ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sexta - feira 21 07 2023

-GOVERNO PUBLICA DECRETO COM REGRAS MAIS RÍGIDAS PARA A AQUISIÇÃO DE ARMAS

-SC DECLARA ESTADO DE EMERGÊNCIA ZOOSSANITÁRIA POR CAUSA DA GRIPE AVIÁRIA

-CELESC APRESENTA NA REGIÃO EDITAL DE 20 MILHÕES PARA PROJETOS CULTURAIS

-ENTIDADES EMPRESARIAIS VÃO ANUNCIAR HOJE AS DEFINIÇÕES SOBRE A FAISMO DE 2024

-MOVIMENTO ENTREGA PEDIDO DE CAMPUS PARA O REITOR ELEITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL

-DUAS RESIDENCIAS SÃO DESTRUÍDAS EM INCENDIOS NO EXTREMO-OESTE

-AGRICULTOR MORRE CAIR DE TELHADO DE GALPÃO EM PROPRIEDADE RURAL

O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens. A mínima das últimas horas foi de 12 graus e a máxima para hoje deve ser de 23 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 78 centavos. O euro está valendo cinco reais e 31 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula nove centavos.

A Coreia do Norte disse nesta quinta-feira que a mobilização de armas dos Estados Unidos como porta-aviões, bombardeiros ou submarinos com mísseis na Coreia do Sul poderia atender às condições para o uso de armas nucleares. A informação é do inistro da Defesa do país, KANG SUN NAM. A manifestação aumenta a tensão entre os dois países e o impasse sobre as armas nucleares e os programas de mísseis balísticos do país asiático. A declaração do ministro da Defesa também acusou os Estados Unidos e a Coreia do Sul de aumentar as tensões na região, enquanto criticava a primeira reunião de seu grupo consultivo nuclear.

O presidente russo, VLADIMIR PUTIN, disse que o Ocidente fracassou em não cumprir as exigências de Moscou de estender a iniciativa dos grãos do Mar Negro, negociada pela ONU. Ele chamou de “arrogância e impudência” a postura do Ocidente. PUTIN também disse que Moscou consideraria a possibilidade de retornar ao acordo se todos os princípios nele, sem exceção, fossem levados em consideração e implementados. Ele disse que o Ocidente fez de tudo para atrapalhar o acordo de grãos, eles não pouparam esforços”, acrescentando que a Rússia foi impedida de doar fertilizantes para os países mais pobres.

Vinte e dois países apresentaram a sua candidatura para aderir ao grupo Brics e mais manifestaram interesse na filiação, disse nesta quinta-feira a África do Sul, que sediará a próxima cúpula das cinco potências emergentes. O grupo dos Brics é formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Em busca de mais peso nas instituições internacionais, a organização afirma que está aberta a uma possível expansão. O grupo foi criado formalmente em 2009, representa 23 por cento do PIB mundial e 42 por cento da população mundial. A próxima cúpula acontecerá de 22 a 24 de agosto na África do Sul.

O governo publicou o decreto que revoga o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares, nesta sexta-feira. A decisão de encerrar o programa, que foi criado em 2019, já havia sido anunciada por meio de um ofício às secretarias estaduais de Educação no início do mês. De acordo com o decreto, o Ministério da Educação deverá elaborar em 30 dias um plano de transição para o encerramento das atividades do programa. Os estados e municípios deverão ser ouvidos. O programa, que surgiu durante o governo de JAIR BOLSONARO, autorizava a transformação de escolas públicas em cívico-militares. Pelo modelo, a gestão das escolas seria feita por militares, enquanto a parte pedagógica ficaria com educadores civis. Desde 2019, cerca de 200 escolas aderiram ao programa do governo federal.

