ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 21-10-2021 Quinta-feira

-GOVERNO REAFIRMA AUXILIO DE 400 REAIS E GUEDES FALA EM LICENÇA PARA GASTAR ALÉM DO TETO

-MAIS DE 64 POR CENTO DA POPULAÇÃO JÁ RECEBEU DUAS DOSES DA VACINA EM SC

-DATA DE RECOLHA DE LIXO NO INTERIOR DE IPORÃ DO OESTE É ALTERADA

-CAPACITAÇÃO ENGLOBARÁ PROFISSIONAIS QUE ATUAM COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

-NOVENAS DA NONA ROMARIA MISSIONÁRIA INICIAM HOJE

-DEFINIDAS AS DATAS DA DÉCIMA QUARTA EFACITUS

-HOMEM É PRESO APÓS DESCUMPRIR MEDIDA PROTETIVA DA PRÓPRIA MÃE

-HOMEM É DETIDO AO AGREDIR COMPANHEIRA E FILHA COM MARTELO


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 28graus. A mínima das últimas horas foi de 12graus.Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 65centavos. O euro está valendo seis reais e 58centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.


Quase 200 pessoas morreram na Índia e no Nepal em inundações e deslizamentos de terra causados por fortes chuvas esta semana. O número foi atualizado nesta quinta-feira por autoridades locais. Elas também alertaram sobre mais episódios de chuva forte. Na Índia, já são 102 mortes relacionadas com as tempestades e, no vizinho Nepal, as autoridades elevaram o balanço anterior de 31 para 88 óbitos nesta quinta-feira. Entre os mortos no Nepal está uma família de seis pessoas, incluindo três crianças, cuja casa foi soterrada por um deslizamento de terra e escombros.


O governo de JOE BIDEN delineou nesta quarta-feira o plano para vacinar milhões de crianças de cinco a 11 anos assim que uma vacina contra Covid-19 for aprovada para essa faixa etária, preparando doses e instalações antes temporada de final de ano. O governo informou que está trabalhando para montar clínicas de vacinação em mais de 100 sistemas de hospitais pediátricos de toda a nação, além de consultórios médicos, farmácias e possivelmente escolas. A Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos está analisando o pedido da Pfizer/BioNTech para uma aprovação de sua vacina de duas doses para crianças pequenas, e seu comitê de conselheiros externos marcou uma reunião para 26 de outubro.


As autoridades dos Estados Unidos detiveram mais de um milhão e 700 mil imigrantes ao longo da fronteira com o México durante o ano fiscal de 2021, que terminou em setembro. A informação foi divulgada nesta quarta-feira pelo jornal "The Washington Post". As prisões feitas pela patrulha americana de fronteira atingiram os níveis mais altos já registrados, segundo dados da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos. As tentativas de entrar no país sem documento começaram a aumentar já em 2020 e dispararam neste ano, após a posse do presidente JOE BIDEN. Mais de 200 mil pessoas foram detidas apenas em julho e agosto.



A Câmara dos Deputados rejeitou nesta quarta-feira a proposta de emenda à Constituição que pretendia alterar a composição do Conselho Nacional do Ministério Público. Por alterar a Constituição, a proposta precisava de aprovação de pelo menos três quintos dos deputados, isto é, 308 votos em dois turnos. Na votação desta quarta, houve 297 votos favoráveis e 182 contrários. Criticada por integrantes do Ministério Público, que temiam interferências políticas no órgão se a matéria fosse aprovada, a PEC aumentava, de dois para cinco, o número de indicados pelo Congresso no Conselho do órgão. Com as mudanças, o número de integrantes no colegiado saltaria dos atuais 14 para 17. Além disso, segundo o texto, o corregedor do conselho também seria escolhido pelos parlamentares.


O ministro da Cidadania, JOÃO ROMA, anunciou nesta quarta-feira que o Auxílio Brasil terá um reajuste permanente de 20 por cento em relação aos valores pagos atualmente no Bolsa Família. O programa, que vai substituir o Bolsa Família e o Auxílio Emergencial, começa a ser pago em novembro. Ainda de acordo com o ministro, por determinação do presidente JAIR BOLSONARO, será criado um "benefício transitório" para que as famílias recebam, até o fim de 2022, pelo menos 400 mensais. Mais tarde, o ministro da Economia, PAULO GUEDES, confirmou que o governo pagará o auxílio de 400 reais, mas disse que ainda estuda a forma de alterar o teto de gastos para pagar o benefício. O ministro disse que o Auxilio Brasil vai provocar um gasto de 30 bilhões de reais acima do limite de despesas.


