ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco - 21/11/22

-13º SALÁRIO DEVE INJETAR R$ 250 BILHÕES NA ECONOMIA DO BRASIL

-SC É O TERCEIRO ESTADO COM MAIS INFRAÇÕES CONTRA A FAUNA

-SESSÃO MARCA ENTREGA DO LIVRO ‘MEMÓRIAS DE SÃO JOSÉ DO CEDRO’

-FINANCIAMENTO DE ATÉ R$ 4 MILHÕES GERA DESCONFORTO NA CÂMARA

-PROJETO DE INCENTIVO À EMPRESA DEVE BENEFICIAR AS CONSOLIDADAS

-EMPRESA COMEÇA PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA NO PERÍMETRO URBANO

-PREFEITURA TENTA HABILITAR HOSPITAL NA POLÍTICA CATARINENSE

-ACENDIMENTO DAS LUZES DE NATAL REÚNE PÚBLICO NA PRAÇA

-MOTORISTA FICA FERIDO EM BATIDA ENTRE CAMINHÃO E CARRO NA BR-163

-HOMEM É CONDENADO A 23 ANOS DE PRISÃO POR ESTUPRAR 2 CRIANÇAS

O tempo no extremo-oeste está nublado. A previsão é de condições nubladas com possibilidade chuva. A mínima desta manhã foi de 19 graus e a máxima para hoje deve ser de 30 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 30 centavos. O euro está valendo cinco reais e 43 centavos. Já o peso argentino está cotado em três centavos.

Um terremoto de magnitude cinco vírgula seis atingiu a província de Java Ocidental, na Indonésia, nesta segunda-feira, matando 46 pessoas. A informação é da agência nacional de desastres, enquanto equipes de resgate e autoridades trabalhavam para determinar a extensão total dos danos. O terremoto atingiu a cidade de Cianjur, cerca de 75 quilômetros a sudeste da capital, Jacarta. A agência meteorológica e geofísica acrescentou que não havia possibilidade de tsunami. O chefe da agência de desastres disse em entrevista coletiva que 46 pessoas morreram e até 700 ficaram feridas.

O número de pessoas feridas em um tiroteio no clube LGBTQIA Mais em Colorado Springs, nos Estados Unidos, na noite de sábado aumentou para 25, segundo autoridades da cidade. Cinco pessoas morreram no ataque. De acordo com os hospitais da cidade, várias vítimas estão em estado crítico e sendo tratadas em unidades de terapia intensiva. O suspeito pelo ataque foi identificado como ANDERSON LEE ALDRICH, segundo o chefe de polícia local. De acordo com as autoridades, o suspeito usou um rifle longo no tiroteio.

Os países do G7 criticaram, neste domingo, o lançamento "imprudente" de outro míssil balístico intercontinental pela Coreia do Norte e pediram ao Conselho de Segurança da ONU que tomasse ações mais "significativas" para frear os testes de Pyongyang. Em nota, os ministros das Relações Exteriores do G7 disseram que os repetidos lançamentos de mísseis por parte de Coreia do Norte "desestabilizam ainda mais a região, apesar dos apelos da comunidade internacional por paz e estabilidade". No comunicado, o G7 pediu "uma resposta forte e unida por parte da comunidade internacional, que inclua a necessidade de tomar medidas mais significativas a partir do Conselho de Segurança da ONU".

Os analistas do mercado financeiro aumentaram de cinco vírgula 82 para cinco vírgula 88 por cento a estimativa de inflação para este ano. Foi a quarta alta seguida no indicador. A informação consta do relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. Ao todo, foram ouvidas mais de 100 instituições financeiras na semana passada sobre as projeções para a economia. A meta de inflação para este ano, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de três e meio por cento e será considerada cumprida se oscilar entre dois e cinco por cento. O mercado financeiro elevou de dois virgula 77 para dois vírgula 80 por cento a previsão de alta do Produto Interno Bruto em 2022.

