ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 21-09-2021 Terça-Feira

-MP PEDE MANUNTEÇÃO DE AÇÃO PENAL CONTRA LULA NO CASO DOS CAÇAS SUECOS

-GOVERNO ANUNCIA BOLSA ESTUDANTE PARA EVITAR EVASÃO ESCOLAR EM SC

-MAIS UM MACACO-PREGO É ENCONTRADO MORTO NO INTERIOR

-TUNÁPOLIS VAI RETOMAR ATENDIMENTO PRESENCIAL PARA GRUPOS DE GESTANTES

-EPAGRI PROMOVE CURSO DE DECORAÇÃO DE CUIAS E ORGANIZA PRÓXIMOS GRUPOS

-MUNICÍPIO LANÇA EDITAIS DE CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIA COM DEZ POR CENTO DE DESCONTO À VISTA

-PADRES SÃO SURPREENDIDOS COM FORTE GRANIZO EM VIAGEM E CARRO SOFRE DANOS

-HOMEM DE 53 ANOS MORRE EM MAIS UM ACIDENTE NA BR-282


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de chuva, melhorando no decorrer da tarde. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 32centavos. O euro está valendo seis reais e 24centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.


A capacidade de adaptação dos países às mudanças causadas pelo aquecimento global pode acabar, caso as emissões de gases de efeito estufa não sejam drasticamente reduzidos nesta década. O alerta está na Avaliação de Riscos das Mudanças Climáticas, documento desenvolvido para subsidiar as tomadas de decisões dos chefes de Governo e ministros antes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021. A COP26 está marcada para ocorrer de 31 de outubro a 12 de novembro, em Glasgow, na Escócia. O documento aponta que as mudanças podem ser irreversíveis entre 2040 e 2050, afetando diretamente, também, a produção agrícola.


O governo dos Estados Unidos levou, de avião, haitianos que estavam acampados em uma cidade no Texas ao Haiti no domingo. Os americanos ainda tentam impedir a entrada de mais haitianos que atravessam do México. De acordo com a agência Associated Press, essa pode ser a maior ação de retirada de imigrantes em décadas. No total, 12 mil pessoas que estão acampadas perto de uma ponte na cidade de Del Rio, no Texas, devem ser retiradas. Elas chegaram aos Estados Unidos pelo município de Ciudad Acuña, no México. Desde março de 2020, o México passou a aceitar imigrantes da América Central que tentaram entrar nos Estados Unidos, mas não conseguiram visto.


O presidente brasileiro JAIR BOLSONARO foi o primeiro a discursar no chamado "debate geral" da edição de número 76 da Assembleia Geral da ONU, em Nova York, nesta terça-feira. Desde 1947, o representante do Brasil é encarregado de abrir oficialmente as falas dos líderes mundiais participantes. O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, falou em seguida. Em 2020 a Assembleia foi totalmente remota por causa da pandemia de Covid-19. BOLSONARO é o único dos 19 líderes do G20 composto pelas 19 principais economias mais a União Europeia, que declarou que não tomou e não iria tomar a vacina para ir ao encontro. O enfrentamento da Covid é uma das pautas da Assembleia Geral da ONU.


A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça decidiu por unanimidade, nesta segunda-feira, aceitar denúncia que torna réu o governador do Amazonas, WILSON LIMA. Ele é acusado pelo Ministério Público de integrar um suposto esquema de desvio de recursos públicos na compra de respiradores destinados ao tratamento dos pacientes com Covid. A denúncia foi apresentada em abril pela Procuradoria-Geral da República e menciona LIMA e outros 15 acusados. A PGR estima prejuízo superior a dois milhões de reais aos cofres públicos. Ainda com a sessão em andamento no STJ, o governador divulgou uma nota contestando as acusações contra ele e afirmando que a acusação é frágil, não tem fundamento e nem base concreta.


O Ministério Público Federal defendeu nesta segunda-feira a rejeição do pedido da defesa do ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA para encerrar a ação penal que investiga irregularidades na compra de caças suecos durante o governo DILMA ROUSSEFF. Esse é o única ação de LULA que ainda não foi impactada pelas decisões do Supremo Tribunal Federal que reconheceram a incompetência da Justiça Federal do Paraná para julgar os casos do petista e a parcialidade do ex-juiz SERGIO MORO no caso do tríplex. LULA é réu no processo da compra dos caças da Suécia junto com um dos filhos, pelos supostos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa. O ex-presidente nega as acusações. A ação está na fase final, quando são marcados os interrogatórios dos acusados.


