-MORTE DE HOMEM NEGRO EM SUPERMERCADO GERA PROTESTOS EM TODO O PAÍS
-GOVERNO DE SC ESTUDA PLANO DE CONTINGÊNCIA DA COVID PARA O VERÃO
-HEMOSC REGISTRA QUEDA NAS DOAÇÕES DE SANGUE
-CIDASC EMITE NOTA ALERTANDO SOBRE A COMERCIALIZAÇÃO DE QUEIJO
-CONSELHEIRA TUTELAR DE ITAPIRANGA RELATA DESAFIOS DO TRABALHO
-ITAPIRANGA ANALISA MEDIDAS PARA REABRIR ÁREA DE LAZER
-POLÍCIA AMBIENTAL REALIZA OPERAÇÃO PIRACEMA NO RIO URUGUAI
-POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM SUSPEITO DE TRÁFICO DE DROGAS
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 34 graus. Neste momento graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 37 centavos. O euro está valendo seis reais e 36 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
O governo português prorrogou o estado de emergência contra a Covid-19 no país nesta sexta-feira, após a aprovação do Parlamento de Portugal. Com a decisão, as restrições impostas em resposta ao aumento de novos casos de coronavírus continuam, pelo menos, até o dia oito de dezembro. Pela lei portuguesa, o estado de emergência se limita a 15 dias, mas pode ser renovado indefinidamente caso os números de infectados não diminuam. O atual estado de emergência começou a valer no país em 9 de novembro, com um toque de recolher noturno e um confinamento parcial em quase dois terços do país.
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, STEVEN MUCHIN, defendeu nesta sexta-feira a decisão de não continuar com os programas de assistência financeira emergencial depois que o Federal Reserve pediu para estendê-los. Ele disse que o Congresso foi "muito claro" em suas intenções sobre esses programas ao colocá-los em prática até dezembro e argumentou que os mercados financeiros estabilizaram-se significativamente. Contudo, a postura foi duramente criticada pelos democratas do Congresso.
A Arábia Saudita recebe neste fim de semana a cúpula do G20, que reúne as 20 maiores economias do mundo. O encontro acontece pela primeira vez para um país árabe, embora sob um formato virtual, que pode limitar seu alcance diante de uma agenda carregada de consequências econômicas da pandemia, principalmente para os países pobres. A Casa Branca não se pronunciou sobre a participação de DONALD TRUMP. Durante dois dias, chefes de Estado e de governo das 20 nações mais ricas do mundo para discutir as "consequências da pandemia" e "medidas para relançar a economia mundial".
Relatório do Tribunal Superior Eleitoral mostra que os indícios de irregularidades em campanhas no primeiro turno das eleições municipais somam 60 milhões e 400 mil reais. O valor abrange, doações e pagamentos de serviços. Os dados fazem parte de um cruzamento de um banco de dados que também reúne informações de seis órgãos federais, entre os quais Receita Federal, Conselho de Controle de Atividades Financeiras e Ministério Público Eleitoral. A partir desse levantamento, os juízes eleitorais podem determinar novas investigações e usar os dados para julgar as contas eleitorais de candidatos e podem servir de base para o Ministério Público Eleitoral iniciar apurações.
Protestos antirracistas foram registrados em Porto Alegre e em outras capitais brasileiras, nesta sexta-feira, após a morte de JOÃO ALBERTO SILVEIRA FREITAS. Ele foi espancado e morto por dois homens brancos que faziam a segurança de uma unidade do Carrefour na capital gaúcha. Os suspeitos tiveram prisão preventiva decretada. Laudo inicial aponta que o soldador, de 40 anos, foi morto por asfixia. Em Porto Alegre, o protesto terminou com a invasão do hipermercado, destruições econfronto com a Brigada Militar. Três pessoas ficaram feridas.
O vice-presidente da República, HAMILTON MOURÃO, afirmou nesta sexta-feira que no Brasil "não existe racismo". Ele deu a declaração ao comentar o caso de JOÃO ALBERTO SILVEIRA FREITAS, 40 anos, homem negro espancado e morto por dois seguranças de uma loja do supermercado Carrefour nesta semana. MOURÃO classificou a morte como "lamentável" e disse que o caso é de uma "segurança totalmente despreparada". O vice-presidente afirmou que o racismo é “uma coisa que querem importar para o Brasil” e que isso não existe por aqui.
