-COPOM FAZ NOVO CORTE NA TAXA BÁSICA DE JUROS E SELIC CAI PARA 12,75%
-GOVERNO HOMOLOGA INSTITUIÇÕES INSCRITAS NO UNIVERSIDADE GRATUITA
-ORNAMENTAÇÃO TÍPICA TRAZ CLIMA DA KERBFEST À CIDADE DE IPORÃ DO OESTE
-GRUPO DA REGIÃO PARTICIPA DE MISSÃO EMPRESARIAL DE NEGÓCIOS NA ROMÊNIA
-PALESTRA ALUSIVA AO SETEMBRO AMARELO SERÁ REALIZADA HOJE EM SJO
-OBRAS DE RECUPERAÇÃO DA SC-163 DEVEM INICIAR NOS PRÓXIMOS DIAS
-HOMEM É PRESO POR TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO
-CASAL DE IDOSOS É VÍTIMA DE ASSALTO NO INTERIOR
O tempo é de sol entre nuvens em Iporã do Oeste. A previsão para as próximas é de sol com algumas nuvens. A mínima das últimas horas foi de 20 graus e a máxima para hoje pode chegar a 34 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, 32 graus. Umidade relativa do ar 62 por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 92 centavos. O euro está valendo cinco reais e 23 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.
O presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, afirmou nesta quarta-feira que aceitou convite para visitar a China em outubro deste ano, segundo a imprensa estatal russa. Com exceção de visita a um território ocupado na Ucrânia, a viagem seria a primeira para fora da Rússia em 2023 de PUTIN, que tem um mandado de prisão internacional expedido pelo Tribunal Penal Internacional e faltou a uma série de cúpulas ao longo do ano. A China, no entanto, não é signatária do TPI. Na semana passada, durante visita do líder norte-coreano, KIM JONG-UN, à Rússia, PUTIN disse ter aceitado convite para visitar a Coreia do Norte, onde o mandado de prisão do TPI também não é válido.
O primeiro-ministro polonês afirmou, nesta quarta-feira, que seu país não fornecerá mais armas para a Ucrânia. Os dois países se desentenderam por uma disputa comercial. A Polônia e outros países da União Europeia proibiram a importação de cereais ucranianos para proteger os seus agricultores. No entanto, na sexta-feira, a União Europeia liberou a importação de cereais ucranianos decretada em maio por cinco Estados do bloco como Polônia, Hungria, Eslováquia, Bulgária e Romênia. Dois desses países, a Polônia e a Hungria, desafiaram a decisão e impuseram embargos unilaterais. A Ucrânia disse que vai procurar a Organização Mundial do Comércio.
Os presidentes LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, do Brasil, e JOE BIDEN, dos Estados Unidos, se encontraram, nesta quarta-feira, em Nova York. Durante a reunião bilateral, um dos temas discutidos foi o direito dos trabalhadores. Os chefes de Estado divulgaram uma declaração conjunta afirmando “o compromisso mútuo” em relação ao tema e à “promoção do trabalho digno“. Nesta quarta, LULA também se reuniu com o presidente da Ucrânia, VOLODIMIR ZELENSKY para discutir a guerra com a Rússia, assuntos de interesse bilateral e sobre reforma da governança global.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira um projeto que tipifica no Código Penal o chamado "cyberbullying", ou seja, a intimidação - física ou psicológica - por meio de virtual. A pena prevista pelo projeto para o crime é de prisão de dois a quatro anos e multa. O projeto também inclui no Código Penal o crime de bullying, que hoje não é tipificado. A pena, contudo, é apenas de multa, mais branda que o de cyberbullying. O texto aprovado na Câmara também aumenta em dois terços a pena para homicídios de menores de 14 anos cometidos dentro de instituições de educação básica. A proposta segue agora para o Senado.
O Supremo Tribunal Federal tem cinco votos contra a aplicação da tese do marco temporal na demarcação de áreas indígenas. Com isso, falta apenas um voto na mesma linha para que seja alcançada a maioria neste sentido. Já decidiram invalidar o uso do marco temporal na concessão das áreas os seguintes ministros EDSON FACHIN, ALEXANDRE DE MORAES, CRISTIANO ZANIN, LUIS ROBERTO BARROSO e DIAS TOFFOLI. Os ministros NUNES MARQUES e ANDRE MENDONÇA votaram para validar o uso do marco temporal como um requisito objetivo para a concessão das áreas ao uso indígena. Há, ainda, propostas de tese que são sugestões que sintetizam os entendimentos da Corte sobre um tema que serão analisadas pelo plenário até a conclusão do julgamento.