A dívida pública brasileira cresceu dois vírgula 95 por cento em junho e atingiu seis trilhões 190 bilhões de reais, informou nesta sexta-feira a Secretaria do Tesouro Nacional. Em maio, o endividamento estava em seis trilhões. A dívida pública federal é a contraída pelo Tesouro Nacional para financiar o déficit orçamentário do governo federal, ou seja, pagar as despesas do governo acima da arrecadação com impostos e contribuições. De acordo com o Tesouro, a dívida aumentou em junho por conta das emissões líquidas de 144 bilhões e, também, devido às despesas com juros – no valor de 33 bilhões e 32 milhões de reais.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA e o Ministro da Justiça e Segurança Pública, FLÁVIO DINO, assinaram nesta sexta-feira, o novo decreto de armas. As novas regras para porte de armas no país substituirão os decretos da gestão JAIR BOLSONARO, revogados no começo do governo petista. O objetivo é garantir regras mais rígidas para compra, transporte e utilização de armas de fogo. Serão feitas mudanças no funcionamento de clubes de tiro, na publicidade feita nas redes sociais, na localização de clubes próximos a escolas, na fiscalização – que passará do Exército para a Polícia Federal – e no acesso a armas restritas. Pelas novas normas, o número de armas permitido por pessoa deve cair de 60 para 16. Em relação aos caçadores, colecionadores e atiradores, o limite de armas de uso restrito era de 30 e vai cair para quatro.

Santa Catarina atingiu 91 mil 262 casos confirmados e ao menos 86 mortes por dengue em 2023, segundo a última atualização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica. Ao todo, 148 cidades são consideradas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Entre primeiro de janeiro a 17 de julho de 2023, foram identificados 49 mil 618 focos do mosquito Aedes aegypti em 236 municípios. Comparado ao mesmo período de 2022, quando foram identificados 51 mil 563 focos em 229 municípios, observa-se uma diminuição de três vírgula oito por cento no número de focos detectados. Em relação à situação entomológica, até o dia 17 de julho deste ano 148 municípios foram considerados infestados, o que representa um aumento de 11 por cento em relação ao mesmo período de 2022.

O Ministério Público de Santa Catarina entrou com uma ação civil pública por improbidade administrativa contra 14 pessoas pela fraude nacompra dos 200 respiradores pulmonares por 33 milhões não entregues ao Estado de Santa Catarina. O órgão pretende o ressarcimento de 33 milhões ao Estado, além pagamento de multa em igual valor e de indenização de mais 33 milhões por danos morais coletivos e danos sociais e suspensão dos direitos políticos de todos os envolvidos. Entre os processados pelo Ministério Público estão os ex-secretários de Estado da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO e HELTON DE SOUZA ZEFERINO, além do chefe da Casa Civil, DOUGLAS BORBA. A ex-servidora MARCIA REGINA GEREMIAS PAULI, que teria envolvimento com a compra, também é citada na ação.

O governador de Santa Catarina, JORGINHO MELLO, declarou estado de emergência zoossanitária no estado por causa da gripe aviária. A informação foi publicada no Diário Oficial estadual desta quinta-feira. O decreto vale por 180 dias. O governo do estado esclareceu que o documento acompanha uma ação nacional. O estado de emergência zoossanitária foi declarado por causa da detecção do vírus da Influenza Aviária H5N1 de Alta Patogenicidade em aves em Santa Catarina. O estado confirmou dois casos, o primeiro em uma ave silvestre e o segundo em uma ave de criação doméstica em Maracajá, no Sul do estado. Após esse caso de gripe aviária identificado em uma criação de fundo de quintal, o Japão suspendeu, em 17 de julho, temporariamente a importação de aves de Santa Catarina.

A Secretaria de Assistência Social de Belmonte, em parceria com o SENAC anunciou, nesta semana, a realização de um curso básico de corte e costura. As inscrições já estão abertas e vão até dia 10 de agosto.

Serão disponibilizadas 20 vagas para integrantes dos grupos beneficiários do Bolsa Família atendidos pelo CRAS, com idade a partir dos 14 anos. Caso esse público não preencha as vagas, as matrículas serão abertas para o público geral. Serão ofertadas 80 horas de curso, com aulas 100 por cento práticas e técnicas atualizadas. As inscrições podem ser feitas no CRAS de Belmonte.