O Boletim Hidrometeorológico do Estado divulgado nesta semana pelo governo estadual apontou intenso agravamento da situação de estiagem em Santa Catarina, em especial entre a região do Oeste e Planalto Sul do Estado, onde ocorreram baixos volumes de precipitação em comparação com a média histórica. Na análise da situação do abastecimento público 143 municípios permanecem em condição de normalidade e 83 em estado de atenção. 28 cidades estão em alerta e 25 em estado crítico frente a estiagem. São 15 municípios a mais em relação ao boletim anterior. O boletim aponta a situação da estiagem piorou nos últimos dias no estado.
Estimativas feitas pela Confederação Nacional do Comércio apontam que o décimo terceiro salário vai colocar mais de nove bilhões e 600 milhões de reais na economia de Santa Catarina. O Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos estima que o salário extra de final de ano um valor três vírgula 36 por cento maior. A projeção do Dieese é de quase 10 bilhões de reais serão pagos aos trabalhadores no estado. As projeções sobre os valores globais pagos de décimo terceiro salário incluem trabalhadores do setor privado, servidores públicos, aposentados, pensionistas e trabalhadores domésticos.
O governo de Santa Catarina estuda criar um plano de contingência para atravessar o verão junto com a pandemia do coronavírus. Segundo o secretário de Estado de Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, a expectativa é trazer segurança à população catarinense. Trabalham no plano secretarias do governo, empresas do setor hoteleiro e de lazer. Conforme MOTTA, a ação busca preparar medidas de segurança diante o cenário de crescimento de casos de Covid-19. A manutenção de leitos de UTI para pacientes com a doença também é uma estratégia. Atualmente, Santa Catarina é o quinto estado do país com mais infectados pelo coronavírus desde o início da pandemia, segundo o Ministério da Saúde.
Sicoob Creditapiranga participa da sétima Semana Nacional de Educação Financeira. A iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira será realizada de 23 a 29 de novembro. Objetivo é promover ações de educação financeira no país. Esse ano terá como tema “Resiliência financeira: como atravessar a crise?” e vai concentrar ações gratuitas de educação financeira. De acordo com a assistente de Comunicação e Marketing do Sicoob Creditapiranga, TAILA MÜLLER, é preciso promover práticas financeiras conscientes, responsáveis e autônomas. Desta forma é possível contribuir para que cada um desenvolva uma relação equilibrada com o dinheiro, tomando decisões acertadas sobre finanças. TAILA observa que no futuro as pessoas estarão mais preparadas para o controle financeiro pessoal.
Na semana ENEF, todas as Cooperativas de Crédito realizarão diversas atividades. O Sicoob Creditapiranga vai participar promovendo várias ações. Em virtude da pandemia da Covid-19, nesse ano serão online. De 23 a 29 de novembro, serão publicadas dicas sobre educação financeira. O supervisor Comercial do Sicoob Creditapiranga, NIRTON FOLLMANN, destaca ainda a Live Papo de Valor: como anda sua vida financeira? com o Educador Financeiro ROBERTO NAVARRO. Ela será no Canal do Youtube Sicoob SC/RS, no dia 24, terça-feira, às 19 horas e o link será disponibilizado nas redes sociais do Sicoob Creditapiranga.
Decoração natalina é alvo de vandalismo. Antes mesmo do acendimento das luzes da Decoração Natalina em São Miguel do Oeste, alguns materiais que foram colocados para os moradores, foram alvos de vândalos.. Segundo apurado pela reportagem da Peperi, a ocorrência foi registrada por volta das duas horas da madrugada deste sábado, e sofreram estragos o chalé, arrancaram um banco e ainda a iluminação foi retirada. Os locais onde o vandalismo ocorreu, é na praça Walnir Bottaro Daniel e também no calçadão da Almirante Tamandaré. Os profissionais que trabalham no barracão de Natal, e que confeccionaram os materiais para as famílias, pedem para os moradores não fazem isso e que ajudem a cuidar. A Polícia Militar foi acionada e fez todos os registros em Boletim de Ocorrência.
