ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sexta-feira 21 10 2022

-NOVAS REGRAS PARA LICENÇA-MATERNIDADE SERÃO DEFINIDAS HOJE PELO STF

-PREJUÍZOS COM CHUVAS EM SANTA CATARINA JÁ ULTRAPASSAM DE 153 MILHÕES

-PEPERI CONQUISTA PRIMEIRO E SEGUNDO LUGAR NO PRÊMIO FIESC DE JORNALISMO

-FESTIVAL GASTRONÔMICO DO PRÓXIMO DOMINGO É CANCELADO EM SMOESTE

-COMÉRCIO COMEÇA DISTRIBUIÇÃO DE RASPADINHAS DA CAMPANHA “RASPOU, ACHOU, GANHOU”

-BOMBEIROS PRESTARAM QUASE 200 ATENDIMENTOS EM MENOS DE 24 HORAS NA REGIÃO

-CONDUTOR FICA PRESO ÀS FERRAGENS APÓS COLISÃO FRONTAL CONTRA CAMINHÃO

O tempo na região Extremo Oeste é sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é o tempo permaneça dessa forma. A mínima das últimas horas foi de 14 graus e a máxima para hoje deve ser de 21 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 23 centavos. O euro está valendo cinco reais e 11 centavos. Já o peso argentino está cotado em três centavos.

Depois de apenas um mês e meio no governo, a primeira-ministra britânica, LIZ TRUSS, renunciou nesta quinta-feira. Ela é a terceira líder do Reino Unido consecutiva a deixar o cargo antes do fim do mandato. Ela também é a que menos tempo ficou no posto na história do país. TRUSS, que substituiu BORIS JOHNSON no comando do país dois dias antes da morte da rainha ELIZABETH II, já vinha sofrendo uma forte pressão para renunciar por conta de um polêmico plano econômico que gerou revolta no mercado e dentro de seu próprio partido. O plano era uma tentativa de estimular a economia e previa cortes severos de impostos e, em paralelo, aumentos de crédito e um empréstimo bilionário para tentar cobrir o rombo nas contas públicas, estimado em 266 bilhões de reais.

Uma bebê de apenas um ano e quatro meses morreu após ela e a mãe serem pisoteadas por uma girafa. O fato foi registrado na reserva natural Fazenda Kuleni, no Nordeste da África do Sul. De acordo com o porta-voz da Polícia local, a criança foi levada para o consultório médico mais próximo, porém, não resistiu aos ferimentos. Já a mãe está internada em estado grave. Um representante do serviço de emergências sul-africano afirmou que as vítimas moravam na região. Jornais afirmam que a mulher trabalhava como guia de turismo na reserva natural. Elas andavam pelo local quando encontraram a girafa com o seu filhote.

Um avião da companhia aérea colombiana Viva Air fez um pouso de emergência em Montería, na Colômbia. O fato foi registrado na última segunda-feira e veio à tona após um passageiro postar uma foto do painel do avião. A aeronave tinha combustível necessário para mais seis minutos apenas de voo. O avião decolou de Cali com destino a Riohacha, ambas cidades colombianas. Em razão do mau tempo, o avião ficou voando em círculos nas proximidades do aeroporto à espera de oportunidade para pousar. Como não foi possível, ele seguiu para Rionegro e também não conseguiu pouso. Diante disso, o piloto declarou emergência e conseguiu posar em Montería.A autoridade de aviação civil da Colômbia vai investigar o caso e a Viva Air também vai colaborar com as investigações.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo o número de famílias endividadas atingiu 79 vírgula três por cento do total de lares no país em setembro. Nas casas com renda inferior a 10 salários mínimos, o endividamento superou os 80 por cento pela primeira vez. A pesquisa considera dívidas a vencer no cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, prestação de carro e de casa. O número de pessoas que atrasaram o pagamento de contas também cresceu e alcançou 30 por cento do total de famílias no país. Quatro em cada 10 brasileiros também estavam negativados em setembro. O índice equivale a mais de 64 milhões de pessoas.

