De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 25 centavos. O euro está valendo seis reais e 18 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O novo primeiro-ministro do Haiti, ARIEL HENRY, pediu por "unidade nacional" nesta terça-feira ao assumir o governo do país após a morte do presidente JOVENEL MOÏSE, em sete de julho. Na segunda-feira, o premiê interino CLAUDE JOSEPH havia anunciado sua saída, abrindo espaço para a posse do médico e político de 71 anos. HENRY foi indicado por MOÏSE dois dias antes do assassinato do presidente. Ele se tornou o sétimo primeiro-ministro a tomar posse que foi nomeado pelo político. O funeral do presidente será na próxima sexta-feira.
O presidente interino do Mali, o coronel ASSIMI GOITA, foi vítima de uma tentativa de um ataque com faca nesta terça-feira, de acordo com a agência AFP. Segundo o relato de um repórter da agência que presenciou a cena, aparentemente o presidente não foi ferido. Duas pessoas tentaram apunhalar GOITA durante a celebração de um ritual islâmico em uma mesquita de Bamako, a capital do país. O presidente foi retirado da mesquita depois da tentativa de facada.
A variante delta do novo coronavírus continua a se espalhar pelos Estados Unidos e já é responsável por cerca de 83 por cento dos novos casos confirmados de Covid-19 no país. A porcentagem representa uma forte alta desde o começo do mês. Na semana de três de julho, a variante era responsável por cerca de 50 por cento dos casos sequenciados geneticamente. A cepa já é predominante em pelo menos 25 países, segundo dados do "Our World in Data", projeto ligado à Universidade de Oxford.
O presidente JAIR BOLSONARO indicou o atual procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS, para um novo mandato de dois anos no cargo – o atual vai até setembro. A indicação foi publicada na edição da madrugada desta quarta-feira no Diário Oficial da União. BOLSONARO havia antecipado na terça que indicaria ARAS novamente para o cargo. A indicação do procurador-geral da República é prerrogativa do presidente. Cabe ao Senado sabatinar o indicado e, em seguida, aprovar ou rejeitar a nomeação. A sabatina acontece na Comissão de Constituição e Justiça, e a votação, secreta, no plenário do Senado. Para poder ser reconduzido ao cargo, ARAS precisa de pelo menos 41 votos favoráveis.
O Ministro da Educação, MILTON RIBEIRO, defendeu nesta terça-feira, em pronunciamento de rádio e TV, o retorno às aulas presenciais em todo o país. Ele afirmou que o Brasil não pode continuar com as escolas fechadas gerando impacto negativo nestas e nas futuras gerações. Por lei, os estados têm autonomia para decidir sobre volta às aulas na rede estadual e os municípios, na rede municipal. RIBEIRO falou que o governo federal não tem autonomia sobre o tema. Segundo ele, "a vacinação de toda a comunidade escolar não pode ser condição para a reabertura das escolas". RIBEIRO destacou que a volta é uma "necessidade urgente". O ministro falou que o fechamento de escolas impõe "consequências devastadoras".
Relatório divulgado pelo Banco Mundial nesta terça-feira afirma que a crise econômica causada pela pandemia deve provocar efeito negativo sobre empregos e salários no Brasil por nove anos. Conforme o relatório "Emprego em crise: Trajetórias para melhores empregos na América Latina pós-Covid-19", os países da região costumam levar "muitos anos" para se recuperar quando há perda de emprego em crises econômicas. Além disso, ressalta o documento, as "grandes sequelas" tendem a persistir na região por muitos anos, levando os países da América Latina à redução "longa e expressiva" dos índices de emprego formal. De acordo com o IBGE, o desemprego no Brasil ficou em 14 vírgula sete por cento no trimestre encerrado em abril e se manteve em patamar recorde, atingindo 14 milhões e 800 mil pessoas.
