A capacidade de adaptação dos países às mudanças causadas pelo aquecimento global pode acabar, caso as emissões de gases de efeito estufa não sejam drasticamente reduzidos nesta década. O alerta está na Avaliação de Riscos das Mudanças Climáticas, documento desenvolvido para subsidiar as tomadas de decisões dos chefes de Governo e ministros antes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021. A COP26 está marcada para ocorrer de 31 de outubro a 12 de novembro, em Glasgow, na Escócia. O documento aponta que as mudanças podem ser irreversíveis entre 2040 e 2050, afetando diretamente, também, a produção agrícola.
O governo dos Estados Unidos levou, de avião, haitianos que estavam acampados em uma cidade no Texas ao Haiti no domingo. Os americanos ainda tentam impedir a entrada de mais haitianos que atravessam do México. De acordo com a agência Associated Press, essa pode ser a maior ação de retirada de imigrantes em décadas.
No total, 12 mil pessoas que estão acampadas perto de uma ponte na cidade de Del Rio, no Texas, devem ser retiradas. Elas chegaram aos Estados Unidos pelo município de Ciudad Acuña, no México. Desde março de 2020, o México passou a aceitar imigrantes da América Central que tentaram entrar nos Estados Unidos, mas não conseguiram visto.
O presidente brasileiro JAIR BOLSONARO foi o primeiro a discursar no chamado "debate geral" da edição de número 76 da Assembleia Geral da ONU, em Nova York, nesta terça-feira. Desde 1947, o representante do Brasil é encarregado de abrir oficialmente as falas dos líderes mundiais participantes. O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, falou em seguida. Em 2020 a Assembleia foi totalmente remota por causa da pandemia de Covid-19. BOLSONARO é o único dos 19 líderes do G20 composto pelas 19 principais economias mais a União Europeia, que declarou que não tomou e não iria tomar a vacina para ir ao encontro. O enfrentamento da Covid é uma das pautas da Assembleia Geral da ONU.
A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça decidiu por unanimidade, nesta segunda-feira, aceitar denúncia que torna réu o governador do Amazonas, WILSON LIMA. Ele é acusado pelo Ministério Público de integrar um suposto esquema de desvio de recursos públicos na compra de respiradores destinados ao tratamento dos pacientes com Covid. A denúncia foi apresentada em abril pela Procuradoria-Geral da República e menciona LIMA e outros 15 acusados. A PGR estima prejuízo superior a dois milhões de reais aos cofres públicos. Ainda com a sessão em andamento no STJ, o governador divulgou uma nota contestando as acusações contra ele e afirmando que a acusação é frágil, não tem fundamento e nem base concreta.
O Ministério Público Federal defendeu nesta segunda-feira a rejeição do pedido da defesa do ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA para encerrar a ação penal que investiga irregularidades na compra de caças suecos durante o governo DILMA ROUSSEFF. Esse é o única ação de LULA que ainda não foi impactada pelas decisões do Supremo Tribunal Federal que reconheceram a incompetência da Justiça Federal do Paraná para julgar os casos do petista e a parcialidade do ex-juiz SERGIO MORO no caso do tríplex. LULA é réu no processo da compra dos caças da Suécia junto com um dos filhos, pelos supostos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa. O ex-presidente nega as acusações. A ação está na fase final, quando são marcados os interrogatórios dos acusados.
Vinte governadores divulgaram nota na qual afirmam que o aumento do preço da gasolina é um "problema nacional" e não das unidades da federação. A carta é uma resposta às acusações do presidente JAIR BOLSONARO, que culpa os estados pelo aumento do preço do combustível. O presidente tem cobrado publicamente que os estados reduzam o ICMS para que, dessa forma, os preços da gasolina e do diesel recuem. Na carta, os governadores afirmam que, embora o preço do combustível tenha registrado aumento superior a 40 por cento nos últimos 12 meses, nenhum estado aumentou nesse período o ICMS, um dos tributos que incidem sobre a gasolina. Sete governadores não assinaram a carta , entre eles, CARLOS MOISÉS de Santa Catarina.
O Governo de Santa Catarina está lançando um novo programa para a Educação do Estado. É o Bolsa Estudante, uma iniciativa que tem como objetivo reduzir a evasão escolar que aumentou durante a pandemia. Alunos 'mais carentes' do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos matriculados na rede estadual terão acesso ao auxílio financeiro. Para que entre em vigor, um projeto de lei será encaminhado à Assembleia Legislativa. Se aprovado, o Bolsa Estudante vai permitir um auxílio deseis mil 250 reais para até 60 mil alunos da rede estadual, pagos em 11 parcelas de 568 entre fevereiro e dezembro. A ideia é beneficiar os estudantes de maior vulnerabilidade, com renda familiar de até 4 salários mínimos por mês ou até meio salário mínimo por integrante da família.
