-GOVERNO ANUNCIA COMPRA DE 46 MILHÕES DE DOSES DA VACINA DO BUTANTAN
-ALESC APROVA O SEGUNDO PEDIDO DE IMPEACHMENT CONTRA MOISÉS
-DEPUTADA RECEBE APOIO EM MOÇÃO AO STF SOBRE ALTERAÇÃO DO CÓDIGO AMBIENTAL
-ASSOCIAÇÃO DE MONDAÍ INVESTE EM ENERGIA SOLAR PARA CAPTAÇÃO, TRATAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA
-PM ESCLARECE SOBRE OBRIGATORIEDADE DO USO DE MÁSCARA
-BRASILEIRA QUE RESIDE NA INGLATERRA RELATA SITUAÇÃO DO COVID NO PAÍS EUROPEU
-TRÊS CIDADES DO EXTREMO OESTE ESTÃO HÁ MAIS DE DEZ ANOS SEM REGISTRAR HOMICÍDIOS
-PILOTO E PASSAGEIRA DE MOTO FICAM FERIDOS EM COLISÃO CONTRA CARRO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 60centavos. O euro está valendo seis reais e 64centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
Policiais dispersaram a tiros mais de mil manifestantes que protestavam em Lagos, maior cidade da Nigéria, na noite desta terça-feira. O local está sob toque de recolher como medida do governo para tentar conter uma série de protestos que segue crescendo no país. Estima-se que 18 pessoas morreram desde o início dos protestos, iniciados há cerca de duas semanas. Os protestos são contra o governo em todo o país. Os atos também reivindicam melhora no cenário econômico da Nigéria.
DONALD TRUMP e JOE BIDEN se encontram nesta quinta-feira em Nashville, no Tennessee, para o último debate dos candidatos antes da eleição presidencial dos Estados Unidos, marcada para três de novembro. Após o primeiro debate ser marcado por interrupções, a comissão que organiza os eventos decidiu cortar o microfone dos candidatos quando o outro estiver respondendo à pergunta. Será o único debate entre os dois após TRUMP contrair Covid-19, doença que será um dos seis temas do encontro. Além da pandemia, eles vão debater sobre famílias americanas, a questão racial, mudanças climáticas, segurança nacional e liderança. Os temas foram pré-definidos pelos organizadores.
O ex-presidente do Uruguai, JOSÉ MUJICA, de 85 anos, renunciou ao seu mandato de senador pelo país nesta terça-feira. Ele disse que a pandemia de coronavírus fez com que ele antecipasse a decisão de por fim à sua atuação num cargo que exige contato constante e direto com a população. MUJICA tem uma doença autoimune chamada Síndrome de Strauss, que, junto com a idade avançada, o coloca no grupo de risco para a Covid-19. Em entrevista ao jornal “El Pais” do Uruguai, ele disse que gosta da política, mas gosta mais de poder viver o máximo que puder.
O Banco de Exportação e Importação dos Estados Unidos e o Ministério da Economia firmaram nesta terça-feira um memorando de entendimentos que prevê a oferta de até um bilhão de dólares em crédito do governo norte-americano para financiar projetos no Brasil. Os governos dos dois países trabalharão em conjunto no desenvolvimento de negócios nas áreas de energia, infraestrutura, logística e mineração. Também está previsto no acordo financiamento para a área de telecomunicações, incluindo a implantação das redes de internet móvel de quinta geração, o chamado 5G, que é alvo de disputas envolvendo os governos dos Estados Unidos e da China.
O ministro do Supremo Tribunal Federal ALEXANDRE DE MORAES é o novo relator do inquérito que apura se o presidente JAIR BOLSONARO tentou intervir na autonomia da Polícia Federal. O nome foi definido em sorteio pelo sistema eletrônico do STF, depois que o presidente da Corte, ministro LUIZ FUX, determinou a redistribuição do caso entre os ministros do tribunal. A investigação está parada no aguardo de uma outra decisão do STF, relacionada ao formato do depoimento do presidente JAIR BOLSONARO à PF. Então relator do caso, o ministro CELSO DE MELLO votou pela definição de um depoimento presencial. A Advocacia-Geral da União quer que BOLSONARO possa se manifestar por escrito.
