-BANCO MUNDIAL PREVÊ NOVE ANOS DE EFEITO NEGATIVO DA PANDEMIA SOBRE EMPREGO NO BRASIL
-MOISÉS SANCIONA LEI QUE PARCELA PAGAMENTO DE IMPOSTOS EM ATRASO
-REGIONAL DE SAÚDE SE REÚNE PARA DFINIR CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA COVID
-HOSPITAIS SOFREM COM FALTA DE RECURSOS MESMO COM A RETOMADA DE CIRURGIAS ELETIVAS
-TRADICIONAL FEIJOADA DO ANIVERSÁRIO DE MUNICÍPIO SERÁ EM FORMATO DRIVE-THRU
-NOVA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA SERÁ INAUGURADA NOS PRÓXIMOS DIAS
-DIAS DE INTENSO FRIO REQUER ATENÇÃO DOS PRODUTORES DE PEIXES
-700 PRODUTORES RURAIS JÁ RETIRARAM SUA CERTIDÃO DE CRÉDITO
-POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM COM MANDADO DE PRISÃO EM ABERTO
-FALSA CLIENTE FURTA CERCA DE 20 MIL REAIS DE EMPRESA
O tempo na região Extremo-Oeste é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de oito graus.Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 25 centavos. O euro está valendo seis reais e 18 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O novo primeiro-ministro do Haiti, ARIEL HENRY, pediu por "unidade nacional" nesta terça-feira ao assumir o governo do país após a morte do presidente JOVENEL MOÏSE, em sete de julho. Na segunda-feira, o premiê interino CLAUDE JOSEPH havia anunciado sua saída, abrindo espaço para a posse do médico e político de 71 anos. HENRY foi indicado por MOÏSE dois dias antes do assassinato do presidente. Ele se tornou o sétimo primeiro-ministro a tomar posse que foi nomeado pelo político. O funeral do presidente será na próxima sexta-feira.
O presidente interino do Mali, o coronel ASSIMI GOITA, foi vítima de uma tentativa de um ataque com faca nesta terça-feira, de acordo com a agência AFP. Segundo o relato de um repórter da agência que presenciou a cena, aparentemente o presidente não foi ferido. Duas pessoas tentaram apunhalar GOITA durante a celebração de um ritual islâmico em uma mesquita de Bamako, a capital do país. O presidente foi retirado da mesquita depois da tentativa de facada.
A variante delta do novo coronavírus continua a se espalhar pelos Estados Unidos e já é responsável por cerca de 83 por cento dos novos casos confirmados de Covid-19 no país. A porcentagem representa uma forte alta desde o começo do mês. Na semana de três de julho, a variante era responsável por cerca de 50 por cento dos casos sequenciados geneticamente. A cepa já é predominante em pelo menos 25 países, segundo dados do "Our World in Data", projeto ligado à Universidade de Oxford.
O presidente JAIR BOLSONARO indicou o atual procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS, para um novo mandato de dois anos no cargo – o atual vai até setembro. A indicação foi publicada na edição da madrugada desta quarta-feira no Diário Oficial da União. BOLSONARO havia antecipado na terça que indicaria ARAS novamente para o cargo. A indicação do procurador-geral da República é prerrogativa do presidente. Cabe ao Senado sabatinar o indicado e, em seguida, aprovar ou rejeitar a nomeação. A sabatina acontece na Comissão de Constituição e Justiça, e a votação, secreta, no plenário do Senado. Para poder ser reconduzido ao cargo, ARAS precisa de pelo menos 41 votos favoráveis.
O Ministro da Educação, MILTON RIBEIRO, defendeu nesta terça-feira, em pronunciamento de rádio e TV, o retorno às aulas presenciais em todo o país. Ele afirmou que o Brasil não pode continuar com as escolas fechadas gerando impacto negativo nestas e nas futuras gerações. Por lei, os estados têm autonomia para decidir sobre volta às aulas na rede estadual e os municípios, na rede municipal. RIBEIRO falou que o governo federal não tem autonomia sobre o tema. Segundo ele, "a vacinação de toda a comunidade escolar não pode ser condição para a reabertura das escolas". RIBEIRO destacou que a volta é uma "necessidade urgente". O ministro falou que o fechamento de escolas impõe "consequências devastadoras"..