Cerca de 250 bilhões de reais devem entrar na economia brasileira até o dia 20 de dezembro, quando termina o prazo para o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário a trabalhadores do mercado formal, beneficiários da Previdência Social, aposentados e pessoas que recebem pensão da União, estados e municípios. Esse montante representa quase dois virgula seis por cento do PIB do país e estará nas mãos de, aproximadamente, 85 milhões de brasileiros, que vão receber rendimento adicional médio de dois mil 672 reais. As estimativas são do Dieese que projeta o volume referente ao décimo terceiro salário que entra na economia ao longo do ano, e não necessariamente nos dois últimos meses de 2022. Do total de brasileiros que recebem o salário extra, 61 por cento são trabalhadores do mercado formal.

O coordenador de orçamento do governo eleito, WELINGTON DIAS, afirmou que “no máximo até terça-feira” haverá a apresentação do texto definitivo da PEC da Transição. A minuta do texto não define valor, mas abre gastos que podem ultrapassar a casa dos 200 bilhões de reais o que inclui retirada do Auxílio Brasil de 600 do teto fiscal. Parlamentares do centrão querem incluir itens na proposta, como o desbloqueio de emendas de relator. A versão final do texto será apresentada somente após o aval do presidente eleito, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, que estará de volta ao Brasil nesta semana.

Santa Catarina é o terceiro estado que mais emitiu autos de infração contra a fauna em unidades de conservação nos últimos oito anos. Entre 2015 e outubro de 2022, foram 448 autos emitidos, o que gerou mais de 33 milhões em multas, de acordo com Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Conforme os dados, no acumulado dos últimos oito anos, o estado catarinense fica atrás apenas do Amazonas e do Pará. O ano com a maior quantidade de infrações foi 2015, quando Santa Catarina registrou 97. Entre elas está o uso ilegal de rede para pesca, manter aves ou insetos em cativeiros, matar animais silvestres, vender animais ameaçados de extinção ou pescar e fazer o arrasto em área proibida para a prática, como dentro de reservas biológicas.

Na reunião da qual participou na Fiesc, na última sexta-feira, o Governador eleito de Santa Catarina, JORGINHO MELLO sinalizou que a secretaria da Fazenda de Santa Catarina deva ter um novo nome e não continuar com o comando de PAULO ELI. O presidente da Fiesc, MÁRIO AGUIAR, colocou a mesa prioridades como infraestrutura a manutenção de incentivos fiscais. JORGINHO respondeu que vai fazer uma forma justa para termos um secretário da Fazenda que olhe os dois lados: do governo e também o lado de quem produz e precisa ser apoiado. Temos que ser um facilitador”. PAULO ELI foi secretário da Fazenda no Governo de Eduardo Moreira, do MDB, e continuou na pasta na administração seguinte, de CARLOS MOISÉS, do Republicanos, que não alcançou a reeleição nas eleições deste ano.

Santa Catarina voltou a ter mais de quatro mil casos ativos de Covid-19 após três meses. De acordo com dados do Painel do Coronavírus, o Estado acumulava, até sexta-feira, quatro mil 410 casos, a última vez que registrou esse patamar foi em 21 de agosto deste ano, quando eram quatro mil 593. Além disso, houve aumento de 38 por cento no número de pacientes em tratamento do vírus: passou de três mil 181 para quatro mil 410. A cidade com o maior número de casos é Joinville, no Norte do Estado. Em seguida vêm Florianópolis e Blumenau.

As secretarias de Educação e de Desenvolvimento Local, em parceria com a ACISA/CDL, abriram o período de inscrições para o concurso de vitrines e residências “Natal Para Todos”. Podem participar todos os estabelecimentos comerciais da cidade e todos os cidadãos que possuam residência em Anchieta e que efetuarem sua inscrição dentro do prazo estabelecido pelo edital. As inscrições estão sendo realizadas na Sala do Empreendedor até o dia 2 de Dezembro no horário de expediente. As empresas ou residências participantes do concurso deverão estar com a ornamentação realizada até dia 12 de Dezembro. A ideia disse é proporcionar um momento diferente do ano estimulando o comércio de Anchieta. Para acessar o edital, os interessados devem entrar no site oficial do município, no endereço eletrônico: anchieta.sc.gov.br.

