-BOLSONARO PROTOCOLA NO SENADO PEDIDO DE IMPEACHMENT DE MINISTRO DO SFT
-ATIVIDADE ECONÔMICA CRESCE PELO TERCEIRO MÊS CONSECUTIVO EM SC
-PROGRAMAÇÃO DE NATAL TERÁ PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO E ESPAÇOS PARA SHOWS
-ROTEIRO PARA COLETA DE RESÍDUOS NO MEIO RURAL COMEÇA NA SEGUNDA-FEIRA
-MUNICÍPIO JÁ APLICOU MAIS DE 44 MIL DOSES DA VACINA CONTRA O CORONAVÍRUS
-POLÍCIA CIVIL PRENDE TRÊS PESSOAS POR TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO
-MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM ACIDENTE NA WILLY BARTH
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 39 centavos. O euro está valendo seis reais e 30 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O presidente americano JOE BIDEN enfatizou nesta sexta-feira, em pronunciamento na Casa Branca, que a prioridade americana neste momento no Afeganistão é tirar seus cidadãos e os aliados locais do país, para garantir sua segurança em meio à rápida tomada do poder pelo grupo extremista Talibã. Ele prometeu que todo norte-americano que quiser será retirado do Afeganistão. BIDEN admitiu que a misão de retirada é perigosa e que não pode prometer qual será o resultado final, mas, como comandante-em-chefe, vai mobilizar todos os recursos necessário.
Mais de 18 mil pessoas foram retiradas de avião de Cabul desde que o Talibã tomou a capital do Afeganistão. A informação é de uma autoridade da Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan. A entidade prometeu dobrar os esforços para retirar gente do país. Há críticas à maneira como o Ocidente tem lidado com a crise. A organização pediu aos talibãs que permitam a retirada dos afegãos que desejam abandonar o país e prometeu que os aliados manterão uma "estreita cooperação" durante a operação. A velocidade com que o Talibã conquistou o Afeganistão enquanto tropas dos Estados Unidos e de outros países finalizavam sua retirada surpreendeu até seus próprios líderes.
A chanceler da Alemanha, ANGELA MERKEL, encontrou-se com o presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, pela última vez antes de deixar o poder, nos próximos meses. É a última viagem dela a Moscou antes das eleições alemãs. A viagem ocorre exatamente um ano depois do envenenamento, atribuído às autoridades russas, do opositor ALEXEI NAVALNY, que foi atendido e tratado na Alemanha, mas voltou para a Rússia, onde foi preso. MERKEL afirmou que havia muitas questões para tratar durante o encontro, como a situação no Afeganistão ou as relações bilaterais.
O presidente JAIR BOLSONARO sancionou nesta sexta-feira a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2022 e vetou o trecho que poderia autorizar um valor de cinco bilhões e 700 milhões de reais para o fundo eleitoral a ser usado pelos partidos no ano que vem. A sanção da LDO e o veto do fundo eleitoral foram confirmados em material divulgado pelo Palácio do Planalto. Segundo o governo, a lei será publicada no "Diário Oficial da União" da próxima segunda. De acordo com a redação aprovada pelo Congresso, o chamado Fundo Especial de Financiamento de Campanha seria composto no próximo ano por parte das emendas de bancadas estaduais e um montante adicional a ser definido pelo Tribunal Superior Eleitoral.
O Palácio do Planalto protocolou nesta sexta-feira no Senado um pedido de impeachment do ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal. O pedido, com um total de 102 páginas, não inclui ministro LUIS BARROSO. A assessoria jurídica do Planalto considerou que, no caso de BAROSSO, não havia base legal. BOLSONARO pede a destituição de ALEXANDRE DE MORAES da condição de ministro do Supremo Tribunal Federal e a inabilitação dele para o exercício de função pública durante oito anos. O pedido de abertura de processo de impeachment contra o ministro foi feito sob o argumento de que MORAES extrapola os limites da Constituição. A tramitação do pedido depende de decisão do presidente do Senado, RODRIGO PACHECO.
