-MORTE DE HOMEM NEGRO EM SUPERMERCADO GERA PROTESTOS EM TODO O PAÍS
-GOVERNO DE SC ESTUDA PLANO DE CONTINGÊNCIA DA COVID PARA O VERÃO
-PRIMEIRA PREFEITA DA HISTÓRIA DE PARAÍSO DIZ QUE SAÚDE SERÁ PRIORIDADE
-PREFEITO, ENTIDADES E LIDERANÇAS DISCUTEM AÇÕES PARA ENFRENTAR ESTIAGEM
-CASAN ANUNCIA RODÍZIO 24 HORAS E CONTRATA CAMINHÃO PIPA PARA LEVAR ÁGUA AOS MORADORES
-MULHER SOFRE FERIMENTOS EM COLISÃO NA VIA PERIFÉRICA DA BR 163
-HOMEM COM MANDADO DE PRISÃO POR CONTRABANDO SE ENTREGA E VAI PARA A CADEIA
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 37 centavos. O euro está valendo seis reais e 36 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
O governo português prorrogou o estado de emergência contra a Covid-19 no país nesta sexta-feira, após a aprovação do Parlamento de Portugal. Com a decisão, as restrições impostas em resposta ao aumento de novos casos de coronavírus continuam, pelo menos, até o dia oito de dezembro. Pela lei portuguesa, o estado de emergência se limita a 15 dias, mas pode ser renovado indefinidamente caso os números de infectados não diminuam. O atual estado de emergência começou a valer no país em 9 de novembro, com um toque de recolher noturno e um confinamento parcial em quase dois terços do país.
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, STEVEN MUCHIN, defendeu nesta sexta-feira a decisão de não continuar com os programas de assistência financeira emergencial depois que o Federal Reserve pediu para estendê-los. Ele disse que o Congresso foi "muito claro" em suas intenções sobre esses programas ao colocá-los em prática até dezembro e argumentou que os mercados financeiros estabilizaram-se significativamente. Contudo, a postura foi duramente criticada pelos democratas do Congresso.
A Arábia Saudita recebe neste fim de semana a cúpula do G20, que reúne as 20 maiores economias do mundo. O encontro acontece pela primeira vez para um país árabe, embora sob um formato virtual, que pode limitar seu alcance diante de uma agenda carregada de consequências econômicas da pandemia, principalmente para os países pobres. A Casa Branca não se pronunciou sobre a participação de DONALD TRUMP. Durante dois dias, chefes de Estado e de governo das 20 nações mais ricas do mundo para discutir as "consequências da pandemia" e "medidas para relançar a economia mundial".
Relatório do Tribunal Superior Eleitoral mostra que os indícios de irregularidades em campanhas no primeiro turno das eleições municipais somam 60 milhões e 400 mil reais. O valor abrange, doações e pagamentos de serviços. Os dados fazem parte de um cruzamento de um banco de dados que também reúne informações de seis órgãos federais, entre os quais Receita Federal, Conselho de Controle de Atividades Financeiras e Ministério Público Eleitoral. A partir desse levantamento, os juízes eleitorais podem determinar novas investigações e usar os dados para julgar as contas eleitorais de candidatos e podem servir de base para o Ministério Público Eleitoral iniciar apurações.
Protestos antirracistas foram registrados em Porto Alegre e em outras capitais brasileiras, nesta sexta-feira, após a morte de JOÃO ALBERTO SILVEIRA FREITAS. Ele foi espancado e morto por dois homens brancos que faziam a segurança de uma unidade do Carrefour na capital gaúcha. Os suspeitos tiveram prisão preventiva decretada. Laudo inicial aponta que o soldador, de 40 anos, foi morto por asfixia. Em Porto Alegre, o protesto terminou com a invasão do hipermercado, destruições econfronto com a Brigada Militar. Três pessoas ficaram feridas.
O vice-presidente da República, HAMILTON MOURÃO, afirmou nesta sexta-feira que no Brasil "não existe racismo". Ele deu a declaração ao comentar o caso de JOÃO ALBERTO SILVEIRA FREITAS, 40 anos, homem negro espancado e morto por dois seguranças de uma loja do supermercado Carrefour nesta semana. MOURÃO classificou a morte como "lamentável" e disse que o caso é de uma "segurança totalmente despreparada". O vice-presidente afirmou que o racismo é “uma coisa que querem importar para o Brasil” e que isso não existe por aqui.
O Boletim Hidrometeorológico do Estado divulgado nesta semana pelo governo estadual apontou intenso agravamento da situação de estiagem em Santa Catarina, em especial entre a região do Oeste e Planalto Sul do Estado, onde ocorreram baixos volumes de precipitação em comparação com a média histórica. Na análise da situação do abastecimento público 143 municípios permanecem em condição de normalidade e 83 em estado de atenção. 28 cidades estão em alerta e 25 em estado crítico frente a estiagem. São 15 municípios a mais em relação ao boletim anterior. O boletim aponta a situação da estiagem piorou nos últimos dias no estado.
