-NOVAS REGRAS PARA LICENÇA-MATERNIDADE SERÃO DEFINIDAS HOJE PELO STF
-PREJUÍZOS COM CHUVAS EM SANTA CATARINA JÁ ULTRAPASSAM DE 153 MILHÕES
-PRIMEIRA EXPONOBE É ABERTA OFICIALMENTE EM IPORÃ DO OESTE
-MAU TEMPO ATRASA OBRAS DE INFRAESTRUTURA EM TUNÁPOLIS
-EPAGRI CONTABILIZA DANOS CAUSADOS PELO TEMPORAL EM DESCANSO
-SÃO JOÃO DO OESTE ALTERA LEI PARA EQUILIBRAR FINANÇAS NO SANEAMENTO
-COLISÃO ENTRE CARRO E CAMINHÃO DEIXA HOMEM GRAVEMENTE FERIDO
-OPERAÇÃO PRENDE HOMEM POR PORTE ILEGAL DE MUNIÇÃO E POSSE DE DROGAS
O tempo em Iporã do Oeste é de sol entre muitas nuvens. A previsão para as próximas horas é de que o tempo permaneça dessa forma. A mínima das últimas horas foi de 14 graus e a máxima para hoje deve ser de 22 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou a sexta-feira cotado em cinco reais e 23 centavos. O euro está valendo cinco reais e 11 centavos. Já o peso argentino está cotado em três centavos.
Depois de apenas um mês e meio no governo, a primeira-ministra britânica, LIZ TRUSS, renunciou nesta quinta-feira. Ela é a terceira líder do Reino Unido consecutiva a deixar o cargo antes do fim do mandato. Ela também é a que menos tempo ficou no posto na história do país. TRUSS, que substituiu BORIS JOHNSON no comando do país dois dias antes da morte da rainha ELIZABETH II, já vinha sofrendo uma forte pressão para renunciar por conta de um polêmico plano econômico que gerou revolta no mercado e dentro de seu próprio partido. O plano era uma tentativa de estimular a economia e previa cortes severos de impostos e, em paralelo, aumentos de crédito e um empréstimo bilionário para tentar cobrir o rombo nas contas públicas, estimado em 266 bilhões de reais.
Uma bebê de apenas um ano e quatro meses morreu após ela e a mãe serem pisoteadas por uma girafa. O fato foi registrado na reserva natural Fazenda Kuleni, no Nordeste da África do Sul. De acordo com o porta-voz da Polícia local, a criança foi levada para o consultório médico mais próximo, porém, não resistiu aos ferimentos. Já a mãe está internada em estado grave. Um representante do serviço de emergências sul-africano afirmou que as vítimas moravam na região. Jornais afirmam que a mulher trabalhava como guia de turismo na reserva natural. Elas andavam pelo local quando encontraram a girafa com o seu filhote.
Um avião da companhia aérea colombiana Viva Air fez um pouso de emergência em Montería, na Colômbia. O fato foi registrado na última segunda-feira e veio à tona após um passageiro postar uma foto do painel do avião. A aeronave tinha combustível necessário para apenas mais seis minutos de voo. O avião decolou de Cali com destino a Riohacha, ambas cidades colombianas. Em razão do mau tempo, o avião ficou voando em círculos nas proximidades do aeroporto à espera de oportunidade para pousar. Como não foi possível, ele seguiu para Rionegro e também não conseguiu pouso. Diante disso, o piloto declarou emergência e conseguiu pousar em Montería. A autoridade de aviação civil da Colômbia vai investigar o caso e a Viva Air também vai colaborar com as investigações.
Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo o número de famílias endividadas atingiu 79 vírgula três por cento do total de lares no país em setembro. Nas casas com renda inferior a 10 salários mínimos, o endividamento superou os 80 por cento pela primeira vez. A pesquisa considera dívidas a vencer no cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, prestação de carro e de casa. O número de pessoas que atrasaram o pagamento de contas também cresceu e alcançou 30 por cento do total de famílias no país. Quatro em cada 10 brasileiros também estavam negativados em setembro. O índice equivale a mais de 64 milhões de pessoas.