O relatório final da CPI da Covid-19, apresentado nesta quarta-feira no Senado, sugere o indiciamento de 68 pessoas, entre elas, quatro ministros e o presidente JAIR BOLSONARO. Os ministros são MARCELO QUEIROGA da Saúde, WAGNER ROSÁRIO da Controladoria-geral da União, general BRAGA NETTO da Defesa e ONYX LORENZONI do Trabalho. Odocumento tem mil 180 páginas e foi elaborado pelo senador RENAN CALHEIROS que leu um resumo do texto final ontem à tarde. O relator pediu o indiciamento do presidente por nove crimes. Se for aprovado pela maioria dos integrantes da CPI, o relatório será enviado à Procuradoria-Geral da República, que fará as investigações. A votação acontecerá no próximo dia 26 de outubro.O presidente JAIR BOLSONARO disse que não tem culpa de nada e que a CPI não está fazendo algo produtivo para o país.


A proposta que autoriza a educação domiciliar em Santa Catarina deve entrar em pauta nas próximas sessões em plenário da Assembleia Legislativa. O projeto de lei, de autoria do deputado BRUNO SOUZA do Novo foi rejeitado pela comissão de Educação, mas passou pela Comissão de Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Dessa forma, a matéria está pronta para ser levada ao plenário. Segundo o deputado BRUNO SOUZA, o objetivo não é forçar o ensino domiciliar, mas garantir que as famílias que o fazem não sejam punidas por isso. Conforme o projeto que tramita na Alesc, os alunos com educação particular em casa teriam avaliação periódica realizada pelo poder público. A fiscalização ficaria a cargo dos órgãos de Educação.


O Índice de Atividade Econômica apresentou retração de zero vírgula 47 por cento em agosto, na comparação com julho, rompendo uma sequência de quatro expansões consecutivas. No entanto, em relação ao mesmo mês de 2020, Santa Catarina apresentou alta de seis vírgula 93 por cento. Conforme análise do Observatório FIESC, esse foi o segundo melhor desempenho entre os estados do país, atrás apenas do Espírito Santo. No acumulado de janeiro a agosto, o IBC de Santa Catarina apresentou alta de oito virgula 89 por cento. O resultado é superior à média brasileira no período.Na contramão do cenário nacional, a indústria catarinense teve um desempenho positivo em agosto na comparação com julho, com crescimento de um vírgula 90 por cento no volume da produção industrial.


Segundo dados do governo estadual, mais de 64 por cento da população com 12 anos ou mais está completamente imunizada com as duas doses ou dose única da vacina.A secretaria de Saúde diz que esses números se devem principalmente pela elevada cobertura de idosos e adultos com 40 anos ou mais que já completaram o esquema vacinal. No caso dos idosos, com 60 anos ou mais, 99 por cento dessa população já completou o esquema vacinal com duas doses ou dose única, e nos adultos, entre 40 e 59 anos, a cobertura está em 85 por cento. Já na população entre 18 e 39 anos, o índice é de pouco mais de 46 por cento com o esquema vacinal completo. Segundo levantamento realizado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica, 423 mil 965 pessoas que tomaram a primeira dose não retornaram, no tempo adequado, para tomar a segunda.


- SANTA HELENA OFERECE CURSO GRATUITO DE CUIDADOR DE IDOSOS

-DATA DE RECOLHA DE LIXO NO INTERIOR DE IPORÃ DO OESTE É ALTERADA

-CAPACITAÇÃO ENGLOBARÁ PROFISSIONAIS QUE ATUAM COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

-NOVENAS DA NONA ROMARIA MISSIONÁRIA INICIAM HOJE

-DEFINIDAS AS DATAS DA DÉCIMA QUARTA EFACITUS


O governador catarinense protocolou projeto de lei enviado à assembleia, que trata sobre a carreira do magistério. A informação é da deputada LUCIANE CARMINATTI, que cita que esse projeto de lei complementar foi aguardado durante todo o primeiro semestre do ano. Conforme LUCIANE, a área de educação precisa garantir 25 por cento de investimentos. A deputada cita que a carreira do professor precisa de mais valorização, com uma remuneração mais justa, sobretudo nos níveis de habilitação, por exemplo, para professores que além da faculdade cursam alguma especialização, mestrado e doutorado.