Relatório divulgado pelo Banco Mundial nesta terça-feira afirma que a crise econômica causada pela pandemia deve provocar efeito negativo sobre empregos e salários no Brasil por nove anos. Conforme o relatório "Emprego em crise: Trajetórias para melhores empregos na América Latina pós-Covid-19", os países da região costumam levar "muitos anos" para se recuperar quando há perda de emprego em crises econômicas. Além disso, ressalta o documento, as "grandes sequelas" tendem a persistir na região por muitos anos, levando os países da América Latina à redução "longa e expressiva" dos índices de emprego formal. De acordo com o IBGE, o desemprego no Brasil ficou em 14 vírgula sete por cento no trimestre encerrado em abril e se manteve em patamar recorde, atingindo 14 milhões e 800 mil pessoas.
A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina confirmou nesta terça-feira a identificação de cinco casos importados, ou seja, com transmissão fora do estado, da variante delta do coronavírus. Segundo o órgão, tratam-se de amostras vindas de cinco tripulantes do navio MV ARISTIDIS, que se encontra ancorado próximo ao porto de São Francisco do Sul, no Norte catarinense. Ao todo, 22 tripulantes estão no navio, 14 deles positivaram para a doença em 13 de julho. Dentre eles, seis precisaram de internação hospitalar por apresentarem sintomas moderados e foram encaminhados para o município de Joinville, na mesma região.
Um protesto dos servidores da Segurança Pública de Santa Catarina bloqueou, na tarde desta terça-feira, o trânsito em duas das três pontes que ligam a Ilha ao Continente em Florianópolis. Pouco depois das quatro e meia da tarde, o fluxo de veículos foi liberado. A manifestação está ligada à reforma da previdência estadual. Participaram da manifestação policiais civis, agentes socioeducativos, servidores da polícia penal e do Instituto Geral de Perícias. Segundo a Associação dos Delegados de Polícia do Estado, o governo do estado não olhou para segurança pública civil com dignidade e justiça e entidade quer uma transição justa e uma idade mínima na reforma da previdência.
O governador CARLOS MOISÉS sancionou nesta terça-feira a lei que institui o Programa de Recuperação Fiscal que viabiliza o pagamento de tributos em atraso com descontos de juros e multas para dívidas que venceram entre março e dezembro de 2020. A lei contempla débitos de ICMS, IPVA e o imposto sobre herança. Com a sanção, as medidas já estão em vigor. Para pagamento de débito parcelado em até 60 vezes, o desconto será de 30 por cento de multas e juros e para parcelamento em até 48 vezes mensais, o desconto sobe para 50 por cento. Os pagamentos em até 36 vezes têm desconto de 60 por cento e em 24 vezes, o abatimento chegará a 75 por cento. Em 12 meses, o desconto é de 80 por cento e quem optar por parcela única terá o desconto maior, de 90 por cento.
O jornalismo da Rádio Cedro recebeu algumas reclamações referente a paralisação de ontem por quatro horas na BR 163. Conforme relato de motoristas, o trânsito ficou interrompido até o trevo de Idamar, que dá acesso a Dionísio Cerqueira. O jornalismo buscou as informações na noite de ontem, e o que foi repassado a emissora, é que se tratava de trabalhos de melhoramento na rodovia. Inicialmente, o trabalho de detonação de rochas deveriam durar entorno de uma hora, sendo no máximo duas horas. Porém, o período foi maior ultrapassando quatro horas. A Rádio Cedro também buscou contato com o DNIT. Segundo o Departamento, são situações recorrentes dos serviços de adaptação. Além de um problema nos equipamentos. Contudo, o DNIT informou que está sendo apurado, junto as empresa, do que causou o atraso.
Mais de 700 produtores rurais já retiraram sua certidão de crédito do Programa Meu Crédito em Guaraciaba. A data limite para que o produtor utilize seu crédito, é dia 15 de outubro. A Administração municipal está realizando desde o início deste mês, entrega das certidões de crédito aos produtores rurais que emitiram notas em seu bloco de produtor no ano 2019. Conforme o prefeito, VANDECIR DORIGON, o Programa é denominado Meu Crédito, sendo que até o momento mais de 700 produtores rurais já compareceram para retirar seu crédito. Para os produtores que não conseguiram comparecer para retirar, podem ir até a secretaria de Agricultura durante os próximos dias, e retirar as certidões. A secretaria de Agricultura antecipou o seu horário de atendimento pela parte da tarde, sendo das 13 horas às 17 horas para facilitar a entrega das certidões. O produtor rural deve ficar atento também, uma vez que para retirar o seu crédito, é importante não ter pendências de débitos junto à municipalidade.