O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, afirmou na noite desta sexta-feira, em São Paulo, que não antevê fundamentos técnicos, jurídicos e políticos para impeachment do ministro ALEXANDRE DE MORAES do Supremo Tribunal Federal. PACHECO disse que analisará o pedido, cujo encaminhamento técnico e jurídico, afirmou, precisa ser feito "em respeito a todas as iniciativas que existem, ao direito de todo e qualquer brasileiro de pedir". Antes da declaração de PACHECO, o Supremo Tribunal Federal divulgou nota na qual manifestou repúdio à iniciativa de BOLSONARO afirmando que o estado democrático de direito 'não tolera que um magistrado seja acusado por suas decisões'.
Santa Catarina teve queda de 13 vírgula dois por cento nos assassinatos durante os seis primeiros meses de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo dados do Monitor da Violência, divulgado nesta sexta-feira, foram 50 homicídios a menos este ano. Entre janeiro a junho de 2021 o estado registrou 378 mortes violentas, contra 328 no primeiro semestre de 2020. A queda acompanha o cenário nacional, com oito por cento a menos de mortes. Os números de feminicídios de janeiro a julho de 2021, em relação ao mesmo período do ano passado, também diminuíram em Santa Catarina. A queda chegou a 29 por cento.
A Justiça eleitoral cassou os mandatos do prefeito ADELMO ALBERTI do PSL e do vice ALFREDO CÉSAR DREHER do Podemos, eleitos em Bela Vista do Toldo, cidade do Planalto Norte catarinense. Eles são acusados de atos de abuso de poder político e econômico pela compra de votos, pagos através da distribuição de postes, tubos de concretos, janelas, portas e dinheiro. Caso a sentença seja confirmada, uma nova eleição pode acontecer na cidade. Por enquanto, como a decisão é em primeira instância, ainda cabe recurso. A prefeitura está, interinamente, sob o comando de DREHER, já que o prefeito Alberti está preso desde julho.
Pelo terceiro mês consecutivo, o Estado registrou crescimento no Índice de Atividade Econômica Regional calculado pelo Banco Central. Em junho, cresceu zero vírgula 36 por cento frente ao mês anterior após registrar alta de zero vírgula 91 por cento em maio e zero vírgula 56 por cento em abril. Na comparação com junho de 2020, Santa Catarina registrou alta de 10 virgula 15 por cento e nos três meses até junho cresceu quase 14 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior. O Observatório Fiesc, que faz o acompanhamento desse indicador, destacou o crescimento dos serviços como o principal responsável pela alta registrada em junho.
O prefeito de Romelândia confirmou a data da audiência pública do Plano Plurianual do município. De acordo com JUAREZ FURTADO, o evento está programado para quinta-feira da semana que vem, dia 26 de agosto, as sete horas da noite no centro de múltiplo uso. A audiência pública atende uma exigência legal e tem o objetivo apresentar, discutir e aprovar as ações previstas no PPA. O plano plurianual é um planejamento do município para o período compreendido entre 2022 e 2025. Depois da audiência com a comunidade, o projeto de lei do PPA será enviado para a apreciação e votação na câmara de vereadores.
O programa Boa Tarde Peperi desta sexta-feira repercutiu a proposta de reforma administrativa que está em tramitação na câmara dos deputados. Na visão do secretário de formação do Sindicato dos trabalhadores em educação, ALDOIR KRAEMMER, a PEC abre o caminho para a privatização de setores essenciais do poder público. Ele disse que se a proposta for aprovada, o governo vai terceirizar a execução de políticas públicas importantes que deveriam permanecer na mão do estado. KRAEMMER comentou que a iniciativa privada, ao assumir setores que estão com o poder público, vai buscar o lucro e isso pode impedir o acesso das famílias carentes a essas ações. Nesta semana, o Sinte e outros sindicatos organizaram mobilizações em oito cidades catarinenses contra a PEC da reforma administrativa.
