De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 39 centavos. O euro está valendo seis reais e 30 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O presidente americano JOE BIDEN enfatizou nesta sexta-feira, em pronunciamento na Casa Branca, que a prioridade americana neste momento no Afeganistão é tirar seus cidadãos e os aliados locais do país, para garantir sua segurança em meio à rápida tomada do poder pelo grupo extremista Talibã. Ele prometeu que todo norte-americano que quiser será retirado do Afeganistão. BIDEN admitiu que a misão de retirada é perigosa e que não pode prometer qual será o resultado final, mas, como comandante-em-chefe, vai mobilizar todos os recursos necessário.
Mais de 18 mil pessoas foram retiradas de avião de Cabul desde que o Talibã tomou a capital do Afeganistão. A informação é de uma autoridade da Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan. A entidade prometeu dobrar os esforços para retirar gente do país. Há críticas à maneira como o Ocidente tem lidado com a crise. A organização pediu aos talibãs que permitam a retirada dos afegãos que desejam abandonar o país e prometeu que os aliados manterão uma "estreita cooperação" durante a operação. A velocidade com que o Talibã conquistou o Afeganistão enquanto tropas dos Estados Unidos e de outros países finalizavam sua retirada surpreendeu até seus próprios líderes.
A chanceler da Alemanha, ANGELA MERKEL, encontrou-se com o presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, pela última vez antes de deixar o poder, nos próximos meses. É a última viagem dela a Moscou antes das eleições alemãs. A viagem ocorre exatamente um ano depois do envenenamento, atribuído às autoridades russas, do opositor ALEXEI NAVALNY, que foi atendido e tratado na Alemanha, mas voltou para a Rússia, onde foi preso. MERKEL afirmou que havia muitas questões para tratar durante o encontro, como a situação no Afeganistão ou as relações bilaterais.
A seguir:
-BOLSONARO PROTOCOLA NO SENADO PEDIDO DE
IMPEACHMENT DE MINISTRO DO SFT.
O presidente JAIR BOLSONARO sancionou nesta sexta-feira a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2022 e vetou o trecho que poderia autorizar um valor de cinco bilhões e 700 milhões de reais para o fundo eleitoral a ser usado pelos partidos no ano que vem. A sanção da LDO e o veto do fundo eleitoral foram confirmados em material divulgado pelo Palácio do Planalto. Segundo o governo, a lei será publicada no "Diário Oficial da União" da próxima segunda. De acordo com a redação aprovada pelo Congresso, o chamado Fundo Especial de Financiamento de Campanha seria composto no próximo ano por parte das emendas de bancadas estaduais e um montante adicional a ser definido pelo Tribunal Superior Eleitoral.
O Palácio do Planalto protocolou nesta sexta-feira no Senado um pedido de impeachment do ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal. O pedido, com um total de 102 páginas, não inclui ministro LUIS BARROSO. A assessoria jurídica do Planalto considerou que, no caso de BAROSSO, não havia base legal. BOLSONARO pede a destituição de ALEXANDRE DE MORAES da condição de ministro do Supremo Tribunal Federal e a inabilitação dele para o exercício de função pública durante oito anos. O pedido de abertura de processo de impeachment contra o ministro foi feito sob o argumento de que MORAES extrapola os limites da Constituição. A tramitação do pedido depende de decisão do presidente do Senado, RODRIGO PACHECO.
O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, afirmou na noite desta sexta-feira, em São Paulo, que não antevê fundamentos técnicos, jurídicos e políticos para impeachment do ministro ALEXANDRE DE MORAES do Supremo Tribunal Federal. PACHECO disse que analisará o pedido, cujo encaminhamento técnico e jurídico, afirmou, precisa ser feito "em respeito a todas as iniciativas que existem, ao direito de todo e qualquer brasileiro de pedir". Antes da declaração de PACHECO, o Supremo Tribunal Federal divulgou nota na qual manifestou repúdio à iniciativa de BOLSONARO afirmando que o estado democrático de direito 'não tolera que um magistrado seja acusado por suas decisões'.
A seguir:
-ATIVIDADE ECONÔMICA CRESCE PELO TERCEIRO MÊS
CONSECUTIVO EM SC.
