-GOVERNO REAFIRMA AUXILIO DE 400 REAIS E GUEDES FALA EM LICENÇA PARA GASTAR ALÉM DO TETO
-MAIS DE 64 POR CENTO DA POPULAÇÃO JÁ RECEBEU DUAS DOSES DA VACINA EM SC
-MUNICÍPIO TEM POUCAS PESSOAS QUE SE RECUSARAM TOMAR A VACINA CONTRA COVID
-MESMO DEPOIS DE 2 ANOS FECHADA, TRÂNSITO PELA FRONTEIRA TEM BAIXA ADESÃO
-SUSPENSÃO DE EVENTOS LEVA PREFEITURA REMANEJAR RECURSOS PARA OUTRAS SECRETARIAS
-MP APURA DENÚNCIAS DE MORADORES SOBRE SUSPEITA DE CONTAMINAÇÃO D'ÁGUA
-PREFEITOS PEDEM QUE IMPLANTAÇÃO DE NOVO SANEAMENTO BÁSICO SEJA PELO CONDER
-NOVO SECRETÁRIO DE AGRICULTURA NÃO DEVE ALTERAR METAS ESTABELECIDAS
-FILHO É PRESO POR IMPORTUNAR MÃE E DESCUMPRIR MEDIDA PROTETIVA
-HOMEM QUE DEVERIA ESTAR EM ISOLAMENTO SE ENVOLVE EM ACIDENTE
O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 65 centavos. O euro está valendo seis reais e 58 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
Quase 200 pessoas morreram na Índia e no Nepal em inundações e deslizamentos de terra causados por fortes chuvas esta semana. O número foi atualizado nesta quinta-feira por autoridades locais. Elas também alertaram sobre mais episódios de chuva forte. Na Índia, já são 102 mortes relacionadas com as tempestades e, no vizinho Nepal, as autoridades elevaram o balanço anterior de 31 para 88 óbitos nesta quinta-feira. Entre os mortos no Nepal está uma família de seis pessoas, incluindo três crianças, cuja casa foi soterrada por um deslizamento de terra e escombros.
O governo de JOE BIDEN delineou nesta quarta-feira o plano para vacinar milhões de crianças de cinco a 11 anos assim que uma vacina contra Covid-19 for aprovada para essa faixa etária, preparando doses e instalações antes temporada de final de ano. O governo informou que está trabalhando para montar clínicas de vacinação em mais de 100 sistemas de hospitais pediátricos de toda a nação, além de consultórios médicos, farmácias e possivelmente escolas. A Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos está analisando o pedido da Pfizer/BioNTech para uma aprovação de sua vacina de duas doses para crianças pequenas, e seu comitê de conselheiros externos marcou uma reunião para 26 de outubro.
As autoridades dos Estados Unidos detiveram mais de um milhão e 700 mil imigrantes ao longo da fronteira com o México durante o ano fiscal de 2021, que terminou em setembro. A informação foi divulgada nesta quarta-feira pelo jornal "The Washington Post". As prisões feitas pela patrulha americana de fronteira atingiram os níveis mais altos já registrados, segundo dados da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos. As tentativas de entrar no país sem documento começaram a aumentar já em 2020 e dispararam neste ano, após a posse do presidente JOE BIDEN. Mais de 200 mil pessoas foram detidas apenas em julho e agosto.
A Câmara dos Deputados rejeitou nesta quarta-feira a proposta de emenda à Constituição que pretendia alterar a composição do Conselho Nacional do Ministério Público. Por alterar a Constituição, a proposta precisava de aprovação de pelo menos três quintos dos deputado, isto é, 308 votos em dois turnos. Na votação desta quarta, houve 297 votos favoráveis e 182 contrários. Criticada por integrantes do Ministério Público, que temiam interferências políticas no órgão se a matéria fosse aprovada, a PEC aumentava, de dois para cinco, o número de indicados pelo Congresso no Conselho do órgão. Com as mudanças, o número de integrantes no colegiado saltaria dos atuais 14 para 17.Além disso, segundo o texto, o corregedor do conselho também seria escolhido pelos parlamentares.