O ministro da Economia, PAULO GUEDES, afirmou nesta quinta-feira que os reajustes da aposentadoria e do salário mínimo estão mantidos para o próximo ano. O novo valor, que passa a vigorar em janeiro, deverá cobrir pelo menos a inflação, de acordo com GUEDES. A declaração foi feita à imprensa logo após o ministro ter participado de uma reunião na diretoria da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Rio de Janeiro. Ele defendeu também uma readequação do teto dos gastos, algo que ainda está sendo estudado. Mesmo com possíveis mudanças de vinculações de recursos, GUEDES garantiu que as aposentadorias e o salário mínimo não terão prejuízo.

O plenário virtual do Supremo Tribunal Federal julga desde a última quarta-feira uma ação direta de inconstitucionalidade para determinar quando deve começar o período de licença-maternidade. A ação pede que o período de licença de 120 dias seja iniciado a partir da alta hospitalar da mãe ou do recém-nascido. Os ministros têm até hoje para se decidir sobre a questão. O relator, ministro EDSON FACHIN, considerou como "termo inicial" da licença-maternidade e do respectivo salário-maternidade a alta hospitalar do recém-nascido ou da mãe, sendo o que ocorrer por último. Segundo a decisão de 2020, a medida deve se restringir aos casos mais graves, como internações que ultrapassam o período de duas semanas.

O candidato do PT ao governo de Santa Catarina, DÉCIO LIMA, teve um aumento de 45 vírgula 48 por cento na arrecadação de recursos para a campanha durante o segundo turno das eleições. Em contrapartida, JORGINHO MELLO, do PL, teve um crescimento de apenas um vírgula 57 por cento de doações na reta final da disputa. Mesmo com um menor índice, JORGINHO MELLO continua com o maior valor disponível para os gastos entre as candidaturas. Conforme dados da plataforma DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral, até ontem, ao todo, DÉCIO LIMA recebeu três milhões, 877 mil, 742 reais com um centavo para gastar na campanha. JORGINHO MELLO recebeu nove milhões, 720 mil, 949 reais com 44 centavos desde o início da campanha.

Santa Catarina está há nove dias sem registrar mortes por Covid-19. Os dados são do Painel do Coronavírus e apontam que essa é a primeira vez que o Estado fica a mais de uma semana sem vítimas por conta da doença. Conforme o Painel, o último óbito ocorreu em 11 de outubro. A vítima era um homem, de 50 anos, morador de Videira, no Meio-Oeste, e que apresentou os primeiros sintomas da doença em 28 de setembro. Desde o dia primeiro deste mês até ontem, sete mortes foram registradas no Estado. No mês passado, de acordo com o Painel, foram 41 mortes, 68 a menos que em agosto. Desde o início da pandemia, Santa Catarina já registrou 22 mil, 415 óbitos. A primeira morte ocorreu em 22 de março de 2020. Já o mês mais letal foi março de 2021, onde três mil, 725 pessoas perderam a vida em decorrência da doença no Estado.

A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou na tarde de ontem um balanço sobre os prejuízos causados pelas chuvas que ocorreram nos dias 10, 11 e 20 de outubro no Oeste de Santa Catarina. Conforme o órgão estadual, a região já sofreu mais de 153 milhões de reais em prejuízo, devido às fortes precipitações. Ao todo, foram dois milhões, 719 mil, 632 reais com 27 centavos em prejuízos econômicos públicos, 122 milhões, 300 mil, 476 reais com 63 centavos em prejuízos econômicos privados e 28 milhões, 477 mil, 709 reais com 49 centavos em danos materiais nas unidades habitacionais e instalações públicas e privadas. Ainda conforme o órgão, 73 pessoas ficaram desabrigadas e 604 desalojadas.

Além de analisar as principais notícias da semana, a edição de amanhã do Peperi Rádio Repórter vai contar com a participação do secretário de Agricultura, ANTONIO ORSO e do diretor de Agricultura de São Miguel do Oeste, CÁSSIO DA SILVA. O setor vai realizar na próxima semana a entrega dos cartões do Bônus Agrícola e eles vão explicar como será realizado esse procedimento. Eles também vão falar sobre a primeira Semana de Agricultura e Sustentabilidade que ocorreu nos últimos dias aqui no município. O Peperi Rádio Repórter começa às 11 horas da manhã e o espaço da entrevista após às 11 e meia.

