-DÉCIMO TERCEIRO DEVE INJETAR 250 BILHÕES DE REAIS NA ECONOMIA DO PAÍS
-SC É O TERCEIRO ESTADO COM MAIS INFRAÇÕES CONTRA A FAUNA DESDE 2015
-SAÚDE REALIZA AÇÃO SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
-TUNÁPOLIS ELABORA PRIMEIRO PLANO DIRETOR DA CIDADE
-EPAGRI DE SJO REGISTRA GRANDE PROCURA EM PROGRAMA DE CALCÁRIO
-FILHO AGRIDE MÃE QUE SE RECUSOU A DAR DINHEIRO
-BOMBEIROS SEGUEM BUSCAS POR HOMEM QUE DESAPARECEU NO RIO URUGUAI
- Estes são os principais destaques do Globo Em Foco que está começando agora....
TEMPO E TEMPERATURA, 21/11.22
= O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e estável. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com possibilidade chuva. A mínima das últimas horas foi de 18 graus e a máxima para hoje deve ser de 32 graus. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 35 graus. Neste momento graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 30 centavos. O euro está valendo cinco reais e 43 centavos. Já o peso argentino está cotado em três centavos.
Um terremoto de magnitude cinco vírgula seis atingiu a província de Java Ocidental, na Indonésia, nesta segunda-feira, matando 46 pessoas. A informação é da agência nacional de desastres, enquanto equipes de resgate e autoridades trabalhavam para determinar a extensão total dos danos. O terremoto atingiu a cidade de Cianjur, cerca de 75 quilômetros a sudeste da capital, Jacarta. A agência meteorológica e geofísica acrescentou que não havia possibilidade de tsunami. O chefe da agência de desastres disse em entrevista coletiva que 46 pessoas morreram e até 700 ficaram feridas.
O número de pessoas feridas em um tiroteio no clube LGBTQIA Mais em Colorado Springs, nos Estados Unidos, na noite de sábado aumentou para 25, segundo autoridades da cidade. Cinco pessoas morreram no ataque. De acordo com os hospitais da cidade, várias vítimas estão em estado crítico e sendo tratadas em unidades de terapia intensiva. O suspeito pelo ataque foi identificado como ANDERSON LEE ALDRICH, segundo o chefe de polícia local. De acordo com as autoridades, o suspeito usou um rifle longo no tiroteio.
Os países do G7 criticaram, neste domingo, o lançamento "imprudente" de outro míssil balístico intercontinental pela Coreia do Norte e pediram ao Conselho de Segurança da ONU que tomasse ações mais "significativas" para frear os testes de Pyongyang. Em nota, os ministros das Relações Exteriores do G7 disseram que os repetidos lançamentos de mísseis por parte de Coreia do Norte "desestabilizam ainda mais a região, apesar dos apelos da comunidade internacional por paz e estabilidade". No comunicado, o G7 pediu "uma resposta forte e unida por parte da comunidade internacional, que inclua a necessidade de tomar medidas mais significativas a partir do Conselho de Segurança da ONU".
Os analistas do mercado financeiro aumentaram de cinco vírgula 82 para cinco vírgula 88 por cento a estimativa de inflação para este ano. Foi a quarta alta seguida no indicador. A informação consta do relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. Ao todo, foram ouvidas mais de 100 instituições financeiras na semana passada sobre as projeções para a economia. A meta de inflação para este ano, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de três e meio por cento e será considerada cumprida se oscilar entre dois e cinco por cento. O mercado financeiro elevou de dois virgula 77 para dois vírgula 80 por cento a previsão de alta do Produto Interno Bruto em 2022.
Cerca de 250 bilhões de reais devem entrar na economia brasileira até o dia 20 de dezembro, quando termina o prazo para o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário a trabalhadores do mercado formal, beneficiários da Previdência Social, aposentados e pessoas que recebem pensão da União, estados e municípios. Esse montante representa quase dois virgula seis por cento do PIB do país e estará nas mãos de, aproximadamente, 85 milhões de brasileiros, que vão receber rendimento adicional médio de dois mil 672 reais. As estimativas são do Dieese que projeta o volume referente ao décimo terceiro salário que entra na economia ao longo do ano, e não necessariamente nos dois últimos meses de 2022. Do total de brasileiros que recebem o salário extra, 61 por cento são trabalhadores do mercado formal.