O ministro da Cidadania, JOÃO ROMA, anunciou nesta quarta-feira que o Auxílio Brasil terá um reajuste permanente de 20 por cento em relação aos valores pagos atualmente no Bolsa Família. O programa, que vai substituir o Bolsa Família e o Auxílio Emergencial, começa a ser pago em novembro. Ainda de acordo com o ministro, por determinação do presidente JAIR BOLSONARO, será criado um "benefício transitório" para que as famílias recebam, até o fim de 2022, pelo menos 400 mensais. Mais tarde, o ministro da Economia, PAULO GUEDES, confirmou que o governo pagará o auxílio de 400 reais, mas disse que ainda estuda a forma de alterar o teto de gastos para pagar o benefício. O ministro disse que o Auxilio Brasil vai provocar um gasto de 30 bilhões de reais acima do limite de despesas.
O relatório final da CPI da Covid-19, apresentado nesta quarta-feira no Senado, sugere o indiciamento de 68 pessoas, entre elas, quatro ministros e o presidente JAIR BOLSONARO. Os ministros são MARCELO QUEIROGA da Saúde, WAGNER ROSÁRIO da Controladoria-geral da União, general BRAGA NETTO da Defesa e ONYX LORENZONI do Trabalho. O documento tem mil 180 páginas e foi elaborado pelo senador RENAN CALHEIROS que leu um resumo do texto final ontem à tarde. O relator pediu o indiciamento do presidente por nove crimes. Se for aprovado pela maioria dos integrantes da CPI, o relatório será enviado à Procuradoria-Geral da República, que fará as investigações. A votação acontecerá no próximo dia 26 de outubro. O presidente JAIR BOLSONARO disse que não tem culpa de nada e que a CPI não está fazendo algo produtivo para o país.
A proposta que autoriza a educação domiciliar em Santa Catarina deve entrar em pauta nas próximas sessões em plenário da Assembleia Legislativa. O projeto de lei, de autoria do deputado BRUNO SOUZA do Novo foi rejeitado pela comissão de Educação, mas passou pela Comissão de Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Dessa forma, a matéria está pronta para ser levada ao plenário. Segundo o deputado BRUNO SOUZA, o objetivo não é forçar o ensino domiciliar, masgarantir que as famílias que o fazem não sejam punidas por isso. Conforme o projeto que tramita na Alesc, os alunos com educação particular em casa teriam avaliação periódica realizada pelo poder público. A fiscalização ficaria a cargo dos órgãos de Educação.
O Índice de Atividade Econômica apresentou retração de zero vírgula 47 por cento em agosto, na comparação com julho, rompendo uma sequência de quatro expansões consecutivas. No entanto, em relação ao mesmo mês de 2020, Santa Catarina apresentou alta de seis vírgula 93 por cento. Conforme análise do Observatório FIESC, esse foi o segundo melhor desempenho entre os estados do país, atrás apenas do Espírito Santo. No acumulado de janeiro a agosto, o IBC de Santa Catarina apresentou alta de oito virgula 89 por cento. O resultado é superior à média brasileira no período. Na contramão do cenário nacional, a indústria catarinense teve um desempenho positivo em agosto na comparação com julho, com crescimento de um vírgula 90 por cento no volume da produção industrial.
Segundo dados do governo estadual, mais de 64 por cento da população com 12 anos ou mais está completamente imunizada com as duas doses ou dose única da vacina. A secretaria de Saúde diz que esses números se devem principalmente pela elevada cobertura de idosos e adultos com 40 anos ou mais que já completaram o esquema vacinal. No caso dos idosos, com 60 anos ou mais, 99 por cento dessa população já completou o esquema vacinal com duas doses ou dose única, e nos adultos, entre 40 e 59 anos, a cobertura está em 85 por cento. Já na população entre 18 e 39 anos, o índice é de pouco mais de 46 por cento com o esquema vacinal completo. Segundo levantamento realizado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica, 423 mil 965 pessoas que tomaram a primeira dose não retornaram, no tempo adequado, para tomar a segunda.
A realização da 34ª Edição para a escolha do casal Girassol do colégio Cemeg em SJCedro foi adiada para este sábado, dia 23, no Clube Cedrense. A escolha do casal estava marcada para ser realizada hoje, às 14h, sem a presença do público. Mas com uma nova decisão, a diretora do ensino infantil, DAIANE PASSARIN explicou que ficou permitida a presença de participantes, desde que seja obedecido o limite de até 60 por cento da capacidade total. Por isso, neste sábado, os pais poderão participar presencialmente do evento que antes deveria ser acompanhado de casa através de uma live. A diretora comentou que durante esta semana as crianças estão ensaiando no clube para as definições finais antes do desfile. Ao todo serão envolvidas cerca de cem crianças. Como no ano passado não houve o desfile, o casal Girassol 2019, DAVI ZATTI e ISABELA PERONDI, irão repassar a faixa para o novo casal definido no próximo sábado.