O governo federal anunciou em reunião com governadores nesta terça-feira que a União vai comprar 46 milhões de doses da CoronaVac, vacina contra Covid-19 do Instituto Butantan produzida em parceria com a empresa chinesa Sinovac. Com isso, o governo federal deve editar uma nova Medida Provisória para disponibilizar dois bilhões e 600 milhões até janeiro. Assim como as demais vacinas testadas no Brasil, a CoronaVac está em fase de testes e sua eficácia ainda precisa ser comprovada antes que o uso seja liberado pela Anvisa. Nos testes, são aplicadas duas doses do imunizante por voluntário.Segundo o ministro da Saúde, quando a vacina for aprovada, as doses serão distribuídas a todo o Brasil por meio do Programa Nacional de Imunizações, que há décadas é responsável por campanhas nacionais de vacinação.
No início de outubro, o Júri Internacional do Programa Bandeira Azul renovou a certificação de oito praias e duas marinas catarinenses. Além disso, aprovou outras três praias do estado, elevando de 10 para 13 selos socioambientais em relação ao último ano.Com isso, das 18 praias e seis marinas contempladas no Brasil, 13 praias e duas marinas são de Santa Catarina. O hasteamento da Bandeira Azul assegura aos visitantes mais informações sobre os locais, qualidade da água e ações de educação ambiental. Neste ano, a temporada Bandeira Azul no Brasil excepcionalmente vai iniciar após o dia 16 de novembro, devido às restrições relativas ao processo eleitoral.
Trabalhadores da cultura ganharam um novo prazo para solicitar a renda emergencial proveniente da Lei Aldir Blanc em Santa Catarina: os pedidos devem ser enviados até o dia seis de novembro. A solicitação deve ser feita por meio da plataforma Mapa Cultural SC. Antes de fazer a inscrição será necessário fazer o cadastro na mesma plataforma.Na hora de fazer o preenchimento da inscrição, é obrigatório comprovar atuação no setor cultural nos últimos 24 meses. A Lei Aldir Blanc prevê ações emergenciais para o setor cultural. Entre as medidas, está o auxílio financeiro a trabalhadores e trabalhadoras e a espaços artísticos e culturais que tiveram suas atividades interrompidas devido à pandemia do coronavírus.
Os deputados estaduais de Santa Catarina votaram por dar prosseguimento ao segundo pedido de impeachment contra o governador CARLOS MOISES. O pedido de afastamento é referente à denúncia de irregularidades envolvendo a compra de 200 respiradores a 33 milhões pagos antecipadamente e sem garantia de entrega e pela tentativa de contratação de um hospital de campanha em Itajaí. O governador nega responsabilidade na compra dos equipamentos. Quarenta deputados puderam votar. Desse total, 36 votaram pelo prosseguimento da denúncia. Apenas ONIR MOCELLIN e a deputada PAULINHA votaram contra. Houve uma abstenção, a do presidente da Alesc, JULIO GARCIA. O deputado VICENTE CAROPRESO não participou da votação por motivos de saúde.