Vinte governadores divulgaram nota na qual afirmam que o aumento do preço da gasolina é um "problema nacional" e não das unidades da federação. A carta é uma resposta às acusações do presidente JAIR BOLSONARO, que culpa os estados pelo aumento do preço do combustível. O presidente tem cobrado publicamente que os estados reduzam o ICMS para que, dessa forma, os preços da gasolina e do diesel recuem. Na carta, os governadores afirmam que, embora o preço do combustível tenha registrado aumento superior a 40 por cento nos últimos 12 meses, nenhum estado aumentou nesse período o ICMS, um dos tributos que incidem sobre a gasolina. Sete governadores não assinaram a carta, entre eles, CARLOS MOISÉS de Santa Catarina.


O Governo de Santa Catarina está lançando um novo programa para a Educação do Estado. É o Bolsa Estudante, uma iniciativa que tem como objetivo reduzir a evasão escolar que aumentou durante a pandemia. Alunos 'mais carentes' do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos matriculados na rede estadual terão acesso ao auxílio financeiro. Para que entre em vigor, um projeto de lei será encaminhado à Assembleia Legislativa. Se aprovado, o Bolsa Estudante vai permitir um auxílio de seis mil 250 reais para até 60 mil alunos da rede estadual, pagos em 11 parcelas de 568 entre fevereiro e dezembro. A ideia é beneficiar os estudantes de maior vulnerabilidade, com renda familiar de até 4 salários mínimos por mês ou até meio salário mínimo por integrante da família.


A Secretaria de Estado de Educação notificou na manhã desta segunda-feira a empresa responsável por fornecer a escolas estaduais máscaras de proteção contra a Covid-19 com qualidade inferior ao que pedia o edital do pregão feito para a compra dos itens. O material deve ser substituído ou ressarcido em até cinco dias, a contar da notificação. A empresa afirmou que o equipamento será trocado. Os itens foram adquiridos através de pregão para serem usados por professores e também por alunos que precisassem. O governo licitou máscaras com três camadas de proteção, mas alguns dos acessórios entregues aos estudantes tinham apenas uma camada, segundo denúncia feita por pais. Na sexta, o secretário estadual da Educação, LUIZ FERNANDO VAMPIRO, afirmou que vai buscar a responsabilização da empresa que forneceu as máscaras.


Quase um mês após a audiência que autorizou exame de saúde mental do autor do ataque a creche em Saudades, no Oeste catarinense, o preso ainda não foi levado ao Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico em Florianópolis como foi decidido ao final da sessão. Segundo o Tribunal de Justiça, houve falta de vaga na instituição. O Ministério Público de Santa Catarina entrou com pedido para que a avaliação fosse feita pelo Instituto Geral de Perícias, o que foi acatado pela Justiça. O processo criminal foi suspenso temporariamente no dia 24 de agosto. Foi estabelecido prazo de 45 dias para que os peritos do hospital de custódia entregassem um relatório sobre o acusado. O acusado ainda permanece na cadeia aguardando vaga no Hospital de Custódia e tratamento psiquiátrico.


-NO DIA DA ÁRVORE, COMANDANTE DA PMA DESTACA IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

-MAIS UM MACACO-PREGO É ENCONTRADO MORTO NO INTERIOR DE SJO

-TUNÁPOLIS VAI RETOMAR ATENDIMENTO PRESENCIAL PARA GRUPOS DE GESTANTES

-EPAGRI DE SANTA HELENA PROMOVE CURSO DE DECORAÇÃO DE CUIAS E ORGANIZA PRÓXIMOS GRUPOS

-IPORÃ DO OESTE LANÇA EDITAIS DE CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIA COM DEZ POR CENTO DE DESCONTO NO PAGAMENTO À VISTA


Produtor rural de São João do Oeste relata desafios em diferentes sistemas de produção de leite na região. EVERSON MOSSMANN diz que as dificuldades na atividade leiteira possuem diferentes origens. São vários fatores que influencia na lucratividade do produtor. Ele compara com estágios que realizou na Suíça, Alemanha e Nova Zelândia com sistemas diferentes dos adotados no Brasil. O produtor defende um planejamento criterioso sobre custo dependendo do modelo adotado para criação de gado visando a produção de leite. MOSSMANN observa que cada propriedade possui uma situação diferente para utilizar o sistema de produção tradicional a pasto ou em galpões no Compost barn ou Free Stall.