O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira, reduzir a taxa Selic de 13 vírgula 25 por cento ao ano para 12 vírgula 75 por cento ao ano. A decisão foi unânime. Todos os diretores votaram pela redução. No comunicado divulgado após a reunião, o comitê argumentou que a redução da taxa é "compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui o ano de 2024 e, em grau menor, o de 2025". O Copom voltou a defender que o cenário demanda "serenidade", mas já sinalizou que poderá cortar novamente a Selic em meio ponto percentual no próximo encontro.
O mês de julho fechou com saldo positivo no setor de turismo em Santa Catarina. Dados da Fecomércio mostram que este foi o primeiro mês do ano com resultado de contratações superior ao de demissões, mantendo mais 223 postos de trabalho na área. De acordo com o presidente da federação, HÉLIO DAGNONI, esse resultado demonstra uma tendência satisfatória para todo o semestre. O levantamento aponta que o saldo reduz o acumulado negativo do ano para mil 209 vagas fechadas e as atividades com melhor desempenho foram Hotéis, Agências de Viagem e Lanchonetes, Bares e similares.
O esquema de propina para a liberação de obras em Florianópolis que levou um servidor da prefeitura à prisão na sexta-feira pode ter movimentado até dois milhões de reais por mês de forma ilícita. A informação foi conformada pelo delegado-Geral da Polícia Civil em Santa Catarina, ULISSES GABRIEL. O funcionário detido é FELIPE PEREIRA, que atuava na Fundação Municipal do Meio Ambiente da Capital. Ele foi gravado exigindo valores a um empresário para liberação de construções na cidade. No despacho que embasou o pedido de prisão do servidor, a Justiça aponta que construtores teriam feito uma espécie de “vaquinha” para pagar os valores exigidos por ele. Outros funcionários da administração municipal, incluindo agentes comissionados, também são investigados.
O governo do estado realizou, nesta semana, a homologação das instituições aptas a participarem do programa Universidade Gratuita. A iniciativa vai garantir o acesso ao ensino superior de estudantes de baixa renda de Santa Catarina. A próxima etapa é a de inscrição dos estudantes. A classificação e seleção dos interessados, regularmente matriculados em cursos de graduação, será realizada pela Comissão de Seleção instituída no âmbito da instituição universitária, em ordem decrescente de acordo com o Índice de Carência, garantindo o valor integral da mensalidade. A expectativa do governo é iniciar o período de inscrição dos estudantes até o final do mês de setembro. A previsão é realizar o pagamento das bolsas ainda em outubro com o retroativo.
A Secretaria de Saúde de Belmonte anunciou, nesta semana, uma programação especial para o Outubro Rosa – Mês de Conscientização sobre o Câncer de Mama. Além das orientações tradicionais do dia-a-dia, a equipe da Unidade Central de Saúde terá dois dias de programação especial. Será nos dias 14 e 28 de outubro, na Unidade Central de Saúde, quando serão realizadas coletas de preventivo, exames físicos de mamas, avaliações de pele, testes rápidos e solicitações de mamografias. As mulheres devem levar seus documentos pessoais e carteirinha de saúde. Ainda durante o mês de outubro, a coleta de preventivos, exames de mamas, testes rápidos e solicitação de mamografias acontecerão todas as terças e quintas-feiras o dia todo. Essas consultas deverão ser agendadas.
A Secretaria de Educação de Belmonte está promovendo nesta semana, uma série de atividades relacionadas a Semana do Meio Ambiente, prevista em Lei Municipal. No roteiro estão visitas ao viveiro municipal, matas, rios e nascentes de água, além de palestras. As atividades iniciaram na segunda-feira e seguem até o final da semana. Na oportunidade, os professores levam as crianças para uma visita ao viveiro municipal, onde a equipe de Jardinagem cultiva mais de 200 espécies utilizadas para ornamentação da cidade e recupera plantas resgatadas de lixeiras, vasos abandonados e que os próprios moradores doam. Na sexta-feira, será realizada uma palestra sobre a coleta de lixo no município. A secretária de Educação de Belmonte, DAIANA VILLA BASSO, salientou que a intenção da atividade é despertar a conscientização para a preservação do meio ambiente.
