ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 21-07-2021 Quarta-Feira

-BANCO MUNDIAL PREVÊ NOVE ANOS DE EFEITO NEGATIVO DA PANDEMIA SOBRE EMPREGO NO BRASIL

-MOISÉS SANCIONA LEI QUE PARCELA PAGAMENTO DE IMPOSTOS EM ATRASO

-CERTIFICADO DE CADASTRO DE IMÓVEL RURAL JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NO SETOR DO INCRA

-DEPUTADOS DEFENDEM PAUTAS REGIONAIS PARA INVESTIMENTOS

-PREFEITO E VICE PEDEM ALTERAÇÃO EM LEI ORGÂNICA PARA REDUZIR GASTOS PÚBLICOS

-MESMO COM RESTRIÇÕES, AULAS DE DANÇAS GAUCHESCAS SEGUEM NA REGIÃO

-TRÊS ACIDENTES ENVOLVENDO MOTO DEIXAM FERIDOS

-MULHER SE PASSA POR CLIENTE E FURTA 20 MIL REAIS DE EMPRESA DA REGIÃO


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens.A temperatura pode chegar a 20graus. A mínima das últimas horas foi de oito graus.Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 25 centavos. O euro está valendo seis reais e 18 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.


O novo primeiro-ministro do Haiti, ARIEL HENRY, pediu por "unidade nacional" nesta terça-feira ao assumir o governo do país após a morte do presidente JOVENEL MOÏSE, em sete de julho. Na segunda-feira, o premiê interino CLAUDE JOSEPH havia anunciado sua saída, abrindo espaço para a posse do médico e político de 71 anos. HENRY foi indicado por MOÏSE dois dias antes do assassinato do presidente. Ele se tornou o sétimo primeiro-ministro a tomar posse que foi nomeado pelo político. O funeral do presidente será na próxima sexta-feira.


O presidente interino do Mali, o coronel ASSIMI GOITA, foi vítima de uma tentativa de um ataque com faca nesta terça-feira, de acordo com a agência AFP. Segundo o relato de um repórter da agência que presenciou a cena, aparentemente o presidente não foi ferido. Duas pessoas tentaram apunhalar GOITA durante a celebração de um ritual islâmico em uma mesquita de Bamako, a capital do país. O presidente foi retirado da mesquita depois da tentativa de facada.


A variante delta do novo coronavírus continua a se espalhar pelos Estados Unidos e já é responsável por cerca de 83 por cento dos novos casos confirmados de Covid-19 no país. A porcentagem representa uma forte alta desde o começo do mês. Na semana de três de julho, a variante era responsável por cerca de 50 por cento dos casos sequenciados geneticamente. A cepa já é predominante em pelo menos 25 países, segundo dados do "Our World in Data", projeto ligado à Universidade de Oxford.


O presidente JAIR BOLSONARO indicou o atual procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS, para um novo mandato de dois anos no cargo – o atual vai até setembro. A indicação foi publicada na edição da madrugada desta quarta-feira no Diário Oficial da União. BOLSONARO havia antecipado na terça que indicaria ARAS novamente para o cargo. A indicação do procurador-geral da República é prerrogativa do presidente. Cabe ao Senado sabatinar o indicado e, em seguida, aprovar ou rejeitar a nomeação. A sabatina acontece na Comissão de Constituição e Justiça, e a votação, secreta, no plenário do Senado. Para poder ser reconduzido ao cargo, ARAS precisa de pelo menos 41 votos favoráveis.


O Ministro da Educação, MILTON RIBEIRO, defendeu nesta terça-feira, em pronunciamento de rádio e TV, o retorno às aulas presenciais em todo o país. Ele afirmou que o Brasil não pode continuar com as escolas fechadas gerando impacto negativo nestas e nas futuras gerações. Por lei, os estados têm autonomia para decidir sobre volta às aulas na rede estadual e os municípios, na rede municipal. RIBEIRO falou que o governo federal não tem autonomia sobre o tema. Segundo ele, "a vacinação de toda a comunidade escolar não pode ser condição para a reabertura das escolas". RIBEIRO destacou que a volta é uma "necessidade urgente". O ministro falou que o fechamento de escolas impõe "consequências devastadoras".


