ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quinta - feira 21 09 2023

-COPOM FAZ NOVO CORTE NA TAXA BÁSICA DE JUROS E SELIC CAI PARA 12,75%

-GOVERNO HOMOLOGA INSTITUIÇÕES INSCRITAS NO UNIVERSIDADE GRATUITA

-BOMBEIROS DEFINEM DETALHES DO CURSO DE GUARDA DE VIDA DE RIO NA REGIÃO

-DEINFRA CONFIRMA INÍCIO DA RECUPERAÇÃO DA SC 163 PARA OUTUBRO

-DEPUTADO COBRA MAIOR CONTROLE NA ENTRADA DE IMIGRANTES EM SC

-BANDIDOS RENDEM CASAL EM PROPRIEDADE RURAL E ROUBAM CERCA DE MIL E 700 REAIS

-POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM SUSPEITO DE TRÁFICO DE DROGAS NO EXTREMO-OESTE

O tempo é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas é de sol com algumas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 18 graus e a máxima pode chegar a 30 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 92 centavos. O euro está valendo cinco reais e 23 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.

O presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, afirmou nesta quarta-feira que aceitou convite para visitar a China em outubro deste ano, segundo a imprensa estatal russa. Com exceção de visita a um território ocupado na Ucrânia, a viagem seria a primeira para fora da Rússia em 2023 de PUTIN, que tem um mandado de prisão internacional expedido pelo Tribunal Penal Internacional e faltou a uma série de cúpulas ao longo do ano. A China, no entanto, não é signatária do TPI. Na semana passada, durante visita do líder norte-coreano, KIM JONG-UN, à Rússia, PUTIN disse ter aceitado convite para visitar a Coreia do Norte, onde o mandado de prisão do TPI também não é válido.

O primeiro-ministro polonês afirmou, nesta quarta-feira, que seu país não fornecerá mais armas para a Ucrânia. Os dois países se desentenderam por uma disputa comercial. A Polônia e outros países da União Europeia proibiram a importação de cereais ucranianos para proteger os seus agricultores. No entanto, na sexta-feira, a União Europeia liberou a importação de cereais ucranianos decretada em maio por cinco Estados do bloco como Polônia, Hungria, Eslováquia, Bulgária e Romênia. Dois desses países, a Polônia e a Hungria, desafiaram a decisão e impuseram embargos unilaterais. A Ucrânia disse que vai procurar a Organização Mundial do Comércio.

Os presidentes LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, do Brasil, e JOE BIDEN, dos Estados Unidos, se encontraram, nesta quarta-feira, em Nova York. Durante a reunião bilateral, um dos temas discutidos foi o direito dos trabalhadores. Os chefes de Estado divulgaram uma declaração conjunta afirmando “o compromisso mútuo” em relação ao tema e à “promoção do trabalho digno“. Nesta quarta, LULA também se reuniu com o presodente da Ucrania, VOLODIMIR ZELENSKY para discutir a guerra com a Rússia, assuntos de interesse bilateral e sobre reforma da governança global.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira um projeto que tipifica no Código Penal o chamado "cyberbullying", ou seja, a intimidação - física ou psicológica - por meio de virtual. A pena prevista pelo projeto para o crime é de prisão de dois a quatro anos e multa. O projeto também inclui no Código Penal o crime de bullying, que hoje não é tipificado. A pena, contudo, é apenas de multa, mais branda que o de cyberbullying. O texto aprovado na Câmara também aumenta em dois terços a pena para homicídios de menores de 14 anos cometidos dentro de instituições de educação básica. A proposta segue agora para o Senado.