A Secretaria de Estado de Educação notificou na manhã desta segunda-feira a empresa responsável por fornecer a escolas estaduais máscaras de proteção contra a Covid-19 com qualidade inferior ao que pedia o edital do pregão feito para a compra dos itens. O material deve ser substituído ou ressarcido em até cinco dias, a contar da notificação. A empresa afirmou que o equipamento será trocado. Os itens foram adquiridos através de pregão para serem usados por professores e também por alunos que precisassem. O governo licitou máscaras com três camadas de proteção, mas alguns dos acessórios entregues aos estudantes tinham apenas uma camada, segundo denúncia feita por pais. Na sexta, o secretário estadual da Educação, LUIZ FERNANDO VAMPIRO, afirmou que vai buscar a responsabilização da empresa que forneceu as máscaras.
Quase um mês após a audiência que autorizou exame de saúde mental do autor do ataque a creche em Saudades, no Oeste catarinense, o preso ainda não foi levado ao Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico em Florianópolis como foi decidido ao final da sessão. Segundo o Tribunal de Justiça, houve falta de vaga na instituição. O Ministério Público de Santa Catarina entrou com pedido para que a avaliação fosse feita pelo Instituto Geral de Perícias , o que foi acatado pela Justiça. O processo criminal foi suspenso temporariamente no dia 24 de agosto. Foi estabelecido prazo de 45 dias para que os peritos do hospital de custódia entregassem um relatório sobre o acusado. O acusado ainda permanece na cadeia aguardando vaga no Hospital de Custódia e tratamento psiquiátrico.
Trenzinho ganha contação de histórias para incentivar a leitura. O trenzinho mais famoso de São Lourenço do Oeste ganhou nova decoração. Isso porque começou “A fantástica viagem ao mundo da imaginação”, projeto da Secretaria de Educação com a Biblioteca Pública Municipal Santos Dumont. O ponto de partida é despertar o gosto pela leitura, ajudando os alunos na escrita, oralidade e compreensão dos textos.
O lançamento dessa ação aconteceu na semana passada. A coordenadora do projeto, NILZA LAZZAROTTO, explica que os alunos terão contato com livros de literatura infantil e juvenil dentro do trenzinho, num percurso que tem aventura lúdica e contação de histórias, com diferentes personagens.
A coordenadora acrescenta que a fantástica viagem ao mundo da imaginação conta com ajuda de vários profissionais das escolas participantes, e de diferentes áreas. NILZA explica que é preciso tornar a leitura acessível para todos, otimizando diferentes espaços e, consequentemente, conquistando e motivando novos leitores através da contação de histórias, biblioteca itinerante e outros.
Podem participar escolas públicas e privadas do município e o projeto segue até início de dezembro. O agendamento pode ser feito com a equipe da Biblioteca Pública pelo telefone (49) 3344-1616 de segunda a sexta-feira, das sete horas às 19 horas.
MEIs têm até 30 de setembro para regularizar dívidas. Os microempreendedores individuais tinham até o fim de agosto para regularizar suas pendências, mas foi prorrogado até dia 30, agora de Setembro. Os MEI’s que tem obrigações e tributos em atraso referentes a 2016 e anos anteriores precisam regularizar para não entrar em dívida ativa. Segundo a responsável pela sala do empreendedor em Palma Sola ALINE BELLE, como MEI, o profissional passa a ser considerado autônomo e tem seu próprio CNPJ. Dessa forma, tem os direitos e deveres de uma pessoa jurídica. O MEI dá direito a vários benefícios, porém, é necessário que tudo esteja em dia.
Os microempreendedores individuais fazem o pagamento de impostos de maneira unificada Todo MEI participa do regime tributário Simples Nacional, que une guias de impostos e isenta os empreendedores de diversos tributos federais – como Cofins, CSLL, Imposto de Renda, IPI e PIS. O microempreendedor individual em dívida com a Receita Federal não tem seu CNPJ cancelado, mas perde diversos benefícios tributários e previdenciários. Por exemplo, o MEI pode ser excluído do Simples Nacional e ter dificuldade para obter empréstimos e financiamentos. Além disso, a dívida será cobrada judicialmente e pode ter cobranças adicionais sobre o valor devido.
Vários investimentos são anunciados durante assinatura do projeto para revitalização do Acesso Sul. O governo municipal de São Lourenço do Oeste assinou o contrato e entregou a ordem de serviço para a revitalização do Acesso Sul, trecho entre a rodovia SC-157 até a avenida Ernesto Beuter. Além disso, assinou o contrato para pavimentação asfáltica de uma quadra da travessa São Pedro. Tanto a revitalização quanto a pavimentação fazem parte do Programa Asfalto Novo.