O acendimento das luzes de natal na noite de ontem reuniu bom público na praça central de São José do Cedro. O evento contou com a participação da população e de autoridades locais. Houve a cerimônia de abertura com abertura oficial das atividades natalinas e de fim de ano. Ainda no mesmo momento foram realizadas as apresentações locais e na oportunidade se apresentaram a Banda Municipal São José, Coral Estrela D’Alva, Coral Vozes do Girassol e também um show de violino no momento em que se acenderam as luzes.

A secretaria de Saúde de Guarujá do Sul esteve em Florianópolis na semana passada para se reunir com o Conselho Intergestores Bipartite de Santa Catarina com intenção de discutir pautas relevantes para a região. A secretária VERIDIANA BARTH, comentou que o momento foi oportuno para conversar sobre procedimentos cirúrgicos e atendimento de alta complexidade. Neste último ponto, ela comentou que foi colocado sobre a demora dos pacientes serem atendidos pelo Estado e pela distância que tem da região extremo-oeste de Floripa. Segundo a secretária, em alguns casos, os pacientes necessitam refazer os exames antes dos procedimentos para ter um diagnóstico mais recente. Por isso, o momento ainda serviu para colocar ao conselho a necessidade de descentralizar a alta complexidade e macro regionalizar os serviços. Diversas regiões contam com os hospitais de grande porte podendo ser mais bem estruturado para atender as demandas, a exemplo, do hospital de Chapecó, que poderia filtrar os pacientes que seriam levados a Florianópolis.

Ainda em Florianópolis, a secretaria de Saúde de Guarujá do Sul esteve se reunindo com os deputados do grande Oeste. A secretária VERIDIANA BARTH, comentou que foram solicitados recursos externos para aplicar na saúde e na assistência social de Guarujá. No setor social, as verbas parlamentares vão viabilizar a ampliação do CRAS no ano que vem. Também será feita a ampliação da Unidade Básica de Saúde no próximo ano, mas com recursos próprios da municipalidade.

A prefeitura de Guarujá do Sul está tentando habilitar o hospital da cidade na Política Hospitalar Catarinense do governo de Santa Catarina. Com esse convênio com o Estado, a unidade hospitalar receberia cerca de 20 mil reais por mês para custear procedimentos cirúrgicos. A afirmação é do prefeito CLÁUDIO Jr. WESCHENFELDER. Faz um ano que o poder público tenta habilitar o hospital, mas ainda não foi possível. Em sua viagem mais recente à Florianópolis, o prefeito esteve discutindo com a equipe da secretaria de Estado da Saúde conversando sobre o assunto. Segundo ele, a unidade está enquadrada nas exigências do Estado para se habilitar naquela política estadual, enquanto hospital de porte um. Desta forma, a prefeitura e a unidade estão tentando demonstrar ao governo que está cumprindo com os requisitos mínimos, porém ainda não há esse reconhecimento por parte da secretaria estadual. Por isso, foi conversado com o secretário da Saúde de Santa Catarina sobre a habilitação. O prefeito acredita que em breve o hospital deve ser habilitado.

Agora, enquanto aguarda a resposta, a administração de Guarujá do Sul vai buscando contato com o governo do Estado para acompanhar esse desenrolar. O prefeito CLÁUDIO Jr. WESCHENFELDER, disse que esses valores mensais poderão melhorar a saúde financeira do hospital gerando melhor atendimento aos pacientes que buscam atendimento na unidade. Ainda em Floripa, o prefeito aproveitou para visitar outros setores visando reforçar os pedidos de recursos ainda não pagos ao poder público. Já para o ano que vem, a expectativa é de conseguir cerca de um milhão de reais por meio de emendas parlamentares. Ele estará indo à Brasília na primeira quinzena de dezembro para viabilizar mais verbas públicas para Guarujá.

A corporação do nono comando regional de Polícia Militar de Fronteira está realizando treinamentos de habilitação para o uso da pistola modelo Beretta APX, de calibre 9 milímetros. As armas foram adquiridas no ano passado pela secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina. De acordo com o coronel JAILSON FRANZEN, o novo armamento é utilizado nos países mais desenvolvidos do mundo e é considerado mais adequado, pois possibilita melhores condições de trabalho aos policiais, com menores custos de manutenção e aquisição de munição. Ele explicou que o policial militar só pode fazer o uso do armamento após passar por habilitação, que tem o objetivo de reduzirincidentes com disparos de armas de fogo. O comandante regional destacou que a previsão do término da habilitação dos policiais é nesta semana. FRANZEN salientou que as pistolas de calibre 40, que vinham sendo utilizadas desde 2001, serão substituídas pelo novo modelo. Os armamentos antigos serão destinados ao setor de material da diretoria de apoio em logística da Polícia Militar.

