-BANCO MUNDIAL PREVÊ NOVE ANOS DE EFEITO NEGATIVO DA PANDEMIA SOBRE EMPREGO NO BRASIL
-MOISÉS SANCIONA LEI QUE PARCELA PAGAMENTO DE IMPOSTOS EM ATRASO
-DEPUTADO DIZ QUE REFORMA DA PREVIDÊNCIA NÃO PODE PENALIZAR O SERVIDOR
-ESTADO VAI ANTECIPAR VACINAÇÃO CONTRA A COVID EM 10 MUNICÍPIOS DA REGIÃO
-CÂMARA APROVA REDUÇÃO DO TEMPO DE FALA DOS VEREADORES NAS SESSÕES
-POLÍCIA MILITAR FLAGRA TRIO COM MACONHA NA AVENIDA WILLY BARTH
-POLÍCIA CIVIL PRENDE FUNCIONÁRIO SUSPEITO DE FURTAR 20 MIL REAIS DE EMPRESA
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de oito graus.Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 25 centavos. O euro está valendo seis reais e 18 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O novo primeiro-ministro do Haiti, ARIEL HENRY, pediu por "unidade nacional" nesta terça-feira ao assumir o governo do país após a morte do presidente JOVENEL MOÏSE, em sete de julho. Na segunda-feira, o premiê interino CLAUDE JOSEPH havia anunciado sua saída, abrindo espaço para a posse do médico e político de 71 anos. HENRY foi indicado por MOÏSE dois dias antes do assassinato do presidente. Ele se tornou o sétimo primeiro-ministro a tomar posse que foi nomeado pelo político. O funeral do presidente será na próxima sexta-feira.
O presidente interino do Mali, o coronel ASSIMI GOITA, foi vítima de uma tentativa de um ataque com faca nesta terça-feira, de acordo com a agência AFP. Segundo o relato de um repórter da agência que presenciou a cena, aparentemente o presidente não foi ferido. Duas pessoas tentaram apunhalar GOITA durante a celebração de um ritual islâmico em uma mesquita de Bamako, a capital do país. O presidente foi retirado da mesquita depois da tentativa de facada.
A variante delta do novo coronavírus continua a se espalhar pelos Estados Unidos e já é responsável por cerca de 83 por cento dos novos casos confirmados de Covid-19 no país. A porcentagem representa uma forte alta desde o começo do mês. Na semana de três de julho, a variante era responsável por cerca de 50 por cento dos casos sequenciados geneticamente. A cepa já é predominante em pelo menos 25 países, segundo dados do "Our World in Data", projeto ligado à Universidade de Oxford.
O presidente JAIR BOLSONARO indicou o atual procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS, para um novo mandato de dois anos no cargo – o atual vai até setembro. A indicação foi publicada na edição da madrugada desta quarta-feira no Diário Oficial da União. BOLSONARO havia antecipado na terça que indicaria ARAS novamente para o cargo. A indicação do procurador-geral da República é prerrogativa do presidente. Cabe ao Senado sabatinar o indicado e, em seguida, aprovar ou rejeitar a nomeação. A sabatina acontece na Comissão de Constituição e Justiça, e a votação, secreta, no plenário do Senado. Para poder ser reconduzido ao cargo, ARAS precisa de pelo menos 41 votos favoráveis.
O Ministro da Educação, MILTON RIBEIRO, defendeu nesta terça-feira, em pronunciamento de rádio e TV, o retorno às aulas presenciais em todo o país. Ele afirmou que o Brasil não pode continuar com as escolas fechadas gerando impacto negativo nestas e nas futuras gerações. Por lei, os estados têm autonomia para decidir sobre volta às aulas na rede estadual e os municípios, na rede municipal. RIBEIRO falou que o governo federal não tem autonomia sobre o tema. Segundo ele, "a vacinação de toda a comunidade escolar não pode ser condição para a reabertura das escolas". RIBEIRO destacou que a volta é uma "necessidade urgente". O ministro falou que o fechamento de escolas impõe "consequências devastadoras".