-DEPUTADA RECEBE APOIO EM MOÇÃO AO STF SOBRE ALTERAÇÃO DO CÓDIGO AMBIENTAL
-ASSOCIAÇÃO DE MONDAÍ INVESTE EM ENERGIA SOLAR PARA CAPTAÇÃO, TRATAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA
-PM ESCLARECE SOBRE OBRIGATORIEDADE DO USO DE MÁSCARA
-BRASILEIRA QUE RESIDE NA INGLATERRA RELATA SITUAÇÃO DO COVID NO PAÍS EUROPEU
Campanha natalina da Associação Comercial e Industrial de Mondaí movimenta comércio e vendas de final de ano. De acordo com o presidente da ACIM CDL, LEANDRO FIGLESKI, devido à pandemia, a campanha deste ano foi alterada, já que não será possível a reunião de público para os sorteios, como tradicionalmente era realizado. Ele cita que as cartelas já foram distribuídas no comércio desde o começo deste mês, com 44 empresas participantes. FIGLESKI explica que cada empresa fará um sorteio de 250 reais em vale compras em novembro e mais um em dezembro. Os sorteios serão diários, por meio de lives transmitidas pela página do Facebook da ACIM diretamente do comércio participante. Todas as cartelas participam do sorteio final de quatro televisores em 31 de dezembro. O presidente lembra que o cliente recebe uma cartela a cada 100 reais em compras. Ele percebe o crescimento nas vendas e a movimentação no comércio local devido à campanha. FIGLESKI afirma que isso traz uma boa expectativa para as vendas de Natal e final do ano, que estão entre as datas mais importantes para o comércio.
Pizzarias são o principal consumir dos queijos da Comilp de Tunápolis. Segundo o administrador da Cooperativa da Micro Bacia do Lajeado Perau, JANDIR WESCHENFELDER, a linha de produtos da Comilp tem como foco os queijos, principalmente o mussarela, mas também o colonial e provolone. Ele comenta que o queijo mussarela representa 70% da produção, e os principais compradores são pizzarias e indústrias. Em função disso, o administrador comenta que estes produtos não estão tão presentes nas prateleiras dos mercados, em função de terem outro público consumidor. WESCHENFELDERcita que em função disso a venda é em maior quantidade e tamanhos maiores do queijo. Ele lembra que o queijo mussarela teve boa adaptação a demanda das pizzarias. A venda é feita para toda região Oeste catarinense, sudoeste do Paraná, e região metropolitana do Rio Grande do Sul.
Órgãos adotam sistema de envio e emissão online de documentos para evitar manuseio do papel e possível transmissão do vírus. De acordo com o vice-coordenador regional da vigilância sanitária, e fiscal de Mondaí, EVANDRO BACK, as mudanças na legislação foram a nível estadual, mas cada município se adéqua a sua realidade local. O fiscal explica que para evitar o manuseio dos documentos e uma possível transmissão do vírus, passou-se a adotar o envio destes documentos de forma online aos setores competentes. Por outro lado, BACK diz que aumentou a impressão de papel no setor da vigilância sanitária, já que as cópias não são trazidas de forma física pelos responsáveis. O fiscal lembra que ainda há dificuldade e resistência de algumas pessoas em adotarem o formato online para envio dos documentos, mas avalia que é algo ao qual todos vão ter que se adaptar, pois estará cada mais presente devido as restrições impostas pela pandemia.
Escola de Educação Básica São Lourenço fará ação ambiental com alunos do primeiro ao quinto ano. Segundo o diretor, WAGNER FERRARI, a escola será uma das parceiras na segunda semana do Lixo Zero, com ações voltadas ao manejo do lixo e resíduos nas propriedades. A escola atende alunos do primeiro ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio, e segundo o diretor, as ações serão mais específicas para as turmas do primeiro ao quinto ano, totalizando 66 alunos. WAGNER FERRARI destaca que no dia 29, quando será realizada a entrega de materiais as famílias, os professores irão encaminhar também tarefas de conscientização, como separação correta do lixo. Ele comenta que no interior a atenção a esta questão deve ser maior, porque diferente da cidade, nas comunidades não há coleta diária do lixo. A escola também desenvolve há vários anos o projeto Ambial, com ações específicas de educação ambiental.