Santa Catarina teve queda de 13 vírgula dois por cento nos assassinatos durante os seis primeiros meses de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo dados do Monitor da Violência, divulgado nesta sexta-feira, foram 50 homicídios a menos este ano. Entre janeiro a junho de 2021 o estado registrou 378 mortes violentas, contra 328 no primeiro semestre de 2020. A queda acompanha o cenário nacional, com oito por cento a menos de mortes. Os números de feminicídios de janeiro a julho de 2021, em relação ao mesmo período do ano passado, também diminuíram em Santa Catarina. A queda chegou a 29 por cento.
A Justiça eleitoral cassou os mandatos do prefeito ADELMO ALBERTI do PSL e do vice ALFREDO CÉSAR DREHER do Podemos, eleitos em Bela Vista do Toldo, cidade do Planalto Norte catarinense. Eles são acusados de atos de abuso de poder político e econômico pela compra de votos, pagos através da distribuição de postes, tubos de concretos, janelas, portas e dinheiro. Caso a sentença seja confirmada, uma nova eleição pode acontecer na cidade. Por enquanto, como a decisão é em primeira instância, ainda cabe recurso. A prefeitura está, interinamente, sob o comando de DREHER, já que o prefeito Alberti está preso desde julho.
Pelo terceiro mês consecutivo, o Estado registrou crescimento no Índice de Atividade Econômica Regional calculado pelo Banco Central. Em junho, cresceu zero vírgula 36 por cento frente ao mês anterior após registrar alta de zero vírgula 91 por cento em maio e zero vírgula 56 por cento em abril. Na comparação com junho de 2020, Santa Catarina registrou alta de 10 virgula 15 por cento e nos três meses até junho cresceu quase 14 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior. O Observatório Fiesc, que faz o acompanhamento desse indicador, destacou o crescimento dos serviços como o principal responsável pela alta registrada em junho.
- A SEGUIR:
-GOVERNO MUNICIPAL FAZ AUDIÊNCIA PÚBLICA DO
PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO.
-MUNICÍPIO FAZ LICITAÇÃO PARA COMPRA DE PLACAS DE
SINALIZAÇÃO.
Rede Municipal também retoma aulas cem por cento presenciais. Professores e alunos voltam as salas em Campo Erê. De acordo com a secretária de educação ROZÂNGELA MOCELINI, só ficam de fora alunos que apresentam comorbidades. No caso de professor, que tomou a segunda dose da vacina a mais de 28 dias, deve retornar a sua escola, mesmo que tenha alguma comorbidade. A secretária comemora o retorno, mas continua preocupada porque é preciso manter os cuidados para se evitar transmissão do vírus. O novo decreto do governo diz que permanecem as observações como uso de máscara e álcool em gel.
Diretor de cada escola vai decidir se a temperatura corporal vai ser aferida ao entrar e sair do estabelecimento e nos intervalos para recreio. Essa medida também não é mais exigida no transporte escolar. Porém, cada estudante deve permanecer no seu banco, sem trocar de lugar dentro do ônibus, utilizando máscara e álcool em gel. A secretária de educação ROZÂNGELA MOCELINI acredita que será preciso 2 a 3 anos para recuperar os conteúdos no caso dos estudantes que não conseguiram absorver as explicações, como deveriam. Os governos deverão realizar ações de apoio pedagógico para ajudar as crianças em famílias que não conseguiram fazer com sucesso a função de professor.
Sempre foi uma luta fazer a criança gostar de estudar e agora vai ser um desafio ainda maior. A manifestação é da secretária de educação de Campo Erê. Conforme ROZÂNGELA MOCELINI, algumas escolas da rede municipal, terão que retirar alguns móveis da sala para dar o distanciamento de pelo menos um metro de uma pessoa para outra. Geralmente os pais não querem trocar o período no qual os filhos estudam. Uma preocupação da secretária agora é com que os professores retomem a rotina com seus alunos, cuidando das regras básicas de saúde. A questão é gerenciar o distanciamento.