Relatório divulgado pelo Banco Mundial nesta terça-feira afirma que a crise econômica causada pela pandemia deve provocar efeito negativo sobre empregos e salários no Brasil por nove anos. Conforme o relatório "Emprego em crise: Trajetórias para melhores empregos na América Latina pós-Covid-19", os países da região costumam levar "muitos anos" para se recuperar quando há perda de emprego em crises econômicas. Além disso, ressalta o documento, as "grandes sequelas" tendem a persistir na região por muitos anos, levando os países da América Latina à redução "longa e expressiva" dos índices de emprego formal. De acordo com o IBGE, o desemprego no Brasil ficou em 14 vírgula sete por cento no trimestre encerrado em abril e se manteve em patamar recorde, atingindo 14 milhões e 800 mil pessoas.


A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina confirmou nesta terça-feira a identificação de cinco casos importados, ou seja, com transmissão fora do estado, da variante delta do coronavírus. Segundo o órgão, tratam-se de amostras vindas de cinco tripulantes do navio M/V ARISTIDIS, que se encontra ancorado próximo ao porto de São Francisco do Sul, no Norte catarinense. Ao todo, 22 tripulantes estão no navio, 14 deles positivaram para a doença em 13 de julho. Dentre eles, seis precisaram de internação hospitalar por apresentarem sintomas moderados e foram encaminhados para o município de Joinville, na mesma região.


Um protesto dos servidores da Segurança Pública de Santa Catarina bloqueou, na tarde desta terça-feira, o trânsito em duas das três pontes que ligam a Ilha ao Continente em Florianópolis. Pouco depois das quatro e meia da tarde, o fluxo de veículos foi liberado. A manifestação está ligada à reforma da previdência estadual. Participaram da manifestação policiais civis, agentes socioeducativos, servidores da polícia penal e do Instituto Geral de Perícias. Segundo a Associação dos Delegados de Polícia do Estado, o governo do estado não olhou para segurança pública civil com dignidade e justiça e entidade quer uma transição justa e uma idade mínima na reforma da previdência.


O governador CARLOS MOISÉS sancionou nesta terça-feira a lei que institui o Programa de Recuperação Fiscal que viabiliza o pagamento de tributos em atraso com descontos de juros e multas para dívidas que venceram entre março e dezembro de 2020. A lei contempla débitos de ICMS, IPVA e o imposto sobre herança. Com a sanção, as medidas já estão em vigor. Para pagamento de débito parcelado em até 60 vezes, o desconto será de 30 por cento de multas e juros e para parcelamento em até 48 vezes mensais, o desconto sobe para 50 por cento. Os pagamentos em até 36 vezes têm desconto de 60 por cento e em 24 vezes, o abatimento chegará a 75 por cento. Em 12 meses, o desconto é de 80 por cento e quem optar por parcela única terá o desconto maior, de 90 por cento.


-CERTIFICADO DE CADASTRO DE IMÓVEL RURAL JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NO SETOR DO INCRA

-DEPUTADOS DEFENDEM PAUTAS REGIONAIS PARA INVESTIMENTOS

-PREFEITO E VICE PEDEM ALTERAÇÃO EM LEI ORGÂNICA PARA REDUZIR GASTOS PÚBLICOS

-MESMO COM RESTRIÇÕES, AULAS DE DANÇAS GAUCHESCAS SEGUEM NA REGIÃO


A secretaria de Agricultura de Santa Catarina estuda novas cultivares para suprir a necessidade do milho. Essa dependência do grão levou a Epagri a procurar novas alternativas. O comentário é do secretário estadual, ALTAIR SILVA. Conforme o secretário, um dos cultivares é o que um Azevém Auto Vale está em estudo desde o ano passado. O cultivo possui um ciclo longo, alta capacidade de rebrote, adaptação para diferentes realidades climáticas e ótima produção de matéria verde. Algumas propriedades da região Oeste já estão sendo usadas como experiência. Segundo SILVA, outras culturas estão sendo testadas, como no caso de trigo para produção de silagem. Ele mencionou que a finalidade é que o produtor possa ter mais renda com os cereais de inverno, quebrando os paradigmas de produção.


