-SENADO APROVA PROJETO QUE MANTÉM DESONERAÇÃO DA FOLHA DE ATÉ O FIM DO ANO
-PELA OITAVA VEZ, SC É O SEGUNDO ESTADO MAIS COMPETITIVO DO BRASIL
-CAMPUS DO INSTITUTO FERAL SEDIA SEMINÁRIO COM MAIS DE MIL PARTICIPANTES
-VEREDORES APROVAM CEDÊNCIA DO PARQUE DE EXPOSIÇÕES PARA O LIQUIDA SÃO MIGUEL
-SEMINÁRIO SOBRE DEFICIÊNCIAS ACONTECE HOJE NO MUNICÍPIO
-PRF ABORDA CAMINHÃO COM PLACAS DE SÃO MIGUEL TRANSPORTANDO VINHO NA BR-282
-HOMEM ENGOLE MACONHA PARA EVITAR FLAGRANTE, MAS É PRESO PELA PM
O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é sol com poucas nuvens. Nas últimas horas, a mínima foi de 18 graus. A máxima pode chegar a 30 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 45 centavos. O euro está valendo seis reais e sete centavos. O peso está cotado em 0,0057 centavos.
A China está seriamente preocupada com um relatório que afirma que os Estados Unidos aprovaram um plano estratégico nuclear para se concentrar na rápida expansão da China no seu arsenal nuclear. A informação é do Ministério dos Relações Exteriores chinês. De acordo com uma reportagem do New York Times, o presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN aprovou em março um plano estratégico nuclear altamente confidencial que foca no arsenal em rápido crescimento da China, mas também procura preparar o país para possíveis desafios nucleares coordenados de China, Rússia e Coreia do Norte. A Casa Branca disse na terça-feira que o plano estratégico nuclear sigiloso aprovado por BIDEN este ano não é uma resposta a um único país ou ameaça.
O secretário de Estado dos Estados Unidos, ANTONY BLINKEN, pediu nesta terça-feira ao Hamas que aceite a última proposta americana de cessar-fogo na Faixa de Gaza. Ele afirmou que o tempo está se esgotando após mais de dez meses de guerra com Israel no território palestino. BLINEKN que chegou na terça-feira ao Catar após sua passagem por Israel e Egito, assegurou aos jornalistas, antes de deixar o aeroporto de Doha, que o tempo "urge" para alcançar um cessar-fogo. Segundo ele, os Estados Unidos se opõem a uma ocupação israelense "a longo prazo" de Gaza.
O Talibã, regime fundamentalista que governa o Afeganistão, proibiu a entrada no país do relator especial da Organização das Nações Unidas, segundo a imprensa local. O porta-voz do governo acusou o observador de direitos humanos de "espalhar propaganda" contra o regime. RICHARD BENNETT foi nomeado pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU em 2022 para monitorar a situação dos direitos humanos no Afeganistão após a tomada do poder pelos talibãs no ano anterior. ELe havia afirmado anteriormente que o tratamento das mulheres e meninas pelos talibãs poderia constituir um crime contra a humanidade.
Representantes dos Três Poderes da República se reuniram nesta terça no Supremo Tribunal Federal para discutir o embate em torno das regras para liberação de dinheiro das emendas parlamentares. Em nota conjunta divulgada, STF, Congresso e governo disseram que firmou-se um “consenso de que as emendas parlamentares deverão respeitar critérios de transparência, rastreabilidade e correção”. As emendas individuais ficam mantidas e continuam sendo impositivas, ou seja, de execução obrigatória. O acordo decidiu as seguintes regras para execução das emendas. As PIX, por exemplo, devem conter a identificação prévia do objeto do gasto. Haverá prioridade para obras inacabadas e as contas devem ser prestadas perante o TCU. O governo e Congresso devem definir, em dez dias, critério objetivos para identificar o que são os chamados “impedimentos de ordem técnica” no caso das emendas individuais.
A Câmara dos Deputados publicou nesta terça-feira no Diário Oficial da Casa um ato que cria uma comissão externa para acompanhar as investigações sobre o desastre aéreo com o avião da VoePass. A aeronave caiu em 9 de agosto em Vinhedo, interior de São Paulo. Todas as 62 pessoas a bordo morreram. As causas da queda estão em investigação pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. Uma análise de satélite aponta que o avião da Voepass voou entre oito e dez minutos dentro de uma formação de gelo severo — uma condição climática que o manual da fabricante classifica como de "emergência" e que pode levar a aeronave, um ATR 72-500, a perder sustentação e girar. A comissão externa não terá ônus para a Câmara e contará com 37 parlamentares.