Governo municipal faz audiência pública do Plano Diretor Participativo. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de São Lourenço do Oeste, realizou nessa semana, seguindo os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, a audiência pública do Plano Diretor Participativo. O objetivo da audiência é informar, colher subsídios, promover debates e esclarecimentos sobre as propostas aprovadas nas reuniões ordinárias e extraordinárias do Conselho da Cidade de São Lourenço do Oeste (Concislo) entre 2020 e 2021. As informações servem para alteração da Lei Complementar Municipal que institui o Plano Diretor Participativo.
Demandas apresentadas em audiência pública do Plano Diretor Participativo são aprovadas. Ao público presente foi apresentado 20 demandas para serem discutidas e votadas. Conforme o secretário de Desenvolvimento Urbano, GUILHERME NEGRI, as 20 demandas apresentadas são do segundo semestre de 2020 e do primeiro semestre de 2021. NEGRI explica que os principais temas foram sobre a lei das chácaras, a ampliação da área industrial e a redução dos lotes mínimos, a verticalização do município e também a flexibilização para novos loteamentos. Todas as fichas foram aprovadas na audiência pública.
A próxima etapa será o encaminhamento das fichas para o corpo técnico e o setor jurídico do município para que as alterações da lei sejam redigidas e os mapas atualizados. Depois, segundo o secretário NEGRI, a lei segue para a Câmara Municipal para apreciação e votação dos vereadores. Só depois destas etapas concluídas é possível desfrutar dos próximos benefícios. Numa avaliação geral, o secretário diz que o Concislo dá voz ao cidadão e, caso as pessoas tenham novas demandas, devem procurar os conselheiros.
Município faz licitação para compra de placas de sinalização. Nessa semana, foi realizada licitação para aquisição de placas de sinalização de trânsito, placas de logradouros, postes cilíndricos, entre outros. Conforme o secretário de administração RODRIGO CALEGARI, estiveram reunidos os membros da Comissão Permanente de Licitações (CPL), na sala de licitações da prefeitura, recebendo propostas e lances, bem como, analisando e julgando as propostas das empresas participantes. De acordo com ele, três empresas participaram do processo. Como a licitação foi no formato de pregão, não teve apenas uma empresa vencedora, mas ambas apresentaram menor preço para determinados objetos, vencendo cada uma em itens diferentes.
Município economizou cerca de 24 mil reais entre valor orçado e valor licitado. O secretário de Administração, ressalta que em todas as saídas e entroncamentos das estradas rurais serão informadas quais as próximas comunidades e a quilometragem até elas. “Esse é um pedido dos munícipes, estávamos sem essa identificação e muitas pessoas que não tinham o conhecimento da área rural acabavam ficando com dúvidas quanto à direção às comunidades”, explicou CALEGARI. Salienta que também serão identificados com placas os novos bairros que estão sem sinalização, substituídas as placas que foram danificadas com o tempo, também serão especificadas as vagas especiais de estacionamento para idosos, deficientes físicos, entre outros.
Neste ano serão investidos 43 mil reais na modernização da sinalização, o que contempla 50 por cento do licitado, e no outro ano desenvolvido o restante do projeto. O secretário destaca que é necessário investir nesta sinalização para facilitar a mobilidade e segurança, tanto dos motoristas quanto dos passageiros. Com a licitação o governo municipal conseguiu economizar um grande valor e as placas serão modernas e de qualidade. Importante salientar frisou RODRIGO, que o local para instalação dessas placas será decidido em conjunto com o Conselho Municipal de Trânsito. Nos próximos dias serão solicitados os objetos licitados e instalados nos pontos específicos.
Prazo para declaração do ITR já começou. A presidente do Sintraf - Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar, de Marmeleiro - JOCELAINE COZZER, informa que a data limite para o que o homem do campo declare o Imposto Territorial Rural, é 30 de setembro. Segundo ela, o documento pode ser emitido direto no sindicato. Para isso é necessário levar a última declaração da propriedade. Pede ainda que o produtor rural tenha em mãos a matrícula do imóvel, CCIR - Certificado de Cadastro do Imóvel Rural do ano passado e CAR – Cadastro Ambiental Rural.