Relatório divulgado pelo Banco Mundial nesta terça-feira afirma que a crise econômica causada pela pandemia deve provocar efeito negativo sobre empregos e salários no Brasil por nove anos. Conforme o relatório "Emprego em crise: Trajetórias para melhores empregos na América Latina pós-Covid-19", os países da região costumam levar "muitos anos" para se recuperar quando há perda de emprego em crises econômicas. Além disso, ressalta o documento, as "grandes sequelas" tendem a persistir na região por muitos anos, levando os países da América Latina à redução "longa e expressiva" dos índices de emprego formal. De acordo com o IBGE, o desemprego no Brasil ficou em 14 vírgula sete por cento no trimestre encerrado em abril e se manteve em patamar recorde, atingindo 14 milhões e 800 mil pessoas.
A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina confirmou nesta terça-feira a identificação de cinco casos importados, ou seja, com transmissão fora do estado, da variante delta do coronavírus. Segundo o órgão, tratam-se de amostras vindas de cinco tripulantes do navio MV ARISTIDIS, que se encontra ancorado próximo ao porto de São Francisco do Sul, no Norte catarinense. Ao todo, 22 tripulantes estão no navio, 14 deles positivaram para a doença em 13 de julho. Dentre eles, seis precisaram de internação hospitalar por apresentarem sintomas moderados e foram encaminhados para o município de Joinville, na mesma região.
Um protesto dos servidores da Segurança Pública de Santa Catarina bloqueou, na tarde desta terça-feira, o trânsito em duas das três pontes que ligam a Ilha ao Continente em Florianópolis. Pouco depois das quatro e meia da tarde, o fluxo de veículos foi liberado. A manifestação está ligada à reforma da previdência estadual. Participaram da manifestação policiais civis, agentes socioeducativos, servidores da polícia penal e do Instituto Geral de Perícias. Segundo a Associação dos Delegados de Polícia do Estado, o governo do estado não olhou para segurança pública civil com dignidade e justiça e entidade quer uma transição justa e uma idade mínima na reforma da previdência.
O governador CARLOS MOISÉS sancionou nesta terça-feira a lei que institui o Programa de Recuperação Fiscal que viabiliza o pagamento de tributos em atraso com descontos de juros e multas para dívidas que venceram entre março e dezembro de 2020. A lei contempla débitos de ICMS, IPVA e o imposto sobre herança. Com a sanção, as medidas já estão em vigor. Para pagamento de débito parcelado em até 60 vezes, o desconto será de 30 por cento de multas e juros e para parcelamento em até 48 vezes mensais, o desconto sobe para 50 por cento. Os pagamentos em até 36 vezes têm desconto de 60 por cento e em 24 vezes, o abatimento chegará a 75 por cento. Em 12 meses, o desconto é de 80 por cento e quem optar por parcela única terá o desconto maior, de 90 por cento.
O Governo Municipal de Descanso realizou a compra de um terreno de cinco mil metros quadrados para a construção de uma nova creche. A escritura do terreno foi assinada na semana passada. O valor usado na compra do imóvel foi de 550 mil reais de recursos próprios da municipalidade. A nova escola, Fruto de um projeto encaminhado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, terá mil 317 metros quadrados de área construída. O prédio vai custar cerca de três milhões e meio de reais. O novo centro de educação terá dez salas de aula, com capacidade de atender até 376 crianças de até cinco anos em dois turnos ou 188 em período integral. Segundo o prefeito SADI BONAMIGO, a nova creche vai permitir o atendimento de todas as crianças do município do berçário até a educação infantil. Na última semana BONAMIGO e o secretário de Educação MAICON ROSIN, estiveram em Brasília onde participaram de uma audiência no FNDE para tratar sobre o convênio para o início da obra.