O produtor rural de São João do Oeste avalia que a produção em Compost barn ou Free Stall necessita de no mínimo 60 vacas em alta produção com média de 45 litros de leite por dia. Já a produção a pasto viabiliza propriedades com menor número de vacas devido ao custo reduzido na atividade. O produtor chama atenção que na Nova Zelândia é utilizado o sistema a pasto, com trato de silagem apenas no inverno, período em que as vacas permanecem confinadas e não produzem leite. O pais é referência mundial pelo baixo custo de produção, sendo a principal referência em lácteos. EVERSON MOSSMANN salienta que as fazenda possuem até seis mil vacas e este grande volume de leite permite uso de tecnologia de ponta.


As pequenas propriedades na região limitam o uso de alta tecnologia em sala de ordenha, com uso de carrossel ou robôs como acontece em outras regiões do Brasil e no exterior. O dilema maior está na incerteza sobre o preço pago pelo litro de leite ao produtor. EVERSON MOSSMANN ressalta que o produtor de leite é determinado e segue na luta por estabilidade. Ele chama atenção que nossa região possui clima altamente positivo para a produção de leite. Salienta que em região da Suíça, Alemanha e Nova Zelândia, locais que realizou estágios, são até seis meses de inverno rigoroso exigindo confinamento das vacas devido à neve.


Nesta terça-feira, dia 21 de setembro, é comemorado o Dia da Árvore. Segundo o tenente ALCEMIR MINUSCULI, comandante da Polícia Militar Ambiental de SMO, a data é muito importante para o meio ambiente, pois provoca uma reflexão a respeito do desmatamento e a importância da conservação dos recursos naturais, tendo em vista que eles estão sempre escassos. MINUSCULI lembra que nesta data geralmente é concedida entrevista para falar sobre os programas da Polícia Militar Ambiental, a exemplo do PROA, bem como alguns atos simbólicos, como plantio de árvores. Conforme o tenente, é preciso conscientizar a população sobre a importância de manter as florestas, pois são os pulmões da terra.


Na avaliação do comandante da PMA de SMO, hoje existe dificuldade em relação a recursos hídricos e grande parte disso é em razão do desmatamento. ALCENIR MINUSCULI comenta que este período do ano é muito atípico, pois os agricultores iniciam o plantio da safra e com isso as ocorrências de desmatamento aumentam um pouco. O tenente solicita aos produtores rurais que antes de qualquer corte de árvore, que se certifiquem junto aos órgãos ambientais e obtenham autorização de corte, para não vir a sofrer alguma sanção penal ou administrativa. Além disso, obrigatoriamente deverá ser recuperada aquela área onde teve o corte. MINUSCULI salienta ainda que é preciso verificar se há reserva legal ou se aquela floresta não se encontre em área de preservação permanente. Com essas situações regularizadas, o corte é autorizado. O comandante da PMA complementa que o desenvolvimento econômico deve andar em conjunto com o licenciamento ambiental, para que as práticas sejam menos agressivas ao meio ambiente. A PMA de SMO atende um contingente de 36 municípios e 11 comarcas do poder judiciário.


Mais um macaco prego foi encontrado morto no interior de São João do Oeste. O macaco foi encontrado por um morador da comunidade da Linha Jaboticaba, que avisou a sua agente comunitária de saúde. O Setor de Zoonoses e Epidemiologia do Estado se deslocaram até a comunidade e fizeram a recolha do animal no sábado pela manhã. Segundo a enfermeira responsável pela epidemiologia de São João do Oeste, MORGANA GRADE, foi realizada a conferência das cadernetas de vacinação de 25 moradores que residem em um raio de 300 metros do local em que o macaco foi localizado, e todos estão com a vacinação contra a febre amarela em dia.


MORGANA GRADE destaca que macacos mortos são possíveis sinais de alerta para a circulação do vírus da febre amarela. Ressalta que o macaco não é o transmissor da doença ao ser humano, pois o real transmissor são os mosquitos, porém, os macacos são os primeiros a apresentarem sintomas ou morrerem. O material foi coletado e enviado para análise no Laboratório de Saúde Pública - Lacen, em Florianópolis. A orientação é de que ao encontrar um macaco morto, não se toque no animal e avise imediatamente o setor de saúde do município.