O coordenador de orçamento do governo eleito, WELINGTON DIAS, afirmou que “no máximo até terça-feira” haverá a apresentação do texto definitivo da PEC da Transição. A minuta do texto não define valor, mas abre gastos que podem ultrapassar a casa dos 200 bilhões de reais o que inclui retirada do Auxílio Brasil de 600 do teto fiscal. Parlamentares do centrão querem incluir itens na proposta, como o desbloqueio de emendas de relator. A versão final do texto será apresentada somente após o aval do presidente eleito, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, que estará de volta ao Brasil nesta semana.
Santa Catarina é o terceiro estado que mais emitiu autos de infração contra a fauna em unidades de conservação nos últimos oito anos. Entre 2015 e outubro de 2022, foram 448 autos emitidos, o que gerou mais de 33 milhões em multas, de acordo com Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Conforme os dados, no acumulado dos últimos oito anos, o estado catarinense fica atrás apenas do Amazonas e do Pará. O ano com a maior quantidade de infrações foi 2015, quando Santa Catarina registrou 97. Entre elas está o uso ilegal de rede para pesca, manter aves ou insetos em cativeiros, matar animais silvestres, vender animais ameaçados de extinção ou pescar e fazer o arrasto em área proibida para a prática, como dentro de reservas biológicas.
Na reunião da qual participou na Fiesc, na última sexta-feira, o Governador eleito de Santa Catarina, JORGINHO MELLO sinalizou que a secretaria da Fazenda de Santa Catarina deva ter um novo nome e não continuar com o comando de PAULO ELI. O presidente da Fiesc, MÁRIO AGUIAR, colocou a mesa prioridades como infraestrutura a manutenção de incentivos fiscais. JORGINHO respondeu que vai fazer uma forma justa para termos um secretário da Fazenda que olhe os dois lados: do governo e também o lado de quem produz e precisa ser apoiado. Temos que ser um facilitador”. PAULO ELI foi secretário da Fazenda no Governo de Eduardo Moreira, do MDB, e continuou na pasta na administração seguinte, de CARLOS MOISÉS, do Republicanos, que não alcançou a reeleição nas eleições deste ano.
Santa Catarina voltou a ter mais de quatro mil casos ativos de Covid-19 após três meses. De acordo com dados do Painel do Coronavírus, o Estado acumulava, até sexta-feira, quatro mil 410 casos, a última vez que registrou esse patamar foi em 21 de agosto deste ano, quando eram quatro mil 593. Além disso, houve aumento de 38 por cento no número de pacientes em tratamento do vírus: passou de três mil 181 para quatro mil 410. A cidade com o maior número de casos é Joinville, no Norte do Estado. Em seguida vêm Florianópolis e Blumenau.
A corporação do nono Comando Regional de Policia Militar de Fronteira está realizando treinamentos de habilitação para o uso da pistola modelo Beretta APX, de calibre nove milímetros. As armas foram adquiridas no ano passado pela Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina. De acordo com o Coronel, JAILSON FRANZEN, onovo armamento é utilizado nos países mais desenvolvidos do mundo e é considerado mais adequado, pois possibilita melhores condições de trabalho aos policiais, com menores custos de manutenção e aquisição de munição. FRANZEN explica que o policial militar só pode fazer o uso do armamento após passar pela devida habilitação, que tem o objetivo dereduzirincidentes com disparos de armas de fogo.
O comandante do nono comando Regional de Policia Militar de Fronteira destaca que a previsão do término da habilitação dos Policiais é nesta semana. O coronel JAILSON FRANZEN salienta que as pistolas de calibre 40, que vinham sendo utilizadas desde 2001, serão substituídas pelo novo modelo. Os armamentos antigos serão destinadas ao setor de material da diretoria de apoio em logística da Polícia Militar.