A Secretaria de Transportes e Obras de Tunápolis interditou o trânsito de veículos para a sequência dos trabalhos de reforma em uma ponte na Linha Canaleta. Conforme o secretário, ADRIANO GASSEN, a interrupção compreende o trecho entre a propriedade de RUI BORTOLINI e o centro comunitário de Linha Canaleta. Ele citou que o cronograma prevê a conclusão da obra até esta sexta-feira, com a reforma total da ponte. O secretário orientou os usuários da via a buscarem rotas alternativas para evitarem transtornos e riscos de acidentes. Outra orientação é para que os motoristas respeitem a sinalização, pois a interrupção é necessária para a realização da reforma. ADRIANO GASSEN salientou que depois de pronta, a ponte proporcionará maior conforto e segurança aos usuários. Recentemente foram concluídas outras três reformas de pontes no interior de Tunápolis e outras duas deverão ser reformadas a partir da próxima semana.
A Escola de Educação Básica Madre Benvenuta de São João do Oeste vai realizar na tarde desta quinta-feira, uma palestra alusiva à Campanha Setembro Amarelo – o mês de prevenção ao suicídio. Conforme a diretora, ROSILENE SCHNEIDER, será a partir da uma e meia da tarde no auditório da escola, com o psicólogo ABEL PETER, de São Miguel do Oeste. Ela salientou que todos os anos o educandário promove alguma atividade especial voltada ao assunto, já que São João do Oeste possui preocupação iminente diante do elevado índice de suicídios. ROSILENE destacou que a palestra da tarde de hoje é aberta para toda a comunidade, já que a contratação do psicólogo ocorreu por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São João do Oeste. A contrapartida da Escola Madre Benvenuta foi a cedência do espaço e a abertura para participação de qualquer pessoa interessada.
ROSILENE SCHNEIDER destacou que a palestra é de grande importância, pois falar sobre o suicídio ainda é envolto em tabus. A diretora da Escola de Educação Básica Madre Benvenuta de São João do Oeste citou que muitas pessoas ainda acreditam que falar sobre o assunto pode incentivar o cometimento do suicídio. No entanto, ROSILENE chamou atenção que isso não é verdade e que é preciso abordar o tema sem preconceitos e corretamente, já que São João do Oeste possui alto índice de suicídios, depressão e casos de automutilação entre adolescentes. A diretora pontuou que a palestra será um momento importante para resguardar vidas, incentivando as pessoas a buscarem ajuda diante de quadros depressivos ou qualquer outro tipo de sofrimento.
A Epagri divulgou nos últimos dias, mais um boletim agropecuário. O levantamento traz informações de mercado sobre as principais culturas agrícolas do estado e da região. No caso da regional de São Miguel do Oeste, um dos aspectos que chama atenção é que a projeção da área plantada com milho teve redução na comparação com a safra anterior, mas a previsão é de aumento da produção e de produtividade. Na última safra foram plantados 22 mil e 800 hectares com milho. A próxima safra tem previsão de 21 mil 840 hectares a menos. No entanto, a produtividade deve passar de sete mil e 600 quilos por hectare para 10 mil e 400. A produção total projetada será de 228 mil toneladas contra 174 mil na safra passada.
A redução da área plantada com previsão de aumento da produção de milho para a safra 2023-2024 é explicada por uma série de fatores. O comentário é do gerente regional da Epagri, SIDNEI SIMON. De acordo com ele, um dos aspectos é o aumento da tecnologia empregada para a produção de milho. Outro é o fato de que a estiagem acabou afetando a produtividade da última safra na região extremo oeste. O boletim agropecuário da Epagri cita ainda que o preço do milho ao produtor teve queda de 30 por cento, desde o começo do ano. De acordo com o gerente regional, a redução da remuneração teve impactos na renda das famílias e na economia local, já que a agricultura é a base econômica da região.