Segunda semana do Lixo Zero terá campanha de recolha de eletrônicos. Conforme a embaixadora do Instituto Lixo Zero de Iporã do Oeste, DEISE SCHNEIDERS, a segunda semana do lixo zero, que será realizada de 23 de outubro a primeiro de novembro, está sendo organizada em parceria com várias entidades, grupos e associações do município. Ela cita que entre as ações está uma campanha de lixo eletrônico, em parceria com uma empresa de SMOeste, que faza reciclagem destes materiais. A coleta será feita em frente ao ginásio poliesportivo, nos dias 29 e 30 de outubro, das nove as 19 horas, sem interrupção ao meio dia. DEISE lembra que quem não puder trazer o material no ponto de recolha, pode entrar em contato com o Instituto Lixo Zero, por meio de suas redes sociais, que será providenciada a coleta no local. Serão recebidos notebooks, impressoras, fornos, geladeiras, televisão, celular, ferro de passar roupa, entre outros eletrônicos. Também nos dias 29 e 30 será feita a recolha de lâmpadas, toners e pilhas. Somente para as pilhas será cobrado um pequeno valor na hora da recolha.
Epagri participa de projeto para maior eficiência em pastagens. O Azevém SCS 316 CR está em fase de testes no Extremo Oeste e com resultados animadores. A Epagri trabalha na avaliação desta cultivare de Azevém em parceria com a cooperativa do Alto Vale do Itajaí e com autorização do Ministério da Agricultura. Conforme o extensionista rural e responsável pela pecuária de leite corte da regional da Epagri de São Miguel do Oeste, VALMIR KRETSCHMER, o trabalho neste ano foi realizado em quatro propriedades da região com os cuidados de manejo e de adubação. A avaliação foi positiva no volume de massa verde e matéria seca superando as expectativas em período de estiagem. O extensionista ressalta que esta variedade de Azevém é resistente a falta de chuva e ao frio. As experiências ocorreram em propriedades agrícolas nos municípios de Guaraciaba, Tunápolis e Itapiranga.
Segundo VALMIR KRETSCHMER, os melhores resultados ocorreram em propriedades no município de Guaraciaba. Ele cita ainda a boa aceitação dos animais e o rendimento de folhas que resulta em maior conversão de leite e carne. A Epagri projeta negociação, a partir do ano que vem com o Alto Vale do Itajaí para o repasse de sementes. A maior utilidade será para o período de maio a novembro. VALMIR KRETSCHMER recomenda o uso entre 25 a 30 quilos de sementes por hectare. Ele alerta que existe pouco volume de sementes no mercado devido à recente autorização do Ministério da Agricultura para a produção comercial. O extensionista da Epagri também chama atenção que o Azevém SCS 306, é resistente a doenças e não tem registro de presença de pragas, se destacando também na questão de sanidade e maior índice de proteína aos animais.
Deputada recebe apoio em moção ao STF sobre alteração do código ambiental. Moção foi encaminhada para o presidente do STF, o ministro LUIZ FUX. Objetivo é agilizar o julgamento de uma Ações Diretas de Inconstitucionalidade que altera tópicos do código ambiental. Conforme a deputada MARLENE FENGLER, estas alterações podem prejudicar os pequenos produtores rurais de Santa Catarina porque mudam as distâncias entre os cursos de água e as áreas de produção. Ela lembra que o Supremo Tribunal Federal já fez ajustes na Lei de Proteção da Vegetação Nativa alterando o Código Florestal. De acordo com MARLENE, Ações Diretas de Inconstitucionalidade visam garantir o direito de exploração de áreas maiores de terra. A Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa abraçou a ideia para evitar que um grande número de propriedades seja inviabilizado devido as exigências ambientais.