Não declarar ITR gera multa ao agricultor. Conforme a Presidente do Sintraf em Marmeleiro, JOCELAINE COZZER, a declaração deve ser feita todos os anos. Destaca que o documento comprova o trabalho agrícola, possibilitando que o produtor consiga pagar menos impostos. Para incentivar que o homem do campo declare o ITR no sindicato de Marmeleiro, O Sintraf dá brinde e promove um sorteio de prêmios. JOCELAINE informa que o atendimento é das oito ao meio dia, e durante a tarde entre 13 e 17 horas.
Várias ruas de Campo Erê serão pavimentadas até o fim do ano. A garantia é da prefeita ROZANE MOREIRA. Além daquelas que receberam camada asfáltica e revitalização, outras vias importantes também serão asfaltadas. Até 15 de setembro a empresa Pavimar vai executar a Rua Padre Daniel Combôni, que é um prolongamento da Rua Ituporã, que receberá toda tubulação e drenagem pluvial. A outra é a Rua Ulisses Viganó, próximo ao Centro de Evento. A prefeita conta com o empenho dos moradores para aproveitarem os asfaltos e fazerem suas calçadas. Quem fizer isso vai receber um incentivo de 40 por cento de desconto na hora de pagar o IPTU.
A cidade de Campo Erê terá trânsito de pedestres e veículos mais acessível, além de ficar mais bonita. O comentário é da prefeita ROZANE MOREIRA. A Rua Maria Nély está recebendo melhorias. Os encanamentos da casam passam no meio da rua e cada vez que é preciso fazer um concerto, causa muitos transtornos. Agora a rede de água será instalada nas laterais. Está programado asfaltamento nos bairros da cidade. A conclusão do portal, na saída para Saltinho, está em andamento.
Prefeita anuncia ampliação no número de vagas na creche. ROZANE MOREIRA vai dar a ordem de serviço nessa semana, para começar a construção de duas salas de aula e um refeitório na creche Turma da Mônica, do bairro Mello. A prefeita quer dar mais tranquilidade para as mulheres que precisam trabalhar e não tem onde deixar os filhos pequenos em segurança.
- A SEGUIR:
-HOMEM É PRESO ACUSADO DE ESTUPRO DE
VULNERÁVEL.
-COLISÃO FRONTAL DEIXA TRÊS FERIDOS NA PR-180.
ROTAM prende homem com mandado de prisão por cinco crimes. No início da madrugada de hoje, a equipe abordou na Avenida Duque de Caxias, bairro Marrecas, em Francisco Beltrão, um homem de 35 anos, suspeito de ter praticado furto em uma residência na tarde de sexta-feira. Após ser identificado foi constatado que contra ele havia mandado de prisão pelos crimes de invasão de propriedade, furto, roubo, receptação e lesão corporal. O homem foi entregue no DEPENCadeia Pública onde ficou a disposição da Justiça.
Homem é preso acusado de estupro de vulnerável. A Polícia Militar de São Lourenço do Oeste prendeu um homem de 54 anos, acusado de estupro de vulnerável. A PM verificou que ele tem mandado de prisão em aberto na comarca de Pato Branco. Segundo a Polícia, a prisão ocorreu no loteamento Vida Nova, no bairro São Francisco, enquanto a polícia realizava rondas preventivas. Ainda conforme a PM, o que chamou a atenção dos policiais foi o nervosismo do homem, motivando a abordagem. Ele recebeu voz de prisão e foi conduzido até a cadeia pública de Pato Branco.
Colisão frontal deixa três feridos na PR-180. Três pessoas ficaram feridas após uma colisão frontal no início da tarde de ontem, na rodovia PR-180, em Francisco Beltrão. A colisão aconteceu nas proximidades da comunidade de Rio Tuna e envolveu uma GMMontana e um VWVoyage. O condutor da Montana sofreu ferimentos considerados graves e foi removido ao hospital por uma ambulância do SAMU. No Voyage estava um casal. O condutor sofreu ferimentos leves. Já a passageira teve suspeita de fratura no punho. Os dois foram encaminhados ao hospital pelo Corpo de Bombeiros.