Começou na última sexta-feira a pavimentação asfáltica das Ruas Buenos Aires e Neri Pagliosa em Anchieta. As obras puderam começar em virtude do tempo estável da semana passada. A informação é do secretário de Desenvolvimento VILMAR PIOVESANI. Os trabalhos deram início com a reperfilagem para nivelamento das irregularidades do pavimento para posterior colocação da capa asfáltica. Para ele, os serviços até então executados foram bem rápidos com a contribuição do tempo. Em ambos os trechos foram aplicados um milhão e 200 mil reais. Ainda na sexta as ruas foram fechadas por causa das obras para evitar danos no material. O secretário ainda disse que a mesma empresa vai executar a pavimentação de continuidade da Avenida Brasil e no Bairro Cohab onde serão asfaltados os trechos. Até este final de semana, com estabilidade do tempo, a empresa deve concluir parte das obras. No Bairro Xavantes também será pavimentada uma rua nas proximidades de uma empresa.

O poder público está elaborando uma lei para beneficiar empresas que possuem seu lote e pavilhão e estão em funcionamento em Guarujá do Sul. A informação é do secretário de Indústria e Comércio FABRÍCIO WAGNER. Atualmente a prefeitura conta com uma política de incentivo às empresas que queiram se instalar nos parques industriais, mas não conta ainda com essa política aos empreendedores já consolidados em Guarujá. Na avaliação dele essa nova lei vai contemplar todos os empreendedores que não tiveram nenhum incentivo por parte da administração municipal. A intenção é colocar a lei em vigor no começo do ano que vem. O trabalho atual é quanto a adaptação, e assim que estiver estabelecido, o projeto de lei será encaminhado à Câmara de Vereadores para apreciação antes mesmo do recesso de dezembro. Essa ideia visa demonstrar para o investidor local que o poder público está apoiando ele, trazendo resultados positivos para ambos mantendo emprego e renda dos trabalhadores. Essa política visa pagar entre 10 mil a 25 mil reais como contrapartida ao empresário.

A Rádio Cedro conversou com a vereadora SÔNIA ROSENBACH, da Câmara de Guarujá do Sul, no Enfoque Legislativo do último sábado, sobre a sessão ordinária de quinta-feira. A vereadora comentou que na sessão um projeto de lei foi apreciado em segunda votação e 3 em primeira cotação. O aprovado em segundo turno o projeto que trata sobre o vale-alimentação do servidor público que passou a ser 200 reais. Para quem trabalha menos de 40 horas por semana o valor será proporcional: 150 reais para quem trabalha 30 horas, 100 para aquele que faz 20 horas por semana e 50 para quem trabalha 10 horas por semana. Também foi aprovado o projeto que trata sobre o programa ‘Acelera Guarujá’ prevendo incentivos às empresas que queiram se instalar ou ampliar em Guarujá do Sul. Foi aprovado o pedido de autorização de cessão de uso na praça e outro texto aprovado trata sobre suplementação orçamentária. A LOA será apreciada na quinta-feira. SÔNIA fez uma moção de apelo para remanejamento de seções de votação na unidade eleitoral de Linha Pessegueiro.

Ainda na semana passada houve a eleição dos vereadores mirins de Guarujá do Sul. A vereadora SÔNIA ROSENBACH, citou que foram eleitos para a próxima legislatura do parlamento jovem os alunos: DIOGO RAMB, EMILY SPADA e LUIZ SEIBEL da Linha Pessegueiro; ELOISA BAUERMANN, MANUELA MACHADO, MATHEUS STALTER, MIGUEL DE MATTO, VITOR WEBER e YASMIN BRIZOLA, todos da sede. Segundo a vereadora, foram 16 candidatos inscritos e 250 eleitores. O empossamento dos mirins acontece em fevereiro do ano que vem.