Tunápolis vai voltar a oferecer atendimento presencial para os grupos de gestantes nos meses de outubro e novembro. De acordo com a secretária de Saúde, ROSELI BONAVIGO, as atividades tiveram participação muito boa no formato online, porém no presencial, pelo fato de estar no local e trocar ideias com o grupo, o rendimento é melhor, ainda que observando todos os protocolos vigentes na pandemia. O atendimento presencial, conforme a secretária, vai considerar também o espaço disponível no auditório da unidade de saúde e a quantidade de gestantes que manifestaram interesse em participar. ROSELI frisa que os encontros serão dirigidos por profissionais da Secretaria de Saúde de Tunápolis, que dispõe de uma equipe multidisciplinar, com avaliação de médico, nutricionista, assistente social e psicólogo. Além desses profissionais, representantes da APAE vão participar com o projeto de prevenção de deficiências. Ainda haverá presença do Corpo de Bombeiros, que vai trabalhar a questão de possíveis acidentes na infância e também envolvendo as gestantes.


A organização dos encontros com gestantes está sendo realizada por meio do contato das agentes de saúde. As datas previstas para esses atendimentos são 21 e 27 de outubro; quatro, dez e 18 de novembro, com início às 13h30. Conforme a secretária ROSELI BONAVIGO, ter uma previsão de quantas vão participar é importante para organizar o espaço onde os atendimentos vão acontecer e também para fornecer algum lanche. Quando às demais atividades no setor da Saúde, a secretária comenta que elas são retomadas aos poucos. Depois de um período sem casos de Covid-19, Tunápolis voltou a registrar alguns. ROSELI frisa que existe uma vigilância constante da pandemia, mas por outro lado outras demandas da saúde também estão sendo encaminhadas e atendidas. A doutora JAQUELINE está de férias e com isso o município permanece com quadro médico reduzido, priorizando maior atenção para casos que necessitam de atendimento emergencial. A secretária de Saúde pede para que situações de exames ou atendimentos eletivos aguardem mais um pouco, até a situação ser regularizada.


A Epagri de Santa Helena está organizando um novo curso de decoração de cuias. Conforme a extensionista social LUCIANA MEES, o escritório local tem registrado boa aceitação e em virtude da situação da pandemia ter amenizado, é possível trabalhar a parte social nos cursos da Epagri. LUCIANA ressalta que a pandemia ainda impõe alguns limites em relação à culinária, por exemplo, então a Epagri iniciou com alguns grupos menores de artesanato, seguindo todos os protocolos em relação à Covid. Ainda, foram formados três grupos de decoração de cuia, em pérola, um grupo de pintura de tecido, e também três grupos do CRAS, com artesanato em feltro e cartomagem.


LUCIANA enfatiza que na região existem extensionistas sociais em Descanso, Itapiranga e Santa Helena, que prestam suporte para outros municípios, desde que haja demanda. No momento ocorre um planejamento nos trabalhos, inclusive já foram solicitados trabalhos no município de Tunápolis para ano que vem, com suporte dos colegas de Santa Helena. A ideia, segundo a extensionista LUCIANA MEES, é fazer mais oficinas e cursos no ano que vem, inclusive reunindo pessoas de diferentes localidades, caso não forme turma numa determinada comunidade. LUCIANA enfatiza que alguns cursos já foram ministrados em comunidades, como é o caso da pintura e a própria decoração de cuias.


Iporã do Oeste lançou dois editais de contribuição de melhoria, que agora estão em fase de cobrança e opção de pagamento. Conforme o secretário de Administração e Finanças, ERVINO HENKEL, o primeiro é do Programa Avançar Cidades, de 2019, com asfaltamento feito em várias ruas da cidade. Outro é em relação ao calçamento de algumas ruas com pedras irregulares, na ANILDO HEISSLER, que desce para a piscina, na HILMA KICH, próximo à Câmara de Vereadores, e na São José. No caso do Avançar Cidades, o secretário aponta que houve mutuários que entraram com recursos para serem feitas algumas correções. Após análise, a administração diminuiu os valores, pois identificaram que a drenagem deveria ser excluída da cobrança. Com o novo edital lançado, agora os dois estão na fase de opção de pagamento.


Segundo HENKEL, os mutuários, donos de terrenos e chácaras localizados nas ruas que receberam asfalto podem se dirigir ao Setor de Tributos da prefeitura no período da tarde, para fazer a opção de pagamento, ou então aguardar, pois a partir dessa semana serão notificados os contribuintes para que eles façam sua opção dentro do prazo. ERVINO HENKEL explica que no pagamento à vista existe desconto de dez por cento, estabelecido pela lei de contribuição de melhoria desses projetos. Já no parcelamento, imóveis urbanos, terrenos e chácaras com até mil 999 metros quadrados podem pagar em até 36 vezes, e aqueles com dois mil metros ou mais podem fazer opção em até 96 vezes.