O Globo em Foco volta segunda-feira, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 39 centavos. O euro está valendo seis reais e 30 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O presidente americano JOE BIDEN enfatizou nesta sexta-feira, em pronunciamento na Casa Branca, que a prioridade americana neste momento no Afeganistão é tirar seus cidadãos e os aliados locais do país, para garantir sua segurança em meio à rápida tomada do poder pelo grupo extremista Talibã. Ele prometeu que todo norte-americano que quiser será retirado do Afeganistão. BIDEN admitiu que a misão de retirada é perigosa e que não pode prometer qual será o resultado final, mas, como comandante-em-chefe, vai mobilizar todos os recursos necessário.
Mais de 18 mil pessoas foram retiradas de avião de Cabul desde que o Talibã tomou a capital do Afeganistão. A informação é de uma autoridade da Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan. A entidade prometeu dobrar os esforços para retirar gente do país. Há críticas à maneira como o Ocidente tem lidado com a crise. A organização pediu aos talibãs que permitam a retirada dos afegãos que desejam abandonar o país e prometeu que os aliados manterão uma "estreita cooperação" durante a operação. A velocidade com que o Talibã conquistou o Afeganistão enquanto tropas dos Estados Unidos e de outros países finalizavam sua retirada surpreendeu até seus próprios líderes.
A chanceler da Alemanha, ANGELA MERKEL, encontrou-se com o presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, pela última vez antes de deixar o poder, nos próximos meses. É a última viagem dela a Moscou antes das eleições alemãs. A viagem ocorre exatamente um ano depois do envenenamento, atribuído às autoridades russas, do opositor ALEXEI NAVALNY, que foi atendido e tratado na Alemanha, mas voltou para a Rússia, onde foi preso. MERKEL afirmou que havia muitas questões para tratar durante o encontro, como a situação no Afeganistão ou as relações bilaterais.
A seguir:
-BOLSONARO PROTOCOLA NO SENADO PEDIDO DE
IMPEACHMENT DE MINISTRO DO SFT.
O presidente JAIR BOLSONARO sancionou nesta sexta-feira a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2022 e vetou o trecho que poderia autorizar um valor de cinco bilhões e 700 milhões de reais para o fundo eleitoral a ser usado pelos partidos no ano que vem. A sanção da LDO e o veto do fundo eleitoral foram confirmados em material divulgado pelo Palácio do Planalto. Segundo o governo, a lei será publicada no "Diário Oficial da União" da próxima segunda. De acordo com a redação aprovada pelo Congresso, o chamado Fundo Especial de Financiamento de Campanha seria composto no próximo ano por parte das emendas de bancadas estaduais e um montante adicional a ser definido pelo Tribunal Superior Eleitoral.
O Palácio do Planalto protocolou nesta sexta-feira no Senado um pedido de impeachment do ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal. O pedido, com um total de 102 páginas, não inclui ministro LUIS BARROSO. A assessoria jurídica do Planalto considerou que, no caso de BAROSSO, não havia base legal. BOLSONARO pede a destituição de ALEXANDRE DE MORAES da condição de ministro do Supremo Tribunal Federal e a inabilitação dele para o exercício de função pública durante oito anos. O pedido de abertura de processo de impeachment contra o ministro foi feito sob o argumento de que MORAES extrapola os limites da Constituição. A tramitação do pedido depende de decisão do presidente do Senado, RODRIGO PACHECO.
O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, afirmou na noite desta sexta-feira, em São Paulo, que não antevê fundamentos técnicos, jurídicos e políticos para impeachment do ministro ALEXANDRE DE MORAES do Supremo Tribunal Federal. PACHECO disse que analisará o pedido, cujo encaminhamento técnico e jurídico, afirmou, precisa ser feito "em respeito a todas as iniciativas que existem, ao direito de todo e qualquer brasileiro de pedir". Antes da declaração de PACHECO, o Supremo Tribunal Federal divulgou nota na qual manifestou repúdio à iniciativa de BOLSONARO afirmando que o estado democrático de direito 'não tolera que um magistrado seja acusado por suas decisões'.
A seguir:
-ATIVIDADE ECONÔMICA CRESCE PELO TERCEIRO MÊS
CONSECUTIVO EM SC.