Alimentação saudável pode ser grande aliada dos alunos na reta final do ano letivo. Acadêmicas de nutrição da Uceff de Itapiranga realizam estágio na Unidade Básica de Saúde de Tunápolis, sob supervisão da nutricionista, TAIS SCHERER. JAMILE ULRICH e FERNANDA SCHNORENBERGER são acadêmicas do sexto período de nutrição. JAMILE observa que na reta final do ano letivo existe grande tendência dos alunos intensificarem os estudos, o que pode gerar estresse e cansaço psicológico. Ela salienta que a alimentação pode ser importante aliada nesse período, desde que sejam consumidos alimentos naturais como frutas, verduras e legumes. Nesse momento é importante evitar ultra processados como salgadinhos, bolachas recheadas, refrigerantes e bebidas adoçadas.
O consumo excessivo de açúcar pode aumentar a ansiedade, além de não possuir valor nutricional. Outra dica da estudante de nutrição da Uceff é aumentar o consumo de frutas da época como melancia, melão e manga, que são alimentos ricos em nutrientes e que possuem maior teor de água. Outra dica da estudante de nutrição da Uceff é aumentar o consumo de frutas da época como melancia, melão e manga, que são alimentos ricos em nutrientes e que possuem maior teor de água. Já a estudante, FERNANDA SCHNORENBERGER, destaca que a hidratação também é muito importante neste período. Ela chama atenção para a necessidade da ingestão de água durante o dia, pois quando a pessoa está hidratada corretamente, as funções corporais funcionam melhor.
FERNANDA explica que o volume de água ideal é diferente para cada pessoa. O cálculo é simples e deve multiplicar o peso corporal por 35, o que resultará na quantidade de litros de água que a pessoa precisa ingerir por dia. As estudantes de nutrição, JAMILE ULRICH e FERNANDA SCHNORENBERGER, afirmam que as boas práticas alimentares e de hidratação são fundamentais para melhorar a qualidade de vida e consequentemente, auxiliar na absorção dos conteúdos estudados pelos alunos, com maior intensidade na reta final do ano letivo.
Audiência Pública amplia debate sobre primeiro Plano Diretor de Tunápolis. Município contratou empresa por meio de licitação para elaboração de conjunto de leis sobre ações na cidade. Tunápolis inicia amanhã o debate popular para elaboração do primeiro Plano Diretor. Até o momento são várias leis para regulamentar a organização do espaço urbano. Agora a legislação será unificada com regras claras sobre obras e outras ações particulares e do poder público. Conforme o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, SÉRGIO EIDT, a primeira audiência pública ocorre nesta terça-feira, às 19 horas, no Auditório Municipal, espaço com capacidade para até 200 pessoas. Será uma trajetória de várias etapas para definir o Plano Diretor e o Plano de Mobilidade Urbana.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Tunápolis menciona a importância de estabelecer critérios claros sobre área industrial e residencial, pavimentos em edificações e vários fatores sobre mobilidade. SÉRGIO EIDT cita a importância de um projeto criterioso sobre definições e orientações para ser encaminhado à Câmara de Vereadores como parte final da nova legislação municipal. Conforme o Secretário, a participação popular é fundamental, pois as decisões impactam a coletividade e o Plano Diretor adequado pode ser mantido por vários anos. Cada pessoa pode contribuir com sugestões que vão refletir em ações futuras na cidade de Tunápolis. O Secretário de Desenvolvimento salienta que os setores de tributos e engenhariaapresentam as principais demandas, pois estão na rotina de solicitações que chegam na prefeitura. SÉRGIO EIDT considera que o plano macro vai influenciar em futuras obras desde passeio público, acessibilidade e as edificações.
SÉRGIO EIDT considera que existe uma gama significativa de assuntos serem discutidas na elaboração do Plano Diretor. Também terá o debate sobre o Plano de Mobilidade urbana, um estudo que projeta Tunápolis parta o futuro. No momento ainda não existe a cobrança de um Plano de Mobilidade que engloba assuntos referente ao trânsito, estacionamento e até condições adequadas aos pedestres. O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo reforça que o município está diante de um momento interessante para um amplo debate. Empresa contratada por licitação via Ameosc elabora estudo com projeção de validade por pelo menos 10 anos.