O prefeito de Guaraciaba, VANDECIR DORIGON, destacou que, com o crédito em mãos, o produtor rural já pode retirar mercadorias de sua escolha, nas mais de 100 empresas, comércios e prestadores de serviços do município, que estão cadastrados. Conforme o prefeito, o Programa Meu Crédito tem duas finalidades sendo premiar o produtor rural que destacou sua nota e consequentemente incentivar e fomentar o comércio local. Esses valores recebidos pelos produtores só poderão ser gastos em Guaraciaba nas empresas que se credenciarem. Segundo DORIGON, os beneficiários têm direito ao incentivo segundo o valor de movimentação econômica anual registrada por meio da emissão de Notas Fiscais de venda de produtor rural. O valor máximo a ser pago na certidão de crédito será de até mil e 500 reais e sendo estipulado o valor mínimo de 50 reais na certidão de crédito. O produtor precisa obrigatoriamente ter movimentado o valor mínimo de mil reais em 2019.
A região Extremo-Oeste tem enfrentado dias de intenso frio durante as noites e manhãs, inclusive, fortes geadas também são registradas na região. Para o sul do país, as baixas temperaturas são normais. Mas com intenso dias de frio, alguns cuidados são necessários para evitar prejuízos, principalmente no campo. Para quem trabalha com a produção de peixes a atenção necessita ser ainda maior. De acordo com o extensionista da Epagri de Guaraciaba, ELIAS KOVALSKI, uma das orientações aos piscicultores é de não realizar o repovoamento de espécies sensíveis. No sul do país, as espécies mais comuns são tilápia, pacu e carpas. Nenhum peixe tem capacidade de manter a sua temperatura corporal, sendo que isso vai variar de acordo com a temperatura da água que se encontram. Destas espécies, o extensionista destacou que a tilápia é bastante sensível. Outra orientação é diminuir a quantidade de ração fornecida ao peixe. Sendo que, quando a temperatura fica abaixo da faixa de conforto da espécie, os peixes diminuem o metabolismo, consequentemente se alimentam menos.
O extensionista da Epagri, ELIAS KOVALSKI também lembrou sobre a água que está presente no açude. O extensionista disse que, como nos últimos dias tem se registrado uma precipitação, é necessário haver alguns cuidados. Ele comentou que muitos piscicultores acabam utilizando a água da chuva para encher os açudes. Mas como a água da chuva é fria, isso pode causar um estresse térmico no peixe. E por isso, as espécies podem desenvolver doenças ou acabar morrendo.
As chuvas dos últimos dias solucionam apenas temporariamente os problemas hídricos da região. A Epagri, que acompanha dados meteorológicos, informou que as precipitações não foram suficientes para suprir o déficit. O comentário é do extensionista da Epagri de Anchieta, JACIR STRAPASSON. Mesmo assim, ele disse que para as plantas as precipitações foram benéficas, chegando até a ajudar a recuperação de nascentes, mesmo que o nível dos rios ainda esteja abaixo do normal. Por isso, o extensionista indicou a prevenção, que inclusive tem incentivos da Epagri. O extensionista disse que através da secretaria de estado da Agricultura, há programas que incentivam a construção de reservatórios, pois a tendência é que os volumes de chuva sigam abaixo da média ainda por alguns meses. STRAPASSON recomendou, principalmente, que os produtores tomem medidas para manter a água na terra, fazendo cobertura de solo e proteção de nascente, ajudando a propriedade a sofrer menos em secas futuras.
Os recursos disponibilizados pelo governo Estadual são para construção de reservatórios. O extensionista da Epagri de Anchieta, JACIR STRAPASSON citou o programa Menos Juros em que Santa Catarina ajuda a pagar parte dos juros de financiamentos voltados a solucionar problemas de falta de água. Outro programa, desenvolvido junto a SDR, disponibiliza subsídio de até 50 por cento. Aos interessados, o extensionista disse que o ideal é consultar diretamente um profissional da Epagri sobre esses programas, com quem se pode tirar todas as dúvidas. Segundo ele, não é preciso se apressar, pois o estado garantiu que haverá recurso para todos.