Os alunos da rede municipal de Educação de Barra Bonita receberam, nesta terça-feira, novos uniformes escolares. O investimento para a aquisição dos uniformes foi de 14 mil 180 reais. Segundo a secretária de Educação, NEURA DERES, o kit contém uma calça, um casaco e uma camiseta de manga curta. Ela explicou que a ação busca oferecer condições e igualdade para todos os alunos, além de criar uma identidade própria para toda a rede municipal. NEURA ressaltou que todas as ações da Secretaria de Educação são pautadas pela qualidade e o uniforme e o kit escolar entregue no início do ano letivo são uma amostra disso.
O quadro Ponto e Contra Ponto do programa Boa Tarde Peperi discutiu na última semana a saída do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA do PSL. Ele juntamente com a vice-governadora, DANIELA REINEHR e o presidente JAIR BOLSONARO, além de diversos outros deputados disputaram a eleição de 2018 pela sigla e saíram vitoriosos do pleito daquele ano. Porém, com o passar dos anos, o próprio presidente do país e dezenas de outras lideranças acabaram deixando o partido e não foi diferente com CARLOS MOISÉS. A justificativa dada por ele no momento, foi que a filiação a um partido político o impossibilitava de executar ações importantes frente ao governo de Santa Catarina. Para MOISÉS, o foco agora é na gestão do estado e não ficar limitado a um partido político específico.
A saída do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA do PSL não deve abalar a relação e o respeito para com a região Extremo Oeste de Santa Catarina. A afirmação é do presidente do partido em São Miguel do Oeste, JOSÉ DRESCH. De acordo com ele, a sigla local não vai deixar de apoiar o governador, independente dele estar ou não na sigla. Ele comentou que não existe uma intenção no momento de deixar o partido no município e reforçou que vai continuar apoiando incondicional o governador. DRESCH salientou que a postura de CARLOS MOISÉS com a região também não deve mudar e o governador deve continuar atuando forte e investindo em obras e executando serviços nos mais diversos municípios.
O presidente da Câmara de Vereadores de São José do Cedro e presidente municipal do PSL, ENIO CAROSSI também vai continuar apoiando o governador CARLOS MOISÉS. Ele adiantou que o PSL municipal deve realizar uma reunião em breve para definir os rumos da sigla para as próximas eleições. O Boa Tarde Peperi também ouviu o deputado estadual do partido, ONIR MOCELIN. Ele lembrou que a saída do governador já era trabalhada e agora, CARLOS MOISÉS deve focar na Administração e conseguir o apoio dos demais partidos. Para MOCELIN, sem estar ligado a uma sigla, o governador terá mais liberdade e vai conseguir avançar ainda mais nos projetos para o estado de Santa Catarina.
A secretaria de Agricultura começou, nesta semana, a entrega do certificado de cadastro de imóvel rural. A informação é do secretário de Agricultura, ANTONIO ORSO. O documento pode ser retirado na secretaria ou pela internet. Todos os agricultores com propriedades rurais e cadastro no INCRA devem acessar o documento relativo ao ano de 2021. ORSO lembrou que o pagamento do CCR deve ser feito até o dia 17 de agosto sem cobrança de juros. O pagamento é anual e o não pagamento da taxa na rede bancária deixa o agricultor em situação de irregularidade, o que pode dificultar o acesso, por exemplo, a financiamentos bancários. O documento também é indispensável para a venda do imóvel.
Os vereadores de São Miguel do Oeste terão menos tempo para se manifestar nas sessões do legislativo a partir de hoje. A Câmara aprovou ontem a noite um projeto de resolução, de autoria da Mesa Diretora da Câmara, que trata dos tempos de fala dos vereadores. O projeto estabelece que os vereadores terão oito minutos para falar no grande expediente e para discutir projetos de lei, propostas orçamentárias, diretrizes orçamentárias, plano plurianual, prestação de contas e destituição de membro da mesa. O tempo anterior era de 15 minutos. O novo também impede a cessão de tempo de um orador para outro. O projeto foi aprovado por maioria, com votos contrários de CRIS ZANATTA e abstenção de GILMAR BALDISSERA.