A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina confirmou nesta terça-feira a identificação de cinco casos importados, ou seja, com transmissão fora do estado, da variante delta do coronavírus. Segundo o órgão, tratam-se de amostras vindas de cinco tripulantes do navio MV ARISTIDIS, que se encontra ancorado próximo ao porto de São Francisco do Sul, no Norte catarinense. Ao todo, 22 tripulantes estão no navio, 14 deles positivaram para a doença em 13 de julho. Dentre eles, seis precisaram de internação hospitalar por apresentarem sintomas moderados e foram encaminhados para o município de Joinville, na mesma região.
Um protesto dos servidores da Segurança Pública de Santa Catarina bloqueou, na tarde desta terça-feira, o trânsito em duas das três pontes que ligam a Ilha ao Continente em Florianópolis. Pouco depois das quatro e meia da tarde, o fluxo de veículos foi liberado. A manifestação está ligada à reforma da previdência estadual. Participaram da manifestação policiais civis, agentes socioeducativos, servidores da polícia penal e do Instituto Geral de Perícias. Segundo a Associação dos Delegados de Polícia do Estado, o governo do estado não olhou para segurança pública civil com dignidade e justiça e entidade quer uma transição justa e uma idade mínima na reforma da previdência.
O governador CARLOS MOISÉS sancionou nesta terça-feira a lei que institui o Programa de Recuperação Fiscal que viabiliza o pagamento de tributos em atraso com descontos de juros e multas para dívidas que venceram entre março e dezembro de 2020. A lei contempla débitos de ICMS, IPVA e o imposto sobre herança. Com a sanção, as medidas já estão em vigor. Para pagamento de débito parcelado em até 60 vezes, o desconto será de 30 por cento de multas e juros e para parcelamento em até 48 vezes mensais, o desconto sobe para 50 por cento. Os pagamentos em até 36 vezes têm desconto de 60 por cento e em 24 vezes, o abatimento chegará a 75 por cento. Em 12 meses, o desconto é de 80 por cento e quem optar por parcela única terá o desconto maior, de 90 por cento.
Esforço conjunto viabiliza mais três capacetes Elmo para Fundação Hospitalar São Lourenço. Uma parceria entre Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pato Branco, Atlas Eletrodomésticos e Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste, a Fundação Hospitalar São Lourenço foi beneficiada com três novos capacetes Elmo para o tratamento de pessoas acometidas com a Covid-19. Com a nova doação, o hospital lourenciano passa a operar com cinco capacetes. GILBERTO WOLFARTH – Gerente executivo da Acislo ,lembra que Um deles foi adquirido pelo próprio hospital e o outro foi doado por um empresário, o qual prefere manter o anonimato. Os dois primeiros equipamentos estão em funcionamento desde abril.
O Capacete Elmo é feito com silicone e PVC, o dispositivo foi desenvolvido para oferecer oxigênio em alto fluxo para o paciente internado. O equipamento envolve toda a cabeça do paciente e é fixado no pescoço em uma base que veda a passagem de ar. Com a aplicação de oxigênio e ar comprimido, o Elmo gera uma pressão positiva (em relação à pressão atmosférica) que ajuda pacientes com dificuldade de oxigenação. Dessa forma, é indicado para o tratamento de pacientes com quadro clínico leve e moderado, mas também auxilia casos que começam a evoluir para gravidade, de modo a evitar também a intubação do paciente. O capacete também proporciona que o gás carbônico não seja expelido no ambiente, o que é mais uma vantagem. Não havendo contaminação, o aparelho garante a maior segurança dos profissionais de saúde.
Região apresenta diminuição na contaminação por coronavírus. A enfermeira da vigilância em saúde de Palma Sola - EDITE CIRINO atribui essa melhora a conscientização da população com as medidas de segurança e também a vacinação, que está acelerada. O município já aplica a primeira dose em pessoas com 37 anos ou mais. Se continuar nesse ritmo, até a metade de agosto todos acima de 18 anos deverão ser vacinados. A enfermeira informa que isso só depende do recebimento das novas doses, pois assim que encerrada a imunização de um grupo, uma nova faixa-etária já começa a receber a vacina.