O Supremo Tribunal Federal tem cinco votos contra a aplicação da tese do marco temporal na demarcação de áreas indígenas. Com isso, falta apenas um voto na mesma linha para que seja alcançada a maioria neste sentido. Já decidiram invalidar o uso do marco temporal na concessão das áreas os seguintes ministros EDSON FACHIN, ALEXANDRE DE MORAES, CRISTIANO ZANIN, LUIS ROBERTO BARROSO e DIAS TOFFOLI. Os ministros NUNES MARQUES e ANDRE MENDONÇA votaram para validar o uso do marco temporal como um requisito objetivo para a concessão das áreas ao uso indígena. Há, ainda, propostas de tese que são sugestões que sintetizam os entendimentos da Corte sobre um tema que serão analisadas pelo plenário até a conclusão do julgamento.

O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira, reduzir a taxa Selic de 13 vírgula 25 por cento ao ano para 12 vírgula 75 por cento ao ano. A decisão foi unânime. Todos os diretores votaram pela redução. No comunicado divulgado após a reunião, o comitê argumentou que a redução da taxa é "compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui o ano de 2024 e, em grau menor, o de 2025". O Copom voltou a defender que o cenário demanda "serenidade", mas já sinalizou que poderá cortar novamente a Selic em meio ponto percentual no próximo encontro.

O mês de julho fechou com saldo positivo no setor de turismo em Santa Catarina. Dados da Fecomércio mostram que este foi o primeiro mês do ano com resultado de contratações superior ao de demissões, mantendo mais 223 postos de trabalho na área. De acordo com o presidente da federação, HÉLIO DAGNONI, esse resultado demonstra uma tendência satisfatória para todo o semestre. O levantamento aponta que o saldo reduz o acumulado negativo do ano para mil 209 vagas fechadas e as atividades com melhor desempenho foram Hotéis, Agências de Viagem e Lanchonetes, Bares e similares.

O esquema de propina para a liberação de obras em Florianópolis que levou um servidor da prefeitura à prisão na sexta-feira pode ter movimentado até dois milhões de reais por mês de forma ilícita. A informação foi conformada pelo delegado-Geral da Polícia Civil em Santa Catarina, ULISSES GABRIEL. O funcionário detido é FELIPE PEREIRA, que atuava na Fundação Municipal do Meio Ambiente da Capital. Ele foi gravado exigindo valores a um empresário para liberação de construções na cidade. No despacho que embasou o pedido de prisão do servidor, a Justiça aponta que construtores teriam feito uma espécie de “vaquinha” para pagar os valores exigidos por ele. Outros funcionários da administração municipal, incluindo agentes comissionados, também são investigados.

O governo do estado realizou, nesta semana, a homologação das instituições aptas a participarem do programa Universidade Gratuita. A iniciativa vai garantir o acesso ao ensino superior de estudantes de baixa renda de Santa Catarina. A próxima etapa é a de inscrição dos estudantes. A classificação e seleção dos interessados, regularmente matriculados em cursos de graduação, será realizada pela Comissão de Seleção instituída no âmbito da instituição universitária, em ordem decrescente de acordo com o Índice de Carência, garantindo o valor integral da mensalidade. A expectativa do governo é iniciar o período de inscrição dos estudantes até o final do mês de setembro. A previsão é realizar o pagamento das bolsas ainda em outubro com o retroativo.

Na manhã desta quinta-feira, a Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Saúde, promoveu uma palestra com o psicólogo e suicidólogo ABEL PETTER. A ação foi referente ao Setembro Amarelo, mês de Prevenção ao Suicídio. Na oportunidade, mais de 120 pessoas, entre alunos da rede estadual de ensino, professores, servidores públicos de vários setores, acompanharam o evento, que teve a participação das crianças que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Além Belmonte, o psicólogo está realizando uma série de palestras em diversos municípios da região sobre a prevenção do suicídio e saúde mental.

A Gerência de Cultura de Belmonte vai realizar nos próximos dias, uma série de atividades relacionadas aos idoso do município. Serão pelo menos três encontros até o dia 29. Amanhã, o município recebe a visita do Bispo de Igreja Católica, DOM ODELIR, que também fará um encontro com os idosos, no Centro Social, a partir das duas e meia da tarde. Na terça da semana que vem ocorre mais um cinema para terceira idade. A Sessão faz parte da programação anual da pasta e será realizada no Centro Social. Para fechar a programação de setembro, na sexta-feira, dia 29, acontece o Encontro dos Idosos, com almoço, matinê e escolha do Vovô e Vovó 2023. O evento será na Asmobel, a partir das 11 horas da manhã, em comemoração ao dia do idoso.