O ministro da Economia, PAULO GUEDES, afirmou nesta quinta-feira que os reajustes da aposentadoria e do salário mínimo estão mantidos para o próximo ano. O novo valor, que passa a vigorar em janeiro, deverá cobrir pelo menos a inflação, de acordo com GUEDES. A declaração foi feita à imprensa logo após o ministro ter participado de uma reunião na diretoria da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Rio de Janeiro. Ele defendeu também uma readequação do teto dos gastos, algo que ainda está sendo estudado. Mesmo com possíveis mudanças de vinculações de recursos, GUEDES garantiu que as aposentadorias e o salário mínimo não terão prejuízo.
O plenário virtual do Supremo Tribunal Federal julga desde a última quarta-feira uma ação direta de inconstitucionalidade para determinar quando deve começar o período de licença-maternidade. A ação pede que o período de licença de 120 dias seja iniciado a partir da alta hospitalar da mãe ou do recém-nascido. Os ministros têm até hoje para se decidir sobre a questão. O relator, ministro EDSON FACHIN, considerou como "termo inicial" da licença-maternidade e do respectivo salário-maternidade a alta hospitalar do recém-nascido ou da mãe, sendo o que ocorrer por último. Segundo a decisão de 2020, a medida deve se restringir aos casos mais graves, como internações que ultrapassam o período de duas semanas.
O candidato do PT ao governo de Santa Catarina, DÉCIO LIMA, teve um aumento de 45 vírgula 48 por cento na arrecadação de recursos para a campanha durante o segundo turno das eleições. Em contrapartida, JORGINHO MELLO, do PL, teve um crescimento de apenas um vírgula 57 por cento de doações na reta final da disputa. Mesmo com um menor índice, JORGINHO MELLO continua com o maior valor disponível para os gastos entre as candidaturas. Conforme dados da plataforma DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral, até ontem, ao todo, DÉCIO LIMA recebeu três milhões, 877 mil, 742 reais com um centavo para gastar na campanha. JORGINHO MELLO recebeu nove milhões, 720 mil, 949 reais com 44 centavos desde o início da campanha.
Santa Catarina está há nove dias sem registrar mortes por Covid-19. Os dados são do Painel do Coronavírus e apontam que essa é a primeira vez que o Estado fica a mais de uma semana sem vítimas por conta da doença. Conforme o Painel, o último óbito ocorreu em 11 de outubro. A vítima era um homem, de 50 anos, morador de Videira, no Meio-Oeste, e que apresentou os primeiros sintomas da doença em 28 de setembro. Desde o dia primeiro deste mês até ontem, sete mortes foram registradas no Estado. No mês passado, de acordo com o Painel, foram 41 mortes, 68 a menos que em agosto. Desde o início da pandemia, Santa Catarina já registrou 22 mil, 415 óbitos. A primeira morte ocorreu em 22 de março de 2020. Já o mês mais letal foi março de 2021, onde três mil, 725 pessoas perderam a vida em decorrência da doença no Estado.
A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou na tarde de ontem um balanço sobre os prejuízos causados pelas chuvas que ocorreram nos dias 10, 11 e 20 de outubro no Oeste de Santa Catarina. Conforme o órgão estadual, a região já sofreu mais de 153 milhões de reais em prejuízo, devido às fortes precipitações. Ao todo, foram dois milhões, 719 mil, 632 reais com 27 centavos em prejuízos econômicos públicos, 122 milhões, 300 mil, 476 reais com 63 centavos em prejuízos econômicos privados e 28 milhões, 477 mil, 709 reais com 49 centavos em danos materiais nas unidades habitacionais e instalações públicas e privadas. Ainda conforme o órgão, 73 pessoas ficaram desabrigadas e 604 desalojadas.
A Federação das Indústrias de Santa Catarina realizou na noite de ontem, a entrega do prêmio Fiesc de Jornalismo. A solenidade foi realizada em Florianópolis e foram nove finalistas nas categorias áudio, texto e vídeo, sendo três em cada. Ao todo, foram mais de 100 trabalhos inscritos. A Rede Peperi concorreu na categoria áudio com dois trabalhos produzidos pelo jornalista, MARCOS MELLER. Ambos foram premiados com a primeira e segunda colocação. No primeiro lugar ficou a reportagem “Tamanho não é documento: a força da pequena indústria de SC”, e em segundo, “Responsabilidade Social: a indústria a serviço da comunidade. O prêmio Fiesc de Jornalismo tem parceria com diversas entidades e associações do estado de Santa Catarina.