O secretário de Administração de Iporã do Oeste lembra que o valor da parcela não pode ser menor do que 50 Unidades Municipais de Referência Fiscal (UMRFs), ou seja, não pode ser inferior a 181 reais por mês. Cada UMRF vale 13 reais e 62 centavos, e no final do ano, pela inflação, esse valor será aumentado e automaticamente essas parcelas também vão aumentar. ERVINO HENKEL complementa que não há um prognóstico de como os mutuários beneficiados farão o pagamento, mas entre aqueles que procuraram o Setor de Tributos, muitos estão optando por fazer à vista.


-PADRES SÃO SURPREENDIDOS COM FORTE GRANIZO EM VIAGEM E CARRO SOFRE DANOS

-HOMEM DE 53 ANOS MORRE EM MAIS UM ACIDENTE NA BR-282


Um forte temporal atingiu vários municípios da região Extremo Oeste no começo da manhã desta terça-feira. Há relatos do fenômeno em São Miguel do Oeste, tanto nos bairros quanto interior, além de Bandeirante, Barra Bonita, Paraíso, Anchieta e Iraceminha. O temporal começou por volta das 5h30 em pontos da região e no centro de São Miguel do Oeste o granizo foi por volta das 6h20 desta terça-feira. Algumas pedras de granizo chegam a ter tamanho de ovo de galinha caipira. Padres que se deslocavam a Chapecó tiveram o veículo destruído por tempestade de granizo. O fato ocorreu no início da manhã desta terça-feira, entre os municípios de Bom Jesus e Xanxerê. Vídeos e imagens mostram o momento em que os padres de Abelardo Luz se deslocavam para Chapecó, quando iniciou a tempestade de granizo. A lataria e os vidros do veículo ficaram destruídos com o impacto das pedras de gelo. Também é possível visualizar o acumulado de granizo às margens da rodovia após o temporal, que você pode conferir no portal da Rede Peperi.


A Polícia Militar de Guaraciaba registrou ocorrência de dano ao patrimônio público, por volta das 08h30 da manhã de ontem. Houve vandalismo em uma escola da cidade. No local quatro janelas da sala dos professores estavam quebradas. Ao verificar o sistema interno de monitoramento foi possível identificar dois autores jovens, sendo um deles aluno da escola, que entraram no interior da escola na tarde de domingo. Além de quebrar as janelas, desligaram o disjuntor de luz e abriram as torneiras do bebedor de água. A PM confeccionou o boletim de ocorrências e informou sobre os procedimentos pertinentes ao caso.


Um adolescente fugiu de abordagem da PM e acabou detido em SMO. A ocorrência foi registrada por volta da 01h30 de domingo, no centro da cidade. Segundo a Polícia Militar, após realizar rondas em um loteamento, um veículo acabou aumentando a velocidade depois de avistar a guarnição. Imediatamente o carro foi alcançado pelos policiais na Rua Oiapoc e dada ordem de parada com giroflex e sirene, porém o motorista não acatou, e começou a dirigir de maneira perigosa, colocando a vida de outras pessoas em risco. O condutor só parou o carro depois de colidir no meio fio do canteiro da via, na Rua Sete de Setembro, assim não tendo mais condições de seguir em fuga. A PM informou que quatro pessoas estavam no veículo e o condutor era menor. Ele foi apreendido pelos policiais e o Conselho Tutelar foi acionado. Todas as notificações foram feitas e o carro foi recolhido. Imagens de videomonitoramento mostram a fuga e também a colisão no meio fio.


Após os dois acidentes com vítimas fatais ocorridos no fim de semana na BR-282, trecho de Maravilha, na noite de ontem ocorreu mais um, este em São Miguel do Oeste. Foi uma colisão frontal entre dois veículos, por volta das 22h45, nas proximidades da Vinícola Cavalli. Segundo apurado com o condutor da Pajero, que seguia sentido a São Miguel, o motorista do Siena vinha na direção oposta, tentou entrar em uma rua e invadiu a preferencial, ocasionando a colisão frontal. Com o impacto, o motorista do Siena morreu na hora e o condutor da Pajero saiu ileso. Um dos veículos ficou fora da pista, com a vítima presa nas ferragens e já em óbito. Corpo de Bombeiros e SAMU, bem como a PM e PRF estiveram no local. O trânsito ficou interrompido por cerca de três horas. A vítima fatal foi identificada como ISIDORO RIBEIRO DOS SANTOS, de 53 anos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.