O secretário de formação do Sinte, ALDOIR KRAEMMER, também afirmou que a reforma administrativa vai enfraquecer o serviço público. Ele comentou que existe uma falsa ideia de que o funcionário público tem baixa produtividade e de que trazer o modelo privado de relações de trabalho para o ambiente público poderia melhorar a prestação dos serviços. Para KRAEMMER, a reforma vai abrir espaço para avaliações subjetivas e políticas sobre os servidores. Ele disse que muitos setores públicos tem uma eficiência maior do que o meio privado. O sindicalista destacou que a reforma administrativa vai precarizar o serviço público. Para ele, o governo deveria trabalhar para fortalecer a sua atuação e defender as garantias de trabalho dos servidores.
A reforma administrativa não vai mexer em nenhuma vírgula dos direitos dos servidores públicos. A afirmação é do deputado DARCI DE MATTOS. Ele disse que a PEC vai ter efeitos para os novos servidores, contratados por concurso público a partir do ano que vem. MATTOS comentou que haverá uma linha de corte radical e os novos servidores vão ter as regras semelhantes ao trabalhadores da iniciativa privada. Ele disse que essa mudança vai salvar o serviço público. O deputado também afirmou que não haverá espaço para intervenções ou pressões políticas sobre os servidores como disse o secretário de formação do Sinte, ALDOIR KRAEMMER. A principal diferença, segundo MATTOS, é a estabilidade será apenas para servidores que atuam com poder de polícia.
A reforma administrativa é necessária porque o Brasil está vivendo um novo momento. Segundo o deputado DARCI MATTOS, a PEC precisa ser aprovada para promover os servidores que trabalham e punir a minoria que não quer trabalhar. Ele disse que a oposição e o PT, que ficou 12 anos no poder e não fez nada, é contra a reforma. MATTOS comentou que a proposta também prevê mecanismos de terceirização de setores que hoje são exclusivos do poder público. O deputado explicou que a PEC fortalece as parcerias público-privadas com o objetivo de melhorar a prestação dos serviços que os governo tem dificuldade em prestar com qualidade. Alguns setores, permanecem com o estado, como a segurança por exemplo. MATTOS finalizou dizendo que a PEC vai melhorar e modernizar o serviço público no país.
O presidente da câmara de vereadores, VANIRTO CONRADT, está pedindo a construção de vias vicinais ao lado das BR-163 e 282. A moção de apelo que trata do assunto foi aprovada nesta semana pelo legislativo e será encaminhada ao Dnit. O pedido é para a construção de ruas paralelas, nos dois lados das rodovias, do trevo da cidade até a comunidade de Linha Bela Vista das Flores na BR 163 e ao longo da BR-282, desde o trevo de São Miguel do Oeste até a divisa com o município de Descanso. De acordo com o vereador, a instalação das tem o aval dos empresários com empreendimentos localizados às margens da rodovia. Ele entende que a abertura das ruas permitirão um melhor fluxo de veículos e maior segurança aos empregados que necessitam de deslocamento. VANIRTO também citou que os municípios da região onde foram construídas essas marginais atraíram indústrias de todos os portes, "aumentando o número de vagas de empregos e a arrecadação de impostos".
O município vai realizar, na semana que vem, mais uma edição da Coleta de Materiais Sólidos e Recicláveis no Meio Rural. O calendário contempla cinco dias de recolha passando por comunidades do interior. A Coleta é realizada periodicamente pela Secretaria de Agricultura com a parceria das secretarias de Obras e de Saúde, da Epagri e da Associação de Coletores de Materiais Recicláveis. Os moradores devem organizar os materiais e levar até os locais determinados no roteiro. O objetivo é dar o descarte correto aos itens que podem ser reciclados, evitando que esses materiais fiquem jogados no meio rural. O roteiro começa na segunda-feira e segue até a próxima sexta-feira. Os objetos são recolhidos pelos caminhões da prefeitura e levados para a Acomar.