As chuvas que caíram no final da tarde e na noite de quarta-feira deixaram estragos em Santa Helena. Alguns agricultores registraram 90 milímetros de chuva em poucos minutos. A enxurrada danificou as estradas, cabeceiras de pontes e principalmente as lavouras. O prefeito, BLÁSIO HICKMANN, percorreu o interior na manhã de ontem e registrou diversos danos. Conforme ele, há perdas na agricultura, pois em alguns locais, a força das águas abriu valetas nas plantações. Algumas cercas também foram danificadas pelo grande volume das águas em riachos. A equipe da Secretaria de Agricultura, acompanhada por membros da Defesa Civil, foram para diversas localidades na manhã de ontem para fazer registros, levantar dados e informar o órgão estadual dos prejuízos causados pelas chuvas. HICKMANN afirma que vários trabalhos concluídos recentemente nas estradas e pontes foram perdidos com as fortes chuvas desta semana.
Epagri contabiliza danos causados pelas fortes chuvas em Descanso. Pontos do interior foram atingidos pelo temporal com ventania, chuva torrencial e queda de granizo no início da noite desta quarta-feira. Conforme o Extensionista, ZOLMIR FRIZZO, um trabalho de campo foi realizado ontem para levantamento dos principais problemas deixados pela intempérie climática nas propriedades rurais. Ele ressalta que há registro de perdas significativas em lavouras de trigo em ponto de colheita, principalmente na divisa com São Miguel do Oeste. Além disso, várias plantações de milho tiveram desfolhamento severo com a queda de granizo. FRIZZO destaca que os milharais já vinham com atraso no desenvolvimento por causa do frio registrado em outubro e agora a situação ficou ainda mais complicada para os agricultores.
Epagri trabalha com foco na orientação dos agricultores que tiveram perdas em plantações. Conforme o Extensionista de Descanso, ZOLMIR FRIZZO, o levantamento dos danos acontece em conjunto com os técnicos da prefeitura, cooperativas e agentes financeiros com o objetivo de orientar os agricultores prejudicados pelo temporal a acionarem o seguro das lavouras para reparação financeira das perdas. FRIZZO salienta que a Epagri também vai efetuar um levantamento de possíveis danos em benfeitorias, para buscar auxílio do Governo do Estado. Além das perdas nas lavouras de milho e trigo, há registro de pomares de frutíferas atingidos pelo granizo em Descanso. O Extensionista da Epagri, ZOLMIR FRIZZO, lamenta o impacto significativo em pessegueiros e parreirais com frutas em ponto de colheita.
São João do Oeste altera lei para equilibrar finanças no saneamento. Conforme o prefeito, GENÉSIO ANTON, o projeto enviado à Câmara de Vereadores visa adequações para atender exigências da Legislação, a exemplo da ARIS - Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento e o Marco Regulatório do Saneamento Básico. Conforme ele, a Lei Municipal está em desacordo com as legislações estadual e federal. ANTON reforça que o sistema precisa ser sustentável e não pode ter investimento do caixa geral da Prefeitura para pagar despesas de captação, tratamento e distribuição. O município já possui a Comissão Interna de Soluções Ambientais que visa trabalho conjunto para os ajustes necessários.
GENÉSIO ANTON chama atenção que São João do Oeste possui situações desfavoráveis para o abastecimento de água. O prefeito destaca ainda que estão sendo feitos investimentos significativos em sistema de abastecimento em diferentes partes do município. A meta é solucionar o problema de falta de água em estiagens e também possuir equilíbrio entre arrecadação e despesa. ANTON observa que a nova lei vai estabelecer taxa de esgoto e o município terá que realizar a limpeza anual das fossas e dar destino correto aos dejetos. Segundo o Prefeito de São João do Oeste, a população vai sentir orgulho dos sistemas regularizados de hidro sanidade.