O Senado aprovou nesta terça-feira a proposta que mantém a desoneração da folha de pagamento de empresas e municípios em 2024. O projeto também prevê uma reoneração gradual da folha dos setores e das prefeituras a partir de 2025. O texto, de autoria do senador licenciado EFRAIM FILHO, do União da Paraíba, agora vai para votação na Câmara dos Deputados. O projeto cria um regime de transição para dar fim, em 2028, à desoneração de 17 setores da economia intensivos em mão de obra e de municípios com até 156 mil habitantes. Esses são os segmentos que mais empregam na economia. O projeto estabelece uma diminuição gradual do benefício, com a retomada da cobrança da contribuição sobre as folhas de salário.
Após seis meses de campanha, a vacinação contra dengue segue abaixo da meta em Santa Catarina. Apenas 28 por cento do público-alvo, de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, foi vacinado nas quatro regiões que ofertam a vacina no Estado: Norte, Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí e região de Chapecó. A meta do Ministério da Saúde é de 90 por cento.A menor cobertura é no Médio Vale do Itajaí, terceira região a receber vacinas, em abril com 16 por cento. A maior cobertura é em cidades do Nordeste catarinense, que foi a primeira região a receber as vacinas, em fevereiro. A primeira dose do imunizante já foi aplicada em 42 por cento do publico alvo.
A cada dia, 12 denúncias foram feitas em Santa Catarina ao Ligue 180, uma das ferramentas centrais no combate à violência contra a mulher no país, em 2024. Conforme dados do Ministério das Mulheres do governo federal, até julho, a Central de Atendimento à Mulher registrou duas mil 611 denúncias — aumento de 29 por cento em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram duas mil e 12. Em todo o país, foram 84 mil e 300 registros no período. Entre as denúncias no Estado, mil 394 foram feitas pela própria vítima, enquanto mil 216 foram realizadas por terceiros. A casa das vítimas permanece como o cenário onde há mais ocorrências de violência doméstica. Do total das denúncias em Santa Catarina, mil e 37 possuem este contexto.
Santa Catarina ocupa o segundo lugar geral do Ranking de Competitividade dos Estados 2024. Esta é a oitava vez consecutiva que conquista essa posição no levantamento anual realizado pelo Centro de Liderança Pública em parceria com a Tendências Consultoria. Santa Catarina ficou em primeiro lugar em três pilares importantes: Capital Humano, Segurança Pública e Sustentabilidade Social. O Ranking de Competitividade dos Estados 2024 seguiu com São Paulo no topo e Santa Catarina em segundo lugar. Na sequência, entre os 10 primeiros, ficaram o Paraná, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo.
Depois de mais de 23 anos no ar, o sinal de Amplitude Modulada da Rádio Atalaia deixa de funcionar dando lugar a Atalaia FM. O processo de migração do canal de AM para FM precisou vários anos para ficar concluído. A rádio Atalaia pode ser sintonizada no canal 106 vírgula um. De acordo com os técnicos e engenheiro, o sinal ainda está recebendo os ajustes necessários que estão sendo finalizados. Com o sinal de FM, a Rádio Atalaia ganha muito em qualidade em tudo o que é proporcionado para o público ouvinte e anunciantes da emissora de Campo Erê. Com isso, todas as sete emissoras afiliadas a Rede Peperi de Comunicação estão operando no sinal de FM.
As etapas regionais do Oeste do Santa Catarina Canta – Festival Sertanejo terminaram na última semana. Nas oito cidades participantes, São Lourenço do Oeste, Chapecó, Maravilha, São Miguel do Oeste, Xanxerê, Concórdia, Joaçaba e Videira, foram selecionados 16 artistas na categoria geral e oito na categoria infantojuvenil. Todos disputarão a fase Mesorregional Oeste, na cidade de Chapecó, no dia 29 de setembro, com shows da dupla Rick e Renner e orquestra Camerata Florianópolis. Os classificados de São Miguel do Oeste são CÉLLY E JULLYÊ e IGOR E JUNIOR na categoria geral e KYARA E THAIS no infanto juvenil.
A etapa de Chapecó do Santa Catarina Canta – Festival Sertanejo vai apontar os classificados do oeste para a final estadual. Quem avançar pela fase mesorregional irá para a grande final, no dia 10 de novembro, em Florianópolis. Os candidatos que chegarem na grande final terão a oportunidade de ensaiar e se apresentar com a orquestra Camerata. O vencedor da final participará como convidado de um espetáculo “Clássicos da Música Sertaneja”, na Temporada 20242025 da orquestra. Apremiação é de 20 mil reais para o vencedor, 10 mil para o segundo e cinco mil reais para o terceiro colocado.