O Peperi Debates deste sábado vai fazer uma reflexão sobre a violência e os crimes na sociedade. Na semana em que foi publicada a nova edição do Anuário da Segurança Pública, o programa vai discutir o que está na origem da violência e dos crimes. Entre outros pontos, o debate vai tentar entender o fenômeno da violência que desagua em comportamentos criminosos. O programa vai reunir o coronel da Polícia Militar, MARCELO DE WALLAU, o delegado da Polícia Civil, SANDRO ZANCANARO, o professor de História e Filosofia, NELSO LOLATTO e a advogada KAROLINE BRASIL. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã deste sábado.

O Retrato Falado deste sábado vai receber mais uma pioneira do extremo-oeste. A entrevistada deste final de semana será ALZIRA BELATTO, de 94 anos. Natural do município gaúcho de Maximiliano de Almeida, ela veio com a família para Santa Catarina e fixou residência na comunidade de Grápia, atualmente distrito de Paraíso. Ela vai lembrar histórias da mudança para a região e como era a vida nos primeiros anos do município. O Retrato Falado com ALZIRA BELATTO começa as 10 horas na Peperi.

A JCI São Miguel está intensificando os preparativos para um encontro regional no município. De acordo com a coordenadora do evento, JULIANA DALMAGRO, a atividade será nos dias 29 e 30 deste mês no Centro Cultural da Unoesc. O encontro deve reunir 10 JCIs do extremo-oeste com a participação de aproximadamente 200 pessoas. Ela explicou que o principal objetivo do encontro é promover o desenvolvimento dos membros da JCI e pontuou que podem participar da entidade pessoas que tenham entre 18 e 40 anos. Segundo ela, o grupo permite e oportuniza troca de conhecimento e o desenvolvimento de lideranças através de oratórias e debates. O encontro também serve de preparação para a Convenção Nacional da JCI que neste ano vai ocorrer no Rio Grande do Sul.

O evento regional da JCI, marcado para o próximo final de semana, começa as oito horas da manhã. A informação é da coordenadora do evento, JULIANA DALMAGRO. De acordo com ela, a programação prevê concurso de debates, oratória e capacitação sobre gestão do tempo. Na parte da tarde haverá uma feira com a exposição de produtos e troca de informações entre empresários da região. Ela comentou que essa feira será para membros e parceiros da JCI, bem como para o público externo. Como as vagas são limitados, os interessados devem contatar os membros da JCI para verificar a possibilidade de participar da exposição. Ainda no sábado, o encontro da JCI terá um painel sobre empreendedorismo.

O painel empreendedor do encontro da JCI vai contar com cases de sucesso de empresários dos municípios de Paraíso, Descanso e Maravilha. A coordenadora do evento, JULIANA DALMAGRO, explicou que um dos objetivos é promover o desenvolvimento dos membros e das lideranças da região. Para participar do painel empreendedor, será cobrado um valor de 50 reais. Já para grupos acima de cinco pessoas o valor será de 35. Após o painel serão realizadas capacitações com foco nas questões bancárias e nas técnicas de vendas. Em seguida será realizada a final do concurso de debate e uma festiva na parte da noite. Já no domingo, 30, será a vez de um palestrante de São Paulo abordar questões sobre lideranças, finalizando dessa forma, o encontro regional em São Miguel do Oeste.

A CDL começou a venda de ingressos para mais uma edição da churrascada com os amigos. O evento vai acontecer no dia 15 de agosto no Clube Comercial. De acordo com a diretora de eventos da entidade, GREICE TEOCHI, os valores são de 140 reais para associados e 160 para o público geral. A programação da churrascada prevê churrasco com carnes nobres, 700 litros de chopp e show com DIOGO PORTUGAL. GREICE disse que a previsão da CDL é de um público de 300 pessoas. Ela explicou que o acesso será limitado a essa quantidade de ingressos. O objetivo é fazer um evento para homenagear os homens no mês do dia dos pais.