Santa Catarina teve queda de 13 vírgula dois por cento nos assassinatos durante os seis primeiros meses de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo dados do Monitor da Violência, divulgado nesta sexta-feira, foram 50 homicídios a menos este ano. Entre janeiro a junho de 2021 o estado registrou 378 mortes violentas, contra 328 no primeiro semestre de 2020. A queda acompanha o cenário nacional, com oito por cento a menos de mortes. Os números de feminicídios de janeiro a julho de 2021, em relação ao mesmo período do ano passado, também diminuíram em Santa Catarina. A queda chegou a 29 por cento.
A Justiça eleitoral cassou os mandatos do prefeito ADELMO ALBERTI do PSL e do vice ALFREDO CÉSAR DREHER do Podemos, eleitos em Bela Vista do Toldo, cidade do Planalto Norte catarinense. Eles são acusados de atos de abuso de poder político e econômico pela compra de votos, pagos através da distribuição de postes, tubos de concretos, janelas, portas e dinheiro. Caso a sentença seja confirmada, uma nova eleição pode acontecer na cidade. Por enquanto, como a decisão é em primeira instância, ainda cabe recurso. A prefeitura está, interinamente, sob o comando de DREHER, já que o prefeito Alberti está preso desde julho.
Pelo terceiro mês consecutivo, o Estado registrou crescimento no Índice de Atividade Econômica Regional calculado pelo Banco Central. Em junho, cresceu zero vírgula 36 por cento frente ao mês anterior após registrar alta de zero vírgula 91 por cento em maio e zero vírgula 56 por cento em abril. Na comparação com junho de 2020, Santa Catarina registrou alta de 10 virgula 15 por cento e nos três meses até junho cresceu quase 14 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior. O Observatório Fiesc, que faz o acompanhamento desse indicador, destacou o crescimento dos serviços como o principal responsável pela alta registrada em junho.
- A SEGUIR:
-GOVERNO MUNICIPAL FAZ AUDIÊNCIA PÚBLICA DO
PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO.
-MUNICÍPIO FAZ LICITAÇÃO PARA COMPRA DE PLACAS DE
SINALIZAÇÃO.
Rede Municipal também retoma aulas cem por cento presenciais. Professores e alunos voltam as salas em Campo Erê. De acordo com a secretária de educação ROZÂNGELA MOCELINI, só ficam de fora alunos que apresentam comorbidades. No caso de professor, que tomou a segunda dose da vacina a mais de 28 dias, deve retornar a sua escola, mesmo que tenha alguma comorbidade. A secretária comemora o retorno, mas continua preocupada porque é preciso manter os cuidados para se evitar transmissão do vírus. O novo decreto do governo diz que permanecem as observações como uso de máscara e álcool em gel.
Diretor de cada escola vai decidir se a temperatura corporal vai ser aferida ao entrar e sair do estabelecimento e nos intervalos para recreio. Essa medida também não é mais exigida no transporte escolar. Porém, cada estudante deve permanecer no seu banco, sem trocar de lugar dentro do ônibus, utilizando máscara e álcool em gel. A secretária de educação ROZÂNGELA MOCELINI acredita que será preciso 2 a 3 anos para recuperar os conteúdos no caso dos estudantes que não conseguiram absorver as explicações, como deveriam. Os governos deverão realizar ações de apoio pedagógico para ajudar as crianças em famílias que não conseguiram fazer com sucesso a função de professor.
Sempre foi uma luta fazer a criança gostar de estudar e agora vai ser um desafio ainda maior. A manifestação é da secretária de educação de Campo Erê. Conforme ROZÂNGELA MOCELINI, algumas escolas da rede municipal, terão que retirar alguns móveis da sala para dar o distanciamento de pelo menos um metro de uma pessoa para outra. Geralmente os pais não querem trocar o período no qual os filhos estudam. Uma preocupação da secretária agora é com que os professores retomem a rotina com seus alunos, cuidando das regras básicas de saúde. A questão é gerenciar o distanciamento.