O Lions Clube Renascer de SJCedro realiza no próximo mês mais uma edição da venda do pastel com chopp. A informação é do presidente da entidade, EDEMAR CARLOS JUNGES. Ele disse que a intenção é vender cerca de seis mil pastéis a dez reais com cinco tipos de sabores nesta sexta edição. O presidente explicou que desta vez também será permitida a permanência de pessoas no salão da gruta São Cristóvão com as observações aos protocolos da saúde. EDEMAR ainda destacou que os lucros obtidos com a venda de pastéis serão utilizados para a construção da nova sede do Clube.
O Ministério Público da comarca de SJCedro recebeu denúncias de moradores do interior do município sobre a qualidade da água fornecida pelo Semae. Alguns moradores dos Distritos de Padre Réus e Mariflor apontaram um suposto cheiro de dejetos de animais, ferrugem e um gosto atípico na água. O diretor do Semae, OSVALDIR BOFF disse que esteve na localidade para verificar a situação depois da solicitação dos moradores. Ele lembrou que o Semae realiza mensalmente a coleta para saber a qualidade da água e, inclusive, hoje a equipe deve estar fazendo a coleta periódica. O diretor ainda afirmou que nos levantamentos anteriores não houve registro desses supostos cheiros ou gostos, mas que estava dentro do normal. Ele salientou que a recolha da água foi realizada na quarta-feira, dia 13, para posterior análise. Sendo que este estudo deve apontar os supostos problemas enfrentados pelo Semae no fornecimento de água nos Distritos de Padre Réus e Mariflor. Por isso, BOFF disse aguardar pelos resultados que devem sair dentro de quinze dias.
Por sua vez, a promotoria da comarca solicitou às autoridades competentes para apurarem os fatos. A promotora, MARIANA MOCELIN comentou que foi encaminhado um pedido de diligências para Agência Reguladora - a ARES - para a Vigilância Sanitária do município com objetivo de realizar uma vistoria nas localidades. Como também o próprio Ministério Público deve realizar uma análise da água a partir das amostras que são coletadas mensalmente. Dentro de 30 dias o MP deve ter uma análise preliminar dos dados coletados, e a partir disso, caso a água se mostre potável a promotoria arquiva os procedimentos. Caso o contrário, o Ministério Público segue com o processo para verificar os problemas. Ou seja, será instalada a investigação por inquérito civil.
Depois de 18 dias respondendo interinamente pela secretaria de Agricultura, o prefeito de Palma Sola nomeou na última segunda-feira o novo secretário. O nome escolhido foi de CLAUDINEI SCHEIN que, até então era vereador do município. Em entrevista para a Rádio Cedro, o secretário disse que neste primeiro momento dará continuidade aos serviços deixados pelo seu antecessor. SCHEIN destacou que foram deixadas algumas metas para serem cumpridas neste ano, entre eles, a perfuração de poços artesianos. Ele ainda destacou que durante esta semana serão três perfurações realizadas nas Linhas São Paulo, São Pedro e Triches no interior do município. Outro serviço realizado ao longo deste ano se refere apicultura que, segundo o secretário, será dado o prosseguimento dos trabalhos. SCHEIN também comentou sobre a patrulha agrícola que, nos próximos meses, novos equipamentos serão adquiridos.
Para 2022, o secretário de Agricultura de Palma Sola deve implantar novos programas e projetos dentro do orçamento do próximo ano. CLAUDINEI SCHEIN lembrou de anos anteriores que foi secretário da pasta onde buscou trabalhar para atender a demanda solicitada dos agricultores. E neste novo período frente a secretaria também estará desempenhando serviços em prol da comunidade. CLAUDINEI destacou ainda que os próximos programas agrícolas avaliados devem auxiliar o agricultor com suas atividades dentro da propriedade.
A secretaria de Saúde de Anchieta registra cerca de 80 pessoas que se recusaram a receber ao mínimo a primeira dose contra a Covid-19 até o momento. A informação é da técnica de enfermagem, JOSIANE MENEGHINI. Conforme ela, este problema não é isolado apenas do município de Anchieta, mas de toda a região. A técnica destacou que a vacinação não é obrigatória, contudo, os profissionais realizam a busca destes para entender o motivo e tentar mostrar a importância de receber as doses. Como ela também afirmou que esta é a única saída para amenizar a epidemia do coronavírus nos municípios. JOSIANE também disse que algumas pessoas deixaram de buscar a segunda dose por receio de possíveis reações da vacina. Já outras pessoas não foram contempladas por não haver doses suficientes em estoque, tendo em vista que as mesmas estão sendo encaminhadas em pequenas remessas.