Estimativas feitas pela Confederação Nacional do Comércio apontam que o décimo terceiro salário vai colocar mais de nove bilhões e 600 milhões de reais na economia de Santa Catarina. O Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos estima que o salário extra de final de ano um valor três vírgula 36 por cento maior. A projeção do Dieese é de quase 10 bilhões de reais serão pagos aos trabalhadores no estado. As projeções sobre os valores globais pagos de décimo terceiro salário incluem trabalhadores do setor privado, servidores públicos, aposentados, pensionistas e trabalhadores domésticos.
O governo de Santa Catarina estuda criar um plano de contingência para atravessar o verão junto com a pandemia do coronavírus. Segundo o secretário de Estado de Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, a expectativa é trazer segurança à população catarinense. Trabalham no plano secretarias do governo, empresas do setor hoteleiro e de lazer. Conforme MOTTA, a ação busca preparar medidas de segurança diante o cenário de crescimento de casos de Covid-19. A manutenção de leitos de UTI para pacientes com a doença também é uma estratégia. Atualmente, Santa Catarina é o quinto estado do país com mais infectados pelo coronavírus desde o início da pandemia, segundo o Ministério da Saúde.
A Vigilância Epidemiológica e o Comitê de Crise da confirmaram o oitavo óbito relacionado a Covid-19 nesta sexta-feira. O paciente era um homem, com idade entre 55 e 60 anos, estava internado no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso e tinha registro de comorbidades. O hospital também confirmou a morte de outro paciente de 16 anos de São José do Cedro. A taxa de ocupação dos leitos de UTI para Covid é de 44 por cento. Na enfermaria, 18 por cento dos leitos estão ocupados por pacientes com coronavírus. Em São Miguel do Oeste, 11pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta sexta-feira e o número de moradores com o vírus ativos é de 122.
O Peperi Debates deste sábado projetou a nova composição do poder legislativo definida na eleição do último domingo. O programa reuniu dois vereadores de partidos da coligação que elegeu o prefeito e dois que estão em campo oposto, ou seja, dois vereadores teoricamente da situação e dois da oposição. O debate deste sábado contou com a presença dos vereadores PAULO DRUMM do PSD, VAGNER PASSOS do PSL, NINI SCHARNOSKI do PL e MOACIR FIORINI do MDB. As fotos e o áudio do programa estão no portal da Peperi na internet.
O resultado das eleições de domingo pode ser visto a partir de dois momentos distintos e um deles é a aprovação do governo WILSON TREVISAN que foi decisiva para a eleição de cinco vereadores do PSD. A avaliação é do vereador do PSD, PAULO DRUMM. Ele também entende que houve uma renovação no legislativo, mesmo com o retorno de políticos com passagens anteriores pelo legislativo e pelo executivo. DRUMM disse que o novo governo terá maioria, mas isso não significa tranquilidade absoluta. Ele citou que será necessário muito diálogo para confirmar essa maioria e a implantação da ideia de coalização partidária defendida pelo prefeito eleito. DRUMM comentou ainda que a nova câmara precisa aprofundar os debates do grandes temas do município.
O município de São Miguel do Oeste manteve uma tendência nacional de renovação na câmara de vereadores. A avaliação é do vereador eleito pelo MDB, MOACIR FIORINI. Ele disse que a população trouxe novas lideranças e levou vereadores que já passaram pela câmara em razão do trabalho que eles já realizaram. FIORINI afirmou que essa mescla no legislativo vai ser muito boa para a qualidade dos trabalhos da câmara. Ele comentou que ainda não sentou com o partido para discutir o espaço e a posição do MDB na câmara a partir do ano que vem. Nessa semana, o candidato JOÃO GRANDO disse que o MDB deve fazer uma oposição mais sistemática ao prefeito WILSON TREVISAN. FIORINI disse que a obrigação é ajudar o prefeito a fazer um grande governo e que essa questão de oposição para mirar o próximo pleito faz parte da velha política.
A vontade do povo tem que ser respeitada, especialmente porque o eleitor promoveu uma renovação expressiva no legislativo. O comentário é do vereador do PL, NINI SCHARNÓSKI. Ele disse no debate deste sábado que a nova composição da câmara precisa respeitar mais a população e deixar de lado as siglas partidárias a partir deste momento. NINI disse hoje que o “velho NINI” voltou, mas que vai votar mais pela razão do que pela emoção a partir de primeiro de janeiro. Ele comentou que o mandato é do partido, mas o voto é do vereador. NINI disse que não será um vereador totalmente de oposição e que vai votar por São Miguel do Oeste. Ele também ressaltou que fará o trabalho de fiscalização e vai cobrar as ações desenvolvidas pelo TREVISAN durante o novo mandato.