Epagri encerra inscrições para incentivos agrícolas. A informação é do Extensionista Rural da Epagri de São João do Oeste, JORGE SCHROEDER. Ele destaca que encerrou na semana passada a inscrição para os principais incentivos do governo estadual que são para os Programas Troca-Troca de calcário e milho. O Programa de Kit Forrageiras também já terminou o prazo para emissões em 2022. Segue ainda disponível o Programa de Kit Apicultura. O Extencionista chama atenção para o investimento que é feito pelos produtores rurais em calcário. O foco está em melhor aproveitamento das áreas de terra em busca de alto rendimento em lavouras de milho, soja e trigo. A correção do solo é apontado como fator importante para melhor aproveitamento da adubação que é feita a cada plantio.
A Epagri segue registrando grande procura por calcário e redução no volume de sementes de milho. Neste ano a queda chegou a quase 50 por cento. JORGE SCHROEDER avalia que a redução na busca por sementes de milho ocorre pelo auto custo para implantação de lavouras, inibindo os produtores rurais. Conforme o Extencionista Rural da Epagri de São João do Oeste, também é menor o número de produtores rurais com enquadramento no Pronaf, uma exigência para direito as sementes de milho no programa da Secretaria de Estado da Agricultura. SCHROEDERlembra ainda que a elevação no custo de sementes e defensivos agrícolas causam preocupação e acabam tornando os investimentos para o plantio um grande desafio.
A estiagem em três anos seguidos motivou o encerramento de atividades no agronegócio. Outra constatação é a migração para outras atividades como o gado de corte. O Extencionista Rural da Epagri de São João do Oeste informa que vários programas são mantidos ao longo dos anos e não serão interrompidos. JORGE SCHROEDER destaca investimento em energia solar, construção de cisternas e outros sistemas de reservação de água. Propriedades com produção de leite a base de pasto também recebem atenção especial da Epagri. O Extencionista salienta que vários programas existem de longa data e que são mantidos pelo governo estadual como forma de auxílio aos produtores rurais.
Filho agride mãe que se recusou a dar dinheiro. As guarnições de Rádio Patrulha de São Miguel do Oeste atenderam por volta das 13 horas e 30 minutos deste domingo, uma ocorrência de violência doméstica no âmbito familiar no Bairro Sagrado Coração de Jesus. De acordo com a PM, a mulher, pai e filho estariam na casa bebendo e utilizando drogas, momento em que pai e filho pediram para ela dinheiro para comprar mais bebidas e entorpecentes. Com a recusa da mulher o filho que é adolescente a agrediu e fugiu antes da chegada das guarnições. O Corpo de Bombeiros atendeu a mulher com um ferimento na face. Ela foi encaminhada à UPA 24 horas para avaliação médica. Como o autor dos fatos não foi localizado, a PM lavrou o Boletim de Ocorrências e orientou a vítima a buscar uma medida protetiva junto a justiça.
Acidente no interior de São João do oeste envolve três veículos. Foi por volta das 17 horas e 30 minutos de sábado, na SC-163, em Cristo Rei, interior do município de São João do Oeste. Um acidente envolvendo um carro de passeio, um micro-ônibus e um caminhão de mudança deixou feridos. O motorista do carro HB20, com placas de Iporã do Oeste, relatou para a reportagem da Peperi que estava se deslocando pela rodovia, quando foi picado por uma abelha dentro do carro. Com isso, acabou se debatendo e perdeu o controle do veículo. O carro colidiu contra um caminhão de mudança, com placas de Santa Maria, que se deslocava no sentido contrário. Com o impacto, o caminhão acabou tombando e atingiu a lateral de um ônibus que também transitava na rodovia. O motorista do carro e os ocupantes do caminhão não sofreram ferimentos. Algumas crianças que estavam no ônibus tiveram ferimentos leves, causados por estilhaços de vidro.