A administração municipal investe no abastecimento de água para a população. Conforme o prefeito CLEOMAR MANTELI, a Estação de Tratamento na Linha Brasil está funcionando bem. Ele garantiu que sua preocupação com abastecimento não é só para a cidade, mas também para as comunidades do interior. A prefeitura está fazendo um grande investimento no setor. Na Linha Brasil a capacidade de vazão é de cinco mil litros por hora. Nos próximos dias a ETA será inaugurada. Agora, MANTELLI quer estender a rede de água para as famílias das proximidades. Na Linha Santa Lúcia o sistema de encanamento de água vai ser ampliado para atender mais famílias. Ele disse que licitação para as obras já foi aberta e os trabalhos devem começar nos próximos dias. Tem mais localidades do interior de Palma Sola que sofrem com falta de água. O prefeito cita Triches e São Paulo, que tem dificuldades cada vez que existe estiagem. Por isso a prefeitura vai levar encanamentos para aqueles moradores também.
A prefeitura de Palma Sola está destacando Meio Ambiente com ações de regularização de fossas. A engenheira ambiental VITÓRIA DE LEON traz dados do ano passado, quando um diagnóstico indicou que 90 por cento das fossas de Palma Sola são irregulares. A partir desse estudo foi iniciado um trabalho para regularizar essa situação, que começou com a criação de um decreto exigindo projeto sanitário e fossa regular para a construção de uma nova residência. O decreto exige tratamento com fossa séptica, filtro e sumidouro, e determina que a prefeitura faça vistorias para garantir que o sistema foi implantado corretamente. Conforme a engenheira ambiental a empresa responsável pela gestão dos resíduos sólidos já foi contratada e fez o primeiro diagnóstico do município. Segundo ela, a análise constatou que o maior volume do município pode ser dividido em resíduos da saúde, construção civil e residencial orgânica e inorgânica. A partir disso será agendada uma segunda data para a empresa ir até Palma Sola, quando será feita uma reunião para definir qual o destino desses resíduos.
As medidas sanitárias desenvolvidas por Palma Sola além de ajudar o meio ambiente, trazem recursos para o município. As ações auxiliam no desenvolvimento local e causam uma boa visão de Palma Sola, de âmbito federal de onde vem recursos para investir no meio ambiente. A engenheira ambiental VITÓRIA DE LEON explicou que as fossas irregulares são um grande problema, pois o resíduo não tratado infiltra na terra podendo levar aos lençóis freáticos, organismos causadores de doenças. Caso isso chegue ao sub solo, o problema pode ir através da água para outras pessoas. Segundo ela, essa regularização é algo que acontece devagar, e que depende muito da colaboração da comunidade.
As unidades hospitalares filantrópicas sofrem há alguns anos devido aos baixos valores que são disponibilizados para manutenção básica das unidades. A saída de muitas administrações é buscar recursos junto às prefeituras para que os serviços possam continuar sendo prestados. Com a pandemia da Covid-19, desde março de 2020, a situação financeira foi ainda mais prejudicada por isso. Grande parte dos hospitais filantrópicos retornou com as cirurgias eletivas, sendo que este é um importante meio de obter recursos nestes hospitais. Em Guarujá são realizadas entre cinco e dez cirurgias. Conforme o presidente da Associação responsável pela administração do hospital em Guarujá do Sul, VIRO WASCHBURGER, a situação destas unidades é bastante preocupante. Durante o agravamento da crise sanitária, muitas unidades foram liberadas a ativação de leitos de enfermaria para pacientes com a Covid-19. Com estes leitos o governo estadual repassa recursos para manter o funcionamento. O presidente destacou ainda que o hospital possui 18 colaboradores, sendo que para médico plantonista, a prefeitura disponibiliza recursos.
O presidente, VIRO WASCHBURGER destacou que a unidade hospitalar está passando por um processo de levantamento de dados. Estes trabalhos visam detalhar os custos do hospital e quanto é gasto mensalmente com os serviços prestados à comunidade. O presidente destacou que já foi possível verificar que a unidade possui um déficit entre cinco e dez mil reais mensais. Por isso, WASCHBURGER pediu para que a população auxilie com doações de alimentos, cobertores ou valores em dinheiros. Ele acrescentou que estas doações têm sido fundamentais para o hospital.
