamento efetivamente. Ele explicou que a empresa responsável deve vir ao município para realizar o teste de capacidade de vazão. O gerente acredita que o local poderá fornecer até cinco mil litros de água por hora, o que desafogaria o sistema atual de abastecimento. Ao todo foram perfurados 300 metros. RIZZOTTO destacou que depois do teste de vazão, a Casan começa trabalhar na implantação dos equipamentos. Porém, ele enfatizou que os processos são bastante burocráticos e o pedido é para que a população economize água.

A Prefeitura de Palma Sola investe na revitalização do Parque Augusta Crestani. RODRIGO CALEGARI, secretário de Administração, informou que uma araucária centenária foi retirada do local porque estava comprometida pela ação do tempo. Calcula-se que ela tinha mais de 170 anos. Um artesão aproveitou o máximo possível da árvore, e esculpiu várias peças. O bosque se tornou uma grande opção de lazer da população. CALEGARI acrescentou que a Administração está investindo no turismo de Palma Sola, ao passo em que reaproveita todo material que pode do parque. Essa semana o parque Augusta Crestani foi reaberto para visitação das 6 às 20 horas.

A sala de vacinas de Palma Sola está disponibilizando a segunda dose da vacina da Janssen. De acordo com a enfermeira EDITE CIRINO, são duzentas e trinta pessoas que receberam a vacina do laboratório Janssen e precisam retornar para uma segunda injeção, que já está disponível no município. A dose de reforço para quem recebeu a segunda injeção a mais de cinco meses pode buscar a injeção necessária. EDITE também informou que a sala de vacinas estará fechada entre os dias 24 e três de janeiro. Ainda conforme a enfermeira, a secretaria de Saúde de Palma Sola também sofreu com a instabilidade do sistema depois que o Ministério da Saúde foi alvo de hackers. Ela lembrou que durante o período de suspensão a pasta teve impactos negativos no administrativo, o que não afetou significativamente o atendimento ao público.

A Vigilância Sanitária de São José do Cedro tem recebido muitas reclamações sobre os descuidos com os terrenos baldios. A informação é do fiscal sanitário MARCOS BAGNARA. Segundo ele, muitas residências próximas as residência tem preocupado os moradores com possíveis animais peçonhentos que se criam no meio da vegetação alta e de entulhos. Para tentar solucionar isso, o fiscal buscou a secretaria de Administração e propôs uma adequação na lei vigente para execução da fiscalização. Ele disse que dentro desta lei deveria haver um prazo para o proprietário realizar as adequações. Caso o dono não se regularizasse dentro do período, a prefeitura contrataria uma empresa para fazer o serviço e concluiria o valor gasto no carnê do IPTU. Contudo, esta sugestão foi encaminhada para o setor jurídico da prefeitura que irá analisar a legalidade. O fiscal destacou que um município do Paraná realiza este tipo de serviço. O setor encontra dificuldades para encontrar o proprietário do lote para comunicá-lo antes de uma possível notificação.

O setor de Habitação de São José do Cedro está trabalhando na regularização de loteamentos. Os serviços foram realizados durante este ano e seguirá em 2022 tendo em vista as pendências com alguns espaços. A afirmação é da diretora JÂNIA NILSON. Segundo ela, no dia dez de dezembro o setor entregou ao cartório de registro de imóveis o processo do Reurb do loteamento Adelaide. Este loteamento fica localizado no final da Avenida Odilo Link, Salgado Filho e na Rua Jorge Lacerda. Ela acredita que os processos de regularização por parte da prefeitura estão todos em dia, mas caso falte algo o cartório solicitará as adequações. Neste ano foram regularizados mais dois loteamentos: Fielber e Gasperin, sendo ao todo três em 2021. Estes processos estavam acontecendo desde a administração passada e que foi dado sequência pela atual. Mais dois processos de regularização faltam ir para cartório, mas que dependem de algumas documentações. Um deles a prefeitura tem enfrentado um impasse jurídico por conta da área de APP.