Deputada avalia que o meio ambiente não será afetado, pois já existem as áreas de preservação que serão mantidas. MARLENE FENGLER lembra que o código ambiental foi aprovado estabelecendo a preservação de áreas nativas em pequenas propriedades no bioma da mata atlântica, porém esta exigência acabou sendo flexibilizada. Em 2020 as leis complementares passaram a ser aplicadas obrigando as pequenas propriedades ampliarem áreas de preservação. A redução de lavouras causa preocupação. MARLENE FENGLER cita ainda o apoio da Bancada Federal de Santa Catarina, que também entende que é preciso evitar o desperdício de uma grande quantidade de área produtiva. A moção de apelo ao ministro FUX ocorre por ele ser o relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade.
Associação investe na geração de energia solar para captação, tratamento e distribuição de água a famílias no interior de Mondaí. Conforme o presidente da Associação dos Usuários de Água do Rio Uruguai projeto Barra Escondida, MARCOS BEHNE, a entidade surgiu há 12 anos em função de um projeto elaborado pela prefeitura e que foi passado por concessão para administração pela associação. No momento sete comunidades estão sendo atendidas com água potável, totalizando 100 quilometros de redes de água no interior. O presidente ressalta que para reduzir os custos com energia elétrica, que hoje é em média de cinco mil reais por mês, a associação investiu em um projeto para geração de energia através do sol. Ele cita que foram instaladas 113 painéis solares, de 390 watts. A economia projetada é de 33%. Do total do investimento, 118 mil reais, metade foi financiado e o restante foi aplicado com as economias da associação.
Em função da associação ser do município, MARCOS BEHNE comenta que o investimento só poderia ser feito em terreno público. As áreas que são da associação eram de difícil acesso e com pouca insolação, e por isso, a instalação dos painéis foi feita em cima do clube comunitário de Barra Escondida. A associação aguarda a vistoria da Celesc e a melhorias na rede para os painéis entrarem em funcionamento. O presidente enfatiza que o investimento, que será pago em cinco anos, foi aprovado pelos associados em reunião online, e no momento, 230 famílias são contempladas na primeira etapa do projeto. Atualmente dois funcionários são responsáveis pelo tratamento da água após a captação, para posterior distribuição as famílias. MARCOS BEHNE destaca que é cobrada uma taxa mínima de dez reais por usuário para manutenção da associação, e a cada mil litros consumidos a cobrança é de três reais.
PM esclarece sobre obrigatoriedade do uso de máscara. De acordo com o comandante da Polícia Militar de Iporã do Oeste, sargento MILTON WOLF, uma notícia antiga que tem circulado nas redes sociais, nos últimos dias, tem confundido a população. A informação, divulgada ainda em julho e agosto, trata do veto presidencial quanto à obrigatoriedade do uso das máscaras. O sargento destaca que a lei foi vetada em julho pelo presidente, mas em agosto a câmara e o senado derrubaram esse veto, e a lei continua em vigor. Mesmo que essa lei nacional tivesse sido vetada, WOLF lembra que a lei estadual de Santa Catarina obriga o uso de máscara em todos os estabelecimentos, bem como, a lei municipal. Em Iporã do Oeste é obrigatória a máscara para entrar em estabelecimentos, locais fechados, filas externas, em interações sociais e aglomerações. O uso é facultativo nas ruas e para prática de esporte, desde que a pessoa esteja sozinha.
Brasileira que reside na Inglaterra relata situação do Covid no país Europeu. Conforme a professora de língua inglesa e moradora da Inglaterra, EDELA KETTERMANN, a situação do coronavírus no Reino Unido está preocupante e os números de casos só aumentam. Ela explica que o país está dividido em regiões, conforme o nível de infecção. Na região em que EDELA se encontra o nível é o médio, e as restrições se limitam ao uso da máscara e o distanciamento social de dois metros. Ela cita que nas regiões em que a situação é mais grave, com nível elevado e mais elevado, as restrições e o controle de movimento são intensificados. A professora enfatiza que muitos ingleses estão frustrados com o descaso do governo que apesar de ser um país de primeiro mundo não tem estrutura para lidar com a doença, existe a preocupação com a economia pós pandemia, dúvidas quanto à eficácia de uma possível vacina, e outros acreditam que o vírus foi uma criação política. Na Inglaterra, EDELA diz que se a pessoa manteve contato com paciente contaminado precisa ficar isolado por duas semanas. Ela própria apresentou sintomas, mas o resultado do exame foi negativo.