A prefeitura de Princesa pretende contrair um financiamento de 3 a 4 milhões de reais para investimentos em passeio público. A ideia de viabilizar esses valores é para embelezar a cidade. A declaração é do vereador CLÁUDIO NÓS. Segundo o vereador, a ideia não foi muito bem aceita. Ele explicou que o prefeito EDILSON VOLKWEIS tratou sobre os assuntos nos bastidores alguns dias atrás em relação a contrair o financiamento de até 4 milhões para aplicar nas calçadas da cidade. Contudo, conforme o vereador, o financiamento ficaria para a próxima administração começar a pagar. Por isso, CLÁUDIO se manifestou contrário a este financiamento que, possivelmente, ficará para a outra gestão pública pagar. Na avaliação do vereador não é justo a atual administração querer um financiamento visando deixar para o próximo governo municipal quitar – VOLKWEIS está em seu segundo mandato como prefeito.

Na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Princesa foi apreciada e aprovada em única votação o projeto prevendo o orçamento de pouco mais de 26 milhões para 2023. O vereador CLÁUDIO NÓS, disse que hoje à noite, quando acontece uma nova sessão, o executivo deve encaminhar novos projetos de leis para análise. Na avaliação dele o ano legislativo está sendo bem positivo com aprovação de projetos favoráveis aos cidadãos. Ele ainda destacou a presença do prefeito EDILSON VOLKWEIS para detalhar os projetos que dão entrada na Casa. CLÁUDIO também destacou sobre os serviços prestados pelas secretarias municipais e que estão dentro de uma normalidade positiva. Ainda sobre as secretarias, ele citou a questão de atendimento no posto de Saúde onde já foi discutido sobre os horários que deveriam ser alterados. Porém, na avaliação dele, isso é complexo de ser definido. Em relação aos seus pedidos, o vereador comentou sobre um muro no antigo centro de idosos. Segundo ele, o pedido completa um ano e não foi atendido até então.

No Enfoque Legislativo, programa da Câmara de Vereadores de São José do Cedro, a Rádio Cedro conversou com o presidente da Casa ENIO CAROSSI que relatou sobre a sessão de segunda-feira passada. O presidente relatou que no encontro da semana passada a administração do hospital esteve presente para discutir sobre o convênio com o Instituto Santé. Ele acredita que essa nova gestão vai contribuir favoravelmente a população cedrense e princesense, assim como da região, em relação aos atendimentos e novas especialidades. A unidade hospitalar também deve receber novos investimentos a partir do ano que vem como melhorias numa ala antiga. Quanto a entrada de novos projetos de leis, o presidente comentou que houve a entrada de 2 mensagens de origem executiva e ambas foram para as comissões. Ele também destacou sobre o pedido feito pelos vereadores quanto uma política pública de castração de animais. A expectativa é que o executivo atenda o pedido. Ele deixa a presidência no final de ano e o mais cogitado para assumir é CLÁUDIO WARTHA.

A Câmara de Vereadores de São José do Cedro irá realizar no mês que vem uma sessão solene no Clube Cedrense para o lançamento e entrega do ‘Livro Memórias de São José do Cedro – Homenagem aos Pioneiros da Década de 50’ e entrega simbólica dos quadros de ex-presidentes do Legislativo. Mais de 180 famílias irão receber o convite da sessão solene nas próximas semanas, na mesma cerimônia serão homenageados os ex-presidentes do poder Legislativo. A primeira homenagem foi idealizada pela Câmara de Vereadores quando Cedro completou 60 anos de emancipação político-administrativa, no ano de 2018, tendo como autora da iniciativa a ex-vereadora ISOLDI WILL, após as entrevistas realizadas com pioneiros, que chegaram ao município quando a comunidade ainda se chamava Cedro, nos anos 1950 e 1960. O livro foi então desenvolvido e agora será entregue aos homenageados. A sessão solene acontece no dia 6 de Dezembro a partir das 7 horas da noite.