A câmara de vereadores aprovou, em segundo votação, o projeto de lei que altera o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária através da abertura de um crédito adicional suplementar na importância de seis milhões 750 mil reais. O objetivo é reforçar dotações orçamentárias em razão de novos investimentos a serem realizados no decorrer do ano financeiro e a aquisição de bens e serviços destinados à preparação do Natal 2021. Do montante de recursos, três milhões e 800 mil reais serão para a Secretaria Municipal de Urbanismo, dois milhões e meio para a Secretaria Municipal de Obras e 450 mil para a Secretaria Municipal de Esportes e Cultura. A matéria foi aprovada em segunda votação ontem à noite.
Os vereadores MARCIO SANTIN do PT e VANIRTO CONRADT do PDT apresentaram uma indicação em plenário nesta terça-feira para que a prefeitura contrate técnicos agrícolas e agrônomos para prestar assistência à agricultura familiar. A justificativa dos vereadores é que os profissionais podem ajudar o produtor rural em atividades como preparo do solo, definição da época de plantio e colheita, tratamento da água, manejo integrado de pragas e doenças e outros atendimentos. Eles ressaltaram que os alimentos cultivados pela agricultura familiar garantem a subsistência do produtor, sendo a principal fonte de renda para essas pessoas. A indicação, aprovada ontem à noite, será enviada ao prefeito e ao secretário municipal de Agricultura.
A vereadora do PSD, MARLI DA ROSA, está sugerindo que o município instale caixas de água para captação da água da chuva nas praças Walnir Bottaro Daniel e Belarmino Annoni. A indicação com o pedido foi aprovada em plenário na noite de ontem. A intenção, segundo a vereadora, é instalar um sistema de captação de água da chuva e armazenamento em reservatórios para utilizar no próprio local. MARLI sugeriu o uso da água armazenada na limpeza dos banheiros ou para regar as flores e plantas em épocas de seca. A indicação será enviada ao prefeito e ao secretário de Urbanismo.
A câmara de São Miguel do Oeste também aprovou uma moção que pede a compra de vacinas contra a Covid para adolescentes com comorbidades. O pedido é de autoria do vereador NINI SCHARNOSKI. O vereador destacou que a inclusão das pessoas com idade acima de 12 anos na campanha de vacinação é necessária devido à nova cepa do coronavírus. Segundo NINI, essa variante tem apresentado alta transmissibilidade entre adolescentes. O vereador ressalta que as comorbidades deixam as crianças mais expostas e sensíveis ao risco. NINI comentou que o objetivo é proteger os jovens do vírus que vem assolando todo o mundo. A moção, aprovada por unanimidade, será enviada ao prefeito WILSON TREVISAN, ao governador CARLOS MOISÉS DA SILVA, ao secretário estadual da Saúde ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, e ao ministro da Saúde MARCELO QUEIROGA.
A secretaria de Saúde de Barra Bonita retomou a campanha da vacinação contra a Covid-19 nesta quarta-feira. A imunização hoje é para as pessoas de 37 anos e funcionários da indústria que foram previamente comunicados pelas agentes de saúde. Também nesta quarta-feira ocorre a aplicação da segunda dose para pessoas com comorbidades que também foram comunicadas pelas agentes. A vacinação começou as oito horas da manhã e será retomada a uma hora da tarde. As doses serão aplicadas até as cinco horas da tarde.
O governo de Santa Catarina informou nesta terça-feira que realizará a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 nos próximos dias na população maior de 18 anos em 10 municípios que fazem fronteira com a Argentina. Para isso, a Secretaria de Estado da Saúde pediu ao Ministério da Saúde mais de 24 mil doses. Os municípios de Bandeirante, Belmonte, Dionísio Cerqueira, Guaraciaba, Itapiranga, Paraíso, Princesa, Santa Helena, São José do Cedro e Tunápolis receberão as doses em um prazo ainda não divulgado pelo governo. Para realizar a vacinação nas 10 cidades catarinenses no público adulto que ainda não foi imunizado, o governo estadual solicitou ao Ministério da Saúde 24 mil 459 doses. Para o cálculo da população apta a ser vacinada, o estado levou em conta as estimativas do IBGE de 2020.