-TRÊS CIDADES DO EXTREMO OESTE ESTÃO HÁ MAIS DE DEZ ANOS SEM REGISTRAR HOMICÍDIOS
-PILOTO E PASSAGEIRA DE MOTO FICAM FERIDOS EM COLISÃO CONTRA CARRO
Mulher colide com carro em traseira de caminhão na Willy Barth. O acidente envolveu um Uno com placas de Barra Bonita. O carro colidiu na traseira de um caminhão guincho na Willy Barth, em São Miguel do Oeste. Segundo apurado no local pela reportagem do Portal Peperi, os dois veículos seguiam sentido trevo quando um outro carro que estava na frente do caminhão precisou fazer o retorno, momento que o motorista do caminhão teve que frear e a mulher não conseguiu segurar e aconteceu o acidente. Apesar do susto e dos danos de grande monta, a condutora não teve ferimentos.
Bombeiros combatem incêndio em vegetação em SJCedro. Os bombeiros foram acionados por volta das 11 horas desta terça-feira,para controlar um incêndio em vegetação próximo ao Loteamento Alta Colina. Segundo informações do responsável pelo urbanismo na prefeitura, o fogo pode ter iniciado com o sistema de capinha elétrica que está sendo realizado no local. Ele relata que como a máquina utiliza calor para secar as plantas e está muito seco, isso pode ter dado início às chamas. Conforme ele, a ação de combate às chamas foi muito ágil. Após seis minutos do chamado os bombeiros estiveram no local e controlaram o fogo.
Incêndio atinge área de vegetação da JBS em Itapiranga. Foi por volta das 18 horas e 50 minutos de ontem. A guarnição dos bombeiros foi acionada para combater incêndio em vegetação rasteira em área da empresa JBS, no incubatório, em linha Laranjeira. Conforme relatório dos bombeiros, não foi possível verificar o foco inicial pois foi um vizinho que informou a portaria da empresa sobre o incêndio. O local é de difícil acesso sendo utilizado várias linhas de ataque para conseguir cobrir toda área com mangueiras, conjunto de batedores e bombas costais, além da moto bomba para controle e rescaldo no local.O total de área atingida foi de mil metros quadrados.
Três cidades do Extremo Oeste estão há mais de dez anos sem registrar nenhum caso de homicídio. Ao todo, Santa Catarina tem 23 municípios nessa condição, de acordo com a pesquisa Atlas da Violência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o IPEA. Em São João do Oeste, o último assassinato aconteceu há 10 anos. Outras duas cidades da região não tem homicídios há 12 anos: Tunápolis e Santa Helena. Todos os municípios do estado sem assassinatos há mais de dez anos são de pequeno porte e tem no máximo sete mil habitantes.
Piloto e passageira de moto ficam feridos em colisão contra carro na Willy Barth. O acidente ocorreu próximo às 23 horas de ontem, envolvendo carro e motocicleta, na avenida Willy Barth esquina com a rua Sete de Setembro em São Miguel do Oeste. A passageira da moto foi encontrada pelos bombeiros consciente e orientada, deitada na calçada, ainda com o capacete. Ela teve suspeita de fratura fechada na coxa, e corte lacerante na região do joelho direito, escoriação no braço direito. O condutor da moto foi encontrado consciente e orientado, sentado na calçada, sem o capacete, apresentando suspeita de fratura no braço direito. Após o atendimento dos bombeiros as duas vítimas, ambas de 19 anos, foram conduzidas para o hospital regional. O motorista do veículo não se feriu e permaneceu no local ate a chagada da Polícia Rodoviária Federal.