Está marcada para hoje a tarde uma coletiva de imprensa sobre a próxima edição da Faismo. As entidades empresarias que promovem a exposição, CDL e Acismo, não adiantaram detalhes do evento, mas a expectativa é de que o ocorra o anúncio da data da próxima edição da feira. O evento, que já tem como coordenador CLEOMAR ZACHI, já está sendo preparada e as datas que estavam em discussão eram o período de aniversário do município em fevereiro ou na época tradicional, em novembro do ano que vem. A coletiva de imprensa da Faismo 2024 está marcada para as cinco horas da tarde de hoje, no auditório da CDL.

O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai repercutir o anúncio que será feito hoje à tarde sobre a Faismo 2024. O programa de amanhã vai receber o coordenador geral da feira, CLEOMAR ZACHI. Ele vai falar sobre os detalhes, os preparativos e os encaminhamentos que serão dados para a edição do evento no ano que vem. O Peperi Rádio Repórter, ao vivo, começa às 11 horas da manhã com a repercussão das notícias da semana. A entrevista com o coordenador geral da Faismo, CLEOMAR ZACHI, está programada para as 11 e meia.

A reitoria eleita da Universidade Federal da Fronteira Sul está comprometida com o processo de instalação de um campus em São Miguel do Oeste. A informação é da secretária de educação de Santa Helena e coordenadora do colegiado de secretários da Ameosc, LAIS TELEKEN. Ela participou de um encontro com o reitor eleito da Universidade nesta quinta-feia. LAIS explicou que o grupo apresentou o histórico do movimento que começou em 2005 e as justificativa econômica e social para a instalação do campus no extremo-oeste. A secretária disse que o pedido foi bem aceito pela reitoria e que isso representa mais um passo na direção de contar com o campus e cursos da Universidade Federal da Fronteira Sul na região de São Miguel.

O Vereador do PT, MARCIO SANTIN, apresentou um requerimento propondo a realização de uma audiência pública para debater a agricultura familiar. O pedido foi aprovado na sessão da câmara de vereadores desta quinta-feira. Conforme o vereador, é muito importante debater os problemas que envolvem a pequena agricultura, como a sucessão nas propriedades, os incentivos municipais, estaduais e federais e os programas para a aquisição de alimentos da agricultura familiar para as escolas e assistência social. SANTIN citou que a questão deve ser vista não só como a geração de alimento mais saudável, mas principalmente como fonte de geração de emprego e renda para as famílias que vivem no campo. A data da audiência será marcada posteriormente pela mesa diretora.

É preciso falar sobre a sucessão rural no campo para garantir que os filhos dos produtores permaneçam nas propriedades com interesse em produzir alimentos. A afirmação é do vereador do PT, MARCIO SANTIN. Ele disse, durante a sessão da câmara de vereadores de ontem que acima de tudo é preciso que os jovens tenham condições para continuar morando no campo. Para isso, segundo o vereador, é fundamental construir políticas públicas e incentivos para mantê-los na agricultura familiar e também debater formas de tornar cada vez mais efetiva e eficiente a aquisição de alimentos da agricultura familiar. Para o vereador, a agricultura familiar deve ser tratada com mais atenção porque é ela que garante alimentos para a sociedade.

Os representantes da equipe de responsabilidade social da Celesc estiveram na sede da Agência Regional de São Miguel do Oeste na tarde desta quinta-feira para apresentar o programa de incentivos fiscais para cultura e esporte. O encontro foi feito para explicar as etapas do processo de obtenção dos recursos e tirar dúvidas dos interessados.stiveram presentes representantes dos municípios de Anchieta, Iporã do Oeste, Itapiranga, São João do Oeste, São Miguel do Oeste e Santa Helena. O edital lançado pela Celesc prevê a aplicação de 20 milhões de reais para o setor cultural através do Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado. De acordo com o gerente regional da empresa, SANDRO VALMORBIDA, as entidades da região podem apresentar projetos e receber os recursos em caso de aprovação.