O milho também deve se estabilizar referente ao preço atualmente. Um dos motivos do alto preço se deve pela altíssima procura do grão por diversos países. O secretário de Agricultura catarinense, ALTAIR SILVA, citou que o estado tem um déficit e é preciso pensar novas alternativas para a produção animal. Ele lembrou programas para incentivo para a produção no estado, pois hoje produzimos metade do que consumimos. SILVA mencionou ainda que o programa Terra Boa terá o investimento de 23 milhões de reais para aquisição da semente de milho. Explica que o incentivo à produção é devido aos altos custos para a chegada do grão no estado. Defende que é mais barato produzir milho do que importar. O produtor pode esclarecer as dúvidas nos escritórios da Epagri.


O governo estadual está investindo em programas de captação de água e preservação de mananciais em propriedades rurais. Segundo ALTAIR SILVA, serão investidos 300 milhões de reais nos próximos três anos, em dois programas. O Investe Agro SC, de até 150 mil reais, e o Prosolo e Água SC, com até 130 mil reais. Conforme o secretário, aproximadamente 70 milhões de reais devem ser investidos ainda neste ano. O secretário disse que este é um programa para resolver este enorme desafio de um dos principais setores da economia catarinense, que é a agricultura. A reservação de água fará com que os produtores tenham independência para produzir, e que os períodos de estiagem possam ser enfrentados com maior tranquilidade. Os produtores que conseguirem proteger as fontes e reservar água certamente vão garantir a produção do ano inteiro.


Hospital de São João do Oeste amplia atendimento com ortopedia e oftalmologia. A informação é do secretário da Saúde, MAURO BARELLA. De acordo com ele, o Hospital Santa Casa Rural tem novas especialidades. O secretário relata intenso trabalho com audiências em Florianópolis para viabilizar contrato entre a Secretaria Estadual da Saúde e o Hospital de São João do Oeste. Conforme BARELLA, foi assinado contrato com participação do presidente da unidade de saúde, JOSÉ ORLANDO KUHN, e da administradora LIANE SCHNEIDERS. A contratualização tem destaque para novas referências de oftalmologia e ortopedia, com abrangência de serviços ambulatoriais e cirurgias para a população do município e da região.


22 municípios farão parte do projeto de cirurgias em São João do Oeste. O secretário da Saúde, MAURO BARELLA, enaltece o trabalho em conjunto para a efetivação dos serviços. Ressalta que esta conquista é fruto de muito trabalho e vai contar com uma equipe de profissionais dispostos em contribuir para um salto de qualidade em saúde no município e região. De acordo com o secretário, já estão sendo organizados mutirões de cirurgias para as próximas semanas, com procedimentos nas áreas de oftalmologia e ortopedia. BARELLA chama atenção que estas especialidades dependem de grande demanda e por isso é fundamental a união dos 22 municípios que farão parte deste projeto. O secretário da Saúde de São João do Oeste lembra que o Hospital Santa Casa Rural possui moderno centro cirúrgico e condições de atender todas as exigências da vigilância sanitária.


A responsável do setor do Incra de Descanso, JOSMARI WANDSCHER, informa que o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), que corresponde ao exercício de 2021, já pode ser retirado no setor, localizado na prefeitura. Os proprietários de imóveis rurais também tem a opção deacessar o certificado pelo site do Incra. JOSMARI reitera que o CCIR de 2021 substitui o exercício de 2020, porém ele só é válido a partir da quitação da taxa de serviços cadastrais, que ocorre por meio do recolhimento de uma guia da União, feita no próprio setor do Incra. A responsável do setor em Descanso destaca que o CCIR é indispensável quando o proprietário quer legalizar em cartório alterações no registro, como transferência, agendamento, hipoteca, fazer desmembramento ou qualquer ação com o imóvel rural.


JOSMARI WANDSCHER observa que os valores mudam de acordo com a quantidade de área de cada proprietário, por isso defende que é essencial as pessoas atualizarem o cadastro. O prazo para pagamento do CCIR é até 17 de agosto, sem cobrança de juros e correção. Caso o proprietário de imóvel rural não efetuar até esta data, deve retornar ao setor do Incra, para pegar guia com nova data, que conterá os valores de multa e juros calculados pelo sistema.