Nesta semana a Cidasc emitiu uma nota alertando sobre a comercialização dos queijos trufados sem a devida inspeção. O veterinário responsável pelo serviço de inspeção estadual na Cidasc regional de SMOeste, ALEXANDRE SCHWENGBER, destaca que o queijo trufado é uma novidade e está tendo boa aceitação no mercado gourmet, mas o alerta está sendo feito devido as questões sanitárias do produto. Ele explica que o serviço de inspeção prioriza pela produção de acordo com a legislação sanitária. Dessa forma, queijos que não passam pelo processo de maturação, devem passar pelo processo de pasteurização. O veterinário destaca que são processos que reduzem o risco de contaminação de doenças associadas ao leite, a exemplo da brucelose e tuberculose. Ele cita que a Cidasc tem recebido denúncias de estabelecimentos que estão produzindo o queijo trufado sem inspeção.
A orientação para o consumidor na hora da compra, segundo o responsável pelo serviço de inspeção estadual na Cidasc regional de SMOeste, é ficar atento as características do produto e sua rotulagem. ALEXANDRE SCHWENGBER ressalta que o produto deve conter o carimbo do serviço de inspeção, seja municipal, estadual ou federal. O veterinário enfatiza que um queijo sem o registro de inspeção não apresenta as garantias higiênico sanitárias para o consumo humano. A fabricação do queijo para consumo próprio do agricultor é permitida, mas não a venda sem a inspeção. ALEXANDRE esclarece que a Cidasc é responsável pelo serviço de inspeção estadual, por meio da parceria com prefeituras e empresas credenciadas, que prestam o serviço através dos veterinários habilitados. É o profissional que acompanha o processo de produção para garantir a qualidade do alimento que vai a mesa do consumidor.
Hemosc registra queda nas doações de sangue e precisa de colaboração. Conforme e a coordenadora do hemocentro de Chapecó, ELIANA RIBICKI, após um momento crítico no auge da pandemia, aos poucos as pessoas voltaram a fazer doações. Ela afirmou para Rádio Cedro que agora falta regularidade e existe oscilação. Em alguns dias há uma grande procura de doares, mas, nas outras semanas não há coletas. A enfermeira comenta que outro problema é que os veículos só podem levar metade da capacidade, o que também reflete em menos pessoas indo até o hemocentro. ELIANA destaca a preocupação acontece porque no final do ano aumenta a busca de sangue para transfusões. Conforme ela, além do estoque baixo para várias tipagens, ainda essa previsão de demanda. Ela pede ajuda da sociedade SONORA. A coordenadora lembra que podem ser cadastrados novos doadores, mas, há critérios. Podem doar sangue a pessoa deve ter de 16 e 69 anos, com mais de 50 quilos e boa condição de saúde. Os homens podem fazer até quatro doações de sangue ao ano e as mulheres três.
Epagri realiza levantamento de dados para estabelecer zoneamento agrícola. Conforme o gerente regional, SIDINEI SIMON a definição do zoneamento agrícola é atribuição do Ministério da Agricultura, mas a Epagri tem contribuído com o levantamento de dados. Ele explica que os técnicos ajudam por conhecerem e conviveram diretamente nas propriedades avaliando dados todos os anos. O gerente salienta que as culturas têm o seu espaço bem especificado como o caso de milho, soja e o trigo. Outras como fruticultura e olericultura existe maior dificuldade de dados. O gerente regional observa que as informações sobre algumas culturas, que não estão bem claras neste mapeamento, têm sido compiladas pela empresa a partir de cruzamento de informações. Segundo SIMON, o estudo é elaborado com o objetivo de minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos e permite a cada município ou região identificar a melhor época de plantio das culturas, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares a partir das orientações técnicas.