A atual legislatura fez um bom trabalho, mas a população decidiu promover fazer uma mudança, o que mostra que cada eleição é diferente da outra. A análise é do vereador reeleito pelo PSL, VAGNER PASSOS. Ele disse que o vereador deve ter posição, mas não deve dizer “Amém” sempre. VAGNER comentou hoje que o prefeito WILSON TREVISAN pode contar com o voto dele nos projetos que serão avaliados pela câmara. Durante o mandato atual, VAGNER saiu do PSD, partido do prefeito, e migrou para o PSL. Ele comentou que vai trabalhar para atender as principais necessidades da população. VAGNER destacou sabe da responsabilidade que um vereador tem. Ele disse que o governo vai bem quando a câmara dá suporte para o executivo implantar os projetos e ideias para a cidade.
A prefeitura de Barra Bonita divulgou nesta semana que vai reajustar o valor da tarifa, taxas e demais serviços do sistema do abastecimento de água no interior do município Conforme a publicação, o reajuste será de quase 18 por cento. Segundo o prefeito MOACIR PIROCA o acréscimo aplicado será de 17 vírgula 94 por cento. De acordo com ele, o município possui um Departamento de Água que atende todas as comunidades. Ele destacou que a data base para o reajuste é no mês de outubro e o reajuste é estabelecido por lei e conta com limite e índice que deve ser seguido pela Administração.
O reajuste na tarifa de Água tem como base a tabela IGMP 2020. A informação é do prefeito de Barra Bonita MOACIR PIROCA. Ele declarou que o governo não pode se omitir perante a lei e por isso o reajuste será aplicado. Ele explicou que caso o aumento não seja repassado aos moradores á prefeitura estará renunciando receita e ele terá que responder judicialmente por isso. PIROCA admitiu que entende o momento delicado vivido devido a estiagem e também devido a pandemia da Covid-19. Ele disse que o governo fica constrangido, porém, o reajuste é necessário e será aplicado a partir desse mês em Barra Bonita.
O aumento na tarifa de água será apenas para os moradores do interior de Barra Bonita. O lembrete é do fiscal de tributos e obras da prefeitura e prefeito eleito, AGNALDO DERESZ. Ele comentou que o acréscimo não vale para os moradores do centro, visto que no local, a Casan é a responsável pela distribuição de água. Ele disse que para o interior o valor da taxa que era de 30 reais e 22 centavos vai passar a custar 35 reais com 64 centavos, representando um aumento de cinco reais e 42 centavos. AGNALDO ressaltou que a taxa equivale a cinco mil litros cúbicos de água gastos por cada família.
O Peperi Entrevista desta sexta-feira recebeu a prefeita eleita de Paraíso. MARLENE GIACOMINI recebeu mil 738 votos, 56 por cento do total e superou o prefeito que busca a reeleição. VALDECIR CASANGRANDE fez 43 por cento dos votos. Essa é a primeira vez que uma mulher vai comandar a prefeitura. Além disso, a vice-prefeita eleita também é uma mulher: a vereador SILENE LIBERO. MARLENE disse na Peperi que a chapa formada por duas mulheres teve uma certa resistência no começo da campanha, mas depois a ideia foi bem aceita, especialmente entre as eleitoras e essa é uma da explicações da vitórias nas urnas. A prefeita comentou ainda que o plano de governo foi definido junto com os eleitores e as pessoas entenderam e aprovaram as propostas da coligação.
Os partidos da coligação que elegeu a primeira prefeita da história de Paraíso vão se reunir na semana que vem para discutir a formação da equipe de governo. De acordo com a prefeita eleita, MARLENE GIACOMINI, MDB,PSD e PP vão se reunir a partir próxima semana que vem para organizar o início do mandato. Ela explicou que os nomes serão analisados a partir de um critério central: é preciso saber atender as pessoas com educação. MARLENE citou que a questão técnica também será observada e que o novo governo vai prioriza o bom atendimento da população. Ela disse que espera uma transição tranquila com o prefeito VALDECIR CASAGRANDE.
O novo governo terá muitos desafios em todos os setores do município. O comentário é da prefeita eleita MARLENE GIACOMNI. Ela disse na Peperi Entrevista de ontem que vai assumir a prefeitura com um grande problema: a seca que está atingido toda a região. MARLENE comentou que a agricultura e a saúde serão as duas primeiras prioridades para o início do mandato em primeiro de janeiro.
O município de São Miguel do Oeste está realizando o transporte diário de 150 mil litros de água para abastecer cerca de 100 propriedades rurais. De acordo com a Secretaria de Obras, os pedidos de água no interior aumentou nas últimas semanas. Segundo o secretário de Agricultura, ANTONIO ORSO, o quadro só não é pior devido investimento realizado nos últimos anos pelo município na proteção de fontes e abertura de quase 200 poços caxambu. Além da agricultura, as perdas no setor agroindustrial também preocupam. De acordo com nota divulgada nesta sexta-feira pela prefeitura, esta é a pior estiagem dos últimos 57 anos.