A proposta que foi enviada pelo executivo estadual oferece a garantia da inflação de apenas dez por cento, para todos os professores. LUCIANE explica que essa inflação não é suficiente, porque a carreira está desvalorizada. Com isso, quem teria um incremento maior seriam os professores com mestrado e doutorado, em torno de 28 a 56 por cento. Ela afirma que a maioria dos profissionais teria apenas 10 por cento. LUCIANE CARMINATTI enaltece que a proposta do governo está muito abaixo das expectativas, e que o governo catarinense tem condições de investir muito mais na área.


Curso de cuidador de idosos de Santa Helena iniciou nesta semana. Segundo a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) DEISI SILVA, houve formação de turma com um número expressivo de alunos, totalizando 40 participantes, sendo 36 do município de Santa Helena e quatro de Belmonte. DEISI explica que as aulas iniciam às 19h e vão até às 22h. Serão três a quatro por semana, conforme o cronograma que o SENAC disponibilizou aos alunos. O curso tem carga horária de 160 horas e se estende até o dia 17 de dezembro. A coordenadora do CRAS comenta que dos inscritos, vários já atuam na área e querem maior capacitação.


Outros participantes têm algum familiar idoso e buscam conhecimento para aplicar dentro da própria residência, e ainda existem aqueles que procuram conhecimento para futuramente atuar no mercado de trabalho. DEISI SILVA lembra que houve período em que o município de Santa Helena teve parceria com o Pronatec, por meio do qual foi possível trazer diversos cursos. Ela comenta que quando foi buscar informações com as empresas que fornecem esse curso, tiveram a surpresa de conseguir o curso de forma gratuita para o município, por meio do SENAC Gratuidade. A partir disso, foi necessário aumentar o número de encontros semanais para que possam ser contemplados, pois precisam iniciar e terminar o curso ainda esse ano.


Orquestra intensifica ensaios e projeta apresentações de fim de ano. A informação é do Maestro da Orquestra Clave de Sol, de São João do Oeste, HENRIQUE DREBEL. De acordo com ele, são vários eventos que estão sendo preparados até o fim do ano. Em especial a programação do projeto Tempo de Natal, com Show da Orquestra no dia 26 de dezembro. O maestro diz que a retomada de repertório com novidades em termos de músicaé empolgante. Segundo ele, foi mais de um ano e meio sem apresentações presenciais, com atividades suspensas e no máximo apresentações por Live. DREBEL informa que terá um repertório especifico para o Show de Natal em novo espaço, no pavilhão ao lado do Ginásio de Esportes.


De acordo com HENRIQUE DREBEL, a Orquestra Clave de Sol de São João do Oeste possui diversos convites para apresentações em municípios da região, além de cidades do Paraná. São 36 integrantes para os shows, porém com mais de 150 alunos em oficinas de música, teatro e dança que são mantidos pelo Departamento de Cultura. Ele aponta uma crescente procura por atividades culturais, uma característica dos municípios de origem germânica na região. Conforme o maestro, um dos cursos mais procurados é de canto e técnica vocal, por ser mais acessível e não necessitar de investimentos em instrumentos. Em seguida vem o curso de violão. Também existe procura por cursos de teclado e acordeom, porém com investimento maior para aquisição dos instrumentos. Ainda são disponibilizadas aulas de violino, bateria e percussão.