A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste realizou ontem à noite a segunda sessão legislativa deste mês. Na oportunidade, foram apresentados três requerimentos de informação e três indicações. Os requerimentos de informação são da vereadora MARIA TEREZA CAPRA, e dos vereadores, CARLOS AGOSTINI e NINI SCHARNOSKI. Um deles questiona quando será realizada a recuperação do asfalto próximo à JBS e quando haverá a pintura da sinalização horizontal na Rodovia Leolino João Baldissera. Outro solicita informações sobre horários para uso do som alto, principalmente quando existem eventos na praça Walnir Bottaro Daniel e por fim, o questionamento sobre a colocação de bocas de lobo, alargamento e asfaltamento na Rua Waldemar Ramgrab secundária.

As indicações realizadas ontem à noite na Câmara de Vereadores são de VANIRTO CONRAD, PAULO DRUMM e NÉLVIO PALUDO, que solicitam a instalação de uma lombofaixa na Rua Mem de Sá, no entroncamento com a Avenida Willy Barth. Também, a instituição do programa de auxílio social para as mulheres em situação de violência com o pagamento do auxílio pecuniário pelo período mínimo de seis meses e para que a Administração verifique o vazamento pela infiltração de água da chuva na Rua Padre Aurélio Canzi, na esquina com a Rua Sete de Setembro e que reparos sejam executados no local. Todos os pedidos serão enviados para cada secretaria competente.

Na sessão de ontem os vereadores também prestaram uma série de homenagens para entidades e personalidades do município. Uma delas foi para a professora e palestrante EDITE SEHNEM que faleceu em junho deste ano. Também houve uma moção de aplauso parabenizando todos os professores das escolas municipais, estaduais, particulares, institutos, polos e universidade pelo dia do professor comemorado no último sábado e por fim, foi realizado uma homenagem pelos 52 anos de fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e pelo reconhecimento da Década da Agricultura Familiar reconhecida pela ONU. Os vereadores aprovaram ainda por unanimidade em segundo turno o projeto de lei do vereador VAGNER PASSOS que denomina de José Vendelino Braun a rodovia que dá acesso à Linha Caxias.

Várias pessoas, grupos e entidades de São Miguel do Oeste e da região estão se mobilizando para auxiliar na reconstrução das casas atingidas pelo temporal de granizo da última quarta-feira. Uma dessas ações é do grupo de Trilheiros Kabo Arrochado da Linha Alto Guamirim que vai realizar amanhã um mutirão. A expectativa é que as ações iniciem hoje à tarde ainda na Linha Caxias, se deslocando após para as localidades de Várzea Alegre e também de Novo Encantando, ambas de Bandeirante. A última localidade, foi a mais afetada pelo forte granizo desta semana. É necessário ainda que os interessados levem equipamentos de carpintaria como pregos, martelos, serrotes e escadas para os trabalhos.

A Associação Empresarial de São Miguel do Oeste por meio do núcleo de Bandeirante também lançou nesta quinta-feira uma campanha de arrecadação de doações para auxiliar os atingidos pelo forte temporal de granizo da última quarta-feira no município. A ação visa amenizar os impactos causados principalmente na Linha Novo Encantando, localidade mais atingida pela chuva de pedras. As doações podem ser feitas por meio de Pix, através da chave e-mail, [email protected]. Repetindo, [email protected]. Qualquer valor é bem-vindo e será destinado para os atingidos do município de Bandeirante.

A Federação das Indústrias de Santa Catarina realizou na noite de ontem a entrega do prêmio Fiesc de Jornalismo. A solenidade foi realizada em Florianópolis e foram nove finalistas nas categorias áudio, texto e vídeo, sendo três em cada. Ao todo, foram mais de 100 trabalhos inscritos. A Rádio Peperi estava concorrendo na categoria áudio com dois trabalhos produzidos pelo jornalista MARCOS MELLER. Ambos foram premiados com a primeira e segunda colocação. No primeiro lugar ficou a reportagem “Tamanho não é documento: a força da pequena indústria de SC”, e em segundo, “Responsabilidade Social: a indústria a serviço da comunidade. O prêmio Fiesc tem parceria com diversidades entidades e associações do estado de Santa Catarina.