Deputados defendem pautas regionais para investimentos. Distribuição de energia elétrica está entre as prioridades. O coordenador da Bancada do Oeste, deputado FABIANO DA LUZ, afirma que é uma demonstração de maturidade dos deputados o trabalho em conjunto que vem sendo desenvolvido. Considera que é a melhor forma de solucionar gargalos que não são individuais, sim coletivos. Rodovias são as principais pautas e o assunto que ganha destaque, porém outras ações estão recebendo atenção especial. O deputado chama atenção para a necessidade de alto investimento em energia elétrica trifásica para atender a demanda do agronegócio.


FABIANO DA LUZ informa que está sendo cobrado um cronograma para resolver este gargalo que impede maior investimento por parte dos produtores rurais. Cita que o governo do estado repassou 178 milhões de reais para a Celesc que precisa fazer investimento de igual valor ou ainda maior para o proporcionar eficiência energética. O coordenador da Bancada do Oeste lembra que a Celesc faturou 518 milhões de reais em 2020 e possui condições de atender a demanda. De acordo com FABIANO DA LUZ, no dia 10 de agosto a Bancada do Oeste terá reunião com a diretoria da Celesc para definir um plano de investimentos na região Extremo Oeste. Salienta que a região possui geração de energia e tem consumo, falta rede de distribuição que é de responsabilidade da Celesc.


Em relação à rodovia 163, FABIANO DA LUZ explica que ela estava em fase de federalização, por isso ficou em segundo plano para o governo do estado fazer investimentos nela. Como o governo federal decidiu não federalizar, no entanto, ela voltou ao estado e entrou nas prioridades. O governo catarinense deverá lançar o projeto para em seguida licitar a recuperação da rodovia, que está em estágio mais atrasado em relação às demais. O deputado comenta que na última semana técnicos do Deinfra fizeram nova vistoria no trecho entre Iporã do Oeste e Itapiranga, com objetivo de fazer recapeamento. Segundo DA LUZ, trata-se de uma medida paliativa, que seria passar máquina específica para tirar a camada de asfalto e substituir por uma nova. Dessa forma, pelo menos até o projeto estar concluído para revitalização, ele teria condições de trafegabilidade com segurança. Comenta-se em valores entre 17 e 20 milhões de reais nesta rodovia. O parlamentar espera que neste sábado, quando o governador estiver em Itapiranga e São José do Cedro, que ele deve anuncie algo nesse sentido, até que o projeto esteja concluído.


O prefeito de Santa Helena, BLÁSIO HICKMANN, juntamente com o vice ROBERTO PALUDO, encaminharam ao Legislativo um pedido de mudança na lei orgânica municipal, abrindo mão do benefício que confere direito ao recebimento de um terço do valor das férias. A medida, viabilizada pelo artigo 106 do município, uma lei de 2010, permitia este benefício exclusivamente para o prefeito e o vice. Segundo HICKMANN, além de ser uma lei com mais de dez anos de atraso na revisão, ela não estava contemplada no estatuto de servidores do município. Por este motivo, o pagamento de um terço das férias para o prefeito e o vice não vinha sendo praticado, o que resultou em ações judiciais. Ao final do processo, por conta dos juros com o atraso do pagamento, elevava muitos os valores dos benefícios, o que onerava ainda mais os cofres públicos.


Neste sentido, o prefeito e o vice de Santa Helena solicitaram aos vereadores que retirassem o subsídio de um terço do valor das férias. O prefeito salienta que ao rejeitar estas regalias, o município está dando exemplo diferente. Em outras instâncias do poder público, segundo HICKMANN, os políticos aprovam cada vez mais leis que atendem apenas vantagens particulares. Conforme BLÁSIO HICKMANN, para aqueles que já foram prefeito ou vice, o direito a esse adicional encerra depois de cinco anos. A partir da alteração na lei orgânica, o atual prefeito e vice já não terão mais direito ao benefício de um terço de férias, nem os próximos que serão eleitos.