Iporã do Oeste estimula população a colaborar no Plano Municipal de Assistência Social.De acordo com a psicóloga do DAS e CRAS, JANAÍNA BRESSLER, o Plano Municipal de Assistência Social é um documento elaborado a cada quatro anos e o próximo compreende o período de 2022 a 2025. Ele tem a finalidade de executar um planejamento técnico e financeiro, para estabelecer diretrizes do trabalho da Assistência Social, bem como as prioridades, metas e ações a serem desenvolvidas pelas equipes. JANAÍNA salienta que todos os municípios recebem orientações da Secretaria de Estado, principalmente com relação aos prazos a serem cumpridos. A partir disso, o plano é iniciado em cada município, com convocação de comissão de elaboração, por meio de decreto municipal. Essa comissão é composta por representantes de diversos setores envolvidos na Assistência Social, como por exemplo o conselho municipal, trabalhadores do SUAS e representantes da administração.


Depois da nomeação, ainda conforme a psicóloga do CRAS inicia os processos de levantamento de dados para um diagnóstico do município e dos serviços socioassistenciais realizados. Um questionário para ajudar nesse diagnóstico está disponível no site do município, e pode ser acessado clicando no link do Plano Municipal, que consta no banner disponível na parte superior da página inicial. JANAÍNA BRESSLER enfatiza que o questionário é simples e de fácil compreensão, e contém apenas cinco perguntas. Elas envolvem acesso a informações sobre Assistência Social, direitos socioassistenciais, campanhas socioeducativas e incluem também espaço para sugestão de temas a serem abordados nos trabalhos do setor. Não é necessário se identificar para responder o questionário.


Capacitação intersetorial englobará tema importante para profissionais. Segundo a psicóloga da Educação de Tunápolis, CARLISE LESONIER, uma capacitação com o tema “Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes” contemplará todos os setores da administração que trabalham com crianças e adolescentes. Segundo ela, vão participar do curso todos os professores da rede municipal, estadual e de educação especial, com profissionais da assistência social, saúde, delegacia civil e militar, além dos representantes do conselho tutelar, totalizando cerca de 160 participantes. CARLISE LESONIER explica que o tema escolhido abrange cada vez mais as crianças, e afirma que a capacitação visa treinar os profissionais para o seguimento correto, quando uma criança conta para um profissional que sofre algum tipo de violência ou abuso.


A psicóloga enaltece que a capacitação vai acontecer em três momentos.Será nessa sexta-feira nos turnos matutinos e vespertinos, e também na próxima sexta, dia 29. Para que todos possam participar, ela frisa que o município dividiu os 160 profissionais em grupos. Ela esclarece que a divisão foi feita por profissionais, e não por setor, por exemplo, participarão no mesmo momento alguns profissionais da educação, outros da saúde, e alguns professores. O objetivo é estimular a participação de todos os setores nos três momentos diferentes.


Novenas da nona romaria missionária da comunidade de São Lourenço, no interior de Iporã do Oeste, iniciam hoje. A informação é da missionária da comunidade católica de São Lourenço, LIANE CECCON. Segundo ela, ao todo haverá nove novenas e várias comunidades vão realizar essa preparação para a romaria. Já a nona romaria missionária acontece no último domingo do mês, dia 31, na Linha São Lourenço, com início às 9h. Antes disso haverá carreata, desde a comunidade de Iratim, começando às 8h.


A romaria, com o tema “São José, o Pai do Coração”, será no Marco das Missões da comunidade de São Lourenço. Em virtude da pandemia, não haverá almoço e nem procissão, mas quem quiser pode fazer a caminhada. O padre da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, OSNI DE SOUZA, explica que a romaria iniciou com o intuito de fortalecer o espírito missionário das lideranças e pessoas da comunidade. O tema deste ano é em vista do ano de São José, instituído pelo papa. OSNI DE SOUZA reitera que a comunidade de Iratim tem como padroeiro São José, por isso a carreata que precede a romaria inicia nesta localidade. O padre acrescenta ainda que as romarias missionárias iniciaram em 2013, com as Santas Missões Populares, e foi definido um lugar, junto com as lideranças, para marcar o momento, que é na comunidade de São Lourenço.


Município de Tunápolis define datas da décima quarta Efacitus. A Exposição Feira da Agricultura, Comércio e Indústria de Tunápolis acontece nos dias 22 a 24 de abril do próximo ano e faz parte das comemorações do aniversário de emancipação do município. Segundo o prefeito MARINO FREY, a feira ocorre a cada dois anos, e no ano passado ela foi cancelada por conta da pandemia. O prefeito cita que a feira já está na sua décima quarta edição e mesmo com algumas restrições da Covid-19, o prefeito anuncia o evento do próximo ano com alegria.