A secretaria de Cultura de São Miguel do Oeste divulgou nesta semana que o Festival Gastronômico que estava marcado para o próximo domingo foi cancelado. O evento fazia parte da Semana da Cultura e iria ocorrer no Salão Paroquial da Igreja Matriz São Miguel Arcanjo. De acordo com o secretário, ELIAS ARAUJO, a decisão ocorreu visto a instabilidade climática e também do receio de participação do público visto o mau tempo. Conforme ele, na oportunidade seriam comercializados alimentos relacionados aos costumes locais. Segundo ele, o cancelamento foi necessário visto o alto custo e também a mão de obra envolvida no evento que iria ocorrer no próximo domingo.

O festival gastronômico de São Miguel do Oeste será remarcado para que possa ocorrer em outra oportunidade no município. A garantia é do secretário de Cultura, ELIAS ARAUJO. Ele salientou ainda que além da questão envolvendo a instabilidade no tempo, outro entrave foi em relação a parceria com alguns clubes de serviço. Ele explicou que o setor contaria com o auxílio de algumas entidades, porém, as mesmas já estão envolvidas com outras ações e também não poderiam participar do evento do próximo domingo. Para ELIAS, ambas questões iriam inviabilizar de certa forma o evento e por isso a sua realização será em outro momento no município.

Com o cancelamento do festival gastronômico de São Miguel do Oeste, os espetáculos de danças étnicas vão ganhar novas atrações. O comentário é do secretário, ELIAS ARAUJO. Ele disse que mesmo com esse cancelamento, as demais atividades serão realizadas normalmente no município.

Começou oficialmente na última segunda-feira a campanha “Raspou, Achou, Ganhou” da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Miguel do Oeste. Segundo a presidente da entidade, GLEICE KOOP, desde então, os clientes já estão recebendo as raspadinhas nas empresas que aderiram à campanha. Nesta edição, 181 estabelecimentos de 50 segmentos fazem parte da ação.Ela lembrou que o lançamento da campanha ocorreu no começo do mês passado e as empresas tiveram até o final do mesmo mês para fazer a adesão. Conforme GLEICE KOOP, a expectativa é que os lojistas já estejam fazendo a distribuição para os clientes que efetuarem compras acima de 100 reais.

A cada 100 reais em compras o cliente tem direito à uma raspadinha, sendo o limite de 10 por compra. A explicação é da presidente da CDL de São Miguel do Oeste, GLEICE KOOP. De acordo com ela, a intenção é que os lojistas incentivem compras acima desse valor para que as raspadinhas possam ser entregues aos consumidores. Questionada sobre como saber se determinada empresa está participando da campanha, ela salientou que no site da CDL é possível saber a relação completa dos parceiros, sendo através do endereço eletrônico, www.cdlsaomiguel.com.br. Todas as empresas também estarão identificadas com cartazes e adesivos da campanha deste ano.

Todas as empresas participantes têm ao menos uma raspadinha premiada. A garantia é da presidente da CDL de São Miguel do Oeste, GLEICE KOOP. Ela destacou que nesta edição foram impressas mais de meio milhão de raspadinhas, sendo ao todo, 624 mil. Ela lembrou que comparado ao ano passado o número é menor, visto que naquela ocasião foram praticamente um milhão de raspadinhas espalhadas no comércio e mais de 250 empresas participantes. GLEICE salientou que mesmo com os números inferiores aos de 2021, neste será a premiação será a maior já ofertada pela CDL na história, sendo ao todo, 100 mil reais em vales-compra divido em dois sorteios.

A primeira parte da campanha em prêmios será de forma instantânea e vai distribuir 520 vales-compra totalizando 52 mil reais. Já o segundo momento será no sorteio final em dezembro onde haverá o prêmio de 48 mil reais em vales-compra, sendo 28 vales de mil reais cada, dois de cinco mil cada e um de 10 mil reais. GLEICE KOOP reforçou que a campanha visa incentivar a movimentação no comércio local, bem como, impulsionar e fomentar as vendas nesse final de ano. Ela citou que mesmo as raspadinhas que não estiverem premiadas devem ser preenchidas e depositadas nas urnas como na última edição. O sorteio final será no dia 23 de dezembro na praça Walnir Bottaro Daniel. GLEICE pontuou que os vales-compra só poderão ser gastos nas lojas que participaram da campanha “Raspou, Achou, Ganhou”.