Cerca de 80 cavalarianos participaram, nesta quarta-feira, de uma cavalgada para marcar dia do gaúcho em São Miguel do Oeste. O desfile saiu do CTG Porteira Aberta e passou pelas ruas do centro da cidade. A programação do 20 de Setembro começou as seis da manhã com o tradicional Café de chaleira. Durante todo o dia foram promovidas oficinas culturais no CTG com a visitações das escolas da cidade. Ao meio dia ocorreu um almoço também na sede da entidade e a noite aconteceu um jantar tertúlia a partir das oito horas. Amanhã, começa o Acampamento Farrapo na sede campeira do CTG na Linha Gramadinho. O evento vai até domingo à tarde.

As famílias que possuem pessoas sepultadas em túmulos nos cemitérios São Miguel e Almas e do bairro Santa Rita terão um prazo maior para fazer a regularização dos espaços. A informação é da administradora dos locais, IVANETE POVALA. O prazo inicial já terminou no final do mês passado ainda, mas como houve uma baixa procura das famílias, o setor de Urbanismo decidiu pela prorrogação do prazo de regularização por mais 45 dias, coincidindo com a data de Finados. A regularização vale para todas as famílias que possuem pessoas sepultadas em túmulos, sendo especialmente para aquelas que estão em ruínas e abandonadas. IVANETE citou que houve um trabalho de mapeamento onde foram encontradas 35 sepulturas em condições de abandono e por isso foi estipulado um prazo para as melhorias necessárias.

Apesar do amplo trabalho de divulgação para a regularização das sepulturas abandonadas no cemitério São Miguel e Almas, apenas três túmulos foram concertados nos últimos três meses. 32 espaços permanecem na mesma situação. O dado foi repassado pela administradora dos cemitérios, IVANETE POVALA. Ela explicou que o prazo para regularização foi prorrogado principalmente porque muitas famílias que não residem mais em São Miguel do Oeste acabam vindo para o município apenas na época do Finados. De acordo com ela, isso dificulta a regularização das sepulturas. Ela disse que espera um movimento maior nas próximas semanas. IVANETE comentou que o município deve lançar um novo edital para que uma funerária faça a exumação dos restos mortais que estão nas sepulturas abandonadas em que forem regularizadas nesse novo prazo.

Depois do dia de Finado, a equipe do cemitério São Miguel e Almas vai concentrar as ações nos gavetários. De com a administradora do local, IVANETE POVALA, número de locais abandonados é de cerca de 100. Ela reforçou o prazo para o pagamento da taxa e ações de melhorias nos túmulos abandonados e orientou que as regularizações tanto no cemitério central como no localizado no bairro Santa Rita devem ser informadas no escritório localizado no cemitério São Miguel e Almas em horário de expediente. A administradora mencionou ainda que as obras e melhorias nos túmulos e locais diversos em ambos os cemitérios devem ser feitas até o dia 20 de outubro, conforme consta no próprio regimento dos cemitérios. Ela declarou que após essa data serão permitidas apenas limpezas tradicionais nos túmulos dos cemitérios do São Miguel e Almas e Santa Rita.

As inscrições para o curso de formação de guarda vida de rio do Corpo de Bombeiros começam no dia três de outubro. A informação é do subcomandante do décimo segundo batalhão do extremo-oeste, MICHAEL MAGRINI. Ele disse que para participar da capacitação é preciso ter no mínimo 18 anos, passar para avaliação de capacidade física para atividades na água e fazer o exame toxicológico. O curso será realizado entre os dias 20 a 25 de novembro. MAGRINI lembrou que os guarda vidas que fizeram o curso no ano passado, devem repetir o processo neste ano para o trabalho na Operação Veraneio da temporada 2023-2024 em balneários da região extremo-oeste.