FREY explica que o avanço da vacinação em toda a região possibilitou maior certeza na realização da Efacitus, além disso, todos os municípios da microrregião participam de um “acordo de cavalheiros”. Nesse acordo, existe um cronograma de realização de feiras, sendo assim, cada município tem um ano específico para realizar a sua. Segundo o prefeito, em 2022 será a vez de Tunápolis, visto se não fosse realizada, a Efacitus aconteceria somente em 2024, ficando seis anos sem a sua realização.No quesito de organização, foram estipuladas nove comissões, nas quais foram definidos para presidentes da comissão organizadora central os secretários de Administração, Planejamento e Finanças, JACKSON SCHERER, e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, SÉRGIO EIDT. Além da comissão central que eles irão presidir, terão mais oito subcomissões.


Em relação ao baile de escolha das soberanas, ficou definido que não será realizado para a próxima feira, visto que as soberanas eleitas em 2019 não atuaram na divulgação da feira. Em reunião foi decidido que as atuais soberanas vão continuar na função para a divulgação da décima quarta Efacitus. MARINO FREY lembra que a primeira princesa, foi trocada, visto que por motivos pessoais ela não poderia prestar sua função. Ela foi substituída por TAINARA NICODEM, que era primeira suplente, de acordo com a classificação realizada no último baile.


A feira será realizada no mesmo local de outros anos, no parque da feira, juntamente com o ginásio de esportes, campo de futebol e rua coberta. FREY cita que os trabalhos serão intensificados a partir de agora, e que o local da feira terá uma atenção especial, visto que são muitas licitações e obras que precisam ser realizadas até a feira.


-HOMEM É PRESO APÓS DESCUMPRIR MEDIDA PROTETIVA DA PRÓPRIA MÃE

-HOMEM É DETIDO AO AGREDIR COMPANHEIRA E FILHA COM MARTELO


Um homem que deveria estar em isolamento foi flagrado em acidente por volta das 10h40 desta quarta-feira, no interior de Belmonte. Ele foi indagado se alguém da família deveria estar em isolamento por conta da Covid-19, porém negou. Em consulta ao sistema, foi verificado que o mesmo deveria estar em isolamento domiciliar. A polícia confeccionou Termo Circunstanciado pelo descumprimento das medidas sanitárias.


Engavetamento envolveu três veículos na SC 163. Acidente no trecho da rodovia estadual na Linha Jorge Lacerda, interior de Descanso, ocorreu por volta das 17h10 desta quarta-feira. No local havia uma equipe fazendo a limpeza da sarjeta, com um trator. A equipe é de uma empresa terceirizada que presta o serviço para o DNIT. Mesmo com a sinalização no local, três veículos envolveram-se no engavetamento. Uma Saveiro emplacada em Arroio Trinta/SC e dois Fiat Uno, ambos de Descanso. Os carros eram conduzidos por dois homens e uma mulher. Houve danos materiais nos veículos, mas todos os condutores saíram ilesos. A Polícia Rodoviária Estadual de Iporã do Oeste esteve no local.


Um homem foi preso por descumprir medida protetiva, por volta das 10h40 desta quarta-feira. O fato ocorreu na Rua Encantado, no centro de Guaraciaba. A polícia averiguou denúncia na qual a solicitante relatou que o filho dela estaria embriagado na frente de sua residência, perturbando, e que a mesma teria medida protetiva contra ele. O homem foi preso e conduzido para a Delegacia de Polícia Civil.


Um homem de 34 anos foi preso ao agredir a companheira, de 38, e a filha, de cinco anos, com um martelo. O fato ocorreu na noite de ontem, no interior de São Lourenço do Oeste. Conforme a Polícia Militar, um martelo foi apreendido, pois conforme a vítima, foi o que o homem utilizou nas agressões. A mulher tinha lesões nas costas, cabeça, pernas e braço. O autor e as vítimas foram conduzidos até a UPA para avaliação médica e posteriormente para a Delegacia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.