O ato contou com a presença do deputado estadual VALDIR COBALCHINI, que destinou mais de três milhões para a revitalização do Acesso Sul. Para o prefeito, RAFAEL CALEFFI, o acesso Sul é um sonho sendo realizado. “Ele é muito importante e tem sido pedido há muitos anos”, disse. Ele fez um agradecimento especial ao deputado COBALCHINI, que recentemente também ajudou a viabilizar 20 milhões para a construção do contorno Leste, que vai ligar a SC-480 até a PR-158, entre São Lourenço do Oeste e Vitorino.
Deputado COBALCHINI entregou um milhão e meio de reais, ao município para a obra da Escola Básica Municipal Santa Maria Goretti. A escola terá três pavimentos, além de uma quadra coberta, totalizando mais de seis mil metros quadrados e podendo atender mais de mil alunos da educação infantil e fundamental.
A quadra a ser asfaltada na travessa São Pedro fica entre as ruas Prefeito Zeno Germano Etges e a Guilherme Hack, no Centro. Essa obra receberá 177 mil 858 em investimentos, sendo 150 mil reais de emenda do senador DARIO BERGER e o restante contrapartida da prefeitura de São Lourenço do Oeste.
Prefeito agradece pelas chuvas mas registra estragos. A cidade e o interior de São Bernardino torciam pela volta das precipitações e elas caíram em boa quantidade. Só que várias estradas foram danificadas. Conforme o prefeito DALVIR LUDWIG, uma equipe foi mobilizada para socorrer caminhões de leite, que fazem as linhas, porque foram impedidos de rodar. Agora que o tempo firmou o DMER vai recuperar os trechos mais comprometidos primeiro. A comunidade mais atingida foi São João do Pesqueiro. A ponte da localidade, que já não estava boa, teve que ser interditada, porque oferecia perigo. Um engenheiro do Estado fez um laudo interditando a ponte que tem mais de 30 anos e a estrutura é de ferro.
Na Defesa Civil do Estado o prefeito de São Bernardino reivindicou uma ponte nova para São João do Pesqueiro. Enquanto a nova estrutura não for construída, os motoristas tem que ter outro direcionamento. A opção é passar pela Linha Progresso, seguindo a Campo do Bugiu, São José até a sede do município. A distância aumenta pelo menos 10 quilômetros. De outra parte o prefeito DALVIR LUDWIG assegura que sua promessa de fazer asfalto no interior será cumprida. Serão 2 quilômetros e meio, do fim da Rua Verônica Scheidt, no sentido São Paulinho, Santa Maria até em cima do morro. O asfalto será licitado em duas etapas, ainda esse ano.
O deputado MARCOS VIEIRA foi quem viabilizou 1 milhão e 600 mil reais para a infraestrutura do asfaltamento no interior de São Bernardino. O prefeito DALVIR LUDWIG acredita que para o ano novo a empresa vencedora da licitação já poderá começar a obra. O prefeito lembra que a primeira medida do seu governo, ainda no dia primeiro de janeiro, foi anunciar a volta do atendimento da população pelo Sistema Único de Saúde, no hospital de Campo Erê.
Mulher e adolescente são flagrados com cerca de meio quilo de maconha. Uma equipe da Polícia Militar em patrulhamento no início da noite de ontem, avistou uma mulher e um adolescente correndo para dentro de uma casa que já tem denúncias por ser ponto de tráfico de drogas. No local na Rua Campinas, bairro Pinheirinho em Francisco Beltrão, os policiais abordaram a mulher que estava com um tablete de maconha e uma porção de crack numa sacola plástica em sua mão. Com o adolescente os policiais encontraram quatro porções de maconha embaladas e prontas para comercialização e uma sem embalagem. Numa bolsa feminina foram encontradas mais duas porções de maconha, totalizando 469 gramas de maconha e 15 gramas de crack. Os envolvidos e a droga foram encaminhados para a décima nona Subdivisão de Polícia.
Casa fica destruída por incêndio em Jupiá. Os bombeiros combateram as chamas numa residência, por volta das cinco horas e 25 minutos de ontem, na avenida Cruzeiro, centro do município. Quando a guarnição chegou ao local, a casa já estava completamente destruída, com móveis e eletrodomésticos totalmente queimados. O dono do espaço contou aos bombeiros que o local era usado somente aos fins de semana, mas neste último ninguém havia estado lá. As causas do incêndio ainda são desconhecidas.
Homem fica ferido ao sofrer queda de telhado. O caso aconteceu ontem, numa residência localizada na Rua São João, bairro Cango em Francisco Beltrão. O homem de 52 anos estava pegando as medidas da casa para uma reforma, quando caiu de quase três metros de altura. Ele foi levado por uma equipe do Samu, para receber atendimento médico.