Acidente na SC 163 em Itapiranga deixa mulher com vários ferimentos. Foi por volta das 22 horas de sábado, na SC 163 proximidades da Cervejaria Lassberg. O Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionado para socorrer vítima de uma queda de motocicleta, Honda Twister com placa Mercosul conduzida por uma mulher de 37 anos. A vítima apresentava escoriações nas pernas e braços e suspeita de fratura de clavícula direita. A mulher foi conduzida ao hospital Sagrada Família.
Jovem morre afogado em rio no interior de São Lourenço do Oeste. A guarnição do Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste foi acionada para socorrer um jovem de 21 anos que estava em uma cachoeira juntamente com amigos quando submergiu e não voltou a superfície. O local possui uma queda de água de aproximadamente metros de altura e um poço com profundidade variável chegando a sete metros de profundidade máxima. Foi iniciado as buscas à vítima por dois militares, sem uso de equipamento de mergulho. Por volta das 17 horas e 20 minutos, o corpo da vítima foi localizado a aproximadamente quatro metros de profundidade. O corpo ficou aos cuidados da equipe da Policia Científica.
Homem é condenado por estuprar duas crianças e ameaçar uma delas em Dionísio Cerqueira. O réu terá de cumprir 23 anos de reclusão em regime inicial fechado. Ele também foi condenado a pagar 40 mil reais às vítimas como reparação pelos danos causados. De acordo com a denúncia do Ministério Público, o homem, que era amigo de familiares das vítimas, se aproveitou da hospitalidade com que foi recebido para cometer os estupros. Em uma oportunidade, durante a madrugada, o condenado foi até o quarto de uma das crianças, que acordou diante do abuso. Os estupros se repetiram em outras duas ocasiões. Para garantir a impunidade por seus crimes, ele ameaçou a vítima. Com relação à outra criança, o estupro foi cometido quando a tia foi tomar banho e o réu ficou sozinho com a vítima. Cabe recurso da sentença, mas ao réu foi negado o direito de recorrer em liberdade. Ele segue preso preventivamente desde o dia primeiro de agosto deste ano.
Homem é preso por embriaguez ao volante na SC 163 em Iporã do Oeste. Um homem, de 55 anos, foi preso em flagrante pelo crime de embriaguez ao volante, na rodovia SC 163, em Iporã do Oeste. Ele conduzia uma Toyota Hilux, emplacada no município de Itapiranga. O condutor apresentava sinais de embriaguez e se recusou a realizar o teste do bafômetro. A Polícia Militar Rodoviária registrou um auto de constatação de sinais de alteração da capacidade psicomotora e em seguida o homem foi encaminhado para os demais procedimentos.
Homem está desaparecido há quatro no Rio Uruguai. Um homem está desaparecido após sair para andar com um caíque no Rio Uruguai, em Mondaí. Segundo informações de familiares, SIDINIR DA SILVA foi visto pela última vez na tarde de quinta-feira, quando saiu com a embarcação. Um Boletim de Ocorrência de desaparecimento foi registrado na Polícia Militar, pois o homem não retornou para casa após mais de 60 horas desde a saída. Familiares relataram para a reportagem da Rede Peperi que o caíque em que SIDINIR estava foi encontrado nas proximidades do porto da barca, na Linha Sede Capela, interior de Itapiranga. O Corpo de Bombeiros iniciou as buscas por volta das 10h40 deste domingo. O homem ainda não foi encontrado e o trabalho deve continuar nesta segunda-feira.
Bombeiros retomam buscas a homem desaparecido no Rio Uruguai. SIDINIR DA SILVA, 39 anos, residente de Mondaí, foi visto pela última vez por volta das 17 horas de quinta-feira, no Rio Uruguai, em Mondaí. Na sexta-feira a embarcação foi encontrada próximo ao Porto da Barca, em Sede Capela, interior de Itapiranga. O barquinho foi recolhido por popular e ainda estava com o motor, uma Rabeta. Também foi encontrado um calçado e mochila que seria de SIDINIR SILVA, além de bebida alcoólica. Segundo os bombeiros de Itapiranga um fato que chamou atenção foi que o cachorro do homem desaparecido, permaneceu na embarcação. Bombeiros de Mondaí realizam buscar na água e também coletam informações com ribeirinhos na tentativa de encontrar vestígios do homem desaparecido há quatro dias.