População tem muita vontade de se vacinar em Palma Sola. Como conta a enfermeira da vigilância em saúde de Palma Sola - EDITE CIRINO, a procura pela imunização é grande assim que fica disponível para um novo grupo. A aplicação da segunda dose também está acontecendo sem dificuldade. Ela percebeu que a população entende a necessidade e volta para completar a imunização. EDITE conta que a última remessa de vacinas que Palma Sola recebeu foi de 125 doses. Ela coloca o telefone 3652-3270 a disposição para tirar dúvidas, mas comenta que as questões também podem ser respondidas na unidade de saúde.
Palma Sola dá destaque ao meio ambiente com ações de regularização de fossas. A engenheira ambiental VITÓRIA DE LEON traz dados do ano passado, quando um diagnóstico indicou que 90 por cento das fossas de Palma Sola são irregulares. A partir desse estudo foi iniciado um trabalho para regularizar essa situação, que começou com a criação de um decreto exigindo projeto sanitário e fossa regular para a construção de uma nova residência. O decreto exige tratamento com fossa séptica, filtro e sumidouro, e determina que a prefeitura faça vistorias para garantir que o sistema foi implantado corretamente.
Resíduos sólidos de Palma Sola serão tratados por empresa especializada. Conforme a engenheira ambiental VITÓRIA DE LEON, a empresa responsável pela gestão dos resíduos sólidos já foi contratada e fez o primeiro diagnóstico do município. Segundo ela, a análise constatou que o maior volume do município pode ser dividido em resíduos da saúde, construção civil e residencial orgânica e inorgânica. A partir disso será agendada uma segunda data para a empresa ir até Palma Sola, quando será feita uma reunião para definir qual o destino desses resíduos.
Medidas sanitárias desenvolvidas por Palma Sola além de ajudar o meio ambiente, trazem recursos para o município. As ações auxiliam no desenvolvimento local e causam uma boa visão de Palma Sola, de âmbito federal de onde vem recursos para investir no meio ambiente. A engenheira ambiental VITÓRIA DE LEON explica que as fossas irregulares são um grande problema, pois o resíduo não tratado infiltra na terra podendo levar aos lençóis freáticos, organismos causadores de doenças. Caso isso chegue ao sub solo, o problema pode ir através da água para outras pessoas. Segundo ela, essa regularização é algo que acontece devagar, e que depende muito da colaboração da comunidade.
Primeiro prefeito de Santa Terezinha do Progresso era vereador na época da emancipação. ITACIR DETOFOL conta que o processo todo não deu muito trabalho porque o então governador PAULO AFONSO VIEIRA queria desmembrar os maiores municípios de Santa Catarina. Lembra que a Comissão Emancipacionista trabalhou junto e firme com o único objetivo de criar o novo município, entendendo ser a melhor solução para dar mais qualidade de vida aos moradores. Em 96 o governador assinou a lei e no ano seguinte DETOFOL vencia a primeira eleição. O percurso da comunidade de Santa Terezinha a cidade de Campo Erê era feito em 40 quilômetros de estrada de chão.
A primeira ação de ITACIR DETOFOL frente a prefeitura foi construir um pontilhão que havia sido levado pela enxurrada. Isso aconteceu no quilômetro 7, trecho que liga a cidade de Santa Terezinha a comunidade de Campo Grande. A localidade tinha ficado ilhada. Santa Terezinha tem vários rios que cortam o território e na época só existiam pontilhões em madeira, nada em concreto. O ex-prefeito, que reside na cidade, conta que para abrir estradas no interior, o Estado cedeu um trator, porque a prefeitura não tinha ainda nem cadeiras para sentar. Transporte era por carroça ou no lombo de cavalo. Para funcionar a prefeitura foi preciso alugar uma casa.