Governo municipal faz audiência pública do Plano Diretor Participativo. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de São Lourenço do Oeste, realizou nessa semana, seguindo os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, a audiência pública do Plano Diretor Participativo. O objetivo da audiência é informar, colher subsídios, promover debates e esclarecimentos sobre as propostas aprovadas nas reuniões ordinárias e extraordinárias do Conselho da Cidade de São Lourenço do Oeste (Concislo) entre 2020 e 2021. As informações servem para alteração da Lei Complementar Municipal que institui o Plano Diretor Participativo.
Demandas apresentadas em audiência pública do Plano Diretor Participativo são aprovadas. Ao público presente foi apresentado 20 demandas para serem discutidas e votadas. Conforme o secretário de Desenvolvimento Urbano, GUILHERME NEGRI, as 20 demandas apresentadas são do segundo semestre de 2020 e do primeiro semestre de 2021. NEGRI explica que os principais temas foram sobre a lei das chácaras, a ampliação da área industrial e a redução dos lotes mínimos, a verticalização do município e também a flexibilização para novos loteamentos. Todas as fichas foram aprovadas na audiência pública.
A próxima etapa será o encaminhamento das fichas para o corpo técnico e o setor jurídico do município para que as alterações da lei sejam redigidas e os mapas atualizados. Depois, segundo o secretário NEGRI, a lei segue para a Câmara Municipal para apreciação e votação dos vereadores. Só depois destas etapas concluídas é possível desfrutar dos próximos benefícios. Numa avaliação geral, o secretário diz que o Concislo dá voz ao cidadão e, caso as pessoas tenham novas demandas, devem procurar os conselheiros.
Município faz licitação para compra de placas de sinalização. Nessa semana, foi realizada licitação para aquisição de placas de sinalização de trânsito, placas de logradouros, postes cilíndricos, entre outros. Conforme o secretário de administração RODRIGO CALEGARI, estiveram reunidos os membros da Comissão Permanente de Licitações (CPL), na sala de licitações da prefeitura, recebendo propostas e lances, bem como, analisando e julgando as propostas das empresas participantes. De acordo com ele, três empresas participaram do processo. Como a licitação foi no formato de pregão, não teve apenas uma empresa vencedora, mas ambas apresentaram menor preço para determinados objetos, vencendo cada uma em itens diferentes.
Município economizou cerca de 24 mil reais entre valor orçado e valor licitado. O secretário de Administração, ressalta que em todas as saídas e entroncamentos das estradas rurais serão informadas quais as próximas comunidades e a quilometragem até elas. “Esse é um pedido dos munícipes, estávamos sem essa identificação e muitas pessoas que não tinham o conhecimento da área rural acabavam ficando com dúvidas quanto à direção às comunidades”, explicou CALEGARI. Salienta que também serão identificados com placas os novos bairros que estão sem sinalização, substituídas as placas que foram danificadas com o tempo, também serão especificadas as vagas especiais de estacionamento para idosos, deficientes físicos, entre outros.
Neste ano serão investidos 43 mil reais na modernização da sinalização, o que contempla 50 por cento do licitado, e no outro ano desenvolvido o restante do projeto. O secretário destaca que é necessário investir nesta sinalização para facilitar a mobilidade e segurança, tanto dos motoristas quanto dos passageiros. Com a licitação o governo municipal conseguiu economizar um grande valor e as placas serão modernas e de qualidade. Importante salientar frisou RODRIGO, que o local para instalação dessas placas será decidido em conjunto com o Conselho Municipal de Trânsito. Nos próximos dias serão solicitados os objetos licitados e instalados nos pontos específicos.
Prazo para declaração do ITR já começou. A presidente do Sintraf - Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar, de Marmeleiro - JOCELAINE COZZER, informa que a data limite para o que o homem do campo declare o Imposto Territorial Rural, é 30 de setembro. Segundo ela, o documento pode ser emitido direto no sindicato. Para isso é necessário levar a última declaração da propriedade. Pede ainda que o produtor rural tenha em mãos a matrícula do imóvel, CCIR - Certificado de Cadastro do Imóvel Rural do ano passado e CAR – Cadastro Ambiental Rural.