Museu Público Municipal de São João do Oeste está sob nova coordenação. A nomeação da nova responsável ocorreu na manhã de ontem. O prefeito, GENÉSIO ANTON, nomeou a servidora LISETE BRAUN BRESSLER, para coordenar os trabalhos no Museu Padre Guido Roque Lawisch. LISETE vai substituir CAROLINA KRAWSAK, que ocupava o cargo anteriormente. O Museu de São João do Oeste desenvolve importante papel na conservação da história do município e também desenvolve ações em parcerias com diferentes órgãos do município, incluindo atrações turística pelo grande acervo que possui.
São João do Oeste realiza Festival da Canção Estudantil com representantes de todas as escolas do município. Evento foi promovido pela Secretaria da Educação com o Departamento de Cultura na noite de ontem, na Sociedade Aliança. 27 calouros se apresentaram, divididos em três categorias e representando os educandários do município. Conforme o Diretor de Cultura, TONICO WOLFART, cada escola internamente definiu os classificados para a fase municipal. Na categoria ensino fundamental, até a quinta série foram 12 calouros e nas séries finais, oito interpretes. Fechando com o ensino médio, com sete interpretações.
TONICO WOLFART salienta que a mobilização iniciou há dois meses, envolvendo as escolas que contribuíram para a fase interna. Ele considera que o Festival da Canção Estudantil de São João do Oeste é uma grande oportunidade aos jovens talentos e também contribui no desenvolvimento de diferentes habilidades dos estudantes. Na categoria séries iniciais do Ensino Fundamental, ANNA DE LIMA consagrou-se campeã em primeiro lugar; em segundo os jurados escolheram EDUARDO WEBER e em terceiro lugar, LUAN KLUNK. Para a categoria Ensino Fundamental, PIETRA ORTH ficou na primeira colocação; segundo lugar para ARTHUR KAEFER e WELLINGTON GUIEL ficou em terceiro lugar.
Já na categoria Ensino Médio, a dupla LAURA DE OLIVEIRA e TAIS MEURER foram as campeãs; Segundo lugar ficou com CRISTINE IMMIG e o terceiro lugar foi para a dupla CRISTINE WEBER e MURILO WALKER. O primeiro lugar faturou 300 reais em dinheiro, o segundo 200 e o terceiro lugar 100 reais, além de troféu. Todos os participantes ganharam medalha. O Festival contou com a parceria do Sicoob Creditapiranga e também comemorou o Dia Mundial do Cooperativismo.
Primeira Exponobe é aberta oficialmente em Iporã do Oeste. Exposição e Feira da Novilha e da Bezerra é promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. O evento acontece nesta sexta e sábado, na Rua Coberta, ao lado da praça Reinoldo Ruschel. Conforme o Diretor de Agricultura, JAIR MEOTTI, o objetivo do evento é de mostrar as potencialidades dos animais das raças Jersey e Holandês das propriedades do interior. A abertura oficial para visitação iniciou às 09h da manhã de hoje. Durante a tarde, a partir das 14h, está prevista a realização de uma palestra sobre a importância do manejo para o bom desenvolvimento de bezerras e novilhas, ministrada por um profissional da Uceff no pavilhão católico, com sorteio de brindes entre os participantes.
Premiação dos melhores animais da Exponobe acontecerá amanhã. O sábado será marcado pelo desfile de julgamento dos animais com avaliação de um profissional do Paraná. Serão quatro categorias participantes e a premiação será de 600 reais para o primeiro lugar – 400 reais para o segundo lugar e 200 reais para o terceiro colocado, em cada categoria. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, RAFAEL RODRIGO REINEHR, ressalta que a primeira edição da Exponobe é uma conquista para o município e vai permitir o aperfeiçoamento da atividade leiteira, além de ser uma prévia para a Feira FAIC do ano que vem. A Rádio Oeste está fazendo a cobertura completa da Exponobe com boletins ao vivo e matérias no Portal Peperi nesta sexta e sábado.