O gerente regional da Celesc, SANDRO VALMORBIDA explicou que a empresa tem uma série de ações e iniciativas que colocam em prática os deveres de responsabilidade social empresarial. No evento de ontem, a Celesc também apresentou iniciativas da como o Celesc Solidária, o Celesc nas Escolas e o programa Jovem Aprendiz. Os interessados em conhecer os editais de incentivo à cultura e esporte podem acessar o site da Responsabilidade Social da Celesc na internet. VALMORBIDA citou que citou que no caso do programa de incentivo a cultura, a Celesc aumentou os valores neste ano e isso amplia a chance da região ser contemplada.

A Polícia Militar de Itapiranga prendeu um homem com mandado de prisão por tráfico de drogas nesta sexta-feira no município. A guarnição da PM foi chamada para verificar uma discussão entre funcionários de uma empresa localizada no interior do município no começo da madrugada. No local, a Polícia constatou que se tratava de uma discussão com atritos e ameaças entre os envolvidos. A PM controlou a situação e, ao consultar os nomes dos envolvidos no sistema de segurança, identificou que um deles, de 41 anos, estava com mandado de prisão ativo, expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, por tráfico de drogas. O homem foi preso e conduzido até a Unidade Prisional de São Miguel do Oeste.

Uma casa foi totalmente destruída em um incêndio na noite de ontem no interior de São José do Cedro. O fogo atingiu uma casa de madeira por volta das 11 horas no Distrito de Mariflor. Quando os bombeiros chegaram no local, a edificação estava praticamente toda queimada. A guarnição controlou as chamas e fez o rescaldo. A residência tinha aproximadamente 90 quadrados e estava toda mobiliada. A casa era usada pelos proprietário somente nos finais de semana. As causas do incêndio não foram confirmadas oficialmente.

O Corpo de Bombeiros registrou mais um incêndio em residência nesta quinta-feira no extremo-oeste. Por volta das sete e meia da noite, uma casa pegou fogo na Estrada Geral da Linha São Cristóvão em Anchieta. A edificação mista, medindo cerca 130 metros quadrados, foi completamente destruída pelas chamas. Foram utilizados cerca de quatro mil litros de água para o combate as chamas e rescaldo. Ninguém ficou ferido. As causas do incêndio não foram confirmadas oficialmente.

A Polícia Militar registrou uma ocorrência de posse de drogas para uso pessoal e direção perigosa de um motociclista na noite de ontem em São Miguel do Oeste. Uma guarnição da PM flagrou o condutor de uma moto YBR 125 fazendo uma ultrapassagem indevida na Waldemar Rangrab e tentou abordar o homem. Ele não acatou a ordem de parada e fugiu cometendo uma sequencia de infrações no transito no centro da cidade. O homem só foi abordado depois de uma perseguição por várias ruas. Segundo a PM, o homem de 24 anos não tinha habilitação para dirigir, a moto estava com débitos de licenciamento e várias multas em aberto. Durante busca pessoal, os policiais encontraram no bolso do casaco do condutor, um torrão de onze gramas de Maconha. Ele assinou um termo circunstanciado para comparecer em audiência judicial e foi liberado. A moto foi apreendida.

Um agricultor morreu ao cair do telhado de uma galpão no final da manhã desta quinta-feira em Dionísio Cerqueira. O acidente aconteceu na Linha América, interior do município. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o homem, de 40 anos, caiu de uma altura de cerca de sete metros. Quando a equipe de resgate chegou, o agricultor estava sem os sinais vitais. Após a constatação do óbito, a Policia Civil de Dionísio Cerqueira e o IML foram acionados para os procedimentos cabíveis e a remoção do corpo.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.