Possível falta de remessas para aplicação da primeira dose contra a Covid-19 preocupa o setor da saúde de Anchieta. Conforme a técnica em enfermagem, JOSIANE MENEGHINI, a secretaria municipal ainda não registra falta de vacinas, mas com remessas cada vez menores preocupa o setor. Apesar do número de pessoas que se recusaram a tomar as doses necessárias no primeiro momento, este cenário pode mudar e a secretaria pode não possuir estas doses para atender este público de imediato. Ela comentou que a não adesão destas pessoas também pode ser atribuída a notícias falsas sobre as doses. Mas JOSIANE destacou que os moradores podem buscar mais informações junto à secretaria para sanar certas dúvidas acerca das doses contra a Covid-19.
O Conder realizou na tarde da última terça-feira uma assembleia extraordinária com os prefeitos para tratar sobre o novo Marco Legal do Saneamento Básico. Os detalhes são do prefeito de Guarujá do Sul e presidente do consórcio, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER. Conforme ele, em julho do ano passado foi aprovado a lei que estabelece as metas para a implantação do saneamento básico nos municípios. Entre alguns pontos, a nova lei prevê que até 31 de dezembro de 2033 os municípios devem garantir para 99 por cento da população abastecimento com água potável, como também a cobertura de 90 por cento da coleta e tratamento de esgoto. Caso os municípios não cumpram com estas demandas, o presidente disse que as administrações podem sofrer sanções, como por exemplo, corte de verbas públicas.
Com esta nova determinação, os prefeitos que integram o Conder, debateram a regionalização para a solução do novo Marco Legal. Eles acordaram sobre a necessidade de desvincular a região oeste do estado catarinense. Sendo que atualmente a definição é de um bloco que envolve dezenas de outros municípios fora do Conder. O presidente do consórcio, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER explicou que, por isso, foi necessário comunicar o estado sobre a solução do saneamento pelo consórcio. Contudo, para que isso ocorra de fato, a Alesc deve aprovar uma lei que permita a formação de um bloco regional com os municípios que integram o Conder para soluções de saneamento. Ele destacou que, apesar deste bloco regionalizado, cada município deverá estudar adequações no saneamento básico conforme a realidade vivida. No caso de Guarujá, ele citou que a prefeitura está avaliando a implantação de fossa, filtro e sumidouro com a coleta individualizada e destinação final para uma estação de tratamento de esgoto.
Dos seis projetos de lei que deram entrada na sessão da Câmara de SJCedro desta semana, uma delas é de origem legislativa. A autoria é do vereador, FERNANDO WILL. Em seu projeto apresentado, ele disse que prevê a obrigatoriedade da prefeitura e Câmara a compartilhar em suas plataformas digitais a transmissão ao vivo dos processos licitatórios do município. Segundo o vereador o motivo se deve algumas dificuldades que a população tem de acessar os documentos e informações dos processos. WILL também destacou que esse seria uma garantia do gestor do município e do presidente do legislativo evitar possíveis fraudes nas licitações feitas pela administração. Para o vereador isso reforça a transparência das ações do município, como da prefeitura como da Câmara de Vereadores. O vereador explicou que outros municípios pelo estado de Santa Catarina possuem este tipo de sistema. Ele citou como exemplo, o município de Vidal Ramos que divulgam as informações sobre os processos de licitação. O projeto está em comissão, caso seja aceito irá a plenário para votação.
A prefeitura de SJCedro trabalha para o fechamento das contas com aproximação do final de ano. Segundo a contabilista, DÉBORA PAGNO, nestes meses finais é natural o executivo encaminhar para o legislativo os projetos de lei para a aprovação. Ela explicou que o setor realiza um estudo para saber o que foi orçado ou não até os meses de setembro e outubro. A contabilista destacou que alguns planos de trabalho não concretizados devem ter os recursos remanejados para outros setores da administração municipal. DÉBORA explicou que neste ano estava prevista mais uma edição da Expo Cedro, mas devido a pandemia isso não pode ser feito. Porém, já havia um valor orçado para realização do evento, por isso, ela destacou que foi necessário um projeto de lei para o remanejamento dentro do município. Neste caso, o montante está sendo utilizado para pagamento de férias, décimo terceiro salário, entre outras demais obrigações do município.