O prefeito WILSON TREVISAN recebeu, nesta semana, entidades e empresas para discutir a situação da estiagem que atinge o município. Um levantamento da Epagri apontou que os prejuízos no campo já alcançaram a marca de 23 milhões de reais. No encontro realizado na quinta-feira, o prefeito recebeu representantes da Polícia Militar Ambiental, Instituto do Meio Ambiente, Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas e empresa JBS. Na ocasião, foi debatida a possibilidade de adoção de novas medidas emergenciais para enfrentar a seca. Uma delas é a captação de água, de forma temporária, no Rio das Antas para abastecer a cidade. TREVISAN ressaltou que o município já iniciou os trâmites para obtenção de auxílio estadual e federal no enfrentamento aos efeitos da estiagem. O prefeito também solicitou que a população compreenda a gravidade do momento e economize água.
O rodizio 24 horas para a abastecimento de agua em São Miguel do Oeste começa a meia noite deste domingo. Atualmente, a Casan fornece agua para uma parte da cidade por 12 horas do dia. Nas 12 horas seguinte, o produto é liberado para a outra parte. No novo sistema, o município continua dividido em dois setores, mas o fornecimento será por 24 horas, ou seja, uma parte da cidade vai receber água em um dia e no outro ficará sem o abastecimento. De acordo com o chefe da agencia local da Casan, EDENILSON MELLO, essa é a primeira vez que a empresa adota o rodizio 24 horas. A medida será mantida por tempo indeterminado.
O rodizio 24 horas para abastecer a cidade começa pelos bairros São Sebastiao, Estrela, Andreatta, São Gotardo, Progresso, São Jorge, Santa Rita, Cruzinha e área industrial de Descanso. Esses locais vão receber agua entre a meia noite de domingo e a meia noite de segunda-feira. A partir da meia noite de segunda, a água será liberada para os bairros Agostini, Salete, centro, São Luiz, Cohab, Jardim Peperi, Sagrado Coração de Jesus e Morada do Sol. O chefe da agencia local da Casan, EDENILSON MELLO, comentou hoje que a ampliação do rodízio vai dar uma folga na captação, que está baixa, e permitir inclusive, o aumento da reservação de água destinada aos moradores.
A falta de água que afeta o abastecimento dos moradores é a pior dos últimos 15 anos A afirmação é do chefe da agencia local da Casan, EDENILSO MELLO. Ele explicou que a estação de captação do Wunsch na cidade alta está praticamente seca e que a quantidade fornecida pelo Cambuim é irrisória. Atualmente, a Casan trabalha apenas com a captação de agua no rio das Flores e no poço profundo da Linha Gramadinho. MELLO disse que o problema é de falta de chuva e não de investimentos por parte da Casan. Ele citou que mesmo se Casan colocasse milhões no sistema, ainda assim haveria falta de agua para os moradores.
A Casan consegue atender cerca de metade da demanda de agua da população do município. De acordo com o chefe da agencia loca, EDENILSON MELO, o consumo normal é de nove milhões de litros de agua por dia. Em razão da estiagem, a captação é de 50 litros por segundo do rio das Flores. O poço profundo tem vazão de 22 litros por segundo, mas o funcionamento é de apenas 12 por horas por dia. Para enfrentar essa dificuldades, a Casan contratou um caminhão pipa para levar agua aos moradores do município. O caminhão tem 15 mil litros e vai atender a população até o dia 20 do mês que vem. O telefone para solicitar o serviço é o 0800-643-0195.
Uma mulher ficou ferida em um acidente nesta sexta-feirana via periférica da BR 163 em Guarujá do Sul. A colisão aconteceu por volta das nove horas da manhã nas proximidades do Parque Industrial e envolveu um Pálio de Guarujá do Sul e um caminhão Iveco, de São José do Cedro. Os motoristas do automóvel e do caminhão não tiveram ferimentos. Os bombeiros foram chamados e atenderam uma mulher de 30 anos que relatava fortes dores no peito e suspeita de fratura de clavícula. A vítima foi imobilizada e conduzida ao posto de saúde de Guarujá do Sul para atendimento médico.
Um homem com mandado judicial de prisão em aberto se entregou nesta sexta-feira para a Polícia Militar. Por volta das quatro horas da tarde, um advogado entrou em contato com a PM informando que o seu cliente estava com mandado de prisão e gostaria de se apresentar para o cumprimento da ordem judicial. A guarnição consultou o nome da pessoa no sistema e constatou o mandado de prisão ativo pelo crime de contrabando. O homem foi preso e levado à Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.