O curso de guarda vida de rio tem 25 vagas na região. De acordo com o subcomandante do décimo segundo batalhão do extremo-oeste, MICHAEL MAGRINI, todas as pessoas que concluírem a participação serão chamadas para atuar na operação veraneio. O Corpo de Bombeiros mantém dois postos de guarda vidas no rio Uruguai, um deles em Mondaí e outro em Itapiranga. Ele explicou que além dessa capacitação, os bombeiros já começaram a orientar os balneários da região em relação aos aspectos de segurança que devem ser observados, como placas informativas e boias nas proximidades dos pontos de maior risco de afogamento. Outra ação é a qualificação dos mergulhadores militares do Corpo de Bombeiros.

A décimo segunda batalhão do Corpo de Bombeiros tem a expectativa de não ceder militares para a operação veraneio no litoral de Santa Catarina na próxima temporada. A projeção é do subcomandante do batalhão, MICHAEL MAGRINI. De acordo com ele, na última temporada, o extremo-oeste cedeu seis bombeiros militares para o trabalho no litoral. Ele explicou que a tendencia, para a próxima operação veraneio, é que a instituição utilize os soldados que estão participando do curso de formação para reforças as equipes no litoral. Com isso, a região não teria que ceder parte do efetivo para a operação. MAGRINI disse que o planejamento deve ser definido nas próximas semanas.

A Alesc promoveu, recentemente, uma missão oficial para o estado de Roraima com o objetivo de entender o processo de entrada de imigrantes venezuelanos no país e porque o principal destino deles é Santa Catarina. A afirmação é do deputado FABIANO DA LUZ. Ele esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que de 2018 até julho deste ano, foram 23 mil e 500 imigrantes que ingressaram no país e vieram para o estado. Esse número representa a parcela de famílias que entram no país pela Operação Acolhida, força-tarefa do governo federal com o apoio de organizações nacionais e internacionais, que promove a relocação voluntária e planejada de famílias. O parlamentar disse que o aumento da imigração de venezuelanos no estado tem impactos sociais que precisam ser resolvidos pelo estado.

Em apenas três meses de 2023, o Brasil registrou a entrada de 51 mil 838 migrantes e refugiados, o que representa 32 por cento do número de todo o ano passado. Em Santa Catarina também houve um salto. No primeiro semestre, foram quatro mil e 500 venezuelanos que chegaram ao Estado por meio da Operação Acolhida. Entre as 20 cidades que mais abrigam imigrantes, metade fica no Oeste catarinense. Chapecó é a quarta cidade do país e a primeira em Santa Catarina que mais recebe venezuelanos: quatro mil e 400. Os números oficiais da Operação Acolhida apontam que São Miguel do Oeste recebeu mil e 27 venezuelanos e Itapiranga, 632. O deputado FABIANO DA LUZ alertou que na prática, os números são maiores porque muitos imigrantes entram ilegalmente no país.

É preciso ampliar o controle e a fiscalização sobre o ingresso de imigrantes venezuelanos no país. A afirmação é do deputado FABIANO DA LUZ. Na visão do parlamentar, o aumento da população de imigrantes tem um impacto nos serviços públicos e também pode representar um risco para a segurança público. Ele disse que a Alesc vai cobrar do governo federal e estadual um controle maior do ingresso dos venezuelanos para evitar problemas maiores nas comunidades de Santa Catarina.

O Programa Estrada Boa do governo de Santa Catarina começa a ser executado no Extremo Oeste. Conforme o Coordenador Regional de Infraestrutura, EVERALDO DI BERTI, as empresas contratadas pelo governo já estão trabalhando na recuperação das rodovias que apresentam situação mais crítica. De acordo com ele, as obras foram retomadas na SC 496, de Descanso a Tunápolis, já em fase de conclusão. DI BERTI admite que a rodovia apresentava vários trechos com riscos de acidentes devido a precariedade do asfalto. Segundo o Coordenador, também já está estabelecido uma intervenção significativa na SC 163. A prioridade será para a recuperação do trecho de Descanso a Iporã do Oeste e na sequência serão feitas obras de melhorias até Itapiranga.