Dia do Conselheiro Tutelar é comemorado com desafios diários do trabalho. A coordenadora do Conselho Tutelar de Itapiranga, BERNADETE RIPPLINGER, considera que o conselheiro tutelar tem uma função muito importunamente e interessante. Ela pondera que muitas vezes o trabalho e as ações não são reconhecidas, principalmente nos momentos de tomar medidas drásticas em relação a uma criança ou adolescente. Lembra que a principal missão é defender e proteger, mas sem deixar de cobrar, pois assim como possuem direitos, também precisam saber dos seus deveres. A conselheira tutelar diz que aumento a demanda em relação a evasão escolar em um ano atípico em que os alunos não realizam as atividades escolares online. BERNADETE avalia que o trabalho dos conselheiros costuma tem resultado imediato, após uma conversa com os pais ou responsáveis.
Somente quando todos os esforços não apresentam resultado esperado, os casos são encaminhados ao Ministério Público da comarca local. A conselheira aponta como problema mais grave os crimes de abuso sexual. Ela lembra que não é necessário a conjunção carnal e sim qualquer ação que afete a dignidade e respeito da criança ou adolescente. O Conselho Tutelar receber diversas denúncias anônimas e repassa para a polícia civil ou promotoria que vão apurar se a situação infundada ou não. BERNADETE RIPPLINGER alerta para as pessoas levarem muito a sério as denúncias anônimas. Não é qualquer fofoca que deve ser levada para autoridades competentes. Alerta que as pessoas também podem cometer o crime de falsa comunicação de crime. são quatro conselheiros e convocado mais uma suplente.
Itapiranga avalia reabertura de área de laser que recebe público regional. A classificação de risco da pandemia para grave, passando de bandeira amarela para laranja muda exigências no Extremo Oeste. Maior restrição ocorre para determinadas atividades. Situação mais confortável da semana passada já mudou. Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária de Itapiranga,ALCENIR BENÁCHIO, eventos sociais que foram permitido com até 50 por cento da capacidade, agora reduziu a lotação para apenas 30 por cento. Desafio maior é de evitar aglomeração. O coordenador cita como exemplo a Área de Lazer Barra do Macaco, em linha Laranjeira, interior do município, que segue interditada. Ele afirma que a decisão foi da vigilância sanitária como o entendimento da Polícia Militar devido ao descontrole de acesso que proporcionou grande aglomeração de pessoas. O problema maior a total falta de prevenção por parte das pessoas.
Outros pontos turísticos e que recebem visitantes estão com acesso livre. Situações são constatadas no Mirante do Rio Uruguai, também na comunidade e Laranjeira e no Marco Três Fronteiras, em linha Aparecida. ALCENIR BENÁCHIO diz que a área de Lazer Barra do Macaco pode ser reaberta, porém com o controle de acesso e restrições para evitar a repetição de falhas que geraram a interdição. Afirma Ainda que o problema não está na área de lazer e sim no comportamento dos frequentadores. O espaço deve ser reaberto com regras a serem seguidas. ALCENIR BENÁCHIO lembra que era comum a presença de centenas de pessoas no local de churrasqueiras e banho no Rio Uruguai. Deve ser respeitado o limite máximo é de 200 pessoas para qualquer evento e sem acesso de veículos.
Situação da dengue exige cuidados da população de Itapiranga. Município já possui 139 focos contabilizados no ano de 2020. São quatro mil e 700 imóveis vistoriados a cada dois meses na cidade. Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária de Itapiranga,ALCENIR BENÁCHIO, são levados em consideração apenas os focos identificados em armadilhas e pontos estratégicos. Ele observa que a Covid-19 segue como assunto do momento, porém a Dengue não pode ser negligenciada devido ao risco que oferece a saúde pública. Neste sentido o coordenador chama atenção para a importância da colaboração da população. Itapiranga segue na condição de município infestado pelo mosquito Aedes Aegypti e mantém rigor no monitoramento de armadilhas e pontos estratégicos. BENÁCHIO afirma que existem criadouros em outros locais que precisam de cuidados dos responsáveis dos terrenos, empresas, residências e locais públicos.