O loteamento teve a área de APP desmatada antes e depois da notificação do Ministério Público. A diretora JÂNIA NILSON comentou que muitas denúncias apontaram o desmatamento ilegal, o que levou o município a ser notificado pela Polícia Militar Ambiental. Assim como alguns moradores também foram notificados. Ela comentou que o setor tem tentado regularizar o loteamento, mas não cabe mais a prefeitura por se tratar de um impasse judicial. JÂNIA destacou que o município tem enfrentado dificuldades quanto a isso, a ponto de não mais garantir a regularização do mesmo.

Os serviços de roçada e operação tapa-buracos entre São José do Cedro e Princesa foram encerrados pela coordenadoria regional de Infraestrutura. A informação é do coordenador ELIZEU BILIBIO. Segundo ele, os serviços são emergenciais enquanto a coordenadoria aguarda a entrega do projeto de revitalização total da rodovia. O coordenador destacou que o prazo final para a entrega do projeto é janeiro e depois disso a coordenadora inicia o período de licitação. Ele também lembrou que todas as rodovias estaduais da coordenadoria de São Miguel do Oeste receberam alguma melhoria antes do período de paralisação das obras devido ao final de ano. O coordenador salientou que a empresa vai parar no próximo dia 23 e retorna com os serviços no dia dez de janeiro. Contudo, BILIBIO destacou que a rodovia SC-163 entre Iporã do Oeste e Itapiranga iniciou nesta semana a recuperação de 60 por cento da estrada, enquanto também aguarda o projeto de revitalização. A SC-305 entre Guaraciaba e Campo Erê também vai receber a recuperação da pista.

A Polícia Militar Rodoviária prendeu um homem condenado por tráfico, por volta das 14 horas e 50 minutos de ontem, na SC 163, em Itapiranga. A PMRv abordou uma motocicleta Yamaha, emplacada no município de São João do Oeste, conduzida por um homem de 25 anos. Os policiais constataram que havia um mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas com sentença de oito anos. O mandado foi emitido pelo Poder Judiciário da Comarca de Mondaí. O traficante foi encaminhado para a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste onde permanece a disposição da justiça.

Durante o trabalho de rondas pela Vila Basso, em São Miguel do Oeste, um policial militar encontrou o corpo de um idoso em sua residência. A ocorrência foi na manhã de ontem. Segundo apurado no local, a vítima é ANTÔNIO DOS SANTOS de 67 anos e tinha problemas de saúde, relacionadas ao coração e também tomava medicamentos. Para a Peperi, vizinhos de ANTÔNIO contaram que ele era um dos primeiros moradores da Villa Basso. O IGP foi chamado e recolheu o corpo que passará por perícia a fim de descobrir a causa da morte, que pode ter sido natural, segundo familiares.

Um homem de 37 anos de idade, vítima de disparo de arma de fogo, na Vila Rural em Barracão morreu na manhã de hoje, por volta das sete horas, no Hospital Regional de Francisco Beltrão. A informação foi obtida pela Rádio Cedro junto ao hospital. O homem foi vítima de disparo de arma de fogo depois que um homem entrou em sua residência e atirou contra ele. Segundo a Polícia Militar de Barracão, em conversa com as esposas dos dois envolvidos, a equipe foi informada de que os envolvidos sempre discutiam devido a divisa dos terrenos e que ainda ontem o autor havia disparado com arma de fogo em direção a residência da vítima. A PM ainda relatou que a vítima estava com seu filho retornando para casa, quando foi abordado pelo autor que lhe ameaçou com uma arma de fogo, momento em que deixou seu filho e retornou para o local onde ocorreu o disparo.

Na tarde ontem, por volta das 15 horas e 40 minutos, o Corpo de Bombeiros de São José do Cedro foi acionado para realizar um atendimento de um incêndio em uma fábrica de embutidos, no interior de Guarujá do Sul. Ao chegar no local foi constatado a ocorrência, sendo que os proprietários e funcionários haviam controlado as chamas. Segundo informações dos Bombeiros, foi realizado avaliação e constatado grande quantidade de fumaça em todo ambiente e as chamas ficaram restritas no ambiente do defumador de embutidos. Os bombeiros relataram que foi realizada a ventilação do local e gasto aproximadamente 200 litros de água para a extinção das chamas. Os proprietários foram orientados para registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil e religar energia elétrica somente após avaliação na estrutura.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.