SIDNEI SIMON também destacou que o boletim agropecuário aponta um aumento da área ocupada pela soja para a safra 2023-2024. Na última safra foram semeados cerca de 39 mil hectares com a cultura. A projeção é de que os produtores plantem 40 mil 220 hectares com soja neste ano. A previsão de produção é de 155 mil toneladas do cereal. No caso do leite, a principal observação do boletim agropecuário da Epagri de setembro é em relação ao aumento da importação e o impacto na remuneração dos produtores. O estudo apontou que a compra de produtos lácteos de outros países subiu 125 por cento neste ano. Além disso, o aumento da produção do leite no país contribui para a queda do valor de remuneração para os agricultores. SIMON ressaltou que os dados do boletim agropecuário são importantes para ajudar o produtor na tomada de decisão em relação a investimentos e são usados pela Epagri para direcionar ações e programas voltados aos agricultores.
A gerência regional da Epagri de São Miguel do Oeste está atenta aos índices de cigarrinhas presentes nas lavouras de milho na região. A afirmação é do engenheiro agrônomo, CÉLIO MIKULSKI. Ele ressaltou que a cultura do milho é extremamente importante e fundamental para a produção de grãos e também para a confecção de silagem. Segundo ele, o período de zoneamento para o plantio já está aberto na região. Muitos produtores já efetuaram o plantio com a cultura em pleno desenvolvimento. Outros estão efetuando o plantio neste momento e de acordo com CÉLIO MIKULSKI, o problema mais grave neste período, é em relação à cigarrinha que há quatro safras voltou com força na região, causando grandes prejuízos para os agricultores, principalmente nas épocas de estiagem.
O Programa Estrada Boa do governo de Santa Catarina começou a ter os primeiros resultados no Extremo Oeste. Conforme o Coordenador Regional de Infraestrutura, EVERALDO DI BERTI, empresas estão trabalhando em recuperação de rodovias que apresentam situação mais crítica. Ele mencionou a revitalização da SC 496, de Descanso a Tunápolis, com obras em fase de conclusão. DI BERTI admitiu que a rodovia apresentava vários trechos com riscos de acidentes devido a precariedade do asfalto. Segundo o Coordenador, também já está estabelecido uma intervenção significativa na SC 163. A prioridade será para a recuperação do trecho de Descanso a Iporã do Oeste e na sequência serão feitas obras de melhorias até Itapiranga.
EVERALDO DI BERTI ressaltou que os investimentos na SC 163 não estão diretamente relacionados com a federalização. Os trabalhos visam atender um compromisso do governo estadual em deixar a rodovia em boas condições de trânsito e com segurança para os usuários. EVERALDO DI BERTI apontou problemas para serem resolvidos especialmente entre Iporã do Oeste e Descanso. O Coordenador Regional de Infraestrutura, afirmou que o governador JORGINHO MELLO cobrou ações práticas e urgentes nas rodovias. De acordo com EVERALDO DI BERTI, no momento apenas 23 por cento das rodovias estão em condições consideradas ideias. A meta é deixar até maio do próximo ano, 80 por cento das rodovias catarinenses em ótimas condições.
O Município de Iporã do Oeste está se preparando para mais uma edição da tradicional Kerbfest. O evento cultural será realizado entre os dias 28 e 30 de setembro. Vários pontos da cidade receberam ornamentação típica para acender o clima e dar maior visibilidade para a festa germânica. Conforme a diretora de cultura do município, LUCIANE KIST, os principais pontos que receberam ornamentação são o trevo da SC-163, o trevinho próximo ao posto da Polícia Militar Rodoviária, a prefeitura municipal e a praça Reinoldo Ruschel, onde no dia 28 serão realizados os jogos germânicos. Foram usadas cores e tecidos típicos da Alemanha, além de muitas flores, para chamar atenção dos munícipes e visitantes.
A diretora de cultura de Iporã do Oeste salientou ainda que a ornamentação típica para a festa germânica começou a ser pensada há meses. LUCIANE KIST lembrou que no início de setembro, o Município realizou a décima edição da Feira FAIC, que também teve preparo especial com ornamentação da cidade. Ela ressaltou que logo após o término da feira, o foco passou a ser a Kerbfest, com a instalação dos enfeites típicos nos principais pontos definidos previamente. LUCIANE observou que a festa cultural germânica passou a ser organizada pela Associação Kerbfest, recebendo apenas apoio cultural do Município para que seja um sucesso. Conforme ela, apesar de ser tipicamente alemã, os organizadores sempre valorizam as demais culturas presentes em Iporã do Oeste, como a italiana e romena.