Polícia Ambiental realiza operação Piracema no Rio Uruguai e afluentes. Trabalho especial ocorreu ontem. A Polícia Militar Ambiental, unidade em São Miguel do Oeste, teve apoio do SAER/FRON, em mais uma operação relacionada a Piracema com o propósito de coibir a prática da pesca predatória durante o perídio defeso. Conforme o comandante da PMA, capitão, EVERTON RONCAGLIO, com o apoio da aeronave do SAER/FRON, foi patrulhado o trecho do Rio Uruguai compreendido entre os municípios de Caibi até o marco das Três Fronteiras, no munícipio de Itapiranga, divisa entre Brasil e Argentina. A aeronave também percorreu parte de alguns afluentes do rio Uruguai. RONCAGLIO informa que durante a fiscalização foram observados e mapeados possíveis locais utilizados para a pesca predatória no período defeso, inclusive acampamentos.
Operação Piracema não registrou apreensões de material de pesca. De forma simultânea, a embarcação da Polícia Militar Ambiental realizou o patrulhamento aquático. Além disso, por via terrestre, a PMA realizou patrulhamento nas margens do Rio Uruguai verificando acampamentos e demais locais utilizados para a pesca. De acordo com o comandante EVERTON RONCAGLIO nenhum pescador foi flagrado durante a operação e também não ocorreu apreensão de material de pesca. A PMA orienta que neste período da Piracema, determinados materiais estão proibidos, bem como em alguns locais a prática da pesca torna-se proibida. Havendo qualquer dúvida, a PMA está à disposição da população.
Incêndio queima cerca de dois hectares de reflorestamento em Cunha Porã. A ocorrência foi registrada às 16 horas e 30 minutos desta sexta-feira, na linha São Domingos, próximo a fabrica de rações da Aurora em Cunha Porã. O incêndio florestal atingiu uma área de roça e plantação de eucaliptos. Foram necessárias quatro horas de combate e seis bombeiros atuaram na extinção das chamas. Os bombeiros utilizaram batedores, sopradores e bombas de água costais para conter a propagação do fogo. Foi possível salvar cerca de cinco hectares e houve uma área de queima de aproximadamente dois hectares. Ainda conforme os bombeiros, não foi possível identificar como iniciou o fogo devido grande área de queima.
Caroneira fica ferida em colisão em Guarujá do Sul. Os bombeiros de SJCedro foram chamados por volta das 9h da manhã desta sexta-feira, 20, para atendimento de um acidente de trânsito, A ocorrência foi na BR-163, nas proximidades do Parque Industrial, Guarujá do Sul. No local aconteceu uma colisão lateral envolvendo uma Palio de Guarujá do Sul e um caminhão Iveco, de SJCedro. Os bombeiros atenderam uma mulher de 30 anos que relatava fortes dores no peito, e suspeita de fratura de clavícula. Após avaliação e demais procedimentos a vítima foi imobilizada e conduzida ao posto de saúde de Guarujá do Sul para cuidados médicos.O motorista do automóvel e do caminhão não tiveram ferimentos. A cena ficou a cuidados da Polícia Rodoviária Federal de Guaraciaba.
Polícia Militar prende homem suspeito de tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e receptação. Ele foi detido por volta das oito horas da noite. O homem, de 39 anos, foi flagrado com três buchas de cocaína. Na casa do suspeito, foram encontradas mais 20 gramas de cocaína e um revólver calibre 38 com quatro munições intactas. A arma possuía registro de furto e por isso ele deve responder também pelo crime de receptação. A motocicleta utilizada pelo suspeito, a droga e a arma foram apreendidas pela PM e o homem foi levado para a delegacia de polícia.
Preso mais um indivíduo em decorrência da operação "célula oeste". A Polícia Civil através da Divisão de investigação Criminal de São Miguel do Oeste, com auxílio de Policiais Civis de Apiúna, prendeu mais um indivíduo investigado por envolvimento em Organização Criminosa e tráfico de drogas. A prisão ocorreu na manhã de ontem. A localização ocorreu após diligências realizadas por policiais civis daquela localidade, após troca de informações acerca do paradeiro do suspeito, foragido desde quarta-feira quando da deflagração da Operação "Célula Oeste".