Os moradores de São José do Cedro devem estar atentos à visita dos recenseadores do IBGE para mais um levantamento demográfico. Com essa pesquisa as prefeituras recebem valores do governo Federal – como o Fundo de Participação dos Municípios. A secretária de Desenvolvimento Econômico KELLY FIGUEIRÓ, enfatizou a importância dos cidadãos responderem corretamente às perguntas. Também é importante manter o respeito pelo funcionário devidamente identificado. Em alguns casos, segundo ela, os recenseadores estão sendo desrespeitado pelos moradores, o que pode impactar no recebimento de recursos externos. Algumas visitas são feitas próximo da noite nas comunidades rurais, o que tem gerado certa desconfiança dos moradores. Cada servidor conta com um QR Code que possibilita a identificação oficial do entrevistador. KELLY destacou que o cidadão que não receber o recenseador comete um crime podendo ser multado em até 12 mil reais. Já houve casos de notificação. Faltam cerca de 9 por cento para recensear toda a população estimada.

Um homem foi condenado por estuprar duas crianças e ameaçar uma delas em Dionísio Cerqueira. O réu terá de cumprir 23 anos, oito meses e 24 dias de reclusão e um mês e dez dias de detenção, em regime inicial fechado. Ele também foi condenado a pagar 40 mil reais às vítimas como reparação pelos danos causados. De acordo com a denúncia do Ministério Público, o homem, que era amigo de familiares das vítimas, se aproveitou da hospitalidade com que foi recebido para cometer os estupros. Os estupros se repetiram em outras duas ocasiões. Para garantir a impunidade por seus crimes, ele ameaçou a vítima. Com relação à outra criança, o estupro foi cometido quando a tia foi tomar banho e o réu ficou sozinho com a vítima. A criança ficou assustada e relatou a situação para a outra vítima, que disse que também foi abusada pelo réu. Elas, então, entraram em contato com a mãe de uma delas. Ao chegar ao local, a mãe conversou com as crianças, que relataram o ocorrido. Cabe recurso da sentença, mas ao réu foi negado o direito de recorrer em liberdade.

A Policia Militar recuperou por volta das 9 e meia da manhã de sábado um aparelho celular furtado em uma obra na região central de São Miguel do Oeste. De acordo coma a vítima, ele estava na obra quando surgiu o autor pedindo emprego e um telefone para se comunicar com um familiar que estaria no Haiti. A vítima então disse que teria um aparelho celular para vender. Após pedir para ver o celular, o suspeito saiu do local não sendo mais localizado. A vítima então acionou a PM e através de um aplicativo de rastreamento informou onde seria o local onde estaria o eletrônico. As guarnições se deslocaram até o endereço e encontraram o homem e o celular. Ele foi preso e encaminhado à Delegacia de polícia para as providências cabíveis.

A Polícia Militar de São Miguel do Oeste atendeu por volta da 1 e meia da tarde de ontem uma ocorrência de violência doméstica no âmbito familiar no Bairro Sagrado Coração de Jesus. De acordo com a PM, a mulher, pai e filho estariam na casa bebendo e utilizando drogas, momento em que pai e filho pediram para ela dinheiro para comprar mais bebidas e entorpecentes. Com a recusa da mulher o filho que é adolescente a agrediu e fugiu antes da chegada das guarnições. O Corpo de Bombeiros atendeu a mulher com um ferimento na face. Ela foi encaminhada à UPA 24 horas para avaliação médica. Como o autor dos fatos não foi localizado, a PM lavrou o Boletim de Ocorrências e orientou a vítima a buscar uma medida protetiva junto a justiça.

Um idoso de 66 anos ficou ferido depois que o carro que ele dirigia bater contra um caminhão, em um trecho da BR-163, no município de Guarujá do Sul. O acidente aconteceu na noite deste sábado na altura da entrada da gruta. O motorista do carro Fox, de Bom Jesus do Sul/PR, cujo nome não foi divulgado, foi atendido por socorristas e levado para um hospital da cidade com escoriações pelo corpo. O estado de saúde dele não foi informado. O caminhoneiro de 32 anos não sofreu ferimentos. O trânsito ficou lento, mas foi normalizado ainda na mesma noite. A Polícia Rodoviária também atendeu a ocorrência.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.