O governo estadual anunciou na tarde de ontem que irá imunizar todas as pessoas entre 18 e 39 anos de idade nos municípios que fazem fronteira com a Argentina. O motivo se deve a novas variantes no país vizinho, e para evitar uma nova onda de contaminações o governo conseguiu quantitativo para vacinar a população dos municípios. Portanto, Princesa e SJCedro receberam um quantitativo maior para possibilitar essa campanha. A secretária de Saúde de SJCedro, JUCELI SOLDÁ disse em entrevista para a Rádio Cedro que o município receberá cerca de quatro mil e 500 doses. A secretária destacou que estas doses a mais foram solicitadas pelos prefeitos dos municípios que fazem parte da fronteira. JUCELI informou que hoje a tarde será realizada uma reunião com a regional de Saúde visando traçar os detalhes de como será feita a campanha. Ela explicou que um dos assuntos a ser abordado é sobre a disponibilização de insumos como seringas para aplicação das doses. A secretária destacou ainda que a Saúde estará envolvendo todos os profissionais que aplicam vacinas em diversos pontos pelo município visando a apuração da imunização, como também uma forma de evitar a aglomeração.
Outros nove municípios de fronteira com a Argentina também receberam doses suficientes para vacinar todos os adultos entre 18 e 39 anos de idade. Dos municípios, Itapiranga receberá a maior quantidade de doses, sendo seis mil 151. Em segundo está Dionísio Cerqueira com quatro mil 960 doses. E SJCedro em terceiro com mais de quatro mil e 500. Além destes municípios, Guaraciaba também receberá doses de imunizantes contra a Covid-19. A secretaria irá disponibilizar cerca de três mil 144 doses.
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Guaraciaba está procurando por uma pasta extraviada na tarde de segunda-feira, entre as Ruas Padre Aurélio Canzi e Rui Barbosa até proximidades do trevo do município. De acordo com o Sindicato, na pasta havia certa quantidade em dinheiro além de documentos. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais está oferecendo uma recompensa no valor de mil reais para quem devolver a pasta. O boletim de ocorrência foi lavrado informando o extravio da pasta. A Polícia está analisando imagens de videomonitoramento a fim de localiza-la. O Sindicato pede a quem encontrar poderá levar até a delegacia de Polícia ou ligar para o 36445-1033 ou 9 9836-7771.
Um homem de 34 anos foi preso no município de Palma Sola após ser abordado pela Polícia Militar. Após abordar o homem, a PM verificou no sistema que o mesmo possuía um mandado de prisão em seu desfavor. O fato na segunda-feira as 16 horas na rua José Rampinelli, enquanto os policiais militares realizavam rondas preventivas e avistaram o homem. Segundo a PM, o homem já tinha conhecimento do mandado, após ser abordado foi constatado que o mandado de prisão estava ativo pelos crimes de ameaça. Perante os fatos, o homem de 34 anos foi preso e conduzido para a Unidade Prisional Avançada em SJCedro.
Um empresário de SJCedro foi vítima de furto e perdeu cerca de 20 mil reais. O fato ocorreu na última semana. A informação é do delegado da comarca, SANDRO ZANCANARO. Segundo o delegado, alguns funcionários da empresa sabiam onde o dinheiro era guardado para pagamento de fornecedores e colaboradores. Para conseguir realizar o furto, um dos trabalhadores do local solicitou ajuda a uma amiga. O funcionário disse para essa mulher para que ela se passasse por uma cliente, desta forma teria acesso ao local próximo onde o dinheiro estava guardado. Já na empresa, a mulher pediu para ir ao banheiro, mas acabou mudando o percurso e se deslocando até a sala onde estava o montante. Tem êxito no furto e levando cerca de 20 mil reais. No dia seguinte, a Polícia Civil já a posse das informações sobre o ocorrido, pediu para que o Judiciário emitisse um mandado de busca e prisão contra a mulher identificada pela Polícia Civil, o que foi prontamente atendido pela justiça. Contudo, ao realizar a prisão da suspeita do crime, a mulher já havia se evadido do endereço obtido pela Polícia Civil.
No último sábado à noite a mulher voltou para SJCedro e pela manhã de domingo a Polícia Civil cumpriu o mandado de prisão contra ela. Mas apenas uma parte dos 20 mil reais foi recuperada pelos policiais. Sendo que o montante foi dividido pela metade e cada um dos dois ficaram com 10 mil reais. A delegacia também identificou o funcionário que forneceu as informações a mulher, sendo ele também preso. O delegado, SANDRO ZANCANARO acredita que os envolvidos fazem parte de uma formação de quadrilha. O delegado destacou que isso se deve a suspeita de envolvimento de outras pessoas. Além disso, ZANCANARO comentou que os suspeitos realizaram festa com dinheiro furtado, como também compraram alguns bens. Por isso, grande parte dos 20 mil reais foram gastos pelos criminosos.