O secretário de Agricultura, ANTONIO ORSO, reforçou que a campanha de coleta de materiais recicláveis no interior não vai retirar todos os tipos de resíduos do campo. De acordo com ele, a equipe estará recolhendo plásticos, papéis, metais, vidros, ferramentas, equipamentos e sacos de adubo e ração. ORSO explicou que não serão recolhidas embalagens de agrotóxicos, lixo orgânico, rejeitos como fraldas, papel higiênico e similares, lâmpadas, pneus, roupas e calçados. Na segunda-feira, primeiro dia do roteiro, os caminhões vão passar pelas linhas Jacutinga Guamerim, Waldemar, Alto Guamerim, Emboaba, Várzea Alegre e Caxias.
Os moradores de São Miguel do Oeste e da região Extremo Oeste de Santa Catarina terão novidades em relação ao Natal de 2021. A informação é do secretário de Cultura, ELIAS ARAUJO. De acordo com ele, os trabalhos já estão ocorrendo desde o começo do ano e serão intensificados nos próximos meses. Conforme ele, os profissionais que atuam no barracão de Natal trabalham com frequência na reutilização de madeiras, plásticos, ferros e demais objetos que foram utilizados em 2020 e edições anteriores. ELIAS lembrou que os artesãos não são funcionários da prefeitura, mas sim, prestam serviço por meio de licitações que são realizadas tradicionalmente no começo de cada ano.
A secretaria de Cultura vai manter a decoração natalina em pontos tradicionais do município. A afirmação é do secretário, ELIAS ARAUJO. Segundo ele, isso vai ocorrer nas rótulas do centro e outros pontos estratégicos do município. Ele revelou que a intenção neste ano é decorar toda a praça central Walnir Bottaro Daniel e não apenas a área coberta. ELIAS ressaltou que a ideia é fazer algo diferente e totalmente novo nesse época do ano. Ele citou que toda a extensão da praça deve receber uma expressiva decoração, valorizando todo o espaço existente no local.
A área coberta da praça Walnir Bottaro Daniel também terá decoração, porém, a grande novidade será a instalação de uma praça de alimentação e uma espaço para shows no local. O comentário é do secretário de Cultura, ELIAS ARAUJO. Ele disse que nas próximas semanas já deve começar o contato com as empresas do município para que um food truck seja instalado. Ele salientou que o objetivo é realizar um projeto mais interativo e festivo em São Miguel do Oeste, porém, alertou que alguns detalhes vão depender da pandemia da Covid-19. ELIAS pontuou que um plano B da secretaria é a retirada das apresentações ao vivo e a continuidade das demais ações para o Natal deste ano.
A secretaria de Cultura de São Miguel do Oeste deve investir cerca de 300 mil reais na decoração de Natal deste ano. A projeção é do secretário, ELIAS ARAUJO. Ele frisou porém, que 90 por cento dos materiais usados em edições passadas serão reaproveitados e os demais devem ser licitados nos próximos meses. Ele classificou o valor como sendo o básico, porém, suficiente para a realização de uma boa decoração. ELIAS ARAUJO lembrou ainda que está em análise a possibilidade de um evento de abertura do Natal de São Miguel do Oeste, porém, reforçou que vai depender da situação da pandemia da Covid-19 no município e na região Extremo Oeste de Santa Catarina.
Sete pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta sexta-feira em São Miguel do Oeste. Não houve nenhum registro de morador recuperado no dia de ontem. De acordo com a secretaria de Saúde, 26 moradores ainda estão com o vírus ativo. No Hospital Regional, 17 pessoas estão internadas nos leitos de UTI com taxa de ocupação em 68 por cento. No setor de enfermaria destinado para pacientes da Covid, são apenas três confirmados com taxa de ocupação do setor em 18 por cento.