As danças tradicionalistas gauchescas voltam a ocorrer em Iporã do Oeste e região, com restrições devido à pandemia da Covid-19. Segundo o médico veterinário e instrutor LUIZ VEDOVATTO, que desde a infância participa de CTGs, a dança tradicionalista promove grande desenvolvimento pessoal e melhor desempenho em outras atividades, pois a pessoa se sente mais segura no que faz, inclusive na vida profissional. Além disso, o CTG, que é o ambiente onde acontecem as danças, faz a pessoa aprender respeito e trabalho em grupo, desde cedo. Destaca que inclusive existem famílias que se criaram dentro do CTG, como é o caso do próprio instrutor de Iporã do Oeste. VEDOVATTO detalha que os grupos de dança tradicionalista compreendem integrantes desde os cinco anos, que são do nível pré-mirim, e avança para o mirim, juvenil, adulto, veterano e xirú.


A organização das danças é feita de acordo com a idade da pessoa. No pré-mirim as coreografias são mais simples, para as crianças pegarem o gosto e aprenderem a dançar. Mais tarde, no juvenil, dos 12 aos 18 anos, existe uma gama de danças mais abrangentes no quesito de interação do par. Algumas danças já são um pouco mais românticas, à medida que o jovem chega aos 18 anos. A dança tradicionalista gaúcha tem suas origens em 1947, e ainda se reconstitui. Entre elas, existem ritmos como vaneira, xote, bugio e chamamé, que envolvem sapateios, sarandeios, danças enlaçadas ou mais soltas. VEDOVATTO enfatiza que grande parte das aulas compreende dança individual, com cadeiras que demarcam o espaçamento de um metro. Por isso, elas podem ser realizadas mesmo durante a pandemia. A única diferença é que agora os dançarinos ficam um pouco mais afastados, em um metro e meio.


LUIZ VEDOVATTO é instrutor de danças gauchescas em Iporã do Oeste e municípios vizinhos, como Tunápolis e Descanso, com aulas sempre à noite. No caso de Iporã do Oeste, é nas terças-feiras, das 19h às 19h30, para os pré-mirins, que são os iniciantes. Das 19h30 até as 21h tem o grupo mirim, para a faixa etária de até 13 anos, e das 21h até as 22h é para os veteranos. Em Iporã do Oeste não há grupo juvenil, porém o CTG pretende renovar assim que possível. Em Descanso as danças iniciaram há duas semanas, pois antes a situação da pandemia estava mais delicada no município, e por bom senso, o CTG optou por não fazer para evitar colocar as pessoas em risco. O horário das danças é o mesmo de Iporã do Oeste, nas segundas-feiras, das 19h até as 22h. Já em Tunápolis apenas tem os grupos mirim e juvenil, nas quartas. O CTG também convida os adultos a participarem.


O instrutor de danças lembra que na região existe o Festival Regional da Cultura Gaúcha, que até antes da pandemia ocorria em cinco etapas distintas. Algumas delas inclusive ocorriam em Iporã do Oeste, e Descanso. O Festival reunia em torno de 65 grupos de dança tradicionalista da região. LUIZ VEDOVATTO ressalta que as aulas são gratuitas, por isso convida a todos para participarem, inclusive tragam as crianças. No caso de Iporã do Oeste, em tempos normais é cobrada taxa de 15 reais mensais, para gastos com entreveros e programações em outros locais, e também para manutenção do clube. O objetivo é voltar a realizar eventos com o avanço da vacinação contra Covid.


-TRÊS ACIDENTES ENVOLVENDO MOTO DEIXAM FERIDOS; UM CONDUTOR FOI AUTUADO AO RECUSAR TESTE DO BAFÔMETRO

-MULHER SE PASSA POR CLIENTE E FURTA 20 MIL REAIS DE EMPRESA DA REGIÃO


Pasta contendo dinheiro é extraviada no centro de Guaraciaba. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Guaraciaba está procurando por uma pasta extraviada na tarde desta segunda-feira, entre as Ruas Padre Aurélio Canzi e Rui Barbosa, até proximidades do trevo do município. De acordo com o Sindicato, na pasta havia certa quantidade em dinheiro além de documentos. O Sindicato dos Trabalhadores rurais está oferecendo uma recompensa no valor de mil reais para quem devolver a pasta. O boletim de ocorrências foi lavrado informando o extravio. A Polícia está analisando imagens de videomonitoramento a fim de localizá-la. O sindicato pede a quem encontrar que leve até a delegacia de polícia ou ligar para a entidade.