A preocupação da secretaria estadual de saúde é que a confirmação de casos de vaciantes do coronavírus na Argentina possa chegar a região. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, até o momento já foram confirmados 92 casos da variante Lambda e um caso da variante Delta no país vizinho. Dos 10 municípios que vão receber doses extras para vacinar a população em geral, Itapiranga é que o vai receber o maior quantitativo com seis mil 151 doses. Dionísio Cerqueira receberá quatro mil 960 e São José do Cedro quatro mil 529. Guaraciaba terá três mil 144 doses, Bandeirante terá 764 doses, Belmonte 878 e Paraíso vai receber 932 doses.
A audiência pública sobre a reforma da previdência realizada na segunda-feira pela Assembleia Legislativa deve resultar em uma série de emendas ao projeto original encaminhado pelo governo de CARLOS MOISÉS DA SILVA. A afirmação é do deputado MAURICIO ESKUDLARK. De acordo com ele, o encontro durou mais de cinco horas e serviu para ouvir as razões do governo e as preocupações dos servidores que serão afetados pelas mudanças. Os deputados tem até amanhã para a apresentar as emendas. ESKUDLARK disse que ficou evidente que o projeto de reforma precisa de alguns ajustes. Ele destacou que deve apresentar cinco emendas com base nas reivindicações apresentadas pelos servidores durante a audiência pública.
O encontro promovido pelos deputados para ouvir os servidores do estado a respeito da reforma da previdência teve quatro pontos centrais. Um deles é a idade mínima para aposentadoria que para homens sobe de 60 para 65 anos e ara mulheres, de 55 para 62. Os servidores da segurança não concordam. Outro ponto polêmico é a contribuição de 14 por cento que passa a ser cobrada dos inativos e pensionistas que ganham acima de um salário mínimo. Atualmente, a contribuição é cobrada de todos os ativos e dos inativos e pensionistas que ganham acima do teto. Outro ponto questionado pelos servidores, especialmente da segurança, é a pensão por morte que será alterada para 50 por cento do salário do servidor mais 10 por cento por dependente. As regras de transição para que está perto de se aposentar também foram criticadas pelos servidores.
De acordo com o deputado MAURICIO ESKUDLARK, a reforma da previdência estadual é uma necessidade, mas o servidor não pode ser penalizado nesse processo. Ele disse que se a previdência é deficitária, a culpa não pode ser colocadas no funcionalismo. Segundo o parlamentar, o governo de Santa Catarina deixou de tomar algumas decisões importantes que resultaram nesse problema. Por isso, segundo ESKUDLARK, não dá para punir e retirar direitos dos servidores.
A Polícia Militar de São Miguel do Oeste atendeu apenas uma ocorrência de destaque nas últimas 24 horas. Por volta das quatro horas da madrugada, uma guarnição da PM abordou um veículo na Willy Barth. Os três ocupantes do carro, duas mulheres e um homem, foram revistados. Em buscas no veículo, a PM localizou um cigarro de maconha. A droga foi apreendida e os policiais confeccionaram um Termo circunstanciado compromissando os envolvidos a comparecerem em audiência judicial para explicar a situação.
Um empresário de São José do Cedro foi vítima de furto e perdeu cerca de 20 mil reais na semana. De acordo com o delegado SANDRO ZANCANARO, um funcionário da empresa e uma mulher foram detidos no final de semana. Segundo a polícia, o funcionário repassou a informação para a mulher, que se apresentou como cliente, e elaconseguiu acessar o local onde o dinheiro estava guardado. O valor havia sido separado para o pagamento dos funcionários. O fato ocorreu na quarta-feira e os dois foram detidos no domingo. ZANCANARO disse que os suspeitos realizaram uma festa com o dinheiro furtado e também compraram alguns bens. Por isso, grande parte dos 20 mil foram gastos pelos suspeitos. A Polícia Civil investiga a participação de outras pessoas no furto.