Iniciou na noite desta terça-feira, no campus do Instituto Federal de Santa Catarina de São Miguel do Oeste, o Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação 2024. Trata-se do principal evento do IFSC no Estado e reúne mais de mil estudantes e pesquisadores de todos os 22 campus catarinenses. A abertura foi realizada por volta das sete horas da noite com pronunciamentos de autoridades. Depois do cerimonial foi realizada a palestra nacional da jovem influencer ambiental, AMANDA COSTA, já que o tema principal do evento é “Educação, Ciência e Tecnologia para a Sustentabilidade”. O Seminário vai até quinta-feira no campus local do IFSC.
Durante os três dias do Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC haverá Competição de Drones, Torneio de Robótica, Festival de Bandas, Feira de Inovação, Feira de Artesanato e Economia Solidária. Além disso, o evento contará com exposição artística e apresentação de pesquisas realizadas por pesquisadores de todo o estado, além de visitas técnicas e turísticas na cidade e região de São Miguel do Oeste. Ao longo de toda a quarta e quinta-feira, por exemplo, haverá apresentação de resultados de projetos de ensino, pesquisa e extensão nas salas de aula do câmpus. Os trabalhos estão divididos em quatro áreas do conhecimento.
Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram uma série de projetos de lei, moções e indicações na sessão desta terça-feira. Durante o encontro foram aprovadas três moções de apelo. Uma delas solicita a instalação de uma lombada física ou lombo faixa na Rua Salgado Filho, em frente a uma empresa de Gás e nas proximidades do Caps. A justificativa é que motoristas utilizam a via em alta velocidade, podendo ocasionar acidentes. Os vereadores aprovaram ainda um pedido para a construção de uma praça de lazer, com pista de caminhada, na área verde de propriedade do Município, localizada na Rua Águida Bernardi Guewehr, no Bairro Agostini. A terceira moção pede obras de compactação, tubulação e britamento na rua localizada atrás do Aeroporto Hélio Wassum, no Bairro Santa Rita.
Os vereadores aprovaram em votação única, nesta terça-feira, o projeto de lei que autoriza o município a apoiar a Câmara de Dirigentes Lojistas para realização do Liquida São Miguel. O texto, de autoria do poder executivo, prevê que a responsabilidade administrativa e financeira para realização do evento será da CDL, e que o município não efetuará transferência de recursos financeiros próprios a atividade. O projeto estabelece, no entanto, que o município vai ceder de forma gratuita à CDL o pavilhão principal e a praça de alimentação do Parque de Exposições Rineu Gransotto para realização e do evento. O Liquida São Miguel vai ocorrer nos dias seis, sete e oito de setembro.
Outro projeto aprovado na sessão de ontem da câmara de vereadores é o que dispõe sobre o alinhamento e a retirada de fios em desuso e desordenados existentes nos postes que sustentam redes de telefonia, televisão a cabo, internet e energia elétrica de São Miguel do Oeste. O projeto obriga a empresa concessionária ou permissionária do fornecimento de energia elétrica a realizar o alinhamento dos fios e a retirada dos fios não utilizados nos postes. O projeto traz regras para o compartilhamento da faixa de ocupação, prevê que as fiações devem ser identificadas e instaladas separadamente com o nome do ocupante, além de outras regras. O município deverá regulamentar a forma de fiscalização e as penalidades a serem aplicadas em caso de descumprimento. As regras devem entrar em vigor em 180 dias, a contar da data de publicação da lei.
Começou na manhã de hoje o seminário municipal sobre deficiências, legislação e invisibilidade. O evento foi aberto as oito horas no plenário da câmara de vereadores e meia da manhã e vai até o final da tarde. O evento é uma iniciativa do conselho municipal dos direitos da pessoa com deficiência. De acordo com a presidente da entidade, MAIARA NORONHA, um dos objetivos do seminário é dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo conselho e aos temas que afetam a pessoa com deficiência. MAIARA destacou que o conselho está ligado a Secretaria de Assistência Social e é composto por entidades que trabalham com a inclusão das pessoas com deficiência, como Apae, Apas e Adefismo.
O seminário sobre deficiências, legislação e invisibilidade desta quarta-feira terá dois momentos para abordar a temática com públicos distintos. Pela parte da manhã, a discussão foi direcionada para estudantes e na parte da tarde o evento tem como público alvo os profissionais da área. A presidente do conselho dos direitos da pessoa com deficiência, MAIARA NORONHA disse que um dos temas do seminário são as vagas de estacionamento no centro da cidade para outras deficiências, além da física, como o transtorno do espectro autista. Ela citou que São Miguel avançou bastante na inclusão das pessoas com deficiência, mas ainda é preciso discutir mais para que aconteça uma efetiva inclusão.