Os principais valores de remanejamento já foram encaminhados para apreciação dos vereadores, por meio do projeto de lei. A contabilista da prefeitura, DÉBORA PAGNO destacou que na administração pública possui um orçamento planejado, porém, sempre pode haver a necessidade de alteração. Como foi o caso do projeto de lei encaminhado ao legislativo sobre a pavimentação entre a Linha Santo Isidoro e Esquina Mariflor. O motivo se deve a alteração do repasse de valores por parte do estado para o município DÉBORA explicou que neste caso foi necessário providenciar o processo licitatório e formalizar o contrato com a empresa. Além de encaminhar os documentos para o governo estadual e ter a aprovação dos dados. Depois disso, o município passa a receber os valores de aproximadamente um milhão 250 mil fracionados.
Mesmo depois de quase dois anos fechada, o trânsito de turistas pela fronteira em Dionísio Cerqueira é baixa. O mesmo aconteceu com a liberação da ponte Tancredo Neves no Paraná. Isso pode ser atribuído a exigências rígidas por parte dos governos. De momento, há uma expectativa de flexibilização das regras a partir de primeiro de novembro. Porém, o delegado da Polícia Federal em Dionísio, JEAN HELFENSTEIN destacou que isso não está definido. O doutor explicou que o governo argentino definiu algumas regras como apresentação do exame negativo do PCR até 72 horas antes de entrar no país vizinho. Este teste no Brasil, que deve obrigatoriamente ser apresentado antes de entrar em Bernardo de Irigoyen, tem um custo aproximado de 150 reais por pessoa. O que pode explicar a baixíssima adesão de turistas. Ainda não há levantamentos oficiais, mas o que pode ser notado é esta baixa adesão de brasileiros.
A expectativa mostra que o governo argentino deve deixar de exigir o teste de PCR para brasileiros. Porém, segundo o delegado da Polícia Federal em Dionísio Cerqueira, JEAN HELFENSTEIN, isso não está totalmente definido pelas autoridades. O que se aguarda é uma avaliação do cenário, caso os números de casos ativos da Covid-19 não sofram um aumento significativo, as regras podem ser flexibilizadas. O que levaria a apenas apresentação do cartão vacinal, sem nenhuma outra exigência. O delegado explicou que a intenção de uma vez aberta a fronteira, os próximos passos seria para uma retomada normal. HELFENSTEIN destacou que estas exigências acabam onerando o visitante, o que acaba afastando o mesmo.
Um acidente no trecho da rodovia na Linha Jorge Lacerda, interior de Descanso, foi registrado na tarde de ontem, por volta das 17 horas e 10 minutos. No local havia uma equipe fazendo a limpeza da sarjeta, com um trator. Os colaboradores são de uma empresa terceirizada que presta o serviço para o DNIT. Mesmo com a sinalização no local, três veículos envolveram-se no engavetamento, sendo uma Saveiro emplacada em Arroio Trinta e dois Uno, ambos de Descanso. Os carros eram conduzidos por dois homens e uma mulher. Houve danos materiais nos veículos, mas todos os condutores saíram ilesos. A PMR de Iporã do Oeste também esteve no local para controlar o transito e realizar os levantamentos do acidente.
A Polícia Militar de Belmonte atendeu por volta das 10 e 40 de ontem uma ocorrência de acidente de trânsito no interior de Belmonte. No local do acidente um homem envolvido no acidente, foi indagado o mesmo se alguém de sua família estar em isolamento referente ao Covid-19, disse que não. Sendo então consultado e verificado que o mesmo deveria estar em isolamento domiciliar em função da Covid, e confeccionado um Termo Circunstanciado pelo descumprimento das medidas sanitárias.
A Polícia Militar foi acionada na manhã de ontem, por volta das 10 e 40, para deslocar até a Rua Encantado, no centro de Guaraciaba, para averiguar uma denúncia de perturbação. Chegando ao local foi dialogado com a solicitante a qual relatou que seu filho estaria embriagado na frente de sua residência, que o mesmo estaria a perturbando e que a mesma teria medida protetiva. Diante do fato, o qual foi constatado pelos policiais, o homem foi preso e conduzido para a Delegacia por de Descumprimento de medida protetiva de urgência.