EVERALDO DI BERTI ressaltou que os investimentos na SC 163 não estão diretamente relacionados com a federalização. Os trabalhos visam atender um compromisso do governo estadual em deixar a rodovia em boas condições de trânsito e com segurança para os usuários. EVERALDO DI BERTI aponta problemas para serem resolvidos especialmente entre Iporã do Oeste e Descanso. O Coordenador Regional de Infraestrutura, afirmou que o governador JORGINHO MELLO cobra ações práticas e urgentes nas rodovias. De acordo com DI BERTI, no momento apenas 23 por cento das rodovias estão em condições consideradas ideias. Ele disse que a meta é deixar até maio do próximo ano, 80 por cento das rodovias catarinenses em ótimas condições.

As obras de revitalização da SC 163 entre Descanso e Iporã do Oeste devem começar, no máximo, na primeira semana de outubro. A informação é do Coordenador Regional de Infraestrutura, EVERALDO DI BERTI. Ele disse os trabalhos deveriam começar em setembro, mas as chuvas acabaram atrasando o trabalho. DI BERTI disse que o governo do estado vai investir cerca de seis milhões de reais na recuperação da rodovia SC 496, de Descanso a Tunápolis e entre quatro e cinco milhões na revitalização da SC 163, entre Descanso e Iporã do Oeste.

O tombamento de uma carreta carregada com sacos de ração e concentrados para gado leiteiro bloqueou o trânsito de veículos na estrada geral que liga Iporã do Oeste a Tunápolis, nesta quarta-feira. O acidente aconteceu logo após a ponte sobre o Rio Macaco Branco, em uma curva acentuada. A carreta ficou atravessada na estrada, impedindo a passagem de veículos. Os usuários da via foram orientados a buscar rotas alternativas, até que a carga fosse transposta e a carreta retirada do local. Ninguém ficou ferido. A Polícia Militar de Tunápolis esteve no local para apurar as causas do acidente. O motorista não teve ferimentos.

Uma colisão traseira entre um caminhão de coleta de lixo e um carro de uma empresa privada foi registrada na manhã desta quarta-feira na SC-386, em Iporã do Oeste. Os dois veículos se deslocavam em direção a Mondaí, quando o caminhão, com placas de São João do Oeste, iniciou uma manobra à esquerda no momento em que o carro tentava uma ultrapassagem. O motorista do carro relatou que não conseguiu frear e colidiu na traseira do caminhão. Tambem não houve feridos neste acidente.

A Polícia Militar registrou uma ocorrência de roubo no interior de Iraceminha nesta quarta-feira. O crime aconteceu na tarde de ontem na Linha Esplendor. De acordo com a PM, dois homens armados entraram na residência e anunciaram o assalto. O casal de moradores foi amarrado e colocado em um dos cômodos da casa. Os assaltantes fugiram do local com cerca de mil e 700 reais em dinheiro. A Polícia Militar foi acionada e fez buscas, mas os suspeitos não foram localizados.

Um homem foi preso por trafico de drogas nesta quarta-feira em Maravilha. O homem, de 23 anos, era conhecido das guarnições por comercializar na cidade a “Super Maconha” ou “Camarão” um entorpecente de alta qualidade e grande valor agregado. No dia de ontem, a PM abordou um homem que havia comprado o entorpecente para consumo. Em seguida, os policiais foram até o local indicado e encontraram várias porções prontas para comercialização e outras porções maiores que ainda não haviam sido fracionadas. A PM também encontrou uma grande quantidade de drogas na geladeira. O entorpecente e o homem suspeito de tráfico foram encaminhados para a delegacia de polícia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.