A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Oeste confirmou mais dois dias de aplicação de segundas doses da vacina contra covid na próxima semana. A vacinação acontecerá na Praça Walnir Bottaro Daniel, das oito horas da manhã as quatro horas da tarde. Na segunda-feira, receberão a segunda dose da vacina OxfordAstraZenecaFiocruz, as pessoas que receberam a primeira dose no dia 11 de junho e tiveram antecipada a aplicação da dose complementar, inicialmente marcada para o dia primeiro de setembro. Na quarta-feira, receberão a segunda dose da vacina OxfordAstraZenecaFiocruz, as pessoas que receberam a primeira dose no dia 12 de junho e tinham a segunda agendada para dois de setembro. Pessoas que estiverem em atraso com a segunda dose deste laboratório também devem comparecer nestes dias.
O município de São Miguel do Oeste já aplicou mais de 44 mil doses da vacina contra a Covid. A informação está no boletim diário divulgado pela secretaria de saúde nesta sexta-feira. O número é maior do que a população da cidade e contempla primeira e segunda dose. O município não especificou quantos moradores receberam as duas doses da vacina e quantos estão com apenas uma dose. Para concluir a primeira dose em adultos, a secretaria aguarda o envio de novas doses pelo Estado. Nesta semana, os moradores de 20 anos de idade começaram a ser imunizados na praça Walnir Botaro Daniel.
A Polícia Civil de Dionísio Cerqueira apreendeu uma arma de fogo e drogas que estavam com um adolescente nesta sexta-feira. O mandado de busca e apreensão foi cumprido contra um adolescente foragido da Casa de Semiliberdade da cidade Caçador. Durante a investigação, a Polícia Civil constatou que o menor estava comercializando entorpecentes na cidade. Durante o cumprimento da busca e apreensão, foram apreendidas substancias entorpecentes, uma arma de fogo, munição e balanças de precisão, entre outros objetos. O adolescente também foi apreendido.
A Polícia Civil desencadeou, na tarde desta sexta-feira, a Operação Paraguaia que teve o objetivo de desmantelar uma organização criminosa voltada para a prática do crime de tráfico de drogas e associação para o tráfico na cidade de Caibi. Durante a investigação, a Polícia Civil identificou os pontos de comercialização de drogas usados por um casal e uma adolescente. A mulher, de origem paraguaia, a filha dela e o companheiro da mulher foram detidos no dia ontem. Durante a operação foram apreendidos uma grande quantidade de maconha e cocaína, dinheiro, balança de precisão e aparelhos de telefonia celular. Uma mulher que realizava o tráfico de drogas em uma boate também foi presa.
A mulher de origem paraguaia, o companheiro e a mulher responsável pelo tráfico de drogas na casa noturna foram presos em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e corrupção de menores. A adolescente, que também realizava o tráfico de drogas, foi liberada após a presença dos integrantes do conselho tutelar.
As câmeras de segurança de uma loja localizada no centro de São Miguel do Oeste, flagraram uma mulher furtando produtos da empresa nesta sexta-feira. As imagens mostram a suspeita colocando um par de tênis dentro da bolsa. Segundo a empresa, a também furtou o telefone celular de uma funcionária. O responsável pela loja chamou a Polícia Militar e fez um boletim de ocorrência. As imagens do sistema de videomonitoramento serão usadas para a identificação e responsabilização da suspeita.
Um motociclista ficou ferido na manhã desta sexta-feira em um acidente na avenida Willy Barth. A colisão aconteceu por volta das 10 horas nas proximidades do Posto Santo Anjo e envolveu uma Ecosport e uma moto CG. O condutor da motocicleta teve ferimentos generalizados e precisou de atendimento do Corpo de Bombeiros. Ele recebeu os primeiros socorros e foi encaminhado para o Hospital Regional. As fotos do acidente estão no portal da Peperi.