Mau tempo atrasa obras de infraestrutura em Tunápolis. O Município trabalha em várias obras na cidade e interior. Conforme o prefeito, MARINO FREY, o destaque são as obras de asfaltamento em dez ruas da cidade. Ele observa que as condições climáticas desfavoráveis tem prejudicado a sequência dos trabalhos, que deveriam estar em estágio mais avançado. FREY enfatiza que apesar disso, todo o leito das ruas e os sistemas de drenagem já foram implantados. Na próxima etapa devem ser feitas as bases com colocação de rachão e brita graduada, para depois finalizar com a colocação da camada asfáltica. MARINO FREY pede a compreensão dos munícipes com os transtornos inevitáveis durante as obras, salientando que o resultado final promete trazer muitos benefícios para toda a população.
Prefeito possui expectativa de conclusão das obras ainda neste ano. Conforme MARINO FREY, o asfaltamento das ruas deve terminar entre o final de novembro e o início de dezembro. No total são mais de 14 mil metros quadrados e investimentos de aproximadamente dois milhões e 500 mil reais. Outro destaque do prefeito de Tunápolis é a construção do novo Centro Esportivo na cidade, que já possui o gramado e a iluminação do campo concluídas. Nos próximos dias, a empresa vencedora da licitação vai iniciar a construção dos vestiários e pavilhão, com investimento de um milhão e 500 mil reais. Também já foram colocados os postes para a rede elétrica trifásica que está sendo construída, faltando apenas a colocação dos cabos.
Novo campo da Linha São Pedro também deve ser concluído neste ano. A afirmação é do prefeito de Tunápolis, MARINO FREY. De acordo com ele, o espaço contará ainda com pavilhão e arquibancadas. A previsão é de que esses trabalhos sejam concluídos até o final de novembro, com inauguração e entrega oficial previstas para o início de 2023. A prefeitura de Tunápolis também já licitou um novo mini ginásio para o Centro Educacional Helga Follmann. Conforme MARINO FREY, a construção visa atender a demanda do educandário para o bom atendimento das aulas de educação física. As obras, com investimentos de 500 mil reais, devem começar ainda neste ano.
Uma colisão frontal entre uma Fiorino e um caminhão Volvo foi registrada na tarde desta quinta-feira, na BR-163, em Guarujá do Sul. O acidente aconteceu nas proximidades da curva da morte, por volta das 16h30. A colisão envolveu uma carreta de Santa Helena-PR e uma Fiorino de São José do Cedro. A dinâmica será apurada pela Polícia Rodoviária Federal de Guaraciaba. Os bombeiros de São José do Cedro estiveram no local do acidente para atender as vítimas. O motorista do caminhão, de 47 anos, e o condutor do carro, de 57 anos, foram socorridos. O motorista da Fiorino estava preso às ferragens e após desencarceramento, foi encaminhado para atendimento no Hospital de São José do Cedro, de onde foi transferido mais tarde para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste.
O quadro de saúde do motorista de uma Fiorino que colidiu contra uma carreta em Guarujá do Sul é estável. A informação é da assessoria de imprensa do Hospital Regional de São Miguel do Oeste. Conforme divulgado, o homem, de 57 anos, está internado no Hospital Regional desde a noite de ontem, depois de ser encaminhado pela equipe do hospital de São José do Cedro, onde recebeu o atendimento inicial. De acordo com o Boletim, o homem sofreu vários ferimentos nas pernas e no braço esquerdo, além de várias escoriações pelo corpo todo. O veículo de trabalho da vítima ficou completamente destruído.
A Polícia Militar prendeu um homem por porte ilegal de munição e posse de drogas por volta das 22h10 desta quinta-feira, na estação Rodoviária de São Miguel do Oeste. De acordo com a PM, as abordagens a ônibus oriundos da fronteira com o Paraguai tem o intuito de inibir o tráfico de drogas e armas. Durante a busca, o cão de faro indicou a presença de algo ilícito em uma bagagem no compartimento de cargas do ônibus. Após a vistoria, foram localizadas cinco gramas de maconha e uma munição de calibre ponto 38 intacta, dentro de uma mochila. Diante do fato, foi realizada a identificação do proprietário da bagagem e na busca pessoal, os policiais encontraram mais oito gramas de maconha em seus bolsos. Ele relatou que iria até a cidade de Tenente Portela-RS, que é usuário de drogas e que teria encontrado a munição no lixo. A Polícia Militar apreendeu os ilícitos, prendeu o homem e o conduziu para a Delegacia.