A primeira palestra do seminário municipal sobre deficiências, legislação e invisibilidade teve como tema “A educação e as deficiências: desafios e perspectivas”. O assunto foi abordado pela psicóloga LISANDRA ANTUNES DE OLIVEIRA. A programação da parte da tarde contem duas mesas redondas. A primeira está prevista para as duas da tarde sobre “Legislações e Acessibilidade” com o secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS. A segunda mesa está programada para as duas e 40 e vai abordar “A invisibilidade das deficiências ocultas: um olhar a partir do acolhimento aos estudantes, um olhar para os que acolhem os professores e a importância da articulação dos diversos atores” com JANES KOHNLEIT, ROSANGELA PAGNOSSATI e LISANDRA ANTUNES DE OLIVEIRA.
O primeiro debate do projeto Eleições 2024 da Rede Peperi de Comunicação vai colocar frente à frente os três candidatos a prefeito do município. Durante cerca de duas horas eles vão apresentar propostas e ideias para os principais temas e demandas do município. O formato do debate vai permitir que cada candidato faça três perguntas diretas para cada um dos oponentes com tema livre. A definição da ordem de fala no programa será definida por sorteio, meia hora antes do debate. O formato e as regras do debate seguem, praticamente, o mesmo padrão adotado pela Peperi nas eleições passada para prefeito.
O candidato da coligação Coligação Caminho Certo e Seguro que envolve PL, MDB, REPUBLICANOS, PDT, PODE e PSD é o atual vice-prefeito da cidade, EDENILSON ZANARDI. Ele é natural de Santa Helena, tem 52 anos, é casado e pai de uma menina. ZANARDI é empresário, formado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Gestão Empresarial. Ele foi presidente da CDL na gestão 201314, conselheiro estadual do SPC de Santa Catarina por três anos. ZANARDI também integrou o conselho diretor da FCDL de Santa Catarina por seis anos e foi o coordenador geral da Faismo no ano de 2019.
O candidato da Federação Brasil da Esperança-Fé Brasil que envolve PT, PC do B e PV, é o professor JUARES DA SILVA. Ele tem 60 anos, é casado e tem três filhos. Ele é natural de Frederico Westhpalen, formado em Letras, com pós graduação em Metodologia de ensino e Mestrado em Gestão pública. JUARES foi secretário Municipal de DesenvolvimentoEconômico de 2001 e 2002 e secretário municipal de educação de 2009 a 2012. Ele também foi assessor do deputado Padre PEDRO BALDISSERA e vereador na legislatura 2013-2016. JUARES também é integrante do movimento pró universidade Fronteira Sul.
O candidato da coligação União por São Miguel composta por União Brasil, PP e Federação PSDB CIDADANIA, é o atual presidente da câmara de vereadores PAULO DRUMM. Ele tem 38 anos, é casado e tem um filho. Natural de São Miguel do Oeste, formado em Direito e atua como advogado. DRUMM já foi advogado assessor do município, secretário municipal de gestão de pessoas e secretário municipal de educação. Ele é vereador e foi presidente da Comissão de Justiça e Redação antes de assumir a presidência do poder legislativo.
A PRF apreendeu mil 800 garrafas de vinho da Argentina transportadas ilegalmente em um caminhão com placa de São Miguel do Oeste. A apreensão ocorreu na BR-282 em Erval Velho. As caixas com as bebidas estavam dentro do baú de um caminhão que foi abordado durante uma fiscalização policial. Segundo o motorista do caminhão, ele receberia o pagamento para levar a mercadoria até Itajaí. O condutor vai responder por crime de Descaminho. As bebidas foram entregues no depósito da Receita Federal, em Joaçaba. O Ministério da Fazenda permite a quantidade máxima de importação de bebidas alcoólicas de 12 litros mensais por pessoa.
Um homem que se passou por advogado em Itapiranga foi condenado por estelionato e exercício ilegal da profissão. A esposa dele e um comparsa também foram condenados por estelionato. Ao todo, 16 pessoas foram enganadas pelos condenados que causaram um prejuízo total de mais de 16 mil reais. O acusado foi condenado a 18 anos e 6 meses de reclusão, em regime inicial fechado. De acordo com a denúncia, o réu se apresentava para as vítimas como advogado sem ter registro na Ordem dos Advogados do Brasil. Os crimes foram praticados entre maio de 2021 e agosto de 2023 e o réu também responde a outros processos por fatos semelhantes.
Um homem de 28 anos engoliu maconha para evitar a prisão nesta terça-feira pela Polícia Militar. O fato aconteceu no Novo Bairro quando a Polícia Militar abordou o suspeito que é conhecido pelo envolvimento com entorpecentes. Quando a guarnição se aproximou, ele começou a engolir partes do entorpecente. Os policiais fizeram revistas no carro e na casa do homem e encontraram meio “tablete” de maconha que seria fracionado em mais porções, além de anotações envolvendo o tráfico e embalagens que seriam utilizadas para a venda. O homem foi preso e levado para a delegacia de polícia.