A CDL de São Miguel do Oeste esperava um número maior de empresas participando na campanha deste ano. A confirmação é da presidente, GLEICE KOOP. Ela comentou que para realizar a ação foi preciso aumentar os custos da campanha e reduzir em outros pontos. Ela garantiu que a CDL vai arcar com as despesas, porém, esperava um índice maior de adesão. GLEICE acredita que a baixa procura ocorreu visto o desgaste da campanha em São Miguel do Oeste.

O valor das raspadinhas aumentou neste ano em relação ao ano passado e agora é de 100 reais e não mais 50 reais. GLEICE KOOP disse que essa mudança ocorreu visto a falta de valorização dos consumidores em relação aos prêmios, visto que em 2021 mais de 200 raspadinhas não voltaram para a CDL. Dessa forma o cliente que gastar 100 reais ganha uma raspadinha e caso estiver premiada, será do mesmo valor, ou seja, também de 100 reais. A presidente da CDL, GLEICE KOOP enfatizou que a campanha vai até o dia 23 de dezembro e frisou que fica a critério de cada empresário decidir pela distribuição imediata das raspadinhas ou optar por ofertar ao clientes apenas no decorrer no próximo mês.

A Polícia Militar de São Miguel do Oeste prendeu na noite de ontem um homem por posse ilegal de munição e posse de drogas na estação rodoviária do município. A ação foi realizada em conjunto com a guarnição do Canil Setorial e com os alunos do Treinamento de Operações de Fronteira. O trabalho faz parte da Operação Hórus e os profissionais estavam realizando abordagens de ônibus vindos da região de fronteira com o Paraguai. Durante uma vistoria, o cão de faro Colt encontrou algo de ilícito em uma das bagagens, sendo cinco gramas de maconha e uma munição de calibre ponto 38 intacta. Já com o proprietário do material foi encontrado mais oito vírgula cinco gramas de maconha. O homem disse que iria para a cidade gaúcha de Tenente Portela e que é usuário de drogas. Ele contou ainda que encontrou a munição no lixo. Diante dos fatos, o homem foi preso e a munição e a droga apreendidas.

O décimo segundo batalhão do Corpo de Bombeiros Militar com sede em São Miguel do Oeste divulgou no final da tarde de ontem o balanço dos atendimentos realizados desde o temporal de granizo que atingiu partes da região na última quarta-feira. Houveram estragos em São Miguel do Oeste, Paraíso, Descanso e com maior intensidade, em Bandeirante, na Linha Novo Encantado. Em São Miguel do Oeste houveram atendimentos em oito localidades e em Descanso e Paraíso, uma comunidade cada. Até às cinco horas da tarde de ontem, menos de 24 horas após o temporal, o Corpo de Bombeiros realizou quase 200 atendimentos. Ao todo, foram 193 chamados, sendo a maioria com entrega de lonas para as famílias atingidas.

Um grave acidente foi registrado ontem à tarde na BR-163 em Guarujá do Sul, nas proximidades da curva da morte. O fato envolveu uma carreta de Santa Helena, Paraná e uma Fiorino de São José do Cedro. O veículo maior fazia o sentido CedroGuarujá e o menor o sentido oposto no momento da colisão. O Corpo de Bombeiros de São José do Cedro esteve no local e prestou atendimento às vítimas. A carreta era conduzida por um homem de 47 anos e a Fiorino por outro homem de 57 anos. Eles eram os únicos ocupantes dos veículos. Com o impacto da colisão, o motorista da Fiorino ficou preso às ferragens e precisou ser desencarcerado. Apesar da gravidade do acidente ele sobreviveu e foi encaminhado para o hospital de São José do Cedro. O estado de Saúde é estável. Ele sofreu vários ferimentos nas pernas e no braço esquerdo, além de várias escoriações pelo corpo. Já a dinâmica dos fatos será apurada pela Polícia Rodoviária Federal.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.