Não declarar ITR gera multa ao agricultor. Conforme a Presidente do Sintraf em Marmeleiro, JOCELAINE COZZER, a declaração deve ser feita todos os anos. Destaca que o documento comprova o trabalho agrícola, possibilitando que o produtor consiga pagar menos impostos. Para incentivar que o homem do campo declare o ITR no sindicato de Marmeleiro, O Sintraf dá brinde e promove um sorteio de prêmios. JOCELAINE informa que o atendimento é das oito ao meio dia, e durante a tarde entre 13 e 17 horas.
Várias ruas de Campo Erê serão pavimentadas até o fim do ano. A garantia é da prefeita ROZANE MOREIRA. Além daquelas que receberam camada asfáltica e revitalização, outras vias importantes também serão asfaltadas. Até 15 de setembro a empresa Pavimar vai executar a Rua Padre Daniel Combôni, que é um prolongamento da Rua Ituporã, que receberá toda tubulação e drenagem pluvial. A outra é a Rua Ulisses Viganó, próximo ao Centro de Evento. A prefeita conta com o empenho dos moradores para aproveitarem os asfaltos e fazerem suas calçadas. Quem fizer isso vai receber um incentivo de 40 por cento de desconto na hora de pagar o IPTU.
A cidade de Campo Erê terá trânsito de pedestres e veículos mais acessível, além de ficar mais bonita. O comentário é da prefeita ROZANE MOREIRA. A Rua Maria Nély está recebendo melhorias. Os encanamentos da casam passam no meio da rua e cada vez que é preciso fazer um concerto, causa muitos transtornos. Agora a rede de água será instalada nas laterais. Está programado asfaltamento nos bairros da cidade. A conclusão do portal, na saída para Saltinho, está em andamento.
Prefeita anuncia ampliação no número de vagas na creche. ROZANE MOREIRA vai dar a ordem de serviço nessa semana, para começar a construção de duas salas de aula e um refeitório na creche Turma da Mônica, do bairro Mello. A prefeita quer dar mais tranquilidade para as mulheres que precisam trabalhar e não tem onde deixar os filhos pequenos em segurança.
- A SEGUIR:
-HOMEM É PRESO ACUSADO DE ESTUPRO DE
VULNERÁVEL.
-COLISÃO FRONTAL DEIXA TRÊS FERIDOS NA PR-180.
ROTAM prende homem com mandado de prisão por cinco crimes. No início da madrugada de hoje, a equipe abordou na Avenida Duque de Caxias, bairro Marrecas, em Francisco Beltrão, um homem de 35 anos, suspeito de ter praticado furto em uma residência na tarde de sexta-feira. Após ser identificado foi constatado que contra ele havia mandado de prisão pelos crimes de invasão de propriedade, furto, roubo, receptação e lesão corporal. O homem foi entregue no DEPENCadeia Pública onde ficou a disposição da Justiça.
Homem é preso acusado de estupro de vulnerável. A Polícia Militar de São Lourenço do Oeste prendeu um homem de 54 anos, acusado de estupro de vulnerável. A PM verificou que ele tem mandado de prisão em aberto na comarca de Pato Branco. Segundo a Polícia, a prisão ocorreu no loteamento Vida Nova, no bairro São Francisco, enquanto a polícia realizava rondas preventivas. Ainda conforme a PM, o que chamou a atenção dos policiais foi o nervosismo do homem, motivando a abordagem. Ele recebeu voz de prisão e foi conduzido até a cadeia pública de Pato Branco.
Colisão frontal deixa três feridos na PR-180. Três pessoas ficaram feridas após uma colisão frontal no início da tarde de ontem, na rodovia PR-180, em Francisco Beltrão. A colisão aconteceu nas proximidades da comunidade de Rio Tuna e envolveu uma GMMontana e um VWVoyage. O condutor da Montana sofreu ferimentos considerados graves e foi removido ao hospital por uma ambulância do SAMU. No Voyage estava um casal. O condutor sofreu ferimentos leves. Já a passageira teve suspeita de fratura no punho. Os dois foram encaminhados ao hospital pelo Corpo de Bombeiros.
O Globo em Foco volta segunda-feira, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.