A primeira grande festa de Santa Terezinha do Progresso teve a presença do governador do Estado e deputados. O então prefeito ITACIR DETOFOL foi o anfitrião de um evento para lançar o Programa Viva Luz. Quatrocentas famílias ainda não tinham energia elétrica em suas propriedades. O ex-prefeito comenta que hoje a cidade está praticamente toda pavimentada, com iluminação pública de primeira e com duas tores de celular. DETOFOL reconhece que cada administração fez sua para o crescimento de Santa Terezinha do Progresso.
MARCOS VIEIRA confirma agenda com Governador MOISÉS no Grande Oeste. O deputado confirma que o Governador CARLOS MOISÉS, juntamente com seus principais secretários, participará de uma extensa agenda de liberação de recursos e editais no Alto Uruguai, Oeste e no Extremo Oeste. A comitiva percorrerá a região a partir de hoje iniciando por Concórdia. De acordo com o deputado, na bagagem, o governador levará anúncios que são aguardados por mais de três décadas pelas comunidades. Amanhã estará em Abelardo Luz, para entrega da licitação para a pavimentação da rodovia entre o município e Passos Maia.
Ainda amanhã, a comitiva passará por São Lourenço do Oeste, quando será lançado o edital para o Contorno viário, uma obra estimada em 20 milhões e encerra o dia em Chapecó. Já na sexta-feira, o governador MOISÉS e sua comitiva chegam em São José do Cedro. O secretário de Infraestrutura do Estado THIAGO VIEIRA vai levar para o Governador MOISÉS assinar o edital para o acesso de Princesa para São José do Cedro. Encerra o dia em Maravilha, onde fará entrega de emendas que vão beneficiar o Hospital São José e a Rede Feminina de Combate ao Câncer. O grande roteiro se encerra no sábado, na cidade de Itapiranga, onde será anunciado a duplicação da Avenida Uruguai, uma obra no valor de 12 milhões.
MARCOS VIEIRA ressaltou o compromisso do Governador MOISÉS e dos seus Secretários de Estado, especialmente como o de Infraestrutura THIAGO VIEIRA e da Saúde, ANDRÉ MOTA. O deputado frisou que em conjunto, as autoridades estão trabalhando para levar obras importantes para todas as regiões do Estado, obras de custo elevado, fruto de muito trabalho de várias partes, entre elas a Bancada do Oeste da Alesc, na qual o parlamentar faz parte desde sua criação.
ROTAM apreende arma de fogo e prende foragido da Justiça. A prisão ocorreu na madrugada de hoje, quando os policiais foram atender denúncias de aros de arma de fogo na rua Avestruz, bairro Padre Ulrico. A ROTAM abordou algumas pessoas que estavam reunidas numa casa, e durante a identificação, perceberam que contra um deles havia mandado de prisão por roubo e homicídio. Na sequência foram abordados outros dois que fugiram pela Rua Codorna, abandonando um revólver calibre 38, carregado com seis cartuchos. Um deles assumiu a propriedade da arma. Foram apreendidos ainda 3 cartuchos calibre 38 e três cartuchos calibre 45. Os envolvidos, armas e munições foram encaminhados para a 19ª Subdivisão de Polícia.
Acidente de trânsito deixa mulher ferida em Francisco Beltrão. A colisão entre um automóvel e uma motocicleta, aconteceu no final da tarde de ontem, na Avenida Antônio Silvio Barbieri. A condutora da moto de 41 anos, teve ferimentos e foi levada pelo Corpo de Bombeiros para receber atendimento médico. A Polícia Militar também atendeu a ocorrência.
Colisão entre veículos deixa uma pessoa ferida na SC-157. A batida aconteceu em São Lourenço do Oeste, por volta da uma e meia da tarde de ontem. Conforme os bombeiros, o acidente foi próximo a comunidade Sant'Ana da Bela Vista e envolveu um Fiat Uno com placas de Chapecó, e um Fox de São Lourenço. O motorista do Fox teve ferimentos no braço e foi levado para a UPA 24 horas, e o condutor do uno não se feriu. As causas do acidente não foram informadas.