Está acontecendo nesta semana, uma missão empresarial de negócios na Romênia, com participação de 19 pessoas do Extremo Oeste catarinense. Conforme o presidente da ACIIOCDL – Associação do Comércio e Indústria de Iporã do Oeste, MILTON MELZ, o grupo é formado por empresários, diretores da FACISC e representantes de Universidades. Em entrevista para a Rádio Oeste, direto da Romênia, MELZ salientou que o objetivo da missão empresarial é abrir caminhos para a geração de negócios entre os dois países, especialmente com o estado catarinense, onde residem muitos descendentes romenos. Ele explicou que na segunda-feira, os integrantes da missão foram recebidos por diversas autoridades no parlamento romeno em Bucareste, a capital e o centro comercial da Romênia, demonstrando a importância que o país europeu está dando para a missão empresarial brasileira.
MILTON MELZ destacou que na terça-feira, a comitiva visitou a cidade de Constança, onde está localizado o segundo maior porto da União Europeia, atualmente com grande fluxo de mercadorias por causa do fechamento de portos em meio ao conflito entre Rússia e Ucrânia. O presidente da ACIIOCDL e integrante da missão destacou que apesar da viagem seguir por mais alguns dias, já é possível defini-la como muito produtiva, pois os visitantes tiveram contato com vários empresários, em forma de rodas de conversas, o que possibilitou a apresentação do folder turístico de Iporã do Oeste e abordagens sobre a presença da comunidade romena na região. MELZ destacou que os romenos ficaram felizes com as apresentações e se comprometeram em devolver a visita ao Brasil no futuro.
Dentre as principais áreas com possibilidades de negócios entre os dois países estão a agricultura, tecnologia da informação, construção civil e a educação voltada para a formação profissional. O destaque é do presidente da ACIIOCDL e integrante da missão empresarial, MILTON MELZ. Ele observou que a Romênia oferece inúmeras opções de investimento com menor tributação, o que acendeu o desejo de alguns empresários da região investirem no país europeu. MELZ destacou que a viagem também está servindo para os empresários conhecerem formas e técnicas de melhorarem os processos em suas empresas, agregando valor e gerando competitividade no mercado interno e externo. Nesta quarta e quinta-feira, o roteiro da missão integra visitas em vários municípios romenos, a diretores comerciais e em câmaras industriais.
A Polícia Militar de Maravilha prendeu nesta quarta-feira, um homem de 23 anos, suspeito de praticar o crime de tráfico de drogas. Ele era conhecido das guarnições por vender, na cidade de Maravilha, a droga conhecida como “Super Maconha” ou “Camarão”, um entorpecente de alta qualidade e com grande valor agregado. Durante as diligências, foi abordado um homem que havia adquirido maconha com o traficante. A Polícia Militar se deslocou até a residência do suspeito e lá foram encontradas várias porções prontas para venda e outras porções maiores que ainda não haviam sido fracionadas, além do invólucro que servia para embalar o produto. Uma grande porção da droga foi localizada escondida na geladeira. O entorpecente e o homem, juntamente com a testemunha, foram conduzidos até a delegacia de polícia para os encaminhamentos cabíveis ao caso.
A Polícia Militar de Iraceminha se deslocou até uma residência na Linha Esplendor, onde um casal de idosos foi vítima de roubo. Foi nesta quarta-feira, por volta da uma e meia da tarde. Ao chegar no local, um idoso de 74 anos relatou para a guarnição que dois homens haviam chegado em sua residência e anunciado um assalto, que ambos estavam encapuzados e que um deles estava de posse de uma arma de fogo. O idoso relatou ainda que os assaltantes amarraram ele e a sua esposa e levaram mil e 700 reais em espécie, além de alguns eletrônicos. A vítima disse que acionou a Polícia Militar somente depois de conseguir se soltar das amarras. Diante da informação, a Polícia Militar iniciou buscas pela região, porém, até o momento, os assaltantes não foram localizados.