O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste atendeu por volta das 11h30 da noite de ontem, um princípio de incêndio na Rua Rio de Janeiro, há 350 metros do Hospital Nossa Senhora das Mercês. A moradora, de 26 anos, relatou que deixou uma panela de comida aquecendo no fogão a gás e deitou junto com as crianças na cama, quando adormeceu. Ela acordou com cheiro de fumaça no segundo piso da edificação de 180m², enquanto na parte térrea não havia morador. Quando os bombeiros chegaram, a mulher e as quatro crianças já estavam fora da residência, que se encontrava tomada pela fumaça. A energia elétrica já havia sido desativada e o fogo no fogão já estava apagado, mas ainda havia muita fumaça, principalmente na cozinha. Os bombeiros fizeram os procedimentos para dissipar a fumaça e liberaram o local. Ninguém precisou de atendimento médico.


Já a guarnição do Corpo de Bombeiros de Itapiranga socorreu vítimas de dois acidentes de trânsito, também ocorridos ontem. Por volta do meio dia houve acidente na Rua 25 de Julho, esquina com a Maximiliano Leon. Uma jovem de 20 anos conduzia uma motocicleta Honda CG e foi atingida por um veículo Creta que era dirigido por uma mulher de 43 anos. A jovem sofreu escoriações na perna direita, foi atendida e conduzida ao Hospital de Itapiranga. Outro acidente foi uma queda de motocicleta em Linha Macuco, interior de São João do Oeste por volta das 18 horas e 40 minutos. O motociclista de uma Honda CG, de 41 anos, relatou que sofreu a queda ao atropelar uma novilha que estava solta na estrada. O homem sofreu escoriações e foi conduzido ao Hospital de São João do Oeste.


Outro acidente, também na tarde de ontem, ocorreu na Linha União da Serra, em Iporã do Oeste. A Polícia Militar atendeu uma queda de motocicleta Yamaha XTZ 150 Crosser, por volta das 17h20. O motociclista, de 41 anos, foi encaminhado ao hospital pelo Corpo de Bombeiros, com lesões no rosto. A guarnição da PM lavrou boletim de ocorrência e já no hospital, após sentir odor etílico no motociclista, ofereceu teste de bafômetro. O condutor se negou a fazer e foi autuado pela recusa.


Mulher se passa por cliente e furta cerca de 20 mil de empresa na região. Um empresário de São José do Cedro foi vítima de furto e perdeu cerca de 20 mil reais. O fato ocorreu na última quarta-feira, segundo o delegado da comarca, SANDRO ZANCANARO. Alguns funcionários da empresa sabiam onde o dinheiro era guardado para pagamento de fornecedores e colaboradores. Para conseguir realizar o furto, um dos trabalhadores do local solicitou ajuda a uma amiga. O funcionário disse para essa mulher se passar por cliente, pois desta forma teria acesso ao local próximo onde o dinheiro estava guardado. Já na empresa, a mulher pediu para ir ao banheiro, mas acabou mudando o percurso e se deslocando até a sala onde estava o montante. Ela teve êxito no furto e levou cerca de 20 mil reais.


Na quinta-feira a Polícia Civil já estava de posse das informações sobre o ocorrido e pediu para que o Judiciário emitisse mandado de busca e prisão contra a mulher identificada, o que foi prontamente atendido pela Justiça. Ao prender a suspeita do crime, a mulher já havia se evadido do endereço obtido pela Polícia Civil. Na noite de sábado, a mulher voltou para São José do Cedro e pela manhã de domingo a Polícia Civil cumpriu o mandado de prisão contra ela. Apenas uma parte dos 20 mil reais foi recuperada pelos policiais, pois ele foi dividido pela metade entre os dois envolvidos. A delegacia também identificou o funcionário que forneceu as informações à mulher, sendo ele também preso. O delegado SANDRO ZANCANARO acredita que os envolvidos fazem parte de uma quadrilha. Ele destaca que isso se deve a suspeita de envolvimento de outras pessoas. Além disso, comenta que os suspeitos realizaram festa com o dinheiro furtado, como também compraram alguns bens. Por isso, grande parte dos 20 mil já foram gastos pelos criminosos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.